TSE autoriza envio das Forças Armadas às eleições do Rio

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou na noite desta quinta-feira (14) o presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, a requisitar o envio da Força Nacional de Segurança ao Rio de Janeiro para acompanhar o processo eleitoral naquele estado. No entanto, o envio da segurança só poderá ser feito caso o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), solicitar o reforço.

. No mês passado, a Justiça Eleitoral recebeu a denúncia de que milicianos e traficantes de drogas estariam intimidando eleitores em comunidades carentes da capital fluminense. Sob ameaça de morte, os bandidos obrigariam esses cidadãos a votarem em determinados candidatos. Além disso, os outros candidatos e até mesmo jornalistas estariam sendo proibidos de entrar em comunidades do Rio de Janeiro.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no site Congresso em Foco.

Brasil chegará a 170 milhões de celulares até 2009

O Brasil atingirá de 170 milhões de celulares habilitados até o fim do ano que vem, chegando a marca de 87,3 terminais para cem habitantes. A estimativa foi produzida pela consultoria Tendências que prevê um crescimento de 21% no setor este ano e 16% para 2009.

. Os últimos dados da Anatel informam que atualmente existem 133 milhões de celulares habilitados, o que representa uma densidade de 69,5 terminais por cem habitantes.

. Para 2008, a consultoria revisou a projeção de crescimento de 15% para 21% "devido aos fortes resultados apresentados pelas novas habilitações no primeiro semestre". Até o fim deste ano, 146,4 milhões de linhas deverão estar em funcionamento, segundo a Tendências.

. O relatório da Tendências obtido com exclusividade pela Folha Online utilizou dados da ITU (União Internacional de Telecomunicações, na sigla em inglês) com informações de densidade de celular e PIB per capita para 2007 para várias nações. Os pesquisadores fizeram uma seleção de países para obter um parâmetro para deduzir as perspectivas para o Brasil. Foram utilizadas também as projeções de dois indicadores para o mercado nacional em 2008 e 2009.

Governo avisa que nota de Da Camino não apurou nada sobre casa de Yeda

O governo gaúcho avisou esta noite que a correta leitura da decisão do Ministério Público junto ao TCE, permite concluir que nada há de errado na compra da nova casa de Yeda Crusius.

LEIA a nota completa:

Manifestação sobre as representações feitas ao Ministério Público de Contas.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em atenção à necessidade de esclarecimento da opinião pública, face à manifestação do sr. Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, envolvendo questões de foro privado da sra. Governadora Yeda Crusius, afirma:

1. O fato importante sobre a manifestação do representante do Ministério Público de Contas está em que nenhuma dúvida existe quanto a legitimidade da transação. Disse ele, literalmente que: contabilmente, todos os dados conferem e que não se está apontando a transação ou qualquer aspecto da transação como irregular e, por fim, que não há qualquer documento que esteja sendo posto em xeque quanto a sua autenticidade pelo MPC.
Em outras palavras, os dados contábeis conferem, os documentos são hábeis e autênticos, e não há qualquer irregularidade na transação. Portanto, que não há dúvidas a serem solucionadas.

2. A questão como um todo já poderia ter sido extinta, não fosse o fato de ser esta a primeira vez, em que uma nova legislação no caso, a Lei 12.980/08, sancionada pela sra. Governadora Yeda Crusius, em 05/06/2008 está sendo aplicada. O próprio sr. da Camino, neste ponto, afirmou em entrevista que esta é uma questão inédita, e que este é o primeiro caso de aplicação desta lei. Não há, portanto, o que se estranhar da decisão, que apenas opina por pedir mais alguns esclarecimentos, em que pese nenhuma irregularidade tenha sido verificada. O problema está, apenas, no fato de que o tribunal ainda não regulamentou o procedimento, como afirmou o Procurador.

3. Neste episódio como um todo, em que a Governadora Yeda Crusius oferece diversos exemplos de transparência e respeito às instituições, o que se lamenta, é que, aquilo que deveria ser visto como uma virtude de transparência, termina sendo explorado politicamente.

