Agora, ao vivo, Augusto Nunes, Sílvio Navarro e Ana Paula Henkel em "Oeste sem Filtro". Acompanhe.

Outro jornalista vai parar no index do STF. Desta vez é a gaúcha Carina Balomé. Saiba do que se trata.

A jornalista gaúcha Carina Balomé já está no index do STF.

O processo cível movido contra ela não está protegido por segredo de justiça.

A relatora da ação é a ministra Cármem Lúcia.

A jornalista sabe que entre outras acusações feitas contra ela, consta a defesa de medidas tomadas por Bolsonaro em favor das mulheres. Carina Balomé usou esta informação para fazer comparações com medidas tomadas por Lula da Silva, embaraçando os adversários do ex-presidente, que resolveram se queixar para o bispo.

A jornalista é também ativista política.

Ela trabalha em Porto Alegre.

É isto.

Jayme Weingartner está em campanha para o STJ

Jayme Weingartner Neto está em campanha para o STJ.

Ele quer a vaga do gaúcho Paulo Sanseverino, morto recentemente.

Jayme é atural de Porto Alegre, RS. Graduou-se na Faculdade de Direito da UFRGS em 1990. Ele é oriundo do quinto constitucional do MP do Rio Grande do Sul.

Deputado Lorenzoni pede audiência pública para discutir veto ao acesso de Gramado à Lei de Incentivo à Cultura do RS.

O deputado estadual gaúcho Rodrigo Lorenzoni, PL (foto ao lado) acaba de pedir audiência pública para avaliação dos impactos econômicos para o turismo do RS,tudo a partir do novo entendimento de credenciamento no âmbito da lei estadual de incentivo à cultura.

A prefeitura e os empreendedores de Gramado, RS, estão furiosos com o veto do governo tucano à busca de recursos privados com base na LIC. Um dos eventos mais prejudicados é o Festival de Cinema.

O que disse, hoje, o deputado, em mensagem ao editor: "Recentemente o Governo do Estado do Rio Grande do Sul mudou seu entendimento de aplicação da Lei de Incentivo à Cultura e negou o financiamento de eventos na Região das Hortênsias, como a Festa da Colônia e o Festival de Cinema. A alegação é de que serão priorizados projetos com local de realização em municípios que menos receberam recursos da LIC nos últimos 12 meses. Assim, cidade que têm mais eventos, como Caxias e Bento Gonçalves na serra gaúcha, também serão prejudicadas".

Ou seja, quem tem mais sucesso, será o mais penalizado.

Vai ganhar mais quem fracassou mais.

Artigo, Merval Pereira, O Globo: "O sistema é foda !"

O colunista de O Globo, Merval Pereira, tomou partido de Dallagnol e criticou severamente a decisão de cassá-lo. Escreveu Merval, hoje:

- Quer dizer que o TSE já sabia que Dallagnol seria punido pelo CNMP?”, escreveu Pereira. “E como podia ter tanta certeza assim o relator? Então, ficamos assim: o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol foi eleito deputado federal com mais de 300 mil votos e está impossibilitado de exercer seu mandato por uma adivinhação do ministro Benedito Gonçalves sobre o que poderia ter ocorrido, seguida por todos os ministros do TSE.

É uma coisa desmoralizante para o Brasil.

CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra.

Dica do editor - Veja a minissérie Chernobyl e entenda as semelhanças com o que ocorre no Brasil. Na Netflix.

Chernobyl é uma minissérie de televisão de drama criada por Craig Mazin. A obra dramatiza os eventos em torno do acidente nuclear de 1986 na usina de Chernobil. Dividida em cinco episódios, a minissérie estreou em 6 de maio de 2019, nos Estados Unidos, sendo muito bem recebida pela crítica e pelo público. Na 71ª Cerimônia do Emmy Awards, Chernobyl recebeu dezenove indicações, vencendo nas categorias de "Melhor Minissérie", "Melhor Direção" e "Melhor Roteiro", com os atores, Harris, Skarsgård e Watson, recebendo nomeações por suas atuações. O conteúdo tem muito a ver com o autoritarismo oficial federal de tipo soviético em curso no Brasil.

