A partir das 4h da madrugada tem "Conexão BR-Mundo", com Alfredo Bessow. Programe-se e veja.

 

Dia 12, todo mundo na rua para defender a vida. É contra o aborto.

 

Agora, ao vivo, Rodrigo Constantino, Augusto Nunes, Henkel e Navarro em "Oeste sem Filtro"

Opinião do editor - O STF que se cuide, porque o Senado começou a se mexer, mas o jogo não está jogado

O STF que se atreva a enfrentar o Senado, o único integrante de qualquer dos Poderes da República que pode conter os arroubos autoritários do STF, inclusive impichando todos os seus membros - botando todo mundo para fora.

O editor, publisher, do blog Ponto Crítico, o comunicador gaúcho Gilberto Simões Pires, adverte os  leitores da sua publicação a respeito da derrota sofrida ontem pelo STF e pelo governo Lula da Silva no Senado, quando uma maioria surpreendente e aplastante de seadores, aprovou a toque de caixa o projeto que reafirma o que dispõe a Constituição Federal sobre o marco temporal. 

O que está fazendo o STF ? Está de novo legislando, mudando a Constituição para não fixar prazo algum para que os povos originários, os índios, reivindiquem suas terras. 

Trata-se de uma tremenda insegurança jurídica.

A reação do Senado foi fulminante e em menos de 24h o projeto de lei que desautoriza o STF e seu aliado, o governo do PT, resultou aprovado.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Até cocaína foi encontrada na casa do prefeito Zé Otávio. Escândalos envolvem o político há muito tempo.

Na busca e apreensão que o Ministério Público e os policiais do Gaeco fizeram na casa e no gabinete do prefeito José Otávio Germano, foram encontradas porções de cocaína, segundo informa o Jornal do Povo, Cachoeira do Sul, e de acordo com imagens que viralizam nas redes sociais.

Esta não é a primeira vez que Zé Otávio, como é conhecido, envolve-se em denúncias por corrupção e também não é a primeira vez que se envolve com escândalos envolvendo o uso de cocaína.Em 2018, num episódio rocambolesco com travestis, o político resultou insultado por não pagar o que devia por favores prestados (CLIQUE AQUI para relembrar o caso).

O prefeito foi afastado do cargo. Junto com ele, oito secretários também foram afastados.

CLIQUE AQUI para examinar as notícias mais recentes do Jornal do Povo.

Hoje, ao vivo, e todas as quintas, "Um pingo de liberdade. Agora, Ezequiiel Silveira e Fernão Lara Mesquita.

Marcus Vinicius Gravina - Os medos dos céus do Brasil

Eles existem. Foram elevados às alturas para despencarem de lá sobre nós, pelas instituições citadas a seguir.  Não são ficções, nem narrativas. No momento político, pós resultado da eleição presidencial de 2022, irromperam-se os protestos frente aos quartéis em busca de apoio dos militares. 

Culminou com a enganosa e infamante prisão cometida contra cidadãos sem armas. Persistem em seus distorcidos julgamentos do STF, ditados de seus bunkers privados, negando o secular direito de sustentação oral de uma tribuna em seu Plenário Judicial. Sem tribuna de advogado a justiça se dá em frete à “paredão”, tipo “commodities” de exportação de Cuba e de outras ditaduras 

Para inibir as manifestações constitucionais e populares, o consórcio do Poder Executivo, via o Ministério da Justiça/Polícia Federal com membros do STF culminaram com o emprego da força do medo para intimidar o povo brasileiro.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Publicidade - Alugue, hoje, por temporada: Gramado, RS. Conheça o apartamento e a opinião de quem usou.

Esta é o complexo onde se localiza o apartamento.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Vá até o site.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.
Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS.

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Visita inidônea de Janja e seus ministros passa incógnita pelo RS.

Janja desceu dançando na India, dia 8, em plea tragédia das águas no RS, que nem ela e nem Lula visitaram, trocando tudo por outra viagem internacional.Ela retirou os vídeos depois das críticas, mas não se desculpou pela rateada.

O governador Eduardo Leite, que ontem foi recebido por Lula da Silva, que o cobriu de rapapés e adulações durante 2 horas, tudo para se redimir da ausência decidida do teatro das tragédias das águas, hoje recebeu sem pompa e nem circunstância a mulher dele, Janja da Silva, que lidera missão de ministros ao RS.

Leite cumpre o dever de casa, mas não faz isto com desagrado, porque é da sua natureza.

A visita da missão ministerial liderada por Janja da Silva é inidônia.

E passa despercebida.

Ela cumpre papel que caberia ao vice Alckmin, mas viaja por delegação do líder descondenado da Lava Jato, adoentado e velho marido Lula da Silva (77 anos).

