Este material é do Jornal da Cidade on Line.
CNN confirma que EUA sancionarão com Magnitsky cada ministro que votar pela condenação de Bolsonaro
A informação é do comentarista de Lourival Sant'Anna, comentarista político da CNN.
Deputado Sargentino Fahrur anuncia: "Na CPMI vamos mostrar a roubalheira dos velhinhos do INSS, coisa que a aprelhada PF não quer mostrar"
Este material é da Folha Política.
O exame, rápido e indolor do chamado teste do olhinho precisa ser repetido pelo menos três vezes todos os anos até que a criança complete 3 anos. A informação saiu durante o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. O teste do olhinho funciona como uma espécie de rastreio para doenças como catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma, mas não detecta erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Ele só vai identificar se aquela criança precisa ou não ir com urgência para o oftalmologista.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esse teste.
Saiba como será a semana da condenação de Bolsonaro, por Paulo Moura
Paulo Moura é cientista político e editor do canal Dextra, que aceita assinantes.
Agora, ao vivo, carreata em Brasília na frente da casa de Bolsonaro
A liderança é do ex-desembargador Sebastião Coelho. A carreata ocorre sob céu azul e sol claro, tudo nas imediações da casa de Bolsonaro, Brasília.
Os manifestantes também usam o movimento para fazer convocatórias pelos atos públicos agendados para 7 de Setembro.
CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Trump imporá sanções em tempo real durante julgamento de Bolsonaro
A jornalista Mariana Sanches, colunista do UOL, que diz ter fontes credenciadas junto ao governo dos Estados Unidos, reverbera neste domingo a impressão que também demonstram outros jornalistas e políticos, segundo a qual ocorrerão novas rodadas de cassação de vistos a autoridades brasileiras, sanções financeiras a outros integrantes do STF e uma nova edição da lista de itens brasileiros excluídos do tarifaço de 50% em vigor desde o último dia 6.
E mais do que isto, porque na lista de maldades que Trump enxerga estão as quebras ilegais de patentes de remédios americanos e perseguição a redes sociais e aplicativos de empresas dos EUA.
As sanções, segundo Mariana Sanches, ocorreriam em tempo real, à medida que o presidente Trump fosse municiado por informes sobre as manifestações dos 5 ministros que julgarão Bolsonaro.
O comentarista Paulo Figueiredo e o deputado Eduardo Bolsonaro, segundo a jornalista, viajarão dia 3 para Washington, a convite de graduados funcionários de Trump, onde avaliarão o cenário completo.
Dica do editor - Pesquisa sugere que vacina de zóster previne doenças do coração
A vacina contra herpes-zóster pode reduzir a possibilidade de doenças cardiovasculares graves, como acidente vascular cerebral (AVC), em adultos imunizados, conforme estudo foi apresentado na manhã deste sábado (30) no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2025, em Madri, Espanha.
Pesquisa mostra que pessoas de 18 a 50 anos vacinadas tiveram queda de 18% no risco dessas doenças, enquanto as com mais de 50 anos, em 16%.
CLIQUEAQUI para saber muito mais, conforme reportagem deste domingo da Agência Brasil. Vale a pena ler.
Opinião - Morreu o último esquerdista que valia a pena ler quando não falava sobre suas fantasias políticas
Roberto Rachewsky, Porto Alegre, é escritor. Este material é do seu Instagram.
Pois é. Morreu Veríssimo. O último esquerdista empedernido que valia a pena ler quando escrevia sobre a vida real e não sobre suas fantasias politicas. Veríssimo deveria usar seu nome verdadeiro quando escrevia crônicas tragicômicas sobre o cotidiano do homem comum. Quando resolvia fazer proselitismo promovendo, inacreditavelmente, a ideologia marxista, deveria usar o pseudônimo Falsíssimo.
Caladão, bonachão, meio antissocial, nos deixava falando sozinho. Talvez seu jeito de responder quando percebia a falta de argumentos racionais fosse com o som do silêncio, como eternizado por Simon & Gurfunkel.
