Entrevista Tião Viana: "Lula nada fez para evitar desmoralização do Congresso"

CLIPPING
Revista Veja
8 de julho de 2009

“Lula nada fez para evitar a desconstrução e a perda moral do Congresso”.
Tião Viana: "O PMDB é a essência de fisiologismo. Tem bons quadros, mas vive da troca de favores"

Nesta entrevista à repórter Sandra Brasil, o senador petista Tião Viana (AC) diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem responsabilidade pela crise moral que assola o Senado e que seu governo controla a Câmara dos Deputados na base do fisiologismo. Aos 48 anos, Viana tem autoridade para falar sobre o assunto. Já foi líder do PT e do governo Lula no Senado. Em fevereiro, disputou a presidência da Casa. Perdeu para José Sarney (PMDB-AP), que tomou o apoio que o Palácio do Planalto lhe havia prometido. Agora afirma que não aceitaria mais o cargo.

Como o Senado chegou a um nível tão baixo?

Até 2002, ainda havia no Senado um debate conceitual, ideológico. No início do governo Lula, ainda votamos a Reforma da Previdência. Mas logo o mensalão substituiu esses projetos na agenda da Casa. Daí em diante, nada mais andou, e perdemos a conexão com os interesses do cidadão.

O Senado ainda faz algo relevante?

A Casa está em chamas. Perde 80% do tempo em debates vazios e gasta os 20% restantes numa disputa entre governo e oposição que não leva a lugar nenhum. No Senado, o governo tem uma maioria apertada e vive no fio da navalha. Negocia voto a voto. Na Câmara dos Deputados, é mais fácil porque lá o fisiologismo impera.

CLIQUE na imagem acima para ler a entrevista completa de Tião Viana na revista Veja.

Acompanhe ao vivo a crise em Honduras

Acompanhe a crise em Honduras, ao vivo. São eventos dramáticos neste momento. A TV é da Nicaraguá, faz o jogo do governo esquerdista de Daniel Ortega. Ainda há pouco, o governo de Honduras denunciou que tropas nicaraguenses movimentaram-se em direção à fronteira, mas Ortega jurou que não invadirá o País. O presidente deposto embarcou em Washington, mas o governo de Tegucigalpa avisou que não permitiria o pouso. Zelaya viajou em avião venezuelano, matrícula YV-1496. O governo Lula chegou a pensar em mandar uma vião da FAB, mas não se sabe por que razão a idéia não foi adiante.

Acompanhe: http://www.canal15.com.ni/

A batalha das palavras: a mídia ocultando fontes e provas para desinformar o leitor.

Não citar as fontes e não mostrar as provas, alimentam a suspeita de parcialidade e dirigismo nas reportagens interpretativas e declaratórias que vão tomando conta da mídia em todo o mundo. Este tipo de mau jornalismo pode ser examinado diariamente em Porto Alegre. É só ler os jornais do dia, mas sobretudo o líder deles, o jornal Zero Hora. É só prestar atenção no que é publicado diariamente. Não se trata do jornalismo que se faz em coluna, nos textos de análises e opiniões, mas na reportagem propriamente dita, que é a mãe de todas as mães dentro de um jornal. Este comentário vai por conta do texto a seguir sobre a reação da mídia internacional a respeito do que aconteceu em Honduras.

CLIPPING
TRIBUNA: MILAGROS PÉREZ OLIVA (05/07/2009 )
La batalla de las palabras en un golpe de Estado

La cobertura informativa de la crisis política de Honduras motiva quejas de signo contrario. No citar las fuentes alimenta la sospecha de parcialidad en las crónicas interpretativas

Decía en mi artículo del pasado domingo que la arquitectura del periodismo se levanta sobre el lenguaje y el lenguaje es pensamiento. Con la elección de las palabras definimos la realidad, por eso uno de los problemas del periodismo es encontrar los términos justos que mejor definen una situación. Pero no siempre es fácil cuando la situación es confusa, evoluciona rápidamente y concurren fenomenales intereses en juego. Lo ocurrido en Honduras en los últimos días constituye un excelente ejemplo de cómo una misma realidad puede tener interpretaciones opuestas. La batalla de las palabras que se está librando en Honduras en paralelo a la batalla del poder ha tenido fiel expresión en el correo de la Defensora: mientras unos lectores acusan al diario de ser complaciente e incluso justificar en un primer momento el golpe de Estado, otros nos acusan de desinformar y confundir a la opinión pública al condenar lo que para ellos es una legítima defensa de la democracia.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

Os escândalos anunciados contra Yeda saem pelas mãos das jornalistas mulheres do RS

A maioria das jornalistas mulheres esá interessada em publicar fatos da vida privada de seus entrevistados, o que inclui a invasão da privacidade.

