Artigo, Hélio Schwartsman - Vai morrer de quê ?

Neste artigo para a "Folhas" deste domingo, Hélio Schwasrtsman explica que estamos ficando masis saudáveis, mas isso apenas nos empurra para mortes mais sofridas. Leia tudo:

Foi Arthur Schopenhauer quem afirmou que o homem está condenado a ser um eterno insatisfeito. Nós nos esforçamos e sofremos para tentar obter aquilo que desejamos, mas, quando finalmente conseguimos, o sentimento de satisfação é no máximo efêmero e, assim, mergulhamos no tédio, para dele sair apenas quando surge um novo desejo, num ciclo torturante que se repete ao longo de toda a vida.
A fim de não desmentir o filósofo, faço hoje uma análise pessimista dos avanços da medicina. Sim, é verdade que esse ramo do saber deu, ao longo dos últimos séculos, passos notáveis, que tiveram significativo impacto na saúde e na vida das pessoas.
Destacam-se aí as medidas de saneamento básico, que reduziram bastante as diarreias --historicamente as maiores assassinas de bebês--, vacinações e o advento dos antibióticos. Isso já bastou para mudar radicalmente o mapa da mortalidade. Em 1950, 40% dos óbitos no Brasil se deviam a moléstias infectocontagiosas; hoje, elas são menos de 10%. Em termos de expectativa de vida ao nascer, passamos dos 43,3 anos em 1950 para 73,5 em 2010.
Ótimo, não é mesmo? Sim, mas, como todos precisamos morrer de alguma coisa, quando tiramos as doenças infecciosas da frente, pulamos para o próximo item da lista, que são as moléstias cardiovasculares.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

O Globo defende abertura para empreiteiras estrangeiras

Reportagem do jornal "O Globo", publicada neste domingo, defende a abertura do mercado brasileiro de infra-estrutura às empresas internacionais, em razão da Operação Lava Jato.

. Segundo o jornal, empresas brasileiras, envolvidas no escândalo, deveriam ser declaradas inidôneas. A abertura comercial no setor de serviços é uma antiga reivindicação de setores políticos e empresariais, preocupados com a cartelização que tem dominado o setor brasileiro de obras públicas, o que resulta em grossa corrupção do tipo que ocorre hoje na Petrobrás.

. No RS, a Operação Solidária, desfechada há 6 anos pela PF, identificou cartel de empreiteiras. Muitas delas foram punidas. Também na Sema, no governo Tarso, ocorreu algo semelhante, mas ninguém foi punido até agora, embora os processos estejam na Justiça. 

. As empreiteiras têm sido os maiores doadores de candidatos a todos os cargos públicos, desequilibrando e corrompendo as disputas eleitorais no País. 

PSDB diz que Dilma gastou demais, não cumpriu a meta fiscal e agora quer mudar a legislação para não tomar crime de responsabilidade

CLIQUE AQUI para ver e ouvir: "Dilma ganhou com a esquerda
e governa com a direita". 
CLIQUE AQUI para ler, também, artigo de Aécio Neves, "Trinta dias",
publicado neste domingo pela "Folha de S. Paulo".

A análise a seguir é de hoje, do site do PSDB. Leia:

O que é Lei de Responsabilidade Fiscal: É a lei que define como o governo federal, estados e municípios podem aplicar o dinheiro público. A LRF estabelece os limites para essas despesas e tem como um dos objetivos evitar que os governantes gastem mais recursos do que dispõem, mantendo, assim, as contas públicas em dia.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) orienta a preparação dos Orçamentos Públicos, definindo quais as despesas serão ou não obrigatórias e, entre outros pontos, qual deverá ser a poupança a ser feita pelo país.

CLIQUE AQUI para examinar os artigos da lei que definem o crime.

Economia gaúcha poderá fechar 2014 como uma das piores da década

Na quinta-feira a FEE anunciará o tamanho do PIB do RS no terceiro trimestre.No acumulado dos dois primeiros trimestres, a alta foi de apenas 0,2%.

