MP recorrerá da decisão do juiz que livrou Lula de denúncia por ajuda ao banco do Mensalão, o BMG


ISSO NÃO PODE PASSAR EM BRANCO... O MENSALÃO PETISTA BENEFICIOU A CANDIDATURA DE LULA A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA !








A procuradora da República Luciana Loureiro informou na tarde desta terça-feira que recorrerá da decisão da Justiça Federal de Brasília que livrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de responder a uma ação de improbidade administrativa que o acusava de promoção pessoal e de benefício ao banco BMG, envolvido no escândalo do mensalão. A decisão judicial não entrou no mérito, mas apenas examinou uma tecnicalidade jurídica relativa ao tipo de ação ajuizada, porque o juiz entendeu que não cabia ação de improbidade, já que Lula não é mais presidente. A procuradora afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que insistirá na devolução de R$ 9,5 milhões de Lula e do ex-ministro da Previdência Amir Lando aos cofres públicos pelo envio de cartas a assegurados do INSS informando sobre a possibilidade de obtenção de empréstimos consignados a juros reduzidos.

. O envio das correspondências em setembro de 2004, no entender do Ministério Público Federal, favoreceu o BMG, único banco privado na ocasião que havia entrado no mercado de crédito consignado do País. A integrante do MP, contudo, ainda não decidiu qual caminho jurídico seguir. A procuradora deve, primeiro, apresentar um recurso contestando a decisão de extinguir a ação de improbidade sem análise do mérito. Se não prosperar esse recurso, a saída tende a ser a apresentação de uma ação civil específica de ressarcimento ao erário público. Na sentença desta segunda-feira, o juiz Paulo Cesar Lopes, da 13ª Vara Federal, deixa aberta essa última possibilidade de devolução do dinheiro. A única certeza, segundo a assessoria do MP, é que Luciana Loureiro tentará cobrar a verba do ex-presidente e do ex-ministro da Previdência. Ela tomará uma decisão no caso após receber os autos da Justiça Federal.

. Essa é a única ação contra Lula na Justiça que, indiretamente, o envolve no escândalo do mensalão. Em outubro, dirigentes da instituição foram condenados pela Justiça Federal mineira de, assim como integrantes da cúpula do Banco Rural no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, terem concedido empréstimos fraudulentos ao PT e ao empresário Marcos Valério que abasteceram o esquema de pagamento de propina a parlamentares no primeiro mandato do governo Lula.

- Em fevereiro, o jornal O Estado de S. Paulo revelou a defesa prévia que o ex-presidente havia apresentado na ação de improbidade. Na manifestação feita pela Advocacia-Geral da União, Lula argumentou que decisões do Tribunal de Contas da União o isentaram de envolvimento irregular no envio das correspondências, uma vez que apenas os agentes públicos responsáveis pela confecção e pelo envio das cartas foram multados.

Alba e Capoani reúnem antiga chapa 2 em Gravataí e decidem disputar renovação do diretório do PMDB no dia 15 de dezembro

Pelo menos 35 prefeitos e mais 40 lideranças  do interior, o que inclui dirigentes estaduais, reuniram-se nesta terça-feira a noite em Gravataí para agrupar os antigos componentes da chamada chapa 2 que disputou e obteve 40% das vagas no diretório estadual do PMDB do RS.

. Quem chamou a reunião foram os deputados Marco Alba e Gilbeto Capoani.  “Não vamos discutir nomes, mas programas, como a profissionalização do Partido no Estado”, informou Marco Alba ao editor. Ele disse que uma das metas é apresentar dentro de 48 horas a chapa para o diretório. Ela  disputará as eleições do dia 15 de dezembro.

. A reunião desta terça a noite decidiu propor a realização de congresso estadual em julho do ano que vem, com o objetivo de escolher o candidato a governador pelo PMDB.

