Agora, ao vivo, "Oeste sem Filtro'. Acompanhe até as 20h.

Sem alarde, Eduardo Leite já está fora do RS. Ele faz férias de uma semana no Nordeste.

Sem alarde, sem pompa e sem circunstância, o governador gaúcho Eduardo Leite pegou o avião e viajou de férias para Natal, Rio Grande do Norte.

Ele ficará uma semana fora do Estado.

O Piratini não disse se Eduardo Leite irá com seu primeiro-damo, o médico Thales Bolzan.


Juiza Ludmilla Lins Grilo diz que o vilão está descontrolado

Trump começaria "razzia" da Magnitsky por Moraes, Barroso e Gilmar. Entenda por que razão.

 O jornalista Paulo Capelli, site Metrópoles, geralmente bem informado, informou esta tarde que o presidente Trump aplicará a qualquer momento a Lei Magnitsky sobre 3 dos 11 ministros do STF

Alexandre Moraes
Luiz Roberto Barroso
Gilmar Mendes

O editor deste blog também especula que Trump não aplicará as pesadas sanções contra todos os atingidos comos cortes de vistos, podendo fazer isto por partes e dependendo da reação dos demais. 

Estariam neste caso de colocar muita gente no purgatório, também os nomes dos presidentes da Câmara e do Senado.

CLIQUE AQUI para ler e ouvir Capelli.

Terminal da Termasa, Rio Grande, decide investir R$ 93 milhões

O Terminal Marítimo Luiz Fogliato (Termasa), na cidade de Rio Grande (RS), será ampliado com um investimento de R$ 93 milhões. 

As obras, que envolvem as fases de construção e operação, devem gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. 

Opinião do editor - Saiba quem ainda pode reagir enquanto é tempo

Lula e seu governo do PT prosseguem demonstrando desinteresse em se entender com os americanos, na suposição de que os ganhos políticos atuais do enfrentamento permanecerão em linha ascendente quando a crise econômica se instalar em função do tarifaço.

Governantes irresponsáveis e em queda livre de popularidade, como é o caso do governo de Lula e do PT, costumam apelar para um inimigo externo e com isto tentar ampliar apoios.

Isto nunca deu certo.

E não dará também no Brasil.

O que se espera é reajam a tempo os líderes mais esclarecidos entre políticos, militares e empresários que perderão inevitavelmente com a irresponsabilidade lulopetista, já que o lulopetismo quer e se satisaz com a venezualização do Brasil.

São os únicos que ainda poderão somar-se aos alertas da oposição, porque o restante da Nação é matéria inorgânica cúmplice, dominada ou desléxica.

Simôes Pires, no seu Ponto Crítico, prevê tarifaço brasileiro de 50%

 O editor do blog Ponto Crítico, Gilberto Simões Pires, prevê que o governo nomeado lulopetista imporá um tarifaço de 50% sobre os preços de todos os produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos, dia 1o de agosto, quando Trump anunciar o início da cobrança de 50% de tarifas sobre produtos impotados do Brasil.

O editor conversou com Simões Pires.

O que ele escreve

LULA VAI SANCIONAR O TARIFAÇO

Pois, com a mesma e praticamente inútil ênfase, volto a insistir: DIFERENTE DO QUE ESTÁ SENDO DITO E REPETIDO -À EXAUSTÃO- pela VICIADA MÍDIA PETISTA, NESTA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 01/08, O PRESIDENTE LULA vai -SANCIONAR- O TARIFAÇO DE 50% SOBRE TODOS OS PRODUTOS QUE OS BRASILEIROS -PRETENDEM- EXPORTAR PARA OS ESTADOS UNIDOS.

Análise, FGV Agro - Entenda os números das perdas brasileiras no caso da supertarifa de 50%

Os analistas da FGV Agro analisam, neste artigo, com profundidade, os elementos mais importantes relacionados com a imposição da super-tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, com ênfase para os produtos do agro, mas falham ao ignorarem 2 dos 3 pontos centrais da carta que Trump enviou a Lula para anunciar as razões do ultimato que fez. Leia (o artigo é longo e recheado de gráficos importantíssimos para entender parte do problema, ou seja, a questão comercial propriamente dita):

Por ocasião da reunião dos BRICS no início de julho último, o presidente Trump proferiu mais uma ameaça tarifária possivelmente motivada pela iniciativa de substituição do Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Swift), sistema que operacionaliza as relações financeiras transnacionais ao redor do mundo.