Tive a oportunidade de conversar com Veríssimo duas vezes. A que interessa ocorreu na casa da Dna. Lydia Ling. Tentei encerrar uma discussão sobre desigualdade social e igualdade de oportunidades usando de exemplo o dicionário.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Israel bombardeia capital do Iêmen e mata todo o alto escalão do governo Houthis
O editor recebeu a informação, há pouco, do site Likud Brasil.
O ataque teve como alvo a liderança sênior dos Houthis — uma tentativa de decapitar o comando da milícia apoiada pelo Irã.
O noticiário internacional deste domingo, lista os seguintes funcionários mortos no ataque israelense em Sanaa, Iêmen, na quinta-feira:
Primeiro-Ministro, Ministros da Agricultura, Bem-Estar Social, Economia, Justiça, Informação, Educação e Relações Exteriores
Também foram mortos o vice-ministro do Interior e o responsável pela atividade militar (Zakhar Sharkabi).
Recomendado - Use o Whats, agora, é reserve Bier Markt para seu próximo evento. Porto Alegre.
RESERVAS PARA EVENTOS
Festas, aniversários, formaturas, jantares
Celular e WhatsApp para usar agora -
99388-2401
99388-7265.
ar condicionado perfeito,
também cozinha
Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre
Dica do editor - O editor viu, ontem, o 3o episódio da série coreana "Bon Appétit, Vossa Majestade", na Netflix. Série é imperdível.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta série, que tem momentos de alta gastronomia, mas se passa em cenário da antiguidade coreana, com ótimos atores,figurinos primorosos, história bem construída e bem humorada. Este material do link é do site AdoroCinema.
Saiba como comprar este livraço de João Darzone, "Dando nos Dedos
São 304 páginas, em edição primorosamente revisada e editada pela Farol 3, com lançamento da Multimidia Luzes.
Exemplares podem ser adquiridos imediatamente para entrega a partir do dia 15 de setembro, quando ocorrerá a sessão de autógrafos.
Cada exemplar custa R$ 75,00. O preço inclui o custo de entrega para qualquer lugar do Brasil. Compre mais de um exemplar para presentear os amigos.
Peça diretamente para WhatsApp 51.99945.9810 ou com o redator deste blog: polibio@polibiobraga.com.br
Artigo, especial, Alex Pipkin - O Cinismo da Retórica Democrática
Alex Pipkin, PhD
Marx dizia que a história se repete: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.
Estudar o passado é um ato de vigilância e inteligência; compreender fatos históricos e experiências concretas permite que o presente se ilumine pela clareza da experiência e que o futuro seja orientado pelo discernimento do que deve — e do que jamais deve — ser feito. Apenas conhecendo a história podemos antecipar armadilhas do poder, enxergar os sinais da farsa antes que se transformem em tragédia e aprender a distinguir o teatro do real.
A Índia dos anos 70 oferece um exemplo extremo da fragilidade das instituições quando a vontade de um único líder se sobrepõe à lei. Indira Gandhi, ao ter sua eleição invalidada, decretou estado de emergência, suspendeu liberdades civis, censurou a imprensa e encarcerou opositores em massa. Tudo em nome da democracia. O que deveria proteger o povo transformou-se em cárcere; o Estado, em instrumento ...
CLIQUE AQUI para ler muito mais.
Dica do editor - Leia o depoimento desta presa política para Ana Maria Cemin: "A esperança me levou a Brasília"
A jornalista gaúcha Ana Maria Cemin conta, hoje, a história desta presa política, Maria. O texto está todo no site de Cemin, que é o único jornalista brasileiro que diariamente abre espaço para os presos e exilados, seus advogados e familiares, tudo do 8 de janeiro. Leia:
A patriota Maria me procurou em abril de 2023 e passou o seu depoimento de forma tão espontânea que nem mesmo fiz uma pergunta. Quem me conhece sabe o quanto raro pode ser isso. Maria me tocou pela sua autenticidade, bravura e simplicidade. O seu relato sobre o 8 de janeiro é muito sintético e revela o coração, a mente e o espírito de milhões de brasileiros. A pergunta que faço é para todos nós: Quando foi que perdemos o direito de emitir opinião?
