OMS diz que só criança com mais de 12 anos precisa usar máscaras

A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse que crianças com 12 anos ou mais devem usar máscaras para ajudar a combater a pandemia, nas mesmas condições que os adultos, enquanto crianças entre seis e 11 anos devem usá-las sob abordagem baseada em risco.

Crianças com 12 anos ou mais devem usar máscara especialmente quando a distância de um metro de outras não pode ser garantida e há transmissão generalizada na área, afirmaram a OMS e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em um documento no site da OMS datado de 21 de agosto.

O uso de máscaras por crianças entre seis e 11 anos depende de uma série de fatores, incluindo a intensidade de transmissão na área, a habilidade da criança em usar a máscara, o acesso a máscaras e a supervisão adequada de um adulto, disseram as duas organizações

Crianças de cinco anos ou menos não devem ser obrigadas a usar máscaras com base na segurança e no interesse geral da criança, disseram a OMS e a Unicef.

Movimento Escola Sem Partido perde o seu criador, Miguel Nagib

Miguel Nagib, criador do Escola Sem Partido, anunciou neste sábado sua saída do movimento.

“Anuncio com tristeza o fim da minha participação no Movimento Escola sem Partido. Cessa, a partir de hoje, a atividade dos canais do ESP sob minha responsabilidade.”

O anúncio ocorreu um dia depois de o STF considerar inconstitucional a lei estadual de Alagoas ‘Escola Livre’ — baseada no projeto Escola Sem Partido.

Promulgada em 2016, a lei alagoana previa punições a professores que praticassem “doutrinação ideológica” em sala de aula e exigia comportamento “neutro” dos docentes.

Recomendado - Peça agora seu hamburger gourmet e sua cerveja artesanal. Bier Markt Vom Fass, Porto Aleagre.

PEÇA AGORA. Entrega na sua casa

10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero de cervejas e chopes artesanais.

CLIQUE AQUI para examinar o cardápio de hamburgueres e a lista de cervejas artesanais e bebidas.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender  por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Use o WhatsApp e celular: 51-99388.2401 e 51-99388.7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt. Telefone fixo 51-3574.0927. www.biermarkt.com.br

Pagamento com cartão.

Marchezan Júnior manda abrir 400 vagas de hospedagem social

Foi publicado nesta sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), um edital para a contratação de até 400 vagas de hospedagem social na cidade. Poderão participar do processo hotéis, pousadas, pensões e hostels.

O foco é garantir o acolhimento noturno a pessoas em situação de rua e imigrantes.

A contratação será mantida por seis meses, reforçando a oferta desse tipo de auxílio durante a pandemia.

Recomendado - Compre agora, aqui, os melhores vinhos das Villas Bari (Porto Alegre) e Triturris (Florença). Receba tudo em casa. É fácil

A vinícola gaúcha Villa Bari, que tem operações na Vila Nova, Porto Alegre, e também em Florença, Itália, recomenda o seu vinho Rosso in Legno, elaborado com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, levemente apassitadas ( fórmula sugerida pelo famoso produtor de amarone em Valpolicela - Giuseppe Quintarelli).  acrescido com um leve toque de Tannat, repousando três anos em barris de carvalho de 1.000 litros, misto de madeiras francesa e eslovena. Entrega imediata. 

Você pode encomendar o Rosso in Legno ou outro dos demais vinhos oferecidos por Villa Bari (Vila Nova) e por Villa Triturris (Itália), conforme valores ao lado e no site. O empreendedor Luiz Barichello também opera a Villa Agrello, em Mendoza, Argentina, em fase de implantação.

Faça sua compra (mínimo deseis garrafas e múltiplos de seis) pelo site
www.winebari.com

As entregas são feitas na sua casa.

Artigo, Astor Wartchow - Caso Cesare Battisti: Lula pede desculpas à esquerda italiana

- O autor é advogado no RS.

A ilustração foi escolha do editor deste blog.

Escrevi sobre o tema em 2009 e 2011. Relembremos o caso. Preso pela Polícia Federal, Battisti teve concedido o pedido de refúgio pelo ex-ministro da Justiça (depois governador gaucho) Tarso Genro. Uma decisão contrária ao Tratado Brasil-Itália.

