Decisão do TSE sobre Ary Vannazi foi transferida para o dia 8

O TSE adiou de novo o julgamento do prefeito de São Leopoldo, Ary Vannazi, PT, o que quer dizer que prossegue a indefinição sobre sua manutenção no cargo.

Nas eleições de 2016, o juiz eleitoral e o TRE impugnaram a candidatura de Vannazi porque ele está incluído na Lei da Ficha Limpa, mas o TSE, em decisão liminar, garantiu sua presença no pleito e depois sua posse.

O julgamento do caso irá ao pleno do TSE na terça-feira, dia 8.

Zé Dirceu tenta embargos de declaração antes de ser preso por ordem do TRF4


O ex-ministro e ex-presidente do PT, José Dirceu, entrou no TRF-4, Porto Alegre com embargos de declaração, último recurso antes da prisão. Não há prazo, mas os desembargadores costumam ser rápidos.

Ultrapassados estes embargos, o TRF-4 mandará Sérgio Moro trancafiar Zé Dirceu.

O TRF-4 rejeitou há mais tempo os embargos infringentes de Dirceu e ainda elevou a pena do ex-ministro para 30 anos e 9 meses.

TRF1 manda soltar ex-ministro Henrique Eduardo Alves

O ex-ministro e ex-deputado Henrique Eduardo Alves será solto por decisão do desembargador federal Ney Bello, TRF1, Rio de Janeiro.

Operação Câmbio Desligo prendeu os quatro irmãos Albernaz Cordeiro no RS

Quatro dos cinco presos da Operação Câmbio Desligo no RS são da mesma família:

Paulo Aramis Albernaz Cordeiro
Athos Cordeiro 
Carmen Regina
Amntonio Claudio, o Tonico

Athos foi por duas vezes presidente do Sicepot, o sindicato dos empreiteiros do RS.

Antonio, o Tonico, esteve preso em 2016 e confessou para a PF e para o MPF que fez operações para a Odebrecht, que em 2014  depositava dólares numa off shore dele no Panamá e depois ele entregava em reais em Porto Alegre. Ele citou os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha como alguns dos beneficiários.

Saiba quem mais foi preso com Athos Cordeiro no RS e no Brasil

Além de Athos Cordeiro, ex-presidente do Sicepot, o poderoso sindicato das empreiteiras do RS, e seu irmão Tonico Cordeiro, pelo menos quatro dezenas de doleiros, laranjas, operadores e empresários da área financeira foram encarcerados no âmbito da Operação "Câmbio Desligo".

No RS, foram cinco prisões.

CLIQUE AQUI para conhecer os nomes dos gaúchos presos. E também dos demais levados ao cárcere pela PF.

Artigo, Xico Grazziano, Poder360 - Político (Bolsonaro) aclamado na Agrishow representa reação do campo

Jair Bolsonaro foi ovacionado na Agrishow, em Ribeirão Preto. O mesmo havia acontecido no Show Rural, em Cascavel (PR). Em Mato Grosso ou Goiás, por onde se anda no interior, percebe-se sua forte presença no segmento da agricultura. 

De onde vem essa força bolsonarista no agro?

Primeiro, ela se assenta no conservadorismo típico dos agricultores. Não apenas no Brasil, mas também nos EUA ou na França, no campo vigora um modo de vida influenciado pelo passado. Em todo o mundo, são tradicionalistas os agricultores.

Jair Bolsonaro, ao assumir claramente a defesa da “moral e os bons costumes”, como se dizia antigamente, se aproxima das pessoas da roça. A religiosidade caipira ajuda nessa equação.
Em segundo lugar, e talvez mais importante, Bolsonaro recebe a simpatia dos produtores rurais pela sua defesa intransigente da propriedade rural. Este é o filão eleitoral dele.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Juíza Claudia Lebbos decide que Lula poderá ser visitado por dois amigos, só às quintas e apenas por uma hora


O prisioneiro Lula da Silva, condenado a 12 anos de cadeia por grossa corrupção e ampla lavagem de dinheiro, poderá receber visitas de amigos e aliados políticos às quintas-feiras.

A autorização foi dada pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba.

Mas, como os demais bandidos presos na PF, as visitas só ocorrerão para duas pessoas –a cada quinta-feira–. Só estes poderão ficar com Lula e apenas durante uma hora.

Marchezan apresenta Plano de Superação da Situação de Rua

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou nesta quinta-feira, o Plano Municipal de Superação da Situação de Rua. O plano é composto por seis estratégias, que envolvem a integração de diversas secretarias municipais: Qualificação da Abordagem, Programa Moradia Primeiro, Ampliação da Rede de Saúde Mental, Aumento da Ofertas de Oportunidades, Revitalização do Espaço Urbano e Monitoramento da Assistência.

