Senado dos EUA rejeita impeachment e absolve Trump

O  Senado dos EUA rejeitou o 2º processo de impeachment do ex-presidente Donald Trump. O pedido havia sido motivado pelas declarações do ex-presidente no dia da invasão ao Capitólio, sede do Congresso norte-americano. Opositores consideravam que ele incitou o ato, que deixou 5 pessoas mortas e colocou em risco congressistas.

Eram necessários ao menos 2/3 dos votos do Senado (67 de 100 senadores) para condenar Trump. Foram 57 a favor do impedimento contra 43 pela rejeição. A Casa Alta norte-americana é composta por 50 democratas (incluindo 2 senadores independentes que votam com o partido) e 50 republicanos.

O pedido havia sido aprovado pela Câmara dos Representantes em 13 de janeiro. O placar final pró-impeachment foi de 232 a 197, com 4 abstenções de republicanos. Os 222 deputados democratas foram a favor da abertura do processo. Entre os 211 republicanos, 10 apoiaram o impeachment.

Trump é o 1º presidente na história dos Estados Unidos a ter 2 processos de impeachment abertos.

Pesquisa pode simplificar o tratamento do câncer nos rins

Foto: Reprodução / EBC

Pesquisa desenvolve tratamento para câncer do rim, ureter ou bexiga. Ainda na fase inicial, o estudo mostrou evidências promissoras da terapia para eliminar tumor com uma ou, no máximo, duas sessões de terapia fotodinâmica. A informação é do urologista Lucas Nogueira, um dos responsáveis pela pesquisa feita em Nova York, onde é pesquisador visitante. Os primeiros resultados do estudo serão apresentados no Congresso Mundial de Oncologia Genitourinária, nos Estados Unidos. 

A terapia usa uma substância derivada da clorofila, que na presença de uma luz de diodo especial no local, provoca uma trombose matando o tumor por falta de oxigenação, e ainda
estimula o sistema imunológico contra o câncer. “É como se ocorresse um infarto naquela região. O tumor necrosa e desaparece em um período de até 30 dias”, explicou o médico.

CLIQUE AQUI para mais informações

EUA vão aplicar vacinas contra o vírus chinês nas farmácias

Os Estados Unidos começaram esta semana uma nova etapa de vacinação contra o vírus chinês incluindo  milhares de farmácias em supermercados.

Um milhão de doses foram enviadas para cerca de 6.500 drogarias e farmácias de supermercados em todo o país, e várias redes anunciaram que já estariam começando a aplicar as primeiras injeções.

A campanha de vacinação nos Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia, teve um início instável em dezembro, mas desde então melhorou: 44,8 milhões de vacinas foram administradas e pelo menos 33,7 milhões de pessoas receberam uma ou mais doses, aproximadamente 10% da população.

CLIQUE AQUI para mais informações

Lockdown no Baixo Amazonas tenta conter o avanço do vírus chinês na região

Foto: Agencia Pará

O Pará mantém suspensão de serviços não essenciais no Baixo Amazonas por mais 7 dias, pelo menos, e a proibição da circulação de pessoas no Baixo Amazonas. O lockdown é um esforço para manter a bandeira laranja nas demais regiões do Estado.

Os 14 municípios da região suspendem todas as atividades não essenciais e restringem, ao máximo, a circulação de pessoas. Os municípios afetados são: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Santarém e Terra Santa.

CLIQUE AQUI para mais informações

Imposto sobre publicidade online será destinado às escolas em estado americano

Foto: Odd Andersen / AFP / CP

Legisladores americanos querem regulamentar e tributar gigantes da tecnologia, seguindo o exemplo do pequeno estado de Maryland, o primeiro estado do país a aprovar um imposto sobre publicidade online, setor dominado pelo Google e pelo Facebook. 

O parlamento  de Maryland aprovou esta semana, uma lei que visa gerar cerca de 250 milhões de dólares após um ano, dinheiro que será destinado às escolas. Lobistas do Vale do Silício dizem, em coro com os republicanos, que os custos desse tipo de legislação serão repassados às empresas, grandes e pequenas, que compram espaço publicitário nas plataformas.

