Os amigos gaúchos dos bandidos das Farc abrem o jogo

Pelo menos três gaúchos constam da lista dos melhores amigos que possuem as Farc no RS, segundo o que publicou a revista colombiana Cambio, que é propriedade do jornal El Tiempo, de Bogotá. O site www.polibiobraga.com.br postou a reportagem (leia a seguir, no link) nesta quinta-feira a noite. São eles: Selvino Heck e Marco Aurélio Garcia, ambos com assento ao lado do gabinete de Lula, e o desembargador Rui Portanova.

. Marco Aurélio e Selvino não confirmaram a amizade.

. As Farc querem acabar com o estado democrático de direito e a economia de mercado, ou seja, com as liberdades públicas.

. Os jornais brasileiros fartaram-se com o assunto nas suas edições desta sexta-feira.

. No RS, o jornal Zero Hora com certeza produziu a melhor cobertura do caso, com preciosas duas páginas de reportagens e entrevistas, altamente reveladoras do grau de profundidade a que chegaram as relações políticas e pessoais dos bandoleiros narcoguerrilheiros das Farc. Este grupo criminoso que seqüestra, assassina, tortura, rouba e expropria sob o manto de que procura apenas implantar o comunismo na Colômbia, tem mais amigos e aliados do que devia no RS. Um dos líderes do bando, o sr. Hugo Ramirez, chegou a ser recebido pelo então governador Olívio Dutra no Palácio Piratini.

. O material mais desalentador, impressionante e escandaloso sobre a repercussão do caso foi com certeza a entrevista inaceitável do desembargador Rui Portanova, na qual conta detalhes das suas relações com os guerrilheiros das Farc. É de fazer anti-história. O desembargador chega a usar linguagem escatológica para contar como é amigo e aliado das Farc.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem de Cambio, com toda a lista dos amigos dos bandoleiros narcoguerrilheiros das Farc.
CLIQUE AQUI para ler a inacreditável entrevista do desembargador Rui Portanova.

NOTÍCIA DE SEXTA-FEIRA A NOITE
DO SITE DO JORNAL EL TIEMPO
SOBRE DESMENTIDOS DO GOVERNO BRASILEIRO

El jefe de gabinete del presidente brasileño aseguró que tanto él como el resto del Gobierno de ese país tienen "relación cero" con el grupo guerrillero.
Reiteró que "la posición brasileña es clarísima contra los secuestros y todos los métodos" de las Farc.
En su edición de esta semana, Cambio* señaló que correos del PC del extinto alias 'Raúl Reyes' revelaban nexos con hasta cinco ministros brasileños.
El secretario de Asuntos Internacionales, Marco Aurelio García, por su parte, dijo desde Paraguay, donde está en misión oficial, que "hubo un cierto intento de aproximación" de las Farc con el gobierno brasileño, pero dijo que "fue rechazado".Cambio basa su informe en 85 correos electrónicos con fechas entre febrero de 1999 y febrero del 2008. Además de los ministros son mecionados un procurador general, un asesor especial del Presidente, un viceministro, cinco diputados, un concejal y un juez superior. El canciller colombiano Jaime Bermúdez no negó la existencia de los correos, pero dijo que son las autoridades de ese país las que deben iniciar las investigaciones del caso.
*Cambio es propiedad de Casa Editorial El TIEMPO
.

Camarano confirmado para a secretaria Geral de Governo do RS

Além de Mateus Bandeira, que foi anunciado como novo secretário do Planejamento do governo do RS, outro nome que saiu da caixa de surpresas da governadora Yeda Crusius foi o do economista Erik Camarano (foto), nomeado para a secretaria Geral. Yeda procura um novo secretário da Ciência e Tecnologia, a mulher do prefeito de Pelotas, Leila Fetter, foi sondada, mas nada foi definido até agora para o cargo.

. O economista Erik Camarano irá para a secretaria Geral de governo, no lugar de Mercedes Rodrigues, já indicada publicamente para a nova secretaria que tratará da transparência do setor público do RS. Mercedes há mais de uma semana trablha na montagem da nova pasta. Em agosto, a Assembléia criará oficialmente a secretaria.