. O PIB local poderá andar perto dos 0,1% registrados para o PIB nacional no terceiro trimestre.

. 2014 caminha para níveis extremamente baixos de crescimento para a economia do RS, que poderá ser a pior da década.

. Saiba como foram os PIBs nos últimos três governos (a projeção de 1,95% para este ano, dificilmente acontecerá).

RIGOTTO
- 2003: 1,6
- 2004: 3,3
- 2005: -2,8
- 2006: 4,7
Média, 3,1%

YEDA
- 2007: 6,5
- 2008: 2,7
- 2009: -0,8
- 2010: 7,8
Média, 4,05%

TARSO
- 2011 – 5,7
- 2012 - -1,80 (É MENOS 1,80)
- 2013 – 6,.37
- 2014 – 1,95 (projeção da Farsul)
Média, 3,05%

Opinião do editor - A única solução para acabar com a corrupção na Petrobrás é desprivatizá-la

A "Folhas" deste domingo diz que os funcionários da estatal escondem o crachá ao sair por temer hostilidade nas ruas. O jornal transcreve um diálogo que comprova isto. Leia:
Funcionário (dirigindo-se ao motorista de táxi): Toca para a Petrobrás.
Motorista do táxi - Você estás roubando lá também ?".
CLIQUE AQUI para saber mais.


Ao contrário do que defende Marcus Coester no artigo a seguir sobre a Petrobrás, os problemas da estatal não estão centrados na escolha das pessoas, mas na sua condição de estatal apropriada inteiramente pelos interesses privados dos seus empregados.

. Os empregados da Petrobrás impuseram todos os diretores, garrotearam os Conselhos de Administração e Fiscal, dominaram o controlador (os contribuintes, via governo federal) e locupletaram-se de tal forma que seus melhores e mais altos quadros diretivos acabaram flagrados em plena corrupção e enfiados na cadeia.

. O fato dos empregados da estatal manifestarem silêncio obsequioso diante do Petrolão é apenas demonstração de que são coniventes com o que acontece.

. Em menor ou maior proporção, algo semelhante acontece até mesmo em estatais menores, como CEEE e Ceasa, RS, ou Eletrobrás.

. A única solução para a Petrobrás é a sua imediata desprivatização.

Artigo, Marcus Coester - Petrobrás 2014...

Neste artigo para "Zero Hora", Marcus Coester demonstra os enormes avanços que a Petrobrás conseguiu no campo da exploração petrolífero do petróleo, passando pela Bacia de Campos até chegar ao Pré-Sal. Ele constata que a peça-chave para os problemas atuais da estatal baseia-se na escolha das pessoas. Marcus Coester é empresário, diretor da Fiergs/Ciergs e coordenador do Comitê de O&G Fiergs.

Em uma conversa com um empresário mexicano em Puebla, cerca de 10 anos atrás, comparávamos a Petrobras e a Pemex, tendo a última um faturamento três vezes superior à rival brasileira. Mas no final da discussão o mexicano se rendeu com uma afirmação surpreendente: “a diferença fundamental é que a Pemex é uma estatal mexicana, enquanto a Petrobras é uma companhia petroleira…”. Criada em 1953 pelo presidente Getúlio Vargas, a maior e mais importante empresa brasileira vive hoje, quem sabe, uma de suas maiores crises institucionais.
Umbilicalmente ligada à politica e ao desenvolvimento nacional, um dos fatores para o sucesso internacional da Petrobras foi o contínuo investimento no conhecimento e no desenvolvimento profissional de seus mais de 80 mil colaboradores. Quem talvez melhor personifique este processo, sendo uma espécie de antítese do ex-diretor Paulo Roberto Costa, é o geólogo Carlos Walter Marinho Campos, que em 1974 foi responsável pela descoberta do campo de Garoupa e pela revelação da região petrolífera que logo se tornaria a mais importante do Brasil. Carlos Walter entrou na Petrobras como trainee e chegou ao cargo de diretor, quando, contrariando recomendações internacionais, convenceu o governo federal a investir na busca de petróleo no mar. Com 80% da produção nacional na bacia de Campos, nome dado em homenagem ao seu descobridor, o país atingiu a autossuficiência em 2006, o sonho impossível de 30 anos antes. A evolução do núcleo técnico formado inicialmente por Carlos Walter chegaria anos depois ao pré-sal, colocando as reservas do Brasil entre as mais significativas e promissoras do globo.

