O Globo - A intolerância recepciona Yoani Sánchez (Editorial)

A denúncia publicada pela revista “Veja” de que o embaixador cubano no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, patrocinara reunião em Brasília para abastecer grupos radicais de “informações” contra a blogueira Yoani Sánchez foi o sinal de que a viagem da cubana dissidente ao Brasil poderia não ser tranquila.

Para tornar o fato mais grave, participou do encontro Ricardo Poppi Martins, militante petista coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação, da Secretaria Geral da Presidência, de Gilberto Carvalho. Entre os presentes à reunião, articulada pelo coordenador político da embaixada, Rafael Hidalgo, havia mais representantes do PT, além do PCdoB e da CUT.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Toque de recolher é levantado e libera ônibus e aulas noturnas em Florianópolis

Foi levantado o toque de recolher que paralisava até esta quarta-feira o transporte coletivo e as aulas noturnas em Florianópolis.

. A chegada de 350 homens da Força Nacional de Segurança e as decididas ações de segurança dos governos federal e estadual, reduziram a zero os atentados em Santa Catarina.

. Os jornais comemoram a vitória do governador Raimundo Colombo, que em todo o longo episódio mostrou-se vacilante, tímido e atemorizado. O sol persistente e forte, além da segurança pública restabelecida, fazem a festa para o turista que ainda permanece no Estado, embora em pequeno número

Pesquisas espontâneas sobre intenções de votos não saem em Novo Hamburgo

Mesmo o instituto Studio, cujos resultados são divulgados pelo PT de Novo Hamburgo, não se atreve a publicar a tabulação da pesquisa espontânea sobre intenções de votos.

Collor, 16% das intenções de votos, avisa: "E por que não eu ?"

Vinte anos depois de ser retirado do Palácio do Planalto por um processo de impeachment, o senador Fernando Collor de Mello (PTB/AL) ficou animado com pesquisas eleitorais que chegaram às suas mãos; de acordo com esses levantamentos, seu piso inicial seria 16% do eleitorado, o que representa cerca de 22 milhões de votos; é mais do que Marina Silva, Aécio Neves e Eduardo Campos; “se a eleição vai ser parecida com a de 1989, com tantas candidaturas, por que não eu?”, disse o parlamentar alagoano, que conquistou espaço até na esquerda, a um interlocutor próximo.

* Clipping www.brasil247.com.br

Mendes consolida posição no ministério da Agricultura

É mais sólida do que nunca a presença do deputado gaúcho Mendes Filho no ministério da Agricultura.

PT ataca vice de Kopschina em Novo Hamburgo: “Ela é uma traíra recauchutada”. E o candidato do PT vira vidraça.

Ao atacar Lorena Mayer (foto), a vice do candidato oposicionista Paulo Kopschina em Novo Hamburgo, o PT abriu a guarda para ataques devastadores que passaram a minar para valer a candidatura do deputado Luís Lauermann.

. Os preconceitos demonstrados por Lauermann e seu padrinho político, o ex-prefeito Tarcisio Zimmermann, foram desnudados de maneira cruel pelo jornalista Alan, do Jornal de Dois Irmãos, intitulado “Sobre piranhas recauchutadas e vagabundas"
Escreveu o jornalista: “Hoje fui a Novo Hamburgo e escutei os carros de som. E quase não acreditei no que ouvi. Acredite se quiser, mas está cheio de carro de som do candidato Luis Lauermann chamando a candidata a vice de Paulo Kopschina de "traíra recauchutada".O PT não aprende.Onde já se viu ofender mulher?É claro. Só uma mulher louca votaria em um candidato que agride mulher”.

. E tem outro agravante.  É que durante um comício uma eleitora teria ofendido o (então candidato) Tarcísio. E de cima do palanque, aos gritos, ele teria chamado ela de "vagabunda" e ameaçado mandar a Guarda Civil prendê-la.

. CLIQUE AQUI para ler a integra do artigo.

NESTA QUINTA TEM FRED MENTZ & ANDY ACÚSTICOS
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Bancada representa contra Jerônimo na Comissão de Ética do PP


É forte a aliança que reuniu os deputado Vilson Covatti, Afonso Hamm, José Otávio Germano e Luis Carlos Heinze, todos do PP do RS, que encaminharam representação ao Conselho de Ética do Partido contra seu colega de Partido, Jerônimo Goergen.

. O Dep. Covatti também encaminhou representação ao presidente do Conselho de Ética do PP, Senador Ciro Nogueira.