Terremoto de magnitude 7 atinge a costa leste do Japão

Homem limpa garrafas quebradas em uma loja de bebidas após o terremoto no Japão. Foto: Kyodo/via Reuters

Um terremoto de magnitude 7,1 registrado hoje no mar fez o Japão tremer por 30 segundos. O tremor foi próximo à cidade de Fukushima, cenário de um terremoto em 2011, seguido de um tsunami que derreteu três dos seis reatores da usina nuclear da empresa Tepco.

Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas e cerca de 950.000 famílias ficaram sem energia nas áreas afetadas pelo tremor. Ele disse que duas usinas termelétricas na província de Fukushima foram desligadas. Várias linhas de trem-bala foram suspensas. Dezenas de famílias foram levadas para abrigos em várias cidades da região de Fukushima.

Médicos voluntários vão hoje à Manaus reforçar a assistência na pandemia contra o vírus chinês

A Associação Médica Brasileira enviou hoje, 18 médicos voluntários para Manaus. Eles se uniram a outros seis médicos voluntários, já na cidade desde o dia 6 deste mês 

Um reforço de mais outros seis médicos será enviado à Manaus em 20 de fevereiro. 

Os seis primeiros médicos colaboraram na reativação de uma UTI de campanha. Os voluntários que foram hoje para Manaus viabilizarão a reabertura de outras unidades de terapia intensiva desativadas por falta de médicos.

CLIQUE AQUI para mais informações

Vanguarda do atraso ataca médicos gaúchos que salvam vidas através do tratamento precoce

O Conselho Federal de Medicina já tirou nota oficial para deixar claro que a questão do tratamento precoce à base de medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, zinco e vitamina D, em conjunto, separadamente ou em outras combinações, é assunto reservado ao médico e ao paciente. Apesar disto, até mesmo magistrados esclarecidos, como o juiz Eugenio Couto Terra, atrevem-se a confrontar orientações como esta do CFM e igualmente do Ministério da Saúde, perseguindo quem quer salvar vidas com o uso do tratamento precoce (o juiz proibiu o uso do kit covid por parte da prefeitura de Porto Alegre)

O médico gaúcho Ariel Zimmermann foi denunciado ao Cremers pela Sociedade Riograndense de Infectologia, tudo porque o profissional defende publicamente o tratamento precoce.

Ele gravou um vídeo e disponibilizou-o no Instagram, denunciando perseguições e denunciando também a mídia corporativa, porque esta não estabelece o contraditório quando o assunto é tratamento precoce.

Ariel Zimmermann atendeu 300 pacientes desde março do ano passado.

E todos resultaram curados, sem um único óbito.


Portugal prorroga suspensão de voos do Brasil

Fila de ambulâncias em um hospital de Lisboa em Portugal — Foto: AFP

Portugal estendeu hoje, a suspensão de voos do Brasil e do Reino Unido até 1º de março. O objetivo é evitar o aumento de casos do vírus chinês com a circulação de novas variantes, informou a agência Reuters. Apenas a missões humanitárias e repatriações podem entrar no país.

No fim de janeiro, Portugal havia suspendido por duas semanas os voos que chegassem ou saíssem em direção ao Brasil. 

CLIQUE AQUI para mais informações


Ocupação nos hotéis deve ficar ao redor de 40% no país este ano, contra 80% no carnaval de 2020, segundo estimativa da ABIH Nacional

A hotelaria foi um dos setores mais afetados pela pandemia causada pelo vírus chinês e o cancelamento do Carnaval deste ano. Em 2020, a ocupação nos hotéis cariocas, por exemplo, ficou, em média, em 93%, chegando perto de 100% durante o período. Esse ano, em razão da pandemia, não deve ultrapassar os 50%, já que o cancelamento não apenas das festividades mas também do feriado de Carnaval em São Paulo terá forte impacto na hotelaria carioca, que recebe muitos turistas do estado vizinho. A ocupação no verão vem sendo de 40%.

Na Região  Sul, em 2020, Santa Catarina teve em janeiro 79% de ocupação, contra apenas 48% esse ano. Os destinos de praias tiveram maior ocupação (53%), assim como no Centro (49%). Os piores resultados foram registrados no continente (36%). 

