Veja agora, ao vivo, a live do presidente Bolsonaro. E nova entrevista ao Pingos nos Is.

 

Recupere os nomes dos ladrões do PT condenados no Mensalão e na Lava Jato

 - Esta reportagem é do Jornal da Cidade on Line.

Dica de filme - Veja "O diálogo das carmelitas", no You Tube e na Brasil Paralelo

Este filme nos conta a história real do grupo de dezesseis carmelitas executadas em praça pública durante a Revolução Francesa.

Recomendado - No centro do Moinhos de Vento, Porto Alegre, o Bier Markt aguarda por você nesta sexta. E já está aberto.

 

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você
e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.

Abre as 17h.

Cardápio no
site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Cinco reitores nomeados por Bolsonaro rompem com entidade dominada por reitores esquerdopatas

O único membro que fez parte do grupo que idealizou a Afebras e que não faz parte do quadro atual da nova entidade é o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões Mendes, cuja universidade segue vinculada à Andifes.

Cincoi reitores de universidades federais nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro decidiram se desligar da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições (Andifes), após serem hostilizados pela entidade. Eles criaram uma nova instituição para representar os interesses de suas universidades: a Associação dos Reitores das Universidades do Brasil (Afebras).

– Não vamos pedir passaporte ideológico a ninguém nem vamos exigir que os integrantes da Afebras deixem a Andifes – declarou.

Entre os integrantes da Afebras estão os reitores Paulo César Fagundes Neves, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e Herdjania Veras Lima, reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

General Mourão abriu a 33a. Festa da Uva, Caxias do Sul

Foi esta manhã a abertura da 33ª Festa Nacional da Uva, que teve a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

A Festa da Uva terá programação diária até 6 de março, com espaços funcionando das 11h às 22h, de segunda a quinta, e das 10h às 22h, de sextas a domingos e feriados. Nos pavilhões, os visitantes encontramo 250 marcas expositoras, praça de gastronomia, áreas de distritos de Caxias do Sul e de municípios da região, feiras da agroindústria e de vinícolas da cidade. Na parte de shows, são mais de 150 atrações locais e cinco nacionais. No Centro da cidade ocorrerão desfiles cênicos musicais nos dias 20, 23 e 26 de fevereiro, e 1º e 5 de março, sempre a partir de 20h. Mais detalhes da programação em www.festadauva.com.br.

Advent compra 25% do capital da Tigre. O desembolso foi a R$ 1,4 bilhão.

A Advent International, um dos maiores fundos globais de private equity*, anunciou a compra de 25% do Grupo Tigre, multinacional de capital brasileiro dedicada a soluções para construção civil, como tubos e conexões. O negócio foi firmado em R$ 1,35 bilhão.

A Tigre é de Joinville, SC.

Saiba quem está por trás da candidatura de Eduardo Leite pelo PSD

 

Dica do editor - Perceba sinais que não são comuns e que mostram início de infartos

Milhares de vidas poderiam ser salvas se as pessoas soubessem como identificar os\primeiros sinais de um ataque cardíaco. É o que afirma o sistema público de saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês). Os médicos britânicos estão fazendo uma campanha para que as pessoas fiquem mais atentas aos primeiros sintomas comuns do infarto, como sudorese e aperto no peito — para caso apareçam, liguem para o número de emergência (192, no Brasil). A campanha foi lançada depois que um levantamento mostrou que pouco menos da metade das pessoas sabia identificar alguns dos sinais.

CLIQUE AQUI para ler mais. O material é BBC News Brasil.

Crônica da Sexta, por Vitor Bertini - Trocando em miúdos

Alfredo desligou o telefone, sorriu, fechou o livro, trocou de óculos, levantou-se e, ainda sorrindo, foi escolher um vinho. 

No caminho entre a poltrona e a adega, como se falasse com uma pequena platéia sentada em sua sala, adaptou a primeira frase de Ana Karenina ao telefonema que recebera: 

– Todos os homens descasados e felizes se parecem entre si; os infelizes, são infelizes cada um à sua maneira. – Recitou, olhando em direção às cadeiras vazias.

O telefonema havia sido curto: 

– Alfredo?

– Sim, quem fala?

– Breno… Breno “da Bateria”, meu amigo…

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Vitor Bertini/ https://ahistoriadasexta.substack.com/ https://vbertini.blogspot.com// bertini.vitor@gmail.com

Eles não entendem que o "problema" não é Bolsonaro, mas o povo que o elegeu, diz Moacir Sidou

 

Dica do editor - Recupere esta nota e saiba como Barroso mentiu no caso dos caças da FAB

O editor usou sua própria agência de checagem. 

