Agora, ao vivo, Bolsonaro e ministros no Congresso. É a promulgação solene da PEC dos Benefícios Sociais.

 

Rússia e Ucrânia fecham acordo para exportar 20 milhões de toneladas de trigo. Turquia mediou o acerto.

A Ucrânia, sozinha, representa quase 10% das exportações de trigo no mundo, segundo dados do Observatory of Economic Complexity. A Rússia representa outros 20%.

Uma reunião entre Ucrânia e Rússia sob mediação da Turquia e da ONU (foto), na capital turca Istambul na quarta-feira, apresentou resultados esperançosos para comércio de grãos mundial, duramente impactado pela guerra no leste europeu.

Todas as partes concordaram em estabelecer um centro de coordenação envolvendo Ucrânia, Rússia e ONU para liberar a exportação de grãos no Mar Negro, onde mais de 20 milhões de toneladas ucranianas permanecem presas em embargo russo.

Bibo vai ao CNJ para punir juíza que proibiu exibição da bandeira porque ela é usada por Bolsonaro

O deputado Bibo Nunes decidiu representar no Conselho Nacional de Justiça contra a juiza eleitoral de Santo Antonio das Missões,  Ana Lúcia Todeschini Martinez, que no início da semana reuniu os Partidos para avisar que eles não poderão usar a bandeira do Brasil.

Bibo quer que o CNJ investigue, denuncie e puna Ana Lúcia.

O deputado disse ao editor que a juiza disse que a bandeira do Brasil é símbolo usado por Bolsonaro. A referência não foi direta, mas oblíqua e só não entendeu quem não quis.

CLIQUE AQUI para ouvir o áudio gravado das declarações da magistrada na Rádio Fronteira das Missões. Está tudo no Facebook do deputado Capitão Macedo.

Morreu Ivana Trump. Veja o documentário da Netflix que conta como foi a vida dela com Donald Trump.

Morreu Ivana Trump,  a primeira mulher de Donald Trump.Foi o próprio Trump quem emitiu o comunicado. Ela tinha 73 anos. No vídeo a seguir, você poderá examinar como foi o casamento da modelo tcheca com o presidente americano, até se divorciarem. Veja o trailer do documentário  "Trump: um sonho americano".

Em encontro com evangélicos, multidão encobre Bolsonaro em Mearim, interior do Maranhão. Veja o vídeo.

- Este material é da Folha Política.

Dirigindo-se ao público feminino, depois de condenar o aborto, descartar ideologias de gênero e defender a família, Bolsonaro contou como comprou sua motocicleta atual:

- Eu tive uma encrenca em casa enorme no ano passado. Comprei uma motocicleta sem a minha mulher saber. Não a consultei. Arranjei um tremendo de um problema. A preocupação dela é com a minha vida, eu sei disso. Mas eu gosto de motocicleta. Eu gosto, às vezes, de viver perigosamente. Eu peço desculpa a vocês, mas é um prazer que eu tenho.

 

Será em novembro a entrega do Pontal Shopping, Porto Alegre. Saiba como ele será.

Com inauguração prevista para novembro, o shopping contará com mais de 160 lojas e fará parte de um complexo multiuso composto por Hotel, Centro de Eventos, Hub Médico, Hard Rock Café e anexo a um parque com 29 mil m2.

Tudo em Porto Algre, na orla do Guaíba, no local do antigo Estaleiro Só, zona Sul.

O Pontal Shopping já é considerado um dos maiores projetos em construção do Rio Grande do Sul. Com inauguração prevista para novembro, o empreendimento será o primeiro Life Center da Região Sul do Brasil e a grande atração da Orla do Guaíba.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Análise - Vendas dio varejo foram menores em maio, mas o cenário é de otimismo

O editor recebeu esta análise dos economistas do Bradesco e publica na íntegra. É de hoje.

Vendas do varejo apresentam bom ritmo de crescimento, mesmo diante dos sinais de desaceleração em maio. As vendas do varejo ampliado, que incluem automóveis e materiais de construção, registraram alta de 0,2% em maio, ante expectativa de 1,7%. Em relação à nossa projeção, a surpresa foi explicada pela queda nas vendas de veículos, que destoaram dos dados da Fenabrave, e pelo forte recuo nas vendas de artigos de uso pessoal. Apesar da surpresa, os dados do varejo seguem em um nível elevado, que sugere um bom desempenho do consumo das famílias no segundo trimestre. Neste semestre, o mercado de trabalho resiliente e os estímulos fiscais devem dar algum suporte à demanda das famílias, ainda que limitado pelos efeitos contracionistas da política monetária.

