Foto inédita mostra Lula recebendo as chaves do triplex do Guarujá

A foto ao lado foi extraída das imagens do Jornal Nacional desta noite.

Ela é inédita.

A imagem mostra Lula e Leo Pinheiro, o dono da OAS, ambos na cobertura 164-A do Edifício Solares.

Na ocasião, as chaves foram entregues para Lula.

O apartamento ainda estava cru.

Só depois disto é que foi totalmente reformado pela OAS.

Entrevista, Darcisio Perondi - O STF precisa decidir imediatamente sobre o curso do impeachment na Câmara

ENTREVISTA
Darcisio Perondi, Deputado Federal PMDB do RS

A crise política alcançou altíssimo grau de ebulição. E agora ?
É o impeachment.

O que falta ?
Esta delação do senador Delcídio Amaral introduziu um grau de urgência inédito e dramático, porque não dá mais para esperar. Neste sentido, o STF precisa demonstrar responsabilidade, sentido de urgência e amor a pátria, decidindo o agravo que recebeu há dois meses e liberando a formação da Comissão Especial que julgará Dilma.

Como os deputados receberam tudo ?
Percebi que muitos deputados já mudaram de lado. Tudo vai passar pelo PMDB: ou ficamos do lado do PT e vamos juntos com o caixão, ou saímos e ficamos do lado do povo brasileiro. A convenção do dia 13 terá que decidir isto.


Delcídio delata o deputado petista gaúcho Marco Maia, que ataca Delcídio

A delação premiada do senador Delcídio Amaral para IstoÉ cita o deputado Marco Maia (PT-RS). Delcídio teria dito que o gaúcho e outros parlamentares da CPI da Petrobras cobravam dinheiro para que empreiteiros não fossem prestar esclarecimentos na comissão.

A repórter Carolina Bahia, Zero Hora, entrevistou o deputado gaúcho

O senhor cobrou propina de empreiteiros para que eles não fossem convocados a prestar depoimento na CPI da Petrobras? 
Isso é um negócio absurdo, fora do contexto. Eu não tinha relação próxima do Delcídio. Nunca tive nenhuma reunião com ele, e não há nada no meu relatório da CPI que possa deixar dúvidas sobre o meu comportamento. Inclusive, sugeri o indiciamento de todas aquelas pessoas citadas.
Mas o senhor cobrou alguma coisa dos empresários para eles que não fossem à CPI?
Jamais cobrei. É uma mentira deslavada. E também nunca recebi contribuições das empresas investigadas. Além disso, nos últimos 45 dias da CPI eu estava doente e não fui às sessões. Nem conseguia me levantar.
Então, por que Delcídio citaria o seu caso em uma situação tão séria quanto uma delação?
Pode ter sido vingança. Fui o primeiro a pedir o indiciamento do Nestor Cerveró (ex-diretor da Petrobras) lá na CPI.

Nota de "desmentido" de Delcídio Amaral não desmente e nem confirma delação premiada - mas confirma.

A delação de Delcídio Amaral ainda não foi homologada pelo STF, o que significa que do ponto de vista legal ela não existe como tal, embora exista como confissão explícita, o que a convalida do começo ao fim. A nota do senador não confirma e nem desmente nada, exatamente como costuma acontecer durante períodos que exigem confidencialidade para que acordos do gênero surtam efeitos. 


O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) publicou uma nota de esclarecimento no meio dedsta tarde (foto ao lado) na qual não confirma teor da reportagem da revista ISTOÉ sobre uma colaboração premiada. 

Ele trambém não desmente nada.

O senador não é categórico. Não diz com todas as letras que não fez a colaboração. Diz ainda não reconhecer a origem nem a autenticidade de documentos usados pela reportagem. 

Também diz que “reitera o respeito e o comprometimento com o Senado da República”, o que não está em jogo e nem o livrará da segura cassação do mandato. 

A delação de Delcídio Amaral é a pá de cal que faltava para enterrar o governo Dilma Roussef.

Editorial, Istoé - Eles não são intocáveis

O senador Paulo Bauer, PSDB de Santa Catarina, leu ainda há pouco da tribuna do Senado o editorial da revista Istoé de hoje.

Trata-se de um libelo para a história. O autor é o diretor editorial Carlos José Marques.

As fotos ao lado ilustram o editorial da revista.

Leia:

Imagine você não gostar da autoridade que lhe investiga e, por esse critério, poder decidir que não vai depor quando convocado. Imagine-se imbuído do direito de escolher o ministro da Justiça mais adequado às suas conveniências pessoais e dotado da força para destituir ao bel prazer aquele que lhe contrariou por deixar prender um dos seus mais diletos amigos – ainda que por justificadas provas de irregularidades cometidas. No desmedido impulso tirânico você poderia ainda convidar para o lugar desse ministro alguém capaz de “enquadrar a PF” e evitar que a polícia cometa o supremo “abuso” de averiguar suspeitas de favorecimento que pesam contra a sua pessoa. 

