OAS manda poupar água dos reservatórios e ordena térmicas a toda carga

Em seu último relatório, a ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico para as geradoras é a seguinte nesta última semana de maio, segundo informa esta tarde o jornalista Lauro Jardim em sua coluna Radar, www.veja.com.br:

- As geradoras baseadas na hidroeletricidade devem priorizar a preservação dos volumes dos reservatórios das hidrelétricas, sendo que para tal, está sendo acionado todo o parque gerador térmico existente no Sistema Integrado Nacional.

. Numa palavra, o que o ONS determinou é: economizar água das hidrelétricas e acionar todas as termelétricas.

Glauco Fonseca avisa que Juremir Machado engrossa a guerrilha eletrônica que difama Aécio Neves

e
Glauco ataca o canibalismo verbal do comunicador
da rádio Guaíba, Juremir Machado. 
Eis o que disse o jornalista:

- O candidato Aécio Neves diz ter fumado maconha aos 18 anos e não indica para ninguém. E o pessoal está dizendo que ele recomenda outra coisa, mas não se sabe o quê.

CLIQUE AQUI para ouvir a fala do jornalista Juremir Machado no programa de sexta-feira do jornalista Rogério Mendelsky, Rádio Guaíba, segundo gravação em serviço de clipagem contratado para entrega diária pelo editor.

. O jornalista inicia uma conversa irônica sobre a confissão feita pelo senador Aécio Neves sobre o uso de maconha, referindo-se claramente ao fato de que isto aconteceu quando tinha 18 anos. Este tipo de revelação tem sido comum entre políticos de todo mundo. Na entrevista que concedeu na semana passada, Aécio avisou que nunca mais fumou e que não recomenda o uso. Até aí, a ironia de Juremir Machado seguiu os padrões aceitáveis para este tipo de conversa, mas em seguida ele sugeriu que Aécio é consumidor de drogas pesadas, como cocaína. Sobre esta fala, o publicitário e jornalista Glauco Fonseca escreveu o texto a seguir, reclamando da posição do comunicador:

Sou um Guaibeiro, como vocês chamam o ouvinte que, durante anos e anos, liga a rádio na Guaíba todas as manhãs e desliga sem sequer trocar de estação. Não foi a primeira vez que ouvi, na Rádio Guaíba, da boca do Sr. Juremir Machado da Silva – e hoje do Sr. Jurandir Soares – menções sugerindo sarcasticamente uso de drogas por parte do candidato Aécio Neves. Trata-se de uma estratégia que considero indelicada, para não dizer covarde, por parte de um comunicador (e seus seguidores) cogitar tal pauta, haja vista que, em primeiro lugar, é eticamente deplorável explorar um fato desta natureza (sendo ele eventualmente verdadeiro ou não), bem como utilizar tal expediente de modo sugestivo e com fins explicitamente partidários e eleitoreiros. Não é segredo para ninguém que o Sr. Juremir é um jornalista afeito às causas da esquerda e dos partidos de esquerda, o que é um pleno direito seu, dentro e fora de uma cabine de rádio. No entanto, ficar a sugerir, insistentemente, que o Senhor Aécio Neves é um usuário de drogas é um ato criminoso que tem de cessar. Não são poucos os políticos que sabemos ter problemas com álcool ou drogas. São ainda mais numerosos os casos de políticos com filhos ou familiares envolvidos com problemas nesta seara. Não é justo, entretanto, até por questões de HUMANIDADE ou de saúde pública, colocar seres humanos em evidência por conta de seus eventuais PROBLEMAS, principalmente com problemas que envolvem drogadição. Ressalte-se aqui que não estou saindo em defesa do Senhor Aécio, que pode se defender e possui partidários políticos locais que deveriam defende-lo (e que sabemos que não o farão). Saliento que minha indignação – MOTIVO PELO QUAL SOLICITO GENTILMENTE ME SEJA DISPONIBILIZADA GRAVAÇAO DO PROGRAMA “BOM DIA” DE 23 DE MAIO DE 2014, DAS 08 ÀS 09H00 – tem por motivação dar conhecimento NACIONAL de tal prática editorial nefasta por parte deste comunicador, bem como para que, na condição de cidadão comum, eu possa eventualmente interpela-lo judicialmente em face do mau uso de uma emissora de tal porte para constrangimento de pessoas que possam, eventualmente, ser vítimas de drogadição. Não o farei novamente, pois que, a partir desta data, irei eu mesmo gravar e manter em arquivo todas as manifestações do Sr. Juremir - até o fim do período eleitoral e APÓS - esperando que ele cesse sua sanha de expor sua “adição” política a qualquer preço. Nestes termos, peço o deferimento de meu pleito, aguardando sua informação de quando poderei buscar a referida gravação, bem como se preciso encaminhar mídia gravável para tal.

