Artigo, Fernão Lara Mesquita - O assassinato da Lava Jato

- O autor edita o blog O Vespeiro e é também articulista do Estadão. A ilustração é do Vespeiro.

Título original: A morte da Lava Jato.

Quanto ao futuro da corrupção no Brasil, ele já está mais do que presente, liberado pelas sentenças sucessivas dos abastados “garantistas” do Supremo Tribunal Federal cavadas pelos ricos advogados que detêm o privilégio de ser por eles acatados: vem-se roubando, sob a impunidade ampla, geral e irrestrita de sempre, até o ar dos pulmões dos doentes de covid – os respiradores, primeiro, os hospitais de campanha, depois, os bujões de oxigênio de Manaus e as vacinas dos fura-filas, mais recentemente. Isso no varejo. No atacado os sinais do costume já estão aí, nas tentativas de estupro até da própria Anvisa em benefício dos tubarões internacionais que rondam, bocarras arreganhadas, muito mais que só a pandemia…

Com o que resta-nos repetir o que já ficou dito no artigo anterior: nada vai mudar antes de uma reforma política que inverta a cadeia das lealdades no aparelho das decisões nacionais, ou seja, antes que o Brasil passe, finalmente, pela sua revolução democrática e entregue o poder ao povo fazendo todos os mandatos dependerem dele o tempo todo – antes, durante e depois de cada eleição – pela boa e velha receita das eleições distritais puras com recall, iniciativa e referendo. 

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo.

30 comentários:

Anônimo disse...

A LJ não foi assassina, se e"enforcou".

Como todo mundo quer ter o galardão de ir para o STF, ninguém se preocupa e deseja assim ter de fechar a porteira do mesmo e, eles, os felizes e sorridentes togados, sabem disso e, daí que, nem mesmo Satanás, ali, não chega nem perto ! disse...

Pessoal do STF cada vez mais rico e ninguém se preocupa com este referido milagre !

Anônimo disse...

Não foi suicido?

Anônimo disse...

Se Detran e Moro e Cia tivessem feito tudo conforme a lei, a Operação estaria de vento em popa.
Quando Moro saiu numa foto ao lado de Aécio e FHC estava explicado. Quando o MPF e o juiz tinham um só café no julgamento de Lula, já era claro que eles tinham um objetivo de destruir o PT. Mas agora com as conversas da Operação Spoofing, ficou demostrado. Se não colocarem Moro e Detran 7 Cia na cadeia, nunca mais vai se acreditar no sistema judiciário brasileiro.

Anônimo disse...

O espaço para discussão de valores é a política. A justiça tem que aplicar a Lei. Se usarmos a justiça para fazer perseguição, amanhã ou depois quando precisarmos dela não teremos para quem pedir ajuda quando o juiz tiver convicção sobre a necessidade de nos punir. Em outras palavras, se o juiz não gostar da parte, fará o que quiser com ela. Isso não é liberalismo político, é estado de exceção, arbitrariedade,etc.

Anônimo disse...

"Se essa missão dele não fosse bem cumprida, eu também não estaria aqui, então em parte o que acontece na política do Brasil, devemos a Sergio Moro".


Autor: Jair Bolsonaro, ao comentar sobres sua eleição....

Anônimo disse...

Calma. O Brasil vai melhorar!
Sabe por que?
Os outros países estão fechando aeroportos para os brazucas e outros estao ficando tão ruins, como aqui já está! Olha o EUA.
Sem ter para onde fugir.... quem sabe, o que sobrou da classe média conserta sua própria terra.

Anônimo disse...

Procuradores e juizes faziam as peças em conjunto, discutiam sobre futuras decisões e organizavam as prioridades e etapas processuais pele telegram... É constrangedor que jornalistas e as entidades de categoria defendam esses sujeitos. São pessoas sem noção de limite, entendimento do cargo que ocupam - ou ocupavam - ou respeito ao estado de direito. Afastamos a Lei para fazer o que "achamos certo" e em meses estaremos queimando bruxas com a melhor das intenções, tal qual no medievo. Todo o resto já temos...

