Dica do editor - Sono tranquilo. Profissionais de saúde e policiais federais participam de evento sobre o tema


Estão abertas as inscrições para a II Jornada do Laboratório do Sono, promovido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Com o tema "O sono nos tempos modernos", o evento é destinado a profissionais de Saúde e policiais Federais. Será realizado em 13 de março, no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque (Rua Ramiro Barcelos, 2350).

CLIQUE AQUI para obter mais informações e fazer a inscrição.

Residência jurídica na PGM e remanejo de professores se iniciam amanhã em Porto Alegre


O prefeito sanciona amanhã as leis que criam o Programa de Residência Jurídica, no âmbito da Procuradoria-Geral, e o Programa de Residência Técnico Superior, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.  Serão 120 vagas, 60 na área jurídica e 60 para cursos de nível superior distribuídas nas áreas de Engenharia (21), Arquitetura (17), Administração (13), Contabilidade (6), Biologia (2) e Economia (1). 

A Secretaria Municipal de Educação abre nesta terça-feira o processo de remanejo para 2020. Servidores e integrantes da carreira do magistério que desejam se transferir de escola e atuar em outra instituição, devem realizar o pedido via formulário on-line, até o dia 4 de fevereiro. 


Companhia gaúcha que distribui gás abre edital para projetos culturais


A Sulgás, Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de patrocínios  para projetos culturais e esportivos aprovados nas leis Federal de incentivo à Cultura, Lei do Audiovisual e Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Também são aceitos projetos sociais de entidades cadastradas e habilitadas nos Fundos Municipais ou Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Municipais, Estadual e Nacional do Idoso.

Apenas projetos na área de concessão da Sulgás serão contemplados. As inscrições são gratuitas e o cadastro de proponentes deve ocorrer até o dia 6 fevereiro. 

CLIQUE AQUI e acesse todas as informações.

Espanha: ventos fortes, nevascas e baixas temperaturas causam mortes durante tempestade


Com mais de 30 províncias em alerta, Valência ainda sofre nesta segunda-feira os impactos da tempestade Glória que assolou o país. Na província central de Ávila, um homem de 63 anos morreu em casa depois de ser atingido por telhas levantadas por rajadas de vento.

O clima frio foi causou a morte de uma sem-teto de 54 anos, perto de Valência, afirmou uma autoridade à Reuters.

A tempestade também forçou o fechamento do aeroporto de Alicante, que cancelou quase 200 voos. A agência meteorológica espanhola relatou ventos de até 115 km por hora e ondas de oito metros na província de Valência. Pelo menos 120 localidades suspenderam aulas e centenas de quilômetros de estradas foram interditados por segurança.


Aumenta o número de municípios gaúchos em situação de emergência

Subiu para 74 o número de cidades que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul por causa da seca.

Nesta segunda-feira foi a vez de Tapera assinar o decreto. Todos os casos em razão da estiagem, que assola o estado desde o ano passado. 

O primeiro município a decretar situação de emergência foi Chuvisca, em dezembro de 2019. 

De acordo com Defesa Civil Estadual, foram distribuídos reservatórios móveis às comunidades mais afetadas. No total, 22 cidades já foram beneficiadas com o empréstimo 34 unidades com capacidade de 4,5 mil litros. Além dos municípios que decretaram situação de emergência, restam 15 locais que apenas fizeram registro no sistema integrado de informações.

Arrastão na avenida Paulista resulta em cinco bandidos presos

A Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco pessoas após um arrastão na Avenida Paulista, enquanto pessoas de bem passeavam. Foi neste domingo. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, que não soube precisar quantas pessoas estiveram envolvidas no crime, houve roubo e furto de celulare e objetos pessoais. 

Os órgãos de Segurança não souberam precisar a quantidade de pessoas envolvidas na ação, mas os frequentadores relataram tumulto no momento em que roubos ocorreram. Nas redes sociais, depoimentos sobre a "multidão correndo". A região é visada para esse tipo de crime, por concentrar muitas pessoas aos domingos, dias em que a avenida fica aberta exclusivamente aos pedestres e ciclistas. facilitando a ação da bandidagem infiltrada em meio às famílias e frequentadores.

Entenda como Lula "salvou" a rede Globo. Foram R$ 6,2 bilhões entre 2003 e 2015

Automóveis: a partir do dia 31 as novas placas serão obrigatórias

Começa a valer no final deste mês a obrigatoriedade de uso da placa Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende à resolução do Conselho Nacional de Trânsito, editada em julho do ano passado. 

