Bolsonaro volta ao cercadinho e fala de novo com seus seguidores

Bolsonaro anuncia filiação ao PL

O presidente Jair Bolsonaro acaba de anunciar que irá para o PL

O site Poder360 capturou o vídeo no qual o presidente do Partido,  Valdemar da Costa  Neto, fez o anúncio.

Alexandre de Moraes manda soltar Daniel Silveira

O ministro Alexandre de Moraes acaba de mandar  soltar o deputado Daniel Silveira.

O ministro,  no entanto, impôs restrições à  livre movimentação do deputado.

CLIQUE AQUI para ler o despacho.

Opinião do editor - Por que não renuncias de uma vez, Eduardo Leite, já que o RS não te interessa mais

A foto é do arquivo pessoal do governador.

Mesmo depois de ter sumido durante uma semana, tudo para participar do encontro climático internacional realizado em Glascow, o governador Eduardo Leite não fincou pé no RS. Governadores foram figuras irrelevantes ali. Apenas três desses espécimes compareceram.

No retorno, Eduardo Leite preferiu permanecer em São Paulo.

Era o que se esperava.

A foto mostra, nesta segunda-feira, Leite se encontrando na capital paulista com o secretário de Habitação da Prefeitura de São Paulo, Orlando Faria — um dos principais aliados do ex-prefeito Bruno Covas —, e o vereador que foi líder de João Dória na Câmara Municipal, Aurélio Nomura. Ambos declararam apoio a Eduardo Leite nas prévias do PSDB.Eles se encontraram com o governador gaúcho na casa do vereador Xexéu Tripoli, também do PSDB, que já havia anunciado apoio a Leite.

Senador lulopetista Humberto Costa vaza foto de Portugal como sendo do Brasil. Era para atacar Bolsonaro. Veja como foi a gafe.

O senador Humberto Costa, PT, publicou no Twitter uma imagem que apresenta um automóvel com a placa “vendo carro para pagar gasolina”. 

Na legenda, o parlamentar escreveu que a foto é um “retrato do Brasil de Bolsonaro”. Contudo, a imagem publicada se trata de Portugal.

Depois da repercussão, o congressista removeu a postagem, que permanece sendo divulgada por internautas nas redes sociais.

Não é a primeira vez que o líder lulopetista comete este tipo de erro grosseiro.

Há poucos meses, ele disse que o México fazia fronteira com o Brasil (CLIQUE AQUI para saber como foi esta gafe, contada por Augusto Nunes).

Senadores botam pressão por sabatina de André Mendonça

- Este material é da Folha Política.

 -

Artigo, Fábio Paiva - Como será o “novo normal” ?

- Fábio Paiva é jornalista.

No início de 2020, o novo coronavírus mostrou sua ira, provocando o que talvez  seja a maior catástrofe sanitária global da história. Não havia vacinas disponíveis, sequer  medicamentos específicos para enfrentá-lo, como solução para o caos e a morte,  superdimensionados por grande parcela da mídia, que levou o medo e o terror às  pessoas. Todos sonhavam com a chegada de um tratamento e com a cura e,  consequentemente, com a volta à normalidade. Naquela época, escrevi o artigo “O  amanhã, como será?”. Uma primeira tentativa de entender o que estava acontecendo e  de projetar o que poderia vir a ser o “novo normal”. 

(...)

O momento atual é tenso. Mas, como será o amanhã ? O que será de nós após a pandemia ? O que será da economia ? Será que as pessoas vão se lançar às ruas como faziam antes do surgimento do novo coronavírus?

A resposta para esta última pergunta é sim, as pessoas já estão de volta às ruas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Dias 22, RS terá ONG para impedir doutrinação dentro das escolas

Será no dia 22 o lançamento da ONG "Escola Livre de Doutrinação - Associação de Pais".

O evento foi agendado para as 18h30min na Assembleia Legislativa do RS.

O ingresso será livre.

Os organizadores da ONG estão convidando deputados estaduais de todos os Partidos.

Este tipo de associação, com CNPJ, terá condições plenamente legais de fazer o enfrentamento jurídico nos casos jurídicos de interesse dos pais.

A preocupação dos líderes desta entidade relaciona-se com a luta para que professores sejam impedidos de promover doutrinação política e ideológica dentro das escolas.

Weinmann abre laboratório focado em atendimento infantil, Porto Alegre

Foto de Renan Contantino, Divulgação.


Laboratório será referência em atendimento infantil, com exames de urgência liberados em até quatro horas, e contará com “vitrine” para área técnica da rede.

