Artigo, Alon Feuerwerker, FSB - Por que de repente a coisa desanda, como agora no Chile

A explicação difundida sobre as ditas jornadas de junho de 2013 no Brasil era a profunda insatisfação com os serviços públicos. Havia inclusive uma tese de a vida ter melhorado dentro de casa mas continuado ruim fora. Obviamente uma explicação errada. Ou pelo menos gravemente parcial. Pois os serviços públicos continuam do jeitinho que eram e nunca mais se viu nada remotamente parecido com 2013. Teve as mobilizações pelo impeachment, mas já era outra coisa.

Há um esforço intelectual disseminado para encontrar um fio condutor que ligue as rebeliões.

(...)

 Não existe um método quantitativo 100% confiável para medir quando os de baixo não mais estarão dispostos a viver como antes e os de cima não mais poderão obrigá-los a isso. Daí que duas atitudes sejam essenciais no exercício do poder: 1) ficar esperto e 2) não dar sopa pro azar. O primeiro depende de empatia. Já para o segundo contribui bastante a paranoia.

Um dia alguém disse que apenas os paranóicos sobreviverão. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Seria boa a leitura dessa matéria:


sábado, outubro 26, 2019
O CHILE E A MALDIÇÃO DA SINA COMUNISTA

http://aluizioamorim.blogspot.com/2019/10/o-chile-e-maldicao-da-sina-comunista.html

Renato disse...

Estive lendo analistas de várias matizes ideologicas sobre o Chile e todos tem uma certa raxão para o que aconteceu.O Chile é um pais pequeno que tem na exportação de minérios e outros produtos de pouco valor agregado como sustentaculo para sua economia.Desde a era Pinochet a estrutura das coisas no Chile não mudou,ele não é tão liberal como dizem e seus governos de esquerda o mantiveram desta forma.Os governos de Bachelet tiveram casos de corrupção a economia estancou novo candidato e as coisas ficaram na mesma.Comparando ao Brasil o Chile possui menos pobreza e miséria,mas não é o paraiso. Parte da classe média paga o preço ele vai sendo empurrada gradativamennte para a pobreza e ve que corruptos se dão bem. Não se iludam o movimento no Chile não é dos mais pobres e sim daqueles que não querem ficar pobres.Outra parte é terrorismo provocado pelo partido comunista chileno financiado por Maduro.Eles querem protagonismo já que o atual presidente não é como se diz trigo limpo.

Extrema-Direita disse...

O Rio Grande do Norte é o Estado mais sem futuro que eu conheço. PENSE NUM ESTADO SEM FUTURO....

Extrema-Direita disse...

Papa Francisco Papa mais sem futuro que inventaram na Igreja Católica kkkkkkkk

Anônimo disse...

A imprensa brasileira não se preocupa com os mais de(quatro) milhões de refugiados venezuelanos e fora os fuzilados na ruas por gente do motorista de ônibus(nada contra motorista de ônibus) Maduro. O papa se preocupa de uma hora para a outra com a floresta amazônica e não com o povo da Venezuela, morrendo de fome e de tiro de fuzil. Esse papa disse - "a democracia está a perigo no Brasil" - é mta hipocrisia de um comunista.

RUDI FRITZEN -REAL- disse...

Nada haver com crise de qualquer tipo. Para entender o que esta acontecendo, basta ler o livro de Antonio Gramsci, e seguir a cronologia dos acontecimentos e que tipo dela. O Chile esta no estagio primário. Devacidao sexual pra quebrar o moral da sociedade. Brasil foi mais leve, com os queerr da vida.

Anônimo disse...

Os protestos de 2013 não foram só um pretexto para justificar o contrato dos médicos cubanos?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/