Procurador Geral manda para Minas investigação de denúncias de Valério sobre roubalheira de Lula no Mensalão

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu mandar as acusações feitas pelo publicitário Marcos Valério contra  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Procuradoria da República em Minas Gerais. E, segundo a assessoria da PGR informou ao 247, as denúncias já foram enviadas. A decisão foi tomada depois de Gurgel ter informado de que o processo seguiria para a Procuradoria da República em São Paulo.

. Em depoimento realizado em Brasília no ano passado, Valério disse que Lula teria recebido vantagens financeiras do esquema do mensalão. "Depois de uma verificação cuidadosa, constatamos que lá [Minas Gerais] já existe procedimento decorrente de um desmembramento determinado pelo ministro Joaquim Barbosa, que trata de assunto relacionado ao esquema do mensalão, e não compreendido na Ação Penal 470", disse Gurgel, após posse do ministro Sérgio Kukina no Superior Tribunal de Justiça.
Gurgel acredita que o caso deve ser juntado a um procedimento que já existe, e não motivar a abertura de um novo inquérito, mas que a decisão cabe ao procurador que assumir o caso.

* Clipping www.brasil247.com.br

Tarso promove revoada de secretários para fazer propaganda em Santa Maria

O governo Tarso Genro prosseguirá nesta quinta-feira sua patética cruzada de propaganda em Santa Maria, enviando desta vez para a cidade os secretários estaduais da Saúde, Ciro Simoni, da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e o chefe da Casa Militar, coronel Oscar Moiano.

. O governo não sabe mais o que fazer para se livrar da culpa e atribuir responsabilidades ao prefeito do PMDB.

. As autoridades estaduais continuarão a ignorar o prefeito da cidade, Cezar Shirmer, “esfriado” desde que atribuiu ao governo estadual a principal responsabilidade pela autorização de funcionamento da boate Kiss, por conta dos alvarás de regularidade nas obrigações de prevenção a incêndios.

. A troika enviada por Tarso dará coletiva no final da tarde, usando instalações da prefeitura, no caso o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria.

. Os três secretários visitarão unicamente a UFSM, comandada pelo reitor Felipe Muller, velho aliado de Tarso e do PT.

- Além da visita quase diária de secretários para entrevistas coletivas em Santa Maria, o próprio governador ocupa rádio, TV e jornais para mostrar o que está fazendo, sem atribuir mérito algum aos serviços da prefeitura e do governo federal. Ele também mandou calar os Bombeiros, que toda vez que falam, acabam deixando mal o Piratini.

Oposição repta governo por interferência ilegal de embaixador da Venezuela em ato de afronta ao Poder Judiciário

NOTA DE REPÚDIO À INTERFERÊNCIA DO EMBAIXADOR DA VENEZUELA EM ASSUNTOS INTERNOS DO BRASIL

O PSDB, PPS e Democratas manifestam de forma conjunta seu protesto e indignação diante da interferência indevida do embaixador da Venezuela, senhor Maximilien Sánchez Averláiz, em assuntos internos do Brasil.
A presença do embaixador venezuelano em ato organizado ontem pelo petista José Dirceu, ex-ministro do governo Lula condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, para tentar desqualificar o resultado final do julgamento do mensalão, definido pelo Supremo Tribunal Federal, afronta a soberania do Brasil e mereceria o repúdio imediato das autoridades brasileiras, a começar pelo Ministério das Relações Exteriores.
Diante disso, exigiremos, no âmbito do Congresso Nacional, explicações do chanceler brasileiro Antônio Patriota sobre a omissão do governo da presidente Dilma Rousseff diante de um episódio de tamanha gravidade.
Brasília, 06 de fevereiro de 2012

Deputado Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB
Deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS
Senador José Agripino, presidente nacional do Democratas

MGrupo também investe pesado em Atlântida

Além de Joal Teitelbaum e Rossi, que tocam megaempreendimentos imobiliários na praia de Atlântida, Xangri-Lá, Litoral Norte do RS, também o MGrupo resolveu investir pesado ali. Ele erguerá um hotel-conceito inédito na região, 260 apartamentos, quatro restaurantes, salões de convenções, na avenida Central, como fazem Rossi e Teitelbaum.

ENTREVISTA - TI no Brasil precisa ser mil vezes maior no curto prazo

Suzana Kakuta, diretora Executiva do Tecnosinos

O Tecnosinos cresceu quanto no ano passado?
Em faturamento, 20%, porque as 75 empresas aqui trabalhando faturaram R$ 1,5 bilhão. Vamos crescer isto ou mais em 2013. O mercado brasileiro de TI avançou 15%.