Mas, admita-se, em tese, que naquele momento o Ministro da Justiça fizesse o que fez e com razão. Ou por suas prováveis e próprias razões ideológicas!

Entretanto, e logo após, uma vez demandado o Supremo Tribunal Federal – que decidiu que era um crime comum! - Lula deveria ter acatado a orientação judicial. 

Aqui cabe um esclarecimento. O Supremo enviou para decisão de Lula por se tratar de um tratado entre nações. Regra geral, tratados são gerenciados pelo Poder Executivo, na pessoa do Presidente e Chefe de Estado.

Respeitáveis tratadistas e pensadores do direito afirmam que se não é crime político, não cabe o asilo. E se é crime político, pode o presidente (talvez) extraditar ou não. Há até uma síntese jurídica famosa: “Se não, não. Se sim, talvez!”

Talvez influenciado pelo ministro Tarso, Lula tenha sido induzido a erro. E errou três vezes numa única decisão. Não respeitou o tratado, ignorou a deliberação de nosso maior tribunal e de várias instâncias judiciárias italianas e européias.

Há quem aumente o rol de infrações cometidas pelo Brasil....

CLIQUE AQUI para ler tudo

RS emplaca 108,8 mil casos confirmados em 5 meses e meio. Marca por milhão é a segunda melhor do País.

 O Rio Grande do Sul registrou, neste sábado, 108.839 mil casos confirmados e 3.046 mil mortos por coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde.

O RS é o segundo Estado com a melhor média de casos confirmados por milhão:

- 9.170,50.

Fica apenas atrás de Minas:

8.910,43

Em termos de mortes por milhão, o RS fica na quarta melhor posi~]ao, encostado no Parná (253,11) e Mato Grosso (250,45) e muito próximo do líder, Minas (220,45)


Dica do editor - Entenda por que o 5G é tão revolucionário

Aod Cunha manda presidente argentino mirar-se no (mau) exemplo da CEEE

Fosse uma empresa privada, até esses galgos já estariam correndo atrás dos gestores para enfiá-los na cadeia.

O ex-secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, acompanha com apreensão a escalada do populismo peronista argentino, desta vez pelas ações do presidente Alberto Fernandez.

O que ele escreve, mandando para o argentino o conselho para que compreenda o que acontece com a estatal gaúcha CEEE, antes de aprofundar a estatização completa da economia:

- A CEEE, hoje, não consegue sequer pagar o ICMS e corre o risco de perder a concessão federal

Aod Cunha, no entanto, acha que Fernandez não deve interessar-se pelo assunto.

A CEEE deve e não paga ICMS vencido e que soma R$ 3,2 bilhões, o equivalente a uma arrecadação mensal do ICMS de todo o Estado do RS.

Jamais terá dinheiro para pagar isto.

A CEEE, aliás, não paga nunca o ICMS que recolhe dos consumidores.

Fosse qualquer empresa privada, seus gestores já estariam todos sob o encalço irrefreável do dr. Da Camino (MP junto ao TCE), do próprio MPE, da Receita Estadual, da Polícia Civil e até dos galgos que passaram a ser perseguidos até pelo ex-deputado José Fortunati, que acaba de colocar seu instituto em cima da prefeitura de Bagé, com a finalidade de proibir as canchas retas desses cães.

Em comício, Bolsonaro avisa: "Em política, eu sou imbrochável !"

Este blog tem uma lista de 10 médicos de Porto Alegre que fazem tratamento precoce com o Kit Covid

A lista não é disponibilizada publicamente em razão de restrições éticas a que estão submetidos todos os médicos brasileiros.

O editor informou, há duas semanas, que dispunha de uma lista com os nomes de três médicos de Porto Alegre que recomendam tratamento precoce para seus pacientes, prescrevendo medicamentos que podem incluir todos ou alguns dos remédios do chamado Kit Covid (hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, zinco, vitaminas C e D).