A relação de governo que norteia a alta administração da Petrobras tornou possível Carlos Walter, a bacia de Campos e o pré-sal, mas em sua versão perversa também criou Paulo Roberto Costa e uma estarrecedora rede criminosa. O aprimoramento da governança corporativa e compliance da companhia, assim como os mecanismos de controle, investigação e justiça são relevantes para que a Petrobras cumpra o papel que a sociedade brasileira espera. Ainda assim, a peça chave continuará sendo sempre a escolha das pessoas, sejam elas os membros do conselho de administração e dirigentes da Petrobras, sejam elas nossos governantes e parlamentares.

BB monta mutirão para auditar contratos fraudulentos do Pronaf no RS

Somente agora, mesmo depois de ter afastado sete funcionários, o Banco do Brasil resolveu  montar um mutirão para auditar os 6.300 contratos do Pronaf que foram assinados no Vale do Rio Pardo.

. BB e entidades como Associação Santa-Cruzense dos Agricultores Campneses, Aspac, aparelho do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e MDA (Ministério da Agricultura) estão sendo investigados pela Polícia Federal e MPF num golpe que pode chegar a R$ 80 milhões. Os empréstimos eram obtidos por procurações passadas para a Aspac e muito dinheiro não chegou nas mãos dos pobres colonos, servindo para financiar lideranças do PT que controlam tudo na área. A PF chegou a investigar o deputado Bohn Gass, mas também vereadores do PT de Santa Cruz e Sinimbu.

Análise - O PIB e as lições do fracasso dos governos do PT

Neste editorial, o jornal "O Estado de S. Paulo" diz que a economia nacional continua presa num atoleiro, movendo-se muito devagar e sem perspectiva de acompanhar o avanço global no próximo ano e talvez no seguinte, de acordo com os novos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

. Leia mais:

Sem grande melhora para exibir, o governo pode, no entanto, anunciar o fim da recessão, porque no terceiro trimestre o Produto Interno Bruto (PIB) foi 0,1% maior que no segundo. Mas ficou 0,2% abaixo do nível de um ano antes. Nos detalhes, o contraste ainda foi mais feio. A produção industrial foi 1,5% menor que a de julho a setembro de 2013 e o investimento produtivo, 8,5% inferior. Houve, sem dúvida, alguma recuperação depois do desastre na primeira metade do ano, quando a produção geral encolheu em dois trimestres consecutivos, com taxas negativas de 0,2% e 0,6%. Mas a anemia econômica permanece.


. A nova equipe responsável pela economia terá de providenciar boas doses de vitamina, mas, ao mesmo tempo, deverá cuidar dos fundamentos, consertando as contas públicas e contendo a inflação. O déficit acumulado pelo setor público em 12 meses, de 5,01% do PIB, foi um dos mais altos do mundo, embora a presidente Dilma Rousseff insista em dizer o contrário. A estabilidade, como foi dito na apresentação dos futuros ministros da Fazenda e do Planejamento e do presidente do Banco Central, é condição para o crescimento e para a continuidade da inclusão social.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nova lei sêca contra cigarros entra em vigor na terça-feira

A lei extingue os ‘fumódromos’ até em locais abertos, proíbe de vez as propagandas dos cigarros, charutos, narguilés etc, e passa a vigorar nesta terça-feira. 

. Dados do Ministério da Saúde dão conta de que 200 mil pessoas morrem, por ano, vítimas dos efeitos do tabaco no País. Inclusive os fumantes passivos.


