No segundo turno, Manuela e Melo estariam empatados, segundo o Ibope

 Nos dois cenários pesquisados para o 2o turno pelo Ibope, segundo apresentação feita há pouco pela RBS TV, a comunista Manuela D'Ávila e o emedebista Sebastião Melo estariam tecnicamente empatados.

Eis o cenário 1:

Manuela, 42%
Melo, 40%

Eis o cenário 2:

Manuela, 44%
Marchezan Júnior, 33%

Ibope diz que a comunista Manuela D'Ávila teria 40% dos votos válidos, seguida por Melo com 25%

 Considerando-se apenas os votos válidos, a comunista Manuela D'Ávila teria 40% das intenções de votos, segundo pesquisa apresentada ainda há pouco pela RBS TV. 

A pesquisa foi feita pelo Ibope.

Em seguida surgem Sebastião Melo, 25%, e Marchezan Júnior, 17%. A trabalhista Juliana Brizola teria 7%.

Os demais candidatos pontuam abaixo dos 5%.

Manuela lidera com folga no primeiro turno, diz Ibope. Melo é o segundo, com 22%.

O Ibope acaba de divulgar sua última pesquisa de intenções de votos para Porto Alegre, já sem o nome de José Fortunati, PTB. Neste primeiro momento, os principais beneficiários pela renúncia foram Manuela, Melo, Juliana e Fernanda, mas muito mais a comunista e o emedebista. Estes votos de Fortunati flutuarão até as urnas, passam por enorme volatilidade e acabarão por inflar a candidatura de Sebastião Melo, seu destino natural.

Manuela DÁvila, PCdoB, 35% 
Sebastião Melo, MDB, 22%
Nelson Marchezan, 17%
Juliana Brizola, 6%
Fernanda Melchionna, 6%
Valter Nagelstein e João Derly, 2%
Guistavo Paim, 1%

Os demais candidatos não pontuaram.

A pesquisa do Ibope mostra avanços enormes de Manuela (27% para 35%) e de Melo (14% para 22%) em apenas uma semana. Marchezan (+3%), Melchionna (3% para 6%) e Juliana (4% para 6%) também subiram, mas Valter ficou na mesma (2% para 2%), enquanto que Paim (2% parfa 1%) e Derly (3% para 2%) desidrataram.  

A comunista Manuela D´Ávila avançou de 27% para 35%, enquanto que Melo subiu de 14% para 22%. O candidato Marchezan Júnior subiu apenas um ponto, de 14% para 15%, mas não desidratou e ainda é perigoso.

Brancos e nulos somam 7% e os que não sabem ou não votarão em ninguém registram 5%.

Este livro conta o que foram os tenebrosos anos do lulopetismo na Prefeitura de Porto Alegre e no governo do RS

Este livro, "Vanguarda do Atraso", reunindo entrevistas de 11 personalidades gaúchas, entre as quais o editor, conta o que foram as perseguições políticas e os recorrentes ataques à liberdade de imprensa promovidos pelos ex-prefeitos e ex-governadores Olívio Dutra, Tarso Genro e Raul Pont, os líderes máximos da dinastia lulopetista que governaram a prefeitura de Porto Alegre durante 16 anos e o governo do RS durante oito anos.

A Estante Virtual aproveita este período eleitoral para promover a venda deste livro de 175 páginas, que teve como coordenador e entrevistador o jornalista Diego Casagrande.

Todos denunciam as histórias tenebrosas que passaram pelas mãos de Olívio, Tarso e Pont, as seguintes personalidades:

Jornalistas -  José Barrionuevo, Hélio Gama, Polibio Braga, Érico Valduga, Rogério Mendelski.

Economista e blogueiro Gilberto Simões Pires.

Cientistas políticos - Denis Rosenfield, Paulo Moura e José Giusti Tavares.

Coordenador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos - Jair Krishke.

CLIQUE AQUI para adquirir seu exemplar

Amanhã a noite, 20h, todos saberão quem se elegeu prefeito e vereador

Amanhã a noite, a partir das 20h, será possível saber quem se elegeu prefeito e vereador na maioria das cidades brasileiras.

O que inclui Porto Alegre.

Estante Virtual já cobra R$ 80,00 por cada exemplar do livro "Herança Maldita - Os 16 anos do PT em Porto Alegre"

Esta é a capa projetada para a terceira edição.

