PM do governador socialista de Brasília prende dirigente do MST com R$ 50 mil de dinheiro sujo

A jornalista Vera Magalhães, coluna Radar, Veja, informou que a Polícia Militar do Distrito Federal prendeu na noite desta segunda-feira um militante do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) com 55 mil reais em notas numa mochila.

José Carlos dos Santos foi preso ao chegar ao acampamento do MST próximo ao Teatro Nacional, na Esplanada dos Ministérios. Ele não soube explicar a origem do dinheiro.


Os sem-terra tentaram impedir a prisão, mas Santos foi levado para a 5ª delegacia, onde prestou depoimento.

Há bastante tempo correm informações de que a organização criminosa lulopetista, da qual o MST faz parte, jogará pesado para agrupar manifestantes diante do Congresso, bastando o que for preciso, sobretudo dinheiro sujo.

O dinheiro conduzido por Santos é sujo. 

A foto acima mostra os pacotes de dinheiro que o lulopetista estava levando para o acampamento.

Na foto abaixo, o barrigudo sem terra, algemado, apresentado oficialmente aos fotógrafos dos jornais pela PM de Brasília. 

STF concede liminar beneficiando o governo gaúcho no caso da dívida com a União

O governador Tarso Genro passou quatro anos do seu governo conciliando com seus companheiros do governo federal e por isto nunca questionou judicialmente a dívida. 

O STF concedeu esta tarde a liminar pedida pelo governo do RS para mudança no cálculo dos juros da dívida com a União. 

A decisão também proíbe sanções em caso de atraso nas parcelas, como o bloqueio das contas do governo estadual.

A vitória foi da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, que  teve deferida, nesta segunda-feira, liminar no mandado de segurança nº 34110 impetrado junto ao Supremo Tribunal Federal, na sexta-feira , questionando a cobrança da dívida do Estado com a União.


Pela decisão do relator, ministro Edson Fachin, até o julgamento do mérito, o governo do Estado está autorizado a realizar o pagamento da dívida com a União calculada por juros não capitalizados, em cumprimento à Lei Complementar nº 148/2014, que trata do refinanciamento do débito, bem como determinou a abstenção, pela União, da imposição de sanções por descumprimento do contrato. A decisão vale a partir desta segunda-feira.

Resultado de hoje encorpa viés de alta. Faltam apenas 7% para acabar com o governo Dilma.

CLIQUE AQUI para acompanhar em tempo real o placar do impeachment atualizado pelo Estadão. 


O editor fez os cálculos e constatou o seguinte, tudo como projeção para a votação final no plenário, domingo, partindo-se do princípio de que o número de deputados que integraram a Comissão Especial, corresponde proporcionalmente ao número total de deputados da Câmara:

Aprovação do Impeachment

Comissão Especial
58,5%, ou 38 votos sobre 65

Plenário
58,5% ou 300 deputados

O editor chama a atenção para o fato de que os integrantes da Comissão Especial foram escolhidos na sua maior parte pela simpatia que tinham pelo governo, coisa que no plenário é diferente.

A proposta do impeachment precisa 66,6% dos votos para ser aprovada, 342 votos, portanto.

E o viés é de clara melhora para os defensores do impeachment, já que o resultado de hoje é política e socialmente muito catalisador para quem defende o impeachment.

Tiragem do Correio do Povo despenca 37% nos ultimos anos

Os maiores jornais de Porto Alegre tiveram o número de suas tiragens impressas reduzido nos últimos sete anos segundo o IVC (Instituto Verificador de Comunicação).
Em 2008, Zero Hora havia colocado em circulação 179 mil exemplares. Em 2015, este número caiu para em torno de 141 mil, ou seja, uma redução de 21% nas vendas. Já o Diário Gaúcho obteve, em 2008, uma tiragem de 164 mil jornais e, em 2015, 130 mil. Uma redução também de 21%.
Segundo o portal Coletiva, a queda maior neste período foi registrada pelo Correio do Povo. Em 2008, o diário do Grupo Record havia circulado com 154 mil exemplares. Em 2015, o número foi reduzido para 96 mil. A redução no número de exemplares vendidos foi de 37%.

Opinião do editor - O resultado desta noite acelerará a remoção de Dilma do Palácio do Planalto

O resultado da votação na Comissão Especial do Impeachment esteve próxima da projeção feita no final da tarde pelo editor.

Foi uma vitória aplastante, 38 x 27, e que terá influência decisiva sobre a votação de domingo no plenário da Câmara e também em relação ao próprio julgamento que ocorrerá no Senado.