Em nota especial, o editor pediu que mais médicos se manifestassem.

A lista aumentou e este blog já tem uma agenda de 10 médicos, quase todos de Porto Alegre. Nem  todos aceitam planos de saúde.

Os leitores que desejarem, podem pedir o envio da lista via WhatsApp, bastando que peçam tudo pelo número do editor: 051 (código de área de Porto Alegre) 9.8434.4403.

Dica de humor - Seguidor da RBS sai pela primeira vez nesta pandemia e decide usar o metrô

Bourbon, Moinhos e Center Lar abrem campanha para doação de sangue

A rede Bourbon Shopping, o Moinhos Shopping e o Porto Alegre CenterLar, todos de Porto Alegre, em parceria com o Hemocentro RS, estão lançando a campanha "Uma saída rápida e segura pode salvar vidas. Doe Sangue!"

A campanha conta com cartazes que estarão dispostos no mall de todos os shoppings participantes, e que apresentarão com um código QR a partir do qual podem ser acessadas todas as informações relacionadas a ação. A divulgação também será feita através das redes socais das marcas envolvidas.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.




Saiba quem é o anão que Bolsonaro ergueu nos braços em Sergipe

Vereador da pequena Itabaianinha, cidade na região do Vale do Rio Real, no interior do Sergipe, José Eraldo de Jesus Santana ganhou fama após aparecer nos braços do presidente Jair Bolsonaro, em vídeo gravado na última segunda-feira, durante passagem do chefe do Executivo por Aracaju.

Muitos internautas apontaram, no vídeo que viralizou, a possibilidade de Bolsonaro tê-lo confundido com uma criança ao pegá-lo no colo. Na realidade, o presidente sabia bem quem era a pessoa que levantava nos braços.


Zé Eraldo não se importa — até prefere — ser chamado de Zé Miúdo, nome pelo qual toda Itabaianinha o conhece e o que foi usado por ele na campanha para a Câmara dos Vereadores de 2016, eleição em que garantiu 528 votos, ficando em 11º na corrida pelas 13 vagas da câmara municipal. “Não tem problema nenhum [me chamar de Zé Miúdo Anão], até gosto. Se falar Zé Eraldo, ninguém sabe quem é”, contou o vereador em entrevista exclusiva ao Metrópoles, que foi quem publicou a entrevista com o vereador.

Dica do editor - Saiba como adquirir o livro "Herança Maldita: os 16 anos do PT em Porto Alegre"

Esta é a capa da 3a. edição do livro, que já saiu da editora e está com a gráfica.

O editor já contratou gráfica para mandar imprimir a 3a. edição do seu livro "Herança Maldita: os 16 anos do PT em Porto Alegre", mas exemplares de edições anteriores são ofertados em estantes virtuais, conforme link abaixo.

A desastrosa história dos 16 anos das administrações de Olívio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro e João Verle em Porto Alegre, tudo contado com fotos e textos comprovados.

São 27 capítulos: Parte I, Análise da administração do PT em Porto Alegre; Parte II, A censura à imprensa nos governos do PT; Parte III, a Máfia do Lixo em Porto Alegre. Com fotos.

Foi um preview do que faria o PT nos governos do RS e do Brasil.

O editor esforçou-se durante 3 anos para produzir este livro de 400 páginas, ilustrado com fotos devastadoras sobre a herança maldita deixada pelos governos do PT na Capital do RS.

CLIQUE AQUI para comprar exemplares por apenas R$ 15,00.

Governo Bolsonaro vem aí com seu Plano New Deal de saída da pandemia do Coronavírus

O governo prepara para a próxima semana um pacote de medidas em diversas frentes para tentar sustentar a recuperação econômica e fazer a ponte de transição com o fim dos auxílios emergenciais concedidos durante a fase mais aguda da pandemia.Lançamento poderá ser feito na terça-feira.

O pacote “big bang”, como é chamado internamente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em referência à teoria de criação do Universo, vai antecipar o programa Renda Brasil para este ano e combinar medidas de corte de despesas, obras públicas, estímulo ao emprego, atração dos investimentos privados e privatizações. O pacote é visto como uma espécie de “lego” que vai se encaixando ao “ritmo político” do Congresso nos próximos meses.