Anônimo disse...



Não vemos dessa forma, não. O Gaeco fazia um trabalho muito bom, muito bacana mesmo, principalmente em São Paulo no combate ao crime organizado e depois que surgiu essa lava jato, focaram praticamente em corrupção e não víamos mais grandes operações contra o tráfico de drogas e outros crimes graves, muito menos. Não que não seja louvável o combate à corrupção, mas temos outros crimes graves que precisa muito empenho para ser combatido também. Não concordamos também pela forma que eles falam, eles falam como se a justiça no Brasil morresse e na verdade não é bem assim, cada um trabalhará no seu Estado e esperamos uma atuação forte do Gaeco e da PF em conjunto no combate não apenas à corrupção, mas na criminalidade como um todo e esperamos que eles vão com força total contra o tráfico de drogas de destrói o futuro de muitos jovens e desagregam famílias. Houve várias operações da PF contra a corrupção e tráfico de drogas há pouco tempo, portanto, a coisa não é bem assim do jeito que eles falam, não.
Por falar em tráfico de drogas, vejam esse livro "A Política da Heroína no Sudeste Asiático" de Afred W. McCoy. Esse livro foi escrito bem depois das guerras do ópio na China.


"Sua parte mais reveladora foi a documentação de cumplicidade e ajuda da CIA no comércio de heroína/ópio no sudoeste asiático; enquanto sua tese foi inicialmente controversa, foi amplamente aceita. A CIA demandou que a Harper & Row (os editores do livro) dessem os rascunhos para que pudessem criticar e tomar qualquer ação legal que achassem necessária antes da publicação. Harper & Row perceberam que o criticismo da CIA era extremamente fraco, e não apenas publicou o livro, mas publicou com duas semanas antes da data de lançamento."


Esse parágrafo tiramos desse link abaixo.


https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Politics_of_Heroin_in_Southeast_Asia


Vejam o livro nesse link abaixo, vejam como essa gente vem destruindo a humanidade.


https://web.archive.org/web/20061128051208/http://www.drugtext.org/library/books/McCoy/default.htm


Anônimo disse...

Discordo das dez primeiras linhas do artigo pq a LJ nunca negou que as conversas do telegram existiram para que fossem "periciadas", então o STF liberou para o público em geral para cada um tirar sua própria conclusão. O certo é que nenhum politico de Partido de Esquerda de sã consciência e que tenha um "neurônio" gostaria de cair nas garras da gangue composta pelo ex juiz e ex MJ Moro e de alguns Procuradores e Delegados da PF. Agora se fosse politico do PSDB a LJ dava "atestado de boa conduta".

Com relação as linhas seguintes, o articulista quis fazer um "link" inadequado que não tem nada a ver com a LJ, já que está é anos luz ao descalabro que ocorre no Amazonas.

E o que ocorre no Estado do Amazonas, houve uma "convergência" entre população, governo Estadual e Governo Federal, ou seja, os primeiros protestaram contra algumas medidas do governo do Estado para aliviar o contagio da Pandemia, o estado e o não teve pulso para segurar o protesto da população que queria sair para rua e o Governo Federal por não atender de imediato o pedido de mandar respiradores para o Estado, pois o fabricante local não dava conta. E o que o governo Federal fez? mandou para Manaus o Kit Cloroquina e alguns médicos, não para reforçar o atendimento, mas para convencer os médicos locais a prescrever o Kit para os pacientes. Resultado: Manaus morre gente aos borbotões.

Com relação aos fura filas é bom lembrar que na sua maioria são ligados a própria saúde, médicos e enfermeiros aposentados, médicos e enfermeiros que não trabalham na ponta, veterinários, enfermeiros que fazem que aplicam a vacina e não aplicam, etc. E os casos noticiados de pessoas ligados a politicos, sempre ligados a area da saúde....