. A norma entra em vigor na terça, 180 dias após decreto de Dilma regulamentando a lei. Apesar dos esforços, a bilionária indústria do tabaco perdeu a briga.

Tabaré Vázquez deverá ser eleito neste segundo turno, hoje, no Uruguai

No sétimo pleito à Presidência da República desde a redemocratização do país, o candidato da coalizão governista Frente Ampla, o ex-presidente Tabaré Vázquez, é o favorito na disputa contra o oposicionista Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional.

. Todas as pesquisas eleitorais divulgadas na última semana apontam para uma folgada vitória de Tabaré Vázquez neste domingo. A diferença entre as candidaturas de Vázquez e Lacalle Pou estaria oscilando entre 10 e 14 pontos percentuais.

. Segundo projeções da empresa Cifra, 52,2% votariam em Vázquez e 37,8%, em Lacalle Pou. Votos em branco e nulos somariam 4,4% e 5,6% ainda não sabem ou não dizem em quem votarão

Jacques Wagner descansa no Kur, Gramado

O governador Jacques Wagner, PT da Bahia, descansa com a mulher no Kurotel, Gramado. Ele é apontado como candidato forte ao ministério das Comunicações, agora inflado com verbas de propaganda.

. O Kur é spa caríssimo, só frequentado pelas elites brancas.

Meia dúzia de arquitetos cariocas e gaúchos querem impedir demolição do Memorial Luiz Carlos Prestes

Símbolos das opressoras ditaduras comunistas, nazistas e fascistas, foram derrubados em todo o mundo. Ao lado, cabeça do carniceiro Stálin, derrubada do pedestal durante a Primavera de Praga, esmagada pelos tanques da URSS. Prestes sempre foi agente assalariado e servo da espionagem do governo comunista russo. 



Única obra de Oscar Niemeyer em Porto Alegre, o Memorial Luiz Carlos Prestesfoi defendido em uma manifestação organizada por algumas dezenas de arquitetos vindos do Rio e outros do RS, na tarde deste sábado. O grupo — que contou com a presença do arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e coautor da obra — realizou um ato contra a proposta de demolir o local.

. O Memorial é uma homenagem ao líder comunista gaúcho que tentou implantar a ditadura comunista no Brasil. Na sua trajetória, Prestes esteve a serviço da União Soviética, de quem recebeu abrigo e dinheiro. Ele também foi responsável por assassinatos praticados em nome da causa e por sua ordem e conivência. O gaúcho pautou sua vida no combate feroz às liberdades públicas e privadas, inclusive as de imprensa, de organização e de movimentação. 

. A homenagem em andamento não tem sentido algum e deve ser revista, o que implica na demolição do monstrengo criado pelo arquiteto comunista Oscar Niemeyer, ou sua destinação ao previsto Memorial Lupicínio Rodrigues. 

. No dia 8 de novembro, a edificação foi alvo de um protesto contra o comunismo. Na data, cartazes, cruzes e até uma coroa de flores foram fixados na grade da construção, situada à beira do Guaíba. Entre as frases escritas nos cartazes estavam "abaixo ao comunismo" e "devemos derrubar o memorial ao comunista Prestes

Doleiro Youssef permanece internado em Curitiba. Ninguém sabe quando ele terá alta. Permanecem suspeitas sobre lento envenenamento.

Advogado e familiares do doleiro acham que ele pode morrer a qualquer momento. Na internação anterior, foram fortes as informações de que ele estaria sendo envenenado na prisão.

O estado de saúde de Alberto Youssef, investigado na Operação Lava Jato, é considerado bom. A informação consta no boletim médico divulgado pelo Hospital Santa Cruz, de Curitiba, onde o doleiro foi internado por volta das 15 horas deste sábado, depois de sofrer um desmaio na carceragem da Polícia Federal (PF).

