Contadora do Lava Jato promete meter fogo no Caso Petrobrás, quarta, na Câmara

‘Só vou falar sobre o que posso provar. E posso provar muita coisa’, disse a contadora de Youssef, ao falar hoje para a revista Veja, conforme matéria do site da revista. A reportagem é de Robson Bonin. Leia tudo:

Na véspera de ser ouvida na Câmara dos Deputados no processo contra o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA), Meire Poza, contadora do doleiro Alberto Youssef, indica que Brasília terá uma manhã atribulada nesta quarta.

. O Congresso Nacional deverá ter uma quarta-feira agitada. A contadora Meire Bonfim Poza, que trabalhava para o doleiro Alberto Youssef, cabeça de um grupo acusado de lavar 10 bilhões de reais de dinheiro desviado de obras públicas e destinada a enriquecer políticos corruptos – e corromper outros – será ouvida, às 10 horas, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. ‘Só vou falar sobre o que posso provar. E posso provar muita coisa’, afirmou Meire Poza ao site de VEJA nesta terça.

. Em entrevista a VEJA desta semana, Meire Poza revelou que parlamentares do PT, PMDB e PP participavam das tramas criminosas. Na sessão de amanhã do colegiado, comparecerá como testemunha do processo de cassação do mandato do deputado Luiz Argôlo (SDD-BA), convocada pelo relator do caso, Marcos Rogério (PDT-RO). No depoimento à Polícia Federal, ela forneceu cópias de documentos e identificou contratos públicos simulados envolvendo grandes empreiteiras. No caso de Argôlo, afirmou que o deputado era sócio de Alberto Youssef.

. Meire Poza é considerada uma testemunha-chave da Operação Lava-Jato. Além de Argôlo, ela apontou nomes de outros parlamentares que mantinham negócios clandestinos com Youssef, como os deputados Cândido Vaccarezza (PT-SP), André Vargas (ex-PT-PR) e o senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL). 

Definida agenda de Temer para inauguração do comitê Diltori no RS

CLIQUE AQUI para examinar análise da consultoria Rosenberg:
"Reeleger Dilma é manter a mediocridade".

O vice-presidente Michel Temer já definiu a agenda que cumprirá na rápida passagem que fará dia 15 por Porto Alegre, onde inaugurará o comitê Diltori, o centro da campanha Michel (Dilma) e Sartori. Sartori já avisou que não irá e que apóia Eduardo Campos. 

9h30min – Visita a OAB.
11h – Inauguração do Comitê de campanha, na Avenida Farrapos, 341.
11h30min – Entrevista coletiva à imprensa no Ritter Hotel, Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55.
12h – Entrega de material de campanha e recepção aos prefeitos e candidatos no Ritter Hotel e palestra com o tema: o Governo Federal no Rio Grande do Sul e no Brasil, hoje e amanhã.
13h45min – Visita ao Mercado Público Municipal de Porto Alegre.
14h30min – Deslocamento ao aeroporto Salgado Filho.
15h – decolagem para Florianópolis.

Dilma, Yeda, Ana, Manuela e Rosário são os políticos gaúchos mais seguidos nas redes sociais

Dilma e Yeda, os dois políticos mais acompanhados nas redes sociais no RS.

Depois de tocar uma pesquisa com 802 eleitores de Porto Alegre, o Instituto Amostra constatou que o uso do Facebook é disparado o preferido nas redes sociais, com 64,3% de adesão.

. Em seguida aparecem Google, 16,1%; Instagram, 13%; Twitter, 12,8%; My Space, 1,2%.

. ¼ dos entrevistados não participam de rede social alguma.

. A diretora de Pesquisa do Instituto Amostra, Margrit Sauer, quem com quem o editor conversou de manhã e à tarde, , disse que 89% dos entrevistados não segue candidato algum nas redes sociais. Apenas 10,1% fazem isto.

. Éntre os que acompanham as notícias, os políticos com maior número de citações, pela ordem, são os seguintes: Dilma Roussef, Yeda Crusius, Ana Amélia, Manuela D’Ávila e Maria do Rosário.