Com relação a reforma politica, se reforma resolvesse alguma coisa o Brasil estava bem e até agora todas reformas que tiveram o povo é que pagou o pato, vide a reforma da CLT e a da Previdência.

Uma reforma que cairia bem é a "reforma da Imprensa", primeiro para eles pararem de mamar nas tetas dos governos, segundo para pararem de fazer politica e fazer o bom jornalismo que é dar a noticia.

Anônimo disse...

Gilmar Mendes, do STF, manda “soltar” Fabrício Queiroz e esposa:

15 ago 2020 - Blog do Esmael

Não deu tempo de Fabrício Queiroz voltar à prisão. O ministro do STF, Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus que mantém solto o ex-assessor Fabrício Queiroz e de sua esposa Márcia Aguiar.

Gilmar concedeu o HC contra a decisão do ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, que revogava nesta quinta-feira (14) a prisão domiciliar concedida ao casal.

O ministro do Supremo Tribunal Federal concordou com os argumentos da defesa da família Queiroz.

“No caso em análise, considerando a fragilidade da saúde do paciente, que foi submetido, recentemente, a duas cirurgias em decorrência de neoplasia maligna e de obstrução de colo vesical, entendo que a substituição da prisão preventiva pela prisão domiciliar é medida que se impõe”, escreveu Gilmar.

Na decisão favorável ao habeas corpus, o ministro do STF manteve a determinação para o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares, como proibição de manter contato com outros investigados e de sair do país sem prévia autorização judicial.

“Em relação aos riscos de reiteração delitiva e para a garantia de aplicação da lei penal, as medidas de inserção em regime de prisão domiciliar, de monitoramento eletrônico e a proibição de saída do território nacional (arts. 318, II, 319, IX e 320) demonstram-se adequadas e suficientes, já que cumprem tais finalidades com a menor restrição possível à liberdade dos pacientes”.

Fabrício Queiroz e sua esposa, Márcia Aguiar, são investigados pelo Ministério Público do Rio por suposta participação no esquema de rachadinha no gabinete do então deputado estadual e atual senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A Globo e demais veículos de comunicação defendem a prisão de Queiroz, mas, por outro lado, querem o ministro da Economia, Paulo Guedes, soltinho da Silva. Mas aí já é outra história…

Anônimo disse...

Na foto desde 1988 nós somos a foca e a esquerda dominando o mecanismo é o tubarão branco. Podemos inverter esta história usando um projétil calibre 142 na cabeça do tubarão que está vermelho de tanto sangue nosso que já correu. Vamos ser ovelhinhas sempre? Se não defendermos o Brasil, nosso exército o fará? Temos vocação para sermos passivos escravos de cínicos e hipócritas c@n@lh@s para sempre?

Anônimo disse...

Bah, o recorta e cola dos mentalmente prejudicados retornou..... uma banana para eles !

Anônimo disse...

CASO QUEIROZ
Gilmar Mendes concede liminar em favor de Flávio Bolsonaro sobre foro:

Do UOL, em São Paulo, e do UOL, em Brasília

23/01/2021 17h04

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu hoje liminar em recurso protocolado ontem (22) pela defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e proibiu que o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) julgue na próxima segunda-feira (25) qual o foro em que o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deva ser julgado pelo caso das rachadinhas.

Segundo Mendes, a decisão é baseada "pelo poder geral de cautela". De acordo com a liminar, o Órgão Especial do TJ-RJ deve se abster de "adotar qualquer ato judicial que possa reformar o decidido pela 3ª Câmara Criminal" do Tribunal.

Foi esse órgão que determinou em junho de 2020, que o senador seja julgado pelo Órgão Especial do TJ-RJ, da 2ª instância, e não na 1ª instância da Justiça do Rio. Todas as decisões que haviam sido tomadas no processo até então foram contudo mantidas.