Já está em completa operação a mais nova unidade de atendimento ao público do Weinmann em Porto Alegre (RS), sendo o 22º ponto da rede no estado. A unidade Weinmann Farrapos, localizada na Av. Farrapos número 2750, recebeu investimento de mais de R$ 1,3 milhão e traz como diferenciais um espaço dedicado ao atendimento infantil e uma “vitrine” que liga o ambiente de circulação dos clientes à área técnica, onde acontecem os processamentos das amostras coletadas na rede. 

Além dos exames de análises clínicas, como testes laboratoriais, genéticos e para COVID-19, a marca de medicina diagnóstica também irá disponibilizar a realização de exames de ecografia.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Brasil fabricou mais 2,6% e exportou mais 26,8% carros em setembro, diz Anfavea

A produção de veículos em outubro subiu 2,6% ante setembro, enquanto as vendas de novos tiveram avanço de 4,7%. O país fabricou 177,9 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. 

As vendas corresponderam a 162,3 mil unidades. 

O número de veículos exportados em outubro foi 26,1% maior do que setembro deste ano. Foram 29,8 mil unidades vendidas a outros países no 10º mês do ano contra 23,6 mil no 9º mês do ano. O acumulado do ano também apresenta alta de 26,8%. 

CLIQUE AQUI para ler a nota da Anfavea.

Mercado financeiro projeta piora para inflação deste ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 9,17% para 9,33% neste ano. É a 31ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (8), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa das instituições para os principais indicadores econômicos. Para 2022, a estimativa de inflação ficou em 4,63%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,27% e 3,10%, respectivamente.

Taxa de juros- Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2021 em 9,25% ao ano, mesma projeção da semana passada. Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica suba para 11% ao ano. E para 2023 e 2024, a previsão é de Selic em 7,5% ao ano e 7% ao ano, respectivamente.

PIB e câmbio - As instituições financeiras consultadas pelo BC reduziram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 4,94% para 4,93%. Para 2022, a expectativa para Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 1%. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2% e 2,05%, respectivamente. A expectativa para a cotação do dólar se manteve em R$ 5,50 para o final deste ano. Para o fim de 2022, a previsão é de que a moeda americana fique nesse mesmo patamar.

Dica do editor - Mulher vítima de violência pode usar estes sinais para ser socorrida

Novo sinal usado para indicar violência contra a mulher foi criado pela Fundação de Mulheres Canadenses (Canadian Women's Foundation) no ano passado, em meio ao aumento da violência doméstica durante a pandemia e acabou viralizando no TikTok.

O sinal é composto por três gestos com as mãos que indicam "violência em casa", "preciso de ajuda" e "violência doméstica". As etapas são:

Levantar a mão com a palma voltada para a outra pessoa;

Encostar o polegar na palma da mão;

Dobre os dedos sobre o polegar.

Inflação do IGP-DIaumentou 1,60% em outubro, diz FGV

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 1,60% em outubro, após queda de 0,55%, no mês anterior. O indicador acumula alta de 16,96% no ano e de 20,95% em 12 meses.

No mesmo mês do ano passado, o índice apresentou alta de 3,68% e acumulava elevação de 22,12% em 12 meses. Os dados foram divulgados hoje (8), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

O IGP-DI é a média dos índices de preços ao produtor (IPA), ao consumidor (IPC) e de custo da construção civil (INCC). Segundo o instituto, o indicador revela as fontes de pressão inflacionária e a evolução dos preços de produtos e serviços mais relevantes para os três grupos.

Agora, ao vivo, "Boa Tarde, Brasil !", sob comando de Júlio Ribeiro. Rádio Guaíba, Porto Alegre.

O programa de hoje mostra de que modo e por que razão a esquerda e seus aliados fisiológicos são favoráveis ao passaporte vacinal, ao lockdown, ao uso de máscaras e a livre circulação das pessoas. 

Falam Felipe Pedri
Claudio Golsztein
Guilherme Todeschini
Fabiano Rheinheir

Artigo, Balala Campos, Coletiva.net - O lado avesso das redes

- Este artigo é publicado no site Coletiva.net, Porto Alegre. A ilustração é do mesmo site.

Uma possibilidade infinita de conexão e informação nos torna sujeitos verdadeiramente livres? Esta sofisticada tecnologia, que nos convida o tempo inteiro a nos comunicar, a compartilhar, a expressar nossos sonhos e desejos, teria vindo para trazer benefícios à sociedade? Ou haveria em seus subterrâneos outros objetivos não visíveis? À primeira vista, o mundo digital nos parecia uma espécie de paraíso, nos ofertando contatos com pessoas do mundo inteiro gratuitamente, nos possibilitando opinar e nos expormos da forma que quiséssemos.