. A encrenca dentro do PP do RS é para valer. A bancada acusa Jerônimo por tráfico de influência, ou seja, a acusação deve-se ao fato de que o deputado anuncia liberação de recursos do PAC 2, do ministério das Cidades, antes mesmo que seus colega sequer tenham conhecimento do assunto.

Fortunati manda sabatinar candidatos a subprefeitos de Porto Alegre. Troika constrange os candidatos.

Causa estupor e constrangimento a série de sabatinas a que são submetidos os candidatos a subprefeituras da prefeitura de Porto Alegre.

. O prefeito José Fortunati ingressa no terceiro mês de administração sem saber quem vai nomear para os 15 cargos principais.

- Uma troika de representantes do PMDB, PTB e PDT ouve todo mundo para indicar os indicados pelos Partidos da base.

NESTA QUINTA TEM FRED MENTZ & ANDY ACÚSTICOS
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

As perdas estonteantes do PT: os casos do Rio e de Porto Alegre

Foi de causar espanto a medíocre votação do candidato do PT à prefeitura de Porto Alegre, que não conseguiu alcançar a casa dos dois dígitos, algo jamais visto desde que o Partido disputou as primeiras eleições diretas em Porto Alegre, 2005. O resultado não foi resultado apenas da herança maldita deixada pelos 16 anos de governo do PT (leia o livro do editor, “Herança Maldita – os 16 anos do PT em Porto Alegre). É que também as fracassadas experiências de Olívio e Tarso no governo estadual, mas os escândalos do Mensalão, demonstraram para o eleitor que o Partido não é confiável. Antes mesmo dos portoalegrenses e gaúchos, os cariocas e fluminenses já tinham percebido isto. Nesta quarta-feira, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, lembrou que o PT -representava desde a democratização até a eleição de 1998- um vetor expressivo na cidade do Rio de Janeiro. Algo entre 15% e 20% dos votos, chegando em 1992 a alcançar 24% dos votos. Em 1996, na eleição para prefeito, obteve 20% dos votos. Mas em 1998, de olho nos acordos e espaços, entregou a cabeça da chapa ao PDT. Venceu com a vice e começou a minguar. O PT tentou reerguer-se em 2006 com um candidato orgânico, de forma a marcar seu território. Mas no segundo turno voltou a buscar espaços com o PMDB. Conseguiu e desmontou outra vez. Marcou posição em 2008, mas outra vez no segundo turno optou pelos espaços.Acomodou-se no PMDB com Cabral primeiro e Eduardo depois. Agora, em 2012, ocupou a vice-prefeitura. Mas de sua chapa de 4 vereadores eleitos (3 à esquerda) em 2008, em 2012 nenhum é efetivamente de esquerda. Talvez um também eleito em 2008, pelo trabalho de apoio a população de rua e camelôs que esse realiza. Ensina Cesar Maia: “Uma lição que a esquerda deve ter aprendido: ser filial de partido que sempre combateu, pode até levar os cargos, mas perde seus próprios votos. Para 2014 o PT afirma que terá candidato a governador? Será? Ou vai se acomodar no colchão de cargos que o PMDB oferecerá para tê-lo como parceiro de segunda classe?  E..., naufragar de vez no Rio.”

* A ilustração circula nas redes sociais. Ela foi feita em cima do cartaz realista neostalinista sobre os 10 anos do governo do PT e amplia o número de membros de apparatschiks da nomenklatura. 

Humor - Homens das cavernas atacaram Yoani Sánchez

- O trecho a seguir é da coluna do humorista que se intitula Macaco Simão, da Folha de S. Paulo. O material é de ontem, mas é atualíssimo. O editor pública porque a maior parte da análise é verdadeira e reflete bem o modo como age a vanguarda boçal do atraso:

