O Brasil teve declínio dramático de produtividade na América Latina em 2012. É o que diz estudo do centro de pesquisas Conference Board.
. A queda foi de 0,3% no ano anterior. Assim, a produtividade média do brasileiro foi de 18,4% do desempenho médio de um trabalhador norte-americano. De acordo com a pesquisa, a queda se deve à desaceleração da produção, que cresceu 1% em 2012, quando o emprego cresceu 1,3%. Cada empregado produziu menos que um ano antes.
. Já o fator de produtividade total, que observa além do trabalho, fatores como infraestrutura, tecnologia e inovação, caiu 1,8% em 2012. Na América Latina, a produtividade do brasileiro só foi maior que a da Bolívia, que registrou 11,4%.
. Entre os BRICs, o Brasil ficou à frente da Índia (10,2%) e China (17%) e atrás da Rússia (35,5%). Os três, no entanto, tiveram elevação da produtividade. O índice da China avançou 7,4%. Os valores são todos em relação ao trabalhador dos Estados Unidos.
3 comentários:
As estatística sempre mostram o desempenho e/ou produtividade do setor produtivo, agora, nunca mostra esse mesmo desempenho do setor público. Sera que esse setor, o público, não deveria também mostrar para o que serve? A despesa é grande, isso lá é!
o desempenho do setor publico na era petista deu um salto...
de cabides de emprego...
E o CAOS, jornaleiro. Chame o FHC (quebrou o Brasil tres vezes...) o Arminio (elevou a SELIC a 45%...) ou algum outro ÇABIO, como o Marcilio Marques ou o Mailson 80% Nobrega. Pois estes possuem a ÇABEDORIA necessaria para gerenciar crises.
Postar um comentário