Simon denuncia: "Tarso está por trás dos grampos ilegais contra assessora de Yeda"

A sucessão de vazamentos ilegais, editados e portanto incompletos, destinados a confundir, de teor de grampos e depoimentos tomados pela Polícia Federal do RS, sempre para o jornal Zero Hora e sempre em momentos de distensão de ataques ao governo Yeda Crusius, tem um único responsável:

- O ministro da Justiça, Tarso Genro, candidato contra Yeda em 2010, principal beneficiário de qualquer desgaste político dos candidatos da base aliada, a quem é subordinada a Polícia Federal do RS.


. Os depoimentos são sigilosos e a Polícia Federal não abre o que apura sequer para os advogados dos investigados ou testemunhas, a não ser que obtenham ordem judicial. Apesar disto, trechos pinçados de modo pontual, acabam sempre nas mãos do jornal Zero Hora e sempre quando isto conforta os interesses do PT, o Partido do ministro da Justiça. O PT, neste momento, apoiado pelo PSOL e pelo vice-governador Paulo Feijó, move insistente campanha de desmoralização do governo e dos seus aliados. A ação conta com apoio declarado de boa parte da mídia impressa e dos aparelhos tradicionalmente ligados aos Partidos de esquerda, que tentam desestabilizar a administração estadual e passar a impressão de que é a população que apóia a consigna golpista "Fora Yeda !".

. Não se trata apenas de privilegiar um único jornal, o jornal Zero Hora, mas se trata de abrir cirurgicamente partes de diálogos que aparentemente comprometem o governo estadual e seus aliados.

. O mais estranho de tudo é que a OAB do RS, a Ajuris, o MJDH, o MPE, a ARI, os Partidos, o governo do Estado e sequer a Assembléia, protestem contra esta agressão ao estado democrático de direito. Acontece que agora se levantou a voz que faltava neste deserto de espinhas dobradas, justamente a voz do senador Pedro Simon, acostumados aos embates com as polícias políticas, conforme comprova sua histórica resistência à ditadura militar. Ele não atacou Zero Hora, que faz o seu serviço, inclusive requentando material já publicado há muitos meses e forçando defesas por parte de vítimas de escutas editadas e divulgadas ilegalmente.


. Neste sábado, Simon denunciou o nome da mão que abastece o jornal quando isto lhe convém e quando é de interesse manter a governadora Yeda Crusius sob fogo cerrado, mesmo que para isto sejam divulgados ilegalmente depoimentos e grampos antigos que não provam nada, mas confudem, quicados e editados neste momento, para manter Yeda ardendo no caldeirão de maldades do Planalto. Foi o que aconteceu neste sábado, quando Zero Hora voltou a revelar o teor editado de conversas telefônicas da assessora de Yeda, Walna Meneses. O jornal disse que Walna não foi grampeada pela PF no âmbito da Operação Solidária, mas ela foi grampeada dentro do Palácio Piratini, o que quer dizer que a própria governadora poderia ter sido igualmente grampeada.

CLIQUE no endereço a seguir do próprio jornal Zero Hora, que publica ampla entrevista de Simon com a denúncia.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?=1&local=1&section=Política&newsID=a2520911.xml


PMDB do RS conclui congresso e lança Jobim para o lugar de Lula

O Congresso Estadual do PMDB do RS realizado neste sábado na Assembleia Legislativa, demonstrou que o partido está forte, unido e mobilizado para as eleições de 2010. Ao reunir mais de 1,5 mil correligionários de todas as regiões do Rio Grande do Sul e toda a sua cúpula partidária, a dreção estadual reafirmou que terá candidatura própria ao governo do Estado – seja o candidato Germano Rigotto, José Fogaça ou ainda outro postulante – e lançou moção que exige do diretório nacional candidatura própria à presidência da República.Na moção, o presidente do PMDB/RS, senador Pedro Simon afirma que “num processo eleitoral de dois turnos, é indispensável que o partido detentor no maior número de governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores não apresente candidatura própria à presidência”.Em tom de brincadeira o líder do PMDB declarou: “quem é a favor levante e bata palmas, quem é contra, se retire”. No momento, sob fortes palmas, os peemedebistas em pé, aprovaram eufóricos por aclamação a moção. Agora o documento será apresentado pelos peemedebistas gaúchos no Congresso Nacional da legenda, previsto para ocorrer em agosto, em Brasília.Com o encontro deste sábado em Porto Alegre, o PMDB realizou até agora 15 congressos estaduais pelo Brasil afora e, por unanimidade, os estados apoiaram à tese de candidatura própria ao cargo máximo do Executivo. Simon afirmou que tem absoluta convicção de que ao se postular para o cargo de presidente da República, o PMDB irá para o segundo turno.

Rigotto diz que é candidato

Ao discursar no Congresso Estadual, o ex-governador Germano Rigotto se colocou à disposição para as eleições de 2010, seja para o cargo de governador ou de senador. Rigotto afirmou que o PMDB, por sua trajetória política, é o partido mais credenciado para governar o Rio Grande do Sul.O ex-governador ainda defendeu a criação de um projeto de poder nacional para o PMDB e reiterou o texto da moção que pede a candidatura própria à presidência da República. "A seção gaúcha vai servir de exemplo. Nosso passado e presente vão refletir no futuro do PMDB nacional", arrematou.

Fogaça diz que Rigotto é o melhor consenso

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, outro líder cortejado pela base para a disputa, afirmou que a candidatura ao Palácio Piratini deve ser elaborada em torno do nome de Rigotto. “Neste momento o mais fácil consenso é a construção da candidatura de Germano Rigotto ao Governo do Estado”, defendeu o prefeito.

