Agora, ao vivo, debate Trump x Kamala Harris, com tradução simultânea de Ana Paula Henkel

Humor político - Se nunca foi, não será com ele que será. Por Cláudio Spritzer.

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Ao vivo, agora, tudo sobre a crise política na Venezuela. Acompanhe a EVTV, direto de Miami e Caracas.

 A EVTV é emissora de TV pela web com sede em Miami, operada por exilados venezuelanos.

Inscreva-se para ver o debate desta noite entre Trump x Kamala Harris

Dica do editor - Tá na Mesa da Federasul, Porto Alegre, amanhã, será sobre "Garantias da Liberdade"

O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e o professor José Fernando Gonzales, serão os dois palestrantes do Tá na Mesa, Federasul, Porto Alegre.

Ambos falarão sobre "Garantias da Liberdade".

O caso de Gramado é de simples liberdade de expressão e de imprensa, dizem juizas ao absolverem o editor deste blog

Na sentença que resultou na absolvição do editor no caso da professora Roberta Gil Merck (leia nota abaixo), a juiza leiga Fernanda Bertuol concordou que "analisado as provas contidas nos autos, é possível concluir que o demandado (...) não excedeu a liberdade de imprensa e de expressão, decorrente da atividade de comunicação, prevista nos artigos 5º, inciso IX e XIV, e 220, §1º, ambos da CF/1988". O fato protagonizado por Gil Merck foi no dia 8 de agosto de 2022, o editor publicou sua nota no dia 1o de setembro, no dia 5 a professora foi afastada por 15 dias em caso de tratamento de saúde e no dia 2 de novembro moveu a ação. Tudo em 2022. 

A magistrada deixou claro que  "não se verifica,  no caso em tela, nenhuma conotação pejorativa à autora".

E concluiu:

Diante do exposto, não vislumbrando a presença de ilicitude na conduta da demandada, tampouco abuso no direito de informar (...) a situação não comporta reparação civil, razão pela qual opino pela improcedência da pretencão autoral. 

CLIQUE AQUI para ler a sentença e também a homologação da decisão de 1o grau.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre a sentença.

Conheça a defesa da liberdade de imprensa no Caso Roberta Gil Merck x Polibio Braga. E acompanhe a linha do tempo do processo.

No link a seguir, os leitores poderão examinar o resumo da defesa apresentada pelos advogados João Darzone, Denise Ballardim e Eduardo Gomes no âmbito da ação civil movida pela professora pública municipal de Gramado, Roberta Gil Merck, contra o editor deste blog.

O editor venceu a ação e o caso tramitou em julgado.

A base da defesa foi a questão da liberdade de expressão do jornalista, portanto, também, da liberdade de imprensa, garantias constitucionais ressaltadas pelas magistradas que intervieram no caso.

Leia as duas notas a seguir.

O link a seguir também resume a linha de tempo da ação, que durou pouco mais de dois anos no Juizado Especial Criminal e Cível de Gramado. 

CLIQUE AQUI para examinar os resumos da acusação, da defesa e também a linha do tempo.

Terminou (transitou em julgado) caso da professora de Gramado contra o editor Polibio Braga. Conheça o caso.

Os advogados que defenderam o editor neste caso são os drs. João Darzone, Denise Ballardin e Eduardo Ávila Gomes.

Transitou finalmente em julgado, dia 18 de agosto, o processo no qual o editor foi integralmente absolvido no âmbito da ação civel movida contra ele por Roberta Gil Merck, professora de português da Escola de Ensino Fundamental Salgado Filho, Gramado, RS, que pediu indenização de R$ 30 mil por danos morais, além de censura e retratação. Ela também acionou o Google para identificar IPs de leitores que a criticaram. A autora foi derrotada sucessivamente no pedido de antecipação de tutela, nos embargos interpostos, na sentença final e nos novos embargos apresentados

Sem novos recursos, a juiza Aline Eckert Rissato decidiu pela baixa definitiva há poucos dias.

Gil Merck não gostou da publicação de críticas ao modo como encaminhou para exame dos seus alunos, o artigo da jornalista esquerdista Martha Medeiros, RBS, no qual ataca selvagemente o ex-presidente Jair Bolsonaro, no dia 8 de agosto de 2022, a apenas dois meses do pleito presidencial. 

CLIQUE AQUI para saber mais e examinar a sentença.

MetSul prevê chuvas para todo o País. RS terá meio e final de semana chuvoso.

A MetSul Meteorologia prevê chuvas para todas as regiões do Brasil, sendo que no Sul do Brasil, a chuva atinge os três estados da região nos próximos dez dias e até com acumulados expressivos superiores a 50 mm em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. 

Diz o boletim?