Daria para ser mais?
O Brasil precisa multiplicar tudo por mil no curto prazo. Tu, como eu, visitamos os Pólos Tecnológicos na China. Um só deles é dez vezes maior de tudo o que existe no Brasil. E na China existem dezenas e dezenas de pólos tecnológicos.

Como fazer?
A legislação brasileira ainda é muito restritiva. Aposto muito no novo Marco Regulatório para a Atividade de TI. Trata-se do Programa TI Maior do governo federal.

VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

INDG mais perto de acordo com prefeitura de São Leopoldo

Nesta terça-feira o INDG conversará com o secretário da Fazenda, Gilso Gotardo, para avançar nas conversações iniciadas pelo prefeito Aníbal Moacir, que quer repor ordem na gestão pública municipal de São Leopoldo.

. A administração petista anterior de Ary Vannazi governava a cidade por feudos dominados por diversas frações do PT – que não se falavam.

Tarso calou os comandos dos Corpos de Bombeiros

A censura não elimina a responsabilidade do governo estadual nos sucessos trágicos de Santa Maria.

Terror continua atemorizando SC. Gaúchos temem pegar a estrada para Floripa.

Milhares de gaúchos que se preparam para viajar a partir desta sexta-feira para passar o carnaval em Santa Catarina, não sabem o que fazer diante da onde de atentados que ocorrem no Estado há uma semana.
. Já foram 60 ocorrências.

. O governador Roberto Colombo, que não consegue controlar a violência, viajou a Brasília para pedir ajuda do governo federal.

- Santa Catarina passa por uma nova série de ataques, a exemplo do que ocorreu em novembro quando a polícia prendeu  47 pessoas. Ao todo, 27 ônibus e 12 automóveis foram incendiados, além de dez ataques com arma de fogo contra PMs e agentes prisionais. Três suspeitos morreram em confronto com a polícia.

Alves desmoraliza Marco Maia ao avisar o STF que cumprirá a sentença de cassação dos mandatos dos quatro mensaleiros

Foi de muito bom senso a decisão do novo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, PMDB, que nesta quarta-feira a tarde foi ao STF para avisar que cumprirá a sentença que decidiu pela cassação dos mandatos de quatro deputados, incluído o do mensaleiro José Genoíno.

. Ao tomar posse, Alves passou a impressão de que assumira o discurso criminoso do ex-presidente, o gaúcho Marco Maia, que ameaçou reagir com uma sedição.

Tarso repete a doce Zerlina, de Mozart, no caso da Rodovia do Progresso

Para quem não conhece direito o RS ou não se lembra, vale a pena retomar este cenário: a BR-116 é a única ligação entre Porto Alegre e Sapiranga, por onde trafega a maior massa humana e a maior parte da riqueza do Estado. Os 72 kms estão sucateados. A BR afunda a economia do RS e atrasa tudo no Estado. Yeda projetou uma PPP, a RS-010, cobrindo o mesmo trecho, bancada pela Odebrecht. Ela deixou o caso para Tarso Genro tocar o edital. O que ele fez ? O que o PT faz quando assume o governo do RS: negou o projeto. Tarso, que não é o turrão Olívio Dutra, retomou as discussões diante das pressões, mas enrola tudo o quanto pode há mais de dois anos. Nesta terça-feira ele voltou ao tema. Leia o que sobre o assunto escreveu Facebook a filha de Yeda,  Tarsila Crusius , que também faz política:

Quando fala no projeto da RS-010 como fez novamente hoje de manhã, Tarso Genro se comporta como a doce Zerlina, no dueto "La Ci Darem la Mano", da ópera cômica de Mozart.
Ao perceber-se seduzida por Don Giovanni, Zerlina fica muuuuuito dividida, vejam só! Aquela história de "quero mas não quero, me treme o coração, serei feliz com ele, mas ele pode me enganar", e por aí vai. Após algumas investidas do conquistador, Zerlina, se percebendo "não suficientemente forte", cede, feliz da vida. A ópera tem outros desdobramentos, mas o dueto termina por aí.
Se na ópera de Mozart nos deleitamos durante 3 minutos com este adorável, melódico e bem-humorado jogo de sedução, a situação à qual nosso Governador-Zerlina nos submete é enfadonha, interminável e de muito mau-gosto.
Já contabilizamos mais de 2 anos de um quero-mas-não quero desafinado e confuso, onde nada acontece, ninguém decide coisa nenhuma e aos gaúchos é imposta a mais absoluta inércia e um atraso insustentável em nosso desenvolvimento. Convido-os, portanto, a ficar com a Zerlina que agrega valor a nossas vidas: a do Mozart.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Nesta quinta, prefeitura receberá “propostas” para metrô de Porto Alegre