Não importa a autonomia que a Carta Magna garante as instituições em sociedades democráticas como a brasileira. Prevalece apenas e tão somente a sua absoluta vontade de ditar os rumos, estabelecer o certo e o errado, conceder e retirar autoridade a aliados e detratores. Mortais comuns não podem contar com tais regalias. Já petistas de alta patente como Lula e Dilma demonstram compartilhar desse pensamento e, por isso mesmo, levaram às raias do insustentável as pressões para que José Eduardo Cardozo deixasse a pasta da Justiça na semana passada, na mais escrachada demonstração de que querem castrar a liberdade dos investigadores e esvaziar a Lava Jato – hoje convertida na grande esperança de resgate moral da sociedade. 

Cardozo foi sumariamente ejetado da pasta por adotar o princípio republicano de resistir a interferências indevidas na PF. Lula não estava gostando nada das apurações que o apontam como beneficiário de empreiteiras em obras e “presentinhos” nos dois imóveis destinados a usufruto familiar. Também torcia o nariz para o que considerava “falta de pulso” do ministro. Fez gestões para detoná-lo assim como partiu para cima de magistrados e procuradores, acusando-os publicamente de perseguição. Fez mais: mandou seus advogados avisarem que não iria prestar depoimento na condição de investigado, desqualificando o interpelante e afrontando um membro do Ministério Público. 

Dilma, por sua vez, ficou absolutamente possessa – segundo relatos de assessores próximos – quando soube da prisão do marqueteiro e confidente João Santana. Foi o suficiente para selar o destino de Cardozo. O ego exacerbado e uma indisfarçável sensação de pairar acima da lei parecem mover Lula, em especial.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

OAB quer cópia da delação premiada de Delcídio Amaral para instruir análise do impeachment de Dilma

A OAB pediu cópia da delação premiada do senador Delcídio Amaral, porque quer usá-la para instruir a análise que faz do pedido de impeachment que tramita na Câmara contra Dilma Roussef.

Opinião do editor - O governo acabou e esperneia nos seus estertores.

Atônico e sem eixo diante das devastadoras delações feitas pelo senador Delcídio Amaral, os ministros de Dilma, os lulopetistas subordinados a Lula e a representação do PT, passaram a usar e abusar do que lhes resta de jornalismo assalariado para desqualificar o que foi publicado hoje na revista Istoé.

É uma velha e sórdida manobra diversionista de quem não consegue responder conteúdos.
A reação despudorada e ridícula foi formulada de manhã e iniciada à tarde.

Essa gente abjeta demorou para descarregar sua carga de dejetos podres.

O governo acabou e esperneia nos seus estertores.

O que avisam as cassandras isoladas no seu quadrante de corrupção e impunidade transitória:

- O senador não fez delação premiada, porque o próprio Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, acaba de desmentir a existência dela.
- A assessoria de Delcídio Amaral desmentiu a existência da delação.
- O STF não sabe nada do caso.
- Delcídio Amaral não tem credibilidade, porque vinha dizendo que não tinha feito delação e agora ela aparece.

E o conteúdo publicado hoje por Istoé ?

Não ocorrem respostas às delações circunstanciadas.

É tudo irrespondível.

Ora, o que a revista Istoé informa é que a delação existe, embora ainda não homologada.
É estarrecedor que todas as contrainformações circulem e até ganhem foros de veracidade junto a políticos e jornalistas respeitáveis.

Todo o jus sperniandi de Dilma, Lula e PT, já foi desmascarado outras vezes, está sendo desmascarado de novo e custará o mandato a Dilma, a prisão a Lula e a ilegalidade para o PT.

Nenhum deles pode continuar convivendo com pessoas de bem.

A crise política está no canal 169, TV Câmara, Sky

Se você possuir TV por assinatura, trate de sintonizar a TV Câmara e a TV Senado para acompanhar os desdobramentos da mais nova crise política.

Na Sky, TV Câmara, canal 169, ao vivo.

O canal 40, Globonews, também está dando tudo.

Modus operandi petista apela para baixaria nos blogs patrocinados por Lula

Os blogs petistas acusam José Eduardo Cardozo de ter passado à IstoÉ a delação premiada de Delcídio Amaral. Segundo esses blogs, que são pagos por Lula, a repórter que assina a matéria "tem um caso" com José Eduardo Cardozo.

- Só para lembrar: Delcidio Amaral, assim como José Eduardo, são petistas, e ha pouco tempo estavam respectivamente na liderança do governo no senado e no ministério da justiça, portanto, não eram oposição ao governo.

Desgraça de Dilma, Lula e PT animam o mercado e Bolsa sobe em SP

O Ibovespa operava em alta de 1,60% às 11h37 desta quinta-feira. Os repórteres da Rádio Gaúcha, RBS, chegaram a estranhar a alta diante da crise política exacerbada pela delaçãodo senador Delcídio Amaral, não percebendo que o cenárrio político desfavorável para o governo guia o pregão.

O mercado quer ver Dilma, Lula e o PT pelas costas.

Qualquer notícia que possa significar o abreviamento da vida de todos eles, anima o mercado. 

Oposição pede renúncia imediata de Dilma: "Ela não pode ficar nem mais um minuto na Presidência"

Horas após a revelação de que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) teria comprometido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma em delação premiada à força-tarefa da Operação Lava Jato, a oposição da Câmara tomou a tribuna do plenário e pediu a renúncia da petista.

As informações foram veiculadas na manhã desta quinta-feira pelo site da revista “Istoé”, que publicou trechos do acordo de delação de Delcídio.