As precipitações serão consequência da frente fria e a chuva deve ocorrer no período entre quinta-feira e o fim de semana, iniciando-se pelo Rio Grande do Sul e depois chegando aos estados catarinense e paranaense

CLIQUE AQUI para ler todas as previsões da MetSul.

Este é o mais recente Top5 deste blog

A seguir, a lista do Top5 deste blog, tudo relacionado com publicações feitas durante a semana passada:

Militares vetam e Lula obedece ordem para banir homenagens ao MST no dia 7

Manifestante de esquerda ofende Nádia Gehrardt aos gritos de "Puta ! Vagabunda !". Foi no 7 de Setembro, no Parcão, Porto Alegre.

Bolsonaro rompe trégua e critica duramente Pablo Marçal. Saiba por que razão.

Veto de Lula atrapalha campanha de Rosário

Ministro Silvio Almeida acaba de tombar sem honra.

Assembleia do RS examina, esta tarde, pacote que reestrutura carrreiras

Na reunião de líderes desta manhã (10), os parlamentares confirmaram a pauta de votações da sessão desta tarde, com cinco projetos. 

O primeiro a ser deliberado, já que está trancando a pauta desde sábado (7), é a proposição do Executivo que dá prosseguimento à reestruturação das carreiras dos servidores e trata majoritariamente das carreiras da segurança pública.

CLIQUE AQUI para conhecer em detalhes cada um dos 5 projetos.

Começaram os protestos da agricultura familiar contra inação do governo federal nomeado do PT

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Fetag-RS, através de sua diretoria e coordenação das vinte e três Regionais Sindicais, decidiram por, a partir de hoje, terça-feira (10), em Porto Alegre, se mobilizar em protesto contra a falta de medidas pós-enchente no estado. Em nota que tirou ontem, diz a entidade que representam os agricultores familiares do Estado do RS: "A agricultura familiar não pode mais esperar. As dívidas vão vencer e muitos não têm condições de pagar, pois perderam tudo. A mobilização começará amanhã e não tem data para terminar".

O protesto ocorre diante da sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A Fetag denuncia que quatro meses já se passaram desde as enchentes, diversas reuniões foram realizadas, no Estado e em Brasília, culminado com a vinda dos ministros na Expointer, oportunidade em que fizeram promessas que até o momento não foram cumpridas. A publicação das resoluções, aguardadas para a semana passada, não foram publicadas e agora o governo federal não mais fala sobre o assunto. 

Agende-se para o dia 12: Vitor Bertini fará o lançamento do seu segundo livro no Bier Markt

Será no Bier Markt, dia 12, o lançamento e sessão de autógrafos do mais novo livro do escritor gaúcho Vitor Bertini, "A Profeflor". São 48 histórias curtas, 144 páginas. 

A capa é uma arte do ilustrador gaúcho Alexandre Flores Torrano.

Além da capa, o livro contém 12 ilustrações – na sua maioria oriundas da “The Heritage Library” uma publicação americana especializada em design gráfico

Este é o segundo livro de Vitor Bertini, sendo que o primeiro chama-se Não me abandone. Também vai ter alguns exemplares dele lá". O livro  é uma “novella” sobre a história de um cachorro de rua.

Vitor estará presente no Bier Markt, rua Barão de Santo Ângelo 497, a partir das 18h30min para os autógrafos.

Rádio +Brasil critica abominável decisão do STF contra sigilo bancário das pessoas. Agora, ao vivo.

 

Publicidade - Reserve seu evento, inclusive happy hour. Use este Whats. Bier Markt, Porto Alegre. Abre, hoje, terça-feira.

Faça sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário, casamento, formatura, lançamento de candidaturas. 

Melhor casa do gênero segundo
edições seguidas de Veja.

Prove os chopes pretos para estes dias frios. 

Use mensagens de texto pelos nossos WahtsApp:

Whats
993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo, 497

Bairro Moinhos de Vento
www.biermarkt.com.br   

Dica do editor - O editor viu este filme baseado numa história real:"Uma vida de esperança", na Netflix

Dica do editor - No 7 de Setembro, a promiscuidade descarada entre Lula e Moraes, por Felipe Moura Brasil

 Este material é do blog O Antagonista.

Movimentações por Pix chegaram a 227 milhões em apenas 24 horas, sexta-feira

 O sistema de transferências instantâneas do Banco Central, o Pix bateu novo recorde na última sexta-feira. Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 227 milhões de transações em 24 horas.

O informe é do próprio Banco Central.

Somente no dia 6, foram feitas 227,4 milhões de transferências via Pix para usuários finais. O recorde diário anterior tinha sido anotado em 5 de julho, com 224,2 milhões de movimentações.