Desde a decisão pela adoção da placa, a implantação do registro foi adiada seis vezes. Anunciado em 2014, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais a implantação foi adiada para 2017, depois adiada novamente para que os órgãos estaduais pudessem se adaptar e credenciar fabricantes.

As placas já são utilizadas na Argentina e Uruguai, e devem começar a valer no Paraguai e Venezuela. É a previsão, vamos ver na prática como se comportam os países, porque nem todos estão aprovando a novidade, que pode dificultar a identificação imediata de carros suspeitos, segundo especialistas em segurança.

Dos 26 Estados brasileiros, aderiram Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Porto Alegre: termina a novela dos agentes de saúde e combate às endemias

Parece que chega ao fim, se não houver novas demandas judiciais e impedimentos, o imbróglio da criação dos cargos públicos para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. 
As vagas serão preenchidas por meio de processo seletivo promovido pela Prefeitura. 

Os servidores terão vínculo estatutário, significa que cumprirão estágio probatório e serão efetivados no funcionalismo, caso aprovados ao término do período. A solenidade de lançamento ocorre amanhã à tarde no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito e secretários. 

Aprovado por aclamação na Câmara Municipal, o projeto garante a continuidade de serviços de saúde, após decisão de inconstitucionalidade da lei municipal 11.062, de 6 de abril de 2011, que criou o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família.

Regina Duarte aceita convite de Bolsonaro e assumirá a secretaria nacional da Cultura

A atriz Regina Duarte acaba de aceitar o cargo de secretária nacional da Cultura.

Ela acertou tudo com Bolsonaro e começará a trabalhar amanhã mesmo.

Queda de plataforma resulta em dez mortos na Etiópia. Tragédia aconteceu hoje.

Até o momento, dez pessoas morreram e mais de cem estão feridas, devido à queda de uma plataforma de madeira, de onde assistiam à festa da Epifania ortodoxa na cidade de Gondar, no Norte do país africano. O número pode aumentar nos próximos boletins oficiais.

O incidente ocorreu à tarde, por volta das 14h no horário local de Brasília, durante a festa etíope da Epifania, Timkat, tombada pello Patrimônio Cultural da Unesco desde o ano passado.

Mais cedo, o responsável pela segurança do evento em Gondar, Tesfa Mekonnen, confirmou a contagem inicial de apenas três mortos e 100 feridos, cinco em estado grave. O festival é um dos eventos mais importantes para os ortodoxos da Etiópia, que representam em torno de 40% da população, algo em torno de 110 milhões de habitantes.

Espíritos de porco: turistas que excretaram em área sagrada de Machu Picchu são defenestrados do Peru

O setor migratório na província de Cusco proibiu, terminantemente, o retorno do grupo de turistas, levados à fronteira entre Peru e Bolívia, flagrados depredando o patrimônio histórico da humanidade. Foram deportados de volta aos países de origem.

Os seis detidos entraram ilegalmente numa área restrita do Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu, o Templo do Sol. Eles estão proibidos de entrar no Peru por 15 anos.

O templo foi construído faz seis séculos, segundo estimativas, mas pode ser mais antigo, erguido com blocos de granito para o culto ao deus Sol, maior divindade Inca. De acordo com autoridades peruanas, os turistas fizeram cocô na área e depredaram o patrimônio. São turistas argentinos, uma francesa, um chileno e, claro, também dois brasileiros que vamos nominar aqui: Cristiano da Silva Ribeiro, 30 anos, e Magdalena Abril de 20 anos.

Prefeitura da Capital apresenta terça-feira o balanço financeiro 2019

Os principais números das receitas e despesas, e o trabalho realizado pela prefeitura, devem ser apresentados em resumo, amanhã, pelo prefeito e o secretário municipal da Fazenda. A partir das 9h30min, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10)

Flanelinhas com os dias contados em Porto Alegre

A prefeitura da Capital começou a recrudescer o tratamento dedicado aos guardadores de carro que atuaram de forma livre e impune ao longo de décadas. 

É bem verdade que os honestos irão pagar pelos espertalhões e aproveitadores, achacadores.

Não vai ser fácil, porque a Guarda Municipal é quem vai precisar correr atrás desses que se tornaram ilegais, e também dos que já eram ilegais e atuavam de forma predatória. 