O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) foi o primeiro a pedir a saída de Dilma. “A presidente não pode mais fazer de conta que não é com ela. As denúncias se acumulam. Presidente Dilma, tenha humildade de dizer que não há condições de ficar à frente do país”.

O líder do DEM na Casa, Pauderney Avelino (AM), destacou as sucessivas crises que o país tem vivido e disse que as revelações fazem cair por terra as negativas dos petistas de envolvimento no caso. “O Brasil se tornou uma usina de crise, sobretudo o governo da presidente Dilma e o governo Lula. O que nós estamos vendo aqui, faz cair por terra as negativas tanto de Dilma, quanto de Lula de que nada sabiam sobre o que estava acontecendo”. E foi taxativo: “A presidente tem que pedir a renúncia”.

Já o senador Ronaldo Caiado (GO), afirmou que Dilma tentou interferir nas investigações articulando a indicação de ministros para tribunais superiores; e que Lula foi o mentor da conversa com o filho de Cerveró que o levou à prisão, Delcídio torna inevitável o afastamento da presidente do Palácio do Planalto.

"Temos que reconhecer que a delação do senador Delcídio, o principal representante do governo no parlamento, sinalizou para tudo aquilo que se suspeitava mas que ainda não havia um relato tão claro e influente. Dilma não pode ficar nem mais um minuto na Presidência. E a Justiça precisa agir no caso de Lula, que participou da mesma obstrução às investigações que levou à prisão do senador", defendeu Caiado.

Lula poderá ser preso nas próximas 24 horas

A defesa de Lula informou ontem que ele e sua mulher, Marisa Leticia, não irã mais depor no MP paulista.

As informações vindas nesta tarde de São Paulo dão conta que o ex-presidente poderá ser preso pela PF nas próximas 24 horas.

A delação de Delcidio foi um tsunami e não a marolinha que Lula esperava.


"Nunca antes na história deste país" se esperou tanto a prisão de algum político tão corrupto, mentiroso e manipulador.

Perplexidade no exterior diante da crise institucional brasileira que se avizinha

Londres, via WhatsApp

É enorme a incredulidade de homens do mercado, políticos e jornalistas aqui de Londres com o que ocorre hoje no Brasil.
Eles simplesmente não entendem como o governo possa terminar a semana no poder.
Acontece que aqui o governo é parlamentarista, portanto governos caem quando ocorrem escândalos do gênero Delcídio Amaral.
De qualquer modo, o que se percebe é a iminência de uma crise institucional de grandes proporções.

Oposição fala em convocar Cardozo para explicar delação de Delcídio

A oposição na Câmara sugeriu na manhã desta quinta-feira convocar o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, para explicar o conteúdo da delação premiada do ex-líder do governo Delcídio do Amaral. A proposta veio do líder do PPS, Rubens Bueno (PR), que deve apresentar o requerimento ainda nesta quinta para que o ministro venha ao plenário principal da Casa.

O vazamento da delação premiada do senador tumultuou a sessão matutina da Câmara. Oposicionistas defenderam a renúncia da presidente Dilma Rousseff e reiteraram a disposição de trabalhar pelo impeachment da petista e pela ação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode cassar a chapa presidencial. "O que é que sustenta mais esse governo? O País está à deriva", indagou Bueno, numa referência à crise econômica. "Ela não pode continuar como se nada tivesse acontecendo", insistiu o líder.  

Além da convocação de Cardozo, o deputado sugeriu que o desembargador Marcelo Navarro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também venha à Casa, seja via convite ou convocação, para dar sua versão dos fatos denunciados por Delcídio. Segundo a revista IstoÉ, Delcídio teria acusado a presidente Dilma de atuar para interferir na Operação Lava Jato por meio do Judiciário. Uma das investidas passava pela nomeação de Navarro ao STJ.

Cunha: "Delação nos olhos dos outros é pimenta; nos olhos do PT, é refresco"

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quinta-feira que "delação nos olhos dos outros é pimenta, nos olhos do PT é refresco", fazendo referência à notícia de que o ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), teria feito acusações contra a presidente Dilma e o ex-presidente Lula em acordo de delação premiada.


Acho graça da posição do PT. Eu gostaria muito de assistir ao discurso do PT depois dessa nova delação. Hoje, eles usam como argumento de defesa aquilo que ontem usaram como ataque contra mim. O PT só é coerente para se defender, já para atacar os outros, aquilo que eles usam para se defender não vale. Então é muito engraçado assistir a isso. Eu fico numa posição privilegiada (no plenário)", afirmou o presidente da Câmara.

Bovespa sobe 2,5%; dólar recua 1,7% e opera perto de R$ 3,82

A Bovespa operava em alta e o dólar comercial tinha queda nesta quinta-feira. Por volta das 14h, o dólar recuava 1,67%, a R$ 3,823 na venda, e o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subia 2,49%, a 46.013,19  pontos.

A economia brasileira fechou 2015 com queda de 3,8% em relação ao ano anterior, segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) hoje. Foi o pior resultado desde 1990, quando a economia encolheu 4,3%.

CIC diz que economia de Caxias do Sul despencou 18% em janeiro

Nem mesmo a FEE faz em relação ao desempenho da economia do Estado, o que faz a CIC em Caxias do Sul, o que permite imediata percepção do que acontece no PIB. A economia caxiense despencou 18% em janeiro, quando comparada com igual mês do ano passado. Esta é a relação mais importante. Caxias é o segundo maior PIB municipal do RS. 
CLIQUE AQUI para examinar a lista dos PIBs municipais do Estado. 

