Conheça outras propostas para o Pontal do Estaleiro, Porto Alegre.

CLIQUE no link a seguir para examinar propostas construtivas maravilhosas, apresentadas pelo leitor como alternativas para o chamado Pontal do Estaleiro, de Porto Alegre:
http://www.emilioambaszandassociates.com/portfolio/portfolio.cfm?Pid=5

. Este tipo de discussão interessa, como interessa todo o comentário a seguir, porque a conversa não é o lixo que vem sendo produzido pelos opositores da proposta de mudança da destinação de uso para a área do antigo Estaleiro Só.

. O texto a seguir, apesar da racionalidade que reintroduz na discussão, parte igualmente de uma premissa falsa, a do lixo argumentativo que levantam líderes do PT e do PSoL, xiitas ambientalistas, arrivistas e reacionários que não querem mudar nada na cidade, ou seja, que a Câmara de Vereadores teria aprovado o projeto apresentado por BM Part e pelo arquiteto Debiagi.

1) A Câmara não aprovou nada disto e nem poderia (vício de origem) porque propostas construtivas só podem ser aprovadas pela prefeitura, de acordo com as duríssimas regras estabelecidas pelo Plano Diretor, entre as quais a do chamado EVU (Estudo de Viabilidade Urbana) e respectivas regras de compensações urbanas.

2) O que a Câmara aprovou foi a mudança da destinação de uso da área, que já é destinada a construções comerciais e de serviços. Foi só isto. Nem sequer volumetria, compensações - nada, foi alterado.

. Tanto isto é verdade que o veto do prefeito é um veto político destinado a dar satisfação a uma parte da população que tem se mostrado retrógrada, atrasada, conservadora, fascio-comunista, medieval, incapaz de aceitar mudanças na cidade.

LEIA a mensagem do leitor:

A princípio sou a favor da urbanização da orla pelos mesmos motivos que citas no comentário abaixo.

“O prefeito e os vereadores estão se tornando reféns de uma minoria agressiva e xiita, incapazes de fazer o que deve ser feito no caso, ou seja, cumprir o que manda a lei. Há 30 anos essa gente impede a urbanização e modernização do cais do porto e submete a orla do lago ao domínio dos vagabundos, dos maricás, da sujeira e das macegas. É por isto que Porto Alegre virou cidade dormitório e cresce como o rabo do cavalo (a população só cresce 0,62% ao ano, índice da riquíssima Suíça).”

Entretanto o projeto apresentado pela dita empresa é de uma agressividade e insensibilidade acachapante. Imagino que se deixarmos passar e construir tal monstrengo arquitetônico, teremos que conviver com ele talvez por no mínimo uns 150 a 200 anos a poluir o visual da orla. O projeto a principio parece impressionante, mas se imaginarmos uma ou duas décadas além, o despropósito se evidencia.Envio abaixo o link de um arquiteto cujos projetos têm deslumbrado os mundos em situações similares as que temos no Pontal.


Agr. João Manuel Linck Feijó
www.ecotelhado.com.br
Associação de Telhados Verdes do Brasil
World Green Roof Infrastructure Network

Ouça (e veja) o discurso de Lula sobre diarréia #$% e sifu

O discurso com o qual o presidente Lula escandalizou o Brasil é o que você poderá ver e ouvir a seguir.

. Lula é um homem sabidamente pouco instruído, o que quer dizer que falta-lhe formação educacional e cultural regular. Apesar disto, o presidente tem demonstrado progressos notáveis, aprendendo tudo com muita rapidez. Volta e meia, apesar disto, pisa na bola e dá maus exemplos tremendos para os brasileiros, ajudando a nivelar por baixo toda a zorra que é a convivência nacional.

CLIQUE e ouça:
http://www.youtube.com:80/watch?v=UG0oMXDtEdc

Cherini, nepotismo cruzado e impedimento ético no caso do TCE do RS

OPINIÃO DO LEITOR

O deputado Giovani Cherini, do PDT, já indicado presidente da Assembléia para o ano de 2010, foi indicado relator do projeto de lei 254/2008 na Comissão de Constituição e Justiça, que trata do Plano de Carreira dos Servidores do TCE. É um Deputado atuante que se faz notar pelo denodo e desenvoltura com que desempenha a atividade parlamentar

. Creio que o Deputado Giovani Cherini deveria recusar a relatoria, pois seus laços com a Corte o colocam na situação de impedimento ético e moral para desincumbir-se de tal missão. Os motivos são dois cargos em comissão.

