Rebelião acaba na Rússia. Exército mercenário Wagner faz acordo e busca refúgio na Bielorrússia.

Tão repentinamente quanto havia começado, a rebelião de Wagner acabou. 

Agora está claro o que Yevgeny Prigozhin, o comandante dos mercenários, poderia ter conseguido com isso: o Kremlin deixa seus mercenários escaparem impunes - e o deixa ir para a Bielorrússia.

Os mercenários queriam derrubar a cúpula militar de Moscou.

A informação é de agora, da revista alemã Der Spiegel.

CLIQUE AQUI para ler mais (use o translator para traduzir).

Conheça mais sobre as ações do governo dos EUA contra Bolsonaro

Engorda conta de pix para ajudar pagamento das multas judiciais contra Bolsonaro

As redes sociais bolsonaristas iniciaram uma campanha para pedir doações por Pix ao ex-presidente para pagamento de multas judiciais. Entre os parlamentares que pediram dinheiro estão os deputados Nikolas Ferreira, Mario Frias, Gustavo Gayer e André Fernandes. “O presidente está recebendo diversas MULTAS em processos absurdos por todo o país, qualquer valor já ajuda!”, dizem as publicações.

Ex-integrantes do governo como Gilson Machado e Fabio Wajngarten também participaram da campanha para arrecadar dinheiro.

Nesta sexta, Nikolas Ferreira pediu que seus seguidores contribuam “com qualquer valor para que Bolsonaro pague essas multas e não sofra nenhuma retaliação por parte do Poder Judiciário.

Gilmar Mendes leva meio mundo oficial para Lisboa. Saiba do que se trata e quem vai.

O ministro tem negócios privados e ficou rico com eles. CLIQUE AQUI para saber como ele ficou tão rico. A reportagem é da revista eletrônica Crusoé.

Nove ministros de Lula participam do evento de Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Brasília, ralizará evento no Instituto Brasiliense de Direito Público, que é seu, em Portugal. A programação começa segunda-feira 26 e termina na quarta-feira 28.

A cerimônia “11º Fórum Jurídico de Lisboa” terá a presença de membros do governo Lula, do recém-aprovado para o STF, Cristiano Zanin e 3 futuros colegas, 5 governadores....

CLIQUE AQUI para saber mais.

Dica do editor - Dia 30, 9h, vá conhecer melhor o cérebro. Na PUC de Porto Alegre. É de graça.

Será dia 30 a palestra Conversando sobre o Cérebro, tudo a cargo dos pesquisadores Lucas Shilling e Eduardo Zimmer. Na pauta, mistérios do órgão e doenças neurodegenerativas. Será as 17h, no auditório do Instituto do Cérebro, PUC, Porto Alegre, avenida Ipiranga 66,90, prédio 63, aberto ao público.

Coronel Jean Lawand pede ao STF para ficarf calado na CPMI, terça-feira, 9h

O coronel da ativa Jean Lawand Júnior prestará depoimento na terça-feira, dia 27, 9h, na CPMI do 8 de Janeiro.

Lawand Júnior ficou conhecido depois que a PF quebrou o sigilo das conversações que o coronel Mauro Cid manteve via seu celular, quando defendeu a aplicação de medias corretivas de caráter institucional.

O coronel foi convocado e terá que comparecer e falar. Seus advogados alegam que ele não pode ser ouvido como testemunha, já que é investigado. Neste caso, o habeas pede que ele possa ficar quieto quando inquerido sobre questões que possam incriminá-lo.

CLIQUE AQUI para sabe como foram as conversas entre os dois coronéis.

Secretário da Saúde de Duque de Caxias confessa que fraudou dados de vacinação de Bolsonaro e de Laura

O site G1, Rede Globo, confirmou que o secretário de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha, admitiu que utilizou a senha de uma enfermeira para excluir do sistema do Ministério da Saúde os dados falsos sobre a vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua filha, Laura.

Os dados haviam sido incluídos por ele mesmo, diante da pressão da Defensoria Pública para melhorar a taxa de cobertura vacinal durante a pandemia. 

Na prática, a confusão descrita pela defesa de Brecha, ao pedir a revogação da sua prisão (ele está preso desde 3 de maio), inocenta do coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro, preso sob a acusação de fraudar os cartões de vacinação do ex-presidente e de sua filha.

