OAB defende que Ministério Público não faça investigações criminais

- O editor também considera inaceitável que os Ministérios Públicos Federal e Estadual tenham poderes de investigação, atribuição constitucionalmente privativa da Polícia. A sociedade brasileira não precisa que mais um órgão público passe a bisbilhotar a sua vida, inclusive com sistemas de grampo do tipo Guardião.

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu nesta segunda-feira (20), em plenário, apoiar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37, que tira do Ministério Público o poder de investigação.

. A PEC tramita no Congresso e, se for aprovada, somente as Polícias Civil e Federal poderão propor e realizar investigações criminais.

Joaquim Barbosa tripudia: "Declaração sobre domínio do Executivo sobre o Congresso foi só um exercício intelectual acadêmico"

Joaquim Barbosa também disse que o Brasil só tem Partidos de mentirinha. Errou ? 90% dos Partidos são mesmo de mentirinha. CLIQUE AQUI para ler tudo.

- O presidente do STF, Joaquim Barbosa, melhora a qualidade do seu discurso a cada dia, como foi o caso da declaração sobre o domínio exercido pelo Executivo sobre o Congresso. O presidente da Câmara, Eduardo Alves, foi o primeiro a protestar, mas não foi o único. A verdade é que o Congresso não apenas é dominado pelo governo, porque é cabresteado por ele, como acontece também na Assembléia Legislativa do RS, onde o Legislativo só aprova o que quer Tarso e não aprovada nada do que Tarso não quer. São Poderes emasculados e por isto debilitam a República e o estado democrático de direito. 

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nota nesta tarde (20) para esclarecer o mal-estar criado entre o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e o Congresso Nacional. Em palestra pela manhã, em instituição de ensino em Brasília, Barbosa disse que o Legislativo "é inteiramente dominado pelo Poder Executivo".

. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do STF, que assina a nota, a fala de Barbosa foi um "exercício intelectual feito em um ambiente acadêmico" e "não houve a intenção de criticar ou emitir juízo de valor a respeito da atuação do Legislativo e de seus atuais integrantes".

. A participação de Barbosa só foi divulgada nesta manhã, pouco antes da palestra. O evento faz parte da semana jurídica da instituição de ensino, cujo tema é O Marco Regulatório dos Grandes Eventos Esportivos. A assessoria do Supremo informa que Barbosa falou na condição de acadêmico e professor sobre o tema presidencialismo e separação entre os Poderes da República.

. Segundo a nota, o presidente do STF manifestou suas opiniões no debate com os alunos e dentro da previsão constitucional da liberdade de ensinar. "Ou seja, um estímulo ao desenvolvimento do senso crítico e da cidadania daqueles jovens alunos. Esse é o contexto no qual os comentários e observações feitos devem ser observados"

Fortunati vai para Califórnia e imprensa o acompanha

Representantes da prefeitura e dos veículos Pampa, Jornal do Comércio e Grupo RBS também irão para o Vale do Silício

A viagem de José Fortunati para o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, terá a cobertura dos veículos gaúchos. O prefeito de Porto Alegre irá com uma comitiva para buscar novas ideias e tecnologias para as empresas da Capital, com o objetivo de colocar a cidade na rota da modernidade, inovação e empreendedorismo

. Estarão na comitiva os jornalistas Thiago Ribeiro, do Gabinete Digital; Patrícia Knebel, do Jornal do Comércio; Paulo Sérgio Pinto, da Rede Pampa; Diego Casagrande, da Band RS; e Thiago Medeiros, gerente de produtos digitais do Grupo RBS, que representará a empresa de forma institucional, reportando aos veículos os principais fatos da viagem. O Grupo Record não deverá enviar jornalistas.

. Também representarão Porto Alegre Izabel Matte, da Secretaria do Planejamento; César Busatto, da Governança e Coordenação Política; e Déborah Villela, secretária do InovaPOA. O grupo vai passar por San Francisco e San José, com um roteiro que prevê visitas e rodadas de negócios. Estão programados diversos encontros para apresentação da cidade de Porto Alegre para lideranças empresariais norte-americanas, uma aula magna do prefeito de Porto Alegre na Universidade de Stanford, visita aos prefeitos de São José e São Francisco, entre outras atividades.