Entrevista, Jerônimo Goergen - Mistura do biodisel no diesel aumentará de 5% para 6% e depois 7%

ENTREVISTA
Jerônimo Goergen, deputado PP do RS


Vai aumentar a mistura do biodiesel no diesel ?
Com certeza. A presidente Dilma Roussef anunciará a media esta semana.

Para que níveis ?
A decisão deve vir através da edição de uma medida provisória, elevando o nível dos atuais 5% para 6%, em julho. O percentual atingiria 7% até novembro.

Já há data para o anúncio ?
Uma solenidade no Palácio do Planalto está sendo organizada para o anúncio oficial. Foi preciso praticamente todo um mandato para o governo se convencer dos benefícios da elevação da mistura. Antes tarde do que nunca

O senhor tem batalhado bastante para a ampliação
A decisão é uma vitória da persistência da Frente Parlamentar do Biodiesel e de toda a cadeia produtiva. . Uma pena que esta decisão tenha chegado muito tarde para diversas empresas que fecharam as portas nos últimos ano.

Vá esta noite com seus amigos e conhecidos.
32 torneiras diferentes de chopes artesanais no
Von Fass.
Os melhores do RS, segundo Veja. 

PTB não confirma Kelly e pede Olívio para o Senado

Ainda não foi desta vez que o PTB indicou o vice de Tarso, mas Kelly Morais continua o nome mais forte. Na reunião de hoje os trabalhistas decidiram minerar melhor seus nomes.          

. O PTB aproveitou a reunião para avisar seus parceiros, PT e PCdoB, de que o melhor nome para o Senado é Olívio e não Emília.

Gramado lança edifício de luxo com preço de apartamento superior a mais de R$ 10 mil o m2

A Imobiliária Ghisleni, Gramado, RS, já está comercializando os luxuosos apartamentos do seu mais novo empreendimento, o edifício La Rocca, localizado em uma área de 15 mil metros quadrados, com preservação permanente de 10 mil metros quadrados. 

. O jornalista Miron Neto, que revela no seu blog de hoje a informação, avisou que os apartamentos terão 400 metros quadrados de área privativa e 300 metros quadrados de área verde para cada uma das unidades. Leia mais:

. Os apartamentos de luxo terão esquadrias termoacústicas com vidros duplos, automação elétrica nos apartamentos para cortinas, persianas, luzes e conforto térmico, isolamento acústico entre os pisos, calefação individual, gás central com consumo "pay-per-use", piso aquecido nos banheiros e piscina térmica.

De acordo com o gerente da Imobiliária Ghisleni, Giovani Ghisleni, cada apartamento será comercializado por cerca de R$ 4,5 milhões e visa o público de todo o Brasil que consome e deseja um produto imobiliário de luxo em Gramado.

- Gramado, 35 mil habitantes, 98 kms de Porto Alegre, é a cidade turística mais importante do RS. Os preços dos seus imóveis estão hiperinflacionados e não guardam proporção com a realidade do mercado gaúcho de imóveis. Preços do m2 como os do edifício La Rocca são superiores aos de imóveis de iguais características nos bairros mais abonados de Porto Alegre. 


Vá esta noite com seus amigos e conhecidos.
32 torneiras diferentes de chopes artesanais no
Von Fass.
Os melhores do RS, segundo Veja. 