. Segundo o documento, Youssef, que está sob escolta da polícia, está consciente e realiza exames complementares para elucidação diagnóstica. Ele chegou com febre ao hospital, e, segundo o advogado dele, Antonio Figueiredo Basto, também teve dor abdominal e problemas de pressão. 
.
. As primeiras informações eram de que ele teria alta neste domingo, mas agora ninguém sabe quando isto acontecerá.

. Preso desde março na PF de Curitiba, o doleiro é um dos delatores do esquema de corrupção na Petrobras. Esta é a quarta vez que problemas de saúde fazem com que Yousseff tenha de ser levado a uma instituição de saúde.

Partidos estimam que até 100 políticos sejam pegos no caso Petrobras. Editor inclui Lula e Dilma na lista.

CLIQUE AQUI para ler, também, o artigo "Apenas a indignação da sociedade brasileira acabará com a corrupção".

O site em português do jornal El País de hoje diz que temendo serem flagrados na Operação Lava Jato, congressistas já procuram escritórios de advocacia para prepararem suas defesas. O editor pode acrescentar, o que não fez El País, que Lula e Dilma estarão na lista. 

. A seguir, material editado para os leitores desta página:

Em abril, logo após surgirem as primeiras informações do esquema de corrupção da Petrobras e dois dos cabeças do grupo presos começarem a falar com a polícia, havia políticos que alardeavam aos quatro ventos de que o Congresso brasileiro iria abaixo com as denúncias. O escândalo de desvios de ao menos 10 bilhões de reais que parecia grudar apenas nos partidos governistas, porém, é mais amplo. Conforme oito líderes partidários ouvidos pelo EL PAÍS nesta semana, as principais legendas brasileiras se preparam para uma enxurrada de críticas por terem seus correligionários envolvidos nas denúncias e, pior, de batalhas nos tribunais.

. Falando sob a condição de não terem seus nomes divulgados, esses dirigentes de partidos estimam que entre 60 e 100 congressistas, a maioria deles deputados e ex-deputados, estejam em vias de serem investigados pela ligação com a quadrilha que tomou conta da maior companhia brasileira entre 2004 e 2012, entre os governos petistas de Lula da Silva e Dilma Rousseff. “Não tem como fugir. Vai sobrar para todo mundo. Pelo que temos visto será uma carnificina”, disse um dirigente partidário.

. Parlamentares já começaram a consultar advogados sobre o passo a passo de um processo jurídico e de como se livrar da prisão

. Considerados peixes pequenos na política brasileira, os nomes de Vargas e Argôlo deverão rapidamente sumir do noticiário. Vazamentos feitos à mídia já mostraram que surgiram nos depoimentos os nomes dos presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros, ambos do PMDB. O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e ex-governadores como Sérgio Cabral, do PMDB do Rio de Janeiro, e do finado Eduardo Campos, do PSB de Pernambuco, também teriam sido citados. Os envolvidos e seus correligionários negam qualquer irregularidade.

Abril mata INFO impressa. Publicação será apenas digital.

A Abril não publicará mais a revista INFO, dedicada ao tema da Tecnologia da Informação. A publicação prosseguirá no formato digital, na Web.

Sérgio Machado, PMDB, não voltará para a presidência da Transpetro

Charge de Chico Caruso remete a investigações em curso nos EUA.


Sérgio Machado, PMDB,licenciado da Transpetro, é o único dirigente do atual comando da Petrobras ou de suas subsidiárias que teve o nome relacionado diretamente ao esquema de propinas investigado na Operação Lava Jato que ainda se mantém no cargo, mas ele não voltará mais para ele.

. Em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, o ex-diretor Paulo Roberto Costa disse que recebeu R$ 500 mil em dinheiro das mãos de Machado, sendo que em outro inquérito, o Ministério Público do Rio investiga desde 2010 a evolução patrimonial do ex-deputado, que seria, segundo os promotores, incompatível com sua renda

Saiba quem é o novo ministro da Saúde de Dilma

O atual ministro da saúde, Chioro, será mantido no cargo. O editor apurou que ele tem experiência em medicina social, qualificação, doutorado em ciências pela Unifesp, e é da área, mas desenvolveu  
toda uma atividade profissional ligada ao PT nos Conselhos de Saúde de São Paulo e de São Bernardo do Campo, onde foi secretário de Saúde, o que significa que a política petista da saúde, que é coletivista em excesso, com erros no atendimento primário, na distribuição regional de níveis de atendimento e cheia de furos, não vai mudar.