Cachoeira é condenado e sai da prisão esta noite

O bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi condenado nesta terça-feira a cinco anos de prisão mais multa, pelos crimes de formação de quadrilha, exploração de jogos e tráfico de influência. A decisão, tomada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), é resultado das investigações da Operação Saint-Michel, que apurou irregularidades no sistema de transporte público. Como a pena imposta ao bicheiro é inferior a oito anos, o regime inicial da prisão deve ser semiaberto. Assim, Cachoeira obteve um habeas corpus e deve ser solto do presídio da Papuda ainda na noite desta terça-feira.

Grupo Conceição terá greve a partir desta quarta. Emergências funcionarão parcialmente.

Direção do Grupo Hospitalar Conceição e servidores que entrarão em greve na quarta -feira, comprometeram-se a manter 80% dos serviços de emergência, UTI e blocos cirúrgicos em funcionamento na Capital, e 50% das demais áreas de atendimento da rede.Esses percentuais, superiores ao mínimo de 30% previsto em lei, foram definidos em uma reunião de conciliação. O GHC é o maior complexo de saúde do RS, com 7.300 empregados. A greve ocasionará problemas terríveis para a população gaúcha.

. Na quinta-feira, será realizada uma nova assembleia dos cerca de 7 mil funcionários representados pela Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição — que inclui categorias como enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares, mas não inclui médicos ou odontólogos. A assembleia poderá suspender a paralisação enquanto as negociações transcorrem.

Sexta será a inauguração da mais nova loja âncora do Shopping Total

Será nesta sexta-feira, 9h30min, a inauguração da mais nova loja âncora do Shopping TOTAL, Porto Alegre, no caso a unidade das Lojas Pompéia. A loja fica ao lado da chaminé da Brahma.

PP gaúcho sonha em Beto Albuquerque para compor com Ana Amélia e Manuela

O PP do RS comemorou com discrição a saída do deputado Beto Albuquerque do governo estadual do PT.

. É que o Partido adoraria ter Beto Albuquerque na disputa de 2014 pela vaga ao Senado, tendo Ana Amélia como candidata a governadora e a deputada Manuela D’Ávila, PCdoB, na vice.

Ibsen só permanecerá no comando do PMDB do RS se obtiver consenso

Caso não haja consenso para reeleger Ibsen Pinheiro ou entronizar Germano Rigotto no cargo, a presidência do PMDB será disputada entre os deputados Alceu Moreira e Edson Brum.

. A convenção estadual foi agendada para o dia 15 de dezembro.

Prêmio Press 2012 será entregue dia 3

Será dia 3 de dezembro, 19h, a entrega do Prêmio Press 2012. O evento, o mais importante da área jornalística do RS, foi agendado para a Assembleia.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

ONG Contas Abertas diz que piorou transparência das contas públicas no governo Tarso Genro

Nesta terça-feira, a ONG Contas Abertas revelou que o Rio Grande do Sul está entre os três Estados brasileiros que mais perderam posições no índice de Transparência. O levantamento avalia o conteúdo, a frequência de atualização e a facilidade de uso dos portais de transparência orçamentária de todas as 27 unidades da Federação.

. Gil Branco, economista e fundador da ONG,  esclareceu que de certa forma, o RS, por ter tido um boa avaliação, de certa forma parou no tempo e realizou poucos.

- A secretaria estadual da Fazenda faz de tudo para escamotear seus dados. Sua resistência em abrir informações simples, até mesmo sobre o desempenho da receita, não é cobrada pela grande mídia, que adota um comportamento diametralmente oposto ao que costumava ter no governo Yeda Crusius. 

Cabo de Guerra terá sessões de autógrafo em Novo Hamburgo (quarta) e São Leopoldo (quinta)

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS
Cabo de Guerra

Novo Hamburgo
Quarta-feira, dia 21 de agosto, 18h30min  – CDL, Rua Domingos de Almeida 708

São Leopoldo
Quinta-feira, dia 22 de agosto, 18h30min – Livraria Central, rua Independência 324

O autor autografará seus livros. A ex-governadora Yeda Crusius estará presente aos dois atos. Cabo de Guerra está à venda na Livraria Flama, Novo Hamburgo. Em São Leopoldo, as vendas acontecem na Livraria Central. Pedidos são aceitos de todo o Brasil pelo e-mailpolibio.braga@uol.com.br  (R$ 75,00 o exemplar, sem custo de entrega).