De acordo com o grupo de trabalho, são vários os fatores que levam as pessoas para a situação de rua: apenas 5% dos moradores de rua da Capital estão na rua por opção e 50% deles moram há mais de cinco anos em locais públicos. Entre os motivos, 50% possuem problemas com o uso de drogas, 45% perderam os vínculos familiares e 5% possuem problemas graves de saúde mental.

Na qualificação da abordagem, a FASC e a SMS trabalharão com gestão de caso, para encontrar o melhor encaminhamento e tratamento para as pessoas com problemas graves de saúde mental, dependência química e vulnerabilidade social. Para esta ação, a Fasc terá novos métodos de abordagem e a SMS duas equipes de consultório na rua e integração da residência médica em medicina de família e comunidade.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior convidou entidades públicas e representantes da sociedade civil para comporem um comitê municipal de mobilização e articulação de ações voltadas a moradores de rua.

Governo gaúcho paga servidores que ganham até R$ 5 mil mensais

O governo estadual gaúcho pagou, hoje, salários dos servidores do Executivo que percebem até R$ 5 mil líquidos por mês.

Isto significa que 82% da Folha receberam seus salários.

O dinheiro entrará na conta neste final de tarde.

Artigo, Roberto Macedo, Estadão - O golpe dos cursos sobre o ‘golpe’

É um atentado contra o pluralismo que deve pautar as discussões nas universidades.

Algumas universidades passaram a oferecer cursos que questionam a legitimidade do impeachment, em 2016, da então presidente da República, Dilma Rousseff. O assunto segue no noticiário na forma de matérias e artigos de opinião. Recentemente, chamou-me a atenção uma reportagem no site de O Globo (24/4) intitulada UFRJ oferece curso sobre ‘o golpe de 2016 e o futuro da democracia’. UFRJ é a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A matéria traz um bom histórico do assunto. Em resumo, ele começou em fevereiro, quando a Universidade de Brasília (UnB) anunciou a criação de disciplina sobre “o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. Na sequência, o Ministério da Educação acionou vários órgãos, entre eles a Advocacia-Geral da União e o Ministério Público Federal (MPF), para apurar eventual improbidade administrativa dos responsáveis pela disciplina.

Entendo que tal improbidade estaria na criação de um curso cujo título evidencia proselitismo político, numa universidade pública e com seus recursos.

CLIQUE AQUI para ler tudo, inclusive fundamentação jurídica.

Ator lulopetista é novamente detido por dirigir bêbado em São Paulo

O ator lulopetista Fábio Assunção foi detido na manhã desta quinta-feira após envolver-se em um acidente de trânsito na Alameda Franca, no Jardim Paulista, em São Paulo. O meliante bateu em três veículos que estavam parados, por volta das 5h40. Ninguém ficou ferido.

Fabio teria se recusado a fazer o teste do bafômetro, mas apresentava sinais de embriaguez, segundo a polícia. Ele foi levado ao 78º DP e, de lá, seguiu para o Instituto Médico Legal (IML), onde faz o exame de corpo de delito.

No ano passado, Fábio Assunção foi preso em flagrante na cidade de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, sob acusação de desacato a autoridade, resistência e dano a patrimônio público.

STF decide restringir foro privilegiado para deputados e senadores

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu na tarde desta quinta-feira a votação sobre a restrição da prerrogativa do foro privilegiado para deputados e senadores. 

O placar ficou em 11x0. Houve divergência, no entanto, em relação à modulação da aplicação da decisão, ou seja, em que situações ela valerá.

Nesse quesito, o placar foi de sete votos para que só valha para crimes cometidos durante o exercício do cargo e que se relacionem com a função. Quatro ministros se posicionaram que a prerrogativa valha para todo crime a partir da diplomação do parlamentar.

TSE confirma permissão para legendas usarem Fundo Partidário nas campanhas

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na manhã desta quinta-feira, a possibilidade de partidos políticos utilizarem recursos do Fundo Partidário para financiar as campanhas deste ano. Essa permissão já estava prevista em uma resolução do próprio TSE, assinada em dezembro de 2017.

A confirmação foi feita pelos ministros da Corte Eleitoral ao analisarem uma consulta apresentada pelo deputado federal Augusto Carvalho (Solidariedade-DF), que indagou o tribunal se seria possível utilizar recursos do Fundo Partidário para as campanhas deste ano, mesmo com a criação de um outro fundo voltado especificamente para essa finalidade, o Fundo Eleitoral.

Tanto o Fundo Partidário quanto o Fundo Eleitoral são irrigados com verbas públicas.

Voto impresso corre risco de ficar fora do 1º turno em 2018

O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou, nesta quarta-feira, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tome providências diante de riscos de o voto impresso não ser implementado a tempo do 1º Turno das Eleições de 2018, o que representaria um descumprimento à Lei das Eleições.

O alerta do TCU vem após a constatação de atrasos relacionados à licitação para a aquisição dos módulos de impressão de votos (MIV) e à especificação do modelo.

