Artigo, Armínio Fraga e Marcos Lisboa - Hora de mudar o foco

Armínio Fraga, ex-presidente do BC, e Marcos Lisboa, diretor do Inspre, escreveram neste artigo para a Folha de domingo que a proteção e incentivos a setores selecionados resultam em grupos de interesse que tendem a dificultar reformas que beneficiem a sociedade. Leia todo o artigo:

A política econômica retornou ao centro do debate com seu sucesso em estimular o consumo, porém não o investimento e o crescimento. Pouco se discute o lado da oferta, onde se encontra o maior desafio: aumentar a produtividade da economia, essencial para a convergência dos padrões de vida da população aos dos países mais ricos.


O debate sobre políticas públicas esbarra na carência de evidências robustas que auxiliem a sua avaliação, sendo frequentemente dominado por crenças preconcebidas. A experiência de outros países pode ser útil para a discussão, como nos parece ser o caso da Austrália.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 
CLIQUE AQUI para ler, também, "Virando o jogo", de Henrique Meirelles, presidente do BC nos governos Lula.
CLIQUE AQUI para ler "Ainda a estagnação do crescimento", José Roberto Mendonça de Barros, jornal "O Estado de S. Paulo" de domingo. 

2 comentários:

Unknown disse...

O foco do ARMINIO, com certeza e elevar a SELIC a 45% ano... Era bom o tempo em que o Arminio comandava a economia nesta Brasil, ne editor? Vc lembra que naqla epoca o cenario estava perfeito? Desemprego beirando os 20%, formados disputando uma vaga de LIXEIRO no Rio, dolar valendo QUATRO REAIS, o Pais quebrando dia sim e dia nao, RACIONAMENTO de energia, etc, etc, etc.

Anônimo disse...

Graças ao sacrifício e medidas feitas naquela época é que seu Boquirroto Líder se esbaldou com sua política de consumo para todos. Recomendo que você estude caro Sr. Ou acha que equilíbrio de contas públicas e pleno emprego vem de um canetaço?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/