"Ou dá, ou desce", por Fernão Lara Mesquita

Senador Marcos Do Val desafia intimação de A. de Moraes: "Dane-se !"

 O senador Marcos Do Val reagiu, hoje, irado, à intimação do ministro Alexandre de Moraes, que passou a investigá-lo no âmbito do chamado Inquérito dos Atos Antidemocráticos, no caso específico do 8 de janeiro.

O que disse Do Val:

- Dane-se !

Opinião do editor - A cassação de Dallagnol foi um ato político autoritário de viés lulopetista

Nas últimas 48 horas, o editor deste blog conversou com advogados especialistas em Direito Eleitoral e também em Direito Público, tudo para entender melhor esta decisão tomada pelo TSE em pouco mais de um minuto, por unanimidade, para cassar o registro de candidato do atual deputado federal Deltan Dallagnol.

Foi um casuísmo jurídico do TSE, até mesmo por 3 (nomeados por Bolsonaro) dos 7 ministros que votaram

Uma invenção, como este blog já exlicou amplamente (leia notas e vídeos mais abaixo).

Ou seja: foi um ato político autoritário de viés lulopetista.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Artigo, Guilherme Baumhardt, Correio do Povo - O caso Dallagnol mostra que sim, o Brasil virou a União Soviética

- O título original do artigo é "Qualquer semelhança", mas o editor deste blog resolveu copidescá-lo, tudo com absoluto respeito ao conteúdo.

Aqui em Banânia, na última terça-feira, assistimos a um escárnio, mas de desfecho bastante previsível. 

Todos nós sabíamos que o ex-procurador de Justiça e hoje deputado federal, Deltan Dallagnol, seria cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em sessão presidida por Alexandre de Moraes, em uma ação cujo relator era o ministro Benedito Gonçalves – sim, aquele que recebeu de Lula tapinhas no rosto. 

Sim, o Brasil produziu isso. 

O investigador no papel de mocinho foi transformado em vilão. É como se Lex Luthor (o bandido careca da DC Comics) virasse herói, no mesmo momento em que o Super Homem passa a usar uniforme de presidiário. 

Sim, o Brasil virou a União Soviética.

CLIQUE AQUI para ler tudo.  

Deputado Osmar Terra critica decisão do CNJ de fechar manicômios judiciários

A resolução 487 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obriga o fechamento gradual dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), específicos para acusados de crimes, também chamados de Manicômios Judiciários. O texto determina que a extinção desses estabelecimentos comece neste mês.

Durante audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate do Crime Organizado da Câmara, em 16/5. o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) criticou a decisão:

- Esta é uma determinação extremamente perigosa e feita com desconhecimento da ciência. Soltar criminosos que não possuem controle de seus impulsos, um fenômeno biológico, e não apenas social, é um risco.

O parlamentar que é médico, foi secretário estadual da Saúde nos governos Rigotto e Yeda Crusius, e tem mestrado pela PUC em neurociência do comportamento violento...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Coronel Mauro Cid nega-se a falar para a Polícia Federal

O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, deixou a sede da PF (Polícia Federal), em Brasília, por volta das 15h03 depois de cerca de 40 minutos.

Ele se negou a falar.

E avisou que quer saber do que é acusado para se defender.

Mauro Cid chegou ao prédio da PF em veículos militarees.


Dica do editor - Entenda tudo sobre a esclerose múltipla na vida das mulheres

 É evento programado pelo Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre. Ele aborda os impactos da esclerose múltipla na vida das mulheres

 O Hospital Moinhos de Vento promove, no próximo dia 27, o evento “A Mulher Frente à Esclerose Múltipla”.Doença crônica e autoimune, a esclerose múltipla afeta cerca de 2,9 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo o atlas da organização Multiple Sclerosis International Federation.

Em formato híbrido, o encontro ocorrerá das 8h30min às 12h. 

