Trump surpreende e antecipa decreto que impõe tarifaço sobre produtos brasileiros
Numa nova investida contra o atual regime brasileiro, o presidente Donald Trump acaba de assinar um decreto formalizando a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros que entram no país.
O presidente alegou uma emergência nacional para editar o decreto. A decisão diz“lidar com políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”. O texto também cita “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Bolsonaro, líderes e eleitores da Oposição..
A taxação entrará em vigor em 6 de agosto –7 dias depois da assinatura do decreto–, e não mais na 6ª feira (1º.ago). Alguns produtos foram excluídos do tarifaço.
Suco de laranja, aeronaves civis e castanhas são exemplos.
CLIQUE AQUI para ler o decreto.
Artigo, especial, Alex Pipkin - O Ventríloquo da Omissão e a Farsa da Paz
Alex Pipkin, PhD
A encenação é antiga. Atualiza-se apenas com novos intérpretes. O roteiro, invariavelmente, gira em torno da “opressão israelense” e da “resistência heroica palestina”, um eufemismo cínico para o terrorismo praticado pelo Hamas.
Já se passaram muitos meses desde os ataques de 7 de outubro de 2023. Cinquenta reféns — mulheres, idosos, civis — ainda estão em poder do Hamas. Não se sabe sequer se estão vivos.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Dica do editor - Veja entrevista de Haddad sobre o tarifaço de Trump. Ele joga a culpa em Bolsonaro.
O editor disponibiliza esta entrevista para a CNN, apenas para favorecer o contraditório.
Paulo Figueiredo e Eduardo, agora, irão contra Moraes também na UE e no Tribunal de Haia
O apresentador e âncora do Paulo Figuereido Show, Paulo Figueiredo, que junto com o deputado Eduardo Bolsonaro trabalharam diretamente no Departamento de Estado e na Casa Branca para abalar os alicerces de Moraes e seu entorno do Eixo do Mal, anunciou que o próximo passo, logo depois da aplicação da Lei Magnitsky, é viajar para a Europa.
Paulo e Eduardo já dão por concluídos os esforços feitos para punir Moraes de modo jamais experimentado antes por qualquer autoridade brasileira.
O projeto, agora, é convencer a União Européia no sentido de também expurgar o ministro do STF de qualquer tipo de relação que possa ter fora do Brasil, tornando-o de verdade um pária internacional.
Paulo e Eduardo avisaram que irão ao Tribunal Penal Internacional de Haia, tudo com o objetivo de conseguir a condenação do ministro por causa de suas violações aos direitos humanos, o que se seguirá a ordem de prisão pela Interpol.
Opinião do editor - EUA isolam Moraes para que seus apoiadores recuem enquanto é tempo
Este ato de hoje encorpa de maneira formidável a convocatória para os atos de protesto previstos para este domingo em todo o País.
A aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes pelo governo americano é caso inédito na história das relações entre os Estados Unidos e o Brasil e tem tudo a ver com as sucessivas violações dos direitos humanos que vem praticando o ministro, sempre com o apoio da maioria formada no STF e do sistema ou Eixo do Malm, o que inclui, também, os outros dois Poderes da República, no caso o Executivo e o Legislativo, sempre com o apoio entusiasmado da grande mídia, inclusive organizações como O Globo e o RBS.
Trump - e só ele pode aplicar a Lei Magnitsky - pinçou Moraes, que é a ponta do iceberg, lança flamejante do regime de opressão atual sobre o povo brasileiro, como imaginava este editor, porque quer dar tempo para que recuem os demais atores do Eixo do Mal.
O ato de Trump, que se segue à provocativa entrevista de Lula, hoje, ao NY (leia nota mais abaixo), inviabiliza momentaneamente qualquer negociação sobre o tarifaço.
Este caso significa uma vitória evidente da influência de Bolsonaro ...
CLIQUE AQUI para ler mais.
Governo dos EUA aplica pena de morte financeira contra Alexandre de Moraes.
Esta é a segunda sanção aplicada contra o ministro pelo governo dos EUA.
No primeiro caso, ele, a mulher e os filhos perderam os vistos.
Moraes é alvo da legislação norte-americana que tem como objetivo de punir autoridades internacionais acusadas de violação aos direitos humanos. Na prática, as sanções da Lei Magnitsky afeta os sancionados principalmente por meios econômicos, como o congelamento de bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas. Na justificativa das ações contra ministros do STF, e especificamente contra Moraes, o governo norte-americano cita sobre o processo na Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do comunicado do governo dos EUA.
Recomendado - Aproveite o tempo bom e vá esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre. E reserve para seu próximo evento. Use o Whats.
A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt
como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.
AMBIENTE AQUECIDO.
Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.
ABRE HOJE
Whats
993882401
993887265.
Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
PORTO ALEGRE
Tracking de O Antagonista demonstra maior queda na aprovação do governo Lula
O mais recente tracking do site O Antagonista, o de ontem, mostra uma queda no índice de aprovação do governo Lula, que caiu de 28%, seu ponto mais alto no mês de julho, para 25%.