Erik Camarano Secretário-Geral de Governo.
Porto Alegre, 14 de agosto de 2008.

PP ultima lista de nomes para cargos vagos no governo do RS

Só depois que voltar da Holanda, quinta-feira da semana que vem, Yeda anunciará o nome do ex-deputado Otomar Vivian para a vaga gaúcha na diretoria do BRDE.

. O PP, ao escolher Vivian, abriu o flanco no IPE, já que o ex-deputado é o atual presidente. O deputado Jerônimo Gorgen, presidente do PP, disse ao editor que quer manter a posição. O PP está fechando a lista de nomes com perfil político e técnico para várias vagas na administração estadual. O presidente Jernônimo Gorgen acha que novidades poderão sair nesta sexta-feira.

Zacchia segue firme na campanha de Fogaça

Muita gente estranhou o anúncio de que o deputado Luiz Fernando Zachia visitará o interior gaúcho nesta sexta-feira, para ajudar candidatos do PMDB.

. É que Zacchia é o coordenador da campanha de Fogaça em Porto Alegre.

. O deputado do PMDB não irá fazer campanha. Serão aparições vapt vupt. Uma delas será no lançamento da candidatura de Fernando Postal em Guaporé.

Programa de Governo de Fogaça sairá no dia 24

Será dia 24 a apresentação do Plano de Governo do prefeito José Fogaça.

Joni e Shanke debatem, sexta a noite, em Rio Pardo

As 19h, nesta sexta-feira, o editor desta página mediará o debate entre os candidatos a prefeito de Rio Pardo. Joni Lisboa da Rocha e Fernando Schanke, discutirão durante duas horas no salão de eventos do Hotel Recanto do imperador.

Base aliada dá o troco e cria comissão para investigar ONGs do MST

Estrá criada a Comissão de Representação Externa para analisar a utilização de recursos recebidos por organizações Não-Governamentais (ONGs) que tratam da reforma agrária e dos assentamentos rurais no Estado. O deputado Nélson Härter, do PMDB, será o coordenador da Comissão, que terá também como componentes os deputados Rossano Gonçalves (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB), Jerônimo Goergen (PP) e Aloísio Classmann (PTB).

. Härter estranha repasses da União, superiores a R$ 40 milhões nos últimos cinco anos. "Não queremos acusar ninguém, só esclarecer os fatos devidamente", disse. Todos os convênios, como para realização de cursos de qualificação de mão-de-obra para a Metade Sul, serão analisados e comparados com a respectiva prestação de contas.

Ultra, que já comprou a Ipiranga, agora asume o comando da Texaco

O grupo Ultra, que comprou com a Petrobrás e a Braskem todo o grupo Ipiranga, do RS, mas que do botim resolveu ficar apenas com os postos de combustível de todo o Sul e Sudeste, acaba de anunciar a compra da rede de distribuição de combustíveis da Texaco no Brasil. Clique na imagem ao lado para ler a carta enviada aos revendedores do grupo em todo o Brasil.

Ivo Rizzo lança nova grife. Chegou a Cazza.

Será com a grife Cazza que a construtora gaúcha Ivo Rizzo atenderá a partir de agora o mercado de consumidores com renda que vão de cinco a vinte salários mínimos. Por trás do negócio também está a Gafisa, em parceria com a Fit Residencial.

. O primeiro empreendimento da Cazza é o novo pólo comercial-cultural de Porto Alegre, na Avenida Campos Velho, próximo ao Barra Shopping Sul.

BarraShoppingSul abrirá neste domingo para convidados

Neste domingo os jornalistas, as 10h, e convidados, as 11h, farão uma visita guiada pelas obras do BarraShoppingSul, de Porto Alegre. Um jornalista da equipe desta página fará o roteiro.

. Os convidados serão recebidos pela entreteneur Fernanda Lima.

. O BarraShoppingSul quer abrir as portas para o distinto público no dia 31 de outubro.