Brasil registra 142 mil denúncias de violações de direitos humanos em 2017

O Brasil registrou 142,6 mil denúncias de violações de direitos humanos somente em 2017, o que representa um total de 390 por dia ou mais de 16 a cada hora. Os números fazem parte do balanço anual da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, divulgado pelo governo federal nesta quinta-feira.

Os dados mostram um crescimento de 7%, em relação a 2016, nas denúncias registradas em todos os canais da Ouvidoria. O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, não soube precisar qual a razão deste aumento registrado pelo órgão.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, a maior quantidade de denúncias se refere a episódios envolvendo crianças e adolescentes, cujo volume atingiu 84.049 casos, ou 58,9% do total. O segundo grupo mais vulnerável é o de idosos, que foram alvo de 33.133 denúncias, 23,2% do total.

Oi abre em Novo Hamburgo sua 8ª loja própria no RS

A operadora Oi está ampliando o atendimento a seus clientes na região do Vale dos Sinos com a abertura de sua mais nova loja na cidade de Novo Hamburgo. Localizada na Rua General Neto, nº 83, no Calçadão do Centro, a nova loja da Oi tem 60m2 e design arrojado, inovador, com muito mais interatividade.

Esta é a oitava loja própria da Oi no Rio Grande do Sul, sendo a segunda em Novo Hamburgo que já conta com um ponto de atendimento no Shopping Bourbon.

Além das lojas próprias a Oi conta com 70 franquias no estado. “Esperamos expandir em 35% o número de franquias no RS em 2018. Cidades que não temos presença física são as prioridades, mas precisamos de parceria para fazer acontecer”, informa ao editor o diretor de Varejo da Oi no Sul, Giovani da Silva.

A Oi investiu mais de R$ 273,5 milhões no Rio Grande do Sul em 2017 e conta com aproximadamente 4 milhões de clientes na telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura, além de 158 mil hotspots da rede Oi Wifi.

PT convida para romaria ao santuário de Aparecida

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, convocou romaria lulopetista para o santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Com direito a missa solene por Lula.

Filha de Temer foi ouvida na Polícia Federal. Ela não corre risco de ser presa.


Ao lado, a filha de Temer. À direita, o porto de Santos.

Maristela Temer, filha de Michel Temer, prestou depoimento à PF no âmbito do inquérito que investiga se as reformas em um imóvel de sua propriedade foram pagas com dinheiro de propinas de empresas do setor portuário que teriam se beneficiado de uma medida provisória editada pelo emedebista.

De acordo com as investigações, a reforma, orçada em cerca de R$ 1 milhão, teria sido paga ex-coronel João Batista Lima, apontado como operador do esquema.


Maristela não corre risco de ser presa.

TRF4 manda para STJ recurso para oitiva de Tacla Duran em Curitiba


O TRF4 informou ainda há pouco que enviou para o STJ o pedido de habeas corpus (HC) que pedia a oitiva do advogado Rodrigo Tacla Duran no processo que apura a propriedade dos imóveis em São Bernardo do Campo (50631301720164047000).

A desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère, recebeu ontem o recurso ordinário interposto pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e remeteu para análise da corte superior.

A defesa ajuizou o recurso ordinário junto à Vice-Presidência do TRF4 após ter o HC não conhecido e os embargos declaratórios negados pela 8ª Turma. 

Raul Schmidt, operador da Lava Jato, foi libertado em Portugal

O PT comemorou a libertação do doleiro. O PT comemora a libertação de qualquer bandido, desde que o ato possa beneficiar obliquamente e mesmo futuramente o seu líder preso.

O doleiro Raul Schmidt foi libertado, hoje, em Portugal, beneficiado por habeas concedido pela Suprema Corte de Portugal.

Ele foi preso por ordem de Sérgio Moro, que pediu a extradição para efeito de prisão em Curitiba.

O luso-brasileiro é apontado como um dos maiores operadores na Lava Jato.

Vannazi será julgado esta tarde pelo TSE

O prefeito e ex-presidente estadual do PT, que pode ser cassado hoje pelo TSE, quer emplacar a cunhada, Ana Afonso, ex-deputada estadual, para a posição de suplente do senador Paulo Paim.

Vannazi batalha desde que teve o registro de candidato impugnado pelo juiz eleitoral e pelo TRE, decisões revogadas pelo TSE em decisão liminar, cujo mérito vai hoje a julgamento.

Sai esta noite o Movimento Rumos, Porto Alegre

Será esta noite, 18h, o lançamento do Movimento Rumos, que conta com o apoio do PPS,Podemos, PTB, PSDB, PR, Solidariedade, PRB, PSC e PSB.

A ideia é buscar caminhos para o futuro do RS.

Esta noite, falarão Aod Cunha e Fernando Schuller, ex-secretários do governo Yeda, PSDB.