* Clipping www.coletiva.net


Municipários entram em estado de greve em Porto Alegre. Servidores querem 17% de aumento salarial.

Os municipários de Porto Alegre, reunidos em assembleia geral, nesta segunda-feira, rejeitaram a proposta apresentada pelo governo. A categoria ficou indignada com a proposta e aprovou estado de greve. No próximo dia 5, a partir das 10h, novo protesto ocorrerá em frente ao Paço Municipal para pressionar o Executivo.  A proposta apresentada prevê duas formulações: na primeira, a categoria receberia o valor da inflação parcelado e, na segunda versão, estabelece um acordo bianual, com reajuste real de 0,25% em abril de 2014. O governo não reconhece as perdas salariais acumuladas, equivalente a 10,40%, e, para os demais pontos da pauta econômica, apresentou novos prazos para cumprir os antigos compromissos estabelecidos com a categoria.
         
. Os municipários reafirmaram a reivindicação de 17% de reajuste, sendo 6,60% correspondente a inflação e 10,40% de perdas salariais acumuladas. As decisões da categoria, de entrar em estado de greve e rejeitar a proposta, serão comunicadas através de ofício a ser enviado ao Executivo.    

Financial Times diz que "otimismo" na economia brasileira é só "fachada"

Em seu editorial na edição desta segunda-feira, o jornal britânico Financial Times disse que o otimismo dos brasileiros com relação à economia é “de fachada”. A publicação começa o texto enumerando as boas-notícias que o país recebeu nos últimos dias, como a ascensão do diplomata Roberto Azevêdo à presidência da Organização Mundial do Comércio (OMC), a emissão bem-sucedida de títulos da Petrobras, a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) de 11,4 bilhão de reais da BB Seguridade – a maior do ano -, além do leilão de blocos de petróleo, promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na semana passada. “Contudo, a aparente sensação de bem-estar é uma fachada”, afirma o conceituado periódico na sequência. O FT destaca que a economia brasileira cresce menos do que o Japão neste ano, depois de ter expandido apenas 1% ano passado, e lembrou que a inflação alta tem erodido a confiança do consumidor. “Há um senso de mal-estar e a raiz dele é a desaceleração dos investimentos, que começou em 2011 e permanece“, diz o editorial. “Mais investimentos é exatamente o que o Brasil precisa para manter os empregos e tornar-se a potência global que ele quer ser”, acrescenta, citando que os investimentos representam 18% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, contra 24% da América Latina e 30% das potências asiáticas.

. Na opinião do jornal, a culpa pela desaceleração de investimentos é de Brasília, uma vez que o modelo econômico extravagante cujo motor é o consumo, firmado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está esgotado, enquanto o modelo de Dilma, mais centralizador, acaba tornando lentas as decisões econômicas

. Outra crítica é a ajuda pontual para os setores preferidos do governo, em vez de uma ampla reforma estrutural para os mercados. Um exemplo citado é a questão da infraestrutura, com investimentos necessários em portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Para o FT, há interesse de empresários e investidores de participar desses setores, mas o marco regulatório ainda não viabiliza a construção de uma nova infraestrutura. “Brasil precisa desesperadamente de mais investimentos. O baixo nível da poupança nacional significa que o dinheiro terá de vir de fora. Hoje o capital está barato, mas não estará para sempre. Brasil tem uma boa janela de oportunidades e a senhora Rousseff e seu governo precisam fazer as coisas acontecerem enquanto ela ainda está aberta”, finaliza o texto.

* Clipping www.veja.com.br

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Saiba por que ninguém ganha com a inflação

- Ao lado, foto de Meirelles.



O artigo a seguir é do ex-presidente do Banco Central, o czar da economia durante todo o governo Lula. Sua substituição acabou pulverizando a área de decisões do BC, submeteu- ao comando da própria presidente Dilma, que pensa que entende de economia, e acabou desembocando no tenso cenário econômico atual, onde exitem mais interrogações do que respostas. Leia:

No longo prazo, todos perdem com a inflação. Somos catedráticos no assunto. Vivenciamos uma das mais longas hiperinflações da história recente e fenômenos inflacionários de toda espécie. Não deveria restar dúvida sobre as perdas e o custo da inflação para as famílias, as empresas e o país.Mas há ainda uma questão pouco debatida: quem ganha com a inflação? No curto prazo, aqueles capazes de elevar preços, como empresas com poder de repassá-la aos consumidores sem grande queda da demanda no curto prazo, profissionais liberais bem-sucedidos e organizações públicas com receitas atreladas à inflação.