CLIQUE AQUI para mais informações

Prefeitura de Manaus exonera médicos suspeitos de furar a fila da vacina contra o vírus chinês

A Prefeitura de Manaus exonerou ontem, sete dos dez médicos investigados por suspeita de ‘fura-fila’ na prioridade da vacinação contra o vírus chinês. Entre os profissionais exonerados estão as irmãs Gabrielle e Isabelle Kirk Lins, da família do empresário de Manaus Nilton da Costa Lins Júnior. Também foi exonerado o filho do suplente de deputado estadual Wanderley Dallas, David Louis Dallas.

Recém-formadas em medicina, elas foram nomeadas pelo prefeito David Almeida para o cargo de “gerente de projeto”. As irmãs estão entre as primeiras vacinadas contra a Covid-19 e passaram na frente de médicos e enfermeiros que trabalham em hospitais com situação crítica.

CLIQUE AQUI para mais informações

Bolsonaro acerta participação do Brasil em testes feitos em Israel para spray nasal contra o vírus chinês

O Brasil deve participar da Fase 3 de testes do spray nasal contra o vírus chinês, que está sendo desenvolvido pelo Centro Médico de Tel Aviv, em Israel. 

Nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que conversou ontem com o primeiro-ministro de Israel sobre o assunto. 

Os testes de Fase 1 com o spray nasal já foram concluídos. Na Fase 3 de testes clínicos, o medicamento é administrado a uma grande quantidade de pessoas, normalmente milhares, para que seja demonstrada a sua eficácia e segurança.

CLIQUE AQUI para mais informações


Dez estados já identificaram casos da variante brasileira do vírus chinês

A Fiocruz encontrou esta semana, uma variante do novo vírus chinês, descrita pela primeira vez no Amazonas, em mais cinco estados: Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Casos provocados pela nova variante do vírus também já foram confirmados na Bahia, no Ceará e em Pernambuco.

Até o momento, não há dados que relacionem essa variante a quadros mais graves da doença, porém as mutações identificadas nela são semelhantes às das variantes encontradas no Reino Unido e na África do Sul, e têm potencial de facilitar a transmissão. O infectologista Juan Miguel Villalobos-Salcedo  da Fiocruz, destacou a necessidade de conter a circulação do vírus. "Quanto mais casos ativos tivermos em uma população, mais chances nós temos de propagar a doença e, consequentemente, mais possibilidades teremos de provocar novas mutações do vírus".

Mais de 60 linhagens do vírus já foram encontradas no país, porém predominam duas no Brasil que circulam desde março. O surgimento de linhagens diversas é um processo comum nos vírus, e, na maior parte dos casos, as mudanças implicam pequenas diferenças no material genético.

CLIQUE AQUI

Ambev dá frete grátis nos pedidos feitos no aplicativo

Foto divulgação da Ambev 

A fabricante de bebidas Ambev está dando frete grátis nos pedidos de suas marcas, feitos no aplicativo “Zé Delivery”, durante o período de Carnaval. 

A empresa quer incentivar os foliões a comemorarem a data em casa para evitar aglomerações.

A promoção vale até a terça-feira de Carnaval, dia 16. Para ter acesso ao frete gratuito, o consumidor precisa apenas entrar no aplicativo Zé Delivery e checar o cupom do dia. O código deve ser adicionado ao fim da compra para ter a entrega sem custo.

CLIQUE AQUI para mais informações

Veja agora, neste sábado, a votação final do pedido de impeachment apresentado contra Trump

 

Dica do editor - Hipócritas apresenta "Vira, vira, é o Supremo !

 

UTIs de Gramado e Canela estão com 100% de ocupação. Em Gramado, morre doente infectado pela cepa Manaus.

Nas últimas 24 horas, Canela registrou 149 casos e Gramado outros 42 casos

Estão sem vagas os leitos de UTIs de Gramado e de Canela, Serra do RS.