Boletim Focus revê para melhor PIB deste ano no Brasil. Número avançou de 1,62% para 1,63%, o pior dos emergentes.

Previsão de crescimento da economia brasileira em 2014 avançou de 1,62% para 1,63% na pesquisa Focus do Banco Central

.  Para o  setor industrial, previsão é de 1,40%.

Complexo tão ruim quanto o Presídio Central de Porto Algre, Pedrinhas, Maranhão, protagoniza outra rebelião

As imagens de decapitações podem ser encontradas no Google.


Tão degrada ou até mais do que o Presídio Central de Porto Alegre, no Maranhão um grupo de presos da Penitenciásria de Pedrinhas impede a saída de familiares e exige a adoção de medidas como banho de sol coletivo (hoje é feito por bloco, para garantir a segurança dos próprios detentos), a liberação de visitas íntimas, a entrega de novos colchões e a troca de monitores. 

. O Complexo Penitenciário de Pedrinhas está superlotado e é palco de rebeliões e violenta disputa entre facções criminosas; oito detentos já foram mortos e decapitados. 

Entenda por que a PF acha que existe uma organização criminosa dentro da Petrobrás


A reportagem a seguir é do jornal Zero Hora de hoje. Ela é assinada pelo repórter Klécio Santos, da sucursal de Brasília. Vai na íntegra a seguir. O desenho ao lado também é do jornal. Leia:

Ao manter na prisão os doleiros envolvidos na Operação Lava-Jato, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi avisado de que o esquema de contravenção vai além da corrupção política. As 6.620 páginas do inquérito a que ZH teve acesso expõem as vísceras de uma intrincada rede criminosa, que envolve empresas de fachada, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. O alvo não era Alberto Youssef, o doleiro que ganhou destaque por suas relações com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e com o deputado André Vargas (sem partido-PR), mas sim Carlos Habib Chater, um antigo frequentador da carceragem desde os anos 1990.

. A partir do inverno de 2013, a Polícia Federal interceptou centenas de mensagens e telefonemas — inclusive em árabe — de Habib, conhecido em Brasília por suas relações com o ex-deputado José Janene (PP-PR), envolvido no mensalão e falecido em 2010. A movimentação financeira do doleiro impressiona. Sua base é o Posto da Torre, tradicional ponto de venda de combustíveis no coração da capital federal. Ali, cartão de crédito não é aceito. 


. O pagamento é à vista, o que, segundo a PF, facilita a mistura de dinheiro limpo com o sujo. O rastro da dinheirama movimentada por Habib por meio da Valortur Câmbio e Turismo envolve bancos e offshores de paraísos fiscais, o submundo das drogas na Bolívia, e chega até a China, com operações junto a empresas de fachada em Hong Kong. Em um dos diálogos captados pela PF, Habib é consultado por um cliente que deseja mandar 20 milhões de euros para as Bahamas. Em outro, pergunta ao interlocutor sobre uma farra com uma prostituta loira de Istambul que o "mestre" vai trazer. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Partido de Tarso volta a defender o condenado Zé Dirceu. Desta vez, PT quer semi-aberto para o subchefe do Mensalão.

A direção nacional do Partido do governador Tarso Genro, o PT, resolveu ajuizar ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) do PT, assinada pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch. Ele pede que a Corte fixe uma jurisprudência garantindo a todo preso no regime semiaberto o direito de trabalhar fora da cadeia durante o dia – independentemente de já ter cumprido ou não 1/6 de sua pena; O argumento foi usado pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, para barrar o pedido de trabalho Dirceu, preso i em regime fechado desde novembro, e de outros condenados no julgamento do Mensalão. 

IBGE já está em greve em todo o País

De acordo com uma das diretoras da Associação de Servidores do IBGE, Ana Magni, a categoria reivindica aumento do orçamento do órgão, para atender às metas de planejamento, a contratação de 4 mil servidores e equiparação salarial a funcionários de outros órgãos, como o Banco Central e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Vá esta noite com seus amigos e conhecidos.
32 torneiras diferentes de chopes artesanais no
Von Fass.
Os melhores do RS, segundo Veja. 