CLIQUE na foto para ver melhor. São cenas da sessão de autógrafos do lançamento do livro, dia 7 de outubro, Sheraton, Porto Alegre

Jurista alemão desmascara tentativa da Folha de ajudar Zé Dirceu

Os grupos próximos a José Dirceu e não são poucos; como os demônios da Bíblia, são uma legião alardeiam que o jurista alemão Claus Roxin, um dos formuladores da  Teoria do Domínio do Fato, teria considerado que suas ideias foram mal aplicadas no julgamento do mensalão. E se chegou mesmo a noticiar que ele poderia ser contratado pela defesa de Dirceu. Pois é. O site Consultor Jurídico publica hoje um texto, de autoria de Luís Grego, Alaor Leite e Augusto de Assis todos alunos de Roxin  , que vai na contramão do que se andou noticiando por aqui. O texto, que fala em nome do jurista, contesta abertamente a edição que fez a Folha da entrevista por ele concedida. Leiam.

Roxin faz esclarecimento ao público sobre Mensalão do PT

É de conhecimento geral que o professor Claus Roxin esteve no Rio de Janeiro para receber um título de doutor honoris causa da Universidade Gama Filho e para participar do Seminário Internacional de Direito Penal e Criminologia ocorrido na Escola da Magistratura entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em convite formulado por intermédio do professor Juarez Tavares. Por ocasião dessa visita, alguns meios de comunicação pediram a concessão de entrevistas, o que foi feito de bom grado. Em nome do professor Roxin e a pedido dele, na condição de seus alunos, gostaríamos de repassar ao público brasileiro os esclarecimentos feitos pelo professor em relação a alguns fatos divulgados nos últimos dias. O professor manifesta, em primeiro lugar, o seu desgosto ao observar que a entrevista dada ao jornal Folha de São Paulo, concedida em 29 de outubro de 2012 e publicada em 11 de novembro de 2012, ocasionou grande repercussão, mas em sentido errôneo.

CLIQUE AQUI para ler todo o texto, que é bem longo. O arquivo é do site VideVersus, editado em porto Alegre pelo jornalista Vitor Vieira. O texto do material, contudo, é de Reinaldo Azevedo, Veja. 

Deputado do PP propõe reação popular contra decisão do governo de matar a Rodovia do Progresso

- O deputado João Fischer quer instalar a Frente parlamentar em Favor da RS 010, a Rodovia do Progresso, que o governo estadual quer enterrar sem realizar sequer velório. A rodovia tem o apoio de todos os prefeitos da Grande Porto Alegre, incluídos os prefeitos do PT. Os argumentos usados pelo Piratini são demagógicos, populistas, atrasados e reducionistas. Ao tentar recomeçar tudo da estaca zero, o governo condena milhões de gaúchos aos engarrafamentos e mortes na BR-116, prejudicando além disto o grosso da economia gaúcha que transita pela rodovia estrangulada, o que impõe perdas inacreditáveis para o Estado. 

O líder da Bancada do Partido Progressista na Assembleia Legislativa, deputado João Fischer – Fixinha, comparou, da tribuna do Legislativo gaúcho, na tarde desta terça-feira (20), a tentativa de sepultamento do projeto de construção da RS 010, a Rodovia do Progresso, ao prejuízo causado ao estado pela perda da Ford. “O que estamos testemunhando é um retrocesso, a volta a um passado sombrio para os gaúchos”, enfatizou.