. A constatação acima enunciada não é do editor, mas do jornalista americano Gay Tallese, autor do livro "Vida de escritor", que está no Brasil e falou ao jornal O Estado de S. Paulo deste sábado (página D5, caderno 2).

. Quem frenquenta redações desde a década de 60 pelo menos, percebeu a invasão das redações de jornais de Porto Algre, como de resto de todo o País, por bandos de mulheres saídas das Faculdades de Comunicação. Quando surgiu a Famecos, da PUC, na década de 60, os jornalistas costumavam ridicularizar das futuras colegas e aviavam que elas só estavam nos bancos escolares da PUC porque queriam conseguir maridos. A maior parte desses jornalistas perdeu o emprego para as colegas, que no início toparam trabalhar mais horas, em funções menores, ganhando menos e se submetendo incondicionalmente aos chefetes do dia. O que diz Tallese sobre isto:

- ... (o espírito trivial e fofoqueiro das mulheres) resultou no surgimento de diersas gerações de jornalistas mulheres, a maioria interessada em publicar fatos da vida privada dos seus entrevistados.

. O resultado são esses escândalos da mídia, não escândalos verdadeiros como os de Sarney, mas mentiras de verdade, como a pretensa pedofilia de Michael Jackson ou as acusações sem provas que diariamente são disparadas contra a governadora Yeda Crusius, do RS, mais atacada pelas mulheres do que pelos homens, porque contra ela há o ciúme de mulher, algo incomparável no reino dos animais racionais e irracionais.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo, elucidativo e verdadeiro, do Estadão.

Compreenda melhor as campanhas negativas e a oposição destrutiva

CLIPPING
Site
www.politicaparapoliticos.com.br
Porto Alegre
Publisher: Francisco Ferraz, cientista político.

Cuidado com a campanha negativa e a oposição destrutiva

Por definição e pela realidade prática, todo o político busca o poder.
Salvo as honrosas exceções, a maioria dos políticos preferem a titularidade de um cargo executivo sobre a de um cargo legislativo. No próprio legislativo, ocupar a presidência da mesa, ou um de seus cargos, ou a liderança da bancada, sempre é preferido na comparação com o exercício isolado de seu mandato.


No executivo também essa preferência parece ser a regra.

O prefeito quer ser deputado para, quem sabe, depois vir a ser governador, e este gostaria de ser deputado federal, para quem sabe tornar-se ministro. E, alguns governadores, desde o início de seu mandato, têm já os olhos postos no Planalto.


Tudo bem. Nada de mal. Não se deve condenar a ambição, desde que orientada para o bem.
É que governar entrega ao eleito o poder de decidir, de escolher, de fazer. Alguns delinqüentes, quando detêm esse poder o usam para benefício próprio, de seus partidos, de seus amigos, familiares, lembrando-nos o genial Camões ao reproduzir o lamento do velho do restelo.


CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

Ex-sindicalista, Rosseto é presidente da Petrobras Biocombustível

O ex-ministro de Desenvolvimento Agrário, o gaúcho Miguel Rosseto (PT), assumiu em maio a presidência da Petrobrás Biocombustível.

. Miguel Soldatelli Rossetto iniciou sua militância política no final da década de 70, na organização da oposição ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo, concorrendo como primeiro candidato a presidente numa chapa de oposição. Também foi membro da Executiva Estadual e secretário nacional de Política Sindical da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

. A Petrobras Biocombustível, foi criada em julho de 2008, com o objetivo de dar prosseguimento à gestão dos negócios de etanol e biocombustíveis.

Petrobras: a república sindicalista

Protestar, ocupar, parar e resistir. A vida sindical parecia não trazer outros desafios para Wilson Santarosa e seus companheiros, líderes de jornadas que paralisaram refinarias e campos de produção da Petrobras nos anos 80 e 90. A cada crise, fosse um vazamento ou uma plataforma afundada, lá estavam eles, tentando alimentar o noticiário com denúncias.

. Mas os tempos mudaram, e os desafios também. Hoje, pelo menos 22 deles saltaram das assembleias e dos piquetes para postos estratégicos na estatal. Juntos, formam a república sindical que movimenta uma poderosa máquina política, presente em projetos sociais de 938 prefeituras, no comando do segundo maior fundo de pensão do país e do programa do biodiesel.

. A lista, levantada pelo jornal O GLOBO, aponta ex-sindicalistas na presidência e nas gerências de Gás e Energia, Comunicação Institucional e Recursos Humanos da Petrobras, além da Transpetro e da direção da Petros, fundo de pensão com 64 mil participantes ativos e patrimônio de R$ 47 bilhões. Dos 22 nomes, egressos da Federação Nacional dos Petroleiros (FUP) e da Articulação Sindical, versão da corrente majoritária petista no sindicalismo, 17 são vinculados ao PT — como ex-candidatos, ex-colaboradores de governo, exparlamentares e doadores de campanha — e um ao PCdoB.