Recomendado - Aproveite este sábado para aluguar por temporada este belo apartamento de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.

Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Dica do editor - No combate às drogas, prefeitura de Porto Alegre promoverá, amanhã, Caminhada pela Vida. Saiba como será.

 A Prefeitura de Porto Alegre promove neste domingo, 25, a Caminhada pela Vida, no Parque Farroupilha (Redenção). A programação ocorre das 9h às 15h e inclui atrações culturais, atividades lúdicas e educativas. A abertura está prevista para 11h, e a concentração para início do trajeto será às 12h30, no Monumento ao Expedicionário.

O evento é alusivo ao Dia Internacional de Combate às Drogas, lembrado em 26 de junho, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Avião de Putin sai de Moscou. Moscovitas lotam aeroportos para fugir. Wagner interrompe avanço sobre Moscou.

Segundo o jornal alemão Der Spiegel, voos de Moscou para Tbilisi, na Geórgia, Astana, no Cazaquistão, e Istambul, na Turquia, não estão mais disponíveis. Diz a revista, também: "Apesar disto, agora há pouco houve uma virada dramática na tentativa de golpe do exército privado de Wagner: de acordo com uma mensagem de áudio de Yevgeny Prigozhin (foto ao lado), as tropas que estavam a caminho de Moscou estão voltando. Isso deve "evitar derramamento de sangue". CLIQUE AQUI para saber muito mais sobre a guerra civil, em tempo real.

As redes sociais informam que um dos aviões do presidente da Rússia, Vladimir Putin, decolou neste sábado da capital, Moscou, em direção ao norte do país, próximo a São Petersburgo, a cerca de 700 km de distância. 

As informações foram confirmadas pelo site Flightradar24h, que disponibiliza informações em tempo real de voos oficiais ao redor do mundo. Segundo a plataforma, o avião decolou de Moscou às 8h16 (horário de Brasília) e depois sumiu do radar. 

As redes sociais falam em fuga de Putin, mas isto não foi confirmado por ninguém crível e nem parece perto da verdade.

Brasil também assina nota da OEA contra a ditadura comunista da Nicarágua

 O Brasil assinou, ontem, uma resolução da OEA (Organização dos Estados Americanos) com críticas ao regime da Nicarágua. 

O documento recebeu o aval dos países integrantes da entidade durante o encerramento da 53ª Assembleia Geral, realizada em Washington D.C, nos Estados Unidos. 

Em comunicado, a OEA afirmou que a resolução pede para a Nicarágua “cessar as violações dos direitos humanos, libertar os prisioneiros políticos e respeitar a liberdade religiosa e a liberdade de expressão, bem como o Estado de Direito".

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota.

Recomendado - Conheça a agenda desta semana do Bier Markt, Porto Alegre. Vá, hoje.

CLIQUE em cima da imagem ao lado para ampliar e ler melhor.

Você pode reservar para happy hour da empresa, dos colegas de escritório, mas também para festas de aniversário e de casamento.

Whats 993882401 / 993887265.

Você pode mandar sua mensagem de reserva a qualquer hora do dia.
.

1o lugar no gênero, Veja Porto Alegre.

Cardápio no site
www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497

Moinhos de Vento. - Porto Alegre

Dica da leitora Solany Vergara, Nova Zelândia - Rastro da Maldade, Netflix

Rastro de Maldade (Bone Tomahawk, 2015). Direção: S. Craig Zahler. No Velho Oeste, um xerife e sua equipe de resgate enfrentam uma tribo de canibais que sequestrou pessoas da cidade.

PL de Porto Alegre repele candidatura própria e apoia Sebastião Melo

Apesar do desejo do presidente estadual do PL para que o Partido tenha candidato próprio em Porto Alegre, a maioria do diretório municipal não quer saber disto.

O próprio presidente do PL da Capital, Rodrigo Lorenzoni, já anunciou apoio à reeleição do prefeito Sebastião Melo.

Veja como foi a fala de Bolsonaro, ontem, na Assembleia do RS

Este material é da Folha Política.

CNI mostra que construção civil está empregando mais no Brasil. Conheça os números.

Foto de Fernando Frazão, Agência Brasil.

Dados da pesquisa Sondagem da Indústria da Construção, divulgada nesta sexta-feira  pela Confederação Nacional da Indústria, CNI, mostram que a indústria da construção civil aumentou sua capacidade operacional e está empregando mais no Brasil.

