Opinião do editor - Para não ser incoerente, Moraes terá que prender Bolsonaro dentro de 24 horas

O ex-presidente Bolsonaro violou claramente uma proibição kafkiana, arbitrária, ilegal e inédita imposta por Moraes, que é a de falar para a imprensa e de ter, além disto, até trechos de pronunciamentos seus publicados até por terceiros.

Ele falou na Câmara e mostrou a tornozeleira, protestando contra Moraes (mais abaixo, veja vídeo com a fala e as imagens).

O ministro deu 24 horas aos advogados do presidente para que expliquem a violação das suas ordens, ameaçando prender Bolsonaro de imediato.

Terá que fazer isto, já que as explicações dos advogados serão apenas protocolares, caso se expliquem.

É questão de horas, portanto, a prisão preventiva de Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para ler o despacho do ministro.

Bolsonaro ataca Moraes e mostra tornozeleira eletrônica na Câmara

 Foi há pouco e tudo durante reunião com dezenas de deputados e senadores da Oposição.

Agora, ao vivo, Oeste sem Filtro. E sem cortes. Acompanhe.

Saiba por que Eduardo Bolsonaro já é o Homem do Ano do Brasil

Dica do editor - Estados Unidos poderão bloquear até GPS no seu confronto com o Brasil

 O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes, além de outros magistrados do Supremo – para entrar nos Estados Unidos citando “caça às bruxas” contra Jair BolsonarO. E, segundo apoiadores do ex-presidente, as medidas seriam “apenas o começo”.

Entre as novas sanções cogitadas estariam o aumento de tarifas de importação de produtos brasileiros de 50% para 100%, adotar punições em conjunto com a aliança militar da Otan e até mesmo o bloqueio do uso de satélites e GPS. O bloqueio do sistema de geolocalização é possível porque os 24 satélites que o sustenta são todos dos Estados Unidos.

Opinião do editor - O Homem do Ano é Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro passou para o primeiro plano da lista dos políticos brasileiros mais respeitados e temidos desde sexta-feira, dia no qual o presidente Donald Trump cassou os vistos de oito ministros do STF, com ênfase para o ministro Alexandre de Moraes, também do chefe do MPF, Paulo Gonet, do ministro da Justiça de Lula, Ricardo Lewandowsky, do ex-presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, e dos delegados federais Fábio Shor e Andrei Rodrigues, este o chefão da PF.

Todos os atingidos são do primeiro escalão das autoridades brasileiras e estão numa lista de tiranos, ditadores como Nicolás Maduro, Diaz-Canel e Daniel Ortega, apenas para ficar nos casos latinoamericanos. 

A decisão do presidente Trump de impor tarifas extraordinárias de 50% sobre os produtos brasileiros, tudo a vigorar a partir de 1o de agosto, pode até não ter o dedo de Eduardo Bolsonaro, embora tenha, mas o caso da cassação dos vistos tem claramente o dedo dele. O próprio Eduardo reconhece isto. A inclusão de nomes como os dos delegados Shor e Rodrigues, que o deputado chamou, ontem, de "cachorrinhos de Moraes", comprova isto. É caso pessoal. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - NOVO lançará Zema ao Planalto, dia 16 de agosto, em SP

 O partido Novo confirmou nesta segunda-feira, que lançará a candidatura do governador Romeu Zema, de Minas Gerais, à Presidência da República em 16 de agosto. O Partido tem a expectativa de reunir mais de 2 mil pessoas, incluindo lideranças e apoiadores de direita.

O evento deve acontecer em São Paulo.

Moraes proíbe entrevistas de Bolsonaro nas redes sociais. Bolsonaro, no entanto, dá coletiva neste momento.

O ministro do STF Alexandre de Moraes ampliou o leque de retrições contra Bolsonaro e proibiu-o de conceder entrevistas a veículos online, sob o argumento de que isso poderia ser interpretado como descumprimento da medida cautelar imposta na semana passada.

Moraes avisou que prenderá Bolsonaro, caso entrevistas dele sejam publicadas.

Neste momento, o ex-presidente concede coletiva na Câmara e não se sabe se sairá preso do Congresso.