Será nesta quinta-feira a entrega da Manifestação de Interesse das empresas ou consórcio de empresas que querem disputar a licitação para a construção e operação da chamada Linha 2 do metrô de Porto Alegre. Na área, imagina-se a participação de cinco ou seis candidatos. O ato desta quinta precede o lançamento do Edital.

. Quem pilota tudo pela prefeitura é o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmidt.

. As obras estão orçadas em R$ 2,5 bilhões.

- O que está em jogo neste momento é apenas a construção e operação do metrô, mas alguns players poderosos querem que o negócio envolva desde já o Trensurb, estatal federal que opera o metrô de superfície da Grande Porto Alegre. O lobby mais importante é realizado pela Invepar, que contratou o próprio ex-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha.


VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Innova anuncia investimentos de R$ 700 milhões na duplicação da fábrica do Pólo de Triunfo

Saiu nesta quarta-feira a tarde o anúncio de que a Innova, petroquímica do Polo de Triunfo, ampliará a unidade da empresa em Triunfo. Após uma reavaliação financeira para a duplicação da planta de estireno e ajustes na unidade de etilbenzeno, o valor do investimento irá a R$ 700 milhões. A projeção inicial era de US$ 250 milhões (R$ 500 milhões).  

Sérgio Turra, Freio de Ouro na última Expointer, será o candidato dos Turra a deputado estadual do RS

A família Turra já tem candidato para as eleições do ano que vem no RS. O herdeiro do ex-deputado Francisco Turra, Sérgio, Freio de Ouro da última Expointer, vai concorrer a deputado estadual pelo PP.

. O ex-ministro Francisco Turra continua no cargo de presidente Executivo da na UBABEF, uma entidade que congrega 121 empresas, entre elas as quatro maiores do mundo na proteina animal - BRF, Marfrig, Jbs e Tyson.

Bombeiros recebem ordem de Tarso para “recrudescer” nos municípios

O Corpo de Bombeiros do RS recebeu ordem do Piratini para “mostrar serviço” em todas as cidades.

. O governador Tarso Genro apanha sozinho por culpa das trapalhadas dos Bombeiros em Santa Maria.

TRE impugnará Tarcisio Zimmermann na próxima sessão. Ex-prefeito é Ficha Suja

A próxima reunião do TRE do RS decretará a impugnação da candidatura do ex-prefeito Tarcisio Zimmermann em Novo Hambburgo.

Prefeito eleva de quatro para nove em 13 a sua base de apoio em São Leopoldo

Muito pouca gente sabe, mas o novo prefeito de São Leopoldo, Aníbal Moacir da Silva, é irmão do ex-deputado Alexandre Machado.

. Aníbal Moacir, o Moa, é do PSDB, ao contrário do irmão, que foi do PP.

. Em São Leopoldo, ele costurou logo no início do mandato uma aliança que eleveu de 4 pára 9 o número de vereadores da base aliada na Câmara: PSDB, 3; PP, 1; PSB, 3; PRB, 1; PSC, 1. Na oposição ficaram PT, 3, e PRB, 1, mas até o final da semana o PRB trocará de lado. O PT ficará isolado, com apenas um vereador. No governo anterior de Ary Vannazi, PT, dos 13 vereadores, apenas dois faziam oposição: Fernando Henning, PPS, que disputou e prdeu para Moa, e Daniel Daudt, PMDB, o novo vice-prefeito, que é também secretário da Educação.

Desordem, violência e caos em Santa Catarina - Governador perde o controle e apela para Brasília. Gaúchos não sabem se devem viajar.

Milhares de gaúchos que se preparam para viajar a partir desta sexta-feira para passar o carnaval em Santa Catarina, não sabem o que fazer diante da onde de atentados que ocorrem no Estado há uma semana.

. Já foram 60 ocorrências.

. O governador Raimundo Colombo, que não consegue controlar a desordem, o caos e a violência, viajou a Brasília para pedir ajuda do governo federal.