O índice da queda do desempenho da economia de Caxias do Sul no primeiro mês de 2016, em relação a dezembro de 2015, foi de 6,9%. Janeiro, por tradição, apresenta desempenho inferior ao mês anterior. A demanda menor e as férias acentuaram o percentual de queda na economia. Os três segmentos - indústria, comércio e serviços - tiveram recuo em suas atividades na comparação com o mês anterior. O comércio, porém, teve o pior desempenho: menos 23,9%%. A indústria foi o segmento que se manteve mais estável, com 1%. Já os serviços caíram 8%, conforme mostra o levantamento divulgado nessa quarta-feira (2), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).


O estudo mostra que na comparação entre janeiro de 2016 com janeiro de 2015, a indústria obteve queda de 22,2% e o comércio, de 21,7%%. Os serviços registraram redução de 8,3%. Com isso, a queda no desempenho da economia foi de 18% nesse comparativo. Na análise dos últimos 12 meses, a economia também apresentou desempenho negativo: -19,3% de queda. 

Artigo, Milton Pires - Insuficiência de múltiplos órgãos e desobediência civil

Insuficiência de múltiplos órgãos é o nome que se dá, dentro das unidades de terapia intensivas (UTI), a situação em que todas as funções do corpo vão se “desligando” em virtude de uma doença grave, seja ela qual for.

O Brasil está em insuficiência de múltiplos órgãos. A causa é o Regime Petista. Desafio qualquer leitor a me apresentar, além da Operação Lava Jato, qualquer “coisa” que esteja funcionando de forma independente no Governo Dilma Rousseff. A substituição do Ministro da Justiça por alguém que possa frear a Polícia Federal é só mais um exemplo ! O PT controla tudo ! Absolutamente tudo – conselhos de classe, sindicatos, universidades, igrejas, ONGS, imprensa e – acima de qualquer coisa: controla com mão de ferro o Supremo Tribunal Federal. (STF)

No dia 17 de dezembro de 2015 o STF rasgou a Constituição intervindo na soberania da Câmara dos Deputados e tirando dela a prerrogativa, garantida por Lei, de afastar a Presidente da República. Agradecendo com a toga ao cargo recebido por Lula, os ministros do STF “puxam” para decisão em Brasília qualquer processo que investigue o ex-presidente.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Bolsas andam de lado nesta quinta-feira

Londres, via WhatsApp

As Bolsas da Ásia fecharam seus pregões desta manhã em pequenas altas, menos Hong Kong:
Xangai, 0,35%
Hong Kong, -0,35%
Tóquio, 1,25%

A Bolsa de Nova Iorque andou ontem de lado, fechando em +0,20%.

Neste momento, Londres registra queda de 0,03% e Paris também registra índice negativo, -0,41%.

O petróleo do tipo Brent, Mar do Norte, encerrou a quarta-feira cotado a US$ 36,93 o barril, alta de 0,2%.

Polícia Federal quer prisão provisória de João Santana e Mônica Moura.

A Polícia Federal acaba de pedir que o juiz Sérgio Moro transforme a prisão provisória do casal João Santana-Mônica Moura em prisão preventiva.

Eles não sairão mais da cadeia.

Movimentos sociais fazem faxina na estátua da Justiça, STF

Brasília,via WhatsApp

O pessoal do Movimento Brasil Livre, Vem Pra Rua e Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos vai promover um ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal, ainda na manhã de hoje. Vestidos de jalecos, máscaras e luvas, e portando escovas, baldes e vassouras, o grupo vai fazer a limpeza da estátua da Justiça.

Em seguida, vai promover a "Operação Ampulheta". O grupo vai entregar uma ampulheta para o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, com a seguinte mensagem: "O seu tempo está acabando".

O objetivo é agilizar a decisão do STF sobre o rito processual do impeachment.

Uma das organizadoras do ato público é a Carla Zambelli

Delcídio Amaral implica diretamente Dilma e membros do Conselho da Petrobrás no caso da compra da Refinaria Pasadena.

O que também poderá trazer problemas para Dilma Roussef no caso da delação premiada feita pelo ex-líder do governo, senador Delcídio Amaral (leia outras notas, abaixo) é o trecho da delação de Delcídio a respeito da compra da refinaria de Pasadena, no Texas, considerada um dos negócios mais desastrosos da Petrobras e que foi firmado em 2006 com um superfaturamento de US$ 792 milhões, quando Dilma presidia o Conselho de Administração da estatal.

O senador incrimina diretamente Dilma etodos os membros do Conselho de Administração da Petrobrás, o que inclui o industrial gaúcho Jorge Gerdau.

Leia trecho da delação sobre Pasadena, conforme Istoé de hoje:

A versão da presidente era de que ela e os conselheiros do colegiado não tinham conhecimento de cláusulas desfavoráveis a Petrobras, mas Delcídio no anexo 17 da delação é taxativo: “Dilma tinha pleno conhecimento de todo o processo de aquisição da refinaria”. “A aquisição foi feita com conhecimento de todos. Sem exceção”, reforçou o senador. Não seria a primeira vez que Delcídio desmentiria Dilma na delação. No anexo 03, o senador garante que ela teve participação efetiva na nomeação de Nestor Cerveró para a diretoria da BR Distribuidora, contrariando o que ela havia afirmado anteriormente.