. Os governos federal, estaduais e municipais são bons exemplos: grande parte de suas receitas é vinculada a preços, salários e lucros correntes, o que faz com que aumentos de preços elevem sua arrecadação.Essas organizações, públicas ou privadas, ganham com a alta de preços porque, ao contrário das suas receitas, a maior parte das despesas não acompanha imediatamente a inflação: salários geralmente são reajustados uma vez ao ano, assim como custos com contratos de fornecedores, aluguéis etc.Além disso, poder público e empresas são tomadores líquidos de recursos. Como grande parte do endividamento é a juros prefixados, a inflação maior reduz a taxa real de juros a pagar.Portanto, organizações e pessoas ganham no curto prazo com a inflação. Já os perdedores, no longo prazo, começam a exigir reajustes frequentes, como mostrou recente pedido de central sindical de reajustes automáticos de salários indexados à inflação.

. Na medida em que os preços começam a ser atrelados à inflação, temos uma corrida inflacionária desenfreada que elimina os ganhos dos que saíram na frente e desorganiza toda a economia.

. O primeiro efeito é a queda no poder de compra dos consumidores. E, com inflação alta, as empresas. E deixam de ter clareza de custos num mundo pautado por competitividade e produtividade, ou seja, a capacidade de produzir mais e melhor por menos. Países e empresas com variações de preços disseminadas são incapazes de investir eficientemente em produção e produtividade. O bom funcionamento do sistema de preços é fundamental para a alocação de recursos e investimentos. E quando se torna imperativo reduzir a inflação com alta de juros, a atividade econômica recua, derrubando vendas e arrecadação, o que gera perdas também aos que ganharam com a inflação no primeiro momento.

. Em resumo, a inflação oferece ganhos de curto prazo para alguns, custos para muitos e prejuízos no médio e longo prazo para todos, como nossa história mostra com clareza.

Braskem amplia linha de plástico verde do Pólo de Triunfo

Saiu nesta segunda-feira a tarde o anúncio que fez a Braskem sobre o início da produção de polietileno verde de baixa densidade, fabricado a partir do etanol proveniente da cana de açúcar.

. Isto ampliará a linha de plásticos verdes, que desde 2010 inclui polietileno de origem renovável de alta e baixa densidades.

. São todos produtos renováveis.

. A produção sairá toda das fábricas da Braskem no Pólo Petroquímico de Triunfo, RS.

. O novo plástico verde irá para o mercado em janeiro. As 30 mil toneladas anuais suprirão o mercado interno e parte da demanda mundial.

Lima Veiga larga na frente para exercer novo mandato como chefe do Ministério Público Estadual do RS

Com 365 votos, o atual chefe do Ministério Público Estadual, Eduardo de Lima Veiga, largou na frente para cumprir um novo mandato, caso seja escolhido pelo governador Tarso Genro na lista tríplice escolhida sábado por procuradores e promotores do RS. Ele livrou pequena vantagem sobre Fabiano Dallazen, 316 votos, mas obteve ampla vantagem sobre Carlos de Avelar Bastos, 150 votos.

. A lista tríplice será entregue na quarta-feira a Tarso, que deverá confirmar Lima Veiga.

Eletrosul entrega quatro novas subestações no RS. Investimento total vai a R$ 110 milhões.

Quatro novas subestações construídas pela Eletrosul, no Rio Grande do Sul, receberam investimentos de aproximadamente R$ 110 milhões. As unidades representam um importante reforço no sistema de transmissão para atender à crescente demanda de energia, especialmente, na Região Serrana.

. Nesta segunda-feira (20), a Diretoria Executiva da Eletrosul oficializou a entrega de duas delas – Caxias 6 e Nova Petrópolis 2. As outras duas, Lajeado Grande e Ijuí 2, também já estão em operação. Somente na Subestação Caxias 6, o maior dos quatro novos empreendimentos, foram investidos R$ 40,55 milhões. A unidade tem potência instalada de 330 mega-volt-ampéres (MVA). Na Subestação Nova Petrópolis 2 (83 MVA), o investimento foi de R$ 20,6 milhões. Com esses investimentos, a Eletrosul aumenta em mais de 100% a capacidade da região, que era de 391 MVA.