E a blogueira cubana? A blogueira cubana é uma mistura de Heloísa Helena com a Soninha! E aqueles esquerdistas de época que foram pro aeroporto puxar o cabelo da blogueira não são esquerdistas, são cavernistas! Vieram das cavernas !
Essa historia é totalmente Túnel do Tempo! Anos 1960! E essa blogueira cubana é um spam. Um spam...talho! Rarará! Em Cuba não tem tesoura?!
E os cartazes no aeroporto? O revival da palavra ianque: "Cuba si, ianques no". "Agente da CIA." E o melhor cartaz : "Yoani Sánchez é persona non grata na Bahia". Rarará! Não existe persona non grata na Bahia!
E entendi tudo! A blogueira vai percorrer o mundo para espalhar a grande novidade do século: que em Cuba não tem liberdade de expressão e que a internet é uma merda!
E o site Sensacionalista revela que a blogueira declarou pra imprensa que "não adianta nada na ilha ter escola e hospital se não pode fazer check-in usando o Foursquare". Rarará! É mole? É mole, mas sobe!
E internet em Cuba é assim: você liga o computador e aparece um aviso: "Acá es Fidel! Non foy possible completar su conexion". E o tuiteiro Jorge Miranda disse que o produto mais moderno em Cuba ainda é o charuto! Rarará!
E eu adoro aqueles dissidentes cubanos que fazem greve de fome. Greve de fome a ilha inteira faz! Pra protestar em Cuba, tem que comer! Rarará!
E essa blogueira cubana é mais chata que spam. Rarará! Nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

Rigotto ou Sartori são as opções do PMDB para 2014. Entenda os dilemas atuais do Partido.

Embora líderes do PT de grosso calibre, como é o caso do deputado Henrique Fontana, encarem como certa a polarização entre Tarso e Ana Amélia em 2014, não é o que pensa o PMDB, que dispõe de uma constelação de nomes de grande peso político e eleitoral para a disputa.

. O ranking inclui os ex-governadores Rigotto e Pedro Simon, os ex-prefeitos José Fogaça e José Ivo Sartori, além do deputado Ibsen Pinheiro e do ministro Mendes Filho.

. Não são poucas opções.

.  O PMDB tem se mostrado muito competitivo em todas as eleições majoritárias.

. Embora haja outros nomes cogitados, é muito pouco provável que o candidato do PMDB não seja Rigotto ou Sartori, nessa ordem de possibilidade.

. A aliança mais lógica é com o PDT e o PTB, acrescida de Partidos menores que estão na coligação atual do governo de Porto Alegre. O prefeito José Fortunati exercerá peso decisivo para a formação de forte aliança e o PMDB poderá entregar ao seu Partido a vice, a vaga ao Senado ou o governo em 2018, neste caso para o próprio Fortunati. É possível que se incorporem também o PSDB e o DEM, dependendo do candidato e das pesquisas no momento da decisão.

. O problema para o PMDB é a vaga ao Senado, porque o Partido não pode, em nenhuma hipótese, deixar de oferecê-la ao senador Pedro Simon. Isso, porém, não significa que o senador não possa, ou não queira, ceder sua vaga a outro Partido para possibilitar a viabilização de uma coligação muito importante ao êxito na eleição. Mas apenas o senador deve ser o senhor desse juízo, naturalmente sempre atento às ponderações dos correligionários e à opinião pública.  

. Os principais adversários, parece óbvio, serão o Governador Tasso Genro, PT, e a Senadora Ana Amélia, PP.

NESTA QUINTA TEM FRED MENTZ & ANDY ACÚSTICOS
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Banco do Brasil registra lucro de R$ 12,2 bilhões em 2012

O Banco do Brasil registrou um lucro líquido de R$ 3,967 bilhões entre outubro e dezembro do ano passado, elevação de 33,5% sobre o trimestre anterior. Em todo o ano de 2012, o lucro da instituição foi de R$ 12,2 bilhões, alta de 0,7% em doze meses.

. O número de ativos do Banco do Brasil cresceu 17,2% e atingiu o valor de R$ 1,15 trilhão. A carteira de crédito teve uma elevação de 24,9% em 2012, chegando a R$ 581 bilhões.

. O Banco também registrou queda nos índices de inadimplência. A taxa de compromissos não honrados por um período superior a 90 dias, que era de 2,19% no terceiro trimestre, passou para 2,05% no quatro trimestre.

MPT tem dez dias para analisar documentos em processo que pede a nulidade das permissões de táxi em Porto Alegre

Em audiência na 18ª vara do Trabalho de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira, o juiz Paulo Ernesto Dörn deu prazo de dez dias para que o Ministério Público do Trabalho se manifeste sobre documentos juntados ao processo que pede a nulidade das permissões de táxi e licitação da concessão do serviço em Porto Alegre.

. Segundo o MPT, um pequeno grupo de privilegiados controla todos os táxis de Porto Alegre. Uma transferência de placa pode chegar a R$ 430 mil.