Segundo o parlamentar, estudos revelados pela associação de municípios da região Metropolitana – Granpal, revelam que o prejuízo pela não construção da rodovia ultrapassa os R$ 800 milhões para os gaúchos, reféns diários de uma BR 116 congestionada e intransitável entre Ivoti, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Ao mesmo tempo em que a não construção traz prejuízos, estudos demonstram que com a nova estrada, municípios e estado teriam um acréscimo de R$ 150 milhões anuais na arrecadação, montante mais do que o dobro previsto de contrapartida para o Estado no modelo previsto inicialmente para construção, que seria a parceria público privada.

Fischer classifica o anúncio da contratação de um novo estudo e um novo projeto, feito pelo governo, como um factóide, par não assumir, de imediato, a posição de sepultar de vez a construção dessa estrada, tão importante para o Rio Grande do Sul. “Se existem dúvidas, como afirmam, em um projeto que levou dois anos para ser concluído, como querem agora resolver essas dúvidas em um projeto de três meses”, questiona.

Nos próximos dias deve ser instalada, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Favor da RS 010, uma proposta do deputado Fixinha e que leva a assinatura de 20 parlamentares, inclusive, da base do governo. “O que todos nós queremos é ver essa obra sendo executada”, afirma. Se tivesse sido posto em prática o cronograma inicial, ao final deste ano, a construção da rodovia já estaria chegando ao entroncamento com a RS 118, entre Esteio e Sapucaia do Sul.

P-63 já está a caminho do estaleiro da Quip em Rio Grande

Já está a caminho do superporto de Rio Grande, RS, a plataforma P-63 encomendada pela Petrobrás no porto de Dallan, China, e que receberá os módulos em construção no canteiro da Quip, onde já está em construção a P-58.

. Os principais módulos (de processo, compressão e injeção de água) foram construídos no canteiro da Quip em Rio Grande. A P-63 é o primeiro projeto de topside (módulos) completo de empresa nacional: projeto básico, projeto detalhado, construção e montagem até o comissionamento foram elaborados pela empresa. A P-63 será construída por uma joint-venture firmada entre Quip e BW Offshore. O prazo para a conclusão e entrega para a Petrobras é de 36 meses.

Governo gaúcho prepara-se para saques sem fundo no Caixa Único. Prefeitos apóiam política de terra arrasada nas finanças públlicas estaduais.

A bancada do PSDB na Assembléia do RS fez uma simples verificação nas contas públicas do RS e constatou o dado alarmante que vai a seguir:
- O governo estadual já sacou R$ 851 milhões do caixa único, contra apenas R$ 181 milhões em todo o ano de 2012.
. O que não sabe o PSDB é que o governo prepara-se para sacar mais R$ 800 milhões, tudo para pagar o 13º.

. É que a transferência de dinheiro de dois Fundos para o Caixa Único depende apenas da aprovação de projeto que está na Assembléia em regime de urgência. A oposição até que gostaria de votar contra, mas já percebeu que os termos usados pelo governo para a destinação dos recursos permitem que ele seja usado também para socorrer prefeitos endividados. E estes já começaram “pressões irresistíveis” sobre os deputados da oposição (a base aliada não precisa de pressão, porque ela vota qualquer coisa que Tarso mandar para a Assembleia).

. O governo atual devasta as finanças públicas do modo como nunca se viu neste Estado.

O caso da Rodovia do Progresso é outro caso petista de rolar o lero e prejudicar os interesses mais vitais do RS

Como o governador Tarso Genro prosseguiu adotando a técnica lulista de esconder a cara quando as notícias são ruins, seus dois mais fiéis escudeiros no Piratini, os secretários João Vitor e Carlos Pestana, trataram de explicar o inexplicável para admitir que o projeto da Rodovia do Progresso, ligando Porto Alegre a Sapiranga, 70 kms, R$ 800 milhões, não sairá.

. Numa linguagem típica de vereador inculto, o chefe da Casa Civil disse o seguinte:
- A gente chegou à conclusão que o interesse público não estava suficientemente claro para que a gente, enquanto gestor, dissesse que esse é o melhor modelo.