No seu último discurso como presidente do TSE, o ministro Barroso inventou várias histórias para incriminar Bolsonaro, mas a pior mentira foi a que se relaciona com a ordem que ele teria dado para caças ultrapssarem a barreira do som no momento em que estivessem sobre o prédio do STF, tudo para quebrar-lhe as vidraças.

O caso ocorreu no governo Dilma, 2012.

CLIQUE AQUI para recuperar a notícia.

Microentrevista, Adão Paiani, advogado - Eis por que Onyx denunciou na PGR os senadores Calheiros, Tebet, Aziz, Randolfe e Vieira

Onyx representou contra os segundo, terceiro, quinto e nono da lista ao lado. Simone Tebet, que não está nas fotos, também está na lista de Onyx.

O ministro Onyx Lorenzoni é representado pelo advogado Adão Paiani. Procurado pelo blog, Paiani disse que não se manifesta sobre procedimentos em andamento e que prefere aguardar o resultado da análise da Procuradoria-Geral da República, perante a qual foram encaminhadas as Representações.

MICROENTREVISTA

O senhor sabe das recentes manifestações do Augusto Aras em relação às conclusões da CPI da Covid, considerando-as confusas, atabalhoadas, sem provas, certo ?
Pois é ...

Sei que o senhor é advogado do ministro Onyx Lorenzoni e em nome dele representou junto à PGR justamente pelas calúnias levantadas pela CPI contra ele. Como foi isto ?
Em entendimento semelhante ao enunciado agora pela PGR, ingressamos com Representações perante a PGR, precisamente questionando os resultados dos trabalhos e apontando a prática, em tese, por membros da CPI, dos delitos de abuso de autoridade e denunciação caluniosa em contra o Ministro Onyx Lorenzoni. 

Alegando que razões ?

CLIQUE AQUI
para ler tudo.

Recomendado - Bier Markt abrirá as portas as 17h para receber você e seus amigos, Porto Alegre.

 

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você
e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.

Abre as 17h.

Cardápio no
site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Ex-ministro da Justiça de Dilma diz que Lula pode ser assassinado por bolsonaristas

O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão (ele foi ministro de Dilma) afirmou nesta quinta-feira (17) que é importante a equipe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficar em alerta para questões relacionadas à segurança do petista. 

A entrevista foi concedida ao Jornal da Fórum.

Aragão insinuou que apoiadores de Bolsonaro estão por trás do suposto atentado que ocorreria a qualquer momento, mas não apresentou prova alguma.

Como se sabe, foi um ex-filiado do esquerdopata Psol quem atentou contra Bolsonaro, o que demonstra de onde partem os atos de violência.

É factoide boquirroto.

CLIQUE AQUI para ler.

Opinião do editor - Federação PSD, MDB, PSDB e União Brasil justificará candidatura de Eduardo Leite ao Planalto

As consultorias, o mercado financeiro nacional e internacional, além da mídia tradicional, que há muito tempo trabalham os líderes partidários sob sua órbita (PSDB, MDB, PSD e União Brasil) para encontrar um nome competitivo para ir para a disputa presidencial pela chamada 3a. via.

E parecem ter encontrado o nome ideal:

- O governador Eduardo Leite.

Eduardo Leite é o homem desses entes dominantes, com ênfase para grupos como Jorge Paulo Lehmann,  Jereissati, André Esteves, Magazine Luiza e Itaú, mas também para grupos com a Open Society.

A ida do governador gaúcho para o PSD não se resume a esta troca de Partido, mas a uma costura maior, no caso a federação em gestação, reunindo PSD, MDB, PSDB e União Brasil).

Simone Tebet (MDB) e João Doria (PSDB) serão convidados a renunciar em nome de um "bem maior".

Dica do editor - Saiba quanto e por que despencaram os números de divórcios no Brasil

 Os divórcios no Brasil caíram 13,6% em 2020 em relação a 2019, o equivalente a 52.101 divórcios a menos. Ao todo, foram registrados 331.185 divórcios concedidos, dos quais 249.874 (75,4%) judiciais e 81.311 (24,6%) extrajudiciais lavrados em cartório. Em 2019, foram contabilizados 383.286 divórcios.

Os dados constam da pesquisa Estatísticas do Registro Civil - Divórcios 2020, divulgada hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

PDT alinha-se com o discurso de Bolsonaro e defende o voto impresso auditável

 - A entrevista foi disponibilizada no You Tube pelo site Poder360. Quem fala é o presidente nacionasl do PDT, Carlos Lupi.

TSE devolve presidência do PTB para a inimiga de Roberto Jefferson

 O TSE devolveu a presidência nacional do PTB para Graciela Nienova, que entrou em conflito com o líder Roberto Jefferson e a maioria do Partido.