Outro ministro de Lula diz que é doutor sem nunca ter sido

O hábito de inflar currículos acadêmicos no governo não se restringe à ministra Dilma Rousseff — que informava no site da Casa Civil ser mestre em teoria econômica pela Unicamp, sem ter concluído o curso.

. No site do Ministério das Relações Exteriores, consta no currículo do ministro Celso Amorim que ele é doutorado em Ciências Políticas/Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (1968-1971).

. A informação está incorreta.

. Ontem, em Paris, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele admitiu que também não concluiu o curso e não tem o diploma: — Não tenho mesmo (diploma de doutorado). Fiz estudos de doutorado na London School.

Gráfica do Senado abriga 1.100 funcionários

Berço e reduto do ex-diretor Agaciel Maia, a Secretaria Especial de Editoração e Publicações — a famosa gráfica do Senado — tem uma superestrutura que permanece praticamente intocada, mesmo com os escândalos e as denúncias de desvio de verbas que assombram a Casa nos últimos meses.

. Com 600 funcionários efetivos e pelo menos 500 terceirizados, a gráfica tem equipamentos de última geração e orçamento de R$ 45 milhões só para custeio e investimentos em 2009, mas a produção é pequena e o conteúdo, discutível.

. Especialistas do setor estimam que a gráfica está com 90% de sua capacidade ociosa, mas isso não impede que o órgão abrigue cinco diretores e 75 chefes de serviço.

Isto não é cabide, é o próprio guarda-roupas de empregos.

Numa só chapaTarso, Paim e Padilha ? Padilha diz que o PT fez a proposta.

O deputado Eliseu Padilha disse ao jornal O Sul deste domingo que foi procurado pelo PT para compor uma chapa coligada no RS, com a seguinte configuração:

- Governador, Tarso Genro, PT.

- Senadores, Paulo Paim (PT) e Eliseu Padilha (PMDB).

. O deputado do PMDB não disse com quem falou e nem se o seu Partido concorda com a proposta.

Conheça o novo calote dos precatórios e a fraude contra o INSS

Ao sancionar a Lei 11.960, resultado da Medida Povisória 457, o presidente Lula sancionou duas fraudes por meio de uma única MP:

1) Implementou grosso calote para quem tem precatórios a receber.

2) Aceitou emenda do seu líder, Romero Jucá, concedndo 20 anos para que as prefeituras paguem o que devem ao INSS, algo como r$ 20 bilhões, dinheiro que deveriam ter pago para garantir a aposentadoria dos seus servidores e que agora terá que ser custeada pelo trabalhador que já paga tudo o que as prefeituras gastam. Sem este dinheiro, o INSS não tem como honrar o que precisa pagar aos trabalhadores e vai acabar quebrando, deixando todo mundo na mão. O pior de tudo é que os próprios trabalhadores, inclusive a CUT e Força Sindical, centrais de sindicalistas pelegos e aparelhados pelo governo, não abre a boca e são imolados junto.

. Quanto aos precatórios, que são dívidas de municípios, Estados e União, o caso é tão ou mais repulsivo, porque além de ampliarem os prazos dos calotes, a MP, agora Lei, autoriza correção ridícula, igual à da variação da poupança.

. No RS, a governadora Yeda Crusius, que resolveu pagar por ano o equivalente a dez vezes mais do que pagava no mesmo período qualquer governadora anterior, se quiser, poderá seguir a nova Lei e avisar que graças ao presidente Lula poderá pagar muito menos.

LEIA o texto completo do editorial que sobre o assunto produziu o Estadão desta sexta:

http://www.carcaranews.com/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=500:outra-fraude-por-meio-de-mp&catid=41:politica&Itemid=65

Desde 97, Senado movimentava contas secretas de R$ 160 milhões

O jornal O Sul deste domingo denunciou em manchete que Sarney não está sozinho na condução de amplos processos de ilegalidade, corrupção e nepotismo em desenvolvimento no Senado, porque desde 1997, por decisão da própria Mesa Diretora, a Câmara Alta movimenta tres contas secretas que nesta data acumulam depósitos de R$ 160milhões.

. As contas secretas, como informa o nome, não eram de conhecimento público e nem constavam da contabilidade oficial. É dinheiro dos próprios funcionários do Senado, descontado dos salários para custear seus planos de saúde. Como se sabe, dinheiro de salário de servidor público vem do contribuinte, mesmo os que não possuem planos de saúde.

