Fogaça bate no mercado público e Rosário sai com Manuela D'Ávila.

O último dia de campanha em Porto Alegre, apesar da chuva, levou os dois candidatos para as ruas.

. Na parte da manhã, Fogaça foi ao mercado público, enquanto seu comitê central organizava freneticamente a organização das bocas de urna para este domingo. José Fortunatti, o candidato a vice de Fogaça, preferiu ficar no comitê para ajudar o trabalho de organização.

. A principal marca da saíde de rua de Maria do Rosário foi a carreata do início da tarde de sábado. Pela primeira vez, a comunista Manuela D'Ávila esteve presente, mas a muito custo. Manuela ficou apenas 20 minutos com Rosário.

Leitor avisa: "Li trechos de Herança Maldita para meu filho de 17 anos"


OPINIÃO DO LEITOR

Herança Maldita

Sou pai do Milton Santos Cardoso, 17 anos, deficiente visual desta cidade de Porto Alegre.
Hoje a tarde, ao levá-lo ao dentista, estava carrendo um livro e ele me perguntou o que eu estava lendo e eu respondi que o livro era "Herança Maldita", que analisa os 16 anos dos governos do PT na cidade. Na sala de espera, ele me pediu para ler um pouco do livro, ficou curioso e me perguntou quem tu éras e eu li na orelha do livro.
Falei que tu tinhas um site e uma newsletter.
Ele adorou e me pediu para solicitar para receber o newsletter.
Outro pedido que faço, é da possibilidade de mandar o livro em forma digital, para que ele possa ler na integra o teu livro. Carlos Saviano Cardoso, Porto Alegre, RS.



. O livro "Herança Maldita - Os 16 anos do PT em Porto Alegre", 340 páginas, 27 capítulos, 20 fotos, R$ 45,00, pode ser adquirido, neste sábado, nas livrarias Cultura, Saraiva, Cameron ou do Aeroporto Salgado Filho. Quem quiser entrega gratuita, mas a partir de segunda, pode solicitar pelo e-mail polibio.braga@uol.com.br

Diário Gaúcho, da RBS, falseia números sobre pesquisa em Porto Alegre

A coordenação da campanha do prefeito José Fogaça acordou neste sábado indignada com o jornal da RBS, o Diário Gaúcho, que publicou o seguinte resultado da pesquisa do Ibope, que disponibiliza números falsos, todos eles favoráveis à candidata do PT, Maria do Rosário.

. O jornal pegou os números da pesquisa induzida (com o nome dos candidatos), na qual são computadostambém votos em branco e de eleitores indecisos, para fornecer a pontuação de Fogaça, mas computou os votos válidos dados a Maria do Rosário (expurgados brancos e indecisos), o que produziu uma equação errada e que trabalha contra o candidato do PMDB.

Eis o que publicou o Diário Gaúcho:

- Fogaça, 51%
- Rosário, 44%

* Clique na imagem acima para ver a notícia com os números manipulados. Imagem retirada do site do jornal Diário Gaúcho de 25/10/2008 as 12:13.

. Com isto, a diferença de 12 pontos, que é a verdadeira no caso
dos votos válidos, caiu para apenas 7%, quase a metade, levando o eleitor a julgar que ocorre uma virada nas eleições de Porto Alegre.

. A publicação já está sendo utilizada pelo PT, que anuncia "virada históica"em Porto Alegre.

. O jornal Diário Gaúcho penetra fortemente nas vilas e nas camadas mais pobres. Sua tiragem é de 152.149 exemplares, a sétima maior do Brasil. O Correio do Povo, que ocupa a sexta posição, circula com 157.740 exemplares todos os dias. Zero Hora, o quinto colocado, tem uma circulação diária de 174.617 exemplares.

. O "erro"do Diário Gaúcho poderá levar a coordenação de campanha de Fogaça até a Justiça Eleitoral, o que poderá resultar na apreensão do jornal e em multas vigorosas contra a RBS.

. Até o momento o jornal não falou sobre a publicação, já que não é possível saber, ainda, se o erro foi intencional ou não. Em situações parecidas, editores e repórteres do próprio jornal, responsáveis pela publicação,foram demitidos na mesma hora pela RBS. O presidente da RBS, Nelson Sirotsky, procurou Fogaça para se desculpar e comunicou que corrigirá o erro através de informações pela TV. As 12h27m, o principal site da RBS, o zerohora.com, disponibilizou nota onde admite o erro do Diário´Gaúcho.

. A campanha de José Fogaça também tem sido vítima de ataques seguidos de hackers ao seu site.

Pesquisa mostra que prefeitos reeleitos gastam melhor o dinheiro público

Clipping/ Revista Época
25/10/2008
O prefeito quer ficar? Bom sinal


As eleições municipais deste ano estão marcadas pela continuidade. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, 67% dos prefeitos que concorreram foram reeleitos no primeiro turno. A tendência é que, com os resultados finais, o índice de reeleição se mantenha em patamares elevados. Uma parte significativa dos políticos – com exceção dos que estão no poder – não gosta muito desse tipo de dado. A possibilidade de reeleição aumenta o tempo na fila de espera para chegar ao poder. Mas pesquisas mais recentes mostram que, se é ruim para os candidatos, a reeleição pode ser benéfica para o país.