O índice de ocupação é de 100% nas cidades-gêmeas, a região de maior atração turística do Estado:

18 leitos em Gramado

10 leitos em Canela

Em Gramado, ontem, morreu outro cidadão infectado por vírus chinês. A secretaria estadual da Saúde alertou para o fato de que este doente, 88 anos,  registrou uma variação do vírus chinês, no caso uma nova cepa, a de Manaus, O doente, um gramadense, foi infectado por um turista do Amazonas. O doente que foi a óbito esteve internado no Hospital São Miguel Arcanjo, mas não resistiu. A cepa de Manaus tem maior capacidade de contágio.

CLIQUE AQUI para examinar o mapa de hoje, Gramado.

Dono da Semeato será sepultado hoje em Passo Fundo

Será hoje o sepultamento do presidente da Semeato S/A Indústria e Comércio, Roberto Otaviano, em Passo Fundo. 

Ele morreu ontem em decorrência de problemas de saúde, mas nada relacionado com a pandemia.

Roberto Otaviano tinha 77 anos. 

Artigo, Fernão Lara Mesquita - O assassinato da Lava Jato

- O autor edita o blog O Vespeiro e é também articulista do Estadão. A ilustração é do Vespeiro.

Título original: A morte da Lava Jato.

Quanto ao futuro da corrupção no Brasil, ele já está mais do que presente, liberado pelas sentenças sucessivas dos abastados “garantistas” do Supremo Tribunal Federal cavadas pelos ricos advogados que detêm o privilégio de ser por eles acatados: vem-se roubando, sob a impunidade ampla, geral e irrestrita de sempre, até o ar dos pulmões dos doentes de covid – os respiradores, primeiro, os hospitais de campanha, depois, os bujões de oxigênio de Manaus e as vacinas dos fura-filas, mais recentemente. Isso no varejo. No atacado os sinais do costume já estão aí, nas tentativas de estupro até da própria Anvisa em benefício dos tubarões internacionais que rondam, bocarras arreganhadas, muito mais que só a pandemia…

Com o que resta-nos repetir o que já ficou dito no artigo anterior: nada vai mudar antes de uma reforma política que inverta a cadeia das lealdades no aparelho das decisões nacionais, ou seja, antes que o Brasil passe, finalmente, pela sua revolução democrática e entregue o poder ao povo fazendo todos os mandatos dependerem dele o tempo todo – antes, durante e depois de cada eleição – pela boa e velha receita das eleições distritais puras com recall, iniciativa e referendo. 

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo.

Fonte Talavera, em frente à Prefeitura, vai ser restaurada

Fonte Talavera de la reina foi presente da  colônia espanhola em 1935

A prefeitura de Porto Alegre lançou edital para interessados em revitalizar a Praça Montevideo e o entorno do Paço Municipal, no Centro Histórico da Capital. O projeto e o orçamento com a previsão de custos dos serviços foram doados ao município pelo Grupo Zaffari e pela Construtora Melnick. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre esta semana e está aberto a empresas ou pessoas físicas que queiram doar serviços para a reforma do local. 

Como doar - Interessados em contribuir com o município na realização das melhorias do espaço poderão optar pela execução de todos os serviços descritos no edital ou parte deles. 
O investimento estimado para a execução de todas as melhorias é de aproximadamente R$ 900 mil. O edital ficará disponível até 31 de março no site da Secretaria Municipal de Parcerias.


Bolsonaro já está em Santa Catarina. Ele ficará em São Francisco do Sul até terça-feira.

Nas redes sociais, o secretário de Aquicultura e Pesca do governo federal, Jorge Seif Júnior, postou uma foto momentos antes da decolagem. A imagem mostra que, além do presidente, o filho Eduardo Bolsonaro e o deputado federal Hélio Negão acompanham a viagem a Santa Catarina.

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Santa Catarina às 10h46min deste sábado. Ele pousou no Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes. A filha mais nova, Laura, também está com o presidente. Os filhos do presidente também vão acompanhá-lo no Carnaval.

Esta é a sétima vez que Bolsonaro visita o Estado. Assim como dois meses atrás, ele irá descansar e pescar em São Francisco do Sul. A agenda no Litoral Norte se estende até a próxima terça-feira, quando retorna a Brasília.

 Na última vez, Carlos Bolsonaro viajou com o pai. 