Bolognesi compra duas usinas do grupo Bertim, desembolsando R$ 700 milhões

O grupo gaúcho Bolognesi, que atua nas áreas de energia, construção e infraestrutura, fechou a compra de duas termelétricas do grupo Bertin. Ambas estão no Nordweste. Passaram ao controle dos gaúchos as térmicas Borborema, Paraíba, e Maracanaú, Ceará.

. Foi um negócio de R$ 700 milhões.


. A Bolognesi possui 15 empreendimentos geradores de energia no País, com faturamento estimado de R$ 2 bi para este ano. 

Artigo, Armínio Fraga e Marcos Lisboa - Hora de mudar o foco

Armínio Fraga, ex-presidente do BC, e Marcos Lisboa, diretor do Inspre, escreveram neste artigo para a Folha de domingo que a proteção e incentivos a setores selecionados resultam em grupos de interesse que tendem a dificultar reformas que beneficiem a sociedade. Leia todo o artigo:

A política econômica retornou ao centro do debate com seu sucesso em estimular o consumo, porém não o investimento e o crescimento. Pouco se discute o lado da oferta, onde se encontra o maior desafio: aumentar a produtividade da economia, essencial para a convergência dos padrões de vida da população aos dos países mais ricos.


O debate sobre políticas públicas esbarra na carência de evidências robustas que auxiliem a sua avaliação, sendo frequentemente dominado por crenças preconcebidas. A experiência de outros países pode ser útil para a discussão, como nos parece ser o caso da Austrália.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 
CLIQUE AQUI para ler, também, "Virando o jogo", de Henrique Meirelles, presidente do BC nos governos Lula.
CLIQUE AQUI para ler "Ainda a estagnação do crescimento", José Roberto Mendonça de Barros, jornal "O Estado de S. Paulo" de domingo. 

Começou em Gramado o Salão Internacional do Couro e Calçado

Começou hoje e irá até o dia 28 o Salão Internacional do Couro e Calçado, Gramado, RS. O evento foi agendado para o Serra Park e cobre os lançamentos primavera-verão 2014/2015.

. A promoção é da Merkator Feiras e Eventos.

Site: www.sicc.com.br

Ao meio dia, almoço expresso, R$ 27,50. A cantina
fica localizada nos túneis repaginados da
antiga Brahma, shopping TOTAL, algo inédito
em Porto Alegre. 

Due dilligence prepara seguradora Confiança para venda

Já está avançada a due dilligence que ocorre na seguradora Confiança, Grupo Gboex, Porto Alegre, que poderá ser vendida a qualquer momento. Em função das novidades, a direção mudou há dois meses, adquirindo feição totalmente profissionalizada.

. No mercado, as notícias são de que o novo controlador precisaria aportar R$ 100 milhões para colocar em dia as contas da seguradora, que tem atrasado pagamento de sinistros, sobretudo na área de automóveis. 

Ao meio dia, almoço expresso, R$ 27,50. A cantina
fica localizada nos túneis repaginados da
antiga Brahma, shopping TOTAL, algo inédito
em Porto Alegre. 

Fortunati mantém sob restrição todos os 20 mil imóveis do bairro Petrópolis. Ele também se nega a falar com os moradores.

O prefeito José Fortunati continua sem solução para seu intempestivo ato que contingenciou todas as 20 mil moradias do bairro de classe média Petrópolis, Porto Alegre.

. Sob argumento de que seus técnicos precisam de tempo para tombar imóveis no bairro, a prefeitura bloqueou todas as vendas, compras e reformas de imóveis.

. Durante toda a semana passada, os moradores conversaram com o vice Sebastião Melo (o prefeito nega-se a conversar com os representantes do bairro) e com o presidente da Câmara, como também realizaram assembléia popular no colégio Santa Inês. A exigência é de que Fortunati revogue seu ato de força e mande seus técnicos completarem o serviço sem manter congelados os bens dos moradores enquanto não faz isto.

. O caso poderá acabar na Câmara, convidada a revogar a decisão do prefeito, e também na Justiça.