O fim da era lulopetista está velozmente a caminho.

Comissão Especial decide votar a favor da admissibilidade do impeachment de Dilma Roussef

O Movimento Brasil Livre já faz circular nas redes sociais a lista dos que votaram contra o impeachment. 


A presidente Dilma Roussef acaba de iniciar a descida da rampa do Palácio do Planalto, porque a Comissão Especial do Impeachment decidiu admitir o processo de cassação do seu mandato.

O resultado foi o seguinte:

Admissibilidade

A favor - 38

Contra - 27

No Rio, Lula recebe tratamento de chefe de Estado para fazer comício de defesa do mandato de Dilma

Lula e Chico, esta noite, em comício de poucas pessoas no Rio.


A Globonews dividiu há pouco a sua telinha, mostrando de um lado os discursos da Comissão Especial do Impeachment e do outro lado o comício que a organização criminosa lulopetista realiza defronte os Arcos da Lapa, Rio, com a presença do próprio Lula.

Sobre este ato do Rio, eis o que escreveu no seu blog, ontem a noite, o ex-deputado Roberto Jefferson. Preste atenção:

Aproveitando o domingo, saí pela estrada de moto, fazendo o percurso de Levy Gasparian até Santos Dumont, em Minas. Na volta, me assustei com a quantidade de ônibus e carros da Guarda Nacional e da Polícia Rodoviária Federal descendo a serra em direção ao Rio de Janeiro. Hoje, soube que esses veículos estão estacionados no Centro do Rio, no entorno da Lapa, onde Lula, o PT, os sindicatos e os movimentos sociais que lhes dão apoio farão um grande comício contra o impeachment de Dilma. Lula, que ainda nem foi confirmado como ministro, terá direito a proteção policial de chefe de Estado. Tudo bancado, claro, com dinheiro público. Imagina se o STF confirmar ele ministro... 

Os deputados farão encaminhamento da votação e votarão em seguida. Resultado poderá ser de 39 x 23 contra Dilma. Reunião acabará as 21h.

Depois do discurso do deputado Zé Guimarães, PT, o presidente da Comissão Especial encaminhará a reunião para a votação, cedendo a palavra para que dois deputados falem a favor e dois contra, 5 minutos cada um.

Em seguida, cada líder terá um minuto para orientar os votos das bancadas.

Ao final, a votação será nominal, mas eletrônica.

O editor projeta 39 votos pelo impeachment e 23 contra.

A reunião deverá terminar as 21h.

Sem polícia nas ruas, ainda assim a Brigada vai ceder 113 agentes para as festas das Olimpíadas doRio

É uma insensatez, um escracho e um insulto contra os gaúchos encurralados dentro de casa, tudo por falta de segurança, esta decisão do governo do Rio Grande do Sul de ceder temporariamente 112 agentes de segurança para compor o efetivo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, entre agosto e setembro. 

A proposta inicial previa a cedência de cerca de 500 agentes, porém, após negociação, o número final ficou em 112: cem policiais militares, oito civis e quatro peritos. Ainda não há data confirmada para o envio e retorno da tropa gaúcha. A liberação ainda depende da chancela do governador José Ivo Sartori.


No entanto, o Estado é obrigado a cumprir com o convênio, tendo em vista o Pacto Federativo e uma normativa relacionada à Força Nacional de Segurança

Marco Aurélio diz que a opção a Dilma é o golpe das Forças Armadas

Para defender Dilma, o ministro quer botar chifre em cabeça de cavalo.



O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, resolveu meter gasolina no fogo, porque ele acaba de dizerque, se o impeachment passar na Câmara, haverá risco de conflitos no dia seguinte, em razão da reação popular – o que demandaria repressão forte para se manter a ordem.

Ele trabalha afanosamente em favor de Dilma.

Fora do eixo, Marco Aurélio delirou:

- No impedimento do presidente Fernando Collor de Mello não tínhamos os segmentos como hoje. A presidente, considerando o PT, tem. Lá havia um consenso, que se formou e escaneou o impeachment. Hoje em dia, não. O panorama que está no horizonte sinaliza conflitos futuros.

Ou seja: o ministro do STF quer que o povo tolere a organização lulopetista porque senão ela poderá reagir de modo violento.

Marco Aurélio parece ignorar os Poderes da República.