Dica do editor - Artigo, Mário Donato D'Angelo - A delicada arte de viver muito

Viver muito sempre foi, por séculos, uma raridade quase mítica. Era coisa de avó centenária que conhecia a cura das doenças no cheiro do mato, ou de personagem de romance russo, desses que morriam em São Petersburgo, sob a neve, citando Aristóteles em voz embargada. 

Longevidade era exceção. Agora virou estatística.

Vivemos mais. Isso é fato. A medicina avançou, os antibióticos viraram gente da casa, o colesterol passou a ser vigiado como se fosse um criminoso reincidente. A expectativa de vida subiu, e com ela a ideia, quase ingênua, de que bastaria durar para que tudo desse certo. 

Mas viver muito não é a mesma coisa que viver bem. E é aí que começa a grande arte.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.



Veja como foi a chegada de Bolsonaro, esta tarde, na Câmara dos Deputados

Este material é da Folha Política. 

Estas são as duas idosas, presas políticas que Moraes acaba de devolver ao cárcere

Os advogados protestam contra a prisão fechada para duas idosas, ambas presas políticas condenadas a 14 anos de cadeia.

O ministro Alexandre de Moraes revogou as prisões domiciliares de Iraci Nagoshi, 72, e Vildete Guardia, 74, condenadas por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. 

Moraes alega que ambas descumpriram repetidamente as regras do regime domiciliar, segundo monitoramento das tornozeleiras eletrônicas.

Iraci violou as condições da medida em ao menos 949 ocasiões somente em 2025, segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo. 

A idosa, ex-professora de português, foi presa em flagrante no Palácio do Planalto e condenada a 14 anos de prisão.

Já Vildete Guardia teve a prisão domiciliar revogada em 7 de julho e foi levada de volta à penitenciária no dia 14. Monitoramentos apontaram violações em 20 datas distintas. 

Dica do editor - Começará nesta quarta-feira a devolução do dinheiro roubado dos aposentados do INSS

O governo usará dinheiro dos contribuintes, portanto também dos aposentados roubados.

 A devolução do dinheiro roubado de aposentados e pensionistas do INSS por entidades associativas começará a ser feita a partir do dia 24 de julho para quem tiver aderido, até esta segunda-feira (21), ao acordo proposto pelo governo federal.O prazo de adesão vai até 14 de novembro, e o reembolso será feito na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão – quem aderiu primeiro, receberá primeiro. O pagamento será em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país.Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 600 mil aposentados e pensionista já aderiram ao acordo.

Semana passada, o Ministério da Previdência Social contabilizava 1,4 milhão de pessoas aptas a receber o ressarcimento pelos descontos indevidos feitos pelas entidades associativas.

As 14h, bancada federal do PL reunirá para definir calendário de protestos contra prisão de Bolsonaro

 Desde domingo à noite, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, está no Aeroporto de Brasília recepcionando os deputados que chegam à capital, empunhando bandeiras do Brasil para participarem da reunião da bancada, agendada para daqui a pouco,14h, na Sala Amália Barros, na Liderança do PL na Câmara. A pauta inclui, entre outros assuntos:

1. Mobilizações nacionais por Justiça e Liberdade – Reaja Brasil;

2. Elencar prioridades legislativas para o 2º semestre;

3. Participação do deputado Eduardo Bolsonaro, de forma online;

4. Alinhamento da comunicação na defesa do presidente Jair Bolsonaro e sobre sanções norte-americanas.

Às 16h, será realizada uma coletiva de imprensa, também na Câmara, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e parlamentares da bancada, para apresentar a posição oficial do partido e os encaminhamentos definidos.


Agora, ao vivo, o editor, Marcon e Rafael Leal estão com Júlio Ribeiro no +Brasil.

Este programa vai até as 15h. 

Recomendado - Use o Whats e reserve agora mesmo seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre

A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt 
como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.

AMBIENTE AQUECIDO.

Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.

NÃO ABRE HOJE

Whats

993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
PORTO ALEGRE

Dica do editor - O editor viu, ontem, "Kate & Leopold", na Netflix. Veja sem culpa. É só para se divertir.

CLIQUE AQUI para saber sobre este filme. O material é do blog AdoroCinema. 