Aécio articulou apoio de Serra e do PSDB a Yeda

Clipping
Jornal Folha de S. Paulo
Sábado

Sob articulação do mineiro Aécio Neves, os governadores e líderes do PSDB assinaram ontem nota em solidariedade à governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, acusda de uso de caixa dois na campanha eleitoral de 2006.De acordo com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), a iniciativa foi de Aécio, mas o governador de São Paulo, José Serra, com quem falara na véspera, não impôs resistência. Para serristas, a assinatura do paulista serve para encerrar dúvidas a respeito de sua solidariedade.Foi o mineiro, porém, quem telefonou para tucanos para que autorizassem o texto. Serra e Aécio disputam a preferência do PSDB para a corrida presidencial de 2010.Na nota, o comando do partido afirma que a trajetória de Yeda foi construída “com respeito a princípios éticos” e exalta sua atuação no governo.”A Direção Nacional do PSDB, os governadores eleitos pelo PSDB e os líderes partidários vêm reiterar o enorme respeito que têm pela governadora Yeda Crusius e por toda a sua longa trajetória política, construída com competência e respeito a princípios éticos”, diz o texto, assinado também pelos governadores de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, e de Roraima, José de Anchieta Júnior.Os tucanos atribuem a turbulência enfrentada pela governadora à “radicalização do quadro político” no Estado. Leia mais aqui

Nos governos de Lula e Chávez, invasões de propriedades privadas não são crime

Se já não bastassem as invasões intermináveis do MST a terras produtivas com o amparo do governo Lula, agora o próprio governo parece tomar gosto a fazer suas próprias invasões. O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), divulgou ontem uma dura nota de repúdio à invasão na sede do diretório regional do partido no Ceará, por determinação da Justiça Eleitoral. O mandado de busca e apreensão foi expedido com o objetivo de apreender suposto material de propaganda antecipada do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) ao Senado. O oficial de Justiça e três agentes da Polícia Federal vasculharam a sede do PMDB e nada encontraram. Em sua nota, Temer diz que "a imagem da sede de um partido político cercado pela Polícia Federal não se coaduna com a democracia em que vivemos".

. Já na Venezuela, forças de segurança de Chávez e membros da Guarda Nacional realizaram busca e apreensão de 24 veículos mantidos na residência do presidente do canal de TV oposicionista Globovisión, Guillermo Zuloaga, anteontem à noite no leste de Caracas. Nos últimos dias, Hugo Chávez tem feito reiteradas acusações contra a emissora, que apoiou o golpe frustrado contra o presidente em 2002, e ameaça fechá-la. . Zuloaga disse que não tem nada a esconder e sugeriu estar sofrendo perseguição. "Não sei se eles estão tentando achar algo para nos calar. [Mas] não vão nos calar", afirmou.O presidente da emissora disse que os 24 veículos pertencem a duas concessionárias de sua propriedade e eram mantidos no local "por segurança".

. Relatores para a liberdade de expressão da ONU e da Comissão de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) manifestaram em nota conjunta preocupação com "declarações do governo" contra o canal.Segundo eles, a atitude "das mais altas autoridades do pais causam ambiente de intimidação em que se vê a limitação da liberdade de expressão".

CLIQUE aqui para ler a nota do PMDB repudiando invasão de sua sede em Fortaleza.

Doença de Dilma atiça as ideias golpistas de petistas

Em viagem oficial ao exterior, Lula voltou a afirmar que rejeita a proposta de um terceiro mandato: "Não discuto essa hipótese. Primeiro, porque não tem terceiro mandato. Segundo, porque Dilma está bem". É uma negativa protocolar, já que o assunto está sendo discutido inclusive por ministros e assessores próximos ao presidente. Na terça-feira, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, participou de um jantar com líderes do governo na Câmara no qual foi discutido abertamente o terceiro mandato.

Na manhã seguinte, o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, promoveu um café da manhã com ministros, deputados e senadores que teve o tema como um dos pontos do cardápio. Na noite de quarta-feira, em um jantar na casa do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, o partido decidiu abraçar a tese do terceiro mandato e acelerar a tramitação do projeto de Jackson Barreto, aquele amigo do presidente. "Lula diz que não quer, não vai se mexer publicamente, mas não desautoriza ninguém a defender o terceiro mandato. Se cair no colo dele, não vai reclamar", afirma um líder da base.

CLIQUE aqui para ler a reportagem completa da revista Veja.

Brasileiro está 13,5% menos endividado com cartões e financeiras que em 2008

Pesquisa feita pelo Serasa aponta queda no endividamento do brasileiro com o cartão de crédito. Nos quatro primeiros meses deste ano, a dívida média com cartões e financeiras ficou em R$ 370, ou seja, 13,5% menor que em 2008. A oferta de dinheiro teve leve recuperação, após o período de instabilidade que começou antes mesmo da crise financeira mundial. A qualidade do crédito no país melhorou no primeiro trimestre do ano e já alcançou o patamar pré-crise.

Senador acusa PT de aparelhar Petrobras com "candidatos derrotados"

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou ontem as declarações da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de que a Petrobras foi uma caixa-preta no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Virgílio disse que "existem diferenças estruturais" na forma como os dois governos definiram a composição da estatal. Segundo o líder, a atual gestão da Petrobras foi "aparelhada com candidatos derrotados".

. "É no mínimo estranho que a ministra diga que naquela época era uma caixa-preta e agora não e se posicione contra a investigação. Há diferenças estruturais na linha que os dois governos escolheram para compor a estatal. No governo Fernando Henrique não havia aparelhamento, não havia candidato derrotado como boa parte dos nomes que estão por lá agora", disse o líder.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/