Já está em revisão e com gráfica contratada, a terceira edição do livro "Herança Maldita - Os 16 anos do PT em Porto Alegre". O editor foi secretário da Indústria e Comércio e secretário da Fazenda na administração exatamente anterior ao ingresso de Olívio Dutra na prefeitura. Foi com este conhecimento, mas principalmente como repórter investigativo, que nos meses seguintes à posse de José Fogaça, revisitou todas as secretarias, entrevistou dezenas de pessoas e fotografou a desastrada herança material deixada pelo PT.


As duas primeiras edições esgotaram.

O editor é o autor do livro, que registra com documentos, testemunhos e fotos os períodos das administrações desastrosas dos prefeitos Olívio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro e João Verle. São 400 páginas.

Este ano, abatido por sucessivas derrotas eleitorais e pela desmoralização a que é submetido pelas bandalheiras cometidas pelo seu chefe, o ex-presidiário Lula da Silva, o PT resolveu nem ter candidato e coligará com a comunista Manuela D'Ávila.

Exemplares das duas edições anteriores, todos de sebo, podem ser adquiridos na Estante Virtual. O livro é raro e o menor preço aceitável é de R$ 80,00. CLIQUE AQUI para comprar.

Candidatos e cabos eleitorais superlotam parques e avenidas no último dia de campanha de rua

Termina neste sábado o prazo para as propagandas eleitorais nas ruas, com alto-falantes ou amplificadores de som, e a distribuição de material gráfico. As campanhas começaram em 27 de setembro.

Em Porto Alegre, desde cedo, cabos eleitorais e candidatos estão nas ruas com seus wind banners, bandeiras e santinhos. Os locais mais procurados são os parques, com ênfase para Parcão, Redenção, Encol e Germânia, mas também grandes cruzamentos, sobretudo no bairro Tristeza.

De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste sábado, os candidatos podem realizar campanhas entre 8h e 22h. A distribuição de material gráfico, bem como caminhadas, carreatas e passeatas, com ou sem carros de som, também está permitida até às 22h.

O candidato que for flagrado realizando propagandas depois do término do prazo tem o caso enquadrado como crime eleitoral. Desde 31 de outubro, nenhum candidato às eleições 2020 pode ser preso, exceto em flagrante.

Não existe mais coligação nas disputas proporcionais (vereadores). Saiba quanto cada candidato precisa de votos para se eleger.

Pela primeira vez, os eleitores brasileiros serão chamados às urnas, amanhã, para eleger parlamentares de cada Partido, sem que eles possam estar coligados com outros Partidos.

Não existe mais coligação para eleições proporcionais (parlamentares), mas apenas para as majoritárias (prefeitos, governadores e presidente).

Desta forma, cada Partido terá que eleger seus representantes, contando com seus próprios votos.

Com 1,1 milhão eleitores, Porto Alegre, por exemplo, elegerá 33 vereadores, sendo que o quociente eleitoral é de 20 mil para cada vaga. Assim, cada Partido terá que obter pelo menos 20 mil votos para garantir uma vaga, que será daquele que na legenda conseguir mais votos.

Comercial Zaffari abrirá seu atacado Stok Center no dia 26. Será em Capão Novo.

 Foi confirmado para o dia 26 de novembro a inauguração do Stok Center, Capão da Canoa, RS, empreendimento atacadista da Comercial Zaffari, cuja sede fica em Passo Fundo.

A empresa não tem nada a ver com o grupo de supermercados Zaffari e rede de shopping centers Bourbon, Porto Alegre.

Serão 10 mil m2 e atendimento em 36 caixas.

Ali trabalharão 150 pessoas.

Segundo turno sairá no dia 29. Saiba quais são os 95 municípios brasileiros que poderão ter disputa entre os dois mais votados.

 Nos municípios que tiverem segundo turno, caso nenhum dos candidatos obtenha 50% mais 1 dos votos, as eleições sairão no dia 29 de novembro.

Só há possibilidade de segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores. 

A campanha eleitoral começará na segunda-feira, com horário gratuito na TV e rádio a partir do dia 20.

CLIQUE AQUI para saber quais são os 95 municípios que poderão ter segundo turno.