Artigo, especial - Ouro, Silêncio e Soberania: Como a China Capturou 3% da Nicarágua com Contrato e Cartório

Este artigo é do "Observatório para um Brasil Soberano'.

Enquanto ONGs ambientais vigiam satélites no Brasil para denunciar garimpeiros amazônicos, um país inteiro na América Central foi discretamente redesenhado no mapa geopolítico mundial. Em apenas quatro anos, a China transformou a Nicarágua em laboratório para um novo modelo de expansão internacional: acordos bilaterais opacos, empresas de fachada, adaptação legislativa doméstica e tomada silenciosa de ativos minerais estratégicos. Tudo dentro da “legalidade”.

 Desde o restabelecimento das relações diplomáticas entre Manágua e Pequim, em 2021, o regime de Daniel Ortega já cedeu quase 300 mil hectares do território nacional — 2,4% da Nicarágua — para quatro empresas diretamente vinculadas à China. Nenhuma delas possui histórico, estrutura visível ou site funcional. Mas todas têm algo em comum: foram habilitadas por meio de concessões públicas com respaldo jurídico feito sob medida. As leis foram reformadas, o licenciamento flexibilizado e os trâmites agilizados para garantir que o capital chinês entrasse sem resistência — e permanecesse blindado da concorrência. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - Artigo, especial, Renato Sant'Ana - Por enquanto é na Venezuela

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com

O político venezuelano Rodrigo Cabezas foi preso por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência (SEBIN) e ninguém sabe do seu paradeiro.

Cabezas, que se diz "chavista desde sempre", foi ministro da Economia e Finanças do governo Hugo Chávez. E foi deputado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que dá sustentação à ditadura chavista. Mas, nos últimos anos, andou criticando a gestão de Nicolás Maduro, o que azedou sua relação com o PSUV e lhe valeu o rótulo de inimigo do regime: agora está nas garras do SEBIN, órgão de repressão semelhante à Gestapo, a temível polícia secreta do regime nazista chefiado por Adolf Hitler. Tal como a Gestapo, o SEBIN se ocupa de investigar e perseguir pessoas e grupos fichados como inimigos do chavismo.

Cabezas foi detido em 12/06/25, em Maracaibo, onde reside, sem que se saiba do que está sendo ...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsa abre o dia em alta. O dólar cai.

 A Bolsa abriu a semana em pequena alta.

O dólar cai.

10h37min

Bolsa, +0,45%, 133.975 pontos
Dólar, -0,45%, R$ 5,5628 para venda

Estes são os mais recentes conselhos de Eduardo Bolsonaro aos empresários do Brasil

O deputado Eduardo Bolsonaro passou, ontem, domingo, estes conselhos aos empresários, industriais e produtores rurais brasileiros que serão prejudicados com a entrada em vigor das tarifas de 50% impostas ao Brasil pelos Estados Unidos a partir de 1º de agosto:

1) Nós não temos nenhum controle sobre como os EUA e o mundo livre reagirão ao fato de o Brasil ter se tornado um violador internacional de direitos humanos e de outros compromissos internacionais.
2) Mas vocês têm total controle sobre como seus representantes eleitos no Senado e na Câmara irão se posicionar para solucionar essa crise.
3) Então, cobrem seus senadores para que apoiem o impeachment de Alexandre de Moraes. E cobrem todos os parlamentares para que aprovem uma anistia irrestrita, geral e abrangente.

Só assim o Brasil deixará de ser tratado como uma nova Venezuela.

Só assim poderemos retomar o caminho da legalidade, da confiança e da normalidade democrática.

Bohn, Fecomércio, fala coisa com coisa no caso Trump x Moraes+Lula

Dica do editor - Este editor estará, daqui a pouco, na bancada de debates do programa +Brasil

O editor participará, daqui a pouco, a partir das 13h, do programa +Brasil, comandado pelo jornalista gaúcho Júlio Ribeiro.

Além do editor, também participarão o deputado federal Maurício Marcon e o advogado Rafael Leal.

O tema central do programa é a questão do contencioso aberto pelo governo dos Estados Unidos com o governo do Brasil, incluído Executivo e Judiciário, além de seus principais agentes da repressão, no caso a PGR e a Polícia Federal.