Agora, ao vivo, Júlio Ribeiro apresenta "Boa tarde, Brasil !"

Apresentação: Julio Ribeiro/ Convidados: Andréa Nagelstein, Fernanda Barth e Rinaldo Penteado/ Comentarista: Flávia Ferronato.

Bolsonaro apresenta os "bastidores" do estúdio que usou na Rússia

Melhoram os números da sondagem da indústria brasileira da construção

A sondagem da Indústria de Construção, divulgada ontem, mostrou uma melhora disseminada dos índices de expectativas em fevereiro, enquanto os indicadores correntes da pesquisa ainda apontam para uma retração da atividade e do emprego. O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) do setor avançou 0,8 ponto, para 56,6 pontos – acima do patamar neutro, com melhora tanto da avaliação da situação atual, quanto da expectativa com os próximos meses. A melhora das expectativas foi disseminada: os empresários esperam aumento do número de novos empreendimentos, da compra de insumos e das contratações nos próximos seis meses. 

Ao longo de 2022, espera-se uma acomodação do setor de construção, dados os níveis mais altos de juros.

Bolsonaro chega de viagem, vai direto a Petrópolis e anuncia ações. Veja a coletiva. Foi há pouco.

 

Dica do editor - Terminam esta noite as inscrições para o Sisu 2022

Terminam sexta-feira, às 23h59, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. O resultado da chamada única será divulgado em 22 de fevereiro. Nesta primeira edição de 2022 do programa, estão sendo são oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.

Bolsa abre o dia em alta. Dólar cai.

 A Bolsa abriu o dia em alta.

O dólar despenca.10h36min

Bolsa, +0,57%, 113.899 pontos
Dólar comercial, -0,41%, R$ 5,1459 para a vendas.

Dica do editor - Hoje é Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. 55% da população bebe.

Hoje, 18 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data destinada a conscientizar sobre danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Mais da metade da população brasileira, 55%, têm o costume, mostra pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), sendo que 17,2% declararam aumento do consumo durante a pandemia de covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por causa do isolamento social.De acordo com o levantamento da Ibrafig, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa.

CLIQUE AQUI para conhecer mais dados da pesquisa.

Cidadania poderá lançar a deputada Any Ortiz na disputa pelo Piratini

 Diretórios municipais do Cidadania de diversas regiões do Estado formalizaram, nesta quinta-feira (17), às executivas Estadual e Nacional do partido, a indicação para que a deputada estadual Any Ortiz concorra ao Governo do Rio Grande do Sul.

Procuradoria da Câmara prova que inquérito contra Bolsonaro e Felipe Barros é crime de perseguição de Barroso e Moraes

 - Este material é da Folha Política.

PGR diz que Barroso, Moraes e Fachin mentem no caso do inquérito sobre vazamento de inquérito sobre ataque de hackers ao TSE

Os ministros Barroso, Fachin e Moraes mentem abusivamente sobre o caso, alegando sigilo que não existe. Barroso e Moraes chegaram a abrir inquérito para atingir Bolsonaro. 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu nesta quinta-feira, ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por vazamento de investigação sigilosas da Polícia Federal (PF) sobre ataque hacker aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às vésperas segundo turno das eleições de 2018. 

Cabe ao ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, se manifestar sobre o posicionamento da PGR e definir os rumos do processo.

No documento enviado ao Supremo, Aras justificou o pedido de arquivamento com base na "atipicidade das condutas investigadas". Bolsonaro se tornou alvo do inquérito em setembro do ano passado, após o TSE aprovar, por unanimidade, o envio de notícia-crime contra o presidente à Suprema Corte por considerar que havia o interesse deliberado "de expandir a narrativa fraudulenta que se estabelece contra o processo eleitoral brasileiro, com objetivo de tumultuá-lo".

Ida de Eduardo Leite para o PSD poderá contar com apoio do MDB do RS. Conheça os termos do ajuste.

 As negociações que envolvem a ida de Eduardo Leite para o PSD e ser o candidato do Partido ao Planalto, envolvem também o MDB do RS.

Eduardo Leite e o PSD estão dispostos a apoiar o candidato do MDB ao Piratini, em troca do apoio aberto ou velado da candidatura deles.

O anúncio da saída do governador gaúcho sairá em março, quando ele também deixará o governo para seu vice.

Caminho está aberto para nomeação de Edson Brum para o TCE do RS

 Ao anunciar, ontem, que é candidato à reeleição, o deputado estadual Frederico Antunes, PP, líder do governo Eduardo Leite, abriu caminho para que o deputado e também secretário estadual Edson Brum, MDB, seja nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Governo e Assembleia negociaram a aposentadoria antecipada do conselheiro Algir Lorenzon, ex-MDB, com o que fica aberta a possibilidade de nomeação.

