Dica do editor - O editor viu e recomenda vivamente: "Enigmas do Universo", Netflix

O documentário tem produção e realização primorosa da BBC. Vale a pena saber como a Terra nasceu depois do Big Bang, de que modo absorveu outro planeta vizinho e também uma das duas luas que possuía. 

Agora, ao vivo, Augusto Nunes, Henkel e Sílvio Navarro em "Oeste sem filtro"

Recomendado - Faça como a Lise: programe seu aniversário e happy hour no Bier Markt. E vá esta noite. Porto Alegre.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Happy hour
Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes

Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 

Whats:
993882401 / 993887265.
 

Abriu as 17h.Cardápio no site: www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood.

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento

Artigo, Alexandre Garcia, Gazeta do Povo - Luz no 8 de janeiro

Em entrevista a Christiane Amanpour, da CNN, o presidente Lula afirmou em Washington que “todas as forças que deveriam cuidar da segurança de Brasília estavam comprometidas com o golpe”. Passados 37 dias do 8 de janeiro, ainda persistem dúvidas sobre a atuação do governador afastado de Brasília, Ibaneis Rocha, e seu secretário de segurança demitido, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que está preso; sobre as reações do ministro da Justiça Flávio Dino e do chefe da Segurança Institucional da Presidência da República, general G. Dias; sobre a atuação de integrantes da PM do Distrito Federal; sobre a abertura de portas do Palácio; sobre os alertas das agências de informações; sobre a saída antecipada de Bolsonaro do país; sobre quem realmente entrou nas sedes dos três poderes e sobre quem exatamente destruiu patrimônio público nas invasões; e, finalmente, sobre quem está preso e por quê.

(...)

O Congresso Nacional precisa investigar por que aconteceram as invasões; quais suas causas remotas e imediatas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Por infração ética, NOVO suspende filiação do vereador de Canoas, Jonas Dalagna

O presidente estadua gaúcho do NOVO, Bernardo Howes, informou hoje que a Comissão de Ética Partidária decidiu pela suspensão liminar da filiação do vereador de Canoas, Jonas Dalagna. Foram recebidas graves denúncias sobre seu mandato e solicitados esclarecimentos ao vereador, que não foram atendidos adequadamente. 

Será garantido direito à ampla defesa no processo disciplinar aberto contra ele.

O Novo tirou nota para informar que exige ética, transparência e integridade em todos os mandatos, sem tolerância para condutas que vão contra esses valores. Todos os fatos serão devidamente apurados para que medidas necessárias sejam tomadas.

Artigo, Silvio Lopes - Ladeira abaixo... até quando ?

- O autor é economista e jornalista, Porto Alegre, RS.

Dias atrás, em artigo publicado no Estadão, o mais respeitado jurista brasileiro da atualidade, Ives Gandra Martins, questionou, com desassombrada indignação: " Não sou negro, nem homossexual, nem índio, nem assaltante, nem guerrilheiro, nem invasor de terras...Como faço, então, para viver no Brasil dos dias atuais? 

Um questionamento que todos os brasileiros com um mínimo de vergonha na cara se fazem. Surreal? Pode ser, mas  adequado para definir o nível de calhordice em que aqui chegamos graças, em maior medida, à total e desavergonhada atitude dos que se tornaram tietes de corruptos sem caráter e sem um mínimo de princípios éticos e morais.

O 13, que para milhões causa calafrios e ansiedade, mas prá mim só causa tragédia quando o depositamos nas urnas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bandidos políticos do MTST de Boulos atacam escritório de Zambelli. Ela reage. Veja o vídeo do JCO.

 https://rumble.com/embed/v2718gu/?pub=4

CPMI DO 8/1 já tem quorum no Senado, mas faltam assinaturas de 70 deputados federais

Nenhum senador ou deputado de esquerda quer assinar, porque temem que a CPMI desmascare o governo lulopetista e seus vizinhos aliados, inclusive a mídia tradicional.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar os atos de vandalismo e omissão de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, conseguiu, nesta quarta-feira, 15, as assinaturas mínimas dos 27 senadores para ser instaurada.