A interpretação diverge da decisão do STF, de maio de 2018, que restringiu o foro privilegiado de deputados federais e senadores. Segundo a decisão, deputados e senadores devem ser julgados no primeiro grau da Justiça quando o crime de que são acusados tiver sido cometido antes de assumirem o posto mais alto.

É o caso do senador, que é acusado de crimes cometidos quando era deputado estadual na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio). O TJ-RJ entendeu contudo que, em razão de os fatos terem supostamente ocorrido quando Flávio era deputado estadual, ele deveria ser julgado pelo Órgão Especial do Tribunal, que tem a competência para julgar crimes de deputados estaduais....

Anônimo disse...

Querem consertar o Brasil...??? - elejam o lula presidente e a dilma como vice - estes dois são honestíssimos e pessoas éticas, além de serem de um partido competente e honesto.


Ah...ia esquecendo processem os procuradores da república da lava a jato e o ex-juiz Sérgio Moro e enfiem eles na cadeia e joguem a chave fora.

Anônimo disse...

O Bolsonaro andou dando concessões e fez muito mal. Essa turma de golpistas era só convocar o povo que arrebentava com eles.

Anônimo disse...

Sem a atuação de Moro na Lava Jato, a Petrobras estaria quase quebrada e continuariam grandes desvios nos órgãos estatais! E os petistas ainda construindo obras grandiosas no exterior.
Agora só falta Moro condenado e o Lula livre e solto!
Daí sim, não se poderá acreditar mesmo na Justiça brasileira!

Anônimo disse...

Pois é!
"Coerente" é o Tofoli, GM, odbrechts, joesleys e políticos se reunirem em banquetes e regabofe com lagostas e vinhos premiados, a discutir como roubar mais o contribuinte.

Já, um juiz e uns promotores tentarem combinar como acabar com a ladroagem e a corrupcao: "podem até ter infringido algumas normas burocráticas" mas a idéia e o objetivo eram para o bem do país e dos pobres brazucas pagadores da farra!

Quem pensa difetente: está levando o seu por fora (é corrupto e apoiador de ladrão) , só pode!
# LAVAJATOSEMPRE. Apoio até algum "abuso" que possam ter cometido.
Nenhum deles ( heroicos lavajatistas) ficou milionário como Gilmar, Lewandowski, Dirceu, Luladrão, Renam, Flávio e cia.

Anônimo disse...

Gostei em parte do texto.

MAS quem pariu este sistema proporcional?

QUEM implantou a obrigatoriedade em votar e mais um senador por estado?

O Código Eleitoral foi ou não foi de Getulio Vargas, o destruidor da Federação?

Observem Senhores, as piores coisas criadas até a CF/1988 e nela mantida foram obras dos tiranetes, não eleitos que se apoderaram do poder enquanto as ovelhas de presépio e a maioria infantilizada só observava esperando ganhar do paizão de plantão guloseimas.

Anônimo disse...

Isso acontece o tempo todo.
Mas quando é julgamento de ladrão de galinha, ninguém liga, se o juiz e o promotor combinaram a linha de ação.
Mas se o ladrão roubar TODO O PAÍS, ao invés de uma galinha, um kilo de carne ou litro de leite no mercado.. .. aí; vira um problemão.
Brasileiros T.R.O.U.X.A.S.
Sem combinar, a LAVA JATO nunca teria prendido político ou empresário rico nenhum!

Anônimo disse...

Bolsonaro traidor

Anônimo disse...

Forças Armadas compraram 140 mil quilos de bacalhau por até R$ 150 o quilo, quatro vezes mais que nos atacadistas:

Os gastos milionários e com indícios claros de superfaturamento dos comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica sucedem-se uns aos outros. Lombo de bacalhau, picanha, uísque 12 anos, conhaque são apenas alguns dos itens

13 fev 2021

247 - As Forças Armadas não se limitaram a consumir milhares de quilos de picanha e garrafas de cerveja ao longo de 2020. Agora aparecem mais de 140 mil quilos de bacalhau com preços que chegam até a R$ 150 o quilo e garrafas de uísque 12 anos e de conhaque - todas compradas a preços muito acima do mercado.