Bazar na Sogipa apoia Instituto do Câncer Infantil, hoje e amanhã


Hoje e amanhã, 4 de maio, o Instituto do Câncer Infantil promove mais uma edição do Bazar da Coragem. O evento tem o objetivo de expor o trabalho de cerca de 70 artesãos, que vão mostrar suas técnicas de artesanato e vender suas mercadorias. O evento ocorre na Sogipa (Rua Américo Vespúcio, 580), das 10h às 20h, e irá destinar 10% do valor arrecadado para a manutenção das atividades diárias e serviços de assistência do ICI. O Bazar contará ainda com uma praça de alimentação.

SERVIÇO:
Bazar da Coragem
Local: Sogipa (Rua Américo Vespúcio, 580)
Data e hora: 3 e 4 de maio, das 10h às 20h
Entrada gratuita

"Cristo Decapitado" amanhece pichado de novo. Autor da "obra" diz que Cristo virou Diabo e ataca a Igreja: "Só querem dinheiro !"

A advogada Paula Cassol, uma das coordenadoras do MBL, resolveu passar a limpo o que acontece no Goethe. Ela entrou na toca da onça. Examine textos e sobretudo o vídeo que ela disponibilizou esta manhã na Internet.CLIQUE AQUI para ver.


O mural "Cabeça Decapitada", exposto pelo Instituto Goethe no muro da sua sede, Porto Alegre, amanheceu com outra pichação. "Ai meu Deus !", diz a nova pichação. 

Ontem, também, 30 indivíduos que se apresentaram como intelectuais gaúchos, posaram diante da "obra" para apoiar o autor, o paulista Rafael Augustaitiz, que hoje disse ao jornalista Pedro Germano, de Zero Hora:

 não esconde: seu trabalho critica, sim, a religião.

- Minha obra, "Teolorgia 171", é uma mistura de teologia com o artigo 171 do Código Penal, o estelionato. A imagem, portanto, seria uma forma de mostrar como as pessoas usam a religião para obter vantagens em cima de outras.

Segundo o artista, a cabeça de Jesus Cristo, vermelha e com olhos amarelos, simbolizava sua transformação em um demônio. "Deus, ao ser decapitado, virou Diabo", escreveu ele em conversa com a coluna.

Governo Sartori reage duramente contra "informações falsas" sobre venda de ações do Banrisul

O governo é o principal controlador do banco e falou na condição de grande acionista. Sartori desmentiu a informação da comentarista da RBS e dona da Zenith Asset, segundo a qual um só investidor ficou com 70% das ações vendidas. "Foram 350", disse a nota do Piratini. 

O governo Sartori reagiu hoje a denúncias feitas pela comentarista da RBS e dona da Zenith Asset, como também de deputados da oposição, divulgando dura nota oficial, nesta quinta-feira, sobre as recentes vendas de ações do Banrisul, em 10 e 27 de abril. O Palácio Piratini afirma que "ao contrário de versões  infundadas da oposição e de setores diretamente interessados, a decisão de venda das ações do Banrisul, em suas últimas duas operações (dias 10/04 e 27/04), foi transparente e bem-sucedida", cumprindo tudo o que manda a CVM para este tipo de caso.

A primeira rodada rendeu R$ 484,9 milhões ao Estado. Foram vendidos 26 milhões de papéis, cotados a R$ 18,65 por ação.

CLIQUE AQUI para ler todo o conteúdo da nota.

Dólar volta a operar em alta e já passa dos R$ 3,55

Após abrir o dia em leve queda, o dólar passou a ser negociado em alta ante o real nesta quinta-feira , mesmo com o Banco Central voltando a atuar no mercado de câmbio, para tentar suavizar os efeitos da alta da moeda. Na véspera, a divisa atingiu a maior cotação em quase dois anos.

Às 11h35, a moeda dos EUA subia 0,27%, a R$ 3,5588. Na mínima do dia até o momento, o dólar chegou a cair a R$ 3,5213 logo após a abertura dos negócios, mas o movimento acabou perdendo força.

STF mantém caso do sítio de Lula nas mãos de Sérgio Moro

Lula, preso em Curitiba como corrupto, réu nesta nova ação, chegou a tirar nota de protesto, na qual tentou intrigar Moro e o STF. O mesmo fizeram imprudentemente os lulopetistas, inclusive seus lambe-botas na mídia e seus apressados e muito bem pagos advogados.

O ministro Dias Toffoli, STF, não concordou em retirar das mãos do juiz Sérgio Moro o caso que envolve uso de propinas por parte de Lula, julgamento que inclui o sítio de Atibaia e o Instituto Lula.

O PT queria porque queria tirar Moro do caso e não gostou nem um pouco da decisão do ministro, que era apontado como o mais chegado a Lula, a quem deve sua nomeação.

Dias Toffoli deixa claro que a Segunda Turma decidiu excluir delações da Odebrecht, mas não decidiu enviar a ação de Curitiba para São Paulo.

CLIQUE AQUI para examinar a decisão de Toffoli.