Revisão extraordinária de tarifas pode reduzir em até 5,34% a conta de luz em onze estados

As novas tarifas entram em vigor nesta quarta-feira (13) 

 Foram aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) as Revisões Tarifárias Extraordinárias de dez distribuidoras de energia que atendem os estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Com isso, a tarifa cobrada dos consumidores será reduzida em até 5,34%, dependendo da distribuidora. 

CLIQUE AQUI para conhecer detalhes. 

Recomendado - Alugue hoje mesmo este badalado apartamento no centro de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Deputado Eric Lins vai com estagiária no MPE para pedir proteção contra vereador Leonel Radde, PT

 - O deputado, que é candidato a federal, é procurador licenciado da PGE. Ele acompanhou a estagiária 
Francielli da Silva ao MPE , tudo para representar contra o vereador petista Leonel Radde, acusado por ela de importunaçao social, já em investigação pela Delegacia das Mulheres. Francielle pediu medida protetiva contra Radde. Veja o vídeo. Francielli também fala no vídeo.

Vereadora Fernanda Barth manda a juiza ler o que diz a lei sobre o uso da Bandeira do Brasil

Postagem que a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Barth, acaba de postar nas redes sociais:

AH, TÁ BOM!  Jura que é sério isso?? Agora tem juiz querendo PROIBIR A EXPOSICAO DA BANDEIRA NACIONAL, dizendo que a nossa bandeira nacional é um símbolo eleitoral! 

Será possível que não tenha conhecimento da Lei 5700, de 1971??? A lei é nova, né, afinal só existe há 51 anos (contém ironia)... Mas vamos relembrar:

LEI No 5.700, DE 1º DE SETEMBRO DE 1971.

Art. 10. A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. / Art. 28. Consideram-se cores nacionais o verde e o amarelo./ Art. 29. As cores nacionais podem ser usadas sem quaisquer restrições, inclusive associadas a azul e branco.

E aí, eu deixo os comentários com você...

Agora, ao vivo, "Boa tarde, Brasil", com Júlio Ribeiro, Rádio Guaíba

 

Entenda como (e por que) caiu o governo corrosivo lulopetista de Dilma Roussef

 Este material é da Brasil Paralelo.,

Veja estas novas e impactantes imagens da passagem de Bolsonaro pelo Maranhão

 O editor recebeu as imagens do video e colocou-o no seu canal do You Tube. O presidente esteve ontem em Santo Amaro da Imperatriz e hoje de manhã continuou no Maranhão.

Agora, ao vivo, importante pronunciamento do ministro da Defesa no Senado da República

 A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal recebe, na manhã desta quinta-feira, o ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. O general deve falar aos parlamentares sobre as recomendações dadas pelo Ministério da Defesa ao TSE para o aprimoramento do processo eleitoral.vO requerimento foi feito pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), e também tem a presença do deputado bolsonarista Felipe Barros (PL-PR). Os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin foram convidados, mas recusaram a presença por questões de agenda

Ministério da Economia revê de 1,5% para 2% o crescimento do PIB de 2022

O Ministério da Economia elevou de 1,5% para 2% a estimativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2022. 

Se confirmada, a economia terá movimentado R$ 9,7 trilhões até o final do ano. 

O mercado financeiro já trabalha com números até maiores.

Os dados foram divulgados nesta no Boletim MacroFiscal, elaborado pela SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Economia.

CLIQUE AQUI para verificar todo o boletim.

PIB de maio recua 0,11% sobre abril

 O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) do Banco Central recuou 0,11% em maio na comparação com abril. 

Foi a 2ª queda mensal consecutiva do indicador, considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto).

O resultado veio levemente abaixo das projeções do mercado financeiro, que esperava um crescimento perto de 0,1% no mês.

s.

Bolsa volta a despencar neste início de quinta-feira. O dólar sobe.