No início deste mês, os economistas Marcos Chamon e João Manoel Pinho de Mello, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e Sérgio Firpo, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicaram um trabalho sobre os efeitos do segundo turno e da reeleição nos gastos públicos em cidades brasileiras. O trabalho dos três sugere que as cidades onde o prefeito está tentando se manter no cargo e tem de enfrentar uma disputa em dois turnos gastam melhor o dinheiro público. “Nessas cidades, os prefeitos gastam menos com salário de funcionários públicos e investem mais”, afirma um dos autores, Sérgio Firpo, da FGV.

IstoÉ: PT quer extinguir o Tribunal de Contas da União (TCU)

Desde o início do primeiro mandato do presidente Lula, em 2003, o PT não consegue emplacar um ministro no Tribunal de Contas da União (TCU) - 2/3 deles são escolhidos pelo Congresso e 1/3 é indicado pelo presidente e referendado pelo Senado. Um dos embates entre governo e oposição foi na eleição do ministro Aroldo Cedraz, do DEM baiano, em 2006, que derrotou na Câmara o ex-deputado petista Paulo Delgado (MG). O PT vê o tribunal como um encrave da oposição, que atrapalha a ação do governo.

. O que acirrou os ânimos no partido foram relatórios recentes do TCU apontando irregularidades nos gastos com cartões corporativos da Presidência da República e superfaturamento nas obras dos aeroportos.

. Também irritou os petistas a divulgação, no meio das eleições municipais, de irregularidades nas obras do PAC e superfaturamento nas contas dos Jogos Pan-Americanos. Alguns setores do PT mobilizam-se para aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC) extinguindo o tribunal. "Defendo a extinção do TCU", diz a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), autora da emenda.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa da revista IstoÉ.

Chávez cria rede de “escolas e universidades” para fazer lavagem cerebral em estudantes

Clipping/ Revista Veja
25/10/2008


Cartazes com dizeres como "O neoliberalismo selvagem fracassou" e panfletos de propaganda do governo Hugo Chávez tomam as paredes da Universidade Bolivariana, a maior de todas na Venezuela, com 260 000 estudantes. Numa aula sobre economia, os alunos recebem uma lição de ódio ao McDonald’s – "que vem ao nosso país, usa nossa luz, nossa água e leva o dinheiro embora". A vitrine da livraria exibe dois dos best-sellers no câmpus, Razões para uma Revolução e Marxismo Aberto. O que fazem esses jovens no tempo livre? O trivial – conversar, ouvir o hip hop do grupo 3 Dueños, ir ao McDonald’s vizinho ("Fazer o quê? É bom!"). Também participam de manifestações simpáticas ao governo. Alguns dos estudantes são ainda integrantes das milícias chavistas, nas quais podem se alistar no "Escritório de integração cívico-militar", que funciona no próprio câmpus. Resume, orgulhosa, a secretária-geral da universidade, Xiomara Muro: "Estamos a serviço da revolução bolivariana. Nosso objetivo é formar o novo homem socialista". Não é a única na Venezuela. Nos últimos cinco anos, Chávez esparramou pelo país mais de quarenta sedes de faculdades nesses moldes e conseguiu se apoderar de outras existentes. Hoje, mais de 500 000 estudantes freqüentam uma dessas instituições, a maioria deles das classes C e D. Já são um quarto de todos os universitários do país – e o plano do governo é dobrar o número de matrículas.

CLIQUE na imagem acima para ler a matéria completa da revista Veja.

Correio do Povo/Methodus: Fogaça, 56%; Rosário, 44%.

A última das pesquisas de intenção de voos antes das eleições foi publicada esta manhã pelo jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, que apurou vantagem de 12 pontos do prefeito José Fogaça sobre sua adversária Maria do Rosário, do PT. A menos que todos os institutos tenham errado em Porto Alegre (Ibope, DataFolha, Methodus e Index, todos de ontem e hoje) o prefeito José Fogaça será reeleito neste comingo. Será a terceira derrota consecutiva em Porto Alegre (2o turno da eleição de 2004, primeiro e segundo turno das atuais eleições), sem considerar as derrotas seguidas para o governo estadual e para a presidência da república.

. Em Pelotas, o PTtambém está perdendo as eleições para Fetter Júnior, e em Canoas ocorre a mais espetacular virada destas eleições, já que Jurandir Maciel, do PTB, saiu de uma posição de quase 20 pontos de desvantagem, para uma situação de empate técnico com Jairo Jorge, do PT. Seu viés é de forte alta. Em Porto Alegre, o viés também é de alta para Maria do Rosário, mas a um dia da eleição, dada a vantagem de 12 pontos de Fogaça, só um milagre salvaria o PT.

. EIS o que constatou o Instituto Methodus, que foi o que mais números acertou nas últimas eleições e que com maior precisão apontou o resultado final em Porto Alegre:

- José Fogaça, PMDB, 56%.
- Maria do Rosário, PT, 44%.

. O resultado diz respeito aos votos válidos.

. Sobre a última pesquisa, Fogaça perdeu 3,5 pontos, que foram para Rosário: Fogaça tinha 59,5% e Rosário tinha 40,5%.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/