Este é o esquema da Operação Câmbio De$ligo

O esquema ao lado foi disponibilizado pelos procuradores e delegados federais da Lava Jato.

A Operação Câmbio De$ligo resultou desfechada esta manhã em 5 Estados, inclusive no RS. Em Porto Alegre, foram presos.


Os doleiros alvos da Operação Câmbio, Desligo, reforça a força-tarefa da Lava Jato, movimentaram cerca de 1,3 bilhão de reais.

Somente referentes ao esquema de Sergio Cabral, foram movimentados pelo menos 100 milhões de dólares.

Entre os presos estão cinco gaúchos, os mais conhecidos dos quais são Athos Cordeiro, que no PT do RS era conhecido como Agnus Dei (Cordeiro de Deus), ex-presidente do Sicepot (sindicato das empreiteiras) e seu irmão Tonico, que opera com câmbio há muitos anos.

Este caso é da seção carioca da Lava Jato, que está a cargo do juiz Marcelo Bretas, magistrado que nos últimos meses notabilizou-se por frequentes quedas de braço com o ministro Gilmar Mendes.

Estes números podem destruir a ação da Ultrapar, diz Brazil Journal

Nesta reportagem, Natalia Viri e Geraldo Samor dizem que a lua de mel com o mercado acabou

Leia tudo:
]
Historicamente uma das empresas mais bem avaliadas da Bolsa, a Ultrapar divulgou resultados que decepcionaram até mesmo as expectativas já conservadoras do mercado, mostrando que está com dificuldades para crescer e ganhar margens, num ambiente em que o caminho de expansão via fusões e aquisições se estreitou após os vetos do CADE à compra da Liquigás e da AleSat.

A empresa surpreendeu também com duas movimentações no seu management. Marcando o fim de uma era, Paulo Cunha — o icônico industrialista que comandou a companhia de 1981 a 2006 — renunciou à presidência do conselho. Aos 77 anos, Cunha vai passar o bastão a Pedro Wongtschowski, que já o havia sucedido como CEO de 2007 a 2012 e era o atual o vice-presidente do conselho.

André Covre, um ex-CFO, está saindo da companhia após 14 anos de casa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Novo diretor de Administração e Finanças da Trensurb é do PSD

Assumiu hoje o novo diretor de Administração e Finanças da Trensurb, o deficitário trem metropolitano da Grande Porto Alegre. Ele foi indicado pelo PSD.

Geraldo Luis Felippe foi empregado da Trensurb, mas grande parte de sua vida funcional foi cedido a outros órgãos do estado e município. Saiu da Trensurb em abril de 2015.

O novo diretor é litigante contra a estatal da qual é agora diretor.

Artigo, Marcelo Aiquel - O aluguel nas "invasões"

Não precisava cair o prédio. Não precisava morrer gente.
         
Não precisava de nada disso para expor a bandalheira comandada pelo tal de Guilherme Boulos, o caricato candidato á presidência da República pelo PSOL.
        
Ele é o coordenador do MTST, movimento que tem como objetivo principal invadir prédios desocupados, para moradia temporária de pessoas sem teto, na capital paulista.
         
O que não se sabia (pelo menos este “detalhe” a mídia nunca divulgou) é que o “movimento social” cobrava um aluguel dos invasores/moradores.
         
E, por menor que fosse este valor de aluguel, tem-se aí configurado um crime, pois o “movimento” coordenado pelo referido cidadão do PSOL (só podia ser do braço do PT, né?) cobrava aluguel de algo que jamais lhe pertenceu.
         
Mas, o pior vem a seguir:

CLIQUE AQUI para saber mais.

Balança comercial registrou novo e espetacular superávit de US$ 6,1 bilhões em abril


O governo Temer inverteu os desastrosos resultados do governo Dilma, PT.

O saldo da balança comercial de abril apresentou superávit de US$ 6,1 bilhões, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 

Exportações - A exportação do mês alcançou a cifra de US$ 19,9 bilhões, enquanto as importações totalizaram US$ 13,8 bilhões. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os embarques registraram retração de 3,4%, por conta da queda das vendas das três categorias de produtos: manufaturados (-4,0%), básicos (-2,9%) e semimanufaturados (-2,7%). 
Importações - Sobre abril do ano anterior, as importações apresentaram aumento de 10,3%, reflexo da elevação de todas as grandes categorias de uso, em particular os bens de capital (36,2%) e os bens de consumo (12,2%). 

Com esse resultado, a balança comercial acumula superávit de US$ 20,1 bilhões no ano.

Morreu Belmiro Zaffari, ex-dono da Unesul e TTL

Morreu o empresário Belmiro Zaffari, ex-presidente do grupos Unesul, TTL e Unetral. Há dois anos, Zaffari vendeu seus negócios para a Ouro e Prata.

O velório acontecerá amanha, a partir das i8h no Crematório Metropolitano, Porto Alegre, com cremação prevista para as 16h.