. Como se percebe, são todas mulheres.

. Os primeiros nomes de homens que surgem na pesquisa, mas distantes do quinteto inicial, são, por ordem alfabética, Oliboni, Aécio, Carlos Gomes, Danrlei, Dr. Tiago, Padilha, Fogaça, Fortunati e Frederico Antunes.

. 57,8% dos pesquisados acham que as informações não influenciam a escolha do candidato, mas 25% admitiram que influenciam.

Olívio Dutra está por trás da notícia falsa do apoio do prefeito tucano de Uruguaiana a Tarso

Notícia do apoio do prefeito tucano de Uruguaiana foi mentira da campanha de Tarso. Olívio está por trás da barriga.  

A maior barriga (notícia falsa) desta campanha eleitoral para o governo estadual do RS foi a informação liberada ontem pelo site oficial do candidato Tarso Genro, que anunciou apoio do prefeito de Uruguaiana, Luiz Schneider. Menos de uma hora depois, o prefeito tirou nota pública para desmentir tudo. A notícia falsa surgiu pouco depois da visita de Olívio Dutra ao prefeito Schneider, que mandou dizer ao editor o seguinte:

- Nós vamos votar nos candidatos do PSDB. 

. O prefeito é tucano.

. O site de Tarso Genro não se desculpou e nem explicou a falsidade, mas retirou a notícia do endereço 

. A mídia diária de maior visibilidade - a tradicional - ignorou a barriga. 

.Eis resumo da nota do prefeito de Uruguaiana: 

A respeito da notícia, cumpre esclarecer que:

A) conforme orientação já passada ao secretariado municipal, no próximo dia 05 de outubro devemos votar em correligionários do PSDB, excluídos, por óbvio, aqueles que vêm mantendo (e tolerando) desleais ataques à administração tucana em Uruguaiana;

B) outrossim, cumpre também esclarecer que revela-se respeitosa e franca nossa relação com todos os partidos, e que o candidato a senador Olívio Dutra (PT), a quem conhecemos desde à época que exerceu o Governo do Estado e presidíamos a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, honrou-nos com visita no Palácio Rio Branco, na manhã do último sábado, dia 9

Uruguaiana/RS, 11 de agosto de 2014.
Luiz Augusto Schneider 
Prefeito de Uruguaiana

CLIQUE na imagem a seguir para ouvir e ver o comentário do editor, intitulado O padrão da campanha petista no RS será o das notícias mentirosas ?

Debate de candidatos ao governo gaúcho será nesta quinta na Band TV

Será nesta quinta-feira o primeiro debate em TV aberta no RS, na Band. 

CLIQUE AQUI para examinar o que é um debate político de verdade, conforme registro do jornal Clarin, Buenos Aires.
CLIQUE AQUI para examinar mais.

Ricardo Felizola receberá as 18h15min a Medalha Mérito Farroupilha

O industrial Ricardo Felizola (Altus e HT Micron) receberá a Mdalha do Mérito Farroupilha daqui a pouco, 18,h15min, na Assembléia do RS. É proposição do deputado Márcio Biolchi. 

Foi preciso endurecer, sem perder a ternura, para forçar o governo Tarso a cumprir a reintegração de posse na ex-Avipal

- O governador Tarso Genro chegou a pedir que a PGE reclamasse prazo de 90 dias para a desocupação, com o objetivo evidente de evitar marola às vésperas da eleição, o que poderia prejudicá-lo, já que estava em jogo o cumprimento da lei (reintegração), a segurança jurídica e o direito à propriedade. A Defensoria Pública foi até mais longe, falando em meio ano. O juiz do caso engrossou, o prefeito José Fortunati entrou na parada para ajudar e tudo acabou resolvido sem marola, como queria Tarso. 

A Brigada Militar começou, na manhã desta terça-feira a desocupação do terreno da antiga Avipal, na zona sul de Porto Alegre. A desocupação iniciou com a chegada dos auxiliares de justiça, por volta das 8h30min.
  
– Nós vamos resistir, mas não vamos causar conflito. O Judiciário não compreende o direito do cidadão – afirma Sthefany Paula, 23 anos, uma das coordenadoras da ocupação.