- Santa Catarina passa por uma nova série de ataques, a exemplo do que ocorreu em novembro quando a polícia prendeu  47 pessoas. Ao todo, 27 ônibus e 12 automóveis foram incendiados, além de dez ataques com arma de fogo contra PMs e agentes prisionais. Três suspeitos morreram em confronto com a polícia.

CLIQUE na foto para ver melhor. O fraco governador Raimundo Colombo perde autoridade a olhos vistos. Ele não consegue conter meia dúzia de bandidos rastaqueras que desafiam sua autoridade. Assustado, colombo foi a Brasília pedir socorro ao governo federal, porque perdeu o controle da situação.

Zé Dirceu mexe fundo na lama e compromete seus comparsas: "Quero o mesmo apoio dado a Lula e a Dilma"

Ao lado do deputado federal Roberto Policarpo (PT-DF) e do deputado distrital Chico Vigilante (PT), o ex-ministro José Dirceu disse aos cerca de 500 militantes do PT que atenderam a ato em defesa do "Legado Lula" na Câmara Legislativa do DF que "neste momento, falar sobre a ação penal [470] é a tarefa mais importante que temos". O que ele disse:

- Não há como separar o apoio e a sustentação do governo da presidente Dilma com a luta pela reforma tributária ou para que a Justiça seja feita na Ação Penal 470.

- A Ação Penal 470 é a que condenou o ex-ministro a 10 anos e dez meses de cadeia, tudo em função dos crimes que ele cometeu como subchefe do Mensalão. 

Por não aceitar Temer no papel de poeta e de Renan no papel de paladino da ética, Dammata prefere ir embora do Brasil

* Clipping, Roberto Dammata, O Globo

A ética não é a lei. A lei está escrita no bronze ou no papel, mas a ética está inscrita na consciência ou no coração

Quando o hígido Michel Temer vira poeta e Renan Calheiros — acusado pela Procuradoria Geral da República de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso — é apossado (com voto secreto — o voto da covardia) na presidência do Senado Federal no posto número três da sucessão republicana e entra no papel dando uma aula de ética e com apoio do PSDB, um lado meu pergunta ao outro se não estaria na hora de sumir do Brasil.

Se não seria o momento de pegar o meu chapéu e de deixar de escrever, abandonar o ensino das antropologias, desistir do trabalho honesto, beber fel, tornar-me um descrente, aloprar-me, abandonar a academia (de ginástica, é claro), deixar-me tomar pela depressão, desistir de sonhar, aniquilar-me, andar de joelhos, dar um tiro no pé, filiar-me a uma seita de suicidas, mijar sentado, avagabundar-me, virar puxa-saco, fazer da mentira a minha voz; e — eis o sentimento mais triste — deixar de amar, de imaginar, de ambicionar e de acreditar. Abandonar-me a esse apavorante cinismo profissional que toma conta do país — esse inimigo da inocência — porque minha quota de ingenuidade tem sido destroçada por esses eventos. Eu não posso aceitar viver num país que legaliza a ilegalidade, tornando-a um valor. Eu não posso aceitar um conluio de engravatados que vivem como barões as custas do meu árduo trabalho.

“A ética não é um objetivo em si mesmo. O objetivo em si mesmo é o Brasil, é o interesse nacional. A ética é obrigação de todos nós e é dever deste Senado”, professa Renan Calheiros, na sua preleção de po(s)se.
Para ele, a ética, o Brasil, o dever, o interesse, e as obrigações são coisas externas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

IBGE desmente números da Fiergs. Produção industrial do RS recuou 4,6% em 2012.

Não fecharam os números anunciados nestas terça e quarta-feiras pela Fiergs e pelo IBGE a respeito da produção industrial do RS em 2012:
- IBGE – Menos 4,6%
- Fiergs – Mais 0,3%

. No Brasil, a produção industrial foi 2,7% menor.

. A equação dos índices montados por Fiergs e IBGE possuem diferenças, mas o resultado desastroso indicado pelo IBGE está mais próximos das projeções feitas pára o PIB,  pela FEE, Fecomércio, Federasul, Farsul e a própria Fiergs, que apostaram numa recessão de pelo menos 2% no ano passado.

- Em 2012, a produção industrial recuou em nove dos 14 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outros recuos: São Paulo, maior parque industrial do país, 3,9%,  Amazonas (-7,0%), Espírito Santo (-6,3%), Rio de Janeiro (-5,6%), Paraná (-4,8%) e Rio Grande do Sul (-4,6%). Houve resultados negativos ainda em Santa Catarina (-2,7%), Ceará (-1,3%) e Pará (-1,1%). Quem cresceu:  Bahia (4,2%), Goiás (3,8%), Minas Gerais (1,4%) e Pernambuco (1,3%).