. Sarney e a Mesa Diretora, nesta segunda-feira, tentarão jogar toda a culpa no ex-diretor Geral, Agaciel Maia, mas se sabe que Maia só agia por ordens da Mesa. Os crimes de improbidade e prevaricação são coletivos, mas pouca gente acha que o Senado será capaz de punir Sarney os outros senadores que antes dele fizeram a mesma coisa que ele.

.Sarney, de qualquer forma, sozinho, é um escândalo intolerável. Apenas a casa de R$ 4 milhões, não declarada nas suas contas à Justiça Eleitoral, é motivo bastante para mandá-lo para casa, sem contar os apaniguados e familiares que nomeou para polpudos cargos em comissão ao longo dos anos.

. Sarney já um pato manco. Como não soube sair na hora certa, chegou a hora de mandá-lo embora. A ministra Dilma Roussef avisa que não "se pode demonizar Sarney". Pode, sim. Aliás, o RS já fez isto há 20 anos, quando o deputado Cesar Shirmer fez aprovar na Assembléia uma proposta tornando Sarney persona non grata no Estado. É por isto que o ex-presidente não vem ao RS.

Governo gaúcho quer cinturão sanitário na faixa de fronteira com a Argentina

Nesta segunda-feira o secretário da Saúde do governo do RS, Osmar Terra, viajará a Porto Mauá para se reunir com oito prefeitos da região da fronteira para montar uma força-tarefa capaz de estabelecer um cinturão sanitário na faixa que separa o Brasil da Argentina.

. Os municípios da fronteira com a Argentina e o Uruguai estão em estado de alerta.

. As viagens para a Argentina foram desaconselhadas pelo governo Lula. Brasileiros que viajaram a Buenos Aires e Bariloche voltam em massa a Porto Alegre. A Argentina já registrou 100 mil casos de gripoe suína.

Saiba por que Dilma mentiu ao dizer que era mestre e doutora

O jornalista Luiz Macklouf desvendou há tres anos a biografia do presidente Lula, que não é nada daquilo que seus amigos desenham em edulcorados textos laudatórios, e agora resolveu mostrar a verdadeira cara da ministra Dilma Roussef. O resultado do trabalho jornalístico do repórter do jornal O Estado de S. Paulo está reproduzido na revista Piauí de julho, que não chegou às bancas de Porto Alegre. Algumas revelações já abalaram a Casa Civil de Lula, porque Macklouf pegou dados mentirosos no currículo colocado à disposição do público no site do Palácio do Planalto. Atésexta-feira, quando os jornais adiantaram alguns dados da reportagem de Piauí, constava ali que Dilma Roussef não apenas era graduada em economia, como era mestre e doutora pela Unicamp, o que era uma grossa falsidade. O crime é tipificado como Falsidade Ideológica pelo Código Penal. Mas o pior de tudo são os efeitos devastadores do ponto de vista moral, ético e político. Aliás, no site do itamaraty, o chanceler Amorim é apresentado como doutor em Ciência Políica pela London School, e não é nada disto. Como se sabe, é muio feio usar diplomas dos outros para parecer o que não é, visando obter vantagem ou reconhecimento social e político. Em sociedades organizadas e decentes, gente deste tipo acaba muito mal na vida, mas no Brasil acaba virando candidato a presidente. Aliás, nessas sociedades, ministros renunciam quando são flagramente pilhados em falta grave. Quem são os otários nessa história escabrosa protanizada por Dilma Roussef ? Ora, o governo Lula acha que somos todos nós. Lula, neste final de semana gozando as delícias de Paris com o nosso dinheiro, depois de uma estafante semana de trabalho na África e uma viagem desnecessária ao Brasil para acudir Sarney, deve estar orgulhoso pelo desempenho da sua atrevida pupila.

A nota a seguir, da Casa Civil, confirma a mentira, mas tenta desenhar com roupagens oblíquas o que Dilma Roussef nunca foi, ou seja, mestre e doutora em economia. Pessoas de bem, com biografias impecáveis, não buscam explicar falsidades permanentes, mas pedem desculpa pelo erro e seguem em frente. No caso, Dilma Roussef parece estar sendo blindada pelo mesmo espírito esperto que beneficiou antes Ademar de Barros (ele roubava, sim, mas fazia) e beneficia Lula agora. Aliás, sobre Ademar de Barros, cujo genro apoiou-se nele para criar a Band, quem entende muito é a mesma Dilma. Dá para imaginar o que um escândalo deste tipo produziria sobre a candidatura do governador José Serra, cujo currículo impecável pode ser lido no site do governo de São Paulo.

CLIQUE na imagem acima para ler a nota da Casa Civil e delicie-se com o jogo de corpo duro que a ministra faz para tentar se safar da farsa.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/