Brasília sentou em cima da ampliação do Trensurb

Prossegue enterrada sob sete chaves a verba federal de R$ 26 milhões destinada a garantir as obras de ampliação do Trensurb para Novo Hamburgo.

. Os deputados Mendes Ribeiro Filho e Tarcisio Zimmerman foram ao bispo pedir o desbloqueio, mas só ouviram evasivas do ministro Múcio Monteiro.

Governos FHC e Lula foram imprudentes no caso de Uruguaiana

Os governos FHC e Lula se meteram numa tremenda trapalhada ao incentivar a instalação de mega-usinas a gás, inclusive em Uruguaina e Canoas, confiando no gás boliviano e no gás argentino.

. O Brasil, que já é bem irresponsável no cumprimento dos seus compromissos, foi surpreendcido por governos arrivistas e irresponsáveis, no caso os governos da Bolívia e da Argentina.

. E é o que se vê.

. A usina de Canoas, da Petrobrás, trocou o gás pelo óleo, e a AES Uruguaiana mingua à toa, até ser esquartejada e vendida para algum comprador africano.

Quem condenou a usina de Uruguaiana foi o governo federal

Esta conversa de que os argentinos romperam o acordo para fornecer gás para a usina AES Uruguaiana não está bem explicada.

. O deputado Frederico Antunes, que é de Uruguaiana, foi a Brasília reclamar.


. O que há sobre a usina é o seguinte:

1) quando se decidiu por Uruguaiana, sob as bênçãos da então secretária gaúcha de Minas e Energia, Dilma Roussef, o grupo americano AES fechou contrato privado com a distribuidora argentina de gás, garantindo suprimento estável para gerar 450 MW de energia, que até hoje é uma fábula de produção.

2) há três anos, já com Dilma no ministério de Minas e Energia, o governo brasileiro assinou acordo com o governo Kirchner, liberando os argentinos do compromisso privado.

. Esta é a história verdadeira de toda a trapalhada.

. No início deste ano, o governo brasileiro acertou a exportação de energia brasileira via Garabi, RS, com o compromisso argentino de pagar com gás o consumo, entregando-o depois do inverno para a AES Uruguaiana.

. É o que se sabe que agora a Argentina não fará.

Levar a P53 para batizar no Rio é retaliação política

Não é retaliação ao caso do ato público de assinatura do contrato com o Banco Mundial, a esperta proposta do governo federal de levar de Rio Grande para o Rio, o batismo da quilha da plataforma oceânica P53, que está pronta no RS à espera de um aceno de Brasília.

. A Petrobrás teria se rendido aos apelos políticos para não estender o tapete para a governadora Yeda Crusius, preferindo prestigiar o governador amigo, Sérgio Cabral.

. Se a história não é verdadeira, pelo menos foi bem contada.

Ministério Público pede que TCE fale sobre casa de Yeda.

O procurador Geraldo Da Camino, que representa o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, pediu investigações do próprio TCE sobre a denúncia feita por PV, PSoL e PT em relação à compra da casa da governadora Yeda Crusius. O procurador anunciou que encontrou pontos questionáveis nas informações prestadas por Yeda, não quis detalhar quais são eles sob a alegação de que precisa manter o sigilo no caso, e por isto considerou que o assunto continua em exame.

. A decisão do procurador foi salomônica. Ela não é contra e nem a favor de ninguém, antes pelo contrário.

CLIQUE AQUI para ler a nota de Da Camino.

Saiba por que é uma baixaria essa discussão sobre o ato do contrato com o Banco Mundial

A discussão histérica sobre o contrato de US$ 1,1 bilhão que o governo gaúcho assinará com o Banco Mundial, que o jornal Zero Hora chama impropriamente de “guerra de holofotes”, não passa de uma baixaria sem tamanho do governo do PT.

. Dilma e os deputados do PT querem o bebê japonês no colo.