A médica Raíssa Soares, Porto Feliz, Bahia, ensina como salvar vidas com tratamento precoce

 A médica Raíssa Soares, Porto Feliz, Bahia, notabilizou-se nacionalmente por causa do seu combate ao vírus chinês, quando fez apelo patético ao presidente Bolsonaro, pedindo-lhe que enviasse cloroquina para tratamento precoce. No vídeo a seguir, que é do dia 7, a dra. Raíssa faz palestra na campanha do candidato a prefeito de Belo Horizonte, Bruno Engler, durante a qual ela narra quais os protocolos que segue para salvar vidas. Vale a pena examinar tudo. O material acaba de ser publicado pelo Jornal da Cidade.

Prefeitura de Porto Alegre rejeita bandeira vermelha do governo do Estado

A prefeitura avisou que não mudará nada do que já faz.

A prefeitura de Porto Alegre criticou duramente a classificação da Capital como zona de alto risco, portanto de bandeira vermelha, imposta pelo mapa de Distanciamento Controlado, anunciado ontem pelo governo do Estado. 

A prefeitura recorreu, alegando que o método é “baseado em indicadores arbitrários e não observa as especificidades do município”.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, na sexta-feira, que Porto Alegre havia voltado à classificação de alto risco para o coronavírus após uma queda no número de leitos livres nas UTIs. 

Em nota, a prefeitura afirma que as mudanças propostas pelo governo do Estado “não trazem proteção, constrangem e prejudicam os porto-alegrenses”. Na avaliação da prefeitura, os resultados obtidos no enfrentamento à pandemia na Capital são exemplares em todo o país.

Prefeitos de capitais lideram ou garantem vaga para o segundo turno em todo o País

O material ao lado foi organizado em cima de pesquisas de intenções de votos. A publicação é do jornal Valor.

Estão na frente pelo menos 13 dos 25 prefeitos de capitais que tentam a reeleição ou apoiam um candidato.

É o que aponta esta sistematização publicada ao lado pelo jornal valor.

Clique em cima da imagem para ver melhor.

No Sul, lideram Rafael Grecca, Curitiba, e Gean Loureiro, Florianópolis. 

Em Porto Alegre, Marchezan disputa o segundo lugar para ir para o confronto final com a comunista Manuela D'Ávila, que esta semana sofreu nas mãos dos adversários Gustavo Paim, PP, e Rodrigo Maroni, Pros.

A capital mais importante do País, São Paulo, registra folgada liderança do atual prefeito Bruno Covas, PSDB.

O caso do Rio é diferente, porque o prefeito Marcelo Crivella perde feio para o ex-prefeito Eduardo Paes.

A campanha eleitoral propriamente dita só terminará neste sábado, mas hoje foi o último dia para propaganda paga em jornais. 

Ontem, os programas eleitorais de rádio e de TV encerraram suas temporadas deste primeiro turno.

Opinião do editor - Amanhã sairá outra eleição de mentirinha no Brasil

Amanhã teremos novamente eleições exclusivas por urna eletrônica.

E mais uma vez os eleitores não terão a menor chance de checar o destino dos seus votos.

O único modo de fazer isto, é permitir que o eleitor vote na urna eletrônica e receba o comprovante impresso do que fez.

Os detratores do voto impresso, inclusive jornalistas como Marcelo Rech, RBS de hoje, acham que o novo sistema sairia caro demais.

É argumento falso.

O que sai caro é promover eleições de mentirinha, nas quais o eleitor não tem a menor chance de confrontar o resultado.


Marchezan Júnior diz que sessões de impeachment acabaram: "Os corruptos e mentirosos querem enganar você !"

O prefeito Marchezan Júnior rebateu, hoje, a notícia de que a Comissão Processante que julgou o pedido de impeachment apresentado contra ele, apresentaria seu relatório final na semana que vem.

Em vídeo que postou no Faceboo, o candidato à reeleição foi duro na resposta:

- É mentira. Acabou. Passaram-se os 90 dias e acabou. Querem enganar você. São os corruptos de sempre que querem ganhar no tapetão, tudo aquilo que vão perder nas urnas, amanhã.

Marchezan  Júnior disse que os vereadores que o acusam foram rejeitados por ele em suas demandas indecorosas e demonstraram incompetência durante seu julgamento.

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo.

Ex-senador lulopetista Lindbergh Farias luta por vereança no Rio, mas TRE o considerou inelegível

Depois de ser derrotado na tentativa de voltar ao Senado, o líder lulopetista fluminense, agora, luta para ser vereador, mas teve sua candidatura impugnada.

Apesar de ter sido impugnado, esta semana, da mesma forma que aconteceu em Porto Alegre com o candidato José Fortunati,  o ex-senador e candidato a uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro Lindbergh Farias diz que sua candidatura continua ativa,.