O programa Pró-Brasil, depois da polêmica por causa do gigantismo do montante de recursos para investimentos públicos (inicialmente estavam previstos R$ 150 bilhões), foi amplamente reformulado. A ideia agora é focar em marcos regulatórios que já estão no Congresso – gás natural, lei da falência e navegação na costa brasileira – para ampliar a participação da iniciativa privada e liberar R$ 4 bilhões do Orçamento neste ano para obras. Para garantir a manutenção do teto de gastos, a regra que atrela o crescimento das despesas à inflação, o pacote vai propor uma série de medidas que podem abrir espaço entre R$ 20 bilhões e R$ 70 bilhões. Será enviada uma lista de programas considerados ineficientes que poderão ser cortados e sugestões para que os congressistas retirem “carimbos” do Orçamento e removam a necessidade atual de conceder reajustes automaticamente.

CLIQUE AQUI para saber o que foi o Programa New Deal, que ajudou os EUA a sair da recessão de 1929.

Vírus chinês mata primeira criança de Pelotas, RS

Uma menina de 1 ano e dois meses morreu esta manhã em Pelotas.

Foi a primeira criança morta pelo coronavírus.

O município, o maior do Litoral Sul do RS, contabiliza 61 óbitos.

Gilmar Mendes informa que está em Cuiabá e que passa bem

O ministro Gilmar Mendes acaba de postar postagem no Twitter para informar que a notícia passada pelo Jornal de Brasília é falsa.

Escreve o ministro:

- Estou na minha casa de Cuiabá e passo bem.

É isto.

Dica do editor - Vá a Gramado neste final de semana

Embora não tenha caído neve, ontem, em Gramado, RS, milhares de turistas tomaram as ruas, lotaram os hotéis, restaurantes, lojas e casas de chocolate quente. No vídeo a seguir, você verá cenas de turistas passeando, comendo e bebendo nos restaurantes da chamada Rua Coberta, zona mais central. Foi ontem a noite. O editor recebeu cópia por seu WhatsApp (51.9.8434.4403). Mais turistas são aguardados para hoje, sábado, dia de sol, céu azul e muito frio em Gramado, mas sem expectativa de neve.

Argentina torna "bens públicos os searviços de internet, celular e de TV a cabo

Trata-se de medida populista esquerdopata e que repercute muito mal em todo o mundo.

Pelo Twitter, nesta sexta, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou que uma série de serviços será declarado como “bem público”:

- Decidimos declarar serviços públicos de telefones celulares, serviços de internet e televisão por assinatura. Desta forma, garantimos o acesso a eles para todos.

Ele ainda congelou as contas de telefone até 31 de dezembro e justificou que são medidas de acesso ao conhecimento, cultura e comunicação: “Ordenamos que a partir de agora haja planos inclusivos de benefícios básicos, universais e obrigatórios para quem tem menos”.

E avisou:

- Desta forma, estamos recuperando instrumentos regulatórios que o governo anterior [Macri] tirou do Estado. O direito dos usuários e consumidores é um direito reconhecido constitucionalmente.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes. É o jornal La Nacion  de hoje.

Dica do editor - Saiba quem é a gaúcha Rosa Weber, ministra do STF. O documentário é da Brasil Paralelo.

O Brasil Paralelo vem apresentando cada um dos 11 ministros do STF. No episódio de ontem, foi a vez da gaúcha Rosa Weber, ex-juíza do trabalho, nomeada por Dilma para a Corte Suprema. Rosa foi indicação pessoal do ex-marido de Dilma, o ex-deputado Carlos Araújo, que já morreu. Veja tudo:

Jornal de Brasília diz que Gilmar Mendes pode ter sofrido um infarto

Ainda não foi emitido nenhum boletim médico sobre o estado de saúde do ministro Gilmar Mendes, STF.

Uma ambulância foi vista chegando na casa do ministro.

O Jornal de Brasília de hoje diz que Gilmar Mendes pode ter sofrido um infarto.

