Kirchnerismo vence as eleições na Argentina


Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina nas eleições deste domingo. Com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, ele derrotou o atual mandatário, Mauricio Macri.

Às 22h23 [de Brasília], Macri concedeu a derrota durante discurso a apoiadores. "Quero parabenizar o presidente eleito, Alberto Fernández", afirmou.

Com 90,9% das urnas apuradas, Fernández tinha 47,8%, contra 40,7% de Macri. Na Argentina, o candidato vence a eleição caso supere a marca de 45% dos votos.

Uruguai terá 2o turno entre Martinez (esquerda) e Lacalle Pou (centro-direita)


O Uruguai terá segundo turno na eleição presidencial, informaram pesquisas de boca de urna após a votação deste domingo (27). Pelas projeções, o governista Daniel Martínez disputará o cargo com o oposicionista Luis Lacalle Pou em 24 de novembro.

Veja abaixo os números da boca de urna das eleições uruguaias. Os percentuais variam de acordo com os institutos de pesquisa.

Daniel Martínez (Frente Ampla) – entre 37% e 40%
Luis Lacalle Pou (Partido Nacional) – entre 29% e 29,9%
Ernesto Talvi (Partido Colorado) – entre 11,8% e 14%
Guido Manini Ríos (Cabildo Aberto) – entre 9,6% e 11%

78% dos votos apurados: Fernández, 47,36%; Macri, 41,22%

21h41min, horário do Brasil, apuradas 75% das urnas, a vitória da oposição parece cada vez mais clara, mas nem de longe a diferença é o que vinham apontando as pesquisas de intenções de votos:

Neste momento, mais de 75% das urnas da Argentina já estão apuradas.
Alberto Fernández/ Cristina Kirchner está com 47,36% dos votos. - Mauricio Macri, 41,22%, o que daria vitória ao esquerdista já no primeiro turno.

Pelas regras eleitorais da Argentina, o primeiro colocado será eleito em primeiro turno se tiver 45% dos votos ou 40% e dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.

Dica do editor - Artigo, Drauzio Varella, UOL - Prevenir ou remediar – envelhecimento e saúde

Envelhecemos mal. Ceca de 90% dos brasileiros chegam aos 60 anos com pelo menos uma doença crônica.

Os brasileiros envelhecem a passos apressados.

A faixa etária que mais cresce entre nós é a que passou dos 60 anos. A expectativa de vida ao nascer – que mal ultrapassava os 40 anos, no início do século passado – atingiu 76 anos, e não para de aumentar.

O envelhecimento populacional, que experimentamos nos últimos 50 anos, levou o dobro de tempo para ocorrer nos países europeus industrializados.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Aprovação do governo Piñera já é o mais baixo da história do Chile, diz pesquisa

O apoio ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, caiu para 14%, o menor índice já registrado no país desde o retorno à democracia há três décadas.  O recorde anterior era de Michelle Bachelet, que era aprovada por 18% da população em março de 2016.


A pesquisa, publicada pelo jornal La Tercera, fez entrevistas entre quarta e quinta-feira. O levantamento, portanto, foi realizado antes das manifestações de sexta-feira, quando um milhão de pessoas ocupou as ruas de Santiago para pedir mudanças no modelo social e econômico do país.

Segundo o La Tercera, a taxa de aprovação de Piñera é a mais baixa desde o fim do regime militar do ditador Augusto Pinochet (1973-1990).

Pesquisas garantem vitória da oposição Fernández-Kirchner nas eleições de hoje na Argentina

CLIQUE em cima da imagem para que ela seja ampliada.

A votação já foi encerrada na Argentina e os resultados sairão ainda esta noite.

Todas as pesquisas de intenções de votos indicam vitória da chapa oposicionista Alberto Fernández-Cristina Kirchner, conforme o infográfico que vai ao lado, preparado pelo site Poder 360.


Mergulhada emum cenário de forte recessão, a Argentina foi palco de eleições gerais neste domingo. Alberto Fernández, o candidato peronista que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, é favorito entre os argentinos. As últimas pesquisas apontam de 16,3 a 22,5 pontos de vantagem em relação ao atual mandatário do país, Mauricio Macri.

A vitória da oposição está prevista para o primeiro turno.

Em Abu Dhabi, onde chegou hoje, o presidente Bolsonaro amaciou o discurso que vinha fazendo contra a oposição argentina e disse que a decisão é dos eleitores, por suposto.