O Tribunal Regional Eleitoral fluminense decidiu pela sua inelegibilidade na última quinta-feira . 

Segundo reportagem do jornalista Guilherme Amado, na revista Época, ele enfrenta resistência de uma ala do PT que defende que os votos que seriam do ex-senador fiquem com a legenda ou outros candidatos do partido.

Caixa abriu, esta manhã, para que 13,4 milhões saquem seu auxílio emergencial

A Caixa abriu 772 agências neste sábado, das 8h às 12h, para o atendimento desses beneficiários

A Caixa libera neste sábado o saque em dinheiro a 13,4 milhões de beneficiários do auxílio emergencial e do saque emergencial FGTS. Ao todo já foram creditados R$ 9,1 bilhões para esses públicos.

Serão beneficiados 3,8 milhões nascidos em março dos ciclos 3 e 4, que poderão resgatar em dinheiro o auxílio, além de 9,6 milhões de trabalhadores nascidos em novembro e dezembro, que terão direito a retirar em espécie os valores referentes ao FGTS.

CLIQUE AQUI para examinar a lista das agências que estão abertas

Sebrae e Fiergs abrirão, terça-feira, a 29a. Mercopar, maior feira de inovação industrial do Brasil

Terá início na terça-feira a 29a. edição da Mercop-ar - Feira de Inovação Industrial. Será em Caxias do Sul, RS.

A promoção é do Sebrae e Fiergs e é uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina.

O evento será presencial, acontecerá na Festa da Uva e durará até o dia 19.

Feira Zero Grau (calçados) será presencial e começará segunda-feira em Gramado, RS

 Começará nesta segunda-feira, Gramado, RS, a Feira Zero Grau.

Trata-se de uma feira de calçados e acessórios.

O evento será presencial e durará até quarta-feira

Só o grupo Zaffari programa investir R$ 600 milhões no programa de projetos prioritários criado por Marchezan

 O grupo Zaffari sozinho programa investir R$ 600 milhões em Porto Alegre, gerando 2,2 mil novos empregos, tudo no âmbito do programa de projetos prioritários criado pela prefeitura e que visa reativar a economia rapidamente na Capital.

A ideia é sair da pandemia com a economia reativando.

O decreto assinado pelo prefeito Marchezan Júnior assegura tramitação acelerada para empreendimentos que iniciem de imediato.

O principal projeto do grupo Zaffari é o do complexo comercial e residencial que será erguido onde funcion a atualmente o supermercado Nacional, venida Nilo Peçanha. O empreendimento sairá com participação da Melnick e envolve recursos de R$ 95,2 milhões.

Forte ingresso de dinheiro estrangeiro impulsiona Bolsa. Ela subiu 3,76% na semana. O dólar teve alta de 1,52%.

O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), fechou a semana aos 104.723 pontos depois de subir 2,16% nesta sexta-feira. Os investidores estrangeiros colocaram R$ 15,02 bilhões na B3  em novembro até 4ª feira (11.nov.2020), último dado disponível. Sendo que, só na última semana, houve injeção de R$ 13,29 bilhões.

Na semana, teve alta de 3,76%.

O dólar fechou em queda de 0,05%, aos R$ 5,48. Na semana, teve alta de 1,52%.

Mortes por vírus chinês sobem para 6,2 mil no acumulado de oito meses no RS, mas taxa de ocupação de leitos de UTI continua baixa

A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) no Estado é de 72,9% nesta sexta-feira, o que não é nada alarmante, já que envolve todos os tipos de doenças e não apenas de pessoas infectadas pelo vírus chinês.

Com várias regiões novamente sob regime de bandeira vermelha, o Rio Grande do Sul registrou, nesta sexta-feira, 43 novos óbitos por vírus chinês, elevando para 6.168 o número total de mortes relacionadas à doença desde o início da pandemia. 

Segundo a secretaria da Saúde, entre os óbitos hoje divulgados, 13 ocorram entre outubro e a primeira semana de novembro, publicados agora após encerramento das notificações. Os demais são de datas entre 8 e 12 de novembro.

A pasta registrou 3.266 novos infectados pelo coronavírus nas últimas 24 horas e acumula 274.411 casos confirmados espalhados pelos 497 municípios gaúchos

Renúncia inesperada de Fortunati perturbou serviços de pesquisas de intenções de votos

A inesperada renúncia do candidato José Fortunati, PTB, complicou os serviços dos institutos de pesquisa de intenções de votos e com isto os eleitores de Porto Alegre chegam às vésperas das eleições sem saber como andam as intenções de votos na Capital.

