Por não aceitar Temer no papel de poeta e de Renan no papel de paladino da ética, Dammata prefere ir embora do Brasil

* Clipping, Roberto Dammata, O Globo

A ética não é a lei. A lei está escrita no bronze ou no papel, mas a ética está inscrita na consciência ou no coração

Quando o hígido Michel Temer vira poeta e Renan Calheiros — acusado pela Procuradoria Geral da República de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso — é apossado (com voto secreto — o voto da covardia) na presidência do Senado Federal no posto número três da sucessão republicana e entra no papel dando uma aula de ética e com apoio do PSDB, um lado meu pergunta ao outro se não estaria na hora de sumir do Brasil.

Se não seria o momento de pegar o meu chapéu e de deixar de escrever, abandonar o ensino das antropologias, desistir do trabalho honesto, beber fel, tornar-me um descrente, aloprar-me, abandonar a academia (de ginástica, é claro), deixar-me tomar pela depressão, desistir de sonhar, aniquilar-me, andar de joelhos, dar um tiro no pé, filiar-me a uma seita de suicidas, mijar sentado, avagabundar-me, virar puxa-saco, fazer da mentira a minha voz; e — eis o sentimento mais triste — deixar de amar, de imaginar, de ambicionar e de acreditar. Abandonar-me a esse apavorante cinismo profissional que toma conta do país — esse inimigo da inocência — porque minha quota de ingenuidade tem sido destroçada por esses eventos. Eu não posso aceitar viver num país que legaliza a ilegalidade, tornando-a um valor. Eu não posso aceitar um conluio de engravatados que vivem como barões as custas do meu árduo trabalho.

“A ética não é um objetivo em si mesmo. O objetivo em si mesmo é o Brasil, é o interesse nacional. A ética é obrigação de todos nós e é dever deste Senado”, professa Renan Calheiros, na sua preleção de po(s)se.
Para ele, a ética, o Brasil, o dever, o interesse, e as obrigações são coisas externas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se tem "jornalista" assumindo cadeira na "academia brasileira de letras" pq Temer não pode?????

Anônimo disse...

"Quando o hígido Michel Temer vira poeta e Renan Calheiros — acusado pela Procuradoria Geral da República de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso — é apossado (com voto secreto — o voto da covardia) na presidência do Senado Federal no posto número três da sucessão republicana e entra no papel dando uma aula de ética e com apoio do PSDB, um lado meu pergunta ao outro se não estaria na hora de sumir do Brasil."
Só acho que ele erra quando diz que Renan contou com o apoio do PSDB. Tá certo que o PSDB não é a oposição que todos nós desejamos e precisamos, pois não existe Democracia sem oposição, mas quem deu apoio ao Renan e isto ficou muito bem claro foi o PT tendo inclusive o condenado mais ouvido do país escrito crônicas dizendo que o PT tinha mesmo que apoiar o Renan.
Então vamos falar a verdade. Quem deu apoio ao Renan, e há reciprocidade, foi o PT e o governo Dilmá, com Lula e cia.
não foio PSDB que de modo publico declarou que votaria em Taques e muitos do PSDB votaram em Taques. Houve alguns que não é claro, pois alí também tem elementos respondendo a processos na Justiça e com a eleição de Renan eles acham que recebem alguma proteção no andamento de seus processos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/