A derrota de Maurício Macri revela um revés muito grande para toda a direita latinoamericana e extrai da companhia de Bolsonaro o seu aliado de maior peso no Continente.

É isto.

Dica do editor - Poder Judiciário funcionará amanhã, mas Poderes Executivo e Legislativo farão gazeta no Dia do Funcionalismo.

O Poder Judiciário do RS não fará gazeta nesta segunda-feira. Poder Executivo e Assembleia vão parar, tudo sob a falsa alegação de que é preciso comemorar o Dia do Funcionalismo.

Na Assembleia, os dois deputados do Novo e seus assessores não farão gazeta.

Artigo, Rodrigo Constantino, Zero Hora - Greenpiche

Chesterton dizia que não há problema em não acreditar em Deus; o problema é que quem deixa de acreditar em Deus começa a acreditar em qualquer outra bobagem. Sempre penso nisso quando vejo essas "religiões seculares" que tomaram conta do mundo pós-moderno. O socialismo como ideologia; o ambientalismo como seita fanática; a turma dos direitos dos animais dando mais importância para um ovo de tartaruga do que para um feto humano; etc.

(...)

Se a meta é nada menos do que salvar o planeta, vale a mesma lógica. O que são alguns projetos stalinistas de controle total da economia e de nossas vidas em troca da continuidade de Gaia? E que tal jogar óleo em frente ao Palácio do Planalto para "protestar" contra o governo de direita? Os fins justificam quaisquer meios. Só que o alvo é sempre seletivo: quase nunca é de esquerda!

Ou alguém acha mesmo que a cena patética promovida pelo Greenpeace teria ocorrido se o presidente fosse Lula? 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - RS já tem mais habitantes com 60+ do que habitantes com 0 a 14 anos

Com base em dados estatísticos do IBGE, a consultoria de mercado SeniorLab, descobriu que desde o início deste mês o RS tem mais pessoas com 60+ do que pessoas com idades entre 0 e 14 anos. A consultoria gaúcha  é especializada em estudos sobre o consumo da população madura.

Vem aí a biografia não autorizada do ex-deputado Eduardo Cunha

O livro conta a história do político carioca, preso em Curitiba pela Lava Jato. São episódios que vão da infância até sua prisão. Os autores narram até a história de Elcy Pereira da Cunha, pai de Eduardo, preso em 1965 pelo regime militar. O pai não foi preso como subversivo, mas por falsidade ideológica: ele usava documento falso de um oficial do Exército.

Durante a sessão que aprovou o prosseguimento do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff , em abril de 2016, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha clamou: “Que Deus tenha misericórdia dessa nação.

” O pedido, que marcou a votação, dá nome ao livro que os jornalistas Aloy Jupiara e Chico Otavio, do GLOBO, lançam na segunda-feira, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo, Rio.

O livro, lançado pela editora Record, relata que ele “chorou discretamente, com voz embargada, no discurso de renúncia à presidência da Câmara, em fevereiro de 2016. 

Os demais episódios, como o afastamento do cargo por decisão do STF e, antes, a sessão de aceitação da denúncia contra Dilma, foram protagonizados pela cara de gelo do deputado”

Chuva persistente produziu muitos estragos no RS. Em Gravataí, um raio matou um e feriu 13 jogadores de futebol.

Este domingo termina com muita chuva,  produzindo estragos em cidades em quase todas as regiões, sobretudo no Centro. A chuva é persistente.

Um amistoso entre o Club Atlético Rosário Central – de Gravataí –, e o Viamonense Ser Taruma – de Viamão – terminou de forma trágica na manhã deste domingo. No momento em que o cronômetro marcava cinco minutos do primeiro tempo, um raio atingiu o campo de futebol da Arena Oriçó Sport Center, rua Lino Estácio dos Santos, 4855, no bairro Rincão da Madalena, provocando a morte de um atleta e deixando outros 13 jogadores feridos. No município de Agudo, o vento derrubou  a estrutura de lona da Festa do Moranguinho, que não foi cancelada. A chuva também atrapalham as festividades do Natal Luz. No município de São Pedro do Sul, várias árvores tombaram na VRS 805 — via de acesso ao município de Toropi. Em Santa Maria, vários pontos da cidade ficaram sem luz. O arroio Passo das Tropas, localizado na BR 392, transbordou e a água ameaçou invadir residências da Vila Ipiranga.