No entando, ainda falta adesão de 70 deputados federais. Atualmente a proposta conta com as assinaturas de 101 deputados. A CPMI é de autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE).

CLIQUE AQUI para saber quem foram os senadores que assinaram o pedido. Do RS, não assinou Paulo Paim, como sempre alinhado com o lulopetismo.

Financista da SPX encara Haddad e diz que seu plano fiscal não vale nada

CLIQUE AQUI para ver o vídeo da fala de Xavier.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, passou por saia curta, esta manhã, num evento do BTG Pactual. Enquanto acompanhava uma das palestras, o petista ouviu do sócio-fundador da gestora de fundos SPX Capital, Rogério Xavier, que a inflação no país segue alta porque ninguém acredita no plano fiscal apresentado pelo governo.

Rogério Xavier disse que os especialistas não têm coragem de dizer ao ministro que seu plano não trará credibilidade na política fiscal do país.

O dono da SPX também criticou também a suposta resistência do Banco Central em alterar a meta da inflação. Conforme o executivo, os atuais 3% são impossíveis de ser alcançados. “A meta de inflação está errada”, observou. “Por que é um dogma tão grande corrigir? Por que os economistas são tão reticentes em reparar um erro? A gente colocou uma meta de inflação que não vai se materializar.

Merchandising - Alugue este apartamento de temporada no badalado Vita Boulevard, Gramado, RS

Ao lado, o Vita Boulevard.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos e as informações sobre o apartamento.

Pan fecha as portas

 No mercado brasileiro desde a década des 30, a Pan confirmou, hoje, que pediu falência.

Renner fecha uma das suaas 110 lojas da rede Youcom. Foi em Porto Alegre.

 Lojas Renner confirmou a decisão de fechar uma das suas 110 lojas da rede Youcom, moda jovem.

O caso ocorreu em Porto Alegre.

A rede opera em 19 Estados.

"Oeste sem Filtro" mostra o que o PT quer mudar no 142

 

OAB do Rio é evacuada sob suspeita de atentato a bomba

 O esquadrão antibomba da PM do Rio está na sede da OAB.

Há suspeita de atentado a bomba.

No momento da evacuação do prédio, eram entregues 250 novas carteiras de advogados.

Dica do editor - O melhor programa político da rádio gaúcha, agora, ao vivo. "Boa tarde, Brasil", com Júlio Ribeiro.

 

Dica do leitor - Rock do Galpão: Eu sou do Sul

 

Dica do editor - Agende-se para esta noite: vá ao Bier Markt. E agende happy hour para o dia que você quiser. Porto Alegre.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Happy hour
Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes

Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 

Whats:
993882401 / 993887265.
 

Abriu as 17h.Cardápio no site: www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood.

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento

Cartum de Cláudio Spritzer - Todos, todas e todes já estão soltes (Lava Jate)

 O cartunista gaúcho ironiza a série interminável de criminosos políticos da Lava Jato que vão sendo libertados pelo STF e pelo STJ.

Ontem, foi a fez de redução de pena, caminho aberto para que Zé Dirceu livre-se da cadeia em definitivo.

CLIQUE AQUI para fer Cláudio.

STJ acompanha STF e continua descondenando criminosos da Lava Jato

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu, nesta terça-feira,  a pena do ex-ministro José Dirceu imposta pela Operação Lava Jato. Anteriormente, o petista teria de ficar preso por oito anos. Agora, a condenação passou para quatro anos. Os ministros excluíram a condenação por lavagem de dinheiro. Assim, mantiveram apenas o crime de corrupção passiva.

A decisão é da Quinta Turma do STJ. Os ministros discutiram um recurso apresentado por Dirceu e seu irmão, Luiz Eduardo, contra a condenação imposta na 30ª fase da Lava Jato — a Operação Vício.

Conforme a Justiça, o ex-ministro recebeu R$ 2 milhões em propinas para intermediar contratos de uma empresa de tubos com a Petrobras. A Lava Jato condenou Dirceu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Veja esta mesa redonda da Brasil Paralelo: "Nicarágua, liberdade exilada"

Dica do editor - Saiba como ver "Nicarágua", a ditadura que mete até bispo na cadeia por crime de opinião

Este assunto é um dos temas centrais do novo documentário da Brasil Paralelo, "Nicarágua". Saiba como ver, tornando-se assinante.