Foi promulgada a PEC que torna imutáveis os símbolos e o hino riograndense

Lorenzoni é o terceiro da direita para a esquerda.

Na manhã desta quinta-feira (28), ocorreu o ato de promulgação da Emenda à Constituição 83, que dispõe sobre os símbolos do Estado do Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada na sala da Presidência e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), e dos deputados Carlos Búrigo (MDB), Guilherme Pasin (PP), Joel Wilhelm (PP), Professor Cláudio Branchieri (Podemos) e Rodrigo Lorenzoni (PL), primeiro signatário da PEC 295 2023 que deu origem à Emenda Constitucional.

Foi uma proposta de emenda constitucional, votada e aprovada em dois turnos por ampla maioria.

 Lorenzoni agradeceu a todos os signatários da PEC. Ele disse que a promulgação da emenda é uma vitória da tradição e da cultura do RS, demonstrando o amor e o respeito que a ALRS tem pelo povo gaúcho e pelo estado. 

Infiltrada, golpista ou patriota ? Ana Priscilla fala na CPI do 8 de Janeiro

 Esta CPI é do Legislativo de Brasília. A sessão foi hoje

Rosa Weber revela bastidores questionáveis da visita dela e de Moraes aos presos políticos do 8 de Janeiro

Na sua última fala como ministra, Rosa Weber superou-se. Ela fez um discurso aparenementge piegas, mas que resulta mais como um panegírico trágico destes tempos de ditadura da toga.

O material foi disponibilizado no You Tube pelo Poder360. Veja e ouça, se você tiver estômago forte:

Publicidade - Hoje a noite tem Bier Markt. E reserve happy hour para seu escritório ou empresa. Porto Alegre.

O Bier Markt aceita reservas para happy hour.

Ao lado, happy hour realizado no Bier Markt.

Abre as 17h de terça a sábado.

Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para:
Happy hours/ Aniversários/ Casamento/ Formatura/Encontro de amigos.

Whats
993882401
993887265. 

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Porto Alegre, bairro Moinhos de Vento.

Dica do editor - Agende-se para ver "O sequestro do voo Vasp 375"

 Foi em 1988, em pleno regime militar. O filme irá para os cinemas no dia 7 de dezembro.

Inflação do IGP-M de setembro foi de 0,37%, segundo FGV

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,37% em setembro deste ano. É a primeira alta de preços do indicador desde março deste ano. Em agosto deste ano, havia sido apurada uma deflação (queda de preço) de 0,14%. Em setembro de 2022, a deflação havia sido de 0,95%.  

Mesmo com a inflação de setembro, o indicador, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), acumula taxas de deflação de 4,93% neste ano e de 5,97% em 12 meses. 

Banco Central aumenta de 2% para 2,9% sua projeção de crescimento do PIB

 O Banco Central elevou a projeção para o crescimento da economia este ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) passou de 2% para 2,9%, em razão, sobretudo, da “surpresa com o crescimento no segundo trimestre”. A projeção consta do Relatório de Inflação, publicação trimestral do BC, divulgado nesta quinta-feira (28).

Além disso, e em menor medida, o BC faz previsões “ligeiramente mais favoráveis” para a evolução da indústria, de serviços e do consumo das famílias no segundo semestre de 2023.

Bolsa opera em queda, abaixo dos 114 mil pontos. O dólar se mantém acima dos R$ 5,00.

 A Bolsa opera em queda nesta quinta-feira.

O dólar sobe.

11h06min

Bolsa, -0,01%, 114.312 pontos
Dólar comercial, +0,34%, R$ 5,0654 para a venda.

Janja da Silva e seus ministros já chegaram ao RS

 Liderados pela primeira-dama Janja da Silva, o grupo de ministros que visita o RS para visitar os municípios atingidos pela tragédia das águas já chegou ao Estado.

Lula da Silva mandou a mulher porque alega estar doente e na iminência de uma cirurgia delicada, amanhã.

Dica do editor - Saiba que medicamento foi aprovado pela Anvisa para sobrepeso e obesidade para crianças e adolescentes

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Wegovy, medicamento da Novo Nordisk à base do princípio ativo semaglutida (apresentado em 2,4 mg), para o tratamento de sobrepeso e obesidade de crianças e adolescentes a partir de 12 anos. O remédio já tinha seu uso aprovado para adultos desde janeiro deste ano. A semaglutida age como se fosse o GLP-1, um hormônio que sinaliza ao cérebro a sensação de saciedade.A nova indicação foi baseada no estudo ‘Step Teens’, que demonstrou redução de 16,1% no índice de massa corporal (IMC) em adolescentes com obesidade que tomaram o remédio.

Taurus lança o primeiro fuzil brasileiro certificado pelas novas normas.