. “As novas unidades mais que dobram a potência instalada para atendimento às cargas demandadas pela RGE (Rio Grande Energia) para distribuição aos consumidores finais. 

Mais investimentos
A Eletrosul está à frente de outros dois grandes empreendimentos de transmissão, que são de extrema importância para reforço no suprimento de energia para o Rio Grande do Sul e somam aproximadamente R$ 1,2 bilhão em investimentos, ambos em implantação. Um deles irá melhorar o intercâmbio de energia entre o Sudeste e o Sul, com a construção de linhas de transmissão de extra-alta e alta tensão (525 kV e 230 kV), entre a Usina Hidrelétrica Salto Santiago, no Paraná, e a Subestação Quinta, em Rio Grande, totalizando cerca de 780 quilômetros.

. Para integrar a metade Sul gaúcha ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e permitir o aproveitamento do potencial eólico do litoral Sul do Estado (inclusive dos complexos que a Eletrosul está implantando na região com 402 megawatts de capacidade instalada), serão construídos quase 490 quilômetros de linhas de transmissão (525 kV) e três novas subestações, além da ampliação de uma unidade existente. 

FHC, inconfidente: "Eduardo Campos disse para mim que será candidato"

As declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)  de que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teria afirmado a ele de que realmente será candidato em 2014 não parecem preocupar o PSB; “ Todo encontro é assim e Eduardo tem se encontrado com muita gente. Ele realmente se encontrou com Fernando Henrique, mas há algum tempo atrás. Ele conversou com FHC como tem conversado com muita gente, sobre o Brasil, sobre a atual conjuntura da economia, entre outros assuntos. Eduardo tem a convicção de que 2014 somente deverá ser discutido em 2014. Por enquanto ele é e não é candidato”, disse um interlocutor do PSB.

Manifesto da ATP avisa que tarifa congelada de passagens de ônibus remete à ilegalidade e ao caos urbano

Vale a pena prestar atenção aos termos da “Mensagem à População”, assinada nesta segunda-feira pela ATP, Porto Alegre. A entidade que representa os transportadores de passageiros comprou uma página inteira dos jornais para reclamar da imposição de uma tarifa congelada de R$ 2,85 para as passagens.

. O caso começou quando a ATP pediu R$ 3,30 e a prefeitura só concordou com R$ 3,05. O caso acabou em violência nas ruas e na atrapalhada decisão judicial de congelar as tarifas.

. O “Manifesto” coloca pelo menos duas questões inquietantes:

1) Lembra que na administração do então prefeito Olívio Dutra, PT, houve intervenção nas empresas e congelamento de tarifas, o que mais tarde custou alguns milhões de indenizações em favor das empresas, dinheiro que o povo de Porto Alegre teve que pagar pela bravata olivista. A ATP lembra que isto ocorrerá de novo, caso a situação fique como está. Sem contar a queda na qualidade dos serviços, o que só não ocorrerá caso a prefeitura concorde em zerar a cobrança do ISS e da Taxa da EPTC das empresas.
2) A ATP reclama da violência física de grupos agressivos minoritários e do arbitramento judicial sem contraditório, para em ambos os casos responsabilizar diretamente o governador Tarso Genro e o prefeito José Fortunati por deixarem as ilegalidades correrem soltas.

. A ATP tem razão nos dois pontos.

. Nada justifica as ilegalidades, mesmo que a própria ATP tenha culpas em cartório, como não zelar pela transparência nas suas planilhas e pelas licitações para a exploração dos serviços que representa. 

Dmlu anuncia cinco novos contratos (R$ 330milhões) para área de lixo em Porto Alegre

O Dmlu, Porto Alegre, anunciou nesta segunda-feira que desistiu da licitação que previa um só contrato para todas as áreas dos serviços de lixo e adotará um modelo de cinco contratos.

. O valor total dos novos contratos será de R$ 330 milhões (cinco anos).

. O modelo anterior estava sub judice e vinha sofrendo críticas generalizadas.