E quanto à informação? bôs especializados, comandados por pessoas anônimas.

(...)

E ficam as perguntas: será que 3 bilhões de pessoas usuárias das redes podem ficar a mercê de um nome como Mark Zuckerberg, por exemplo? Onde estão os poderes reguladores? Não há interesse em pautar limites e regras? Com certeza, este é um tema que deveria preocupar a todos nós.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica de saúde - Novo Atlas do Diabetes diz que 537 milhões sofrem da doença em todo o mundo

 Dados da décima edição do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, a sigla em inglês), mostram que 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos de idade têm diabetes no mundo, alta de 16% em dois anos. Os especialistas da IDF projetam que o número de adultos com a doença pode chegar a 643 milhões em 2030 e a 784 milhões em 2045. A prevalência global da doença atingiu 10,5%, com quase metade (44,7%) sem diagnóstico.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a doença. A reportagem é da Agência Brasil.

"Boa Tarde, Brasil !" de hoje vai discutir o nefasto papel da esquerda durante a pandemia

O programa de hoje mostra de que modo e por que razão a esquerda e seus aliados fisiológicos são favoráveis ao passaporte vacinal, ao lockdown, ao uso de máscaras e a livre circulação das pessoas. 

Vão falar Felipe Pedri
Claudio Golsztein
Guilherme Todeschini
Fabiano Rheinheir

O programa começará as 13h e terminará as 15h.

O comando é do jornalista Júlio Ribeiro.

A Rádio Guaíba tem elevado seu nível de audiência com uma programação consistente e corajosa.

A emissora integra o Grupo Record, que no RS controla também a TV Record, ex-TV Guaíba, e o jornal diário Correio do Povo.

O programa "Boa Tarde, Brasil !", é veiculado de segunda até sexta-feira.

O editor costuma disponibilizar áudio e vídeo disponibilizados no You Tube. 

Benvegnú e Martha Becker apresentarão entrega do Prêmio Press deste ano

A entrega do Prêmio Press, RS, volta a ser presencial em 2021. 

A apresentação dos vencedores será feita por dois jornalistas experientes: Cleber Benvegnú e Martha Becker. 

A cerimônia da 22ª edição acontecerá em 16 de novembro, no salão nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre.

Polícia Civil prende presidente da Câmara e secretário de Obras de Canela. É caso de rachadinha.

A Polícia Civil iniciou, esta manhã, operação na Prefeitura, na Câmara de Vereadores e no Hospital, cumprindo 176 mandados de investigação de rachadinha de dinheiro público.

O presidente da Câmara Alberi Dias foi preso.

O secretário de obras Luiz Cláudio Ratinho também foi preso.

E o interventor do hospital Vilmar também foi preso.

Dica do editor - Governo gaúcho abre concurso para 922 vagas na Saúde

 O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), publicou, na tarde desta sexta-feira (5/11) no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público para provimento de 922 vagas. Serão 724 vagas do cargo de especialista em saúde e 198 vagas do cargo de técnico em saúde. As inscrições estão abertas até o dia 6 de dezembro no portal da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). Os valores são de R$ 211,22 para os cargos de nível superior, e R$ 92,64 para cargos de nível técnico.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o concurso.

Bolsa abre em queda. Dólar sobe forte.

 As operações da Bolsa abriram em queda.

O dólar sobe forte.

10h48min

Bolsa, -0,22%, 104.598 pontos
Dólar comercial, +1,21%, R$ 5,5858 para a venda

Embaixada e consulados norte-americanos retomam renovação de vistos a partir de hoje

A partir de hoje, segunda-feira, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e os consulados retomam a emissão e a renovação de vistos para turistas já vacinados. Por causa da pandemia, desde maio de 2020 o serviço estava com vagas limitadas, com prioridade para pessoas em situação de emergência e vistos estudantis. Nesta nova etapa, esses últimos continuam sendo prioritários.

De acordo com o porta-voz e chefe da seção consular da embaixada, Antonio Agnone, um número significativo de vagas para entrevistas, incluindo datas para este ano, já foram disponibilizadas. Outra novidade é que, de acordo com a disponibilidade, entrevistas já marcadas poderão ser reagendadas para uma data mais próxima. A embaixada e consulados recomendam que os solicitantes de visto chequem regularmente o site de agendamento para novos horários.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Em seis anos, Zero Hora perdeu mais de 50% dos leitores. Veja os números dos 10 maiores diários do Brasil.