No relato aos procuradores, Delcídio disse que “tem conhecimento desta ingerência (de Dilma), tendo em vista que, no dia da aprovação pelo Conselho, estava na Bahia e recebeu ligações de Dilma”. Ex-diretor internacional da Petrobras, Cerveró foi preso em janeiro de 2015, acusado de receber propina em contratos da estatal com empreiteiras. Até então, a indicação de Cerveró era atribuída a Lula e José Eduardo Dutra, ex-presidente da BR Distribuidora, falecido no ano passado. Mas segundo Delcídio, a atuação de Dilma foi “decisiva”. A presidente ligou para ele duas vezes. Na primeira, a presidente telefonou “perguntando se o Nestor já havia sido convidado para ocupar a diretoria financeira da BR Distribuidora”. “Depois, ligou novamente, confirmando a nomeação de Nestor para o referido cargo”, o que se concretizou no dia 3 de março de 2008. Cerveró foi o pivô da prisão de Delcídio. Em 25 de novembro do ano passado, pela primeira vez desde 1985, o Supremo mandava prender um senador no exercício do mandato. Um dos motivos apontados pelo ministro Teori Zavascki foi a oferta de uma mesada de R$ 50 mil para que Cerveró não celebrasse um acordo de delação premiada.

Leia, aqui, a reportagem completa de Istoé sobre a delação premiada do senador Delcídio Amaral, ex-líder de Dilma no Senado

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem completa da Istoé, inclusive com fotos e fac similes de documentos.

Este final de semana será de choro e ranger de dentes para a presidente Dilma Roussef, seu tutor Lula e o PT.

É que o vazamento dos termos da delação de 400 páginas feita ao MPF pelo senador Delcídio Amaral implica todos eles de maneira devastadora.

Nada mais impedirá que Dilma seja afastada imediatamente do governo, mas que também sejam punidos Lula e o PT, o primeiro via investigações diretas, indiciamento, julgamento e prisão, e o PT através do seu expurgo como Partido.

Todos atentaram e atentam contra o estado democrático de direito e as instituições republicanas.

Lula foi quem articulou a armadilha que resultou na gravação da conversa de Delcídio Amaral

O senador Delcídio afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha pleno conhecimento do propinoduto instalado na Petrobras e agiu direta e pessoalmente para barrar as investigações - inclusive sendo o mandante do pagamento de dinheiro para tentar comprar o silêncio de testemunhas. O relato de Delcídio é devastador e complica de vez Dilma e Lula, pois trata-se de uma narrativa de quem não só testemunhou e esteve presente nas reuniões em que decisões nada republicanas foram tomadas, como participou ativamente de ilegalidades ali combinadas –a mando de Dilma e Lula, segundo ele.

Leia o que diz a reportagem de Istoé:

Na delação, Delcídio não só forneceu detalhes do pagamento como fez uma revelação bombástica: disse que o mandante dos pagamentos à família Cerveró foi o ex-presidente Lula. O senador petista trata do tema no anexo 02 da delação. Segundo Delcídio, Lula pediu “expressamente” para que ele ajudasse o amigo e pecuarista José Carlos Bumlai, porque ele estaria implicado nas delações de Fernando Baiano e Nestor Cerveró. Bumlai, segundo o senador, gozava de “total intimidade” e exercia o papel de “consigliere” da família Lula – expressão usada pela máfia italiana e consagrada no filme “O Poderoso Chefão” para designar o conselheiro que detinha uma posição de liderança e representava o chefe em reuniões importantes.

A transcrição da delação pelos procuradores diz no que consistia a ajuda exigida por Lula a Bumlai: “No caso, Delcídio intermediaria o pagamento de valores à família de Cerveró”. Na conversa com o ex-presidente, de acordo com outro trecho da delação, Delcídio diz que “aceitou intermediar a operação”, mas lhe explicou que “com José Carlos Bumlai seria difícil falar, mas que conversaria com o filho, Maurício Bumlai, com quem mantinha boa relação”. O acerto foi sacramentado. Depois de receber a quantia de Maurício Bumlai, a primeira remessa de R$ 50 mil foi entregue em mãos pelo próprio Delcídio ao advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, também preso pela Lava Jato.

Os repasses de dinheiro se repetiram em outras oportunidades, de acordo com Delcídio, por meio do assessor Diogo Ferreira. O total recebido foi de R$ 250 mil. Para os procuradores que tomaram o depoimento de Delcídio, a revelação é de extrema gravidade e pode justificar a prisão do ex-presidente Lula. Integrantes da Lava Jato elaboram o seguinte raciocínio: se o que embasou a detenção de Delcídio, preventivamente, foi a tentativa do senador de obstruir as investigações, atestada pela descoberta do pagamento a Cerveró, o mesmo se aplicaria a Lula, o mandante de toda a artimanha.

Nos próximos dias, o ministro Teori Zavascki decidirá se homologa ou não a delação.

O senador Delcídio Amaral contou para os procuradores federais da Lava Jato que resolveu falar porque descobriu que foi o próprio Lula quem mandou armar a armadilha que resultou na gravação da sua conversa com Bernardo Cerveró, filho de Nestor.