. Mateus Bandeira e Erick Camarano são dois excepcionais economistas com sólida formação no exterior e bastante experiência política, embora não sejam políticos. Bandeira assessorou lideranças importantes do PTe do PMDB, inclusive o senador Aloísio Mercadante, em Brasília, e Camarano foi destacado dirigente da agência de desenvolvimento Pólo RS e, mais tarde, do programa Agenda 2020.

Bandeira é o novo secretário do Planejamento do RS

O novo secretário do Planejamento do RS é Mateus Bandeira, diretor de Despesa da secretaria da Fazenda.

80% das vendas de imóveis de Gramado ocorrem com pessoas de fora

Gramado, objeto de desejo de dez entre dez gaúchos que buscam algum local para fazer o lazer durante o ano inteiro, tem uma população fixa de 35 mil habitantes, mas sua população flutuante (famílias que têm casa local para ocupação de lazer e turismo) já pulou para 20 mil e durante o ano recebe algo como 2 milhões de turistas. O trânsito da cidade começou a ficar pesado. Gramado fica a uma hora e meia de Porto Alegre, por boas estradas asfaltadas.

. O editor desta página tomou café da manhã com o presidente da Associação Gramadense de Arquitetos, Engenheiros e Incorporadores, a Agacei, Luiz Américo Bertolucci Guimarães, que estava acompanhado pelo dono da 3G Guimarães, Luiz Guimarães, a maior de Gramado, e do supervisor de Marketing da Auxiliadora Predial, Luiz Maffini. A Auxiliadora Predial inaugurou duas lojas na cidade, no final da semana passada.

. A conversa toda foi para esclarecer o que acontece no mercado imobiliário da cidade. Os números oficiais da Agacei são de que existem 1.400 imóveis a venda em Gramado. “Queremos reduzir este número para mil, o que sustentaria um bom ponto de equilíbrio”, informou Luiz Guimarães. Ele avisou que isto não demorará muito, porque são vendidos 800 imóveis por ano na cidade, 80% dos quais para compradores de outras localidades. Os preços não despencaram, segundo o corretor. No ano passado, teriam subido 6,8% na média.

. Gramado tem funcionado como a terceira opção das famílias (a sua própria cidade, a praia e Gramado), mas a Agacei tem dados que comprovam que muita gente passou a abrir mão da praia para subir a Serra. O que diz Luiz Guimarães: “No ano passado, pela primeira vez, fizemos negócio com casa da praia de entrada”.


Site:
www.guimaraesgramado.com.br
E-mail: luizamerico@guimaraesgramado.com.br

Procon de Porto Alegre passa a atender 24h por dia on line

Desde esta sexta-feira, por ordem do prefeito José Fogaça, o Procon de Porto Alegre atenderá em tempo real, on line, através do endereço a seguir:

http://bancodeimagens.procempa.com.br/default.php?c=procon&di=2008-08-01&df=

Ação entre amigos desgasta o BRDE

O BRDE virou a casa da mãe Joana desde que Paraná, Santa Catarina e RS resolveram lotear o mando do banco entre os diretores.

. Em vez de cumprir mandato cheio de quatro anos, como em qualquer empresa, no BRDE cada diretor cumpre nove meses no cargo de presidente e passa o bastão para o vizinho, contentando todo mundo. Isto chama-se anti-governança corporativa.

. Uma zorra.

. Por menos do que isto, em 1988, o BRDE quebrou.

Yeda exigiu nomes técnicos para o BRDE. Saiba quem são os candidatos do PP.

Responde a um desejo da governadora Yeda Crusius a decisão do PP de indicar um técnico ou um político com perfil técnico para a diretoria do BRDE.

. Nesta quinta-feira, o editor soube que o nome mais forte é de Gilmar Tietbohl, ex-superintendente do Senar e secretário substituto da Agricultura. Correm por fora Ottomar Vivien e Cleber Benvegnu.

Saiba quem ganhou e quem perdeu dinheiro em julho

A inflação medida pelo IGP-M da Fundação Getúlio Vargas fechou em 1,76% em julho. É um número muito alto.