CLIQUE AQUI para se inscrever. É tudo grátis.
CLIQUE AQUI para saber mais.

Deputado gaúcho Osmar Terra conclama colegas para que rejeitem ordem do TSE contra Dallagnol

 Este material é da Folha Política.

Júlio Ribeiro discute a crise política brasileira no "Boa tarde, Brasil". Agora, na Guaíba.

Recomendado - Esta noite tem Bier Markt, Porto Alegre. Reserve, também, para happy hour em qualquer dia da semana.

Você pode reservar para happy hour da empresa, dos colegas de escritório, mas também para festas de aniversário e de casamento.

Whats 993882401 / 993887265.
Você pode mandar sua mensagem de reserva a qualquer hora do dia.

Hoje o Bier Markt não abre para o público. Só amanhã.

1o lugar no gênero, Veja Porto Alegre.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497/ Moinhos de Vento.

Preste atenção ao que o senador Mourão exige do Congresso no caso de Dallagnol

 O discurso do senador foi ontem. Ele quer que o presidente do Congresso atue de imediato para "interditar" (foi o verbo que ele usou) a decisão do TSE sobre Dallagnol. Interditar, no caso, é repelir a decisão inconstitucional, portanto ilegal, da Corte, que não respeitou o devido processo legal. O presidente da Câmara e não o do Congresso, ontem mesmo, avisou que caberá à Câmara decidir e não ao TSE. 

Boris Casoy diz que só os corruptos comemoram a decisão do TSE sobre Dallagnol. Veja o vídeo.

Transparência Internacional repele decisão do TSE sobre Dallagnol

A Transparência Internacional Brasil, ONG que atua no combate à corrupção, criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de cassar o mandato de deputado federal de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na terça-feira. 

A ONG fala em "perigo sistêmico" gerado pelo procedimento “atípico” da Corte, já que “a interpretação extensiva do TSE poderá logo ser aplicada a outros casos por juízes eleitorais em todo o Brasil, inclusive para outras hipóteses de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa”. A ONG acentuou o fato de que a decisão atípica foi dada a um ex-procurador, que atuou contra “interesses poderosos” — Dallagnol chefiou a força-tarefa da Lava Jato, que investigou um dos maiores esquemas de corrupção da história.

A entidade avisa que “ampliar hipótese de inelegibilidade, prescindindo do requisito literal e objetivo da lei....

CLIQUE AQUI para ler mais. CLIQUE AQUI para examinar o Twitter da ONG.

Allan dos Santos recebe green card e já é cidadão americano

O jornalista Allan dos Santos, que há dois anos sofre perseguição implacável por parte do ministro Alexandre de Moraes e do STF, o que o obrigou a se exilar nos Estados Unidos, avisou, ontem, que conseguiu seu green card.

Isto quer dizer que Allan dos Santos, agora, possui cidadania americana.

É também brasileiro.

O jornalista enfrenta pedido de prisão preventiva decretado por Moraes, pedido de deportação pela Interpol, proibição de uso das redes sociais, cassação de passaporte e bloqueio de contas bancárias.


Deputado gaúcho Marcel Van Hattem diz na cara do Comandante do Exército: "A cada continência ao bandido, a situação piora !"

Marisa avisa que fechará 91 lojas

Em meio a grave crise financeira, a rede de Lojas Marisa confirmou que fechará 91 lojas em todo o País.

A crise levou à renúncia do presidente Adalberto Pereira dos Santos.

Hoje, ao falar sobre o fechamento das lojas, o novo presidente João Pinheiro Batista acusou a concorrência e a carga tributária pelos seus problemas.

O pessoal da Marisa apoiou Lula da Silva, fez o L e lacrou em cima de Bolsonaro.

Dólar sobe, mas ainda vale menos de R$ 5,00. O dólar cai.

 A Bolsa opera em queda.

OL dólar sobe.