. Na audiência de ontem, participaram o Procurador do Trabalho, Ivo Eugênio Marques, os procuradores do município de Porto Alegre,  Rogério Scotti do Canto e Roberto Silva da Rocha e o diretor da EPTC, Vanderlei Cappellari, acompanhado de seusprocuradores,  Giovana Hess e Renato Pereira de Oliveira. A Ação Civil Pública corre sob o número 0000006-63.2013.5.04.0018.

Total de títulos protestados na região Sul registra alta de 7,2% na comparação com janeiro de 2012

Em janeiro o total de títulos protestados na região Sul teve crescimento de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação com dezembro de 2012, o crescimento foi de 24,1%. Os dados são da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

. Considerando os títulos protestados de pessoas jurídicas, a variação foi de 8,3% em comparação com janeiro de 2012 e de 37,5% na comparação com dezembro. O valor do ticket médio ficou em R$ 1.886,00.

. Quanto aos títulos protestados de pessoas físicas, o aumento foi de 4,9% com relação a janeiro do ano passado e 2,8% na comparação com dezembro. O valor do ticket médio ficou em R$ 1.305.

Artigo, Alan Caldas, Jornal Dois Irmãos - Ofender mulheres não é a melhor tática eleitoral para o PT

* Clipping do jornal Dois Irmãos, RS. O título oeriginal do artigo é Sobre piranhas recauchutadas e vagabundas"
 Novo Hamburgo terá nova eleição para prefeito, porque Tarcísio Zimmermann foi cassado pela lei da ficha suja. A eleição é em março. E o candidato do PT é Luis Lauermann. Ele concorre contra o proprietário das Farmácias Hamburguesa, Paulo Kopschina. Kopschina tem como vice uma mulher, seu nome é Lorena, e antes de ser vice de Kopschina ela foi vice de Tarcísio. Acontece que ela não aceitou ser vice de Luis Lauermann. Ela disse que não seria vice de Lauermann porque ele não tem capacidade para administrar Novo Hamburgo.

Hoje fui a Novo Hamburgo e escutei os carros de som. E quase não acreditei no que ouvi. Acredite se quiser, mas está cheio de carro de som do candidato Luis Lauermann chamando a candidata a vice de Paulo Kopschina de "traíra recauchutada".

O PT não aprende.

Onde já se viu ofender mulher?

Sou amigo do Lauermann, mas penso que ele deve estar desesperado para autorizar uma baixaria dessas contra mulher.

O Lauermann está cego? Não vê que se a Lorena for agredida as outras mulheres se fecharão ao redor dela, visando proteger o universo feminino? Quem foi o idiota que sugeriu a ele ofender a Lorena?
Veja o exemplo de Dois Irmãos: Miguel deu pau na Tânia o tempo todo. Mandou vereador falar mal dela. E até divulgou charges onde ela aparecia como uma piranha. Miguel patrocinou uma baixaria contra a Tãnia. E as mulheres viram. E se ofenderam por ela. Então Miguel levou uma tunda de voto. 

E perdeu.

É claro. Só uma mulher louca votaria em um candidato que agride mulher.

A propaganda do Lauermann é ofensiva a todas as mulheres. Dizer que a Lorena é uma "traíra recauchutada não ofende só a ela e a família dela. Ofende a todas as mulheres de Novo Hamburgo. Até as eleitores de Lauermann são ofendidas quando ele diz isso da Lorena.

E tem outro agravante. Quer ver? É que durante um comício uma eleitora teria ofendido o (então candidato) Tarcísio. E de cima do palanque, aos gritos, ele teria chamado ela de "vagabunda" e ameaçado mandar a Guarda Civil prendê-la.

Se as mulheres se derem conta de que Lauermann ofende mulher que não gosta dele e que Tarcísio chama de vagabunda mulher que não gosta dele, se preparem: vão perder a eleição. Tal qual ocorreu em Dois Irmãos.

NESTA QUINTA TEM FRED MENTZ & ANDY ACÚSTICOS
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

FEE dirá em março que PIB do segundo ano de Tarso trabalhou em recessão de 1% a 1,5%.

O índice oficial do desempenho da economia gaúcha será divulgado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) no dia 11 de março. Até o momento, a FEE trabalha com estimativa de -1% a -1,5%.

- PIB do Brasil -  Estimativa divulgada pelo Banco Central para o PIB nacional ficou acima do esperado pela entidade gaúcha. A expectativa dos economistas da Fundação é de crescimento de, no máximo, 1% para a economia brasileira em 2012.

AGERGS analisa hoje aumento no pedágio da ERS-115

Nesta quinta-feira o Conselho Superior da AGERGS analisará a proposta de aumento no pedágio da ERS-115.