. O prefeito de Alvorada e presidente da Granpal, João Carlos Brum, PTB, foi mais conciso e mais preciso:
- A estrada não sairá porque eles não querem. O argumento dos preços não resiste a um só questionamento, porque preço é uma condição que dá para discutir durante a fase de discussão do projeto.

. A BR-116, no trecho Porto Alegre-Sapiranga, é um gargalo criminoso no sistema de transportes do RS, porque ali passa mais da metade da riqueza e a maior parte da população do Estado.

- O governo Tarso Genro e o PT não querem perder a vaquinha leiteira dos problemas insolúveis do RS, já que enquanto não resolvem nada, permanecerão no comando das discussões políticas, já que soluções extraem das mãos de políticos oportunistas a possibilidade de conduzir o caso para onde bem entenderem. É o que continuará acontecendo com a Rodovia do Progresso, porque a partir de agora o governo pedirá que o Daer faça o projeto, o que significa centenas de reuniões internas de governo, dezenas de audiências públcias nos municípios da Grande Porto Alegre, milhares de decisões do povo chamado para as Consultas Populares e debates intermináveis sobre a melhor maneira de refazer tudo o que já foi feito. É o governo Tarso Genro e o PT novamente rolando o lero e com isto prejudicando os interesses mais vitais do RS. 

CLIQUE nas fotos. A foto da esquerda é do secretário Carlos Pestana. 

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Vá conversar com Reinaldo Azevedo, hoje, 19h, na Livraria Cultura de Porto Alegre

Será esta noite, 19h, o encontro que o jornalista Reinaldo Azevedo agendou com seus leitores gaúchos na Livraria Cultura, Bourbon Country, Porto Alegre. Ele conversará com o público até as 20h e em seguida concederá autógrafos no seu livro O País dos Petralhas II.

. O jornalista assina um blog sobre análise política no site da revista Veja (www.veja.com.br) e se notabilizou nacionalmente pelas críticas ferozes que faz aos governos do PT e ao próprio Partido, identificados como pontas de lança das piores heranças fascio-comunistas que ainda sobrevivem em Países como Cuba e Coréia do Norte.

. A Livraria Cultura possui um pequeno auditório e é lá que ocorrerão a palestra e a sessão de autógrafos. Não é preciso agendar o ingresso, que é gratuito.

Polícia faz razzia em Taquari para buscar provas contra prefeito eleito e cassado do PT

A Polícia Civil do RS cumpriu nesta terça-feira de manhã,  mandados de busca e apreensão na prefeitura,  em duas secretarias, nas casas de dois vereadores e  de duas empresas de Taquari, buscando provas para acostar às investigações sobre corrupção eleitoral no município de Taquari.

. O prefeito atual é Ivo lautert, do PDT, que apoiou o candidato do PT, o Maneco do PT, que foi cassado pela Justiça Eleitoral depois de eleito.

. O delegado Fernando Stobbe investiga compra de votos, transporte irregular de eleitores, boca de urna e uso da máquina pública.

Restrições às exportações de sucata só beneficiam o grupo Gerdau

Vai ganhando corpo os protestos do comércio e das forjarias contra a intenção do governo Dilma Rousseff de sobretaxar vigorosamente as exportações de sucata.

. A medida beneficiará apenas o grupo Gerdau, que é o único comprador de sucata no Brasil, pagando preços vis pelo insumo.

. Da maneira como está formatado o mercado, chineses e europeus visitam o Brasil e pagam mais que dobro que a Gerdau paga,  levam a sucata a dar uma volta ao mundo e mandam para cá o aço pela metade do preço.

. Isto chama-se eficiência e competência

Jorge Gerdau quebra tradição na Federasul e se nega a falar com a imprensa

Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração da Gerdau e oráculo de Dilma Rousseff no governo do PT, quebrará uma velha tradição da Federasul nesta quarta-feira, antes da palestra que fará ao meio dia no Tá na Mesa.

. É que ele não receberá a imprensa para responder perguntas.