Além da questão política, a pauta do programa incluirá ampla discussão a respeito do contencioso comercial, com ênfase para os novos termos comerciais impostos pelos Estados Unidos nas suas trocas com produtos e serviços do Brasil.

A RBS abre o jogo, faz ataque rasteiro à família Bolsonaro e à maioria do Congresso

O jornal Zero Hora, RBS, não se limita, mais, aos ataques contra Bolsonaro, investindo desta forma contra toda a família do ex-presidente.

Hoje, o jornal ataca deputados e senadores que formam a maioria na Câmara e no senado.

Desde sábado, a RBS recrudesceu nos seus ataques a Bolsonaro e na defesa do consórcio STF+Governo do PT, que tem apoiado desde as eleições de 2022.

Insatisfeita com a virulência usada por seus principais colunistas contra o ex-presidente e sua família, mas também contra Trump, a RBS resolveu levar a briga para o campo editorial.

Os editoriais deste final de semana e de hoje da RBS, reafirmam seu alinhamento fanático com o atual governo.

Nas redes sociais não passa despercebido o avanço editorial da RBS contra a oposição e as liberdades públicas, inclusive da de expressão, atacadas pela atual formação do STF e pelo governo do PT, como ficou demonstrado pelas sanções impostas ao ministro Moraes e 7 dos seus colegas da Alta Corte


Eduardo Leite faz jogada ensaiada ao lançar Paula Mascarenhas como candidata ao governo do RS

No site Porto 24 Horas, o lançamento é atribuído ao governador Eduardo Leite, o que parece mais do que correto. É jogada ensaiada para colocar Paula como vice de Gabriel Souza.

O lançamento da candidatura da presidente do PSDB gaúcho, Paula Mascarenhas, não é para valer. 

O lançamento aconteceu no sábado, durante encontro regional do partido em Rio Grande. 

Paula aceitou a incumbência.

O fato de ser aliada in pectore de Eduardo Leite e sua  secretária de Relações Institucionais, demonstra que tudo é jogada ensaiada, destinada a colocar o nome de Paula na lista dos prováveis candidatos a vice na chapa do vice-governador Gabriel Souza, MDB, que já foi apoiado publicamente por Leite.

O vice-governador prefere o PP como vice, mas o PP vacila entre candidato próprio, apoio a Souza ou alinhamento com o deputado Luciano Zucco.

CLIQUE AQUI para ler o Instagram de Paula.

Manifestantes foram para as ruas, Brasília, tudo para protestar contra prisão de Bolsonaro

Protestos espontâneos ocorreram em várias cidades do Brasil. Em Porto Alegre, o deputado Bibo Nunes reuniu manifestantes no Parcão.

O vídeo a seguir é da Folha Política.

Presidente do STF, proibido de viajar para os EUA, resolve dançar no interior do Maranhão. Veja o vídeo.

 Classificado pelo governo Trump como tirano e proibido de visitar os Estados Unidos, o presidente do STF, Luiz Roberto Barroso, passou o final de semana nos Lençóis Maranhenses, a convite de Flávio Dino, que é seu colega de Corte e é do Maranhão. No vídeo, ele aparece despreocupado, dançando. Ao saber da cassação de seu visto, Barroso ironizou a sanção: "Sempre resta Paris". O fato é que ele e sua família estão sancionados e sofrerão novas sanções, mais graves, esta semana.

O material é do site Poder360p:

Recomendado - Contrate seu próxmo evento no Bier Markt, Porto Alegre. Faça isto, agora, por WhatsApp.

A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt 
como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.

AMBIENTE AQUECIDO.

Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.

NÃO ABRE HOJE

Whats

993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
PORTO ALEGRE

Oposição ignora recesso e se reúne hoje e amanhã na Câmara dos Deputados

 A oposição parlamentar tentou levantar o atual recesso parlamentar para reagir à decretação de prisão domiciliar de Bolsonaro por parte de Alexandre de Moraes, mas não conseguiu êxito e por isto resolveu agir por conta própria.

Ontem, domingo, atos públicos foram realizados espontaneamente em várias cidades, inclusive Porto Alegre, mas com pouca presença de público. Em Porto Alegre, o deputado Bibo Nunes reuniu-se com manifestantes no Parcão. 