O bispo Rolando José Álvarez foi preso em agosto de 2022 acusado sucessivamente de "conspiração" e de divulgar "notícias falsas". 

Desde então, ele aguardava um julgamento junto de mais de 200 presos políticos acusados pelo governo de Daniel Ortega de serem traidores da pátria.

Na última semana, o governo liberou 200 presos políticos, os expulsou do país e removeu suas cidadanias. O bispo Alvarez recusou-se a perder sua cidadania e ser expulso. Ele trocou sua possível liberdade por 26 anos de prisão.

CLIQUE AQUI para ler mais.




 

Bolsa despenca na abertura do dia. Dólar sobe.

10h53min

Bolsa, -0,51%,  107.295 pontos
Dólar comercial, +0,73%, r$ 5,2358 para venda.


Apenas 23% dos 1,7 milhão de trabalhadores de transporte por aplicativo contribuem para o INSS

Dado é do terceiro trimestre de 2022, quando havia 1,7 milhão de profissionais nessas ocupações. No final de 2021, eram 1,5 milhão, conforme dados enviados pelo IPEA ao editor.

 O número de trabalhadores de transportes inseridos na modalidade de Gig Economy passou de 1,5 milhão no final de 2021 para 1,7 milhão no terceiro trimestre de 2022. Desses, apenas 23% contribuíram para a previdência social nessa ocupação, seja ela a principal ou secundária. Estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira (15/2) mostra a evolução dos trabalhadores nessa atividade e a redução de contribuintes, conforme o gráfico abaixo. Gig Economy é o termo que caracteriza relações laborais entre funcionários e empresas que contratam mão de obra para realizar serviços esporádicos e sem vínculo empregatício (tais como freelancers e autônomos), por exemplo via aplicativos.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Apenas 23% dos 1,7 milhão de trabalhadores de transporte por aplicativo contribuem para o INSS

Dado é do terceiro trimestre de 2022, quando havia 1,7 milhão de profissionais nessas ocupações. No final de 2021, eram 1,5 milhão. Os dados são do Ipea, hoje,enviados esta manhã ao editor.

 O número de trabalhadores de transportes inseridos na modalidade de Gig Economy passou de 1,5 milhão no final de 2021 para 1,7 milhão no terceiro trimestre de 2022. Desses, apenas 23% contribuíram para a previdência social nessa ocupação, seja ela a principal ou secundária. Estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira (15/2) mostra a evolução dos trabalhadores nessa atividade e a redução de contribuintes, conforme o gráfico abaixo. Gig Economy é o termo que caracteriza relações laborais entre funcionários e empresas que contratam mão de obra para realizar serviços esporádicos e sem vínculo empregatício (tais como freelancers e autônomos), por exemplo via aplicativos.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Dica do editor - Conheça as 10 famílias mais poderosas do mundo

Estadão, editorial - O Judiciário deve voltar ao normal

Os magistrados e demais servidores do Poder Judiciário devem voltar ao trabalho presencial a partir do próximo dia 16, como determina uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 17 de novembro do ano passado. Foram três meses de preparação para esse retorno aos fóruns.

Não obstante, associações de juízes e sindicatos de servidores têm resistido à ordem do CNJ. Não há, porém, qualquer razão objetiva para essa relutância, apenas o apego a certos confortos particulares.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Trabalho remoto está custando o olho da cara para a economia dos Estados Unidos.

- Esta reportagem é da Bloomberg News.

Os trabalhadores de Manhattan estão gastando US$ 12,4 bilhões a menos por ano - no mínimo - ao reduzirem a frequência nos escritórios em cerca de 30% na comparação com antes da pandemia, de acordo com uma análise da Bloomberg News com dados exclusivos do grupo WFH Research do economista Nicholas Bloom, da Universidade.