O gráfico e a tabela ao lado são do site Poder360 de hoje.

A circulação de jornais impressos segue com queda vertiginosa, segundo reportagem de hoje do site Poder360. 

O site usou dados do IVC (Instituto Verificador de Comunicação).

Eles mostram que, em setembro, foram 13,6% exemplares a menos em comparação com o fim de 2020. 

Para esta reportagem a respeito do setor de mídia, o Poder360 selecionou estes 10 veículos: Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Super Notícia (MG), Zero Hora (RS), Valor Econômico, Correio Braziliense (DF), Estado de Minas, A Tarde (BA) e O Povo (CE). 

Zero Hora tirava 122 mil exemplares em 2016 e agora imprime apenas 47,8 mil por dia, ou seja, perdeu mais de 50% dos leitores em apenas 6 anos. Sua versão digital,  no entanto, passou de 60 mil para 120 mil assinantes leitores diários, portanto dobrou o número de leitores em 6 anos.

 Desse grupo, nenhuma empresa registrou alta na circulação impressa no acumulado dos 3 primeiros trimestre deste ano –como a Folha, que já chegou a registrar 1 milhão de exemplares e, hoje, imprime 55.373 unidades.

MDB afunila opções entre Sartori e Alceu Moreira

 No encontro regional que realizou em Cruz Alta, sexta-feira, o MDB demonstrou que a lista de candidatos a candidato ao Piratini afunilou.

As opções são:

- Sartori.
- Alceu Moreira

Muitos outros nomes correm, por fora, mesmo que não admitam. Entre eles estão o deputado estadual Gabriel Souza, o ex-prefeito Cesar Schirmer e o ex-vice-governador José Cairroli.

Em campanha interna, só o deputado Alceu Moreira e o empresário Roberto Argenta.

Alceu Moreira tem pressa.

José Sartori não tem pressa.

Dica de saúde - Se você for de Porto Alegre, saiba como agendar sua mamografia sem sair de casa

 Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Candidato de Bolsonaro inverte preferências nas pesquisas e já é favorito nas eleições do Chile

O candidato de direita à Presidência do Chile, José Antonio Kast, está ganhando vantagem nas pesquisas poucas semanas antes das eleições do país, neste mês, embora ainda apareça perdendo um provável segundo turno contra um candidato da esquerda.

A pesquisa Pulso Ciudadano, divulgada no domingo pela consultoria Activa Research, mostrou o candidato ultraconservador com 26,5% das intenções de votos, ficando ligeiramente à frente do ex-líder estudantil Gabriel Boric, de centro-esquerda, com 25%. Há um mês, Kast tinha apenas 6,5%.;

A eleição presidencial, a primeira desde que protestos generalizados em 2019 abalaram o país andino, será realizada em 21 de novembro. Se nenhum candidato tiver a maioria absoluta, há uma nova votação em dezembro entre os dois primeiros colocados.Em um hipotético segundo turno entre Kast e Boric, o esquerdista ganharia 42,9% dos votos, contra 36,8% de Kast, que tem melhorado nas pesquisas nas últimas semanas. Os críticos comparam Kast ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro e ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Marília Mendonça era, sim, ferrenha crítica do presidente Bolsonaro

 Há muita controvérsia sobre a posição política da cantora Marília Mendonça, mas ela foi uma das únicas sertanejas a se posicionar publicamente contra a eleição do atual presidente Jair Bolsonaro, em 2018. Na ocasião, a artista aderiu à campanha #EleNão em vídeo publicado no Instagram. Diante de protestos de fãs bolsonaristas, ela recuou e pediu desculpas, mas não retirou o que disse. Veja vídeo publicado hoje pelo site Poder360, outro crítico do governo.

80% das vagas de hotéis já estão reservadas para o verão de Florianópolis

A praias de Floripa lotarão neste verão. Ao lado, a praia Mole.

Segundo o superintendente do Turismo de Florianópolis, Vinícius de Luca, haverá um grande movimento de turistas no verão  e 80% das vagas de hotéis já estão reservadas.“Os últimos feriados de setembro, outubro e novembro já demonstraram que o turista de lazer está retornando com força. Os números de ocupação hoteleira já são iguais aos registrados antes da pandemia nos hotéis de praia”. Os preços de diárias de hotéis e de locação de casas e apartamentos estão estáveis.