O fuzil T4, produzido pela Taurus, foi plenamente aprovado e homologado de acordo as normas previstas na Portaria nº 304/2021 - NT-SENASP nº 004-2021, expedida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, tornando-se o primeiro fuzil brasileiro a obter a certificação de conformidade.

 O certificado foi expedido pela ABIMDE Certificadora em 22 de setembro de 2023, após a arma ser submetida a uma sequência de 14 rigorosos testes de qualidade, realizados em um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

CLIQUE AQUI para saber mais.

Dica do editor - Prefeitura e Sebrae abrem inscrições para curso de meio ano para empreendedores da área criativa. É grátis.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Sebrae RS promovem o programa Alto Impacto Criativo, iniciativa inédita para impulsionar o empreendedorismo em áreas criativas de Porto Alegre. A imersão é gratuita e também pretende estimular os novos negócios na Capital. Serão seis meses de treinamentos.  Serão oferecidas três turmas de outubro de 2023 a março de 2024, com aulas on-line e presenciais. Informações no site ou pelo e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br

CLIQUE AQUI para se inscrever até sábado para a primeira etapa on-line, que é a palestra de sensibilização.


Ana Moser levará R$ 41 mil mensais para cumprir meio ano de quarentena

Posta para fora do cargo pelo Centrão, tudo para dar lugar a André Fufuca, do PP,  a ex-ministra do Esporte Ana Moser vai receber por mais seis meses o salário a que fazia jus como ministra de Estado, de R$ 41.650,92 por mês.

A quarentena pretende fazer com que ex-ministro não exerça atividades na mesma área em que atuava.

Ops !!

CPIs do MST, das Americanas e do futebol terminam sem conclusão. ONGs e 8/1 poderão ter o mesmo destino.

Como queriam os governistas e seu aliado Arthur Lira, presidente da Câmara.

O mesmo destino poderão ter a CPI das ONGs e a CPMI do 8 de Janeiro.

No início desta legislatura, quando ainda negociava apoio do Centrão ao governo do PT, Lira autorizou a instalação das 5 CPIs, tudo para forçar um acordo, que acaba de sair.

Começou o levante parlamentar contra o STF, diz Paulo Moura. Veja o comentário.

 Paulo Moura é cientista político e consultor da área. Ele é publisher do Canal Dextra, que aceita assinaturas.

Dica do editor - Saiba onde vacinar contra a gripe em Porto Alegre. É grátis.

A prefeitura mantém nesta quinta-feira, 28, a vacinação contra gripe (Influenza) em Porto Alegre.

70% do público alvo de 720 mil pessoas já se vacinaram.

Serão 43 locais aplicando o imunizante.

CLIQUE AQUI para verificar os endereços.

O grupo Gerdau anunciou que poderá promover demissões em massa e até fechar empresas no Brasil

Há invasão de aço chinês a preços baixíssimos.

O presidente-executivo da empresa Gerdau, Gustavo Werneck, declarou nesta quarta-feira, durante uma conferência setorial organizada pela entidade Aço Brasil: “Estamos hoje na iminência de ter que promover demissões e desligamentos”. O executivo também informou que atualmente há 600 funcionários da Gerdau com seus contratos de trabalho suspensos. Os cortes poderão chegar até o total de 30%, segundo admitiu Jorge Gerdau (Valor de hoje. CLIQUE AQUI para ler advertências do dr. Jorge).

Há paralisação completa de uma planta no Ceará e inatividade de usinas de norte a sul do país. Ele mencionou que as pessoas afetadas por essa situação aguardam uma decisão do governo federal para resolver esse problema.

O executivo se referiu ao pedido do setor siderúrgico para que o governo imponha uma taxa de importação de 25% sobre o aço que entra no Brasil. 


Bolsonaro baixa de novo ao hospital, mas foi medicado e saiu ontem a noite mesmo

Foi rápida a passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro, ontem a noite, no Hospital DF Star, em Brasília, 

Fabio Wajngarten, Bolsonaro apresentou um “desconforto intestinal decorrente da facada” de 2018. Ele passou por exames do tráfego digestivo. 

Bolsonaro já recebeu alta, passa bem e está disposto.

Ministério Público abre operação para apurar corrupção na prefeitura de Cachoeira do Sul. Prefeito José Otávio Germano é afastado do cargo.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, com apoio da Polícia, deflagrou, nesta quinta-feira,  a Operação Fandango, tudo para apurar casos de corrupção em Cachoeira do Sul, RS.

A ação tem como objetivo investigar a suspeita de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, concussão, bem como a prática de crimes de responsabilidade.

O prefeito de Cachoeira do Sul é o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia, José Otávio Germano, PP, mas o MPRS informou que ele está envolvido e foi afastado.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Câmara de Porto Alegre aprova moção contra o aborto. Veja discurso da autora da moção, Fernanda Barth.