Dica do editor - Alergia ao glúten: conheça os sintomas e como evitar

Muitos confundem a alergia ao glúten com a doença celíaca. Apesar de parecidas, as duas condições precisam ser tratadas de maneira diferente. Afinal, um ataque alérgico mais agudo pode ser fatal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ariosto Cullau, ex-secretário de Yeda, é o homem forte da área de educação tecnológica do governo Bolsonaro

O ex-secretário do Planejamento do governo Yeda Crusius, que saiu do cargo poucos meses depois de nomeado, tudo em função de uma foto que o flagrou tomando café no shopping Total com o principal pivô da Operação Rodin, Lair Ferst, é agora o secretário de Educação Tecnológica do MEC.

Ariosto Cullau não tinha nada a ver com o escândalo da Rodin, mas o momento político era muito delicado e Ferst açulava a PF e o MPF contra o governo Yeda.

Itamaraty questiona 11 Países sobre manchas de óleo no litoral do Brasil

O Itamaraty aguarda respostas dos 11 Países aos quais endereçou perguntas sobre navios que usam suas bandeiras e navegaram pelas costas brasileiras quando vazaram óleo.

O petróleo é de origem venezuelana.

Carolina Bahia, PCdoB, Psol, PT e Green Peace querem derrubar Ricardo Salles

A jornalista Carolina Bahia, que cobre Brasília para a RBS, está em campanha aberta para derrubar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Ela e mais PCdoB, Psol, PT e Green Peace.

Nem o Novo, Partido de Salles, quer que ele saia.

São todos membros da Antifa.

Dica do editor - Estes pequenos aparelhos ajudam a detectar vazamento de gás em casas e apartamentos

Já existem vários aparelhos que você pode usar na sua casa ou apartamento para detectar vazamento de gás. Os preços podem ser bem razoáveis.

CLIQUE AQUI para examinar os tipos de aparelhos, seus preços e como comprar.

Esta é a mensagem de Feliz Natal que Osmar Terra compartilha no Brasil

Quando o repórter Fábio Schaffner tentou identificar com clareza a trajetória que levou Osmar Terra do PCdoB ao governo de Bolsonaro, o ministro encerrou a conversa, mostrando o vídeo a seguir, que proclama os votos de Feliz Natal que o presidente das Filipinas, Rodrigo Duarte, deseja aos viciados e traficantes de drogas, corruptos, lacrões e criminosos de toda a espécie. É o que você verá a seguir. Duarte já pediu que as pessoas tratem de matar traficantes e usuários de drogas. Ele mesmo já matou 
alguns. ZH de hoje abriu duas páginas para contar a história política de Osmar Terra, traçando um perfil desfavorável do ministro.

Dica do editor - Este aplicativo com inteligência artificial ajuda a escolher roupas

Para o consumidor, o aplicativo é de graça. Quem paga a conta da startup são lojas que disponibilizam o serviço para o cliente. O banco de dados das empresas é conectado com a tecnologia e a marca paga a cada acesso da assistente virtual.

CLIQUE AQUI para mais informações

Repercute o caso do juiz gaúcho que não quis julgar caso do Banrisul. Ele alegou que tomou dois empréstimos no banco e por isto declarou-se impedido.

O juiz, ao receber o título de Cidadão Ibirabuense. Ele recebe R$ 20 mil líquidos por mês.

Repercute em todo o Estado a decisão do juiz da Comarca de Ibirubá (RS), que se declarou impedido de julgar um processo envolvendo o Banrisul, alegando que se tornou devedor da instituição financeira devido a “redução real dos salários da magistratura gaúcha, provocada pela cessação do pagamento do auxílio moradia”.

O juiz Ralph Moraes Langanke afirmou que, em seu caso particular, a redução da sua remuneração chegou quase R$ 2 mil. “Para recuperar o limite do cheque especial, tive que contrair dois empréstimos consignados no Banrisul, cujo pagamento será feito em oitenta e quadro prestações mensais e sucessivas”, argumenta no documento público.

Diante do exposto, o magistrado se declarou suspeito de julgar ação envolvendo o banco com base no artigo 145, inciso 3, do Código de Processo Civil, que diz que “há suspeição do juiz quando qualquer das partes for sua credora”.

CLIQUE AQUI para examinar o despacho do juiz.

Dica do editor - Leia o livro "Barriga de Trigo"


R$ 32,90 na Amazon.