A inflação nesses níveis recordes para os últimos anos, representou perdas para todos os que fizeram investimentos e aplicações em julho. O ranking foi o seguinte: Fundos RF, 1,01%; Fundos DI, 0,84%; CDB, acima de 100 mil, 0,75%; Poupança, 0,69%; Fundos DI, 0,67%; CDB, 0,62%; ouro, menos 1,06%; dólar comercial, menos 2,19%; dólar paralelo, mernos 3,83%; Bolsa, menos 8,48%.

CLIQUE a seguir para examinar a evolução do IGP-M da Fundação Getúlio Vargas e checar a disparada:
http://farm4.static.flickr.com/3184/2721562783_05f92ee35c_o.jpghttp://farm4.static.flickr.com/3212/2722387812_df3f306272_o.jpg

Becker reclama dos ataques pessoais nas eleições do Cremers

Começou nesta sexta-feira a eleição para a nova diretoria do Cremers. Votarão 30 mil médicos.

. O médico Marco Becker é candidato à reeleição. Contra eles apresentaram-se duas chapas, uma liderada por Martinho Silva e outra por Luiz Pereira.

. No dia 7 ocorrerá a votação em Porto Alegre (45% do eleitorado).

. Os médicos gaúchos travam uma batalha constrangedora, porque a oposição resolveu reduzir o discurso para níveis baixíssimos. O tom foi tão ofensivo que o presidente do Cremers viu-se obrigado a postar matéria paga para reclamar.

Saiba como Fogaça, Rosário e Manuela definiram-se no debate da Band RS

Até as pedras da rua sabem que debates eleitorais não decidem eleição, a não ser que gerem fatos realmente dramáticos (Collor x Lula, Covas x Maluf e Nixon x Kennedy), mas o duelo desta quinta-feira a noite na Band TV,de Porto Alegre, serviu pelo menos para revelar que posições procuram os candidatos no espectro eleitoral. O jornalista Oziris Marins conduziu a discussão com discrição.

. José Fogaça, o líder das pesquisas, está mais agressivo em relação à ameaça mais próxima, no caso a petista Maria do Rosário. O prefeito fez bem em voltar atrás da sua decisão de não ir a debates.

. Maria do Rosário não quis saber de defender os 16 anos dos governos do PT em Porto Alegre e preferiu bater em Manoela D’Ávila. Aliás, Rosário desembarcou na Band RS sem cardeais do PT, o que é significativo.

. Manuela D’Ávila definiu melhor sua preferência pelo centro ideológico, que é por onde pretende roubar votos dos demais candidatos.


.Luciana Genro chamou mais a atenção pelo novo visual. Ela resolveu fazer chapinha nos cabelos encaracolados, que perderam os caracóis.

Grupo alemão investe R$ 50 mi em usina de casca de arroz em São Borja

Vai a R$ 50 milhões o investimento total para a instalação da segunda usina termelétrica movida com a queima da casca de arroz instalada no RS, desta vez em São Borja. O grupo alemão MPC, que vai tocar a usina a partir de agosto e quer vê-la funcionando dentro de um ano, tem interesse também em implementar usinas iguais em São Sepé e Dom Pedrito. O problema dos dois municípios é garantir suprimento de 100 mil toneladas/ano de casca de arroz num raio de 60 quilômetros, coisa que São Borja já fez.

. O grupo MPC comprou os projetos das usinas e parte dos equipamentos que já estavam em poder do banco alemão KfW, o mesmo que financiou o programa desenvolvido em Porto Alegre pela Hamburgo, envolvida nos avais falsos da CGTEE. Prejudicado no negócio, o banco conseguiu segurar os projetos e parte dos equipamentos que já tinham sido comprados, vendendo tudo para o MPC.


. Para apresentar as obras, esteve nesta sexta-feira em São Borja o diretor da MPC Bioenergia do Brasil, Johann Albert Ramcke, do grupo MPC – Münchmeyer Petersen Real Estate Consulting GnbH, maior fundo privado da Alemanha termelétrica

. A usina gerará 12,3 MW.