Esta semana, nenhum instituto divulgou seus números.

Os principais Partidos, no entanto, possuem contratos com institutos de pesquisa e sabem o que está acontecendo.

E o que acontece é um novo e surpreendente Efeito Manada.

Hoje sairão os números das pesquisas do Ibope e do Big data Real Time, da Record.

8 milhões de gaúchos irão às urnas neste domingo. Em Porto Alegre, o número de eleitores é de 1,1 milhão.

 No RS, 8 milhões de gaúchos irão às urnas neste domingo.

Sairão eleições nos 497 municípios.

Porto Alegre, 1,5 milhão de habitantes, 1,1 milhão de eleitores, terá que escolher um dos 12 candidatos a prefeito e 33 dos 825 candidatos a vereador.

Quem quiser saber seu local de votação, poderá mandar e-mail para ouvidor@tre-rs-jus.br ou usar o fone 51.3294.8457.

Comunista Manuela diz que vai copiar programa que em SC gerou 20 milhões de empregos. SC, no entanto, tem apenas 7,1 milhões de habitantes.

Desde quinta-feira viraliza nas redes sociais este trecho da entrevista que a comunista Manuela D'Ávila concedeu para a CNN, na qual afirma que pretende criar um programa para geração de empresas, emprego e renda em Porto Alegre, caso seja eleita, cujo conteúdo é semelhante a programa de microcrédito que foi implementado em Santa Catarina. Ela diz que em SC o programa permitiu a criação de 20 milhões de empregos, mas o Estado possui apenas 7,1 milhões de habitantes. Veja:

PSDB lidera a disputa nas maiores cidades do Brasil, diz Poder360

 

As pesquisas mais recentes indicam que PSDB, MDB, PSD e PT podem ficar com a maior porcentagem de prefeitos eleitos em 2020 nas principais cidades do país. 

A tablita ao lado foi montada pelo site Poder360 e publicada hoje. Ela obedece os números das pesquisas de intenções de votos divulgadas pelos principais institutos da área.

Os tucanos estão no topo do ranking. 

Têm ao todo 18 candidatos competitivos, que lideram isoladamente ou dentro da margem de erro dos estudos. Se os resultados se confirmarem, a sigla deve perder parte do poder que detinha em 2016, quando elegeu 29 prefeitos no grupo.

O MDB é o segundo da lista, tem agora 15 políticos nessa situação. PT e PSD vêm em seguida. Cada um pode ter em suas mãos 12 prefeituras.

A principal disputa verifica-se em São Paulo, onde o tucano Bruno Covas e atual prefeito lidera com folga as intenções de votos. O segundo lugar é ocupado por Guilherme Boulos, Psol, que disparou e já ultrapassou o deputado Celso Russomano, apoiado por Bolsonaro.

O presidente e os governadores exercem pouca ou quase nenhuma influência nas eleições municipais. No RS, o governador Eduardo Leite não participou da campanha em nenhum município.

Brasil registra 5,8 milhões de casos de vírus chinês no acumulado de oito meses

O Brasil tinha pelo menos 164.737 mortes por vírus chinês até as 19h desta 6ª feira. São 456 vítimas a mais que no dia anterior.

O País também contabiliza 5.810.652 casos da doença, acréscimo de 29.070 em 24 horas. 

Os dados são do ministério da Saúde.

SUL, dados acumulados para 8 meses

RS, 274.411 casos e 6.168 mortes
SC, 289.787 casos e 3.295 mortes
PR, 225.514 casos e 5.559 mortes

CLIQUE AQUI para examinar números de todos os Estados, inclusive cálculos por milhão de habitantes.

No RS, este sábado será dia de sol, céu azul com poucas nuvens e temperatura alta

Porto Alegre, 8h30min, 23 graus

O sol predominará no Rio Grande do Sul, neste sábado, mas o dia terá nuvens esparsas na maioria das regiões do Estado. 

A temperatura será elevada neste dia que antecede as eleições.

O sábado será de calor.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o começo do dia será de temperatura agradável, aquecendo rapidamente e resultando em uma tarde muito quente na maior parte das cidades. 

Em Porto Alegre, o sol predominará ao longo de todo o dia. A temperatura mínima na Capital será de 17°C e a temperatura máxima poderá alcançar 33°C.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/