O índice dedesaprovação vem se mantendo estável, na casados 42%.
No início da tabulação, 17 de julho, a aprovação estava em 28% e a desaprovação apontava 43%.
CLIQUE AQUI para examinar o gráfico,
Lula diz ao NYT que é ignorado e quer negociar com Trump
Depois de 13 anos sem falar ao New York Times, jornal ligado aos Democratas, o presidente nomeado Lula da Silva disse, hoje, que está sendo ignora por Trump, que não responde aos seus apelos por negociação. A tarifa de 50% para produtos brasileiros, proposta pelo presidente americano, deve entrar em vigor na sexta-feira (1°), já que as tentativas de negociação parecem não avançar.
Ele afirmou que está indignado e ignorado, o que é verdade.
De acordo com o jornal, ninguém desafiou Trump como o presidente do Brasil. Lula voltou a dizer que não aceitará ordens de Trump, mas que está aberto ao diálogo, mas não vem sendo correspondido pela Casa Branca.
Em resposta as alegações de Trump de que o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, seja vítima de uma “caça às bruxas”, Lula afirmou que o Judiciário brasileiro é independente e que a investigação contra Bolsonaro não é negociável.
CLIQUE AQUI para ler a entrevista no próprio NYT.
Bolsa patina e não sai do lugar.O dólar sobe.
A Bolsa opera de lado, esta manhã.
O dólar sobe mais.
11h20min
Bolsa, -0,06%, 132.653 pontos
Dólar comercial,m +0,43%, R$ 5,5935 para venda
Artigo, especial - Confirmou sem Querer: A Crise que o Estadão Tentou Esconder Está na Carta
Este artigo é do "Observatório para um Brasil Soberano".
Ao tentar desqualificar Donald Trump e desmoralizar a tarifa de 50 por cento imposta aos produtos brasileiros, o Estadão acabou revelando o que o governo ainda tenta fingir que não existe: uma crise de percepção internacional tão grave que já extrapolou a retórica diplomática e atingiu a espinha do comércio exterior.
A coluna, publicada no dia 29 de julho, não nega o conteúdo da carta enviada pela Casa Branca. Pelo contrário: confirma com todas as letras que os Estados Unidos condicionaram o recuo da tarifa ao encerramento do processo judicial contra Jair Bolsonaro. Não há dúvida.
A reação do jornal foi emocional. Em vez de enfrentar os fatos, partiu para a desqualificação do emissor. Trump foi chamado de amalucado, mitomaníaco, desequilibrado e chantagista (...) Nenhuma dessas palavras responde à carta – apenas demonstram que, quando não há como negar a realidade, resta gritar contra ela. E foi exatamente isso que o Estadão fez.
Mas ao atacar a forma, o jornal reforçou o conteúdo.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Em plena crise do tarifaço que ameaça também o RS, Leite sai de férias para se divertir no Nordeste
O maior mercado externo para produtos do RS é o mercado dos Estados Unidos, que é também o País que maior valor de investimentos tem no Estado.
Este tipo de irresponsabilidade poderia até ser tolerado em caso de emergência pessoal, mas isto não acontece e por isto é intolerável num cenário para quem se apresenta como possível candidato da terceira via para presidente da República.
Neste caso, vale o brocado latino sobre o senador Lúcio Sérgio Catilina:
- Até quando abusarás da nossa paciência, Eduardo Leite ?
Zambelli pede asilo político ao governo da Itália
O Ministério da Justiça tirou nota, ontem, dizendo que Carla foi capturada, presa e em processo de deportação, o que não é verdade segundo familiares e advogado da deputada.
A deputada Carla Zambelli, que ontem se apresentou às autoridades italianas e permanece detida, apresentou formalmente pedido de asilo político.
O irmão de Carla, deputado paulista Bruno Zambelli, e o advogado Fábio Pagnozzi, confirmaram que a deputada brasileira, que em ordem de prisão e deportação pedida pelo brasileiro Alexandre Moraes, não foi capturada e, sim, se apresentado para pedir proteção.
A concessão de asilo político é decisão política e depende do governo de Georgia Meloni, que é ligada ao bolsonarismo.
CLIQUE AQUI para ver vídeo gravado pelo filho de Carla, João Zambelli, defendendo a mãe. O material é do Jornal da Cidade on Line.
Dica do editor - Até amanhã, dinheiro público será entregue para 1,2 milhão de aposentados roubados no INSS
Até amanhã, quinta-feira, cerca de 1,2 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram seu dinheiro roubado por sindicatos e entidades criminosas, terão seu dinheiro devolvido. O número de aposentados e pensionistas que receberão de volta o valor descontado subirá para 1.238.779 até o fim do mês. Isso equivale a 91,4% das adesões ao acordo de ressarcimento.Até agora, informou o INSS, 1.354.616 segurados aderiram ao acordo de ressarcimento, o que equivale a 58,1% das pessoas aptas. De acordo com o órgão, 2.330.094 comunicaram ter recebido descontos indevidos de entidades de aposentados e pensionistas e não foram ressarcidos pelas associações, requisito para aderir ao acordo.