- O Dmlu calculou em 18% a redução de valores, adotado o novo modelo.

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Fim do Bolsa Família - Rosário acusa a oposição, é atacada, fica assustada e retira o que disse

* Clipping G1

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), afirmou que vai apresentar requerimento para convocar a ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos, para dar explicações sobre frase em que diz que os boatos sobre o fim do Bolsa Família devem ser “da central de notícias da oposição”.
Para Sampaio, a declaração é irresponsável. O requerimento deve ser apresentado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara.

. “Tenho uma profunda admiração pela ministra Maria do Rosário e custo a acreditar que uma declaração de tamanha irresponsabilidade tenha partido dela. Estou apresentando o requerimento de convocação da ministra na Comissão de Segurança para dar a ela a oportunidade de retratar-se", afirmou.

. Na manhã desta segunda-feira, a ministra tuitou em sua conta no microblog Twitter: “Boatos sobre fim do bolsa família deve ser da central de notícias da oposição. Revela posição ou desejo de quem nunca valorizou a política”.

- Rumores sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família e também um inexistente bônus pelo Dia das Mães, que deveria ser sacado até sábado (18), fizeram milhares de beneficiários procurar agências bancárias. Foram registradas longas filas e tumultos em diversos pontos de saque, principalmente em cidades do Nordeste e do Norte.Diante da repercussão de sua afirmação, a ministra voltou a se manifestar no início da tarde sobre o assunto no Twitter. "Gente,sobre tweet hj pela manhã, quero dizer que não tenho nenhuma indicação formal da origem de boatos. Singela opinião. Ñ quero politizar", escreveu. "O importante é que todos os esclarecimentos estão sendo realizados. Escrevi bem cedinho e nem imaginei tal repercussão... Encerro o assunto", postou em seguida

Stasinski, Claudio Pereira e mais 96 engrossam o PV de Gravataí

O ex-prefeito Sérgio Stasinski e o ex-candidato a prefeito, Claudio Pereira, além de outras 96 pessoas, filiaram-se neste final de semana ao PV de Gravataí. Gravataí, sede da GM, é o município onde o PV é mais forte no RS. O presidente municipal, vereador Márcio Souza, é o nome mais cotado para dirigir o Partido no RS, mas isto só será decidido pela Executiva Nacional no início de junho.

Vereadora Lourdes Spengler vai a Brasília para a eleição no PMDB Mulher

A vereadora Lourdes Spengler será uma das oito líderes gaúchas que participarão nesta terça-feira da eleição do novo comando nacional do PMDB Mulher.

. O evento foi agendado para o Auditório Petrônio Portela, Senado, Brasília.

Yeda voltou da Europa e no mesmo dia foi a Brasília participar da convenção que elegeu Aécio

A ex-governadora Yeda Crusius regressou na sexta-feira de duas semanas de viagem à Itália. No mesmo dia viajou para Brasília, onde participou da convenção do PSDB  que elegeu seu presidente o senador Aécio Neves.

. O Airbus da TAM que decolou com Yeda de Porto Alegre, teve que voltar ao Salgado Filho, depois que uma das turbinas pegou fogo. Ela foi atingida por um urubu.

Novo “Cenários”, terça, on line, na Web: Yeda Crusius falará sobre finanças públicas

Nesta terça-feira a tarde, 17h30min, ao vivo, a ex-governadora Yeda Crusius falará durante uma hora no programa Cenários, apresentado pelo editor na LSTV, a TV na Internet de Leandro & Stormer e do site www.polibiobraga.com.br Serão cinco blocos, dedicados exclusivamente a uma conversa sobre finanças públicas. O programa, que começou na semana passada na Web, é semanal. Dele participam também os analistas financeiros Leandro Rushel e Stormer.

. Cenários permanece disponibilizado depois da apresentação ao vivo. O programa também pode ser utilizado livremente em TVs abertas ou fechadas, sites, blogs, portais e qualquer outra mídia, sem autorização prévia.

. Os leitores poderão encaminhar perguntas pela Web, on line, durante o programa. 