Tarso Genro foi quem decidiu dar asilo ao terrorista italiano Cesare Battisti

24 de janeiro de 2012, dia em que Battisti foi ao Piratini cumprimentar Tarso Genro, o homem que garantiu seu asilo no Brasil.

Foi Tarso Genro, então ministro da Justiça, quem decidiu conceder abrigo ao italiano Cesare Battisti, que mais tarde chegou a receber no Palácio Piratini. Battisti foi ativista do Partido Proletariado Comunista quando foi acusado de terrorismo. Na década de 1970, foi sentenciado pelo assassinato de 4 pessoas. Sempre negou os crimes. Em 1993, foi condenado à prisão perpétua na Itália.Viveu como fugitivo por 30 anos, antes de chegar ao Brasil, em 2004. Durante o governo de Lula (2003-2010), o Brasil concedeu asilo a Battisti. Em 2010, a Itália pediu a extradição, aceita pelo STF, mas negada pelo petista em 31 de dezembro de 2010.

O então presidente Michel Temer (MDB), decidiu extraditar o ex-ativista. Após a decisão, Battisti fugiu do Brasil e só foi encontrado em 13 de janeiro de 2019, na Bolívia.

Cesare Battisti cumpre pena no centro de detenção de Massama, no interior de Oristano, na Sardenha.

Saiba como foi o meu encontro com o terrorista. Na época, Cesare Battisti interpelou-me: “O senhor é o jornalista de ética própria ?!

Saiba como foi:

O editor saía do carro no bairro Santa Cecília, quando encontrou o carro Honda, prata,  que conduzia Battisti, estacionado num supermercado, em companhia de dois homens e uma mulher, a motorista. Ele saiu do veículo, dirigiu-se ao editor e teve início uma áspera troca de palavras:

– Então, você é que é o jornalista que tem sua ética própria para tratar de política?

. Achei surpreendente a decisão de Battisti de me interpelar e querer discutir ética comigo:

– A minha ética não é a sua ética (a ética do bandido), conforme já ficou provado nas suas sentenças de condenação.

O italiano é frio, calculista e impassível. Ele não se alterou uma única vez e nem demonstrou nervosismo, não elevou a voz e nem fez gestos bruscos. Foi tudo na medida. A conversa foi muito curta, áspera, mas sem troca de insultos, tudo quanto permite um encontro inesperado deste tipo.  Foi  toda ela presenciada também pelo jornalista Olides Canton, que fotografou o encontro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Lula diz que se arrepende de ter impedido a extradição de Cesare Battisti. Lula culpa Tarso Genro.

O ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se arrependeu de ter defendido Cesare Battisti, ex-ativista do grupo PAC (Proletários Armados Pelo Comunismo). No último dia de seu mandato, em 31 de dezembro de 2010, o petista concedeu asilo ao italiano.O ex-presidente alegou que seu então ministro da Justiça, Tarso Genro, assim como outros líderes da esquerda brasileira, estavam convencidos da inocência de Battisti. Lula abrigou Battisti no Brasil porque foi convencido pelo seu então ministro Tarso Genro. Preso na Bolívia, em 13 janeiro de 2019, Battisti foi extraditado para a Itália 6 dias depois, onde cumpre prisão perpétua.

Merchandising - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Novo decide não apoiar ninguém em Porto Alegre

O Novo decidiu que não apresentará candidato a prefeito e nem aceitará compor qualquer chapa como vice em Porto Alegre.

Cada filiado decidirá por conta própria o que fazer, desde que sua escolha não viole os princípios do Partido, todos eles atrelados à defesa da economia de mercado e ao estado democrático de direito.

Dica do editor - Saiba por que estes bombeiros gaúchos foram promovidos por atos de bravura

Hackers invadem apresentação de Melchionna, candidata do Psol à prefeitura de Porto Alegre

Ao lado, a deputada do Psol.

Hackers invadiram, ontem, a apresentação da deputada federal Fernanda Melchionna, Psol, que é candidata à prefeitura de Porto Alegre.

Foi as 18h.