Em seguida, o Brasil recebeu uma carta do presidente Trump elevando a tarifa de importação dos EUA para 50% em todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, sob as seguintes justificativas: (i) tratamento inaceitável que o ex-presidente Jair Bolsonaro está recebendo da justiça brasileira; (ii) regulamentação das plataformas de mídia social dos EUA; e (iii) a injusta e não recíproca relação comercial entre os dois países.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Saiba qual é o primeiro passo para identificar o câncer de cabeça e de pescoço

O artigo a seguir é assinado pela méica Gabriela Marinho, médica cirurgiã de cabeça e pescoço da Santa Casa de Porto Alegre. A publicação é do Correio do Povo de hoje, segunda-feira, dia 28.

O Brasil está entre os países com maior número de casos de câncer de cabeça e pescoço, registrando mais de 40 mil novos diagnósticos por ano. Dentro desse cenário, um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) revela que 80% dos pacientes já recebem o diagnóstico em estágios avançados da doença, o que reforça a urgência de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces.

Para ampliar essa mobilização, contamos anualmente com a campanha Julho Verde, em referência ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça, celebrado no dia 27.

CLIQUE AQUI para ler tudo no site do Correio do Povo de hoje.

Veja e ouça esta Carta Aberta deste piloto de caça aos Generais do Brasil

Fábio Kaufmann faz contundente denúncia sobre a diplomacia suicida do governo lulopetista e da covardia institucional do momento.

Dica de humor político - Cláudio Spritzer apresenta a mais nova teoria da conspiração

Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre. 

Artigo, Percival Puggina - Os dez esteios do regime

- O autor é editor do Blog do Puggina.

Em nosso país, do Estado Democrático de Direito só resta o Estado em forma bruta e brutal. A democracia foi extinta por sucessivas omissões da representação parlamentar e o Direito está relativizado às conveniências dos donos do poder.

Ocorreu-me, então, identificar quem sustenta esse poder tão ativo, tão repressivo à direita e tão pertinaz no combate à liberdade de expressão.

Numa conta redonda, cheguei aos seguintes dez esteios do novo regime político brasileiro:

1) A legião dos omissos e dos isentões;

2) A multidão dos ignorantes dos quatro costados, passivos e sem voz porque sequer têm o que dizer

CLIQUE AQUI para ler mais.

GM, Volks e Toyota advertem Lula para que não beneficie os chineses. As montadoras ameaçam com desemprego em massa.

Na carta, as montadoras avisam que haverá desemprego em massa na indústria de veículos.

Os presidentes das qutro principais montadoras que atuam no Brasil escreveram uma carta ao presidente nomeado  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 15 de junho de 2025, advertindo sobre o forte impacto que uma medida pronta para ser adotada em favor da Chinacausará no setor. 

A administração petista pretende baixar uma norma para incentivar a produção de carros cujas peças e componentes são 100% produzidos no exterior.

 As empresas mais beneficiadas devem ser as montadoras chinesas. Por esse sistema conhecido como SKD (Semi Knocked Down).

CLIQUE AQUI para ler a carta.

Agora, ao vivo, Lacombe e Allan dos Santos, TimeLine, explicam o fracasso internacional do regime Lula+STF

Bolsonaro poderá ir ao ato público de Brasília, domingo, dia 3

Bolsonaro não está proibido de discursar e nem de ir ao ato público previsto para domingo, dia 3, podendo comparecer aos palanques em Brasília, já que precisa se recolher em prisão domiciliar a partir das 19h.

Sua mulher, Michelle, poderá ir na Paulista, principal local de manifestações. 

O jornal O Globo diz que Michelle não irá a São Paulo, mas ao Pará, o que é controverso.

Os filhos de Bolsonaro participarão de atos em locais diferentes: Flávio, na Paulista; Carlos, no Rio; Eduardo, nos Estados Unidos.

Manifestações ocorrerão em todo o Brasil.

Neste final de semana, muitos movimentos foram realizados em inúmeros municípios brasileiros. O editor recebee imagens pelo seu Whats 51.99945.9810.

Acompanhe, agora, ao vivo, "+Brasil", com Silvio Lopes e convidados, inclusive Ramiro Rosário

Dica do editor - O editor viu ontem a noite e recomenda este documentário sobre o atentado que matou Carlito Meném

O filho do ex-presidente argentino Carlos Meném foi assassinado e o atentado visou calar o rapaz, que era secretário particular do presidente e intimidar seu pai, que ficou 10 anos no Poder. Na mesma época, foram realizados atentados contra a embaixada de Israel e a sede da Amia, provocando mais de uma centena de mortos. Carlos Meném iniciou seu governo esquerdista com posições de proximidade com o Irã, a Líbia e o Hezbollah, mas resultou atropelado no meio do caminho e rendeu-se aos interesses dos Estados Unidos, tendo viajado para Washington e beijado a mão do presidente George Bush. Está tudo no documentário. "Crime ou acidente: A Morte de Menem Júnior, no HBO ou Prime

 

Recomendado - Use seu Whats, agora, e reserve seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre

A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt 
como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.