Duas fatias de pão integral podem elevar a taxa de glicose no sangue mais do que duas colheres de sopa de açúcar. Ao contrário do que se pensa, o glúten é apenas um dos problemas.
Aproximadamente 1% da população tem incapacidade de tolerar o glúten, ainda que em pequenas quantidades, são indivíduos portadores de doença celíaca, onde qualquer ingestão de algum alimento ou produto contendo glúten resultará em sintomas como diarreia, cólicas, fezes amareladas, que irão boiar, indicando que as gorduras não estão sendo digeridas. Entretanto, mesmo aquelas pessoas que não são portadoras  da doença celíaca, poderão ainda assim ter algum tipo de intolerância ao glúten. 

CLIQUE AQUI para ler mais resumo do livro.

Artigo, Alon Feuerwerker, FSB - Por que de repente a coisa desanda, como agora no Chile

A explicação difundida sobre as ditas jornadas de junho de 2013 no Brasil era a profunda insatisfação com os serviços públicos. Havia inclusive uma tese de a vida ter melhorado dentro de casa mas continuado ruim fora. Obviamente uma explicação errada. Ou pelo menos gravemente parcial. Pois os serviços públicos continuam do jeitinho que eram e nunca mais se viu nada remotamente parecido com 2013. Teve as mobilizações pelo impeachment, mas já era outra coisa.

Há um esforço intelectual disseminado para encontrar um fio condutor que ligue as rebeliões.

(...)

 Não existe um método quantitativo 100% confiável para medir quando os de baixo não mais estarão dispostos a viver como antes e os de cima não mais poderão obrigá-los a isso. Daí que duas atitudes sejam essenciais no exercício do poder: 1) ficar esperto e 2) não dar sopa pro azar. O primeiro depende de empatia. Já para o segundo contribui bastante a paranoia.

Um dia alguém disse que apenas os paranóicos sobreviverão. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Violência das ruas cede no Chile

O governo chileno informou, hoje, que os ataques violentos diminuíram no país entre sexta e sábado.

O número de pessoas detidas passou de 542 para 284 nesse período; já incêndios e tumultos, foram de 61 para 33 episódios.
  
A partir de segunda-feira, como este blog informou ontem a noite, o Exército deixará de fazer a patrulha das ruas de Santiago.

Dica do editor - Conheça estas camas inteligentes que trabalham a favor do sono

Conheça os avanços das camas inteligentes: tecnologia, inovação e pesquisa a favor do sono.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Evo Morales pediu auditoria eleitoral para a OEA e está disposto a enfrentar 2o turno na Bolívia

O governo boliviano solicitou à OEA que realizasse uma auditoria das eleições gerais na Bolívia, com o objetivo de tornar transparentes os resultados dessas eleições.

O presidente Evo Morales reiterou neste sábado (26.out.2019) o convite a países como Colômbia, Argentina, Brasil e Estados Unidos a participarem de auditoria pedida à OEA  (Organização dos Estados Americanos) do resultado das eleições gerais do último dia 20

Morales pediu, por meio de sua conta no Twitter, que todas as atas fossem revistas e indicou que, se a auditoria provar que houve fraude, que seja realizado o 2º turno.

Ouvimos as posições dos ministérios das Relações Exteriores da Colômbia, da Argentina, do Brasil e dos EUA. Convido esses e outros países a participarem da auditoria que propusemos. Que todas as atas sejam revistas. Se a fraude for comprovada na conclusão do processo, passamos para o 2º turno.

O presidente Evo Morales, candidato do MAS (Movimento para o Socialismo), venceu as eleições gerais realizadas na Bolívia no último domingo (20), com 47,8% dos votos, de acordo com o cálculo oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Bolsonaro já está nos Emirados. Depois viajará para Qatar e Arábia Saudita

MPF e Funai pedem intervenção federal na reserva indígena da Guarita, RS

O MPF e a Funai pediram intervenção federal na reserva indígena da Guarita, RS.

Arrendamentos ilegais de terras e crimes de sangue estão fora de controle na região.

O velho dinossauro político José Mujica deixa a aposentadoria e disputa cadeira no Senado do Uruguai

A novidade nas eleições de hoje no Uruguai é que o ex-presidente e ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica, amigo carnal de Lula, resolveu deixar a aposentadoria a que se submeteu voluntariamente e disputará uma cadeira no Senado.

José Mujica é um velho e ultrapassado dinossauro político da velha guarda. Seu principal ato na presidência foi legalizar a produção, venda e consumo da maconha no Uruguai.

Uruguaios votam, hoje, para eleger seu novo presidente, mas disputa deve ir para o segundo turno

O esquerdista Daniel Martínez é o favorito.