- Yeda Crusius notabilizou seu governo pela conquista do chamado Déficit Zero, que é a conquista do equilíbrio de tudo o que entra e sai do caixa do governo durante o ano. Isto não ocorria há 40 anos. O atual governo desprezou o modelo e produz novos déficits milionários todos os anos, o que resultou em novo impasse nas contas públicas estaduais.

CLIQUE ao lado, acima, na telinha de TV, para examinar a entrevista com o professor André Azevedo, que abriu a série de programas Cenários. 

Shopping Lindóia abre estacionamento grátis por uma hora para cativar vizinhança


Sempre tendo apostado no conceito de shopping de vizinhança, o Lindóia Shopping, Porto Alegre, abriu maio com duas propostas inovadoras:

- A praça de alimentação do shopping recebeu mobiliário novo, sonarização e iluminação modernas e novo placo de show.

- As 4 mil vagas rotatórias para carros poderão ser usadas de graça pelo período de uma hora, livremente, a qualquer momento do dia ou da noite.

. Foi o que informou ao editor o diretor do Lindóia Shopping, Fábio Irigoite.

Porto Alegre poderá ganhar mais duas incubadoras tecnológicas

Se depender do prefeito José Fortunati, Ufrgs e ESPM montarão duas novas incubadoras para empresas de alta tecnologia em Porto Alegre.

. A Ufrgs está de olho na antiga Smic da entrada do túnel da Conceição.

. No caso da ESPM, o interesse é na garagem da prefeitura no bairro Azenha.

. E tem mais.

. O editor há muito tempo abomina incubadoras e acha que elas não passam de modelos fracassados e arcaicos de proteção e incentivo a novos empreendedores.

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Dilma quer definições do PMDB sobre papel que jogará na Câmara

É verdadeiro o noticiário de que a presidente Dilma Rousseff procurará definir um padrão uniforme de procedimento para as ações do PMDB dentro da Câmara dos Deputados, porque ela teme que o líder Eduardo Cunha cumpra sua promessa de mover “crise em cima de crise” para os interesses do governo, caso o Planalto não melhore sua interlocução com o Partido.

. Dilma Rousseff estaria disposta a um “tudo ou nada”.

. O PMDB já se prepara para dar tranquilidade ao governo e para isto instalou o presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, ao lado do gabinete do vice-presidente Michel Temer, encarregado de azeitar os interesses do Planalto junto às bancadas do Partido na Câmara e no Senado. Eliseu Padilha será uma espécie de delegado do governo Dilma Rousseff dentro do Partido.

- O Planalto quer que cada Partido da base indique alguém para fazer o trabalho que Padilha fará dentro do PMDB. 

PMDB gaúcho já parece disposto a sacrificar Simon por uma boa aliança para governador

O PMDB do RS pela primeira vez parece decidido a sacrificar a candidatura à reeleição do senador Pedro Simon,  em troca de uma boa aliança para governador.

. O ex-secretário Geral do Partido, Eliseu Padilha, já diz isto com todas as letras, e esta é a opinião dominante da maioria dos líderes do Partido.

- O PMDB sabe que não poderá buscar aliados se reivindicar a candidatura a governador para José Ivo Sartori ou Rigotto, e ao mesmo tempo exigir a única vaga de candidato a senador para Simon, porque neste caso só teria a vaga de vice e a coabitação no governo. 

Sem tempo de TV, PDT usa candidatura própria para reforçar Fortunati 2018

Sem tempo de TV e sem chance de conseguir aliados expressivos para sua candidatura própria, o PDT apenas fortalece os músculos.

. Em busca de boas alianças em 2014.

. Plantando para Fortunati 2018.

- PMDB, PP e PT topam desde já entregar a vaga de vice para o PDT e assegurar apoio a Fortunati em 2018.

PMDB tem dificuldade para indicar sucessor de Zácchia na Smam

Nenhuma liderança expressiva do PMDB de Porto Alegre demonstrou interesse na vaga de secretário da Smam.

Banco Central revela que Boletim Focus revisa para baixo crescimento do PIB para este ano

Os economistas de instituições financeiras reduziram sua projeção para o crescimento da economia brasileira a 2,98%,  após cinco semanas projetando expansão de 3%, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira.

. Em relação à inflação em 2013, a projeção foi mantida em 5,80 por cento, assim como a perspectiva de que a Selic encerrará o ano a 8,25 por cento.

