A Prefeitura de Porto Alegre assinou, ontem, o termo de execução que garante a realização da quarta edição do Censo da População em Situação de Rua. O projeto representa um investimento de R$ 1,93 milhão, dentro de um pacote de R$ 11,3 milhões. Com duração estimada de 18 meses, o censo tem como objetivo produzir um diagnóstico completo e baseado em evidências sobre a população em situação de rua em Porto Alegre. O levantamento abordará perfil socioeconômico, causas da vulnerabilidade, acesso a serviços públicos e caminhos para a reinserção social. O Brasil tem 358.553 pessoas em situação de rua, segundo dados de outubro de 2025. No Rio Grande do Sul, são 14.829 pessoas e em Porto Alegre, os dados mais recentes (fevereiro de 2025) indicam 5.226 pessoas em situação de rua, 35%¨do total do Estado.
RS terá dia de sol e nuvens, além de temperaturas bem altas
O RS terá uma quinta-feira de sol e nuvens, conforme a MetSul.
O dia também será de temperatura alta, com máximas de aaté 30o em cidades como Porto Alegre.
No período da tarde para noite poderá chover em alguns pontos da Metade Norte gaúcha.
Marcelo Caumo, secretário do governo Leite, será demitido nesta quinta-feira
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo (União Brasil), sairá do cargo, hoje, quinta-feira. Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal, na terça-feira, por supostas irregularidades ligadas ao uso de dinheiro federal para custos ligados à recuperação após as enchentes. A ação é relacionada ao período em que Caumo esteve à frente da prefeitura de Lajeado, por dois mandatos, entre 2017 e 2024.
A demissão foi exigida pelo governador Eduarfdo Leite, que chega esta noite de volta de Belém.
.Caumo foi prefeito de Lajeado, sendo eleito pelo PP. No início deste ano, ele migrou para o União Brasil, pelo qual disputaria uma cadeira de deputado estadual ou de deputado federal.
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS e ex-ministro da Previdência.
O ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto, nomeado pelo governo Lula, PT, foi preso nesta quinta-feira, durante a nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU). Além de Stefanutto, a PF prendeu o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, segundo informações da rede de notícias CNN. Oliveira esteve à frente da pasta na gestão de Jair Bolsonaro.
A PF cumpre mandados no Rio Grande do Sul, em outros 13 estados e no Distrito Federal. A intenção é localizar e prender suspeitos de envolvimento no escândalo do INSS.
No total, são cumpridos 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva.
Sob pressão de todos os lados, Hugo Motta adia para terça-feira a votação da Lei Antifacção
A foto de Derrite é de Lula Marques, AB.
Pressionado pelo governo, pela oposição e pelos governadores, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, decidiu adiar para a próxima terça-feira, como pauta única, a discussão e votação do substitutivo ao projeto de Lei Antifacção (PL 5582/2025).
O pedido foi feito pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do texto que recebeu, na Câmara, o nome de Marco Legal de Combate ao Crime Organizado.
Hugo Motta afirmou que Derrite tem feito um “trabalho eminentemente técnico”.O projeto é de autoria do governo federal, mas mudou de nome e de conteúdo.
Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão e dá de cara com o filho de Lula
Ao cumprir mandados de busca, nesta quarta, por corrupção no Ministério da Educação, os investigadores da Polícia Federal foram recebidos, num dos endereços dos alvos, pelo filho do presidente Lula Marcos Claudio da Silva. Os policiais estavam prourando pela ex-mulher dele e ex-nora de Lula, Carla Ariane Trindade.
Foi ontem, quando os policiais cumpriam mandado de busca e apreensão
A informação foi confirmada pela revista Veja (CLIQUE AQUI para ler.)
A ex-nora de Lula é investigada pela denúncia de que estaria intermediando contratos do MEC com um empresário da área da educação, tudo mediante propinas.
A análise das primeiras notícias do dia com "Agora Brasil". Acompanhe até as 8h.
Os apresentadores são Guilherme Baumhardt e Glauco Fonsêca.