. O novo valor, proposto pelo DAER, é de R$ 9,50 e visa ressarcir a Brita Rodovias S/A, que administra a rodovia, por gastos que teve em obras no trecho que cedeu, em 2011. A obra gerou um custo não estava previsto no contrato com a concessionária, o que resultou em uma ação judicial solicitando o repasse às tarifas ou pagamento do valor da obra.

. Ao invés de aumentar o valor do polo de pedágio de Gramado, cujo contrato será encerrado em maio, a Brita Rodovias estaria reivindicando a prorrogação do contrato, com manutenção da tarifa atual. A decisão sairá na reunião do Conselho Superior da AGERGS, a partir das 14h30.

Terra é homenageado em Brasília

O deputado federal gaúcho Osmar Terra (PMDB) foi homenageado pela Câmara Federal por sua iniciativa em criar um marco antidrogas.

. Terra é médico e profundo conhecedor do assunto, do qual faz uma de suas principais bandeiras como parlamentar.

Memória - Artigo, Juremir Machado - Cuba, o inferno no Paraíso

Publicado em 13 de novembro de 2012 por dilvo
Correio do Povo, Porto Alegre (RS)
Juremir Machado da Silva (jornalista gaúcho, da ala da esquerda, que  acompanhou o governador Tarso Genro – linha trotskista – em “visita” a Cuba, não se sabe para quê)

Cuba é uma Ilha, próxima da costa americana. Culpam o embargo econômico para sustentar uma ideologia superada do socialismo. Como utopia o socialismo até que tem seus méritos, na prática, ele não se sustenta. Na crônica da semana passada, tentei, pela milésima vez, aderir ao comunismo. Usei todos os chavões que conhecia para justificar o projeto cubano. Não deu certo. Depois de 11 dias na ilha de Fidel Castro, entreguei de novo os pontos.

O problema do socialismo é sempre o real. Está certo que as utopias são virtuais, o não-lugar, mas tanto problema com a realidade inviabiliza qualquer adesão. Volto chocado: Cuba é uma favela no paraíso caribenho.

Não fiquei trancado no mundo cinco estrelas do hotel Habana Libre. Fui para a rua. Vi, ouvi e me estarreci. Em 42 anos, Fidel construiu o inferno ao alcance de todos. Em Cuba, até os médicos são miseráveis. Ninguém pode queixar-se de discriminação. É ainda pior. Os cubanos gostam de uma fórmula cristalina: ‘Cuba tem 11 milhões de habitantes e 5 milhões de policiais’.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

AL buscará alternativas para plantadores de tabaco do Estado

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realizará audiência pública para debater a delicada situação dos fumicultores gaúchos, avisa o presidente Edson Brum (PMDB).

. O parlamentar disse esta manhã que o foco da audiência serão a distribuição deficiente de energia elétrica e os altos impostos para os produtores.

- Não dá para produzir alimentos no Rio Grande do Sul com um ICMS de 25%, como é o caso do óleo diesel. Isto encarece muito a produção da porteira para dentro.

Confirmado: grupo RBS vende Canal Rural à holding J&F

- A notícia a seguir foi passada aos leitores na terça-feira por esta página. A seguir, vão mais detalhes esclarecedores sobre o assunto. O material é do jornal Valor de hoje:

* Clipping Valor
Por Sérgio Ruck Bueno e Gustavo Brigatto | De Porto Alegre e São Paulo

A J&F, holding controladora do frigorífico JBS e o grupo de mídia gaúcho RBS anunciaram, ontem, um acordo envolvendo o Canal Rural, com programação dedicada ao agronegócio. O Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, apurou que o negócio foi fechado por R$ 40 milhões. O valor equivale ao investimento necessário para a construção de um frigorífico de médio porte, com capacidade para abater mil cabeças por dia.A venda do Canal Rural começou a ser negociada há um ano, disse ao Valor o presidente executivo do grupo de mídia RBS, Eduardo Sirotsky Melzer. Segundo ele, a decisão de passar adiante o comando da emissora lançada em novembro de 1996 foi tomada porque o grupo decidiu concentrar os investimentos nas operações de televisão, rádio e jornal no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, nas empresas digitais (de mídia, tecnologia, comércio eletrônico e serviços móveis) e na educação executiva.