Mais dois drive thrus estão vacinando idosos hoje em Porto Alegre

Foto: Cesar Lopes/PMPA

VACINAÇÃO - Hoje mais dois pontos de drive-thru já estão vacinando idosos com 85 anos ou mais contra o vírus chinês na Capital. No Beira-Rio, a vacinação iniciou ontem e hoje começa a imunização também no estacionamento do Ministério Público. 

Outros dois locais que já estavam vacinando as pessoas nos carros, - estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e o estacionamento do Hipermercado Big da Avenida Sertório - dão continuidade ao atendimento no horário da 8h às 17h.

CLIQUE AQUI para mais informações

Entenda o nebuloso contrato de R$ 100 milhões assinado por Bruno Covas para a realização da Fórmula 1 em SP

 No vídeo a seguir, o deputado estadual paulista Arthur do Val, o Mamãe Falei, um dos líderes nacionais do MBL, apresenta gravíssimas denúncias contra o prefeito Bruno Covas. Bruno pagou R$ 100 milhões para uma empresa de prateleira (ela tem sede em Paraíso Fiscal) para realizar uma das rodadas da Fórmula 1 no Brasil. A denúncia é circunstanciada e não se resume a valores. O contrato, assinado sem licitação, foi suspenso pelo juíz da 7a. Vara da Fazenda Pública, Emilio Neto. Veja:

Empréstimo facilitado para fornecedores do governo federal

As empresas que fornecem bens ou serviços ao governo federal podem solicitar a antecipação de crédito de até 70% do valor que ainda têm a receber.  

Esta semana entrou no ar uma plataforma do Ministério da Economia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados que moderniza as compras da União, permitindo que fornecedores do governo federal possam dar como garantia os contratos com o governo para obter empréstimos e financiamentos em instituições financeiras credenciadas junto ao Ministério da Economia. 

O AntecipaGov está integrado ao ComprasNet – site de compras do governo federal –, que tem cerca de R$ 65 bilhões em valor de contratos vigentes com órgãos da administração pública. Desses, 70%, ou seja, R$ 45 bilhões, podem ser injetados na economia do País, se todos os fornecedores solicitarem a antecipação máxima de todo o valor que têm a receber.

CLIQUE AQUI para mais informações

Bolsonaro envia ao Congresso projeto de lei que muda cobrança do ICM sobre combustíveis

Foto Fernando Frazão/Ag. Brasil

E já está no Congresso o Projeto de lei que modifica a cobrança do ICMS incidente sobre o preço dos combustíveis. A medida altera a cobrança do imposto que é estadual. Caso haja aumento no valor, a nova cobrança vigorará depois de 90 dias.

O principal objetivo da medida é estabelecer, em todo o país, uma alíquota uniforme e específica, com um percentual delimitado, com base na unidade de medida do combustível. Essa tentativa de derrubar o preço da gasolina e do diesel nos Estados por meio de alteração da legislação já vem sendo sugerida por Bolsonaro desde fevereiro de 2020. 

CLIQUE AQUI para mais informações.

Pazuello fica em Manaus até quarta-feira de cinzas

Foto Sergio Lima/Poder 360

Pazuello ficará até a próxima quarta-feira em Manaus. Na agenda, reuniões com o governador Wilson Lima (PSC) e prefeitos para discutir as ações no Amazonas para combater a pandemia. O Estado enfrenta uma nova variante do vírus chinês e tem a maior taxa de mortes por milhão de habitantes. 

Até ontem, 542 pacientes com a doença foram transferidos do Amazonas para outros Estados. 

Conforme o Ministério da Saúde, 26 usinas e mini usinas geradoras de oxigênio foram instaladas no Amazonas A meta é instalar 73 equipamentos em 31 municípios do Estado, com o objetivo de reduzir a dependência externa do produto de oxigênio.

CLIQUE AQUI para mais informações.

Desligamento voluntário no Banrisul gerou R$ 97,3 milhões de lucro líquido em 2020

O lucro líquido do Banrisul em 2020 alcançou R$ 727,5 milhões, impactado pelo Programa de Desligamento Voluntário, o qual produziu efeito líquido de R$ 97,3 milhões no resultado do período. 