Dívidas deixadas pelo governo do PT em São Leopoldo oferecem surpresas como o Kinder Oovo. Valor já é de R$ 360 milhões.

Já somam R$ 360 milhões as dívidas deixadas pelo ex-prefeito Ary Vannazi, PT, para o novo prefeito de São Leopoldo, 40 kms de Porto Alegre, 215 mil habitantes.

. “Isto aqui está igual a um Kinder Ovo: cada dia é uma nova surpresa”, explicou o prrefeito  Aníbal Moacir da Silva, o Moa, com quem o editor conversou nesta terça-feira de manhã por quase duas horas. Com ele estava seu secretário da Fazenda, Gilso Gotardo. Gotardo divide assim as dívidas:
- R$ 130 milhões vencidos, quase tudo de fornecedores, mas também de aluguéis e contratos de serviços, como lixo (a Veja não recebia há sete meses e parou a coleta e a varrição no meio de novembro).
- R$ 230 milhões em dívidas de curto, médio e longo prazos, inclusive R$ 92 milhões com o Instituto Municipal de Aposentadoria, dos quais R$ 4 milhões recolhidos dos servidores e não repassados. A prefeitura tem 4 mil funcionários e 500 são aposentados.

. O resultado é que a prefeitura de São Leopoldo foi inscrita como caloteira no Cadin, no CPP e em todos os registros de maus devedores.

. Em vez de apelar para a moratória, o prefeito Moa decidiu administrar as finanças dos primeiros 90 dias da seguinte forma:
- Não paga dívida alguma anterior, a não ser um mês, mas passa a pagar em dia todos os compromissos assumidos a partir de 2 de janeiro.
- Em abril, repactuará tudo o que deve, feitas as auditorias em todas as contas.

. As contas de janeiro já foram quitadas, inclusive a Folha de Pessoal de R$ 11 milhões, que correspondem a 49,18% da receita do mês. São Leopoldo arrecada R$ 384 milhões por ano, mas apenas R$ 84 milhões são de arrecadação própria. O grosso do dinheiro vem do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do retorno do ICMS (25% do que é arrecadado na cidade). 

Tecnosinos quer abrigar pólo brasileiro de semicondutores. Novo player global irá para São Leopoldo.

Além da HTMicron, outro grande player global de produção de semicondutores irá para São Leopoldo ainda este ano.

. O Tecnosinos não quer dizer quem é.

. O que deseja o Pólo Tecnológico, no entanto, é transformar o RS num pólo brasileiro de encapsulamento e teste de semicondutores. 

Pólo Tecnológico da Unisinos faturou R$ 1,5 bi em 2012 e quer mais do que isto em 2013

Foi de 20% o crescimento do Tecnosinos, o Pólo Tecnológico da Unisinos, considerando-se o faturamento das 75 empresas de TI instaladas em São Leopoldo, RS. “Este ano, queremos avançar de modo igual ou superior”, disse ao editor a diretora Executiva do Tecnosinos, Suzana Kakuta.  Em 2012, o faturamento conjunto foi de R$ 1,5 bilhão.

. O setor brasileiro de TI cresceu 15% no ano passado.

. É fácil perceber o que isto significa para uma economia que cresceu 0,9% no País e recuou 2% no RS.

. O editor foi almoçar com Kakuta no bandejão da Unitec, a sede do Pólo. Na área, trabalham 4 mil empregados, 25 anos em média, salário inicial de R$ 3,2 mil, 30% de São Leopoldo e 70% dos municípios vizinhos, localizados num raio de 50 kms.

. No RS, os dois maiores pólos tecnológicos são a Tecnosinos e a Tecnopuc, esta de Porto Alegre. Eles se equivalem em tamanho.

- As duas maiores conquistas do Tecnosinos nos últimos tempos foram a unidade de elevadores da Hyundai, e a HTMicron, que produz semicondutores. 30 das 75 empresas do site são incubadas. Este ano, a Tecnosinos construirá mais 26 mil m² para alojar novas empresas e empresas que se expandirão.

www.tecnosinos.com.br CLIQUE na foto ao lado para ver melhor. Trata-se da diretora Executiva do Tecnosinos, Suzana Kakuta.

VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).