Os proprietários de carros estão sendo estimulados a denunciar o local onde essas pessoas ainda insistem em permanecer, e até os veículos da grande imprensa fizeram ampla cobertura do primeiro dia em que a municipalidade saiu às ruas de forma efetiva para fazer valer a nova lei, e o direito que as pessoas têm em sair às ruas e não serem humilhadas por achaques exorbitantes, insinuações constrangedoras, ameaças ao patrimônio, em alguns casos também à integridade física do contribuinte e seus familiares. 

Vamos acompanha isso de perto e ver no que dará. E se as ações terão continuidade e serão efetivas

Eleições 2020 - Vannazi, atual prefeito, PT, sai como candidato mais forte em São Leopoldo, RS

Ameaçado por processos judiciais, Vannazi poderá ser reeleito. Ele faz uma gestão bem razoável, bem superior à ruinosa gestão anterior tucana.

O PT ainda depende de diversos processos judiciar para dizer se o lulopetista Vanazzi virá a reeleição. Caso seja impedido, sua vice, Paulete Souto (PCdoB) deverá ser a candidata. Há possibilidade de aliança com o PDT.

Os outros pré-candidatos:

- Professor Nado trocou para o Cidadania buscando concorrer a prefeitura. 
- Giacomini já colocou o seu nome a disposição e agrada alguns políticos de oposição. 
- Buz que se licenciou da vereança para trabalhar no governo Bolsonaro, segue sendo o candidato à direita da cidade. 
- Ary Moura é um eterno pré-candidato ao executivo. Ele diz que desta vez, vai, mas poderá se compor com o PT, até mesmo encabeçando a coligação, caso Vannazi fique fora.
-  Arthur Schmidt ganhou força como oposição a este governo, vem montando um bloco forte para concorrer no próximo ano e ganhou bastante densidade com as eleições de 2018.

Arthur Schmidt (MDB)
Ary Moura (PDT)
Ary Vanazzi (PT)
Claudio Giacomini (PSDB)
Delegado Eleomar ou Marcelo Buz (DEM)
Professor Nado (Cidadania

Dica do editor - Lula conta para Oliver Stone como se amancebou e salvou a Rede Globo

Porto Alegre: ano passado, mais de 9,4 mil pessoas foram efetivadas após encaminhamento do Sine

Em parceria com o Ministério da Cidadania, houve cursos de qualificação e oficinas preparatórias ao mercado de trabalho. O serviço gratuito também dedica atenção às pessoas que moram nas ruas, atualmente são quatro mil, segundo estimativa da própria prefeitura. 

As cinco profissões com mais oferta de vagas foram no setor de serviços. A prefeitura da Capital divulgou nesta segunda-feira o balanço do ano de 2019. 

Ao todo, mais de 83 mil pessoas foram atendidas, com 47 mil encaminhamentos e 9.424 trabalhadores contratados. O órgão foi responsável pela capacitação de 1.131 trabalhadores. O Sine Municipal também atende de forma descentralizada, levando gratuitamente os mesmos serviços aos moradores da periferia. 

Oportunidade de negócios: imóveis do estado vão a leilão nesta semana

Alienar imóveis do Estado sem utilização é o objetivo da primeira concorrência de 2020, promovida pela Central de Licitações do Estado (Celic). O evento acontece amanhã, para bens na Capital e interior.

Os cinco lotes somam avaliação mínima de R$ 1,55 milhão, cujas propostas serão conhecidas a partir das 10h.  

Um terreno com mais de 761 metros quadrados, no município de São Pedro do Sul, tem a maior avaliação inicial: R$ 472 mil. Os demais lotes estão em Nova Roma do Sul (área rural na Linha Nova Treviso), Porto Alegre (rua Dr. Gastão Rhodes, 312), Santa Maria (rua Dr. Victor Menna Barreto, 312) e Canguçu (rua Silveira Martins, 18).

Além da venda de imóveis, a Agenda Celic inclui hoje o pregão eletrônico para compra de veículos destinado à Polícia Civil). Ainda estão programadas concorrências para concessão dos serviços das estações rodoviárias nas cidades de Bom Jesus, Nova Bassano e Minas do Leão.

CLIQUE AQUI e confirma as licitações agendadas até sexta-feira.