De acordo com o levantamento, o índice de evolução do nível de número de empregados da construção ficou em 50,7 pontos em maio de 2023. O resultado é melhor do que o registrado em maio de 2022 (48,9 pontos) e em abril de 2023 (50 pontos).

“A alta chama mais atenção por estar acima da média histórica para o período. Maio é um mês de queda no emprego, com média de 45,1 pontos”, informou a CNI. Segundo a entidade, dados acima da linha divisória de 50 pontos indicam crescimento do emprego; e abaixo sugerem queda.

Dica do editor - Sala do Empreendedor de Porto Alegre passa a atender também por WhatsApp. Saiba o número e conheça os serviços oferecidos.

 Para acelerar os atendimentos que chegam via Central de Atendimento ao Cidadão 156, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre incluiu os serviços da Sala do Empreendedor no Whatsapp. É necessário adicionar o número (51) 3433-0156 na agenda do celular e iniciar a conversa pelo aplicativo. Serviços como alvarás, instruções para a instalação de parklets, programa de microcrédito, certidões e legislações estão no 156. O uso do WhatsApp possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fechamento de buraco de rua, entre outros. 

Bolsonaro acha que são consistentes denúncias do Financial Times

 Quase nenhum político, autoridade brasileira ou americana, jornalista ou mídia tradicional ou não, atrevem-se a falar sobre as denúncias do Financial Times (leia várias notas, mais abaixo) sobre interferência do governo dos Estados Unidos no processo eleitoral brasileiro, visando atacar Bolsonaro.

Em Porto Alegre, Bolsonaro evitou o assunto, até porque os jornalistas evitaram perguntas.

Ao jornal Folha, o ex-presidente disse que considera prováveis as denúncias:

- Matéria [do Financial Times] bastante consistente, acredito que tenha fundamento. [A reportagem cita] inclusive alguns militares e alguns civis, autoridades obviamente, que contribuíram —a palavra mais certa seria interferiram— com ações por ocasião das eleições não favoráveis a mim.

Mais não disse.

Bolsonaro teria feito um acordo com os americanos para não resistir depois do pleito e conseguir abrigo nos Estados Unidos.

Lula da Silva volta de nova viagem inútil. Ele já passou mais de um mês fora do Brasil.

 Lula da Silva volta hoje ao Brasil, tudo depois de uma semana de visita à Europa.

Esta foi a 7a. viagem internacional dele.

Em menos de seis meses de governo, Lula da Silva passou mais de um mês fora do Brasil.

Foram 31 dias de turismo acidental pelo mundo - junto com Janja.

Ministro que quebra a economia será candidato a presidente da Argentina

 Nesta sexta-feira, o bloco que apoia o governo anunciou que o atual ministro da Economia, Sergio Massa, vai ser o candidato a presidente pela frente.

Massa quebrou a economia da Argentina, que enfrenta inflação de 104% anualizada.

Senador Magno Malta visita presas políticas e volta revoltado da Papuda

 Este material é da Folha Política. As presas políticas estão presas preventivamente por ordem de Moraes. Fazem 5 meses e não há prazo para que sejam libertadas.

Professor do Instituto Federal Farroupilha, Santa Maria, é condenado a 9 anos de cadeia por importunação sexual

A 2ª Vara Federal de Santa Maria condenou a 9 anos de cadeia um ex-professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) por importunação sexual a cinco alunas.

Ele já havia sido demitido.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o servidor que atuava nas aulas práticas do curso técnico em Agropecuária narrando que as estudantes compareceram à delegacia e registraram ocorrência. Segundo os relatos, o homem passava a mão no corpo e nas nádegas de meninas, fazia gestos obscenos, abraçava e esfregava seu corpo no delas. Além disso, as olhava quando trocavam de roupas no banheiro.

A defesa do servidor afirmou que nenhuma das condutas poderia ser considerada ato libidinoso e sustentou que não foi provado que a finalidade dos atos seria sua satisfação sexual.


PL confirma que Bolsonaro poderá ser candidato a vereador pelo Rio

O PL confirmou que Bolsonaro poderá mesmo ser candidato a vereador pelo Rio de Janeiro, ano que vem.

O filho do ex-presidente, Carlos, já é vereador.

