Artigo, Percival Puggina - Relação amigo-inimigo na Política ... e na Justiça.


Percival Puggina é editor do Blog do Puggina, Porto Alegre.

Entre as muitas marcas dos anos seguintes ao pleito de 2018, destacam-se quatro conhecidas e incontestáveis: o desgaste moral do petismo determinado pelos achados da Lava Jato; a transferência do protagonismo oposicionista para a folgada maioria que o PT escolhera a dedo para compor o STF; as imensas manifestações populares, confrontando o ativismo desempenhado pelo Supremo; o permanente suporte da mídia aos crescentes excessos da Corte.

Foi com base na relação amigo-inimigo (falarei mais sobre ela aí adiante) que se estabeleceu e se ampliou a animosidade entre o colegiado do Supremo e aquilo que ministros da Corte denominam bolsonaristas, golpistas, terroristas, extremistas (mais ou menos metade dos eleitores brasileiros, se não mais).

CLIQUE AQUI para ler mais.

Humor político - As maldições de Boulos, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Dica do editor - Conheça este app, o Nonno, que presta serviços para idosos

Este aplicativo gaúcho é o Nonno possui 850 cuidadores nas suas equipes. Eles podem prestar serviços para idosos ou para as famílias de idosos, tudo para atendimento por algumas horas, por plantões completos ou até de forma efetiva. O app atende no RS, mas está chegando a São Paulo. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Nonno.

Publicidade - Reserve para happy hour, agora. Use o WhatsApp. Bier Markt, Porto Alegre. Abre hoje, quarta-feira.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa, mas a partir de quarta-feira.

Whats 993882401 / 993887265.
Use seu Waths agora mesmo.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica do editor - Agende para ver nesta quarta-feira de cinzas: "Cinzas", na Netflix.

 CLIQUE AQUI para saber tudo sobre este filme. O material é do site Terra.

Esta idosa, presa política de Moraes, sorreu tortura na Colméia. Conheça sua história.

O Brasil conta com 103 das 250 pessoas do mesmo inquérito policial que Fátima, que viraram ações penais.

Depois de 7 meses presa, Fátima reencontra o marido.

A jornalista Ana Maria Cemin conta hoje, a história dramática desta  oradora de Bauru, SP, no caso a idosa Fátima Pletti, 62 anos:

Ela que é mãe de quatro mulheres entre 37 e 44 anos, tem nove netos e dois bisnetos. O seu marido Luiz Carlos Manzano, 73 anos, sofreu AVC há alguns anos e, devido a uma série de sequelas, ficou acamado por longos meses e veio a se aposentar com salário-mínimo.

Fátima é uma das presas políticas de 8 de janeiro de 2023 e ficou sete longos meses presa no Presídio Colmeia, em Brasília. Hoje vive a expectativa de saber quando será marcado o seu julgamento.

Fátima sofreu tortura psicológica em várias situações, mas uma delas ela faz questão de destacar. Fátima sentia muito frio nos pés dentro do cárcere devido à fibromialgia e estava com o nervo ciático inflamado desde que chegara em 8 de janeiro. Num ato de agressividade, uma das policiais tirou de Fátima as meias que servia para aquecer os seus pés e as jogou no lixo. As torturas se seguiram.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Opinião, "Amigos de Pelotas" - rama de golpe com garçom circulando ?

As considerações de uma trama de golpe causaram estupor. Não exatamente pelos trechos estranhos do que andou falando o general Heleno. Mas sim pela forma da coisa, atípica.

Pelo visto, não se trama mais golpes como antigamente, em segredo de poucos. Agora gravam em vídeo falações com teor do tipo ou assemelhado, com garçom circulando.

Esse garçom, por si só, retira toda a gravidade.

O próprio número de participantes da reunião, grande, desagrava a intenção de golpe.

Nas redes, a polarização se acirrou, com a esquerda festejando “provas da intenção do golpe”, e a direita ridicularizando isso.

CLIQUE AQUI para ler o original.

Eduardo Leite, o intrépido, irá amanhã a Caxias do Sul

Será amanhã a primeira reunião-almoço do ano da poderosa CIC de Caxias do Sul.

Caxias é o maior pólo industrial do RS.

O convidado da reuniao-almoço é Eduardo Leite, que vai para a boca do lobo.

O governador não precisará temer confrontos na CIC, mesmo depois de ter fechado empresas e cortado empregos durante a pandemia, depois que aumentou alíquotas do ICMS de ítens como combustíveis, tenha tentado emplacar aumento generalizado do ICMS e tenha baixado 5 decretos cortando incentivos fiscais para as indústrias do Estado.

É que os caxienses são do melhor time de gringos educados.

Mas há controvérsia sobre isto.

Amanhã, prefeito de Guaíba vai se filiar ao Podemos

 Amanhã, prefeito de Guaíba vai se filiar ao Podemos

A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, irá amanhã a Guaíba, RS

Ela filiará o prefeito Marcelo Maranata, que é do PTB.

O Podemos é uma espécie em extinção.

Em crise alimentar, Cuba pede comida e governo Lula manda carregamentos para Havana

Depois de 60 anos de comunismo e de miséria e racionamento, Cuba enfrenta forte crise alimentar, com milhões de cubanos passando fome.

Ao lado, filas enormes de cu.banos esfomeados na fila para conseguir um pedaço de pão. Os cubanos usam caderneta de controle para retirada de ítens básicos sob contingenciamento.

O governo lulopetista confirmou, ontem, que  enviou nesta segunda-feira um lote de 125 toneladas de leite em pó para Cuba. 

O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio de nota, que carregamentos adicionais de leite em pó, além de arroz, milho e soja, também serão enviados ao país nas próximas semanas.

RS terá quarta-feira de temperatura amena e chuvas esparsas

O RS terá um dia de temperatura amena. Faz frio cedo em pontos da Campanha e da fronteira com o Uruguai.

A MetSul informa que durante a tarde, a temperatura será baixa para esta época do ano.

Em Porto Alegre, a temperatura oscilará entre 19ºC e 27ºC.

A partir desta tarde, Sine de Porto Alegre oferecerá 1,7 mil vagas de empregos

O Sine Municipal reabrirá nesta quarta-feira, 14, a partir das 12h, com 1.744 vagas de emprego disponíveis. Em destaque nas vagas gerais estão 308 vagas para atendente de lanchonete, 111 para vendedor porta a porta e 76 para operador de caixa. Para PCD, há 35 oportunidades para auxiliar de linha de produção e 20 para operador de cobrança.Interessados devem retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, no Centro Histórico.Também é possível solicitar a carta pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

CLIQUE AQUI para conhecer as vagas.

O primeiro balanço desta quarta-feira, por Guilherme Baumhardt em "Agora Brasil".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/