AMBIENTE AQUECIDO.

Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.

NÃO ABRE HOJE

Whats

993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
PORTO ALEGRE


PT trabalha uma variável do tipo Lula+Eduardo Leite, ou seja, coligação entre PT e PSD

O jornalista Flávio Pereira, O Sul, informa, hoje, que o MDB ainda não decidiu se indicará candidato a vice numa chapa que poderá contar com Lula como candidato à reeleição.

A informação foi passada ao jornalista pelo presidente nacional do Partido, deputado Baleia Rossi. 

O deputado não examinou a hipótese de se coligar com outro candidato.

Neste final de semana, correu solta a informação de que o PT imagina outro tipo de coligação, tendo o PSD como vice.

Seria uma chapa do tipo Lula+Eduardo Leite.

Artigo, especial, Marcus Vinicius Gravina - Equação geopolítica

Marcus Vinicius Gravina é advogado, RS.

Gaza está para Israel, assim como o Brasil está a caminho do rompimento de relações com os EUA. 

O Irã patrocina a destruição do Estado de Israel, e todos sabem como, enquanto no continente americano o Brasil está agindo com o mesmo propósito, disfarçado para se entregar ao BRICS, dominado pela Rússia, China e na companhia de outros países totalitários da mesma confraria para, numa aventura sem volta, se afastar dos EUA.

Este foi o incidente que causou o curto-circuito entre o Brasil  - do governo Lula - e os EUA, ou seja, o motivo para os EUA tentarem deter o Brasil aliado de seus adversários figadais, para não dizer inimigos. Trata-se, da geopolítica que se atêm aos conflitos ou cooperações entre nações. No caso, conflitos.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Agora, ao vivo, militares do Kids Pretos são interrogados no STF. Moraes proibiu uso de uniformes durante as oitivas.

Opinião do editor - O problema dos exportadores não é de crédito, mas de mercados

Lula e seus asseclas de dentro e fora da mídia, acham que será fácil abrir novos mercados para substituir o mercado americano, mas isto só é fácil para quem não entende nada do que acontece no mundo. Eles sabem que as questões principais, para o Brasil, são de ordem política interna e de geopolítica.

.Tarifas de 50% para produtos brasileiros tornarão inviáveis as exportações para os EUA. Ontem, neste blog, passei a informação de que a Taurus, maior fabricante de armas do Brasil e que exporta em massa para os americanos, vai frechar sua fábrica no País e se mudar para os EUA. 15 mil empregos diretos e indiretos serão destruídos.

O RS, segundo dados da Fiergs, terá um prejuízo de US$ 2 bilhões no seu PIB deste ano.E não será R$ 100 bilhões de crédito para exportadores, como este anunciado pelo BRDE, que resolverão os problemas de falta de mercado externo para os produtos e serviços oferecidos pelo Brasil.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bolsa e dólar abrem a semana em alta

 Bolsa e dólar operam levemente em alta neste início de semana.

10h29min

Bolsa, +0,26%, 133.872 pontos
Dólar comercial, +0,28%, R$ 5,5766 para venda

Artigo, especial - Política mineral como moeda de troca: O Brasil na nova agenda industrial dos EUA

Este artigo é do "Observatório para um Brasil Soberano".

Às vésperas da COP30, o governo brasileiro se apressa em apresentar uma política para minerais críticos – insumos para indústrias de alta tecnologia e para a transição energética global. 

No centro dessa movimentação está a tentativa de reposicionar o Brasil na cadeia de fornecimento dos EUA. A nova agenda industrial americana, reforçada por Trump, parte da premissa de reduzir a dependência de minerais estratégicos chineses. Lítio, grafite, nióbio e terras raras são agora elementos de segurança econômica, e não apenas de mercado. 

Nesse novo tabuleiro, o Brasil tenta se oferecer como um fornecedor confiável. A política mineral surge como moeda de troca. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - RS reduziu em 51,8% os casos de mortes por Hepatite C, diz ministério da Saúde. Clique aqui para ver os números.

No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, a população do Rio Grande do Sul recebe boas notícias: entre 2019 e 2024, houve uma queda de 51,8% no número de óbitos por Hepatite C. Outro dado a ser comemorado é a redução de 30% nos casos da doença. A data marca a reta final do Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais.

A  informação consta do Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais 2025, publicado pelo Ministério da Saúde.

CLIQUE AQUI para examinar todo o conteúdo do Boletim Epidemiológico.

EUA acusam Maduro como chefe de cartel. E ameaçam aliados da Venezuela. Veja o vídeo.

 Este material é da Folha Política.