 10h51min

Bolsa, -1,77%, 96.144 pontos
Dólar comercial, +1,14%, R$ 5,4677 para a venda

Juiza Ana Lúcia, Santo Antonio das Missões proíbe uso da bandeira brasileira porque ele se identifica com Bolsonaro

Causa temblor nas redes sociais e agora com graves repercussões políticas, as declarações da juiza Ana Lúcia Todeschini Martinez,  que restringiu o uso da bandeira nacional durante este período eleitoral, já que segundo ela, isto representará propaganda eleitoral, uma vez que o símbolo identifica-se com a campanha de Bolsonaro. A juiza passou a orientação aos Partidos.

As declarações da magistrada foram feitas ontem de manhã na Rádio Fronteira das Missões e repercute nas redes sociais. O editor recebeu cópias do áudio e conferiu tudo com a emissora.

A ordem não será cumprida e a juiza Ana Lúcia terá que responder pelo que disse.

O deputado Capitão Macedo foi o primeiro a protestar e avisar que as declarações da juiza afrontam a legislação sobre o uso da bandeira brasileira.

 CLIQUE AQUI para ver o vídeo do deputado sobre o caso. O áudio está ali.

RS terá chuvas e mau tempo durante a semana toda

Porto Alegre, 10h,14 graus 

O tempo está instável em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Chove em várias regiões, inclusive na Serra onde fica Gramado, onde também chove. De acordo com a Climatempo, o maior acumulado, de 44mm, é esperado para diversos municípios e representa cerca de 35% do previsto para o mês nesses locais. 

A previsão é de mau tempo para a semana toda.

Bolsonaro continua no Maranhão. Saiba mais sobre a apoteótica recepção ao presidente.

O presidente Jair Bolsonaro continua no Maranhão.

Ontem, ele desembarcou em Imperatrize foi recepcionado por milhares de pessoas. Como de costume, participou de uma motociata e parou para conversar com apoiadores. A passagem pelo Maranhão inclui um evento para 5 mil mulheres evangélicas, marcado para as 10 horas desta quinta-feira, 14.

Nesta quinta-feira, o presidente segue para Vitória do Mearim (MA), onde será realizado um evento da Assembleia de Deus voltado a mulheres evangélicas, no templo da cidade, que tem lotação máxima de 3 mil pessoas. Do lado de fora, serão instalados telões, para ampliar a capacidade, totalizando 5 mil mulheres.

Porto Alegre concederá bolsas de R$ 1.750,00 para incentivar permanência nas escolas municipais

Foto de Alex Rocha, PMPA.

O prefeito Sebastião Melo propôs e a Câmara de Vereadores aprovou o  Programa Municipal de Incentivo à Permanência na Escola .A prefeitura concederá bolsas de incentivo para reduzir a evasão escolar e potencializar o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME). O valor é de R$ 1.750,00 por ano e depende de requisitos, como desempenho escolar.

Na mesma sessão, os vereadores também aprovaram o projeto de lei que regulamenta e atualiza o Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Foi tudo aprovado por unanimidade.

Marcel Van Hattem foi de novo o único gaúcho que votou contra a PEC da Bondade

 A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permite aumentar o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 e o valor do vale-gás para R$ 120 a cada 2 meses. O texto foi aprovado por 469 votos a favor e apenas 17 contra. Houve duas abstenções.

Na bancada gaúcha, só Van Hattem votou contra a PEC e contra o governo Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para examinar o que foi aprovado.

Opinião do editor - A venda de 100% da Corsan é intolerável num governo em fim de jogo

Ao contrário do que mandava o bom senso e as expectativas, o governo tucano gaúcho decidiu manter a privatização da Corsan.

A estatal é da área de saneamento.

Agora, em vez de lançamento de ações, o governo decidiu vender 100% das ações.

É uma decisão apressada, polêmica, questionada ad nauseam, sem apoio legislativo, tresloucada e fora de propósito para um governo que conta com um governador substituto e em fim  de jogo, a apenas meio ano da chegada do novo técnico.

CLIQUE AQUI para as justificativas do Piratini, que não se sustentam.

Baleia Rossi pressiona e cúpula gaúcha transfere a decisão para prefeitos e vice-prefeitos do MDB

A reunião com Baleia Rossi.