A apresentação virtual foi interrompida logo no início, quando hackers invadiram o site da apresentação e postaram imagens de Bolsonaro e críticas ao movimento LGBT+.

Os organizadores do evento, no entanto, conseguiram estabilizar a apresentação logo em seguida.

Fernanda Melchionna e o Psol representarão contra a invasão em petição que será entregue à Polícia Federal.

Redes sociais fazem linchamento de Lasier Martins

Nota do editor - O editor considera que os críticos de Lasier passam do limite ao colocá-lo no index de inimigos e avisa que continua confiando no senador, que tem longa trajetória de compromissos com a economia de mercado, com o estado democrático de direito e com os valores éticos de sociedades civilizadas.

Insultado e criticado severamente até por seus eleitores mais fiéis, o senador Lasier Martins, Podemos, reconhece que não foi bem ao votar contra o veto de Bolsonaro ao projeto que previa aumentos salariais para servidores públicos das áreas da saúde e da segurança pública.

As redes sociais promovem críticas contundentes contra Lasier.

Ontem, ao falar para o jornalista Gustavo Victorino, Pampa, o senador chegou a fazer clara autocrítica.

Bruno Miragem não será candidato e nem é mais do Novo

O ex-secretário municipal Bruno Miragem, que pilotava a área de combate ao coronavírus em Porto Alegre, não será candidato na Capital.

Bruno foi candidato a vice-governador na chapa de Mateus Bandeira pelo Novo.

Acontece que o ex-secretário, como Mateus Bandeira, saíram do Novo.

A saída de Bruno Miragem em meio ao combate à pandemia não fará bem para sua biografia política.

Marcel Van Hattem não será candidato a prefeito de Porto Alegre. Saiba por que razão.

A apenas 9 dias do início do período de convenções municipais, políticos e jornalistas continuam especulando sobre a iminência de uma nova e surpreendente candidatura à prefeitura de Porto Alegre.

Um dos nomes mais cogitados é o do deputado Marcel Van Hatten, Novo.

Isto é impossível.

O deputado tem seu domicílio eleitoral em Dois Irmãos, o que o impede de disputar eleição municipal em Porto Alegre.

Governo Bolsonaro prorrogará por dois meses benefícios para trabalhadores com contratos suspensos

O governo federal decidiu prorrogar por mais dois meses o prazo de concessão do benefício emergencial para trabalhadores com contrato suspenso ou redução de salário.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Biano, durante anúncio do balanço do emprego em julho, que mostrou criação de 131 mil novas vagas formais.

Dessa forma, o prazo total de duração desses acordos para suspensão e redução dos contratos será de 6 meses.

Trata-se da segunda prorrogação anunciada pelo governo no programa que já produziu mais de 16 milhões de acordos desde abril, quando foi criado por meio de uma medida provisória.

Dica do editor - Esta tarde, 16h, tem Neymar (PSG) contra o Bayern de Munique. É a final da Liga dos Campeões..

O presidente Jair Bolsonaro mandou uma mensagem de apoio nesta 6ª feira (21.ago.2020) ao atacante Neymar, do Paris Saint-Germain. O time do craque brasileiro enfrenta o Bayern de Munique pela final da Liga dos Campeões, no domingo, às 16h (horário de Brasília).

Petrobrás anuncia renúncia da presidente da Transpetro

A Petrobras comunicou nesta sexta-feira a renúncia de Cristiane Elia de Marsillac do cargo de presidente e conselheira da Transpetro. Segundo a estatal, o desligamento se deu por “questões pessoais”.

O diretor financeiro da Transpetro, Gustavo Santos Raposo, assumiu a presidência da companhia.

Em nova rodada, RS registra 13 regiões sob bandeiras vermelhas, inclusive Porto Alegre

Ao chegar à 16ª rodada nesta sexta-feira, o mapa preliminar do modelo Distanciamento Controlado traz 13 bandeiras em vermelho (risco epidemiológico alto).

A Grande Porto Alegre é uma das regiões que continuam sob risco epidemiológico alto.

As outras oito regiões foram classificadas com bandeira laranja (risco médio).