Índice brasileiro de preços de commodities melhorou em abril


O IC-Br (Índice de Commodities - Brasil), indicador que mensura o preço das commodities em reais, aumentou 4,0% em abril, revertendo a queda de 1,6% do mês anterior, de acordo com dados divulgados ontem pelo Banco Central. 

A alta foi impulsionada pelos pelas energéticas e metálicas, cujos preços registraram altas de 9,7% e 5,5%, respectivamente. As agrícolas, por sua vez, apresentaram avanço mais modesto, de 1,7% na margem. 

Com isso, o IC-Br acumulou altas de 3,6% em 2018 e de 12,6% nos últimos doze meses. 

Ação de Simas Júnior em Curitiba produz primeira baixa no Sindicato dos Jornalistas do RS

O jornalista Flávio Pereira, jornal O Sul, informa hoje que a desastrada intervenção protagonizada pelo jornalista Simas júnior em Curitiba, intimidando e censurando um colega da Record, já produziu a primeira baixa no sindicato que preside.

Na semana passada, Simas Júnior, vestindo camiseta do MST, boné na cabeça, resolveu peitar um repórter de TV que queria gravar no acampamento lulopetista de Curitiba, identificando-se como presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS. Seu ato registrou reprovação generalizada.

A jornalista Cristiane Finger, inconformada com a ação de Simas Júnior, renunciou ao cargo que detinha no Conselho de Ética, que ainda não decidiu se reunir para examinar a conduta anti-ética do presidente Simas Júnior.

Vendas de supermercado avançaram 12,12% em março


As vendas reais dos supermercados apresentaram alta de 1,1% na passagem de fevereiro para março, de acordo com os dados divulgados ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e devidamente dessazonalizados.

Na comparação inter-anual, as vendas reais cresceram 12,12%. 

Emplacamentos de veículos já cresceram 35% no primeiro quadrimestre do ano

É o quinto mês seguido de alta, o que indica real recuperação da economia.

Os emplacamentos de veículos, excluindo máquinas agrícolas e implementos rodoviários, somaram 299,5 mil unidades em abril, segundo os dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse resultado representou um aumento de 7,8% ante março, já descontados os efeitos sazonais, constituindo o quinto avanço consecutivo (+1,1% na leitura anterior). O desempenho de abril foi puxado pelas vendas de automóveis, comerciais leves e caminhões, que registraram altas de 10,7%, 3,8% e 1,7%, respectivamente. No sentido oposto, as vendas de ônibus retraíram 13,5%. 

Na comparação inter-anual, os emplacamentos totais (também descontados os implementos rodoviários e as maquinas agrícolas) subiram 35,0%. 

CNI registra recuo no desempenho industrial de março


De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento real do setor recuou 2,5% entre fevereiro e março na série dessazonalizada, após a alta de 0,5% apontada na leitura anterior. 

Foto da Agência Brasil.

Já o nível de emprego interrompeu a recuperação, com baixa de 0,2% em março, registrando a primeira queda após cinco meses de altas, período no qual o emprego acumulou expansão de 1,3%. Seguindo na mesma direção, o número de horas trabalhadas registrou baixa de 0,9% entre fevereiro e março, sendo o segundo mês consecutivo de declínio. Por outro lado, a massa salarial segue em alta pelo terceiro mês, apresentando elevação de 0,8% ante fevereiro, embora tenha se reduzido 1,5% ao comparar o primeiro trimestre deste ano com o de 2017. O rendimento médio real dos trabalhadores da indústria registrou alta de 2% no mês passado, assim como o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), que voltou a crescer, subindo 0,2 ponto percentual, alcançando 78,2%. 

O conjunto desses indicadores e outros dados referentes ao setor manufatureiro, segundo os economistas do Bradesco, que produziram o material acima na sua newsletter desta manhã, sugerem uma tendência de recuperação gradual da atividade do setor, ainda que com alguma volatilidade nos resultados mensais.

Kaingangs acham que apoiar Lula é coisa de índio

Índios da tribo Kaingang chegaram nesta quarta-feira ao acampamento Lula Livre, em Curitiba, onde fizeram uma cerimônia em homenagem ao réu e condenado por corrupção Lula da Silva.

"Hoje o nosso país está doente", declarou uma das lideranças indígenas, tudo depois de se inteirar das acusações e dos termos do julgamento que enfiou seu líder máximo na cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro.

Os líderes Kaingangs que foram a Curitiba também acham que Lula é preso político e foi encarcerado pelos golpistas para não disputar as eleições. Eles não acreditam que o petista é ladrão. 

Doleiros, inclusive os de Porto Alegre, lavaram US$ 1,65 bilhão

Os 45 doleiros que estão sendo presos pela Lava Jato, inclusive os de Porto Alegre (leia notas abaixo) estão envolvidos num esquema de lavagem  que chega a US$ 1,652 bilhão.