O presidente, que esteve dois dias em Porto Alegre, disse na Assembleia que pretende mesmo se candidatar em 2024, mas que seu objetivo é boltar ao Planalto em 2028.

Acusada de corrupção pela PGR, Gleisei Hoffmann vai se livrando no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira, maioria de 7 dos 10 votos para rejeitar denúncia apresentada pela PGR contra a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o ex-ministro Paulo Bernardo.O processo envolve denúncia apresentada em 2017 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a cúpula do PT. Na ocasião, Gleisi e Paulo Bernardo foram acusados de receber R$ 1 milhão oriundo das operações do doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da Operação Lava Jato.

Em março, sob novo governo lulopetista, a PGR mandou dizer ao STF que não se interessa mais pela ação.

Neste sábado, RS terá tempo instável e temperatura de verão

RS, 9h - Porto Alegre e Gramdo, 18o/ Anta Gorda, 17o/ Xangfri-Lá e Uruguaiana, 19o.

A MetSul projeta temperaturas altas entre este sábado (24) e terça-feira (27), com a passagem de uma massa de ar quente. 

Para este sábado é previsto sol entre nuvens e pequenos volumes de chuva em alguns pontos, em especial no Sul gaúcho. 

Em Porto Alegre, a temperatura mínima no sábado foi de 16°C e a máxima irá a 26°C.

Dica do editor - Governo lulopetista volta a recomendar uso de máscaras

Nota técnica do ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais, pessoas que apresentem fatores de risco para covid-19 e casos suspeitos ou confirmados da doença. A recomendação maior é para imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades em situações como locais fechados e não ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde. Além do uso de máscaras faciais, o ministério classifica como importantes medidas não farmacológicas que incluem o distanciamento físico, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão, a limpeza e desinfecção de ambientes e o isolamento de casos suspeitos ou confirmados. O ministério ainda não falou em lockdowns.

Prefeito Melo decreta situação de emergência. Medida visa agilizar resolução dos maus efeitos do ciclone.

Foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 23, decreto de situação de emergência nível 1 na Capital. A medida autoriza ação imediata da gestão municipal no combate aos danos causados por desastres, como o ciclone extratropical que atingiu a cidade nos dias 15 e 16 de junho. Dois projetos de lei (PL) para fortalecer a ação da Defesa Civil também foram protocolados na Câmara Municipal.

CLIQUE AQUI para compreender as razões do decreto e o inteiro teor dos dois projetos.

Saiba como é e como atua o grupo militar privado Wagner

A foto é de Olga Maltseva, AFP. É da entrada dos escritórios do Wagner em São Petersburgo.

A empresa militar privada russa Grupo Wagner tem sido um importante braço das tropas da Rússia durante a guerra na Ucrânia. Apesar do grande número de baixas no conflito, suas fileiras não param de se multiplicar. Na prática, trata-se de uma corporação de recrutamento de mercenários para atuar em ações militares no exterior. 

O Grupo Wagner vem atuando há oito anos na Síria e em países da África, mas foi a guerra na Ucrânia que trouxe à luz a controversa atuação da empresa e, principalmente, do seu chefe, o empresário Yevgueni Prigozhin, que tem obtido uma presença cada vez maior na vida política da Rússia.

CLIQUE AQUI para ler esta reportagem da BBC Brasil.

Mercenários do Grupo Wagner tomam duas cidades russas. Putin manda Exército atacá-los. Motim ocorre em plena guerra com a Ucrânia.

Ontem a noite, Putin mandou reforçar a segurança de Moscou.

Desde ontem a noite o editor acompanha pelas redes sociais e pela mídia tradicional, as informações de que  o presidente da Rússia, Vladimir Putin, classifica a rebelião de membros do Grupo Wagner como "facada nas costas". Ele prometeu punir quem trair as Forças Armadas. Prigozhin, o líder do Grupo Wagner, quer depor o próprio Ministro de Defesa da Rússia que mandou atacar acampamentos da organização e prometeu retaliação. O Grupo Wagner obedecia ordem direta de Putin e é mal visto pelos militares.

Putin já tinha falado ontem sobre a rebelião, mas esta manhã fez um pronunciamento à nação.

CLIQUE AQUI para saber mais.
CLIQUE AQUI para examinar reportagem da Agência Brasil de hoje. O editor leu e recomenda.



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/