Hoje, a oposição definirá um calendário de protestos em todo o País.

Na Câmara, comissões presididas por oposicionistas, convocaram reuniões. São os casos das Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Deltan Dalagnol diz que caiu a ficha no STF sobre as sanções de Trump. Veja o vídeo.

RS terá outro dia de tempo bom e temperatura amena

 A semana começou com tempo firme no Rio Grande do Sul, segundo informa a MetSul. O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e com amplos períodos de céu claro, mas o dia começou com nevoeiro, neblina e nuvens baixas em vários pontos do Centro e do Leste do estado, inclusive na Grande Porto Alegre. 

A maior parte de Porto Alegre está sob neblina muito pesada neste momento, 8h30min.

Leia resumo do boletim da MetSul:

A tarde desta segunda-feira será agradável com máximas de 22ºC a 25ºC na maioria das cidades gaúchas e de 25ºC a 27ºC no Noroeste gaúcho. Na Grande Porto Alegre, os termômetros podem marcar 23ºC a 25ºC. 


Lula reúne-se, hoje, com governantes de esquerda do Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai

Lula participa, nesta segunda-feira de manhã, no Chile, de uma reunião que a Agência Brasil de hoje classifica de "alto nível sobre a defesa da democracia", organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric. 

Só participam governos de esquerda, no caso os do Brasil, Colômbia, Espanha e Uruguai. 

Segundo a Agência Brasil, três temas vão ser discutidos: a defesa da democracia e do multilateralismo; o combate às desigualdades; e o enfrentamento à desinformação e as tecnologias digitais. A agência não fala mais na pauta sobre o imbroglio entre EUA e Brasil, mas até ontem o governo lulopetista dava ênfase a esta pauta.

CLIQUE AQUI para saber mais. A reportagem é do jornal La Tercera.

Leite viaja de novo para o Rio. Desta vez, foi na festa dos 100 anos do jornal O Globo.

O governador Eduardo Leite viajou de novo para o Rio.

Foi neste final de semana.

Eduardo Leite, que é candidato a candidato a presidente da República ou ao Senado, caso não emplaque para a disputa pelo Planalto, não rejeita convite para viagem.

Sábado, sem a companhia do primeiro damo, ele participou das comemorações pelos 100 anos do jornal O Globo, em evento realizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Leite foi um dos convidados de honra da apresentação especial do Projeto Aquarius, iniciativa que homenageou o centenário do jornal com um espetáculo musical de grande porte.

A elevação da temperatura da crise política e comercial com o governo dos Estados Unidos elevou a incerteza em relação ao comportamento da taxa de câmbio quando chegar 1º de agosto, quando começar a sobretaxa de 50% sobre as exportações brasileiras.

A avaliação é da Fohapress desta manhã.

Na véspera do anúncio, o dólar fechou em R$ 5,44. Chegou a subir para R$ 5,589 nos dias seguintes, mas caiu para um patamar em torno de R$ 5,55 sem uma retaliação imediata do Brasil. A situação mudou depois que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usar tornozeleira eletrônica, na sexta-feira (18). A cotação subiu 0,75%, fechando em R$ 5,58, após o valor ter se aproximado de R$ 5,60 durante o pregão.

Com a tensão política, aumentou a preocupação no governo e no Banco Central com o impacto no câmbio a curto prazo. 

Eduardo Bolsonaro cumpre com êxito sua missão nos EUA, mas não voltará agora. Ele teme ser preso por Moraes.

Depois de cumprir com êxito sua missão de convencer o governo dos EUA a impor sanções contra o ministro Alexandre de Moraes e 7 outros ministros do STF, o deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou, ontem, domingo, que não vai renunciar ao cargo. De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a licença de 120 dias termina hoje, e o deputado pode ser cassado por faltas ao não retornar ao Brasil.

Durante uma live realizada nas redes sociais, o deputado disse que vai conseguir “levar o mandato” por mais três meses

Eduardo teme ser preso por Moraes no caso de regressar neste momento.

Em março deste ano, o parlamentar, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu licença do mandato e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.


Começou "Agora Brasil". Baumhardt e Fonsêca analisam as primeiras notícias do dia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/