. Dilma o manteve para agradar ao PT...

CLIQUE AQUI para examinar a tese de doutorado do ministro sobre politica de contratualização de hospitais
CLIQUE AQUI para ver o curriculum.

Greve do Detran do RS começa nesta segunda-feira

Decidida em Assembleia-Geral da Categoria na quarta, 26, a greve dos Servidores do DETRAN inicia nesta segunda-feira. 

. A categoria, que é composta por aproximadamente 700 Servidores, pede resposição salarial, adequação das progressões, publicação e pagamento das promoções, além do cumprimento de acordos assumidos pelo governo do Estado em 2011 e 2012.

. Às 9h de segunda-feira o Comando de Greve reún-se com a Casa Civil, inicia a rodada de negociação.

Unisinos inaugura dois institutos tecnológicos de R$ 20 milhões

A Unisinos, São Leopoldo, RS, acaba de inaugurar mais dois institutos tecnológicos de referencia internacional, no caso os itts Performance e Nutrifor. A universidade investiu R$ 20 milhões nos empreendimentos. O itt Performance investiga, avalia e certifica o desempenho de sistemas para construção civil e é composto por 5 laboratóios de eferência, sendo o primeiro instituto tecnológico brasileiro acreditado pelo Cradle toCradle Products Innovation Institute, enquanto que o itt Nutrifor concentra-se nas áreas de alimentos para a saúde, nutrição e nutracêutica, atuando no desenvolvimento de novos alimentos, tecnologia e processos, atuando com 7 laboratórios de alta tecnologia.

Saiba mais: unisinos.br/itt

Tião Vianna, o Lacerda do PT, despacha haitianos indesejados sem viso prévio

Tião Vianna, governador da dinastia Vianna. Os petistas da família dominam a política local. Tarso levou quasse uma semana para reagir à última "descortesia" do colega. 



O governador petista Tião Vianna, Acre, ao despachar haitianos indesejados para fora do Estado, sem consulta prévia a ninguém, repete a prática do udenista ex-governador Carlos Lacerda, que recolhia mendigos do Rio e os remetia para a Baixada Fluminense.

. A diferença é que Tião Vianna ainda não mandou atirar ninguém no rio Guandu.

Lojas Renner promete endurecer controles para evitar trabalho-escravo entre fornecedores

Neste final de semana a empresa gaúcha Lojas Renner anunciou que vai “revisar e aperfeiçoasr o pocesso de auditoria e certificação de fornecedores”. É que na semana passada o Ministério do Trabalho estourou a Oficina de Costura Letícia Paniágua Verduges, conratada por dois fornecedores da Renner, a Kabriolo e a Betilha, na qual foram resgatados tabalhadores-escravos.

Aluguéis corporativos de alto padrão subiram 15% no último trimestre em Porto Alegre

Subiram muito os preços médios dos aluguéis cobrados dos escritórios corporativos de alto padrão em Porto Alegre, segundo dados levantados pela MarketBeat, empresa da consultoria americana Cushman & Wakefield, que atua fortemente na Capital do RS.

. Os dados demonstram que nos últimos três meses o avanço foi de 12%.

. Isto significa que o valor do metro quadrado útil ao mês foi para R$ 64,60.

. A alta tem tudo a ver com a elevada ocupação. A taxa de vacância ficou em 3,5% no período, 5 vezes mais baixa do que em SP e no Rio.

Via Porto compra concessionárias Honda da Sulbra

A catarinense Via Porto comprou as quatro concessionárias da Honda que eram administradas pelo grupo Sulbra no RS.