Tarso "elogia" Aécio porque acha que a retórica petista derrotará de novo a mansidão tucana

O site Brasil247 e também o jornal Correio do Povo desta segunda-feira, registaram a notícia de que o governador petista do Rio Grande do Sul escreveu em seu Twitter que colocar o ex-presidente FHC  como referência programática, coloca o debate nacional nos seus devidos termos: a disputa terá mais conteúdo.

. Tarso prefere uma eleição polarizada com a comparação entre os números do PT e do PSDB. Aécio argumenta que o crescimento nos dois primeiros anos de Dilma é inferior ao de FHC.

- Tarso Genro se equivoca, porque para o PT seria preferível o tipo de disputa que teve com Serra, que fugiu das discussões e começou a campanha até elogiando Lula. Uma discussão de conteúdo jamais dará vantagem a Dilma, porque ela não tem conteúdo e o que usa é herança mal administrada. A disputa eleitoral não será por comparação de números, porque se fosse assim o próprio Tarso Genro nem poderia iniciar sua campanha à reeleição.

Instituto Oswaldo Cruz confirma que supersujeira do Hospital Conceição foi criatório para mortífera superbactéria NDM

O Laboratório de Pesquisa de Transmissão Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que funciona como Centro Colaborador da Rede de Monitoramento Resistência Microbiana Hospitalar (Rede RM), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou a presença do gene tipo Carbapenemase New Delhi metallobetalactamase (NDM) em quatro pacientes do Hospital Conceição, em Porto Alegre. Ele provoca a criação de bactérias superresistentes a antibióticos. Segundo a pesquisadora do Laboratório Ana Paula Assef, até agora o Brasil não tinha registrado este gene de resistência, que foi encontrado pela primeira vez em 2008, na Índia. Dois anos depois surgiu na Austrália, nos Estados Unidos e no Canadá. No ano seguinte chegou à Guatemala e, em 2012, ao Uruguai, Paraguai e à Colômbia. A especialista disse que por determinação da Anvisa os hospitais em todo País devem manter comissões de controle de infecção hospitalar e quando observam sinais de bactérias resistentes enviam amostras para análise do laboratório. “As amostras foram encaminhadas pela unidade do Rio Grande do Sul. Fizemos testes moleculares para detecção de alguns genes de resistência e a gente encontrou o NDM na amostra de lá. São amostras de quatro pacientes do Rio Grande do Sul. Já analisamos amostras de pacientes de outros Estados e não encontramos em mais nenhum outro lugar. Essa avaliação nós fazemos rotineiramente”, explicou. Segundo Ana Paula Assef, o NDM é um gene de resistência que pode ser disseminado no ambiente hospitalar.

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Fortunati desiste de pacotes anteriores e anuncia, hoje, megalicitação de R$ 405 milhões para serviço de lixo de Porto Alegre

A Prefeitura apresenta nesta segunda-feira  o novo modelo licitatório de promoção da limpeza urbana de Porto Alegre. Cinco contratos de coleta e transporte de resíduos sólidos integram a proposta, como forma de garantir melhor eficiência dos serviços prestados e ampliar a transparência do processo, qualificando a fiscalização do poder público. Com a construção deste novo modelo a Prefeitura desiste da licitação do lixo que está sub judice e previa apenas um contrato para a execução dos serviços. O prefeito José Fortunati e o diretor-geral do DMLU, André Carus, concedem entrevista coletiva, às 12h, no Paço Municipal para a apresentação do novo modelo".

. No dia 8 de maio de 2013, o governo de José Fortunati (PDT) na prefeitura de Porto Alegre e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) viram fracassar a última chance de “ficar discutindo o seu modelo de gestão do lixo”, quando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul julgou o Agravo de Instrumento nº 70052458080, e decidiu manter suspensa a megalicitação do lixo da capital gaúcha, concorrência que envolvia cinco serviços diferentes de limpeza urbana em um único contrato, no valor inicial de R$ 405 milhões para uma única empresa, em um desembolso mínimo mensal de R$ 6.763.382,00 (seis milhões e setecentos e sessenta e três mil e trezentos e oitenta e dois reais).

. No momento, todos os serviços de limpeza pública de Porto Alegre encontram-se sob contratos emergenciais, sem licitação.