"O Canal Rural não fazia parte dessa estratégia", disse o empresário. Sirotsky Melzer não revelou o valor da operação, mas disse que o montante será pago à vista após aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e será usado para bancar investimentos do grupo.
Em 2012, a RBS teve receita bruta de R$ 1,38 bilhão, com alta de 5% sobre 2011. A maior parte, cerca de 70%, veio da área de rádio, TV e jornais. As empresas digitais, que contribuíram com 20%, apresentam a maior taxa de expansão graças ao crescimento orgânico e à política de aquisições. A HSM Educação respondeu por 10%. "Foi um ano sólido", disse o empresário, que prevê alta de 12% neste ano.

- O Canal Rural é transmitido por satélite e pelas operadoras Net, Sky, Claro TV, e pelas associadas à Neo TV. A emissora produz conteúdo jornalístico especializado no agronegócio, transmite leilões de animais, promove fóruns e seminários setoriais. Segundo a RBS, o Canal Rural é uma operação rentável e teve receita de R$ 50 milhões em 2012.Em nota, a J&F afirmou que o Canal Rural é o meio de comunicação com "maior alcance e audiência" no segmento, com "aproximadamente 110 milhões de telespectadores potenciais". No comunicado, o presidente da empresa, Joesley Batista, disse que emissora "irá agregar muito para o nosso grupo, que já tem uma importante atuação no agronegócio brasileiro".Segundo o presidente da RBS, com a venda do Canal Rural o grupo vai ampliar a cobertura do setor de agronegócios nos seus demais meios de comunicação. 

Desmoronamento do conduto Alvaro Chaves será investigado pelo CREA

Entre tantos danos causados a Porto Alegre pelo forte temporal desta quinta-feira, o que mais chamou a atenção foi o afundamento de parte da rua Coronel Bordini, no bairro Moinhos de Vento. As crateras chegaram a engolir parcialmente dois automóveis.

. A situação é preocupante porque desmoronaram exatamente pontos por onde passa o conduto forçado Alvaro Chaves, obra do governo Fogaça, que custou R$ 59 milhões.

. O prefeito José Fortunati declarou esta manhã que o local não podia sofrer o que sofreu. Ele pretende encaminhar o caso ao CREA para que faça uma investigação sobre o que ocorreu.

. Fortunati não escondeu sua estranheza. Salientou que a licitação obedeceu a critérios internacionais.

Governo investiu mais em publicidade que em irrigação

No ano passado, o governo Tarso gastou mais em propaganda do que em irrigação. O Piratini destinou R$ 66,4 milhões em publicidade, enquanto os investimentos em projetos para reduzir os efeitos das estiagens no Estado ficaram em R$ 28,7 milhões. Os dados são da Secretaria da Fazenda.

Para a líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, Zilá Breitenbach, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no início de 2012 em razão da seca no Estado, o governo Piratini preferiu destinar mais recursos para propaganda oficial do que em ações de prevenção a futuras estiagens.

- A publicidade virou prioridade em detrimento a uma área sensível aos gaúchos.

Pesquisa da Fecomércio mostra redução no número de famílias gaúchas endividadas

A Fecomércio divulgou nesta quinta-feira a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho (Peic-RS), que mostra que houve uma redução no número de famílias endividadas no Rio Grande do Sul.

. O percentual em fevereiro é de 69,2%. Em fevereiro de 2012, 72,2% das famílias gaúchas possuíam alguma dívida. Em média, o ano de 2012 teve nível de endividamento mais baixo que o do ano anterior, porém ainda é cedo para definir se a tendência permanecerá em 2013.

. Os principais tipos de dívida são: cartão de crédito (81,1%), carnês (23,6%) e cheque especial (9,2%). O cartão de crédito é a ferramenta de uso de crédito mais utilizada pelas famílias gaúchas e sempre liderou os tipos de dívida.

CLIQUE AQUI para examinar os dados completos da pesquisa.

Deputados vão a Santa Maria nesta sexta-feira

Os integrantes da Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa, que acompanha a investigação sobre o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, estará na cidade nesta sexta-feira.

. A intenção da visita, coordenada pelo deputado Paulo Odone (PPS), é angariar elementos para a elaboração do relatório final, que será entregue dia 18 de março.

. As propostas da comissão servirão de base para a elaboração de uma nova legislação para regular a segurança em ambientes públicos, como bares, boates e restaurantes.

Também não caiu a ficha da vereadora Sofia Cavedon

Só pode ser falta do que fazer. Não bastasse a projeto de lei do vereador Pedro Ruas (PSol) de querer tombar o Estádio Olímpico – embora não tenha dito para que serviria –, agora vem a vereadora Sofia Cavedon (PT) propor emenda para que o Olímpico se transforme em um centro de eventos.