. No RS, estão instaladas outras usinas de casca-de-arroz: a primeira termoelétrica que aproveita a casca de arroz como combustível no Brasil, foi instalada na filial de São Gabriel (RS) da Arrozeira Urbano, em 1996, e tem capacidade para gerar 2.200 MW de energia. A Camil Alimentos, em Itaqui (RS), inaugurou em 2001 a sua termoelétrica abastecida com a casca do produto. A usina tem capacidade para gerar até 4,5 MW de energia em condições máximas de operação.A Usina da Caal ( Alegrete) deverá gerar 3,8 MW..

. O RS é o disparado o maior produtor de arroz do Brasil e não sabia o que fazer com a casca decorrente do beneficiamento.


Oposição treme de pavor: Dilma está descendo para apoiar Rosário.

A oposição já treme de pavor diante do desembarque, hoje, da ministra Dilma Roussef em Porto Alegre, Caxias e Santa Maria. A oposição está desnorteada, porque não sabe o que fazer diante do enorme prestígio eleitoral da ministra.

. O temor é de que a czarina do Palácio do Planalto desestabilize o pleito eleitoral deste ano no RS. Prova disto é a lotação já esgotada para o almoço de arrecadação previsto para o dia 23 com Dilma, a R$ 1 mil por cabeça.

. Dilma vem defender as cores de Maria do Rosário, Pepe Vargas e Paulo Pimenta.

CLIQUE AQUI para saber o que Dilma precisaria aprender antes de subir num palanque.

Saiba mais sobre a cadeia produtiva da atividade de base florestal no RS

OPINIÃO DOS LEITORES

Florestamento: celulose de álcool

1) Cabe lembrar que reflorestamentos provocam mudanças microclimáticas devido ao aumento da evapotranspiração das árvores e, consequentemente aumentam a umidade relativa nestas áreas, auxiliando no regime de chuvas que deverá ser maior principalmente nesta região semi-árida da metade Sul. Este sistema permite maior retenção e infiltração da água da chuva nas áreas reflorestadas. Já em campos abertos a perda é muito grande, gerando deficit contínuo de água na época do verão. Além disso os mananciais hidricos serão abastecidos pela maior infiltração de água no lençol freático, porque a mata ciliar será recomposta pelas empresas com vegetação nativa, vegetação essa destruida pelo 300 anos de exploração dessa região com criação de gado.

2) Além de celulose e madeira, descortina-se um novo mercado para estas regiões com reflorestamentos que é a produção de álcool obtido da celulose, que é a novo filão que os países nórdicos (Finlândia, Dinamarca e Suécia) investirão para prover a Europa deste biocombustível. O álcool de celulose é visto como o grande salto tecnológico dos biocombustíveis para o futuro. Assim a longo prazo também poderão ser implantados nestas regiões usinas de produção de álcool de celulose. Esta é uma área que o Sedai deve garimpar no mercado internacional em busca de investimento neste sistema de produção de alcool. Eng. Agr. João Luiz Reichert, Passo Fundo, RS


Florestamento: óleo para indútria química e de alimentos


Também sou contra o uso de banhados para a agricultura, que, aliás, são areas de preservação. Nem só de eucalipto se fazem reflorestamentos. Porém, existem cerca de 600 espécies do genero, que são plantadas desde o nivel do mar até a 2000 m de altitude, sendo que algumas não toleram solos encharcados e preferem solos magros e/ou pedregosos pois o excesso de umidade provoca doenças nestas espécies. Do óleo extraido das folhas, grande parte é exportada, para ser usada na indústria farmaceutica, quimica e alimentícia.Airton Horst, Ijuí, RS.

Proliferação de caturritas

O Brasil é mesmo azarado. O eucalipto, planta originária dos desertos da Austrália, depois que aqui chegou, virou um "bebedor de água, sem limites". Querem saber a verdade? Pesquisem em Itaqui e Uruguaiana, que possuem mais de 1,5 milhão de pés plantados, há mais de 90 anos, quais foram os prejuizos que eles lá causaram. Talvez o único, foi da proliferação de caturritas, o que deve agradar demais os "ecológicos"... Paulo Tietê, Porto Alegre, RS.