O presidente nacional do MDB sabia que o MDB do RS passa por verdadeira guerra na disputa dos grupos internos que querem candidato próprio e os que querem a renúncia de Gabriel Souza e a adesão ao tucano Eduardo Leite. Foi por isto que na reunião da Executiva, ontem, avisou:

- Estou aqui em missão de paz. Não faço política de ameaça, toma lá, da cá ou de constranger companheiros. 

Não é verdade. Ele veio pressionar pela rendição.

O próprio ex-governador José Ivo Sartori, maior líder do MDB do RS, percebeu isto e tirou dura nota no Twitter, ontem, apoiando uma nota do ex-secretário Cezar Shirmer.

Em seguida,Fábio Branco, traçou o roteiro da rendição:

- A partir de agora, uma série de conversas serão promovidas internamente. Na próxima segunda-feira, dia 18, às 18h, a Associação de Prefeitos e Vices reunirá o seu colegiado para tomada de decisão.

Dólar e Bolsa fecharam o dia em alta. Veja os números.

O dólar iniciou a quarta-feira em alta, mas inverteu a tendência e caiu, com investidores aproveitando as valorizações recentes para vender moeda. A bolsa de valores passou a maior parte do dia em alta, mas não resistiu às pressões internacionais e encerrou abaixo de 98 mil pontos.

Dólar
O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,406, com queda de R$ 0,033 (-0,61%). Com o desempenho de hoje, o dólar acumula alta de 3,27% em julho. Em 2022, a divisa cai 3,05%.

Ações
No mercado de ações, o dia foi marcado pela volatilidade. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 97.881 pontos, com baixa de 0,4%. 

Dica do editor - Em Porto Alegre, consultas em unidades de saúde já podem ser agendadas no celular,

Pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde em Porto Alegre contam com o Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão, ferramenta digital disponível no aplicativo 156+POA na qual podem ter acesso, via celular, a diversos serviços de saúde. O público cadastrado pode agendar consultas médicas, de enfermagem e odontológicas nas 132 unidades de saúde da Capital, disponíveis para o horário de atendimento padrão (8h às 18h) ou noturno (18h às 22h).

CLIQUE AQUI para conhecer os serviços disponíveis e saber como usar.


Governo gaúcho confirma quarto caso da doença dos macacos

O governo gaúcho confirmou o quarto caso de doença dos macacos no Rio Grande do Sul. nesta quarta-feira. Trata-se de um homem morador da Região Metropolitana de Porto Alegre, com histórico de viagem para o exterior. Até o momento, são quatro casos confirmados no Estado.

Casos confirmados:
- dois homens residentes na Região Metropolitana
- um homem do exterior, em visita à Região Metropolitana
- uma mulher residente no interior do Rio Grande do Su

Japão diz que depois desta 7a.onda, covid será tratada como doença comum

A comissão de especialistas que orienta o governo do Japão no combate à covid-19 vem discutindo propostas de medidas emergenciais para enfrentar a sétima onda de infecções no país.

Nesta quinta-feira, seus integrantes  decidiram elevar a quantidade de exames do coronavírus e o amplo oferecimento em farmácias de testes de antígenos autorizados pelo governo.

A comissão conclui que, se o fim da sétima onda estiver à vista, será preciso passar a tratar a covid-19 apenas como uma doença comum, sujeita a tratamento médico regular.

Porto Alegre é a Capital com mais casos de hepatite C. Saiba onde testar de graça.

Porto Alegre é a capital do país com maior incidência de hepatite C, segundo dados do Ministério da Saúde, com 47,2 casos por 100 mil habitantes em 2020. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aproveita a campanha Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais, e promove ações para intensificar a testagem e o vínculo ao tratamento de grupos prioritários. 

A testagem rápida está disponível de segunda a sexta-feira para toda a população em 132 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), localizado na rua Capitão Montanha, 27.

CLIQUE AQUI para saber quais os grupos prioritários e endereços para testagens.

Confira os locais de vacinação desta quinta

A Secretaria Municipal de Saúde oferecerá a vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira em diferentes locais. 

Vacinação de adultos - A vacinação para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 38 locais: no Shopping João Pessoa (até as 16h) e em 37 unidades de saúde - oito com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/