. Será preciso desenhar para que esses vereadores entendam que o Estádio Olímpico será implodido e, em seu lugar, construído um grande complexo residencial?

. A área faz parte de um acordo comercial entre entes privados (o Grêmio e a construtora OAS) e a demolição do estádio é contrapartida do time para a utilização da Arena Tricolor, sua nova casa. Não há o que se discutir a respeito. É simples assim.

. Vale dizer que o projeto de Ruas sequer foi à votação porque o prefeito José Fortunati havia sinalizado com um veto total à proposta.

Pesquisa da FIERGS mostra que indústria gaúcha usará da cautela em 2013

A FIERGS divulgou a pesquisa Investimentos na Indústria do Rio Grande do Sul 2012, que mostra que o industrial gaúcho adotou da cautela para 2013.

. De acordo com a pesquisa, os empresários da indústria gaúcha reduziram seus investimentos no ano passado e consideram que a atual capacidade instalada em suas empresas é suficiente para atender à demanda de 2013. 81,3% das empresas do Estado realizaram investimentos em 2012, menor percentual dos últimos três anos.

. Entre os motivos apontados para a redução dos investimentos, está a incerteza do cenário econômico, demanda insuficiente, capacidade ociosa e custo e dificuldade na obtenção de créditos e financiamentos.

. Para 2013, os empresários adotarão da cautela, embora a intenção de investimento (82,2%) seja maior que o efetivado em 2012. O valor, porém, é inferior aos dois anos anteriores.

. Os investimentos devem ganhar mais ênfase na busca por competitividade, focando na melhoria do processo produtivo e introdução de novos produtos, com prioridade no mercado doméstico. Para os empresários pesquisados, a maior parte do investimento previsto para 2013 (58%) será direcionada à continuação de projetos anteriores, e o restante (42%), para novos planos.

Brasil teve declínio dramático de produtividade em 2012, diz estudo

O Brasil teve declínio dramático de produtividade na América Latina em 2012. É o que diz estudo do centro de pesquisas Conference Board.

. A queda foi de 0,3% no ano anterior. Assim, a produtividade média do brasileiro foi de 18,4% do desempenho médio de um trabalhador norte-americano. De acordo com a pesquisa, a queda se deve à desaceleração da produção, que cresceu 1% em 2012, quando o emprego cresceu 1,3%. Cada empregado produziu menos que um ano antes.

. Já o fator de produtividade total, que observa além do trabalho, fatores como infraestrutura, tecnologia e inovação, caiu 1,8% em 2012. Na América Latina, a produtividade do brasileiro só foi maior que a da Bolívia, que registrou 11,4%.

. Entre os BRICs, o Brasil ficou à frente da Índia (10,2%) e China (17%) e atrás da Rússia (35,5%). Os três, no entanto, tiveram elevação da produtividade. O índice da China avançou 7,4%. Os valores são todos em relação ao trabalhador dos Estados Unidos.

Receita Federal recuperou R$ 44,98 bilhões em 2012

A Receita Federal recuperou em 2012 um montante R$ 44,98 bilhões em débitos em atraso, aumento de 11,6% em relação a 2011. O valor é inferior ao cobrado pelo fisco, que chega a R$ 143,35 bilhões.

. Outros 32,9 bilhões ingressaram nos cofres públicos mediante programas de parcelamentos. O estoque de débitos em parcelamento subiu para R$ 170,1 bilhões em 2012. As ações de cobrança subiram 73% no ano anterior, resultado do maior foco nos grandes devedores - cujas cobranças somam R$ 41,9 bilhões - e inclusão dos débitos do Simples Nacional.

. Apenas no Rio Grande do Sul, a Receita Federal obteve R$ 4,3 bilhões de crédito na malha fina, sendo que deste valor, R$ 2,2 bilhões já estão nos cofres do fisco.

. Ontem, a Receita anunciou que até o fim do mês estará funcionando a malha fina eletrônica para grandes empresas. O sistema vai analisar a consistência dos dados apresentados mensalmente nas Declarações de Débitos da Pessoa Jurídica (DCTF).

Por trás da notícia – Tudo em nome da imparcialidade

No final da semana passada, o governador Tarso Genro concedeu entrevista às rádios Guaíba e Pampa, nas quais atacou duramente o jornal Zero Hora. Tarso acusava o veículo de patrocinar uma campanha contra ele, com relação à ERS-010.