Da mesma forma que os argentinos, os eleitores uruguaios começaram a votar neste domingo para eleger um novo presidente, em uma eleição que pode ir ao segundo turno.

As mesas de votação abriram às 8h locais para receber os 2,6 milhões de cidadãos habilitados a votar.

As pesquisas de intenções de votos, projetam o seguinte cenário:

- O governista ex-prefeito de Montevidéu Daniel Martínez, com 40% das intenções de voto.
-  O ex-senador de centro-direita Luis Lacalle Pou, com 28%.

Os postulantes da Frente Ampla (esquerda) e do Partido Nacional estão à frente nas pesquisas para passar ao segundo turno, que ocorre em novembro,caso ninguém alcance a metade mais um dos votos válidos

Dica do editor - Animação gaúcha "Viola e Tambor", estreia dia 4 no Disney Júnior Brasil

A série de animação "Viola e Tambor", uma coprodução entre o estúdio Hype de Porto Alegre e o chileno Punkrobot, será exibido nos canais Disney da América Latina. A estreia ocorre no dia 4 de novembro no Disney Junior Brasil.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes da série e examinar o trailer.

Não tem mais óleo nas praias do Nordeste, diz Marinha

O governo decidiu transferir para a sede do Ministério da Defesa, em Brasília, a estrutura de monitoramento da situação que estava concentrada no Nordeste. 

Após quase dois meses, não há mais manchas de óleo nas praias do Nordeste, apenas "pelotas" residuais, informou a Marinha neste sábado. 

O jornal Estadão informa que o petróleo que vazou na costa brasileira agora atinge os mangues. 

"Neste momento, não há registro de óleo em praias no Nordeste. Há registro de óleo em mangues, mas, em praias, elas estão limpas", afirmou o comandante de Operações Navais da Marinha, almirante Leonardo Puntel. "Ainda existem pelotas de óleo no mar, não são grandes manchas como estavam acontecendo, mas, sim, pequenos pedaços ou pingos que na maré alta vão para a praia e na maré baixa a gente recolhe", disse Puntel em coletiva de imprensa no Ministério da Defesa neste sábado.

Alberto Fernández (Cristina Kirchner) vencerá facilmente as eleições de hoje na Argentina

As pesquisas mais recentes dizem que Fernández (à direita, na foto) obterá 52% dos votos, contra 32% de Macri, resultando eleito em primeiro turno. A Argentina tem 33,8 milhões de eleitores.

Os argentinos começaram a votar as 8h para eleger seu novo presidente.

Nas eleições primárias de 11 de agosto, os eleitores da ex-presidente Cristina Kirchner impuseram grande derrota ao atual presidente:

Alberto Fernández (Cristina Kirchner), 49,49%
Maurício Macri, 32,93%.

CLIQUE aqui para ler o site do jornal Clarin, com informações deste momento.

Neste domingo, começa longo período de novas chuvas no RS

No decorrer do domingo, a chuva será a marca predominante do tempo no RS, atingindo todas as regiões. Em Porto Alegre já se espera que chova de manhã. À tarde, a Metade Norte deve concentrar a instabilidade mais forte.

Cidades como Gramado, na Serra, a manhã abriu com nuvens espessas e chuvas esparsas.

Na Capital, a temperatura deve variar entre 17ºC e 23ºC. 

A MetSul Meteorologia alerta para um período de forte instabilidade no Rio Grande do Sul neste fim de outubro e no começo de novembro, quando são esperados acumulados de chuva muito altos em parte ou grande parte do Estado. Esse período terá início neste domingo
.
Durante a próxima semana, o tempo não firma no Rio Grande do Sul. 

Exército americano matou o chefe do Exército islâmico


O próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou coletiva de imprensa para dizer que o exército americano matou Abou Bakr al-Baghdadi, líder do Exército Islâmico.

Ele estava escondido no Norte da Síria.

A Newsweek diz que o monstro terrorista do ISIS explodiu-se antes de ser capturado por um comando.

Avança Brasil retira apoio aos atos de 3 de novembro, dia de provas do Enem

Pouco antes, o VemPraRua tinha decidido a mesma coisa.

O movimento Avança Brasil tirou nota, ontem a noite, para informar que tirou o apoio às manifestações programadas contra o STF, agendadas para o dia 3 de novembro.

A nota alega que não sabia que provas do Enem ocorreriam no dia 3.

Ontem mesmo, logo em seguida, o ministro da Educação fez postagem no seu Twitter, tudo para agradecer e dizer que 5 milhões de jovens brasileiros farão exames no dia 3.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/