Empunhando discurso de caráter cretino, ele aproveitou para ressaltar que as Forças Armadas são golpistas:

- Nesse contexto (a reação da organização criminosa lulopetista), há risco de os segmentos antagônicos se defrontarem na rua, e aí teremos de ver se as nossas forças repressivas, representadas pelas polícias militares, são suficientes para controlar a situação. Se não forem, o último recurso estará na intervenção das forças armadas.
·

Áudio vazado sem querer, apresenta discurso de Temer como presidente do Brasil

Contando a vitória como certa, FHC sentou-se na cadeira de prefeito de SP antes da hora. Jânio venceu a disputa e mandou desinfetar a cadeira onde FHC sentou.

"Caiu a máscara do conspirador", disse Dilma ao conhecer o discurso.

O governo Dilma e a organização criminosa lulopetista está comemorando o vazamento de áudio atribuído ao vice-presidente Michel Temer, no qual ele fala na qualidade de presidente.

Seria a bala de prata contra o impeachment, segundo os governistas.

Dirigentes do PMDB deixaram claro que o áudio realmente foi gravado, mas que só seria divulgado depois do impeachment de Dilma.

CLIQUE AQUI para ouvir. 

O caso lembra gafe semelhante que foi cometida por FHC quando concorreu contra Jânio Quadros em SP. Na época, FHC sentou na cadeira de prefeito antes da hora. 

Justiça Federal, TRF4 de Porto Alegre, nega ação popular de comunista gaúcho que pedia remoção de Cunha da presidência da Câmara

Ação popular que pedia a anulação da posse de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como deputado e presidente da Câmara Federal por irregularidades na declaração de bens acaba de ser negada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), na última semana.

Segundo a 4ª Turma do tribunal, apenas o Poder Legislativo tem a prerrogativa para afastar um deputado federal eleito e no exercício de seu mandato.

Ação popular
O processo foi ajuizado por um advogado de Santa Cruz do Sul (RS) que é filiado ao PCdoB. De acordo com o autor, Cunha não declarou seus bens de forma regular ao instruir o registro de sua candidatura. Além do afastamento, ele solicitava que o réu indenizasse a União pelos valores omitidos em suas declarações.
Sem que houvesse julgamento de mérito, a Justiça Federal de Santa Cruz do Sul negou o pedido sob argumento de que apenas o Poder Legislativo tem poder para cassar o deputado.
O autor recorreu ao TRF4 alegando que não se trata de cassação de mandato, mas de anulação do ato administrativo de posse.

Em decisão unânime, a 4ª Turma do tribunal manteve a sentença de primeiro grau. O relator do processo, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, apontou que “o autor não tem legitimidade para pretender em juízo a apuração de irregularidades na declaração de bens que instruiu registro de candidatura de deputado federal eleito e no exercício de mandato”.

DEM representa no MPF contra usurpação do cargo de ministro da Casa Civil por parte de Lula

O deputado José Carlos Aleluia, DEM da Bahia, acaba de protocolar no MPF de Brasília uma consistente representação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele pede que o MPF cite Lula no Hotel Glolden Tulip Brasília, sob a acusação de exercer indevidamente as funções de ministro chefe da Casa Civil de Dilma.

O que diz o deputado, segundo documento que o editor acaba de receber (veja íntegra no link final):

- O STF e o Procurador Geral da República manifestaram-se pelo impedimento da posse de Lula, porque ela visou blindá-lo e obstruir a Justiça. Apesar da plena eficácia da decisão judicial, este vem exercendo, de fato, as atribuições inerentes ao cargo, numa verdadeira afronta a uma decisão judicial emanada da Suprema Corte, e, praticando, em sequ~encia, delitos tipificados pelo ordenamento penal, a ensejar a abertura de procedimento investigatório deste parquet federal, uma vez que praticados em prejuízo da União.

O líder do DEM informa que Lula está hospedado no Glolden Tulip, a 700 metros do Palácio Alvorada, residência da presidente Dilma, transformado em QG da Crise, tudo para realizar articulações políticas e praticar tráfigo de influência, negociando valores, cargos, benesses e vantagens para agentes políticos detentores de mandatos eletivos e que se disponham a votar contrariamente à admissibilidade de processo de impeachment levado a cabo perante a Cãmara. 

A representação denuncia que do QG da Crise, Lula faz incursões pelo País, exercendo não oficialmentge as funções inerentes ao cargo que não pode legalmente ocupar. 

O MPF terá que inestigar o concluio de Lula com outras autoridades, a começar por Dilma. 