Bolsonaro viaja ao Rio para se encontrar com atriz Regina Duarte

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã desta segunda-feira ao Rio de Janeiro, onde deve se encontrar com a atriz Regina Duarte, convidada por ele para assumir a gestão da cultura no governo federal. Bolsonaro estuda recriar o Ministério da Cultura para acolher a atriz.

A leitura no governo é que o nome dela é poderoso demais para ocupar apenas uma secretaria, status atual da pasta, que é subordinada ao ministério do Turismo.

Chineses pretendem acabar com o plástico descartável em até cinco anos

O governo chinês anunciou a medida para combater a poluição. O país é o maior fabricante mundial do produto e tem um projeto ousado. Querem erradicar os plásticos nas maiores cidades até o fim deste ano. 

As embalagens devem ser totalmente banidas nos próximos anos. 

A Comissão e Desenvolvimento e Reforma da China, junto com o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, anunciou que a produção e o uso em grande quantidade serão eliminados em todo o país até 2025. Até o fim deste ano, o uso de canudinhos, utensílios de plástico usados em restaurantes e envelopes para envio de encomendas serão eliminados. Os mercados que vendem produtos frescos estão isentos da proibição até 2025. Até o fim desse prazo, os hotéis terão de deixar de fornecer itens de plástico.

Entre 1992 e 2016, a China recebeu cerca de 106 milhões de toneladas de resíduos de plástico, o que representa metade das importações mundiais do produto.

Prefeitura paga 13º salário dos servidores nesta segunda-feira

A Secretaria da Fazenda de Porto Alegre deve depositar, ao longo desta segunda-feira, em cota única, o 13º salário dos servidores que optaram por não antecipar o valor referente à gratificação junto aos bancos.

Os valores serão acrescidos de correção monetária.

Bolsonaro ironiza levantamento sobre ataques contra jornalistas

O presidente Jair Bolsonaro fez publicações em suas redes sociais nesse domingo (19) ironizando o levantamento da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) que mostrou que ele foi o autor de 58% dos ataques contra veículos de comunicação e jornalistas no Brasil em 2019.

"Pegaram o QI médio da galera da imprensa. Deu 58", escreveu ele para um apoiador que comentou em sua postagem. O presidente publicou uma imagem com o título da reportagem feita pelo UOL sobre o levantamento, acompanhada de risadas.

"- KKKKKKKKKKKKKKK. - HAHAHAHAHAHAHA. - KKKKKKKKKKKKKKK.", escreveu Bolsonarono Facebook, mesma rede social em que respondeu diretamente ao seguidor.

Calendário do Bolsa Família começa hoje e segue até o fim de janeiro

Começa nesta segunda-feira o pagamento do Bolsa Família para beneficiários cujo Número de Identificação Social termina em 1. O cronograma segue até o fim do mês. Em fevereiro, os primeiros pagamentos serão feitos dia 12. 

De acordo com o Ministério da Cidadania, serão repassados R$ 2,5 bilhões para mais de 13 milhões de famílias em todo o país. O valor médio do benefício é R$ 191, para atender famílias em situação de extrema pobreza (renda mensal até R$ 85 por pessoa), e pobreza (renda mensal entre R$ 85,01 e R$ 170).

Bolsa abre em queda e dólar em alta no Brasil

A Bolsa trabalha em ligeira baixa e o dólar sobe neste início de manhã.

As 11h09min

Bolsa, -0,19%, 118.249 pontos
Dólar comercial, +0,42%, R$ 4,1831 para a venda

Mercado continua apostando em PIB de 2,3% e inflação de 3,56% para este ano

Mercado não fez revisões significativas em suas projeções na última semana. 

Segundo o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central:

Inflação - A mediana das expectativas para o IPCA deste ano passou de 3,58% para 3,56% e permaneceu inalterada em 3,75% para o próximo ano. 
PIB - Para o crescimento do PIB, as expectativas para 2020 foram levemente ajustadas, de 2,30% para 2,31%, e permaneceram em 2,50% para 2021. 
Câmbio - Para a taxa de câmbio, a mediana das projeções passou de R$/US$ 4,04 para R$/US$ 4,05 e seguiu em R$/US$ 4,00 para o final de 2020 e 2021, respectivamente. 
Juros - Por fim, o mercado não alterou suas projeções para a Selic, que deverá encerrar este ano em 4,50%  e o próximo ano em 6,25%.