Dados do que o trabalho remoto prejudica restaurantes, metrôs, espetáculos, transporte público, ubers e táxis, tambhém mostram perdas enormes em todos os Estados Unidos.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Juiza Ludmilla Lins, perseguida pelo CNJ, é afastada do cargo

 A magistrada é irmã do ex-deputado estadual gaúcho Eric Lins, PL.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu ontem dois processos administrativos disciplinares contra a juíza Ludmila Lins Grilo, da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Unaí (MG), e decidiu afastá-la cautelarmente do cargo até a conclusão dos procedimentos. A decisão foi unânime.

A magistrada é perseguida pelo CNJ por ter criticado o autoritarismo do STF.

O processo disciplinar foi proposto pelo corregedor Luís Felipe Salomão. 

Ludmila disse ser vítima de um “assassinato de reputação” e de um “estardalhaço midiático”.

Deputado Nikolas Ferreira e senador Cleitinho visitam as presas políticas de Brasília. Veja o relato deles.

 

Dica do editor - Porto Alegre corta ITBI pela metade para regularizar contratos de gaveta

A prefeitura de Porto Alegre realiza a segunda edição da campanha que incentiva a regularização das transações imobiliárias com redução na alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - de 3% para 1,5% - para os chamados contratos de gaveta. O prazo para participar termina em 31 de março. O benefício abrange as transações de compra e venda, de permuta e de dação em pagamento, realizadas até 31 de dezembro de 2021 e que ainda não tenham sido formalizadas por escritura pública junto ao Tabelionato de Registro de Imóveis.

Lewandowski quer que juizes civis julguem militares. STF tomará decisão final nesta sexta.

STF cutuca militares com vara curta.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski retomou o julgamento da ação que questiona a lei que prevê que integrantes das Forças Armadas devem ser julgados exclusivamente pela Justiça Militar quando são acusados de crimes contra civis em ações consideradas militares. Entre elas estão a atuação na defesa civil, na segurança das eleições ou em operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem).

Com o voto do ministro Lewandowski, o placar está em 3 a 2. 

Votaram a favor dos militares os ministros Marco Aurélio Mello, que já se aposentou, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Já Edson Fachin votou contra. O julgamento, no plenário virtual, deve terminar na sexta (17).

Conheça os nomes dos novos presidentes das comissões permanentes da AL do RS

A Assembleia do RS elegeu, ontem, os novos presidentes das suas Comissões Permanentes. A poderosa Comissão de Constituição e Justiça ficará com Frederico Antunes, PP, aliado do governo tucano. Gustavo Victorino será presidentre da Comissão de Economia e Patrícia Alba ficará com a Comissão de Finanças.

CLIQUE AQUI para examinar todos os nomes.

Um negro assume a chefia da Polícia Civil do RS. É a primeira vez que isto acontece em 181 anos.

Nos seus 181 anos de história, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul será comandada, pela primeira vez, por um delegado autodeclarado negro. 

Fernando Antônio Oliveira Sodré assumiu a chefia da corporação nesta terça-feira à noite.

General Hertz será o novo Comandante Militar do Sul

O general Hertz Nascimento assumirá o Comando Militar do Sul (CMS) do Exército. 

Ele é atual vice-chefe do estado maior, segundo posto mais importante, depois do comandante do Exército.

Artigo, J.R. Guzzo, Gazeta do Povo - Lula não sabe o que faz e por isto faz tudo errado

Janja é outra trapalhonha. Depois de se meter na foto oficial de Lula com Biden, a mulher virou meme nas redes sociais.

Sempre se pode contar com Lula e com o PT para tentarem aplicar todas as soluções erradas e, no fim, escolherem a pior. Passaram três meses envolvidos até o talo num “governo de transição” em Brasília; segundo se orgulhou o presidente, foi a primeira vez que um novo governo “começou a governar” antes de tomar posse. Nada menos que 900 pessoas participaram deste esforço. Muitos, é claro, fizeram apenas simulação de atividade – nada como um negócio desses para o sujeito passar três meses da vida ganhando sem trabalhar. Mas outros, infelizmente, lançaram-se ao esforço de ter ideias. É daí que saíram, junto com ideias velhas e igualmente ruins, os primeiros movimentos do novo governo Lula. É um fiasco. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

PL contratará Michelle Bolsonaro para presidir o PL Mulher,. Ideia é alavancar candidaturas bolsonaristas em 2024.