“Sou Maria. Tenho uma fala mansa, talvez por natureza, talvez por cansaço. Quando conto minha história, faço isso com suavidade, mas o que vivi em Brasília foi tudo, menos suave. Fui uma das presas políticas que foram à capital federal depois da eleição de Lula. Não sou do tipo que aceita tudo calada. Rejeito o PT porque vi, como tantos brasileiros, as marcas profundas de corrupção que esse partido deixou no país.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
Saiba por que o governo Lula quer calar Nikolas Ferreira, por Ramiro Rosário
Ramiro Rosário é vereador do NOVO, Porto Alegre.
Trump vai tocar Lei Magnitsky em cada ministro do STF que condenar Bolsonaro. Veja o vídeo.
O deputado federal Sóstenes Cavalcanti, líder do PL, cuja trajetória política é marcada pela moderação, bom senso e fidelidade à verdade dos fatos, inclusive com a capacidade de pedir desculpas quando erra, publica nas suas redes sociais o vídeo com reportagem da Band TV, na qual é passada a informação de que o presidente Donald Trump punirá com as sanções da Lei Magnitsky todos os ministros do STF que votarem pela condenação de Bolsonaro.
As audiências começarão na segunda-feira e dela participarão apenas 5 dos 11 ministros:
- Cristiano Zamin, o presidente da 1a. Turma; Alexandre de Moraes, o relator: Cármem Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.
4 dos 5 ministros (menos Fux) já foram sancionados com o cancelamento dos seus vistos de viagem para os Estados Unidos.
CLIQUE AQUI para ver o vídeo disponibilizado por Cavalcante.
Zucco confirma disputa pelo Piratini e quer companhia do PP
O deputado Luciano Zucco, líder da Oposição na Câmara, desmentiu qualquer movimento dentro e fora do PL para que retire sua candidatura ao governo, candidate-se ao Senado e apoie Vilson Covatti, do PP. Zucco quer o PP na sua coligação e reservou para o Partido a posição de vice. A chapa majoritária liderada por Zucco já definiu as duas posições para o Senado: Sanderson (PL) e Marcel (NOVO).
Vilson Covatti chegou a se referir a pesquisa mandada fazer pelo PL nacional, na qual Juliana Brizola, PDT, aparece em situação de empate técnico com Zucco. A pesquisa, na verdade, não foi encomendada pela Quaest. .
Paraná Pesquisas aponta Zucco na liderança (CLIQUE AQUI para examinar). Methodus, em resultado complemente fora da realidade, mostra Edegar Preto, PT, e Zucco, em ampla vantagem sobre Juliana (CLIQUE AQUI para ler).
Dica do editor - Um brasileiro suicida-se a cada 45 minutos e 20 outros tentam sem sucesso. RS lidera o ranking no Brasil.
Começa amanhã, dia 1º, o Setembro Amarelo, que tem como objetivo promover o debate sobre a prevenção ao suicídio. O objetivo da campanha é reforçar os cuidados com a saúde mental, o combate ao preconceito e as formas de apoio às pessoas que apresentam sintomas que podem levá-las a tirar a própria vida.
A cada 45 minutos, uma pessoa se suicida no Brasil e outras 20 tentam fazer o mesmo. Foram 16 mil no ano passado.
O RS lidera o ranking, com 1,6 mil suicídios no ano passado.
CLIQUE AQUI para conhecer melhor os dados do caso gaúcho, segundo site da Rede de Saúde da Divia Providência.
Dica do editor - Aproveite este sol de domingo e vá até a Expointer, Esteio, RS. Aqui, tudo sobre a feira.
A 48ª edição da Expointer abriu ontem em Esteio, RS, e ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, com visitação diária das 8h às 20h30. No ano passado, a feira recebeu 662 mil visitantes e movimentou R$ 8,1 bilhões em negócios. Considerada a maior feira a céu aberto da América Latina, o evento reúne tecnologia, genética e tradição no Parque Assis Brasil.
Hoje será dia de sol e com algumas nuvens, mas a temperatura será muito alta, podendo chegar aos 30o.
CLIQUE AQUI para saber tudo sobre a Expointer, como programação, modo de chegar e compra de ingressos, inclusive pela internet.
Recomendado - Aproveite este domingo de sol para reservar seu próximo evento no Bier Markt. Use o Whats, agora.