A denúncia é do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), que divulgou as compras identificadas no Painel de Preços do Ministério da Economia. Só de bacalhau foram 9.748 quilos de filé e 139.468 quilos de lombo para os militares. “O lombo é o corte mais nobre do bacalhau, usado para pratos requintados e caros em restaurantes sofisticados, algo muito distante do cardápio da maioria dos brasileiros”, diz o parlamentar.

Em uma das compras registradas pelos militares, consta um pedido homologado pelo Comando da Aeronáutica, para aquisição de 500 quilos de lombo de bacalhau, em que o preço de referência usado pelo órgão público foi de nada menos que R$ 150 o quilo. Uma busca na internet indica que o quilo do lombo de bacalhau, comprado no varejo (não no atacado, como as Forças Armadas o fazem), no Extra, custa bem menos da metade do preço, R$ 69,90. No site atacadista Cota Best, o preço equivale a do valor comprado pelo Comando da Aeronáutica: R$ 37,70.Os preços também chamam a atenção em outros casos. O valor informado por quilo de picanha foi de R$ 84,14 (num processo para compra de 13.670 quilos), obtido por meio do Pregão Eletrônico n° 37/2019, concluído em 29 de janeiro de 2020 e conduzido pela Diretoria de Abastecimento da Marinha - no supermercado Extra, a picanha comprada no varejo tem preço de R$ 53,89 o quilo. Já em outro processo, de 62.370 quilos de miolo de alcatra, o quilo custa R$82,37 -no Extra, o preço é R$ 38,99 o quilo, no varejo.

O valor da Bohemia Puro Malte que consta no processo já homologado é R$4,33 e o preço para o consumidor comum, em uma busca rápida por supermercados, é R$2,59, diferença de 67%. A lata de Skol Puro Malte tem valor no processo de R$4 e no varejo a R$2,49, indicando superfaturamento de 48,6%. O governo também está comprando Stella Artois de 550 ml por R$9,05, mais caro que os R$6,99 do supermercado.

“É um poço sem fundo. Quanto mais investigamos, mais absurdos e irregularidades encontramos. Se não bastasse o governo comprar picanha e cerveja, ainda tem o corte mais caro do bacalhau, uísque e conhaque e com indícios de superfaturamento”, diz o deputado, que assina, com a bancada do PSB a representação enviada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para que investigue os gastos militares. “Além da PGR, eu e mais nove deputados do PSB vamos levar essas informações ao Tribunal de Contas da União. Também estamos discutindo propor a instalação da CPI das compras do governo na Câmara Federal.”

Anônimo disse...

Graças ao STF a lava jato morreu, mas passa bem.

Anônimo disse...

ESSE F. L. MESQUITA É UM IMBECIL!
A LAVAJATO SÓ ACABOU PARA ELE! .
MISTURAR ARAS COM FLÁVIO BOLSONARO E COM LAVAJATO É RIDÍCULO!
VAI CONTINUAR, COMO JÁ ACONTECEU ANTEONTEM.
MORO, DAL'ANGNOLL E CATREFA COMEÇARAM A FAZER O SERVICINHO CONTRA O PT.
ESQUECERAM DE SEU PARTIDO, O PSDB.
AGORA OS ÚNICOS PATIDOS QUE DEVERÃO SER TALVEZ PROTEGIDOS (ATÉ PORQUE JÁ FORAM PEGOS EM MUITAS OPERAÇÕES) SERÃO O PP E O DEM, QUE AGORA FAZEM PARTE DO GOVERNO!

É ISSO, MINHA GENTE!

A ESQUERDA ARREGAÇADA, SERÁ DEFLORADA VÁRIAS VEZES!

Anônimo disse...