Lula é acusado na epresentação por exerc[ício funcional ilegalmente antecipado, usurpação de função pública, desobediência, tráfico de influência, desobediência à decisão judicial.

O procedimento invgestigatório visa apurar tudo e sancionar Lula e seus aliados pelos crimes que comete dentro e fora do governo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Militantes do acampamento pró-Dilma violam Monumento a Júlio de Castilhos

Militantes da organização criminosa lulopetista, MST, conspurcam Monumento a Júlio de Castilhos. 

Apesar da chuva e do mau tempo, um grupo de militantes da organização criminosa lulopetista resolveu acampar na Praça da Matriz, Porto Alegre, tudo com o objetivo de protestar contra a cassação do mandato da presidente Dilma Roussef.

A foto ao lado, tomada por iPhone ainda há pouco, apresenta cena do Monumento a Júlio de Castilhos, o mais importante da Capital depois do Laçador, vestido com bandeiras vermelhas do MST.
Elas foram colocadas no monumento pelos militantes.

O ato blasfemo foi repudiado pelos frequentadores da Praça da Matriz, que resolveram chamar a polícia.

Inadimplência cresce 7,5% e Brasil tem 58 milhões de pessoas negativadas

Mais de um terço da população brasileira está com dívidas em atraso, segundo levantamento feito em conjunto pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Em março, 700 mil pessoas entraram para a lista de inadimplentes, elevando o saldo de negativados para 58,7 milhões. Esse número é 1,2% maior do que no mês passado e 7,5% acima do registrado em março de 2015

Tarso e Rosário negam criação de novo Partido

O ex-governador Tarso Genro e a deputada Maria do Rosário desmentiram formalmente as informações de que estariam prestes a sair do PT.

A Folha de hoje revelou que ambos e mais 25 deputdos do PT criariam novo Partido depois das eleições municipais.

Novo Iguatemi abrirá dia 27 em Porto Alegre

Dia 27 de abril, 14h, o shopping Iguatemi, Porto Alegre, abrirá repaginado, agora com o dobro de tamanho. Serão 100 novas lojas num só dia.

Publicidade - 1o lugar de Veja, cinco anos seguidos na categoria. Bier Markt, Porto Alegre. Vá esta noite.

Reserve confraternização. Vá conhecer, hoje, segunda-feira.  Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Segurança completa, bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS


Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Dilma bloqueia contas do governo do RS

Dilma respondeu ao nono calote seguido aplicado pelo governo Sartori e bloqueou as contas bancárias do governo estadual para garantir o pagamento mensal da dívida com a União.

São R$ 345 milhões que de novo não foram pagos.

Represália de Dilma derruba presidente da Conab

Caiu Lineu Antunes, presidente da Conab. Ele era afilhado do deputado Jovair Arantes, relator da ação de cassação de Dilma na Câmara.

OAB cassa registro de Zé Dirceu. "Ele cometeu crime de infâmia", sentenciou a Ordem.

A OAB acaba de cassar o registro do advogado e ex-ministro José Dirceu, preso em Curitiba no âmbito da Lava Jato.

Ele foi condenado pela OAB por ter cometido crime de infâmia.

Em agosto do ano passado, a OAB de SP já tinha decidido fazer o mesmo, mas agora a punição foi homologada em Brasília.

Judiciário do RS diz que o único responsável pela crise fiscal é o governo do Estado

Nesta entrevista para as jornalistas Débora Ely e Juliana Bublitz, o novo presidente do Tribunal de Justiça do RS, Luiz Difini, deixa meridianamente claro que o Poder Judiciário não tem responsabilidade alguma em relação á crise fiscal do governo do Estado. O editor vem repetindo isto há muito tempo. O Poder Judiciário mantém há muitos anos uma parcipação média de 5% sobre o bolo da receita, seja ela alta ou baixa, o que significa que administra corretamente seus recursos. É o que também faz o Poder Legislativo, cuja fatia é ainda menor, 1,5%. A crise das finanças públicas é obra exclusiva de sucessivos governadores irresponsáveis, incompetentes, demagogos ou simplesmente oportunistas, que quase sempre gastaram mais, muito mais do que tinham. O caso mais emblemático e atual é de Tarso Genro, que recebeu as finanças públicas sob equilíbrio (déficit zero) e entregou-as na pior situação jamais enfrentada até hoje por um ocupante do Piratini.

Leia:

Há dois meses no comando do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini concedeu entrevista em seu gabinete, no 13º andar do prédio localizado no bairro Praia de Belas, na Capital, na última quarta-feira. A conversa ocorreu em meio a um momento delicado, marcado pela crise nas finanças estaduais e pela tensão na política nacional.