Campos de boi

Diga ao ao teu leitor José Elt de Estrela que até três após a implantação do reflorestamento poderá ser cultivado feijão e outras culturas até que a sombra impedirá o crescimento. E lembrá-lo que a maioria destas áreas são de campo da metade Sul e que não produzem trigo, feijão, batata, arroz porque são áreas semi-áridas. Muito das áreas com vegetação nativa foram eliminadas pelos 300 anos de exploração com gado bovino. Mário Castro, Santa Maria, RS.

CLIPPING: A Vendetta.

"Publiquei um texto reclamando da TIM, que tentava me empurrar um telefone celular que eu não havia pedido. Era janeiro de 2008 e descrevi o calvário que foi ligar para o callcenter da empresa. Em resposta recebi centenas de e-mails de pessoas contando casos parecidos. E também de gente que trabalhou em operadoras e em callcenters, descrevendo a rotina horrível de trabalho dos operadores de telemarketing.Pensei em preparar um dossiê e mandar para o presidente da TIM, mas depois refleti melhor. Pra quê ?"

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo de Luciano Pires.

Corretor da casa de Yeda fala pela primeira vez: "Veja mentiu"

O corretor que vendeu a nova casa da governadora Yeda Crusius, Marcelo Albert, chamou uma coletiva de imprensa para esta manhã, pouco antes do meio dia, durante a qual avisou que a revista Veja mentiu na reportagem que publicou esta semana sobre o negócio. Ele falou pela primeira vez para os jornalistas:

- Eu intermediei o negócio com o engenheiro Borsatto por R$ 1 milhão, eu baixei mais adiante o preço para R$ 850 mil porque o negócio não saía com ele e nem com ninguém, e eu vendi a casa para a governadora por R$ 750 mil.

. O corretor é dono da Albert Imóveis, localizada na elegante avenida Nilo Peçanha, de Porto Alegre. Ele falou com jornalistas do Estadão, Zero Hora, Correio do Povo e Rádio Web. Queixou-se da ausência do repórter de Veja.

. As negociações com o engenheiro Borsatto ocorreram em agosto do ano retrasado, mas não foram adiante porque o vendedor, o também engenheiro Eduardo Laranja, que foi dono da Self Engenharia, não aceitou vender por R$ 150 mil a vista e o restante em papéis e imóveis. O corretor Marcelo Albert mostrou anúncios dos classificados do jornal Zero Hora, nos quais o imóvel foi ofertado por R$ 1 milhão até novembro. Nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, a casa teve o preço rebaixado para R$ 850 mil, porque segundo a imobiliária o vendedor estava com pressa de fazer dinheiro e não havia comprador. Ele explicou como Yeda entrou no negócio:

- Em novembro ela nos procurou porque queria imóvel na região, mas estava disposta a comprar imóvel de até R$ 600 mil ou R$ 650 mil. Acabou fazendo negócio por insistência nossa, porque sabíamos que o vendedor precisava logo de dinheiro vivo. O contrato saiu aqui e ela pagou a entrada com cheques do Banco do Brasil, no valor total de R$ 550 mil. Quando alguém tem esse dinheiro a vista, faz bons negócios.

. O jornal Zero Hora quis saber se o ex-secretário Delson Martini havia encaminhado o negócio da casa, mas Marcelo Albert negou repetidas vezes que ele fosse o intermediário da operação:

- Quem assistiu toda a operação para a governadora foi o dr. Ricardo Ferraz.

Lula assina decreto concedendo mordomias inimagináveis... para Lula


OPINIÃO DO LEITOR

Se você acha que pagar um salário a ex-governador, e somente isto, é um benefício intolerável no Rio Grande do Sul, preste atenção a este decreto do presidente Lula, que lhe asseguras mordomias inimagináveis para quando ele estiver aposentado, fora do governo.

. O que diria o PT se o decreto tivesse sido assinado por FHC em seu próprio benefício ?

Clique no endereço a seguir para conferir o decreto na íntegra:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6381.htm
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/