1) Sobre um dos providos, que não ostenta o mesmo sobrenome, nada revelarei.

2) O outro caso é o de sua irmã, a Senhora Rosani Terezinha Cherini, há seis anos titular de cargo em comissão - CCTC-9, de Assessor de Gabinete de Conselheiro IV , no valor de R$ 4.977,20, e que desde dezembro de 2007, apenas mudou de nome para Assessor de Gabinete da Presidência IV no gabinete do conslheiro João Luiz Vargas, presidente do próprio TCE, homem sabidamente do PDT, mesmo Partido do deputado Cherini.

. Com essas evidências, questiona-se que isenção teria o nobre Deputado para relatar o processo cuja aprovação tanto interessa aos servidores e aos membros da Corte?Há que ser aprovado o projeto 254/2008 pelos seus méritos, que são muitos, mas sem precisar de qualquer ajuda de quem é devedor da Corte. Adilson Verde

EIS OS AFILHADOS
(nepotismo cruzado)
do deputado Giovani Cherini

Diário Eletrônico do TCE de 27-12-2007:
EXONERANDO, a contar de 1º-01-2008, ROSANI TERESINHA CHERINI, matr. nº 12931187, id. func. n° 1647873, do Cargo em Comissão CCTC-9, de Assessor de Gabinete de Conselheiro IV, em virtude de ter sido nomeada para exercer outro cargo.
NOMEANDO, a contar de 1º-01-2008, ROSANI TERESINHA CHERINI, matr. nº 12931187, id. func. nº 1647873, para exercer o Cargo em Comissão CCTC-9, de Assessor de Gabinete da Presidência IV, remunerada pelo valor de 4 (quatro) vezes a FGTC-7, nos termos da Lei nº 11.097/98

Merrill Lynch: espere para voltar à bolsa

O banco de investimentos Merrill Lynch desenvolveu um método para descobrir qual é o melhor momento de voltar a investir em ações. Em relatório assinado pelo estrategista-chefe de investimentos, Richard Bernstein, o banco defende que há quatro indicadores-chave que vão sinalizar claramente que o pior da crise já passou e que o investidor está diante de uma boa oportunidade de voltar a ganhar dinheiro com aplicações nas bolsas de todo o mundo.

. Desses quatro indicadores, dois estão neutros, um é favorável ao investimento em ações e outro é extremamente desfavorável neste momento:

1 - Sentimento do mercado: é um indicador formado pelo conjunto das recomendações de analistas. Só que, para o Merrill Lynch, o indicador funciona da maneira contrária à prevista. O banco diz que, quando o sentimento de mercado é muito pessimista, costuma haver fortes perdas nas bolsas, e vice-versa. Para o banco, neste momento, o sentimento do mercado é neutro.

CLIQUE aqui para ler a materia no site da revista Exame.

A absolvição de Paulinho da Força foi um deboche aos brasileiros

Clipping
Revista Veja

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, é um fenômeno típico do surto de vale-tudo que varreu o Congresso desde o escândalo do mensalão. Acusado de envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro do BNDES, o deputado foi absolvido na semana passada pelos colegas do Conselho de Ética da Câmara. Apesar do parecer do relator recomendando a cassação do mandato, dez dos catorze parlamentares que integram o órgão não encontraram nada que desabonasse a conduta de Paulinho, que responde a dois processos no Supremo Tribunal Federal por crime de corrupção.

. O pior é que, além de previsível, o resultado ainda foi recebido com uma preocupante indiferença pela grande maioria dos deputados. Na hora do julgamento, certo de que a decisão lhe seria favorável, Paulinho nem sequer estava nas dependências do Congresso. Comandava uma manifestação de sindicalistas pela Esplanada dos Ministérios. Informado do resultado, comemorou, foi carregado nos braços e ainda sorveu uma lata de cerveja na frente dos fotógrafos. Uma cena de absoluto escárnio.

. No mesmo dia da absolvição, a Polícia Federal indiciou a mulher do deputado, Elza de Fátima Costa Pereira, e outras pessoas ligadas à Força Sindical por crime de lavagem de dinheiro. Segundo um relatório da PF, Paulinho recebeu 180 000 reais em propina para intermediar empréstimos no BNDES e usava uma ONG comandada por Elza para esconder os pagamentos.