Inflação oficial de agosto ficou 0,02% abaixo de zero

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto foi de –0,02% e ficou 0,40 ponto percentual abaixo da taxa de julho (0,38%). No ano, o IPCA acumula alta de 2,85% e, nos últimos 12 meses, de 4,24%, abaixo dos 4,50% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2023, a variação havia sido de 0,23%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, dois tiveram queda e influenciaram o resultado de agosto: Habitação (-0,51%) e Alimentação e bebidas (-0,44%), que contribuíram com -0,08 pontos percentuais (p.p.) e -0,09 p.p, respectivamente. No lado das altas, o maior impacto veio de Educação (0,73% e 0,04 p.p. de contribuição). Os demais grupos ficaram entre o 0,00% de Transportes e o 0,74% de Artigos de residência.

CLIQUE AQUI para saber mais.


Bolsa e dólar abrem o dia em alta

 A Bolsa e o dólar operam em alta.

Bolsa, +0,12%, 134.737 pontos
Dólar comercial, +0,25%, R$ 5,5944 para vendas

Dica do editor - Conheça o projeto que cria diretriases para que o SUS atenda Síndrome de Fibromialgia

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3010/19, do deputado Dr. Leonardo (Republicanos-MT), que estipula diretrizes o Sistema Único de Saúde (SUS) realizar o atendimento e o tratamento de pessoas com Síndrome de Fibromialgia, Fadiga Crônica ou Síndrome Complexa de Dor Regional. A matéria será enviada ao Senado.

A doença atinge principalmente as mulheres entre 35 e 55 anos.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este projeto.

Bolsonaro amplia de 4 para 10 o número de municípios gaúchos nos quais fará campanha no RS. Saiba quais são eles.

O ex-presidente Bolsonaro passará estas quinta e sexta-feiras em campanha eleitoral no RS, devendo visitar 10 municípios.

Inicialmente, a agenda previa visitas apenas a Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Passo Fundo.

Ontem, os deputados Zucco e Sanderson estiveram com o ex-presidente e a agenda foi ampliada, incluindo estes municípios:

Canguçu, Caçapava do Sul, Tupanciretã, Ijuí, Panambi e Carazinho 

Nova ministra de Lula foi ré em processo por corrupção, mas ação resultou em acordo com o MP de Minas

A nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, foi ré na Justiça de Minas Gerais pelo superfaturamento de uniformes escolares durante sua gestão à frente da Secretaria de Educação de Belo Horizonte, segundo informa, hoje, O Estado de S.Paulo. la foi secretária estadual da Educação, entre 2015 e 2018, mas o processo foi encerrado após entrar em acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Macaé Evaristo não é a única ministra de Lula com problemas na Justiça. Em 11 de junho de 2024, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa.

Segundo o Ministério Público, a empresa vencedora da concorrência, Diana Paolucci S/A Indústria e Comércio, estava proibida de participar de licitações por problemas em contratos com a prefeitura de São Paulo e com o Corpo de Bombeiros de São Paulo.


Esta é a Cartinha de Michel Temer, uma crítica dura à tirania atual do consórcio Moraes+Lula+Pacheco

Nos últimos dias, informações vazadas para alguns jornais deram conta da existência de uma "cartinha" assinada por Michel Temer, criticando a atual situação brasileira e especialmente o ministro Alexandre de Moraes, que foi por ele indicado ao STF.

A "cartinha" é o texto a seguir, publicado pela Folha de S. Paulo (o editor pinçou o texto final):

A Independência e a paz

Transformar a natural polarização, característica de todas as sociedades, em radicalização pode gerar prêmios imediatos em poder e glória, especialmente nesta nossa era de digitalização e interconexão ubíquas. Mas será ilusão, e, como toda ilusão, passageira. Ainda que proporcione vitórias eleitorais momentâneas. O exercício do poder com sabedoria demanda, além da capacidade de exercer a força, o talento para construir consensos.

Daí decorre o conceito de legitimidade. E nenhum poder se sustenta sem isso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


RS terá dia de calor e tempo nublado na maior parte do Estado

Porto Alegre, 8h30min, 18o.

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, inclusive devido à grande quantidade de fumaça cobrindo o Estado.

É o caso de Porto alegre neste momento, 8h30min.

Segundo a MetSul, correntes de vento de Norte que trazem a fumaça das queimadas na América do Sul para o estado. 

O calor, até ontem mais limitado a municípios da Metade Norte, mas agora alcança grande parte do Estado, gerando temperaturas mais altas.


Câmara apçrova urgência para projeto de desoneração da folha de pagamentos

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 1847/24, do Senado, que propõe uma transição de três anos para o fim da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia e para alíquota cheia do INSS em municípios com até 156 mil habitantes.