Artigo, especial - Câmbio, tarifa e cegueira estratégica: O preço de fingir que está tudo sob controle

Este artigo é do "Observatório para um Brasil Soberano"

Quando um dos maiores bancos globais afirma que o câmbio “só deve disparar se houver escalada na guerra tarifária”, não está apenas fazendo uma projeção técnica — está revelando um vício de leitura que domina boa parte do mercado brasileiro: a crença de que ainda é possível tratar a crise atual como um desvio de rota e não como uma inflexão estrutural. 

A carta enviada por Donald Trump ao governo brasileiro, com exigências claras para revisão tarifária, não foi um gesto simbólico. 

Foi um ultimato.

 A análise que ignora o fator institucional é mais do que ingênua — é cúmplice. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Use seu Whats, agora, e reserve seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre

A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt 
como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.

AMBIENTE AQUECIDO.

Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.

NÃO ABRE HOJE

Whats

993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
PORTO ALEGRE

Líder do governo na Câmara, José Guimarães, é internado para cirurgia em SP

 O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), de 66 anos, está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passará por uma cirurgia nestga segunda-feira.

A assessoria do deputado não informou do que se trata, mas ele será operado pela equipe dos médicos Roberto Kalil Filho (médico do presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva) e Fábio Jatene, que atuam na área de cardiologia.

José Guimarães é irmão do ex-deputado José Genoíno, condenado no Mensalão e ficou conhecido pelo episódio do dinheiro na cueca.

EUA já fechou acordo com 7 Países, inclusive a China. Trump não quer conversa com o Brasil.

O governo dos EUA não quer conversa com ninguém do Brasil.

Os Estados Unidos já fecharam 7 acordos comerciais para as tarifas que serão aplicadas a partir de 1º de agosto. 

O presidente Donald Trump, ontem, domingo, conseguiu um tratado econômico com a UE (União Europeia).

Outros seis Países também já fecharam acordos:Japão, Vietnã, Indonésia, Filipinas, China e Reino Unido. 

O caso mais notável é a China, que inicialmente seria tarifada em 135% e conseguiu redução para 55%. O acordo EUA x China isola o Brasil ainda mais, porque Trump avisou que com o Brasil, por enquanto, não tem acordo.

Dica do editor - Sine abre a semana com 1,4 mil vagas de empregos em Porto Alegre

 A partir desta segunda-feira, o Sine Municipal disponibiliza 1.382 vagas de emprego. Destas, 67 oportunidades são para pessoas com deficiência (PcD). O atendimento presencial ocorre em cinco locais, de segunda a sexta-feira.

A cada semana que passa, há menos oferta de empregos na Capital e no Estado.

CLIQUE AQUI para verificar os endereços.

As 9h, STF interroga os kids pretos. Serão ouvidos 11 militares da ativa e um policial federal

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira o último interrogatório dos réus de suposta trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A partir das 9h, um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, vai interrogar os réus que pertencem ao Núcleo 3 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Fazem parte do grupo 11 militares do Exército e um policial federal. Parte dos militares integrava o Batalhão de Forças Especiais do Exército, cujos soldados são conhecidos como kids pretos.

Confira os réus que serão interrogados nesta segunda:

CLIQUE AQUI para saber mais.

RS abriu a semana com ciclone, tempo instável e frio

Vento forte a intenso de ciclone prova quedas de árvores e falta de luz nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre os ventos sopram com muita força neste início de manhã.

Leia o que diz a MetSul:

Choverá  e fará frio na maioria dos locais na primeira metade desta segunda, mas no decorrer do dia ocorrerão aberturas de sol em diferentes pontos do estado, especialmente à tarde. 

Ao longo da terça o sol aparece em todas as regiões e com momentos de céu claro em algumas. 

Já a quarta-feira será ensolarada no Rio Grande do Sul e com amplos períodos de céu claro. C

Wall Street Journal tira editorial para defender libertação de Filipe Martins

Em editorial publicado neste domingo, o jornal The Wall Street Journal defende a soltura de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que está em prisão domiciliar em Ponta Grossa por ordem do ministro Alexandre Moraes, que acaba de ser punido com o corte de vistos para ingresso nos Estados Unidos.

O jornal cita fraude em registros do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, em Orlando, na Flórida, citando o caso de Martins. "Um tribunal brasileiro vem usando registros falsos do CBP para deter o Sr. Martins como um risco de fuga desde março de 2024 na investigação de um suposto golpe de Estado de Bolsonaro.

Houve fraude nos registros que a Polícia Federal afirma se referirem à entrada dele nos Estados Unidos. O jornal diz que Trump precisa fazer uma investigação transparente sobre como registros falsos sobre Martins foram publicados em um site do CBP, depois desapareceram e reapareceram

Acompanhe a análise das primeiras notícias da semana em "Agora Brasil", que já começou.

A apresentação é de Glauco Fonsêca. O programa vai até as 9h.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/