Quem conhece Lula, sabe que ele é o sujeito oculto do antigo grupo dos Aloprados.

O ex-presidente queria desviar o foco de cima dele, misturar o baralho e escapar ileso, contando com o silêncio tradicional que sustentam os líderes petistas já pressos.

Leia mais nas notas abaixo.

Senador da República, Delcídio Amaral, conta como Dilma usou o Palácio do Planalto para conspirar contra a Lava Jato

Conta a revista Istoé, transcrevendo delação do senador Delcídio Amaral:

- Dilma solicitou que Delcídio, na condição de líder do governo, ‘conversasse como o desembargador Marcelo Navarro, a fim de que ele confirmasse o compromisso de soltura de Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo’, da Andrade Gutierrez.
Conforme acertado com a presidente, Delcídio se encontrou com Navarro ‘no próprio Palácio do Planalto, no andar térreo, em uma pequena sala de espera’, o que, segundo o senador, pode ser atestado pelas câmeras de segurança.

Na reunião, de acordo com Delcídio, Navarro ‘ratificou seu compromisso, alegando inclusive que o dr. Falcão (presidente do STJ, Francisco Falcão) já o havia alertado sobre o assunto.

Isto significa que a presidente Dilma Roussef usou instalações do Palácio do Planalto para conspirar contra a PF, o MPF e a Justiça Federal.

Não tem como não ser cassada imediatamente. 

Isto é apresenta "delação devastadora" de Delcídio Amaral. Ele implica Lula e Dilma diretamente no caso Lava Jato.

Quando foi solto, o editor chegou a informar que o senador somente foi solto porque concordou em fazer delação premiada. 

A revista Istoé que já está nas bancas revela que a delação premiada do senador Delcídio Amaral ocupa cerca de 400 páginas e formam o mais explosivo relato até agora revelado sobre o maior esquema de corrupção no Brasil – e outros escândalos que abalaram a República, como o mensalão.

O senador, que foi líder do governo Dilma até ser preso, disse que o Petrolão é Lula e é Dilma.

Na delação, Delcídio Amaral revela que além de ter nomeado para o STJ "um ministro que se comprometeu a votar pela soltura de empreiteiros já denunciados pela Lava Jato", de acordo com a IstoÉ, a presidente da República fez de tudo "para manter na estatal os diretores comprometidos com o esquema do Petrolão".

O acerto com o minsitro foi cumprido à risca. Em recente julgamento dos habeas corpus impetrados no STJ, Navarro, na condição de relator, votou pela soltura dos dois executivos. O problema, para o governo, é que o relator foi voto vencido. No placar: 4x1 pela manutenção da prisão.

O que ele revelou sobre a presidente é gravíssimo. Segundo Delcídio, Dilma tentou por três ocasiões interferir na Lava Jato, com a ajuda do ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “É indiscutível e inegável a movimentação sistemática do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e da própria presidente Dilma Rousseff no sentido de promover a soltura de réus presos na operação”, afirmou Delcídio na delação.

No primeiro anexo da delação, Delcídio disse que, diante do fracasso das duas manobras anteriores, uma das quais a famosa reunião em Portugal com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, “a solução” passava pela nomeação do desembargador Marcelo Navarro para o STJ. “Tal nomeação seria relevante para o governo”, pois o nomeado cuidaria dos “habeas corpus e recursos da Lava Jato no STJ”. Na semana da definição da estratégia, Delcídio contou que esteve com Dilma no Palácio da Alvorada para uma conversa privada.

As revelações de Delcídio Amaral tornam irreversível o impeachment de Dilma e a prisão de Lula. 

Zika não existe no RS. E ?

No RS só foi constatado um caso de Zika. E importado.

E ?

No RS, ninguém mais fala no assunto.

Deputados Sérgio e Marcelo Moraes estão com um pé cada um no PMDB

O deputado federal Sérgio Moraes, PTB, poderá assinar ficha com o PMDB. E levaria junto o filho, Marcelo Moraes, deputado estadual.

O PMDB ficaria com seis deputados na Câmara:

Alceu Moreira
Osmar Terra
José Fogaça
Darcísio Perondi
Mauro Pereira
Sérgio Moraes

Sérgio Moraes está inconformado com o modo pelo qual é administrado o Fundo Partidário. Ele conversará, hoje, com Roberto Jefferson.

SDD e PSD também ofereceram legenda para pai e filho.

Kirst, PP, e Sérgio Moraes, PTB, disputarão a prefeitura de Santa Cruz do Sul

A disputa pela prefeitura de Santa Cruz do Sul, 122 mil habitantes, a maior cidade do Vale do Rio Pardo, reunirá pelo menos dois gigantes:

O atual prefeito, Telmo Kirst, PP
O deputado federal e ex-prefeito Sérgio Moraes, PTB

Também disputará o petista Jerry Machado. O PT possui quatro vereadores na Câmara, mas não tem chance.

AGV abre campanha contra a recriação da CPMF

O editor conversou ontem com o presidente da Associação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer, com quem tomou café da manhã no Hotel Raddison, Porto Alegre.

A AGV  está em campanha aberta contra a CPMF.

Vilson Noer disse ao editor que encomendou uma pesquisa para tomar o pulso dos deputados federais e senadores gaúchos, tudo com o objetivo de saber como cada parlamentar votará. A pesquisa ainda não foi concluída. Até o momento, a AGV enxerga um cenário bastante equilibrado.