Inflação do IPC registrou deflação de 0,03% em abril

O IPC-Fipe registrou ligeiro recuo de 0,03% em abril.

Esse resultado veio um pouco abaixo do esperado pelo mercado (0,01%).  Dentre as aberturas, destaque para as deflações de 0,10% de alimentos e de 0,13% de habitação, após altas de 0,04% e 0,11% em março, nessa ordem. 

Em doze meses o indicador acumulou expansão de 1,3%. 

70% acham que governo Temer é ruim e péssimo

70% do eleitorado brasileiro considera ruim e péssimo o governo Temer, com prevalência da resposta "péssimo" (52,6%.

6,3% acham que o governo é ótimo (0,6%) ou bom.

Os dados são de pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Imensa maioria não votaria em candidato indicado por Lula

O Instituto Paraná pesquisas perguntou ao eleitor se ele votaria num candidato apoiado por Lula. Eis o resultado:

Não votaria, 61,2%
Votaria, 23,4%
Depende do candidato, 14,1%
Não sabe, 1,3%

Fernando Haddad, o mais provável candidato de Lula, está no final da fila, com menos de dois dígitos de intenções de votos (leia notas a seguir).

Se fosse candidato, Lula ainda lideraria no primeiro turno, polarizando com Bolsonaro

Na pesquisa de intenções de votos cujos resultados acaba de divulgar, o Instituto Paraná Pesquisas constata que com Lula o cenário eleitoral de outubro muda bastante:

Lula – 27,6%; Jair Bolsonaro – 19,5%; Joaquim Barbosa – 9,2%; Marina Silva – 7,7%; Geraldo Alckmin – 6,9%; Ciro Gomes – 5,5%; Alvaro Dias – 5,4%.

Os demais candidatos pontuaram abaixo dos 2%,k como Manuela e Temer.

Flávio Rocha (PRB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e Rodrigo Maia (DEM) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada.

9,6% não escolheriam nenhum dos candidatos e 3,2% ainda não sabem o que fazer.


Bolsonaro venceria fácil o primeiro turno, diz Paraná Pesquisas

No cenário mais provável para as eleições de outubro, sem Lula, o primeiro turno registraria Jair Bolsonaro como vitorioso, com 20,5% dos votos, seguido de Marina, 12% ,Joaquim Barbosa, 11%, e Ciro Gomes, 9,7%. É o que aponta pesquisa sobre intenções de votos, divulgada esta manhã pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Fernando Haddad, que seria o poste de Lula, PT, ficaria no final da fila, empatado com Manuela e Temer, com 2,7%.

Veja: Bolsonaro, 20,5%; Marina, 12%; Joaquim Barbosa, 11%; Ciro, 9,7%;
alckmin, 8,1%; Álvaro Dias, 5,9%; Haddad, 2,7%; Manuela, 2,1%. Todos os demais pontuam abaixo dos 2%.

17,5% não votariam em ninguém e 4,7% ainda não decidiram o voto.

'Só faltam os passageiros': caminhe pelo aeroporto fantasma feito pela Odebrecht em Moçambique.

Em visita a Moçambique com o presidente Gebuza, novembro de 2010.

O site BBC Brasil produziu no final do ano esta ampla reportagem sobre o Aeroporto Internacional de Nacala, no norte de Moçambique, que é o segundo maior do país. Uma moderna estrutura, premiada por sua arquitetura arrojada, mas onde falta o principal: voos e passageiros. Trata-se do terminal moçambicano menos movimentado, e um dos menos usados de toda a África.

Moçambique não pagou a conta. Ontem (leia abaixo) o Congresso autorizou tirar dinheiro do seguro-desemprego para cobrir o calote, resultado da política externa corrupta do governo Lula. 

Leia tudo:

A capacidade é de 500 mil passageiros por ano, mas chegam em Nacala menos de 20 mil. São apenas dois voos comerciais por semana e mais dois voos privados da mineradora brasileira Vale, que tem um porto de minério na cidade.

A obra foi realizada pela Odebrecht entre 2011 e 2014, com financiamento de US$ 125 milhões (R$ 404 milhões, em valores atuais) do BNDES, o banco brasileiro de fomento ao desenvolvimento.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Congresso toma R$ 1,2 bilhão dos contribuintes para pagar calote dos governos amigos de Lula e do PT

Este dinheiro sairá todo dos bolsos dos brasileiros, inclusive dos mais pobres, sobretudo dos trabalhadores,porque o governo só conta com dinheiro pago pelos contribuintes e não gera riqueza alguma.

Ao lado, aeroporto internacional de Nacala, construído pela Odebrecht, enviada em Moçambique por Lula.

O Congresso aprovou, ontem, um remanejamento de R$ 1,2 bilhão no Orçamento Federal para cobrir calote provocado pelos governos neocomunistas da Venezuela e de Moçambique. O dinheiro saiu do seguro-desemprego e foi realocado.