Sperotto receberá Mérito Legislativo nesta quarta, no Salão Negro da Câmara dos Deputados

O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, receberá a medalha do Mérito Legislativo nesta quarta-feira, no Salão Negro da Câmara dos Deputados, Brasília.

. A Farsul faz 85 anos em 2012. Ela é mais antiga do que a própria Confederação Nacional da Agricultura.

- A proposta para a cerimônia partiu do deputado gaúcho Jerônimo Gorgen, PP. 

TSE poderá vetar Tarcisio Zimermann nesta terça. Oposição poderá dividir-se em nova eleição.

A pré-agenda do TSE para esta terça-feira incluía o julgamento do recurso do prefeito Tarcisio Zimermann sobre a impugnação que sofreu em Novo Hamburgo.

. Apesar de impugnado, Tarcisio concorreu, venceu, mas não será diplomado caso o TSE não acolha seu recurso, o que é mais do que provável.

- A oposição já dá como certa a impugnação definitiva do prefeito do PT. Neste caso, ele não poderá candidatar-se novamente e seu candidato será o deputado  Luís Lauermann.  O nome mais forte do outro campo é Paulo Kopschina, PMDB, mas desta vez o PP parece disposto a dividir a oposição, lançando o deputado João Fischer, o Fischinha, o que seria fatal para os interesses dos adversários do PT. 

ENTREVISTA - Haverá disputa pelo comando do PMDB do RS

Eliseu Padilha, deputado Federal do PMDB do RS

Até o dia 15 de dezembro o PMDB do RS terá que eleger seu novo diretório, consequentemente seu novo presidente. Ibsen Pinheiro sairá do comando?
O que sei é que haverá disputa. O Ibsen terá que participar da eleição, caso tenha a intenção de permanecer na presidência.

Não haverá consenso ou adiamento da escolha?
Não vejo condição alguma para que isto ocorra – e nem acho bom. Partidos devem privilegiar eleições internas, da mesma forma que exigem eleições externas.

O senhor é candidato?
Não sou e nem tenho candidato.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Tarso enfrenta crise sem precedentes dentro do seu próprio governo

Ao sair atirando contra o diretor Geral do Daer, Francisco Thorman, seu subordinado, o secretário de Infraestrutura e logística, o socialista Beto Albuquerque, mergulha o governo Tarso Genro, PT, numa crise política sem precedentes.

. O que disse o secretário ao falar sobre as razões da demissão:
- Eu não tenho confiança alguma no diretor Geral do Daer, que não tem competência técnica para estar onde está.

. O episódio é parecido com o da demissão do então secretário da Segurança de Yeda, o deputado Enio Bacci, com a diferença de que desta vez a mídia local não reverberou o episódio de maneira escandalosa.

. Ao deixar o caldo entornar da maneira como entornou, o governador Tarso Genro demonstrou enorme inabilidade política e arrisca-se a perder o apoio do PSB. “Não perderá e indicaremos outro nome para a secretaria”, apressou-se o presidente do Partido, Caleb Oliveira. O que se coloca é o seguinte:
- Beto Albuquerque tinha virado rainha da Inglaterra na secretaria. Ele combinou porteira fechada quando desistiu de ser candidato ao governo e aceitou apoiar Tarso, mas o PT, com o apoio de Tarso, deixou-o sem o comando das jóias da coroa da sua pasta: Daer, CEEE, CRM, Sulgás, SPH e Porto de Rio Grande. Só a SPH, que não tem grande importância, ficou com ele. Em setembro do ano passado, ao perder Marcos Ledermann no Daer, Beto Albuquerque tentou emplacar Rui Dick e foi desmoralizado pelos seus colegas João Vitor e Carlos Pestana, que levaram a melhor com Francisco Thorman, um arquiteto ultrapetista, com quem o secretário nunca despachou e por quem sempre manifestou desprezo. 

. Até nos casos da importante ERS-418 e ERS-010, o secretário viu sua autoridade totalmente desrespeitada pelo Piratini.