Ministro alemão questiona a política de Trump em relação ao Irã

Heiko Maas, ministro do Exterior, criticou a política norte-americana contra o Irã. O chefe de diplomacia alemão também condenou o governo iraniano, por atacar manifestantes contrários ao regime. 

Segundo ele, gestos de ameaça e operações militares não alteraram o comportamento dos iranianos que governam o país.

“Não devemos fazer de conta que, com a mudança de regime introduzida de fora, a situação vá melhorar. Em outras partes isso já deu bem errado, por exemplo no Iraque”, afirmou. Para o político socialdemocrata, americanos e europeus têm abordagens diferentes: os primeiros saíram por conta própria do acordo nuclear com o Irã e apostam na pressão máxima, os outros querem alcançar o avanço por meio de negociações. Os países signatários, Alemanha, França e Reino Unido, queriam manter o pacto e evitar a bomba atômica iraniana. 

Dica do editor - Hoje é o Dia mais Triste do Ano

A terceira segunda-feira de janeiro (dia 20, em 2020) carrega um estigma muito ruim. Chamado por “Blue Monday”, ou segunda-feira triste,  este dia é considerado o mais triste de todo o ano, e alguns fatores podem colaborar para isso.

CLIQUE AQUI para saber as razões do Blue Monday e como superar os problemas.

Catolicismo brasileiro: Centro Dom Bosco milita em direção oposta à teologia da libertação

Idealizado por universitários contrários à teologia libertária, o Centro Dom Bosco atua de forma inédita entre os católicos. Foram os responsáveis pela suspensão temporária do polêmico especial de mau gosto, produzido pela trupe de "humoristas" do Porta dos Fundos, retratando um tresloucado Cristo gay no especial de Natal. 

Com o lema "Rezar, estudar e defender a fé", eles prometem agitar o país.  O grupo Dom Bosco opera ainda sem estardalhaço, parecido com o modo de divulgação do Movimento Brasil Livre, antes de ganharem as ruas, ainda na fase de planejamento intelectual e estratégias de crescimento. A intenção não é modesta, pretendem recristianizar o Brasil. Olavo de Carvalho e o padre Paulo Ricardo, do Mato Grosso, são alguns dos fomentadores do ideário desses novos cruzados.

Eles já elegeram deputados e têm influenciados várias entidades civis. Entre os políticos arregimentados está a deputada Chris Tonnietto, que apresentou a proposta para proibir o aborto de forma geral, incluindo gestantes com risco de morte e mulheres estupradas. O movimento apoio o governo Bolsonaro. 

CLIQUE AQUI e acesse o portal do Centro Dom Bosco.

Jornalismo engajado norte-americano: The New York Times declara apoio a pré-candidatas democratas

Em texto assinado pelo conselho editorial, a publicação apoiou duas pré-candidatas na corrida pela nomeação do Partido Democrata à disputa presidencial.

A briga interna no partido tem sido encarada como cabo de guerra entre políticos mais e menos à esquerda.

Segundo os jornalistas do Times, a capacidade de antever o vencedor da eleição é quase imprevisível, pois os métodos tradicionais de pesquisa não têm mais a capacidade de possibilitar análises precisas – os cálculos eleitorais, diz o texto, deveriam ser mais humildes ao tentar prever o que as pessoas realmente querem.

O jornal descreve as qualidades das pré-candidatas: Elizabeth Warren (comprometida com reformas estruturais do governo e da economia, especialmente anticorrupção). Amy Klobuchar (das mais produtivas no Senado entre democratas. Seus projetos ajudam vítimas de crimes e ela participa de comitês de segurança nacional).

Inscrições para o Sisu começam amanhã. São 237 mil vagas em 128 instituições


Se inicia nesta terça-feira o calendário do processo seletivo para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza o Enem como critério de ingresso em universidades e institutos federais. O prazo termina sexta-feira. 

O Sisu permite às instituições de ensino a definição de como usarão o Enem. Determinado curso pode exigir média mínima (soma de todas as notas obtidas nas provas, dividida por cinco), ou mesmo nota mínima em prova específica. 


Uma vez por dia, o Ministério da Educação divulga as notas de corte, que são as menores para os candidatos ficarem entre os selecionados na modalidade escolhida. O cálculo acontece com base no número de vagas e o total de candidatos. Os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal (o Inep está conveniado com mais de 40 instituições portuguesas).