Nesta quinta-feira, as principais entidades empresariais do RS, entre as quais a Fiergs, contrataram páginas inteiras nos jornais diários, defendendo com força a rejeição à proposta de recriação da CPMF.

Eleições na Federasul estão confirmadas para 13 de abril

As eleições para o novo comando da Federasul, Porto Alegre, estão confirmadas para 13 de abril. A disputa pela presidência, a primeira da história, é acirradíssima.

Estão em campanha a candidata do atual presidente, Simone Leite, e o também diretor da entidade, Paulo Afonso Pereira.

Queda real dos preços dos imóveis foi de 8,85% nos últimos 12 meses, diz Fipe Zap

O preço dos imóveis teve queda real, descontada a inflação, de 8,85% nos últimos 12 meses até fevereiro. Os dados são do índice FipeZap, divulgado nesta quinta-feira. 

No mesmo período, nenhum dos 20 locais pesquisados apresentou alta real nos preços.

Na comparação com janeiro, os preços ficaram praticamente estáveis, com queda de 0,05% nos valores do metro quadrado.


O valor médio anunciado do metro quadrado das 20 cidades, em dezembr, foi de 7.609 reais. Rio de Janeiro se mantém como a cidade com o metro mais caro do país (10.390 reais), seguida por São Paulo (8.616 reais). Já os dois municípios com menor preço por metro quadrado foram: Contagem (3.551 reais) e Goiânia (4.224 reais).

PIB caiu 3,8% em 2015. IBGE avalia que foi a maior queda em 1/4 de século. 2015 foi o segundo ano de recessão.

O anúncio do IBGE saiu esta manhã:

PIB, -3,9%
Agropecuária, +1,8%
Indústria, -6,2%
Serviços, - 2,7%

Em valores correntes, o PIB do ano passado totalizou R$ 5,9 trilhões.

A economia brasileira terminou 2015 com uma retração de 3,8% em relação ao ano anterior, de acordo com números divulgados nesta quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, trata-se da maior queda da série histórica atual, iniciada em 1996. Considerando a série anterior, no entanto, o recuo é o mais acentuado desde 1990, quando a economia brasileira amargou baixa de 4,35%. Apenas no quatro trimestre, a retração sobre o mesmo período de 2014 foi de 5,9% e, sobre o período anterior, a baixa foi de 1,4%.

O PIB per capita somou 28,87 mil reais, queda de 4,6% sobre 2014.

A queda do PIB também foi conduzida pelo resultado negativo dos investimentos. A retração na formação bruta de capital fixo foi de 14,1% em 2015. "Este recuo é justificado, principalmente, pela queda da produção interna e da importação de bens de capital, sendo influenciado ainda pelo desempenho negativo da construção neste período", explica o IBGE.
Enquanto isso, o consumo das famílias caiu 4% em relação ao ano anterior (quando havia crescido 1,3%), "o que pode ser explicado pela deterioração dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda ao longo de todo o ano de 2015". A despesa de consumo do governo caiu 1,0% - também desacelerando em relação a 2014, quando cresceu 1,2%.

Médicos entram em estado de greve contra violência no Postão da Cruzeiro, Porto Alegre

A extrema violência que desestabiliza a vida social na Vila Cruzeiro, a mais importante da zona Sul de Porto Alegre, resultou na decretação de estado de greve e assembléia geral permanente por parte dos médicos do PACS.

O desmonte da Brigada e da Polícia Civil tornou o Estado uma terra de ninguém.

No início da semana, as gangues que atuam livremente na região trocaram tiros diante de representantes do governo e da prefeitura, entre os quais autoridades de alto escalão da Brigada Militar.

Todos tiveram que se proteger.

O Sindicato Médico, que apóia a greve, protocolou pedido para que a prefeitura retire o chamado Postão da zona do tráfico.

Lula cria site ("A Bem da Verdade") para rebater denúncias veiculadas pela imprensa do Brasil

Apenas para que o leitor fique bem informado, o editor disponibiliza o link do site "A Bem da Verdade", obra lulopetista na qual Lula mostra processos que move contra jornalistas, mas no qual também encontram-se textos que rebatem acusações contra o ex-presidente do Brasil. 

De outubro de 2015 até o presente mês, foram 33 textos discordando de matérias publicadas pela imprensa.

CLIQUE AQUI para examinar.

Bens de Gabrielli continuam bloqueados pelo TCU para garantir Caso Pasadena

O repórter Vinicius Sassine, conta na edição de hoje do jornal O Globo que o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou um novo bloqueio de bens, por mais um ano, de dez ex-gestores da Petrobras apontados como responsáveis por um prejuízo de US$ 792 milhões na compra da refinaria de Pasadena, no Texas. Entre eles, estão o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli e os ex-diretores Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque – estes três últimos investigados na Operação Lava-Jato. Cerveró e Duque estão presos em Curitiba.

A decisão pelo novo bloqueio de bens foi adotada na sessão em plenário desta quarta-feira. O Tribunal já apontou os prejuízos com Pasadena e os responsáveis pelos danos financeiros, bloqueando os bens por um ano como forma de garantir um eventual ressarcimento ao erário público. A medida foi renovada por mais um ano. A ex-presidente da Petrobras Graça Foster foi apontada como uma das responsáveis, mas se livrou das duas medidas de bloqueio de bens.