As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.


OMS reconhece avanço brasileiro no combate ao coronavírus e avisa: "O sucesso do Brasil é o sucesso do mundo !"

Em Estados como o Amazonas, Pará e Amapá, o vírus chinês já está sob controle. A OMS reconhece que a pandemia resultou estabilizada no Brasil.

Apesar das reticências, o diretor-executivo do Programa de Emergências da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan, disse nesta sexta-feira que o controle da pandemia no Brasil poderia representar uma vitória para o mundo, já que o país se encontra no 2º lugar em número total de pessoas infectadas.

“O sucesso do Brasil é o sucesso do mundo”, afirmou o irlandês.

Ryan disse que há tendência de queda em algumas regiões do país. “A situação no Brasil se estabilizou, de certa forma, em termos de número de infecções detectadas por semana”, afirmou. “Mas há um número elevado de casos, entre 50.000 e 60.000 por dia e 1 número alto de mortes.”

“Estamos em um período difícil no Brasil. Parece que eles podem melhorar, mas isso requer uma abordagem forte e dedicada para diminuir a transmissão e continuar a proteger o sistema de saúde”, completou.

Brasil registra 113 mil mortes em quase meio ano. No RS, foram 2.894 mortes até agora.

O ministério da Saúde informou que o brasil emplacou 3.535.408 casos confirmados de coronavírus. São casos acumulados até ontem, dia 21, portanto a poucos dias de se completarem 6 meses da ocorrência do primeiro caso, 26 de fevereiro.

Já são 113.404 óbitos acumulados no período.

Sul, casos acumulados ao longo de 5 meses e meio

RS, 11,2 milhõs de habitantes, 104.335 casos e 2.993 mortes
SC, 7,5 milhões de habitantes, 130.349 casos e 1.995 mortes
PR, 11,4 milhões de habitantes, 113.335 casos e 2.894 mortes

Planos de Saúde não poderão reajustar preços até o final de dezembro

A Agência Nacional de Saúde proibiu qualquer reajuste das mensalidades dos planos de saúde.

A proibição valerá até o final de dezembro.

Sábado será dia de sol, céu azul e temperatura amena

Porto Alegre, 8h30min, 5 graus

O Rio Grande do Sul terá outro dia muito frio, mas de acordo com a MetSul Meteorologia, a tarde será amena, e o frio retornará no fim da tarde e começo da noite.

A massa de ar seco que segue presente. Haverá sol durante todo o dia.

O frio voltará forte neste domingo em todo o Estado.

A temperatura mínima na Capital foi de 2°C e a máxima não ultrapassará os 17°C.

Caixa abrirá neste sábado para pagamentos do auxílio emergencial

A Caixa libera neste sábado o saque em dinheiro de novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600. São 3,9 milhões nascidos em junho que poderão sacar a primeira, segunda, terceira ou quarta parcelas do auxílio, além de outros 96 mil, também nascidos em junho, que fazem parte do último lote liberado.

770 agências da Caixa estarão abertas das 8h às 12h, mas os resgates podem ser feitos nos caixas eletrônicos e lotéricas, utilizando o código que deve ser gerado no aplicativo Caixa Tem. Será liberada também a transferência do valor para outras contas.

A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas à espera de atendimento. Todas as pessoas que comparecerem às agências serão atendidas no mesmo dia.

CLIQUE AQUI para examinar os endereços das agências que abrirão em todo o País.

Taxa de uso de leitos de UTIs permanece estabilizada pelo 26o dia seguido em Porto Alegre

A taxa de utilização de leitos de UTIs no sistema hospitalar de Porto Alegre continua estabilizada no entorno dos 90%, mas ontem caiu ainda mais, registrando 87,83%.

Dos 830 leitos de UTI, 347 são usados por doentes infectados pelo vírus chinês, número bem inferior ao do dia anterior.

No acumulado de 5 meses e meio, Porto Alegre registra 19.594 de casos confirmados, 583 óbitos e 13.998 curados.

CLIQUE AQUI para obter mais detalhes e examinar gráficos.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/