De autoria da vereadora Fernanda Barth (PL), a Câmara aprovou a moção de solidariedade “ao Congresso Nacional, em face da iminente legalização do aborto por meio da ADPF 422, pelo STF, a fim de garantir as prerrogativas constitucionais e republicanas das competências do Poder Legislativo”. Foi por 19 x 8.

Sebastião Coelho convoca para Marcha contra o Aborto, dia 12

 O material é do Oeste sem Filtro.

Abortistas fazem ato, hoje, em SP. Hoje é Dia de Legalização do Aborto, diz Agência Brasil.

Nesta quinta-feira (28) é rfegistrado o Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe, segundo informa a Agência Brasil, órgão do governo lulopetista e que apoia o aborto indiscriminado até 12 semanas de gestação.

O STF iniciou julgamento para legislar sobre o caso. 

O órgão informativo do governo lulopetista, informa que a Frente de São Paulo contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto convoca partidos, movimentos e coletivos para ato unificado a favor da pauta. A concentração começa às 17h no vão do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).

Barroso assume em momento de tensão com o Congresso, hoje, presidência do STF e do CNJ.

Memes como este ao lado viralizam nas redes sociais.

A cerimônia contará com a presença da cantora Maria Bethânia, convidada por Barroso para cantar o Hino Nacional. Cerca de mil pessoas foram convidadas. Depois da cerimônia, haverá jantar com convites vendidos a R$ 500 por cabeça.

O ministro Luís Roberto Barroso será empossado, hoje, quinta-feira, no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele cumprirá mandato de dois anos e ficará no cargo até outubro de 2025. Barroso substituirá Rosa Weber, que presidiu ontem (27) a última sessão da Corte.

A posse está prevista para começar às 16h.

Barroso também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O vice-presidente do STF será o ministro Edson Fachin.

93% das empresas do polígono das enchentes foram afetadas, diz governo gaúcho

 O governo estadual gaúcho apresentou, ontem, o resultado de pesquisa feita no quadrante das enchentes e ela mostra que 93% das empresas foram afetadas diretamente pelas enchentes causadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro. 

Os setores mais atingidos foram de comércio (43%) e serviços (43%), seguidos pelo da indústria (14%). Dessas empresas, 35% são de microempresários individuais (MEI), 59% de micro empresas ou empresas de pequeno porte (ME e EPP) e 6% de demais portes.

Com base na pesquisa, o governo promete intervir para ajudar de maneira mais tópica, caso a caso.

Leite vai a Lula. Lula não vem ao Estado, mas manda Janja em seu lugar. Janja chega hoje e lidera comitiva de ministros.

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Eduardo Leite apresentou ao governo Lula da Silva uma série de demandas do Rio Grande do Sul junto ao governo federal, todas relacionadas com a tragédia das águas.

Até hoje, o líder lulopetista não veio ao RS, mas prometeu mandar sua mulher, Janja, à frente de uma missão de ministros, visitar o Estado.

No encontro de ontem, Leite entregou quatro expedientes com pedidos relacionados a diversos temas, em especial à reconstrução pós-enchentes.

CLIQUE AQUI para saber quais foram os pedidos feitos por Leite, que ontem mesmo voltou ao Estado.

Sol retorna hoje ao RS. Não há indicativa de chuva volumosa.

A foto é de Fernandol Oliveira no site da MetSul, hoje. A cena é das águas invadindo o complexo de lazer da orla do Guaíba, Porto Alegre.

O sol aparece com nuvens hoje em Porto Alegre e na maior parte do interior, segundo a MetSul. 

O nível do Guaíba baixava na madrugada de hoje. Os dados indicaram à 1h da manhã um nível de 3,00 metros que baixou para e às quatro horas da madrugada desta quinta o nível já havia recuado para 2,94 metros. 

A boa notícia é que não indicativo de chuva volumosa no curto prazo.

A temperatura será amena durante todo o dia.


Lago Guaíba atinge maior nível em 82 anos no Centro Histórico de Porto Alegre

Foto de Gilberto Mansur, governo do RS.

O Lago Guaíba atingiu no final da manhã desta quarta-feira, 27, 3,17 metros no Cais Mauá. A marca é a maior desde 1941, quando as águas chegaram a 4,75 metros no Centro Histórico. Há oito anos, quando houve a última grande enchente em Porto Alegre, o pico registrado na régua automática foi de 2,94 metros.

O prefeito Sebastião Melo acompanhou o trabalho de reforço de sacos de areia na comporta 4 do Cais Mauá, no Centro Histórico.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registra 180 abrigados em quatro espaços provisórios, sendo duas estruturas novas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/