Três tomadas de contas especiais estão em curso no TCU para individualizar responsabilidades e tentar obter o ressarcimento dos recursos.

Imposto sindical bancou campanha de Lula, diz ex-gerente da Petrobrás

O ex-gerente de Responsabilidade Social da Petrobras Armando Tripodi afirmou em depoimento concedido ao site institucional “Memória Petrobras” que petroleiros da Bahia usaram o imposto sindical na campanha de Lula à Presidência em 2002.

O sindicalista contou o crime como grande vantagem na página da própria Petrobras.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo de hoje.

Diz o jornal:

“Montamos um comitê no sindicato. Aprovamos na assembleia uma contribuição. A categoria aprovou todo imposto sindical da categoria ser destinado à campanha de Lula”, disse Tripodi à Folha, recordando a participação do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia na eleição.

A prática é vedada pela legislação eleitoral, que proíbe que sindicatos e entidades de classe façam doações eleitorais. A prestação de contas da campanha de Lula naquele ano não registra nenhum repasse do sindicato.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem. 

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo e os voos comerciais procedentes do país rumo à África têm sido um dos principais instrumentos para fazer a droga chegar à Europa, anunciaram nesta quarta-feira as Nações Unidas. 


"O Brasil é o segundo consumidor por volume, não por renda,

porque os preços são mais baixos porque os brasileiros não têm dinheiro suficiente para um preço alto", informou a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), organismo das Nações Unidas, em um estudo referente ao ano de 2015.


CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Metrô de Porto Alegre, Trensurb, fechou 2015 com prejuízo de R$ 97,7 milhões

Foi de R$ 97,7 milhões o prejuízo do metrô de superfície de Porto Alegre, o Trensurb, tudo relacionado com o exercício do ano passado.

No ano anterior, o prejuízo foi de R$ 16,6 milhões.

Os prejuízos acumulados somam quase meio bilhão (R$ 467 milhões).

O metrô só consegue sobreviver porque o governo federal socorre o caixa da estatal federal com dinheiro farto e a fundo perdido.

Foram R$ 169,1 milhões no ano passado, contra R$ 148,3 milhões do ano anterior.

Boa parte do prejuízo do metrô deve-se a passivos trabalhistas (reclamatórias de empregados), que soma mais de duas dezenas de milhões de reais apenas como provisões.

- O balanço do Trensurb foi publicado hoje nos jornais diários de Porto Alegre. 

Novo arrastão ataca restaurante em Porto Alegre. A vítima da vez foi o Vassouras.

Reféns dos bandidos e quadrilhas que assolam Porto Alegre, tudo porque o policiamento sumiu do RS desde o início do governo Sartori, os restaurantes de rua passaram a enfrentar uma onda incontrolável de arrastões.

Ontem a noite foi a vez do restaurante Vassouras, bairro Floresta.

O arrastão foi comandado por três bandidos, que não tiveram pressa e roubaram os 10 clientes e o caixa.

E foram embora a pé.

CGTEE acaba com farra de CCs na deficitária estatal federal gaúcha

A CGTEE, agora sob nova direção, dizimou as cinco dezenas de CCs que ocupam postos na deficitária estatal federal gaúcha de energia.

A ordem é manter apenas um CC por diretor, portanto um total de 4 CCs.

Apesar da ordem, outros cinco ainda permanecem nas funções, entre os quais três amigas pessoais da presidente Dilma Roussef, como Mafalda dos Santos, Rosemari Nunes da Silva e Neusa Maria Azevedo.

Tempo permanecerá instável na maior parte do RS

Não chove neste início de quinta-feira em Porto Alegre, mas a nebulosidade prossegue pesada. O cenário é o mesmo em diversas regiões do Estado.

O sol aparece e permanecerá em outras áreas.

A presença de nebulosidade é maior no Leste e no Nordeste do Estado, onde há mais chance de chuva e com risco de ser localmente forte e com altos volumes em alguns pontos devido à influência de um centro de baixa pressão. Pode chover ainda em outros pontos da Metade Leste. Na Metade Oeste, o sol aparece mais. A temperatura segue agradável de manhã. No Leste gaúcho, sobe menos devido à instabilidade que traz chuva e fortes rajadas de vento.

As temperaturas mínimas rondarãop os 12°C em São José dos Ausentes e os 13°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28°C em Santa Rosa e Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 24°C.

Juros básicos ficam em 14,25%

O Copom manteve ontem a taxa básica de juros em 14,25%.

Apagão programado da CEEE em Porto Alegre levou junto os serviços da GVT/Vivo

O sexto apagão programado produzido pela CEEE nos últimos 33 dias em Porto Alegre, ontem a noite, levou junto os serviços de telefonia fixa e de internet da GVT, agora controlada pela Vivo, da espanhola Telefonica.

Ao contrário da CEEE, que depois do show dos Rolling Stones devolveu a energia elétrica aos consumidores prejudicados, a GVT prossegue sem fornecer seus serviços.

O editor só consegue manter o fluxo de informações porque usa como redundância o serviço wireless da Claro.

- A CEEE nada esclarece e nada promete, desrespeito que também a GVT/Vivo sustenta com seus clientes.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/