. "As parcelas destinadas a Paulinho foram depositadas em organizações não-governamentais ligadas a ele. Descobriu-se um esquema de lavagem no qual essas organizações recebem dinheiro ilícito como se fossem doações", diz o relatório da polícia. Todas essas informações estavam no processo que pediu a cassação do mandato do deputado Paulinho da Força, mas, ao que parece, ninguém deu a mínima importância. "Qualquer um pode usar seu nome para se beneficiar sem que você saiba ou tenha autorizado", disse o deputado Abelardo Camarinha (PSB-SP).

Receita libera consulta ao IR na 2ª-feira

A Receita Federal vai liberar na segunda-feira (8), às 9 horas, a consulta ao 7.º lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008.

. Para saber se teve a declaração liberada o contribuinte deverá acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o telefone 146. Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

. No lote, foram liberadas 451.062 restituições. O dinheiro estará disponível para saque dia 15.

Cai produção agrícola no Sul do Brasil

Estimativa de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a ser divulgada na segunda-feira pode confirmar as avaliações de órgãos estaduais de pesquisa que apontam queda na produção agrícola, especialmente no Sul do País.

. Em Santa Catarina, o excesso de chuva afeta a produção de feijão, arroz e trigo.

. Já no Paraná, a estiagem de 24 dias prejudica o desenvolvimento das lavouras de milho e feijão.

. A seca é problema também para as lavouras de soja e milho do noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho de campo que serve de base para o levantamento foi feito entre os dias 17 e 21 de novembro.

Congresso e governo criam gastos extras em plena crise.

Na contramão do combate à crise econômica, deputados e senadores aprovaram nos últi­mos dias medidas - a maioria oriunda do Planalto - com impacto bilionário nos gastos pú­blicos. Foram MPs; duas delas sobre alimentos de servidores, que significarão pelo menos R$ 29 bilhões extras só em 2009, ano em que o aperto na econo­mia será maior. Sem contar no contar no­vos gastos para o setor privado e o INSS, com propostas como a proibição de demissão de mari­dos de grávidas e o fim do fator previdenciário, ainda em dis­cussão.

PF vai apurar se chefe de gabinete de Lula divulgou dados

Assim como o Ministério Público, a Polícia Federal também vai investigar se o chefe-de-gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, repassou informações privilegiadas a Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado e ex-deputado petista contratado pelo grupo do banqueiro Daniel Dantas, principal alvo da Operação Satiagraha.

. A Superintendência da PF no Distrito Federal vai instalar inquérito nos próximos dias. Ele será chefiado por Helan Wesley Almeida, delegado regional de combate ao crime organizado. Como no Ministério Público, a abertura da investigação foi motivada por representação do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP).

. A Corregedoria Geral da PF encaminhou parecer positivo à investigação à sua unidade em Brasília quatro meses depois da representação.

Dilma inicia articulação no PT para 2010A

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) participou nesta sexta-feira a noite (5), em São Roque (SP), de evento da corrente majoritária do PT, a CNB (Construindo um Novo Brasil), que inicia o processo de consolidação de seu nome como pré-candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010.

. A aposta dos petistas é transformar a atual chefe da Casa Civil em fiadora da estabilidade financeira do Brasil e nome mais bem preparado para dar continuidade ao processo de retomada do crescimento.

. Dilma foi convidada para tentar tranqüilizar os militantes sobre eventuais efeitos da crise econômica no Brasil e para traçar um plano de ação que agregue partido e governo com vistas nos próximos dois anos."Não há nenhuma resistência ao nome dela. Ela é uma pessoa apreciada e admirada por todos. Vamos trabalhar para que em 2010 nós tenhamos um candidato ou uma candidata, que pode ser a ministra Dilma, que dê continuidade ao desafio que Lula assumiu e venceu até agora", afirmou o deputado federal Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT.

. A CNB substituiu o antigo Campo Majoritário da sigla, implodido após a crise do mensalão em 2005. Dilma fez uma palestra na abertura do encontro, que acontece até amanhã em um luxuoso hotel fazenda de São Roque, cidade a cerca de 60 quilômetros de São Paulo.

. Dilma não quis falar como pré-candidata. Disse apenas que "a construção de um novo Brasil passa pela forma como o país enfrentará a crise". Para ela, o PT precisa ser um "partido unido" e manter suas "articulações com os movimentos sociais". "O diálogo dos militantes do governo com os demais petistas é fundamental e não depende da eleição".

* As informacoes acima são do jornal Folha de S.Paulo.

Por que a Satiagraha tira o sono do governo ?