A informação é do jornal nd+ de hoje. Saiba mais:

De acordo com a Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), a taxa de ocupação dos hotéis da Grande Florianópolis no Natal e Réveillon de 2019 foi de 80,68% e 90% respectivamente, já para esta temporada cerca de 80% das vagas já foram reservadas para as festas deste fim de ano. Nesta virada de ano, apesar de não ter o palco com os shows, a cidade terá a volta da queima de fogos e Vinicius de Luca garante que “o show pirotécnico será especial”.

Dica do editor - Sine de Porto Alegre tem 525 vagas de emprego. Saiba como conseguir a sua.

 A unidade do Sine de Porto Alegre (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 525 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O destaque da semana é para três vagas de Jovem Aprendiz como auxiliar administrativo (dos 14 aos 23 anos) e 20 vagas para pessoas com deficiência como atendente de lanchonete. 

CLIQUE AQUI para mais informes e para saber quais são as vagas.

Morreu o publicitário gaúcho Roberto Pintaúde

Morreu hoje o publicitário gaúcho Roberto Pintaúde, 74 anos.

Ele sofria de cardiopatia persistente, mas apesar de cirurgias recorrentes, não resistiu.

O velório se inicia logo mais, às 11h, no Cemitério São Miguel e Almas (avenida Oscar Pereira, 400 - Azenha), capela B, e segue até às 15h. Já o enterro será no Cemitério da Alvorada, na Estrada da Alvorada, no município de Tapes. Pintaúde deixa Sônia Dipp, sua companheira há 23 anos, três filhos e três netos.

Bolsonaro exalta a chegada da água ao Nordeste

O presidente apresentou o vídeo nas suas redes sociais. A edição abaixo é do Jornal da Cidade on Line.

Saiba como você deve agir no retorno, hoje, às aulas presenciais no RS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde divulgou neste domingo um documento com  recomendações para garantir maior segurança no retorno obrigatório às aulas presenciais, a partir desta segunda-feira, em relação ao coronavírus.

As orientações do órgão, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), são destinadas a três públicos-alvo com regras específicas a serem observadas por cada um: a comunidade escolar, os pais ou responsáveis e profissionais da saúde. 

As normas incluem cuidados sanitários básicos, como uso de máscaras da forma correta, ventilação de ambientes e preferência por atividades ao ar livre.

CLIQUE AQUI para se informar em detalhes.

Porto Alegre terá vacinação, hoje, em 52 locais

Vacinação em Porto Alegre
98,6% vacinados com 1a. dose
82,6 totalmente vacinados

A prefeitura mantém a vacinação contra o vírus chinês em 52 locais nesta segunda-feira: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, 15 farmácias e 35 unidades de saúde - sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

CLIQUE AQUI para saber quais são as doses disponíveis e mais informes, inclusive endereços e horários.

Número de óbitos por vírus chinês despencou para 59 neste domingo. É o menor número deste o início da pandemia.

O ministério da Saúde confirmou 59 novas mortes por vírus chinês no Brasil, neste domingo.

Agora, são 609.447 vítimas da doença no país. 

O governo também registrou 6.115 casos em 24 horas. São 21.880.439 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. 

O Brasil registra 2.857 mortes por milhão de habitantes. As piores situações estão em Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rondônia, Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Roraima e Rio Grande do Sul, com mais de 3.000 mortes por milhão.



RS terá dia de sol e temperatura amena

Porto Alegre, 9h, 

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. 

As mínimas rondam os 9ºC em Bagé e os 11ºC em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28ºC em Alegrete e a 31ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13ºC e 25ºC.

Ditador comunista Daniel Ortega prende sete candidatos e se "elege" para novo mandato na Nicarágua

Ortega e sua mulher.

Após 14 anos no poder, o líder comunista Daniel Ortega elegeu-se para novo mandato, em meio a um pleito repleto de fraudes e sem uma competição real, com sete candidatos da oposição presos.

As 13.459 urnas foram fechadas às 18h locais, após 11 horas de votação, informou a TV oficial. 

"Estavam conspirando, não queriam realizar estas eleições", justificou o presidente. "São semeadores da morte, do ódio, do terror. São demônios que não querem a paz", afirmou. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou as eleições presidenciais da Nicarágua de farsa, uma vez que Ortega teria garantido o quarto mandato após afastar seus adversários. "O que o presidente da Nicarágua e sua mulher orquestraram hoje foi uma eleição que não foi nem livre, nem justa, e, certamente, não democrática", declarou Biden em um comunicado da Casa Branca sobre "as eleições fraudulentas na Nicarágua".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/