CLIQUE AQUI e acesse todas as informações, incluindo as datas das próximas seleções.

Este é o balanço que Paulo Guedes fez da economia em 201. E também as projeções para 2020. foi ontem a noite no SBT.

Ao Poder em Foco, parceria editorial entre SBT e o jornal digital Poder360, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez ontem à noite/madrugada um balanço do primeiro ano de governo e projetou o que virá em 2020.

Governo do Estado celebra o Mês da Visibilidade Trans


No Brasil, o Dia da Visibilidade Trans é comemorado em 29 de janeiro.

A data foi criada em 2004, quando travestis e transexuais foram ao Congresso cobrar políticas de igualdade aos parlamentares.

Preconceito, baixa escolaridade, desemprego, discriminação e violência fazem do Brasil o país que mais mata transexuais no mundo. Enquanto a expectativa de vida média da população brasileira é de 74 anos, segundo o IBGE, a das pessoas trans é de apenas 35 anos. A programação do Mês da Visibilidade Trans ocorre de 22 a 31 de janeiro, reunindo as secretarias da Cultura; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; da Educação; de Planejamento, Orçamento e Gestão; e de Segurança Pública. 

No encerramento da programação, em 31 de janeiro, será entregue o Troféu RS sem Preconceito. 

CLIQUE AQUI e acesse a programação completa.

Capital gaúcha registra a menor temperatura em janeiro nos últimos 26 anos


Para os padrões do mês em médias históricas, a madrugada de sexta-feira foi gelada acima do normal. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 14,3°C de temperatura mínima, valor raro para o mês que é tradicionalmente muito quente.

Em comparação com os registros históricos, foi a menor temperatura mínima para um dia de janeiro desde 1994, quando a temperatura chegou a 13,6°C (12.01.84). 

A queda acentuada da temperatura foi provocada pela passagem de ar frio de origem polar sobre a região, reforçada pela falta de nuvens à noite.

Estudo aponta que bilionários têm mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas


Os dados constam do novo relatório da organização Oxfam. O estudo foi lançado ontem, às vésperas do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. A desigualdade global está em níveis recordes e o número de bilionários dobrou na última década. 

De acordo com o levantamento, o 1% mais rico do mundo detém mais que o dobro da riqueza de 6,9 bilhões de pessoas. Os 2.153 bilionários detêm mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas, que correspondem a cerca de 60% da população mundial.  Os homens detêm 50% a mais de riqueza do que as mulheres. Em comparação, os 22 homens mais ricos do planeta têm a mesma riqueza de todas as mulheres africanas (em torno de 650 milhões de pessoas). 

O problema deve se agravar na próxima década, à medida em que a população mundial aumenta e envelhece.  O relatório aponta que governos vêm cobrando alíquotas fiscais baixas dos mais ricos e de grandes corporações. Se o 1% mais rico do mundo pagasse uma taxa extra de 0,5% sobre sua riqueza, nos próximos 10 anos seria possível criar 117 milhões de empregos em educação, saúde e de cuidado para idosos.

Preço da carne deve se manter estável no primeiro semestre


O produto voltou a se estabilizar, após elevação no final do ano passado. Por enquanto, não é possível avaliar o cenário em definitivo, sem que haja a resolução dos próximos movimentos chineses.

A China é um dos principais importadores de carne brasileira. Eles fecharam acordo comercial com os Estados Unidos e podem ampliar as compras no país norte-americano. No primeiro semestre o preço deve se manter estável. 


Segundo pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a expectativa é de recuo após março. Os especialistas acreditam que a carne bovina brasileira deve enfrentar poucas oscilações nos primeiros meses de 2020, e alguma queda posteriormente, com tendência de aumento do consumo interno. 

Hoje será dia de calor intenso no RS

Segunda-feira, 8h30min, 23 graus

Na Capital o dia amanheceu com sol entre nuvens. Não há previsão de chuva para hoje em Porto Alegre. A mínima registrada durante a madrugada foi de 22° e a máxima prevista pode chegar a 35° à tarde, com forte sensação de abafamento por causa da elevada umidade relativa do ar.  

No interior as condições para chuva aumentam gradativamente, mas as pancadas estão previstas somente em algumas áreas do Rio Grande do Sul, como Oeste e região de Santa Maria. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/