Por uma hora, Difini falou sobre a relação com o Executivo, os controversos benefícios pagos ao Judiciário, a legalidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff e as polêmicas em torno da Operação Lava-Jato. Eleito presidente aos 57 anos, o desembargador natural de Porto Alegre concilia o novo cargo com a atividade de professor de Direito Tributário na UFRGS. A seguir, confira os principais trechos da entrevista.

(...)

Como conceder reajuste a servidores de um poder se servidores de outro poder, o Executivo, têm os salários parcelados desde o ano passado?
A questão é a seguinte: um poder que fez todo o seu dever de casa, que nesse período teve um crescimento da sua folha de 80%, enquanto outros tiveram de mais de 200%, não pode ficar inibido por situações que não estão ao seu alcance. É uma situação que me preocupa muito com toda a minha experiência de serviço público. Diz-se que tem de ser tudo igual. Só que, como é difícil melhorar o que está ruim, acaba se estragando o que está razoável, e isso certamente não é uma boa política. Se há recursos orçamentários por conta de uma melhora na gestão, e não por aumento de participação no orçamento público, isso deve ser reconhecido. Os servidores do Judiciário colaboraram com os resultados, e é justo que sejam valorizados. Quanto ao restante, desejamos que se solucione a situação do Estado como um todo, e creio que as alternativas que se colocam para resolver essa situação não estão ao alcance de quem não lida nem com 5% dos recursos públicos. No caso do resultado, no ano passado, tem um número que não é divulgado, um número muito expressivo. Quanto foi repassado ao Poder Judiciário de recursos do Tesouro? R$ 2,3 bilhões. Quanto o Poder Executivo sacou de depósitos judiciais? R$ 2 bilhões. A diferença é de R$ 300 milhões. O Judiciário saiu praticamente grátis para o Poder Executivo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Melnick e Cyrela fazem liquidações de imóveis em Porto Alegre

Esta é uma semana de liquidações das principais construtoras que operam no RS:

Melnick Even Day, dia 16, na sede da empresa, rua Carlos Trein Filho 551, Porto Alegre, melnickevfen.com.br/day2016.
Cyrela Week, a semana toda, 11 a 17 de abril, no iguatemi, Porto Alegre (ofertas em www.cyrela.com.br/rs
D Legend, a semana toda, 1.000 imóveis exclusivos para locar, 51.3073.6666

Dilma poderá ser afastada no dia 4 de maio

Brasília, via WhatsApp

Ao lado, há pouco, o relator replica os crimes cometidos por Dilma. 

Eis a sequência pós-Comissão Especial do Impeachment:

12 de abril, terça-feira - O resultado da votação de hoje e o relatório serão lidos no plenário da Câmara.
13 de abril - O texto é publicado no Diário da Câmara  e dá-se início à contagem de 48h para o começo da votação em plenário.
15 de abril - Previsto o início do debate e votação no plenário, que poderá durar três dias.
17 de abril - Votação pelo plenário.
19 de abril - Envio ao Senado, em caso de aprovação.
21 de abril - O Senado tem até dois dias para formar sua comissão especial, que terá dez dias para analisar o pedido.
2 de maio - Conclusão do relatório e votação da comissão especial do Senado.
4 de maio - O processo de impeachment será instaurado, caso obtenha aprovação do relatório de admissibilidade da comissão especial. Dilma é afastada por 180 dias.

Euforia do mercado diante do iminente impeachment de Dilma derruba o dólar e aquece a Bolsa

Euforia do mercado diante da aprovação iminente da admissibilidade e mais adiante do impeachment de Dilma Roussef, fortalece o real e aquece a Bolsa nesta segunda-feira:

Bolsa, mais 1,28%, 50.850 pontos
Dólar, menos 2,43%, R$ 3,51.

O dólar chegou a cair abaixo dos R$ 3,50 as 11h, aproximando-se do valor mínimo de 21 de agosto do ano passado, R$ 3,4589.

Prognóstico da liderança do DEM sobre a votação de hoje: 40 x 23 a favor do impeachment de Dilma

Prognóstico que a liderança do DEM na Câmara acaba de fazer para o editor:

A favor - 40
Contra - 23

Esta é a semana para ir para as ruas de todo o Brasil.

Debandada no PT enfraquece governistas na Comissão do Impeachment. Francischini diz que votação será apertada: 33 x 32 contra Dilma.