. De fato, o jornal vinha cobrando alguma ação afirmativa de Tarso, que abortara o estudo de viabilidade da rodovia encomendado ainda pela governadora Yeda Crusius à construtora Odebrecht, e desde então, nenhum movimento em favor de sua concretização fizera.

. No último domingo, estranhamente, Zero Hora atribuiu ao ex-secretário de Infraestrutura e Logística do governo Tarso, o deputado federal Beto Albuquerque, a responsabilidade pelo não andamento do processo.

. ZH não nominou a fonte, mas tudo leva a crer que a notícia partiu de assessores do governador, como esta semana acusou o deputado Miki Breier, do partido de Beto, o PSB, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa. O próprio ex-secretário declarou, logo após tomar conhecimento da acusação de Zero Hora que, se estivesse ele no lugar de Tarso, a obra já teria começado.

. É notório que o governador não sabe o que fazer com o imbróglio da ERS-010, que se propõe a ligar Porto Alegre a Sapiranga e desafogar a saturada BR-116. Mas para ZH, parece mais lógico dividir as responsabilidades. Culpa a ambos, em momentos distintos, como se a verdade tivesse mudado com o tempo e, deste modo, mantém intacta sua imparcialidade.

Artigo, Ricardo Noblat - Feitas as contas, saiba como é possível derrotar Dilma em 2014

* Título original: PT,10 anos: A sombra do segundo turno
Por Ricardo Noblat

Em 10 anos de PT na presidência da República, o partido jamais ganhou direto no primeiro turno qualquer das três eleições que concorreu.

Fernando Henrique Cardoso derrotou Lula duas vezes dando-se ao luxo de dispensar o segundo turno. Lula precisou do segundo turno para derrotar José Serra em 2002 e Geraldo Alckmin em 2006. Quatro anos depois, somente no segundo turno foi que Dilma derrotou Serra.

A oposição aos governos do PT tem sido muito ruim para fazer oposição entre uma eleição e outra. E as campanhas dos seus candidatos a presidente se caracterizaram até aqui pela mediocridade e escassa dose de imaginação.

Falta à oposição um projeto para o Brasil - enquanto o PT continua surfando nas ondas provocadas pelo programa Bolsa Família e, mais recentemente, por aquele que promete aniquilar de vez com a miséria no país.

Mesmo assim, entra eleição presidencial, sai eleição presidencial, e algo como 40% dos votos costumam ir parar no farnel do candidato da oposição no segundo turno.

Os 20% de votos a mais obtidos pelo candidato do PT na verdade representam 10%. Se você subtrai 10% de um lado e acrescenta ao outro, a eleição fica empatada. Em 2001, Lula atraiu 61% dos votos válidos contra 39% de Serra. Repetiu-se o placar em 2006 contra Alckmin.

O padrão de voto em Lula mudou radicalmente de uma eleição para a outra. Ao se eleger presidente pela primeira vez, ele ganhou de Serra em todas as unidades da Federação - menos em Alagoas. Ao se eleger pela segunda vez, perdeu para Alckmin em todos os Estados do Sul, em São Paulo, nos dois Mato Grosso e em Roraima.

O voto em Lula migrou para as regiões mais atrasadas do Norte e Nordeste no rastro do Bolsa Família.

CLIQUE AQUI para ler mais.

FOTO - Serra, cara a cara com Dilma nas últimas eleições.

Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego dos últimos 20 anos

Porto Alegre registrou o menor índice de desemprego dos últimos 20 anos, de acordo com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, divulgada nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.

. O índice chegou a 6,4% da População Economicamente Ativa (EPA) em 2012, o que representa 46 mil pessoas em busca de oportunidades de trabalho. No ano anterior, este valor era de 6,5%.

. Em comparação com as demais cidades pesquisadas, Porto Alegre é a segunda capital com menor desemprego do país, ficando atrás apenas de Belo Horizonte.

Dilma, depois de lançada por Lula, puxando o saco do chefe do Mensalão: "Ele é o nosso líder"


A frase do dia, segundo Ricardo Noblat, referindo-se ao ato comemorativo dos 10 anos do PT no governo e ao lançamento do nome de Dilma à reeleição:

A característica marcante e diferenciada desta década é que ela tem e teve um líder. E esse líder se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Nós todos aqui presentes somos construtores, mas tivemos um líder.

Dilma, puxando o saco de Lula na festa de aniversário do PT