O patrimônio líquido atingiu R$ 8,3 bilhões em dezembro de 2020, aumento de R$ 551,9 milhões ou 7,1% em 12 meses. Os recursos captados e administrados alcançaram saldo de R$ 80,5 bilhões em dezembro de 2020. Estes recursos vieram, principalmente, de depósitos a prazo, de poupança e à vista. 

O crédito comercial pessoa física apresentou crescimento de R$ 546,2 milhões ou 2,5% nos 12 meses, alcançando R$ 22,3 bilhões em dezembro de 2020.

CLIQUE AQUI para mais informações

RS tem 16 regiões em bandeira vermelha

Estado tem 16 regiões em bandeira vermelha e cinco em laranja (Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa). Resultado que reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no RS. 

Houve elevação no número de casos confirmados em leitos clínicos (+23%), aumento nos registros de hospitalização (+32%) e de óbitos (+16%). As internações em UTI se mantiveram estáveis (+1%).

Houve um aumento no número total de leitos de UTI ocupados. Considerando a estabilidade no total de leitos e também dos confirmados da doença em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado pelo vírus chinês reduziu para 0,79 no Estado. O aumento na ocupação de leitos nesta semana, foi de 902 para 1.112.

CLIQUE AQUI para mais informações

PANDEMIA - Brasil tem 1.288 mil mortes em 24 horas

No Brasil, o número de vítimas do vírus chinês subiu para 237.489 mil. Em 24 horas, foram registradas 1.288 mil mortes. Mais de 8,6milhões de pessoas se recuperaram da doença. O total de pessoas infectadas pelo vírus chinês desde o início da pandemia chegou a  9.765.455. Entre ontem e hoje, 51.546 pessoas foram diagnosticadas com o vírus. Até ontem à noite, somam 849.639 pessoas em tratamento. 

ÓBITOS - São Paulo ocupa a primeira posição (55.971), seguido por Rio de Janeiro (31.283), Minas Gerais (16.595), Rio Grande do Sul (11.300) e Ceará (10.741). Os estados com menos óbitos são Acre (910), Roraima (962), Amapá (1.098), Tocantins (1.447) e Rondônia (2.482).

Taxa de ocupação de leitos de UTIs subiu muito e beira os 90% em Porto Alegre

Os números mais recentes sobre a taxa de ocupação de leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre são os piores deste ano:

- 89,32%

É número muito alto e preocupante, sobretudo porque a Capital está com parte considerável da sua população nas praias do RS e de SC.

Dos 812 leitos disponíveis para todos os tipos de doenças, 308 estão ocupados por doentes infectados pelo vírus chinês.

O número de óbitos por vírus chinês alcançou 2.242 no acumulado de praticamente um ano.

CLIQUE AQUI para ver mais números, gráficos e tabelas

Mercado financeiro - Dólar cai para R$ 5,37 e encerra semana com leve queda e bolsa teve segundo dia de alta

O dólar caiu e encerrou a semana praticamente estável. A bolsa de valores iniciou a sessão em baixa, mas recuperou-se e fechou em leve alta. O dólar comercial encerrou a sexta-feira (12) vendido a R$ 5,374, com recuo de R$ 0,014 (-0,26%). Na mínima do dia, por volta das 14h30, a cotação chegou a cair para R$ 5,35, mas a queda perdeu força ao longo da tarde.

A divisa encerrou a semana praticamente estável, com recuo de 0,18% ante o real. Essa foi a segunda semana consecutiva de baixa na moeda norte-americana. 

No mercado de ações, o índice Ibovespa fechou aos 119.429 pontos, com alta de 0,11%. O indicador operou a maior parte do dia em queda, mas recuperou-se perto do fim das negociações. Na semana, o Ibovespa caiu 0,67%.

CLIQUE AQUI para mais informações

STF manda soltar outro políticom, desta vez o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella

 O ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella, foi solto da cadeia.

A ordem foi do ministro Gilmar Mendes, STF.

O ex-prefeito foi preso no dia 22 de dezembro sob suspeita de corrupção.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/