A notícia da Folha de hoje, dando conta da informação de que metade da bancada do PT - 26 deputados - vão sair do Partido depois das eleições (leia abaixo) funciona como ducha de água fria no ânimo dos governistas que participam da votação de hoje na Comissão de Impeachment.

É o que se percebe pelas imagens de TV.

A sessão ainda não foi aberta, 10h52min.

Até o Advogado Geral da União, está presente.

A presença dele é confirmação de que o governo vai perder.

O deputado Francisco Francischini, PSDB, ainda há pouco, disse que o impeachment vencerá por 33 a 32. A margem apertada também foi repercutida há pouco pela jornalista Cristiana Lobo, Globonews. O editor conversou há minutos com um dos consultores jurídicos da bancada do DEM, o gaúcho Adão Paiani, que está no plenário da Comissão, e ele repeliu a notícia.

Metade da bancada federal do PT quer sair do Partido depois das eleições deste ano

26 dos 57 deputados federais atuais do PT estariam articulados para sair do Partido depois das eleições. Quase todos são da tendência Muda Brasil, organizada no ano passado.

As articulações envolveriam o ex-ministro Tarso Genro e também os deputados gaúchos Marco Maia, Maria do Rosário e Henrique Fontana. Há mais tempo o ex-ministro tenta emplacar a tese de refundação do PT, mas esbarra em Lula, o que o teria conduzido a outra proposta, a da formação de novo Partido, pelo qual pretende disputar a presidência em 2018.

A Folha de S. Paulo, que revela hoje as conversações, revela que o grupo manterá unidade partidária até o final da votação do impeachment, defendendo Dilma, mas depois partirão para a dissidência.

O jornal falou com o deputado Henrique Fontana, que inclusive já estaria se articulando com deputados estaduais gaúchos, desmentiu tudo.

Inflação de aluguel desacelera, mas acumulado de 12 meses fica em 10,61%

Usado para calcular o reajuste nos preços do aluguel, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,31% na primeira prévia de abril, ante avanço de 0,43% na primeira prévia do mesmo índice em março, informou na manhã desta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Com o resultado, a taxa acumula aumentos de 3,28% no ano e de 10,61% no acumulado de 12 meses até abril.

Demanda por aluguel deve igualar-se à de compra, apesar de medidas da Caixa

As novas medidas de estímulo da Caixa Econômica Federal para venda de imóveis, como o aumento da cota de financiamento, não devem ser suficientes para reverter um movimento que o próprio banco desencadeou há cerca de um ano. A busca por locação de residências tem crescido desde meados de 2015 e a expectativa é que fique no mesmo patamar que a procura pela aquisição de imóveis, liquidando uma diferença que chegava a um terço das buscas em anos passados.

A procura por aluguel no Brasil atingiu 49% do total de buscas em março de 2016, enquanto a demanda por unidades para aquisição ficou em 51%, de acordo com dados de unidades usadas do site VivaReal. As curvas de buscas começaram a mudar em maio de 2015, em reação às mudanças de regras de financiamento pela Caixa. O impacto foi tamanho que a procura por locação chegou a superar a de compra entre novembro e fevereiro, influenciado também por questões sazonais como fim de férias. Até então, a procura por aquisição era cerca de 30 pontos maior que a demanda por locação.

Os bancos estão rígidos na aprovação do financiamento. Falta crédito, principalmente por causa do desgaste da caderneta de poupança.


Recentemente, a Caixa anunciou a elevação da cota de financiamento do imóvel usado, de 50% para 70%, no caso de clientes do setor privado pelo Sistema de Financeiro de Habitação (SFH), que envolve unidades de até R$ 750 mil. Já os imóveis usados financiados pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), acima de R$ 750 mil, em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e de R$ 650 mil nos demais Estados, passam a ser financiados em 60%, dos atuais 40%, para o setor privado.

CLIQUE AQUI para saber muito mais. É reportagem da Istoé Dinheiro. 

Começou o 29o Fórum da Liberdade

Começou esta manhã o 29o Fórum da Liberdade no Centro de Eventos da PUC, Porto Alegre. O evento irá até amanhã.

Rede adere ao impeachment imediato de Dilma Roussef

A ex-senadora Marina Silva, líder nacional da Rede, recomendou ontem que seus deputados votem pelo impeachment.

CLIQUE AQUI para conhecer os 7 crimes de Dilma, segundo Istoé.
CLIQUE AQUI para ler todos os diálogos indecentes de Lula, conforme relatório da Polícia Federal. Íntegra oficial.

