MP recorrerá da decisão do juiz que livrou Lula de denúncia por ajuda ao banco do Mensalão, o BMG


ISSO NÃO PODE PASSAR EM BRANCO... O MENSALÃO PETISTA BENEFICIOU A CANDIDATURA DE LULA A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA !








A procuradora da República Luciana Loureiro informou na tarde desta terça-feira que recorrerá da decisão da Justiça Federal de Brasília que livrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de responder a uma ação de improbidade administrativa que o acusava de promoção pessoal e de benefício ao banco BMG, envolvido no escândalo do mensalão. A decisão judicial não entrou no mérito, mas apenas examinou uma tecnicalidade jurídica relativa ao tipo de ação ajuizada, porque o juiz entendeu que não cabia ação de improbidade, já que Lula não é mais presidente. A procuradora afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que insistirá na devolução de R$ 9,5 milhões de Lula e do ex-ministro da Previdência Amir Lando aos cofres públicos pelo envio de cartas a assegurados do INSS informando sobre a possibilidade de obtenção de empréstimos consignados a juros reduzidos.

. O envio das correspondências em setembro de 2004, no entender do Ministério Público Federal, favoreceu o BMG, único banco privado na ocasião que havia entrado no mercado de crédito consignado do País. A integrante do MP, contudo, ainda não decidiu qual caminho jurídico seguir. A procuradora deve, primeiro, apresentar um recurso contestando a decisão de extinguir a ação de improbidade sem análise do mérito. Se não prosperar esse recurso, a saída tende a ser a apresentação de uma ação civil específica de ressarcimento ao erário público. Na sentença desta segunda-feira, o juiz Paulo Cesar Lopes, da 13ª Vara Federal, deixa aberta essa última possibilidade de devolução do dinheiro. A única certeza, segundo a assessoria do MP, é que Luciana Loureiro tentará cobrar a verba do ex-presidente e do ex-ministro da Previdência. Ela tomará uma decisão no caso após receber os autos da Justiça Federal.

. Essa é a única ação contra Lula na Justiça que, indiretamente, o envolve no escândalo do mensalão. Em outubro, dirigentes da instituição foram condenados pela Justiça Federal mineira de, assim como integrantes da cúpula do Banco Rural no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, terem concedido empréstimos fraudulentos ao PT e ao empresário Marcos Valério que abasteceram o esquema de pagamento de propina a parlamentares no primeiro mandato do governo Lula.

- Em fevereiro, o jornal O Estado de S. Paulo revelou a defesa prévia que o ex-presidente havia apresentado na ação de improbidade. Na manifestação feita pela Advocacia-Geral da União, Lula argumentou que decisões do Tribunal de Contas da União o isentaram de envolvimento irregular no envio das correspondências, uma vez que apenas os agentes públicos responsáveis pela confecção e pelo envio das cartas foram multados.

6 comentários:

Luiz Vargas disse...

Este caso do cancero$o chefão e de seu ministro da previdência é só a ponta do iceberg.
Espero que venha à tona as falcatruas, os estelionatos e as apropriações indébitas praticadas por este banco em empréstimos consignados. Tudo isto praticado com a benção/conivência/indolência do Banco Central do Brasil, que recebe milhares de queixas a respeito deste assunto não toma providência alguma e se faz de morto.
Os atendentes do PROCON municipal tem se sujeitarem a esperar muitos minutos escutando musiquinhas para após serem obsequiados com um atendimento 171, num dos muitos telefones 0800 deste banco picareta. Os atendentes do banco do mensalão ainda exigem do pessoal do PROCON que seja fornecida uma senha de acesso para que eles façam o "favor" de prestar informações. O reclamado solicitando senha de acesso ao reclamante para fornecer Informações, estas, aliás, que não correspondem a realidade e são eivadas de inverdades e de falácias.
Até já estou começando a imaginar que "alguns certos PeTralha$" são os reais donos desta arapuca, que pega milhares de incautos servidores públicos e beneficiários da previdência social.

Daniel disse...

E porque vc nao fala da vigarice dos genericos, jornaleiro? Ou da vigarice da compra de votos pra aprovar a emenda da reeleicao do FHC? Ou da vigarice da privatizacao das Teles? Quem sabe da vigarice da venda da Vale por um punhado de reais? A funcao do jornaleiro, caro Polibio, é a que vc e a turma de asnos que escrevem em jornaloes, pais a fora, exercem. Mas imprensa, meu caro, tem outra funcao. E como vc esta careca de saber, jornaleiro, em 2014, de tanto vcs incomodarem o Lula, conhecido como "O Cara", ele concorrera a Presidencia do Pais. E ai, jornaleiro, nem o marido da Monica Aborteira, nem o socio do Marcola, do PCC, conhecido como Geraldo Gerente e nem o Aecio, conhecido como o Aspirador das Alterosas terao a menor chance, ne?

Anônimo disse...

O "GATO" MAIOR FICOU DE FORA?

JUSTIÇA "MUI AMIGA"

JUSTIÇA "MUI AMIGA"

QUE JUSTIÇA É ESTA?

QUE JUSTIÇA É ESTA?

DIRCEU APRONTOU O QUE APRONTOU E NA PRATICA SÓ UM ANO E POUCO PRESO EM PRISÃO CHEIA DE MORDOMIA...

ESTÃO COMEMORANDO,BEBEMORANDO,TÁ BARATINHO,O CRIME COMPENSOU, E COMO!

ESTÃO FESTEJANDO A BARBADINHA DA JUSTIÇA,SAIU BARATO O CRIME COMPENSOU!

UM PETRALHA PERGUNTOU AO GOVERNANTE PARAGUAIO:

- PORQUE O PARAGUAI TINHA MINISTÉRIO DA MARINHA SE NÃO TINHA MAR?

Ao que o paraguaio lhe respondeu:

-PELO MESMO MOTIVO QUE O BRASIL QUER MINISTÉRIO DA JUSTIÇA!

AGORA SABEMOS QUE O PARAGUAIO ESTAVA CHEIO DE RAZÃO COM A RESPOSTA BEM DADA!

Anônimo disse...

e agora tem mais esse patrocínio da Caixa ao Curintians...

onde esse sujeito enfia a mão, eh preciso sempre investigar...

um banco publico, que eh de TODOS, patrocinando um clube privado, e que justamente eh o time do ex-presidente....

Anônimo disse...

O ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), fixou nesta semana o prazo de 40 dias para que testemunhas do mensalão mineiro, que envolve políticos do PSDB, sejam ouvidas pela Justiça. As informações são da colunista Monica Bergamo


O valerioduto tucano foi um esquema de desvio de recursos públicos e financiamento irregular da campanha eleitoral do então governador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que tentava a reeleição em 1998 e perdeu.


Entre os intimados estão o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PSDB-PE), e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSB-CE), que até 1997 integrou a legenda.


É a última medida de Barbosa na ação penal que investiga o mensalão do PSDB.Ele assume amanhã a presidência do STF. Como o processo não está finalizado, deixará o caso, que passará a ser conduzido pelo magistrado que assumir seu gabinete.


O despacho foi assinado na segunda-feira, 19. Nele, Barbosa autoriza os juízes que devem tomar os depoimentos a "conduzirem coercitivamente as testemunhas" que faltarem às audiências.O ministro decidiu também incluir perguntas formuladas por ele aos depoentes.Barbosa questiona, por exemplo, se as testemunhas tinham conhecimento de que o empresário Marcos Valério pagava despesas de campanha de Eduardo Azeredo

Anônimo disse...

O cerco tá fechando!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/