O PL vai contratar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e entregar a ela o cargo de presidente do "PL Mulher". 

A ideia, segundo interlocutores da sigla, é de que ela e Walter Braga Netto, que foi candidato a vice em 2022, façam viagens pelo Brasil preparando o terreno para o lançamento de candidaturas a prefeito em 2024.

Michelle receberá R$ 33,7 mil mensais de salário.

Regina Duarte debocha e fala em sigla “LGBTQQICAPF2K+”.

Mais uma vez, a atriz Regina Duarte voltou a gerar polêmica em suas redes sociais. Seus inimigos pedem que ela seja expurgada pelos donos das big techs.  Em seu perfil no Instagram, ela ridicularizou a sigla LGBTQIAP+ e das identidades sexuais. Suas declarações foram consideradas homofóbicas.

Na web, Duarte postou uma “arte” preconceituosa que afirma que independentemente de ser “LGBTQQICAPF2K+”, a pessoa “só tem duas opções” quando precisa de cuidados sexuais, que seriam o “ginecologista e o urologista”. E avisou:

- É possível que este meu post possa ‘estar sendo’ desrespeitoso com os – as ‘todes’ do nosso Brasil?!

E ainda debochou  de pessoas não binárias. “A intenção é puramente: científica!"

Dica do editor - Abono salarial PIS/Pasep começa a ser pago hoje, dia 15

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep relativo ao ano-base 2021 terá início nesta quarta-feira, 15. Terão direito ao benefício 22,9 milhões de trabalhadores, sendo que 20,4 milhões da iniciativa privada poderão receber pelo Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal. Os 2,5 milhões com direito pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem pelo Banco do Brasil.

O valor do benefício pode ser de até R$ 1.302, equivalente ao salário mínimo atual, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2021.

Brasil registrou mais 86 mortes por covid-19

 O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 86 mortes por Covid, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta terça-feira.

O número de casos, desta vez, foi negativo: -4.174. Isso se deve, segundo o conselho, a uma revisão dos dados da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais em dois municípios do estado.

Nasceu a filha de Carlos Bolsonaro, Júlia. É a quarta neta de Bolsonaro.

Nasceu Júlia Bolsonaro, filha de Carlos Bolsonaro com Martha Seillier, ex-secretária do Programa de Parcerias de Investimento. Segundo O Globo, ela nasceu na última segunda-feira  em Washington, nos Estados Unidos, onde Martha vive desde maio.

A ex-secretária do PPI passou a morar no exterior após ter sido indicada representante do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Haddad e OAB fecham acordo para mudar o Carf e tomar mais dinheiro das empresas do Brasil

Depois de um mês de discussões, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fecharam, ontem, acordo sobre a medida provisória com as mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O ministro aceitou a proposta encaminhada pela entidade para isentar de multa e de juros o contribuinte (geralmente grandes empresas) derrotado pelo voto de desempate do governo nos julgamentos do órgão.

O acordo foi fechado em reunião entre Haddad e o presidente da OAB federal, José Alberto Simonetti. Por volta das 17h, os dois levaram a proposta ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator de ação da OAB que questiona o retorno do voto de qualidade do governo no Carf, órgão da Receita Federal que julga dívidas tributárias na esfera administrativa.

CLIQUE AQUI para entender como era com Bolsonaro e como, agora, Lula da Silva mudou tudo para registrar maioria de membros do governo e tomar mais dinheiro das empresas.


Governo gaúcho propõe 9,45% de aumento para professores. Novo mínimo será de R$ 4,4 mil.

O governador Eduardo Leite apresentou ao Cpers Sindicato uma proposta de reajuste de 9,45% no piso do magistério. O Cpers aceitou a proposta.

O índice proposto incide sobre todos os níveis de carreira dos professores ativos e aposentados, com paridade, e tem um impacto financeiro estimado em R$ 430 milhões neste ano. 

Pela proposta, todos os docentes gaúchos ganharão, no mínimo, o novo piso nacional, de R$ 4.420,55 para 40 horas de trabalho semanais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/