10h45min

Bolsa, -0,30%, 104.135 pontos
Dólar comercial, +0,50%, R$ 4,958 para a venda

Mesmo vacinado, Dias Toffoli é infectado por vírus chinês e precisa ser internado

Mesmo depois de vacinado, o ministro Dias Toffoli, STF, foi internado com vírus chinês num hospital de Brasília.

A Corte e a família não revelaram o nome do hospital.

Dias Toffoli tomou todas as doses recomendadas por quem acha que a vacina resolve.

O ministro tem enfrentado seguidos problemas no pulmão.

Saiba o que o prefeito Sebastião Melo fará em Roma

O prefeito Sebastião Melo viajará a Roma, entre os dias 20 e 28 deste mês. Ele foi convidado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina para participar do Encontro Internacional de Cidades Eco-Educativas. 

O evento reunirá 50 prefeitos e autoridades ibero-americanas. 

A agenda inclui um encontro com o papa Francisco, no Vaticano.

RS terá outro dia de sol, céu azul e temperatura amena

 RS, 9h - Porto Alegre e Gramado, 12o/ Anta Gorda,10o/ Xangri-Lá,17o/ Uruguaiana, 16o.

Esta quinta-feira será de tempo seco, com sol em quase todo o território gaúcho e amplos períodos de céu claro. A previsão da MetSul Meteorologia indica outro dia de temperatura agradável. 

A noite e a madrugada foram de intenso frio na Serra. Em São José dos Ausentes, que registrou -1,6ºC nesta quarta-feira, a mínima ficou ao redor de 0ºC.

Em Porto Alegre, que amanheceu sob forte cerração em muitos bairros, como Petrópolis (a cerração prosseague neste momeno, 9h) o dia será de sol. A temperatura mínima foi de 10°C e a máxima irá a 25°C. 

Governo gaúcho celebrou, ontem, o Dia Internacional de Combate à LGBTQIAP+fobia

O editor lembra que opiniões de leitores, mesmo anônimas, quando criminosas, responsabilizam seus autores, segundo o Marco Civil da Internet.

O site do governo estadual gaúcho informa, hoje, que "primeiro líder do Executivo estadual assumidamente homossexual, Leite´(o governador Eduardo Leite) frequentemente defende a empatia e o respeito à diversidade como fatores de fortalecimento e desenvolvimento social". 

Foi dele a ordem para iluminar com as cores do movimento gay a fachada do Palácio Piratini. 

 Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de transtornos mentais.

CLIQUE AQUI para saber mais e quantos gaúchos se declaram gays.

Dica do editor - O glaucoma é evitável. Saiba mais sobre o tamanho desta doença no mundo e no Brasil.

Entre 2 milhões a 4 milhões de brasileiros convivem com o glaucoma.

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia indicam que, nos últimos cinco anos, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) afastaram pelo menos 1,3 milhão de brasileiros do risco de cegueira por glaucoma. A doença é a maior causa evitável de cegueira no mundo. De acordo com a entidade, entre 2019 e 2022, tratamentos clínicos e cirúrgicos contra a doença beneficiaram, em média, 289 mil pacientes de todas as regiões brasileiras anualmente. O Nordeste acumula o maior volume de procedimentos no período, com uma média anual de 143,3 mil pessoas atendidas com pelo menos uma das duas abordagens terapêuticas. Na sequência aparecem, com as seguintes médias: Sudeste, com 112,5 mil casos; Sul, com 19,9 mil; Norte, com 12,3 mil; e Centro-Oeste, com quase 2 mil pacientes atendidos.

CLIQUE AQUI para saber o que é o glaucoma, quais são suas causas e como tratar. 

Vitória no TJRS não significa que Eduardo Leite poderá concluir a venda da Corsan

Apesar da queda da liminar que impedia a venda da Corsan, ontem, a decisão do TJRS não significa que o negócio poderá ser concluído.

O caso ainda depende de vetos provisórios decididos pelo TCE do RS e TRT do RS.

