Artigo, especial, Alex Pipkin - O Cinismo da Retórica Democrática

Alex Pipkin, PhD

Marx dizia que a história se repete: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.

Estudar o passado é um ato de vigilância e inteligência; compreender fatos históricos e experiências concretas permite que o presente se ilumine pela clareza da experiência e que o futuro seja orientado pelo discernimento do que deve — e do que jamais deve — ser feito. Apenas conhecendo a história podemos antecipar armadilhas do poder, enxergar os sinais da farsa antes que se transformem em tragédia e aprender a distinguir o teatro do real.

A Índia dos anos 70 oferece um exemplo extremo da fragilidade das instituições quando a vontade de um único líder se sobrepõe à lei. Indira Gandhi, ao ter sua eleição invalidada, decretou estado de emergência, suspendeu liberdades civis, censurou a imprensa e encarcerou opositores em massa. Tudo em nome da democracia. O que deveria proteger o povo transformou-se em cárcere; o Estado, em instrumento ...

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho impressão que as pessoas ainda não se deram conta que a aprovação do voto impresso é mais importante do que a anistia, o impeachment de quem quer que seja, ou qualquer outra pauta. O regime já se deu conta faz tempo e firma irredutível posição contrária. A partir dele todo o resto se resolve, para sempre. Pensem nisso, divulguem essa ideia.

Anônimo disse...

Realidade exposta.
Demonstração do que nos assola, queda para o caos, para a miséria, para o choro e ranger de dentes.
O modelo hoje a nós imposto é totalitarismo obscurantista.
Quantidade enorme de pessoas vivendo de esmolas do governo, completando despesas com informalidades e bicos.
Menos de um quarto da população de fato trabalha em sua ascensão de forma consistente, gerando riquezas. Essa parcela é cada vez mais punida com óbices cada vez mais pesados e diversificados, fazendo por desestimular seu crescimento e tolhendo o aumento de seu número.
O artigo menciona incautos iludidos. Estes passarão a sentir o garrote da miséria a partir do próximo ano com Drex, reforma tributária centralizada e sufocante censura ideológica.
Estamos rumo ao atual modelo russo, pós soviético, com uma oligarquia muito rica e classe média de baixa renda, tudo dominado por tiranos cruéis, tipo "Modernos Príncipes".
Ideologia aplicada a fundo, abolir família e individualidade.
Poderemos ser proibido até de orar.
Aumentado a tragédia, domínio do dragão poderá ser colonial.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/