. O negócio inteligente, inédito, que o governo gaúcho fechou com o BIRD, é obra exclusivamente sua. Se alguém mais, além de Yeda e Aod, mereceriam estar a bordo do evento reagendado para o dia 1º de setembro no Piratini, seriam sem sombra de dúvidas o ex-governador Germano Rigotto e o ex-secretário Brum Torres.

. Pouco importa se o governo gaúcho ganhará pouco com a repactuação de parte da dívida pública, porque o que salta aos olhos é a circunstância de que esta é a primeira vez que o governo estadual consegue mexer nos termos do pagamento do que deve. Abriu a porteira.

. As histéricas reclamações sobre falta de tato e de convite para o ato de assinatura do contrato, são uma baixaria inacreditavelmente inaceitável para os padrões políticos que se imaginava ainda existirem no RS.

. O editor desta página foi atrás de exemplos que justificassem as queixas e reclamações, buscando para isto o caso de Minas Gerais, onde nesta quarta-feira foi assinado também com o Banco Mundial um contrato de valor quase igual ao do RS. Pelo telefone, a assessoria da secretária do Planejamento, Renata Vilhena, que foi quem cuidou do caso, confirmou o financiamento de US$ 976 milhões. O ato solene ocorreu no Palácio das Alterosas.

. O leitor pode imaginar quem representou o governo federal na solenidade presidida pelo governador Aécio Neves ? Ninguém. A razão é simples: o governo federal não tem nada a ver com este tipo de contrato, a não ser a concessão de aval, depois de aprovado o pedido pelo Senado Federal. No caso do RS, até as pedras das ruas sabem como foi difícil conseguir este simples aval, porque está na lembrança de todos a vigília feita no Senado pelo sr. Pedro Simon. Sem a vigília, até agora o governo Lula estaria enrolando os gaúchos.

Tarso, pós puxão de orelha de Lula, discutirá Pronasci nesta sexta na Assembléia

Foi confirmada a presença do ministro Tarso Genro na reunião sobre o Pronasci, que sairá nesta sexta-feira na Assembléia. Será a primeira aparição pública de Tarso no RS, desde que levou puxão de orelha de Lula sobre sua boquirotice no caso da anistia.

. No Rio Grande do Sul, o programa está sendo implantado em dez cidades - Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Guaíba. Até 2012, o governo Lula quer investir R$ 6,7 bilhões no programa, através de 90 ações.

. Ninguém do governo estadual – responsável constitucional pela área de segurança pública - foi convidado pelos petistas que convocaram a reunião para as 14h

Zachia fará breves incursões para apoiar aliados do interior

Muita gente estranhou o anúncio de que o deputado Luiz Fernando Zachia visitará o interior gaúcho nesta sexta-feira para ajudar candidatos do PMDB. A assessoria do deputado avisou que são compromissos muito curtos.

. É que Zacchia é o coordenador da campanha de Fogaça em Porto Alegre. A movimentação causou estranheza.

. O deputado do PMDB não irá fazer campanha. Serão aparições vapt vupt. Uma delas será no lançamento da candidatura de Fernando Postal em Guaporé.

BRDE só terá novo diretor gaúcho depois que Yeda regressar da Holanda

Só depois que voltar da Holanda, quinta-feira da semana que vem, Yeda anunciará o nome do ex-deputado Otomar Vivian para a vaga gaúcha na diretoria do BRDE.

Dantas se cala diante do juiz De Sanctis

O banqueiro Daniel Dantas, o ex-presidente da Brasil Telecom Participações Humberto Braz e o professor universitário Hugo Chicaroni não quiseram se pronunciar nesta quinta-feira (14) diante do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal. A informação é da assessoria de imprensa da Justiça Federal.

. Dantas, Braz e Chicaroni são réus em processo que os acusa de tentar subornar um delegado da Polícia Federal. Nesta quinta, serão tomados os depoimentos das testemunhas de acusação contra eles, mas os três reús estão na audiência e puderam se manifestar antes de iniciar o depoimento dos delegados.