Hospitais militares do Amazonas fazem reserva e 72% de leitos de Covid-19 ficam vagos:

Segundo boletim da Secretaria da Saúde do Amazonas, 84 dos 116 leitos (ou 72,4% do total) destinados para pacientes de Covid-19 estavam livres nos hospitais militares. O Ministério da Defesa, comandado pelo general Fernando Azevedo e Silva, não sinalizou com a possibilidade de ceder vagas ao SUS

11 fev 2021

247 - Hospitais das Forças Armadas no Amazonas estão com mais da metade dos leitos para a Covid-19 vagos e no aguardo de eventuais adoecimentos de militares ou familiares. Segundo boletim da Secretaria da Saúde do Amazonas, divulgado nesta quarta-feira (10), 84 dos 116 leitos (ou 72,4% do total) destinados para pacientes de Covid-19 estavam livres nos hospitais militares. E 278 pacientes aguardavam na fila oficial, sendo 217 em Manaus e 61 no interior, de acordo com informações publicadas pelo portal Uol.

Enquanto há vagas em algumas unidades hospitalares, o estado enfrenta um colapso na saúde, com transferência de doentes para outros estados e fila de espera desde o dia 6 de janeiro. Chegou até a faltar oxigênio em alguns hospitais no começo do ano.

O estado não fez um pedido formal para usar esses leitos. As Forças Armadas dizem que o benefício não é "um privilégio infundado", há custeio com contribuições dos militares e o uso indevido "prejudica a segurança".

Manaus possui dois hospitais das Forças Armadas: o Hospital da Aeronáutica e o Hospital Militar de Área de Manaus, além de uma Policlínica Naval.

Anônimo disse...

Que diarreia de recorta e cola, o fedor é insuportável....kkkk

Anônimo disse...

The Lancet: Bolsonaro é negacionista e governo teve atuação desastrosa no combate à pandemia da Covid-19:

A revista The Lancet, uma das mais importantes do mundo, publicou um artigo denunciando a “necropolítica” do governo de Jair Bolsonaro. O estudo ainda destaca o enorme montante dedicado ao setor financeiro, “enquanto as iniciativas fiscais voltadas para os impactos sociais da pandemia receberam menos da metade desse montante”

13 de fevereiro de 2021

247 - A revista The Lancet, uma das mais importantes do mundo do ponto de vista da divulgação científica, publicou um artigo de seis autores denunciando a “necropolítica” do governo de Jair Bolsonaro, neste sábado, 13.

“A ideia de necropolítica, que descreve como as condições de risco, doença e morte operam seletivamente em favor das políticas econômicas neoliberais, reflete as narrativas nutridas que afetaram predominantemente as populações pobres, negras e indígenas”, diz o artigo.

“Na periferia do mundo, a Covid- 19 ampliou especialmente as consequências deletérias das políticas de austeridade”, ressalta.

“Em meio a uma crise que não é apenas econômica, mas também política e ética, o Brasil tem se destacado por suas desastrosas ações governamentais na batalha contra a Covid-19: a tentativa frustrada de privatizar a atenção básica durante a pandemia, a ausência de um plano de resposta nacional completo, falhas logísticas graves na campanha de vacinação e o forte negacionismo científico na alta administração do governo”, afirma.

“Enquanto os EUA, o Reino Unido e outros países aumentaram os gastos sociais em resposta à pandemia, o governo brasileiro optou por fortalecer políticas econômicas que impossibilitaram grande parte da população de se isolar adequadamente do contato físico - 40% da força de trabalho do Brasil é empregada no setor informal”, continua.

Anônimo disse...

Não apareceu nenhuma mensagem entre o pessoal da lava-jato combinando a entrega de "caixas de vinho" ou então de "caixas de bombons".

Anônimo disse...

Vamos lembrar que o Aras tambem está por trás da morte da lava jato.
Quem nomeou Aras? O infalível Bolsonaro.

Anônimo disse...

"Chola, chola" esquerdalha, em breve estará enrolada na mortalha!.... é Bolsonaro 2022 !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/