Mãe gaúcha receberá presentes de R$ 135,14 por cabeça neste Dia das Mães

A severa recessão vai refletir na diminuição da intenção de compras de presentes neste Dia das Mães, segundo dados que a Fecomércio mandou esta manhã para o editor, tudo com base na Pesquisa de Dia das Mães 2016, que confirma essa tendência e que mostra que o gasto pessoal médio deve ficar em R$ 135,14, valor praticamente igual ao do ano passado, apesar de uma inflação acumulada de mais de 10%.

 A pesquisa completa pode ser examinada AQUI.

De uma forma geral, a pesquisa revela que a intenção de gastos neste ano é inferior às despesas realizadas pelos gaúchos em 2015. Dentre os entrevistados, e em uma comparação com a mesma data de 2015,  36,2% informaram que pretendem gastar muito menos ou menos, 35,7% devem investir o mesmo valor com os presentes, enquanto 28,0% disseram que irão gastar mais ou muito mais.  O levantamento foi  realizado entre os dias 16 e 21 de março com 385 pessoas nas macrorregiões de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas. Os resultados estão sendo divulgados nesta segunda-feira (11/04).

Segundo a pesquisa, o número médio de presentes para a data será de 1,24 unidades, proporção que se mantém tanto para homens e mulheres. Entretanto, o presente médio deverá apresentar uma diferença de preço significativa: enquanto as mulheres anunciaram que a média de desembolso será de R$ 99,12 por item, os homens pretendem gastar R$ 186,54 por presente. Artigos de vestuário também voltam a representar neste ano os preferidos para presentear as mães, sendo a opção de 45,7% dos entrevistados. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (20,3%), calçados (12,5%) e eletroeletrônicos e eletrodomésticos (8,3%). A maior parte das compras para a data será realizada nas lojas de rua localizadas nos centros das cidades (64,4%), seguida por shopping centers (22,6%) e lojas de bairro (7,5%).

IBGE: nova desaceleração do IPCA em março foi influenciada pelos menores preços de serviços

O Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco analisou há pouco as razões do avanço de 0,43% do IPCA em março, de acordo com os dados divulgados na última sexta-feira pelo IBGE, com o que acumulou alta de 9,39% em doze meses, inferior aos 10,36% observados em fevereiro. 

Acompanhe:

Seis dos nove grupos que compõem o índice apresentaram menor avanço em relação ao mês anterior, com destaque para a deflação mais intensa de habitação, que oscilou de -0,15% para -0,64%. Além disso, o item comunicação também apresentou variação negativa na última divulgação, de 1,65%, ante elevação de 0,66% em fevereiro. Em contrapartida, o grupo alimentação e bebidas, que havia registrado desaceleração em fevereiro, passou de uma expansão de 1,06% para 1,24%, impulsionada pela aceleração de alimentação no domicílio, que passou de 1,06% em fevereiro para 1,24% em março. Esse movimento foi compensando pela descompressão em alimentação fora do domicílio, que atingiu 0,55%, ante 0,64% do resultado anterior. Os indicadores de inflação subjacente acompanharam o IPCA cheio, desacelerando na comparação com o mês anterior. O índice de difusão, por exemplo, recuou de 77,2% para 69,4%. Os núcleos ampliaram o movimento de redução do ritmo altista registrado em fevereiro, ao passar de 0,74% para 0,35%. O setor de serviços também registrou desaceleração importante, recuando de 1,04% para 0,21%. A menor alta refletiu a dissipação dos reajustes das mensalidades escolares e a queda dos preços de energia elétrica, de telefonia e passagens aéreas. De modo geral, acreditamos que o hiato negativo do produto começou a mostrar efeitos mais nítidos nos preços dos serviços, colaborando para trazer a inflação para um patamar mais baixo. Para o próximo mês, esperamos alguma aceleração do IPCA, como reflexo da sazonalidade dos reajustes de medicamentos. Ainda assim, projetamos descompressão dos preços de alimentação no domicílio e serviços. Diante disso, estimamos que o indicador encerrará 2016 com avanço de 6,90%.

PIB poderá fechar em queda de 0,8% no primeiro trimestre do ano

A aposta do mercado nesta segunda-feira é de que o IBGE anunciará queda de 0,8% no PIB do primeiro trimestre.

Com viés de piora.