Festas, aniversários, formaturas, jantares
Celular e WhatsApp para usar agora -
99388-2401
99388-7265.
também cozinha
Dica do editor - Acampamento Farroupilha espera 2 milhões de visitantes e abrirá amanhã em Porto Alegre
A mais nova edição do Acampamento Farroupilha começará em Porto Alegre nesta segunda-feira, dia 1º, e irá até 21 de setembro. Os organizadores esperam 2 milhões de visitantes. Nesta 43ª edição, o Acampamento Farroupilha terá mais de 120 atrações musicais que irão se apresentar durante o evento, nos dois palcos: o principal, Jayme Caetano Braun, e o Palco Nico Fagundes. Os portões estarão abertos a partir de segunda-feira, 1º, às 18h.
Bancos, inclusive HSBC, sofrem ataque hacker. R$ 400 milhões em Pix foram desviados.
O Banco Central confirmou que a empresa de infraestrutura bancária Sinqia sofreu um ataque hacker na noite de sexta-feira, no ambiente em que opera transações de Pix. A empresa informou tudo sobre a invasão. Segundo o site Neofeed, primeiro a publicar a informação, o ataque teria desviado R$ 400 milhões de contas do HSBC para laranjas.Mais de 80% do montante efetivamente desviado já foi bloqueado e os valores serão devolvidos.
Segundo a Sinqia, a invasão atingiu um número limitado de instituições financeiras para as quais presta serviços, uma delas, no caso, é o HSBC, que não quis falar sobre o ataque.
Opinião do editor - Moraes recrudesce e aperta ainda mais o garrote vil sobre Bolsonaro
Submetido a restrições aos direitos constitucionais de ir e vir, mas também garrote sobre a garantia constitucional de liberdade de expressão, Bolsonaro foi objeto de nova investida sobre as condições atuais de confinamento em prisão domiciliar controlada, isto porque o ministro Alexandre de Moraes recrudesceu seus ataques ao ex-presidente, determinou neste sábado, a revista e identificação de qualquer carro que sair da casa de Bolsonaro.
Moraes, anteriormente, mandou colocar tornozeleira eletrônica no ex-presidente, proibiu-o de usar telefone, cancelou o uso de redes sociais, proibiu-o de conceder entrevistas, confinou-o em prisão domiciliar controlada e mandou a polícia vigiar a casa.
Sai tudo no âmbito de um inquérito de conteúdo ilegal e de clara perseguição política.
São decisões que nem sequer os maiores criminosos enfrentaram em qualquer época da história do Brasil.
4 mil policiais e militares farão a segurança no início do julgamento de Bolsonaro, terça-feira, dia 2
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que entre suas forças de segurança, dos militares e da Polícia Federal, serão mobilizados 4 mil homens para evitar tumultos no entorno do STF, terça-feira, início do julgamento político de Bolsonaro.
O governo distrital disse que serão utilizados equipamentos de última geração, como drones com capacidade de imagem térmica, que permitem varreduras diurnas e noturnas e vigilância contínua do perímetro.
A PM avisou que fará abordagens e revista de mochilas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área.
Defesa Civil do RS alerta para mau tempo nos dias 1o, 2 e 3 de setembro
CLIQUE em cima da imagem para ver melhor.
Hoje será dia de sol e com algumas nuvens, mas a temperatura será muito alta, podendo chegar aos 30o.
A Defesa Civil estadual, a partir de seu Centro de Monitoramento, atualizou as condições do tempo no Rio Grande do Sul para o início do mês de setembro.Há avanço de um frente fria pelo oceano.
Para segunda-feira (1º/9), são esperados temporais isolados, com chuva pontualmente forte, raios, granizo e rajadas fortes de vento.Mapa do Rio Grande do Sul indicando as áreas sob risco hidrológico para o dia 1º de setembro. A região Oeste e parte do Centro do Estado aparecem em amarelo, representando nível de atenção. Já a maior parte do território, incluindo Serra, Litoral e região Sul, está em verde, indicando condição normal.
A tendência é que, na terça-feira (2) e quarta-feira (3), com uma frente fria estacionária aliada ao fluxo de umidade vindos do norte do país, as chuvas e as instabilidades se intensifiquem.