O dinheiro emprestado pelo BNDES e Crédit Suisse saiu depois que o governo Lula, PT, resolveu ajudar seus companheiros "empobrecidos".

Continua greve no IPA

Continua a greve dos professores do colégio IPA, Porto Alegre. A paralisação começou dia 25 de abril.

Álvaro Dias será ouvido dia 9 pela ACI de Novo Hamburgo

Bolsonaro e Amoedo já estiveram na ACI.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, RS, já está chamando para a apresentação do senador Álvaro Dias, dia 9, 13h as 15h, Novo Hamburgo.

A ACI está recebendo pré-candidatos à presidência da República. Numa ação inovadora, dentro do espírito democrático, e no papel de representante institucional de seus 1.150 associados, a entidade divulgou a abertura de espaço para receber os pré-candidatos a mandatos eletivos para o pleito de 2018.

Alguns nomes já estiveram na entidade: o deputado Federal Jair Bolsonaro (PSL/RJ) e o executivo João Dionísio Amoêdo (Partido Novo). 

Rodrigo Maia submete-se ao circo petista e pede ao STF autorização para visita imotivada a Lula

Submetido a pressão dos deputados do PT, o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, que impede que a comissão externa da Casa visite o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado pela Lava Jato, na Superintendência da PF, em Curitiba.

O PT quer transformar a sede da PF num circo mambembe. 

No pedido, chamado Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, a Casa alega que a decisão da magistrada violou o princípio de separação de Poderes e prerrogativas do Legislativo. A medida cautelar pede anulação da decisão da juíza e autorização imediata para a entrada de 13 deputados de uma comissão externa montada às pressas para "fiscalizar o local". A juíza alegou falta de motivo, o que é verdadeiro.

Chove mansamente na abertura desta quinta-feira em Porto Alegre

Porto Alegre, 8h30min, 21 graus

A manhã desta quinta-feira abriu com tempo instável no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, 8h30min, chove mansamente em Porto Alegre. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, a Região Sul tem risco de chuva forte a intensa e na fronteira com Uruguai.

Porto Alegre terá  quinta-feira de sol, acompanhado de nuvens, mas não se afasta a instabilidade. O dia também pode ter momentos de calor na Capital. As marcas da temperatura ficarão entre 18°C e 31°C.

Irmãos Cordeiro chegaram a lavar R$ 30 milhões no exterior, diz PF

No ano passado, pela Operação Étimos, outro desdobramento da Lava-Jato, empresas ligadas aos irmãos Athos e Tonico Cordeiro foram alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF).

Athos foi duas vezes presidente do poderoso Sindicato das Empreiteiras do RS. 

No governo Olívio, ele foi identificado em agenda apreendida pela CPI das Propinas como "Cordeiro de Deus".

A Operação Étimos investigou um esquema de propina e lavagem de dinheiro envolvendo consultorias-fantasma e empreiteiras atuantes do Rio Grande do Sul, responsáveis, de 2000 a 2011, por grandes obras do Estado realizadas com recursos federais. 

Conforme a PF, os irmãos Cordeiro estavam envolvidos no desvio de recursos, por meio de contratos fictícios com as consultorias, e lavaram pelo menos R$ 30 milhões no Panamá e na Suíça

Polícia Federal prende Athos Cordeiro, ex-presidente do sindicato das empreiteiras do RS

Athos, quando assumiu o Sicepot, RS. O Sicepot não tem nada a ver com a operação de hoje.

A operação de hoje é desdobramento de delações feitas no âmbito da prisão do ex-governador carioca Sérgio Cabral.

Athos Cordeiro, ex-presidente do Sindicato das Empreiteiras do RS, Sicepot, e seu irmão, o doleiro Antonio Claudio Albernaz Cordeiro, são os dois principais indivíduos presos esta manhã em Porto Alegre pela Polícia Federal. Além deles, foram presos Paulo Aramis Albernaz Cordeiro, Suzana Marcon e Carmen Regina Albernaz Cordeiro.

Athos, ex-presidente do Sindicato da Indústria de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em geral no Estado (Sicepot-RS), foi envolvido em 2017, pela Operação Étimos, outro desdobramento da Lava-Jato, quando empresas ligadas aos irmãos Cordeiro foram alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF). 

Lava Jato já está nas ruas em Porto Alegre e mais 5 cidades do Brasil. 53 pessoas estão sendo presas.

A Lava Jato já está nas ruas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. Doleiros. Quarenta e três ordens de prisão preventiva no Brasil, seis no exterior, além de quatro de prisão temporária, devem ser cumpridas hoje. Outros 51 mandados de busca e apreensão devem ser executados pelos policiais federais.

Em Porto Alegre, as diligências começaram cedo.

A operação de hoje, chamada de Câmbio Desligo, tem o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na prática de atos de corrupção, crimes financeiros e evasão de divisas. A quadrilha seria responsável por montar uma estrutura de lavagem de dinheiro transnacional.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/