Mercado projeta pequena redução da inflação e pequena piora na recessão para este ano

O mercado fez pequenos ajustes em suas projeções para este ano e 2017, com destaque para a redução da expectativa de inflação para o ano que vem, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 8 de abril, divulgado há pouco pelo Banco Central. 

A mediana das expectativas para o IPCA recuou de 7,28% para 7,14% em 2016 e de 6,00% para para 5,95% em 2017. 

As estimativas para o PIB em 2016 passaram de uma queda de 3,73% para outra de 3,77% e, para o ano que vem,  continuaram apontando expansão de 0,30%. 

A mediana das projeções para a taxa Selic permaneceu em 13,75% para o final de 2016 e recuou de 12,50% para 12,25% para o próximo ano. 

Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio permaneceram em R$/US$ 4,00 no final deste ano e em R$/US$ 4,10 ao final do ano que vem.

Bolsas da Ásia e da Europa andam de lado nesta segunda-feira

Londres, via WhatsApp

Bolsas da Ásia e da Europa, 11h46min, horário aqui de Londres:

Xangai, +1,64%
Hong Kong, +0,36%
Tóquio, -0,44%

Londres, -0,908%
Paris, +0,42%
Frankfurt, +0,37%

Preço do petróleo (tipo Brent) pode não resistir à forte alta de 7,6% de sexta-feira

Londres,via WhatsApp

Neste momento, 11h44min em Londeres,céu encoberto, 13 graus, o preço do petróleo prossegue dominando as discussões econômicas, porque na sexta-feira houve forte movimento especulativo para o tipo Brent, Mar do Norte, que encerrou a jornada com forte alta de 7,6%, o que é inusual. O preço do barril fechou em US$ 41,89.  Para hoje, o mercado sinaliza pequena queda de 0,2%, a confirmar durante o dia.

Yara Brasil confirmará, esta manhã, investimento de R$ 1 bi no RS

Dentro de instantes, as 9h, o presidente da Yara Brasil (ex-Adubo Trevo, Porto Alegre) e vice-presidente da Yara Internacional, Lair Hanzen, será recebido pelo governador Ivo Sartori.

Ele confirmará investimento de R$ 1 bilhão no RS.

Comissão Especial do Impeachment votará o relatório pela admissibilidade a partir das 10h

Globonews e TV Câmara transmitirão tudo ao vivo. Ao lado, o deputado gaúcho Onyx Lorenzoni, que batalhou o tempo todo na defesa do imediato impeachment de Dilma. 

Será aprovado hoje o relatório da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A previsão é de que às 10h tenha início a reunião, na qual 25 líderes terão a palavra antes de ser encaminhada a votação. Sendo ou não aprovado o parecer, ele será analisado pelo Plenário da Casa.

O relatório será publicado no Diário Oficial de quarta-feira e na quinta começarão os trabalhos do plenário cheio da Câmara. Os debates durarão três dias e no domingo poderá sair a votação. Feito isto, o caso irá para o Senado, a quem caberá iniciar o julgamento propriamente dito, com o afastamento imediato de Dilma até a decisão final. 

Nuvens, chuvas esporádicas e temperatura amena no RS

Já há forte nebulopsidade no RS. Em Porto Alegre, aconteceram chuvas intermitentes no início da manhã.  Mais uma vez chove na maioria das regiões gaúchas no decorrer do dia. Há o risco ainda de chuva forte localizada, especialmente em pontos das Metades Norte e Leste.

A temperatura neste momento, 8h35min, é amena, ao redor dos 20ºC em quase todo o território gaúcho. Em Porto Alegre os termômetros não ultrapassarão os 24ºC durante o dia. 

Povo protesta de novo diante da casa do governador Sartori

A foto é de Alina Souza, Correio do Povo de hoje.


Depois dos protestos de professores e estudantes no mesmo lugar, sexta-feira, um grupo de moradores da zona Sul de Porto Alegre protestou na tarde deste domingo na frente do prédio do governador José Ivo Sartori. Eles exigiram mais segurança pública. 

Foram 200 manifestantes.

A queixa é generalizada em Porto Alegre e todo o RS.

A segurança pública é serviço pessimamente prestado à população gaúcha pelo atual governo. 

Os moradores carregavam faixas com as mensagens: “Segurança urgente. Eu não quero ser o próximo”, “Ficar preso é coisa pra ladrão e não para o cidadão” e “Segurança urgente na zona Sul”. 

Os moradores partiram às 15h30min da rua Pereira Neto, no cruzamento com a Santa Vitória, no bairro Tristeza.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/