Algir Lorenzon foi contemplado com aposentadoria integral polpuda e cargo de conselheiro da Agergs.

Eduardo Leite continua traindo o PSDB e João Doria, diz PSD

No RS, os professores já fazem caravanas para expor o que chamam de mentiras de Eduardo Leite.

O governador gaúcho Eduardo Leite continua traindo o candidato do seu Partido e o próprio PSDB a olhos vistos, segundo disseram ontem o presidente e o líder do PSD, GilbertoKassab e Nelsinho Trad.

O líder do partido no Senado, Nelsinho Trad (MS), afirmou ao site Poder360 que as conversas com Leite caminham bem, mas só irá ao PSD para disputar o Planalto. Isso porque Leite teria que renunciar ao cargo no governo do Estado e mudar de partido, ou seja, mudanças muito grandes para que ele não fosse o principal nome do novo partido em outubro. A possível candidatura de Leite à Presidência da República pelo PSD seria uma “novidade interessante” com um “tempero diferente”, disse Trad.

Enquanto namora com o PSD pelas costas do PSDB e de João Doria, Eduardo Leite também trai os aliados do MDB e do PP do RS, açulando os tucanos para falarem na sua recandidatura ao Piratini.

Dica do editor - Saiba como ficou mais rápido obter licença para construir em Porto Alegre

 Foi assinado na manhã desta quinta-feira o decreto que regulamenta o processo de licenciamento urbanístico com relação à construções, quanto à documentação, análise de projetos e apresentação gráfica de projetos de edificação, otimizando os trâmites administrativos.

CLIQUE AQUI para examinar os detalhes.

Governo tucano gaúcho fará campanha para vacinar crianças. Reação contra a vacina é grande no RS.

 O governo estadual gaúcho fará forte campanha publicitária par incentivar a vacinação experimental da Pfizer e da Coronavac em crianças de 5 a 11 anos.

É uma vacinação estúpida, já que as vacinas são experimentais, não se conhecem os efeitos adversos e visam proteger o que a própria natureza humana das crianças já protege.

1/4 das crianças não foram vacinadas no RS. O número de indivíduos nesta idade é de 964 mil.

Confira o serviço de vacinação desta sexta-feira em Porto Alegre

 A vacinação para a população acima de 12 anos irá ocorrer em 36 locais: Shopping João Pessoa e 35 unidades de saúde - quatro delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Ramos, São Carlos e Tristeza).

CLIQUE AQUI para examinar os endereços.

Anvisa aprova primeiro autoteste para vírus chinês

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (17) a primeira marca de testes aplicados por leigos, os chamados “autotestes”, do Brasil. O produto foi nomeado de “Novel Coronavírus Autoteste Antígeno”, fabricado pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

O exame funcionará com coleta por meio de bastão (swab) a ser inserido no nariz. O resultado deve sair em 15 minutos. 

CLIQUE AQUI para conhecer o produto.

Vírus chinês continua matando mais de 1 mil brasileiros por dia

O total de pessoas infectadas pelo coronavírus subiu nesta quinta-feira para 27.937.835. Em 24 horas, foram registrados 131.049. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde contabilizava 27.806.786 casos acumulados.

A quantidade de casos em acompanhamento está em 2.587.449. 

Já a soma de vidas perdidas para a pandemia foi para 641.902. Em 24 horas, foram confirmadas 1.128 mortes. Ontem, o painel de informações da pasta totalizava 640.774 óbitos.

Há ainda 3.119 mortes em investigação, que ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 demanda exames e procedimentos posteriores.

UTIs Adulto e Pediátricas prosseguem com números estáveis de ocupação em Porto Alegre

 Subiu de 7 para 9 o número de crianças infectadas por vírus chinês com casos confirmados nas UTIs de Porto Alegre, ocupando número igual de leitos sobre o total de 105 unidades disponíveis.

O número tem se mantido com pouca oscilação desde 25 de janeiro. Antes disto, nenhuma criança ou apenas 1 ou 2 estavam nas UTIs. O aumento coincidiu com a ênfase dada à vacinação.

É algo muito estranho, mas o número é ainda muitíssimo baixo.

Nas UTIs Adulto, o número de doentes com casos confirmados caiu de 163 para 158.

CLIQUE AQUI para examinar os números de todos os hospitais.

Morreu Cândido Mendes, 93 anos

 Morreu na tarde de ontem o professor, escritor, advogado, cientista político e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Candido Mendes de Almeida, aos 93 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte foi embolia pulmonar.

Ocupante da cadeira número 35 da ABL, Candido Mendes tinha extenso histórico acadêmico. Reitor da Universidade Candido Mendes, o escritor participou de diversas iniciativas educacionais internacionais com institutos de outros países.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/