. Segundo a assessoria, após os réus se absterem de falar, começaram a ser ouvidas as testemunhas. O primeiro a ser interrogado foi o delegado Victor Hugo Rodrigues Alves, alvo do suposto suborno, por volta de 11h30.

. O próximo a ser ouvido deverá ser o delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha e prendeu Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta por crimes financeiros. Por último, depõe o escrivão da PF Amadeu Ranieri.

. As informações são do site G1.

Bovespa em alta de 1,20%; dólar é vendido a R$ 1,620

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, ganha 1,20%, para os 55.230 pontos. O giro financeiro é de R$ 1,80 bilhão.

. Já o dólar comercial é negociado a R$ 1,620 na venda, em alta de 0,30%. A taxa de risco-país marca 234 pontos, número 2,63% superior à pontuação final de ontem.

Aécio diz que governo Lula “gasta demais e gasta mal”

Clipping/ Jornal do Brasil

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), candidato potencial à sucessão do presidente Lula, partiu para o ataque e acusou nesta quarta-feira (13) o atual governo de descontrole de gastos, o que, em sua opinião, será uma “herança perversa” para o próximo presidente.

. Aécio buscou inverter o mote utilizado pelo governo Lula de que precisou lidar com uma 'herança maldita' na economia deixada pelos oito anos de governo tucano do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

. O governador afirmou que o governo de Lula despreza as boas práticas de gestão e que o descontrole de gastos com a estrutura do Estado será um problema para quem assumir a presidência após as eleições de 2010.

- Lamentavelmente, um dos problemas maiores que vejo no plano federal é um absoluto desprezo à boa prática da gestão pública - disse Aécio, em entrevista após assinatura de convênio do governo mineiro com o Banco Mundial (Bird) para empréstimo de US$ 976 milhões.

- O governo gasta demais e gasta mal. Muitos deles (gastos públicos) são incomprimíveis no futuro, sem que isso se transforme efetivamente em melhoria da qualidade do serviço público - afirmou.

GM recebe licença ambiental e já pode construir nova fábrica em Joinville

A General Motors já pode começar a construir a unidade de motores em Joinville (SC). O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, entregou, ontem, ao vice-presidente da GM no Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, a Licença Ambiental de Instalação (LAI), emitida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma).

. Pinheiro Neto afirma que o processo de licitação para a execução da terraplenagem do terreno encerra este mês e que as obras devem começar no decorrer de setembro. "Temos pressa, queremos iniciar a produção no final de 2009, no máximo no início de 2010", diz. Segundo ele, os motores são um gargalo na produção. O investimento na nova fábrica será de R$ 350 milhões e a produção será de 120 mil motores e 80 mil cabeçotes por ano.

. Os motores serão destinados a fábrica de Gravataí (RS) e para Rosário, na Argentina, para os modelos Montana, Prisma e Corsa.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no jornal Gazeta Mercantil.

IBGE: varejo tem maior alta semestral da séria histórica

As vendas do comércio varejista nacional avançaram 1,3% em junho no confronto com o mês antecedente, quando tiveram alta de 1% (número revisto). Perante junho do ano passado, o acréscimo foi de 8,2%.

. No primeiro semestre de 2008, as vendas aumentaram 10,6%, a maior taxa desde 2001. Em 12 meses, a elevação correspondeu a 10,1%.

. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Álcool nos postos passará a se chamar etanol

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) decidiu que o álcool combustível terá sua nomenclatura alterada. Nas próximas semanas, a autarquia determinará que postos e demais revendedores utilizem nas bombas o termo etanol.

. O pleito é da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que alega que o novo bordão da campanha da Lei Seca "álcool e direção não combinam", confunde a cabeça do consumidor e pode prejudicar as vendas do combustível,

. O balanço de combustíveis da agência mostra que as exportações de álcool cresceram 27,2% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período em 2007. Silva ressaltou que esse fato não prejudicou o abastecimento do mercado interno, e tampouco o preço do produto, que caiu 12,1% no período, nos postos de combustíveis.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/