- Beto Albuquerque encontrou um bom motivo para sair, já que o PSB quer vê-lo na liderança da bancada federal, ajudando a encorpar a candidatura do governador Eduardo Campos à presidência. 

Exportação de sucata: sobretaxas só beneficiam o grupo Gerdau

OPINIÃO DO LEITOR - Exportação de sucata.

Por trás disso tudo há uma melange:
As mercadorias que importamos vêm via marítima; como os navios que aqui chegam não têm o que levar – correm o risco de voltar vazios = prejuízo – dada a circunstância de que somos tupiniquins, não temos produtos acabados para exportar. O que ocorre, então: vão procurar matéria prima – sucata - para, reciclada, voltar para cá como barras de aço. Mandamos a matéria prima (cujos preços são feitos pelos importadores estrangeiros) e recebemos o mesmo material, porém industrializado e a preço menor que o da siderurgia brasileira.
Isto acontece na área rodoviária. Como São Paulo é o principal fornecedor de produtos industrializados para o restante do país e os demais estados são fornecedores que não têm o mesmo fluxo de transporte, o preço deste transporte daqui (ou de outros estados) é “X” e, quando os caminhões chegam lá – principalmente os TRA –Transporte Rodoviário Autônomo – disputam o transporte de volta a qualquer preço (30% de “X”) para não voltar “batendo lata” (vazios). Daí que, a rigor, os TRA fazem um transporte pelo valor do óleo diesel que gastarão, senão = prejuízo.
Ademais, nossa siderurgia, apesar de grande, não têm condições de absorver toda a sucata.


Fernando Schilling, Caxias do Sul, RS.

Suiça Ammann, líder mundial na sua área, anunciará, hoje, fábrica de R$ 22 milhões em Gravataí

O Grupo suíço Ammann, líder mundial na produção de usinas de asfalto e um dos maiores fabricantes de rolos compactadores em todo o mundo, anunciará nesta terça-feira a instalação de sua  fabrica de R$ 22 milhões em Gravatai. A unidade gaucha será a primeira da companhia na America Latina. Os investimentos na construção da unidade devem atingir cerca de € 9 milhões e gerar 40 novos empregos em sua primeira fase de instalação.

. O anúncio será feito pelo vice-presidente do grupo Ammann, Elmar Egli.

Atritado com o governo, prestigiado pelo PSB, Beto Albuquerque sai do secretariado de Tarso

Finalmente nesta segunda-feira de manhã, depois de ter emitido seguidos sinais de que sairia do governo, demtiu-se o secretário de Infraestrutura, Logística e Transportes, o deputado Beto Albuquerque. Beto vinha sendo atropelado desde o início do mandato de Tarso Genro por dois secretários do núcleo duro do Piratini, João Vitor e Carlos Pestana. No embate, ele perdeu o controle sobre o próprio Daer, cujo presidente sequer indicou. Obras como a vital ERS418 foram extraídas do seu comando. O ápice da disputa foi o anúncio, também ocorrido ontem, de desistência do projeto da Rodovia do Progresso, pelo menos nos termos colocados pela empreiteira que fez os estudos, a Odebrecht. O secretário nem compareceu ao ato.

. A explicação oficial para a saída de Beto Albuquerque é de que ele foi convocado para ser o líder do PSB na Câmara dos Deputados, o que também é verdade.

-  Tarso Genro tentou botar panos quentes nas diferenças dentro do seu secretariado, que já são comuns, porque quer o PSB na sucessão, com Beto como candidato ao Senado, liberando o cargo de vice, ocupado atualmente pelo opaco ex-prefeito de São Lourenço, também Beto, Beto Grill. Tarso quer a vice para outro tipo de negociação. Acontece que o PSB tem outros planos, porque no caso do governador Eduardo Campos sair candidato a presidente, o Partido exigirá que Beto dispute o Piratini para encorpar-lhe o palanque no RS. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/