PROS afasta direção gaúcha, que apresentará dossiê contra dirigentes nacionais na OAB

O comando nacional do PROS resolveu afastar toda a Executiva do Partido no RS, inclusive o presidente, Bernardino Vendrúsculo, que é vereador em Porto Alegre e disputa uma vaga na Assembléia.

. Alega a direção nacional que a seção local vinha resistindo às ordens de Brasília para que poiasse a candidatura de Tarso Genro, PT.

. O caso não é tão simples.

. "Estávamos exigindo ficha limpa de todos os dirigentes e até de filiados", disse Bernardino Vendrúsculo ao editor.


. A seção gaúcha também estava incomodada com o contrabando de nomes impostos por Brasília, que segundo Bernardino não possuíam ficha limpa, mas folha corrida. 

- A direção local do PROS tem reunião agendada com a OAB do RS, esta semana, para apresentar um dossiê sobre malfeitorias praticadas pela direção nacional do Partido. 

Petrobrás fechou contratos milionários de frete apenas com a palavra do diretor Paulo Costa

O setor de abastecimento da Petrobras negociou e fechou contratos milionários de frete de maneira informal, alguns deles baseados apenas em autorizações verbais, quando Paulo Roberto Costa, diretor da estatal até 2012 investigado por suspeita de corrupção, comandava o setor. Paulo Costa foi preso no âmbito da Operação Lava Jato e agora está solto, tudo por ordem do ministro Teori Zavascki, que até agora não explicou porque agiu deste modo. 

. A desordem e o voluntarismo foram práticas recorrentes na Petrobrás. 

. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Leia mais:

De acordo com a publicação, um relatório de 2009 mostra que operações feitas em 2008, com valor total de US$ 278 milhões, foram feitas sem obedecer a requisitos mínimos de controle estabelecidos pela empresa. As irregularidades envolveram contratações de navios. 
Ainda segundo o jornal, entre as falhas identificadas há falta de autorização por escrito para começar processos de afretamento; autorização prévia para tomada de preços com aval de gerente sem competência para tal; e contratações informais que levaram até 390 dias para serem registradas. Há também falta ou atraso no cadastro de informações do histórico de negociação no sistema de conferência de compras da empresa.

A Petrobras afirmou ao jornal que não constatou "irregularidades ou prejuízos" nas operações auditadas e que acatou sugestões de melhorias em seus processos internos feitas no relatório final da auditoria. 

o meio dia, almoço expresso, R$ 27,50. A cantina
fica localizada nos túneis repaginados da
antiga Brahma, shopping TOTAL, algo inédito
em Porto Alegre. 

Piratináveis continuam sem definição completa de suas chapas majoritárias

A 15 dias das contenções partidárias no RS, os quatro candidatos mais competitivos ainda não conseguiram montar suas chapas:

Tarso Genro – Aguarda que o PTB indique seu vice e que PCdoB e PT entendam-se entre Emília Fernandes e Olívio Dutra para o Senado.
José Sartori – Continua esperando por uma definição de José Cairolli, PSD, seu único cartucho para vice. A vaga de senador foi para Beto Albuquerque, PSB.
Ana Amélia – Embora com Cassiá Carpes de vice, Ana Amélia ainda aguarda por uma definição do PSDB para o Senado, mas alimenta alguma esperança em ter José Cairolli para a vaga.

Vieira da Cunha – Já tem senador, Lasier Martins, mas a vaga de vice também aguarda por José Cairolli. Caso ela falhe, o vice será Flávio Gomes, PSC. 

OAB quer advogados presentes nos julgamentos dos recursos de multas de trânsito em Porto Alegre

A OAB do RS quer que o prefeito José Fortunati mande a EPTC admitir a presença de advogados nos julgamentos dos recursos nas multas de trânsito. Isto não acontece atualmente.

. As chamadas JARIs, onde todos os recursos se desmancham no ar, são tremendas caixas pretas. 

. Os recursos são normalmente negados in limine e os proprietários de automóveis não participam do julgamento e nem ficam sabendo quais as razões do ente público para manter as multas.


. A exigência da OAB já foi protocolada na prefeitura.