O ressarcimento custará R$ 3,3 bilhões aos contribuintes brasileiros, dinheiro que é também dos próprios lesados. Até agora, não foi preso nenhum dirigente sindical ou de entidade envolvida na roubalheira.
Recomendado - Aproveite o tempo bom e vá esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre. E reserve para seu próximo evento. Use o Whats.
A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt
como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.
AMBIENTE AQUECIDO.
Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.
ABRE HOJE
Whats
993882401
993887265.
Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
PORTO ALEGRE
Governos do RS, SC, MG, Paraná, Rio e SP exigem que governo do PT recue de apoio à montadoras da China
Ontem, Alckmin cancelou reunião que teria com os governadores reunidos no Fórum dos Governadores. Comparecimento não ocorreu como esperava o governo.
Na esteira do protesto por escrito que as montadoras enviaram ao governo do PT, inclusive a GM, que tem enorme complexo industrial em Gravataí, os governadores do RS, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo encaminharam carta para pedir a postergação da análise da redução das tarifas de importação de veículos eletrificados semidesmontados (SKD) e completamente desmontados (CKD).
O governo Lula quer autorizar o negócio, que é de interesse da China e o caso está na Camex.
O documento foi encaminhado ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que também preside a Câmara de Comércio Exterior (Camex).
CLIQUE AQUI para ler a carta dos governadores.
RS terá dia de sol e temperatura mais amena, mas ainda muito fria
O Rio Grande do Sul terá dia de sol nesta quarta-feira.
É o que informa a MetSul, que diz o seguinte no seu boletim de hoje:
A massa de ar seco e frio que cobre o estado traz um amanhecer de temperatura baixa com geada em muitos pontos da Metade Norte e marcas negativas nos Campos de Cima da Serra. Na Metade Sul, geada isolada.
À medida que o ar frio começa a enfraquecer, a tarde terá máximas mais altas do que nesta terça e será amena a agradável.
Governo gaúcho avalia antecipar créditos do ICMS para ajudar a Taurus
O governo gaúcho prometeu, ontem, avaliar o pedido da Taurus para que antecipe seus créditos do ICMS no caso das exportações.
A Taurus, que tem complexo industrial em São Leopoldo, RS, emprega direta e indiretamente 15 mil trabalhadores e será severamente atingida pelo tarifaço, que se for confirmado em 50%, tornará inviável sua produção. A Folha de Pessoal da Taurus é de R$ 16 milhões por mês. A empresa também tem fábrica nos EUA, na Geórgia, e ameaça ir embora do Brasil.
Salésio Nuhs, CEO da indústria, confirmou que 88,2% da produção de armas (ela é a maior fabricante de armas do Brasil) vão para os Estados Unidos.
Copom reúne hoje e pode manter a taxa básica de juros em 15% ao ano, a maior em 20 anos
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide nesta quarta-feira se pausa o ciclo de alta na Taxa Selic, juros básicos da economia. Os analistas de mercado acreditam na manutenção da taxa no maior nível em quase 20 anos.
Atualmente em 15% ao ano, a Selic está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano. Desde setembro do ano passado, a taxa foi elevada sete vezes seguidas.
Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve ser mantida em 15% ao ano até o fim de 2025, iniciando uma redução em 2026.
Tarifaço de Trump causará perdas de R$ 19 bi no Brasil, apenas este ano, diz CNI. Fiergs prevê perdas de R$ 2 bi no RS.
O tarifaço que anunciado pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros está confirmado para o dia 1o de agosto, dentro de dois dias.
O governo americano poderá abrir algumas exceções para produtos que ocupam lugares importantes na mesa dos consumidores, como laranja, cacau e café.
Segundo estudo divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria,. o tarifaço causará perdas econômicas bilionárias em pelo menos seis Estados do país.
CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler todo o estudo.
Maioria acha que governo Bolsonaro é melhor do que o de Lula
Também caiu o índice dos que acham que é pior:
46% para 40%.
No entanto, subiu muito o que acham que os governos Lula e Bolsonaro são iguais:
15% em abril e 24% atualmente.
A pesquisa do PoderData está publicada hoje no site do PoderData.
Ao examinar o gráfico, o leitor perceberá que nas últimas semanas
41% acham trabalho de Lula Ruim/Péssimo e só 22% acham que ele é Bom/Ótimo, diz PoderData
A notícia é péssima para Lula, para seu governo, para o PT e para os seus alinhados dentro e fora da política tradicional.
PoderData de hoje constatou, no entanto, que os índices de aprovação e desaprovação do governo do PT alteraram levemente desde janeiro de 2023:
Janeiro 2023 - Desaprovam, 56%/Aprovam,39%
Hoje - Desaprovam, 53%/Aprovam, 42%