Clipping / Por que a Satiagraha tira o sono do governo ? /Hugo Studart

Vamos a um mosaico de pequenas histórias:

1) Era março de 2008 quando o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, chamou um de seus delegados, Protógenes Queiroz, e lhe fez um pedido. Na verdade, era uma ordem. Ordem superior, que lhe fora transmitida pelo ministro da Justiça Tarso Genro. Em suma, Corrêa mandou Protógenes parar com a investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas. Ou pelo menos fazer corpo-mole. Enfim, mandou não descobrir nada de essencial.


2) Protógenes achou tudo absurdo e não quis obedecer. Ou deixou isso claro, ou deixou nas entrelinhas da conversa. O fato é que, ato contínuo, a operação que ele preparava vazou para a Folha de São Paulo, provavelmente por ordem de Corrêa. Por isso, numa trapalhada, o delegado pediu a prisão da repórter da Folha Andréa Michael, autora da reportagem. O fato mais relevante, contudo, é que Corrêa retirou todos os recursos de Protógenes para prosseguir com as investigações contra Dantas. Retirou policiais e secou a fonte de dinheiro.

3) Protógenes procurou então seu antigo chefe, o delegado Paulo Lacerda, ex-diretor da PF e na ocasião diretor da Abin. Lacerda é o mentor intelectual de Protógenes. O delegado contou ao guru o que estava acontecendo. É público que Corrêa chegou à PF com a missão de desmontar a turma de Lacerda. Missão que lhe foi dada por Tarso Genro. Lacerda e Corrêa são inimigos; seus homens de confiança desconfiam da turma do outro. Há hoje duas grandes facções na PF obedecendo a dois chefes, Lacerda e Corrêa. Protógenes é declaradamente da facção de Lacerda.

4) O que fez Lacerda? Ora, acertou com Protógenes que agentes da Abin iriam ajudá-lo. E disponibilizou agentes. Minha principal fonte, que é lá de dentro, que é do sistema de inteligência, não sabe ao certo se Lacerda disponibilizou de cara os mais de 50 agentes que acabaram sendo utilizados. Ou se disponibilizou um ou dois, ou meia dúzia -- e Protógenes acabou arrancando os 80 nas costas de Lacerda. Ou se foi Lacerda quem resolveu de fato bancar a operação desde o início. De qualquer forma, é muito difícil que Lacerda não estivesse sendo informado de cada detalhe. O importante: Lacerda entrou numa operação de investigação contra um empresário que deu R$ 40 milhões para o PT, contra a PF, contra as ordens do ministro da Justiça, e provavelmente sabendo quem seria a tal Letícia da "Operação Letícia".

5) No meio do caminho, acabaram grampeando um advogado de Dantas conversando com um assessor do presidente do Supremo, Gilmar Mendes. E seguindo esse advogado, acabaram flagrando-o num jantar com o assessor do ministro Gilmar. O resto, as insinuações de que Gilmar estaria envolvido, fazem parte da mente paranóica de Protógenes.

6) E o grampo em Gilmar? Ainda não consegui saber com minhas fontes se o ministro foi de fato diretamente grampeado, o que é absurdo, ilegal, um crime. Ou se foram grampeados somente os advogados de Dantas, que mantinham contatos com o assessor de Gilmar, e através dessa triangulação Protogenes ficava sabendo parte do que acontecia no gabinete do presidente do Supremo.

7) O que se sabe de concreto é que o diálogo grampeado entre Gilmar e o senador Demóestenes Torres teria sido grampeado no Senado. Isso porque no diálogo fica claro que Gilmar estava falando de um celular, num carro em movimento. Demostenes estava em seu gabinete quando telefonou para o gabinete de Gilmar, e a secretária transferiu a ligação para o celular. Significa que há 99% de chances desse grampo específico ter sido em cima de Demóstenes.

8) E porque haveriam de grampear Demóstenes? Não tenho a menor idéia. Umas das versões que Protógenes espalha é que teria sido armação para desmoralizá-lo, mas aí é teoria da conspiração em nivel muito elevado para a minha cabeça.

9) O fato é que o trabalho Protógenes está cada vez mais desmoralizado. E o delegado cada vez mais acuado, com fama de trapalhão -- daí para pior. Seu protetor Paulo Lacerda, por sua vez, está praticamente demitido. E todo o trabalho de investigação está muito próximo da lata do lixo.

10) Sabem o que é mais interessante? O diretor da PF Luiz Fernando Corrêa colocou um jovem (e inexperiente) delegado para completar a investigação da Satiagraha, para cobrir as supostas falhas de Protógenes -- e o garoto não avançou um milímetro. Ao contrário, andou para trás.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/