O texto surgiu depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional a Lei 14.784/23, que prorrogou a desoneração até 2027, por falta de indicação dos recursos para suportar a diminuição de arrecadação. Um acordo posterior foi fechado no sentido de manter as alíquotas para 2024 e buscar fontes de financiamento para os anos seguintes.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.

Jovens nem nem são 24% no Brasil e 13,8% nos Países da OCDE, diz OCDE

Foto de Paulo Pinto, Agência Brasil.

Os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziram o número de jovens que não trabalham, não estudam e nem seguem em formação (NEET).

Os dados estão no relatório internacional Education at a Glance (EaG) 2024, divulgado ontem.

A taxa média de NEET passou de 15,8% em 2016 para 13,8% em 2023 nos Países da OCDE. 

No Brasil, a taxa é superior, 24% no mesmo período de avaliação (8,6 milhões de pessoas).

CLIQUE AQUI para ler tudo. O material é da Agência Brasil de hoje.


Publicidade - Reserve seu evento, inclusive happy hour. Use este Whats. Bier Markt, Porto Alegre. Abre, hoje, terça-feira.

Faça sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário, casamento, formatura, lançamento de candidaturas. 


Melhor casa do gênero segundo edições seguidas de Veja.

Prove os chopes pretos para estes dias frios. 

Use mensagens de texto pelos nossos WahtsApp:

Whats
993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Bairro Moinhos de Vento
www.biermarkt.com.br   

Recomendado - Fale com Bem Viver para seus serviços de Curadoria Digital e Personal Organizer

A especialista Gabriela Hoff, CEO da Bem Viver, oferece seus serviços de Personal Organizer e Curadora Digital para você e sua empresa.

Vale para qualquer parte do Brasil, com ênfase para Porto Alegre e Rio Grande do Sul

Curadoria Digital 
Organização, mapeamento de arquivos digitais, unificação de base de dados e arquivos, arquivamentos personalizados, pesquisa de artigos e documentos.

Personal Organizer 
Em ambiente office.

CLIQUE AQUI para falar com Gabriela Hoff.
CLIQUE AQUI para saber serviços para Pessoas Jurídicas.
CLIQUE AQUI para saber serviços para Pessoas Físicas.

Dica do editor - As 22h, este blog transmitirá o debate entre Trump e Kamala Harris

Será esta noite o debate entre Trump e Kamala Harris.

Este blog transmitirá tudo em tempo real.

Será as 22h na ABC News.

Números de crimes voltam a cair em agosto no RS

Os crimes contra a vida mantiveram-se em queda em agosto, tanto no Estado como na capital. Os registros de vítimas de homicídio diminuíram 27% em comparação com agosto de 2023, passando de 135 vítimas para 98. Esse é o menor número total registrado na comparação com o mesmo mês dos anos anteriores desde o início da série histórica, em 2010. Em Porto Alegre, o índice caiu 24%, passando de 17 casos, em 2023, para 13.

O latrocínio teve forte queda em agosto, com 67% menos casos do que no ano anterior. Em 2023, foram registradas seis ocorrências, enquanto em 2024 foram duas. A capital não registrou latrocínios em agosto de 2024. No mesmo mês do ano passado, houve um caso. 

Os feminicídios também seguem em queda. Com três casos registrados no mês, o Estado encerrou agosto com uma baixa de 40%, levando em consideração os cinco casos registrados em agosto de 2023.

CLIQUE AQUI para saber dados sobre outros crimes.



Conheça os nomes dos 151 deputados que assinaram o pedido de impeachment de Moraes

O pedido de impeachment contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes foi assinado por 151 deputados e já tem o apoio explícito de 32 dos 81 senadores. 

O requerimento foi entregue pessoalmente, ontem, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

CLIQUE AQUI para saber quem foram os 151 deputados federais que assinaram o pedido e quais são os 32 senadores que já declararam que votarão pelo impeachment. A pesquisa é do site Poder360.

Agora, ao vivo, as primeiras análises das notícias do dia, com Guilherme Baumhardt

Justiça condena Lula e Janja por mentiras contra Bolsonaro no caso do desaparecimento de móveis do Alvorada

O governo federal foi condenado a pagar uma indenização de R$ 15 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no caso dos móveis “desaparecidos” do Palácio do Alvorada. 

A decisão foi da 17ª Vara Federal da Justiça Federal. Há recurso.

O caso tem a ver com denúncias mentirosas feitas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por Janja, dando pelo falso desaparecimento de itens, inclusive móveis do Palácio da Alvorada após a saída de Bolsonaro e Michelle. Dez meses depois, os 261 itens foram encontrados num depósito da própria residência oficial.

Lula e Janja não se desculparam.

Veja Lula mentindo sobre sumiço de móveis do Alvorada