Câmara concede 5 dias de prazo para Dallagnol se defender

Rito previsto em Ato da Mesa de 2009, garante a Dallganol defesa com prazo de cinco dias úteis para se defender da decisão do TSE que cassou seu registro como candidato, portanto seu mandato. A decisão foi do presidente Arthur Lira. De acordo com o rito, a Câmara deverá ser citada oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Mesa Diretora informará ao corregedor da decisão, que dará prazo de cinco dias úteis para a manifestação, para que o deputado faça sua defesa. A Constituição garante aos deputados cassados pela Justiça Eleitoral o direito a ampla defesa dentro da Câmara dos Deputados. Veja o que disse Arthur Lira sobre a decisão:

Veja esta arrogante e autoritária fala do ministro da Justiça ao pessoal das Big Techs

 - O material é do site Metrópoles e viraliza nas redes sociais. 

Entenda as fake news de Haddad sobre o governo Bolsonaro

Haddad disse, ontem, na Câmara, que sob Bolsonaro o Brasil registrou 11% das mortes por Covid 19 ocorridas no mundo, embora tenha população de 2,7% do total mundial. É fake. Foram 4%, segundo a OMS. Ele também disse que a economia foi um desastre sob Bolsonaro, o que é mentira: apesar de 2 anos de pandemia e 1 de guerra na Ucrânia, o PIB avançou 4,48%, segundo o IBGE. Veja a fala mentirosa do ministro:

Depois de votar pela cassação de Dallagnol, Nunes Marques é confirmado titular do TSE

 Logo depois que votou a favor da cassação do deputado Deltan Dallagnol, o ministro Nunes Marques foli confirmado como ministro titular do TSE. Ele era substituto. A vaga era de Ricardo Lewandowski.

Os 7 ministros que votaram foram nomeados desta forma: 3 nomeados por Bollsonaro, inclusive Nunes Marques; 3 nomeados por Lula e 1 por Temer (A. de Moraes, o presidente).

Abin já tem novo diretor-geral. Trata-se do gaúcho Luiz Fernando Corrêa. Ele é de Santa Maria.

O Senado aprovou nesta quarta-feira  o nome do gaúcho Luiz Fernando Corrêa para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Corrêa obteve 43 votos a favor e cinco contrários, além de duas abstenções.

A Abin é a agência secreta do governo.

O novo diretor-geral é delegado federal. Ele é de Santa Maria, RS.

Lula da Silva já está de novo na estrada. Desta vez, ele viajou para o Japão, de onde voltará na semana que vem.

Lula da Silva embarcou, nesta quarta-feira, para uma viagem ao Japão, onde participa do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, reunião de líderes das sete maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. 

O evento ocorrerá nos dias 20 e 21, em Hiroshima, e a presença de Lula é a convite do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. 

Lula da Silva passará o fim de semana no Japão.

Relator no STF, Fachin pede 33 anos de cadeia para Collor. Crime é de corrupção no âmbito do governo Dilma Roussef.

Crime foi cometido no âmbito da BR-Distribuidora, da Petrobrás. Dilma nomeou afilhado de Collor para corromper e ser corrompido. Ação é da Lava Jato.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (17) para condenar o ex-senador Fernando Collor a 33 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O ministro também fixou pagamento de R$ 20 milhões por danos morais coletivos.

Fachin é o relator da ação penal que vai definir se Collor será condenado pelo tribunal em um processo oriundo da Operação Lava Jato. Os outros ministros ainda não votaram.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o caso.

Dica do editor - Conheça a preocupação do ministério da Saúde sobre a ameaça de nova onda de poliomielite

Os índices de vacinação contra a poliomielite têm apresentado queda desde de 2016, última vez em que o país superou a marca de 90% de cobertura vacinal do público-alvo. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade. Mas a proteção nunca esteve tão baixa. Em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%, informou o Ministério da Saúde. Os números trazem preocupação porque, apesar de o Brasil ter registrado o último caso da doença em 1989, há 34 anos, outros países ainda não erradicaram a doença, o que pode fazer o vírus voltar a circular por aqui.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/