, Em reunião com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) na segunda-feira, as famílias foram cadastradas pela Secretaria Estadual de Habitação (Sehabs) e foi oferecido o aluguel social às famílias em condições de vulnerabilidade social e àquelas afetadas pelas obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa).

- A desocupação arrastou-se por quase um mês. O terreno na zona sul da Capital, ocupada por cerca de 400 pessoas no dia 4 de julho, teve desocupação decretada pela Justiça três vezes, mas o enrosco jurídico que impede a medida de sair do papel pode ter sido criado no começo da negociação. Localizada na esquina das avenidas Cavalhada e João Salomoni, no bairro Cavalhada, a área foi dividida em lotes do tamanho necessário para a construção de uma casa. Líderes da Ocupação Iluminados por Deus, também chamada de Ocupação da Avipal, contabilizam 2 mil pessoas morando no local. A construtora Melnick Even, atual proprietária da área, acionou a Justiça no dia 10 do mês passado.

Governo não investigas os crimes da Petrobrás, mas investiga quem revelou-os para a revista Veja

O governo, o PT e a Petrobrás já "descobriram" quem utilizou uma caneta espiã para filmar uma reunião interna da empresa e repassar as imagens, em tom de escândalo, para a revista Veja. Trata-se do advogado Bruno Ferreira.

. A presidente Dilma Roussef não se preocupou com a reunião criminosa destinada a enganar os congressistas e a opinião pública, mas quis apontar e execrar quem vazou as circunstâncias do crime.

. Diante das dúvidas levantadas pelo governo, PT e Petrobrás, que duvidaram dos trechos inicialmente publicados, a revista Veja  decidiu publicar a íntegra da fita. Veja se viu forçada a publicar as imagens completas . Uma perícia realizada por um desconhecido instituto do Mato Grosso do Sul, a pedido do senador Delcídio Amaral (PT-MS), chegou a encontrar inconsistência nos diálogos divulgados pela revista , mas foi desmascarado pela versão integral disponibilizada agora.

. Nas imagens, o advogado Bruno Ferreira, em diversas ocasiões, tentas provar que seu superior, o chefe do jurídico da Petrobras, José Eduardo Barrocas, participa de algum tipo de armação. É ele, por exemplo, quem tenta, em vários trechos, demonstrar alguma proteção ao ex-diretor Nestor Cerveró.

Assista aqui a íntegra da reunião.

Petrobrás paga fortuna a empresa do genro do diretor Paulo Costa e este recebe o valor como "empréstimo".

Neste final de semana, Paulo Costa, que está preso, avisou:

- Estou com vontade de falar. Se eu falar, não tem eleição. 

O ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa preso na operação Lava- Jato da Polícia Federal, recebeu no ano passado, supostamente a título de empréstimo, R$ 1,9 milhão, pago por Marcelo Barboza, presidente da Pragmática Consultoria. As informações são do Jornal O Globo desta terça-feira. Segundo informações do jornal, a empresa de consultoria havia recebido R$ 2,5 milhões da Petrobras nos dois anos anteriores. 

.  Documentos da Receita Federal obtidos pelo Globo mostram indícios de irregularidades tributárias na consultoria.

 . O genro de Paulo Roberto Costa, Humberto Mesquita, está entre os sócios da Pragmática Consultoria.  O contrato da consultoria com a Petrobrás para suporte na área de “qualificação” aconteceu quando Costa trabalhava na área de abastecimento da Petrobras, cargo que ocupou até abril de 2012. Paulo Roberto Costa está preso desde março deste ano.

. O documento da Receita aponta que a Petrobras repassou R$ 1,2 milhão à Pragmática em 2011 e R$ 1, 3 milhão em 2012. Os dados estão na declaração de renda da Petrobras e da Pragmática.

. A Receita Federal constatou que, em 2013, a consultoria teve uma queda de receita bruta para R$ 574 mil, entretanto, a movimentação financeira da empresa  continuou superior aos R$ 2 milhões dos anos anteriores.

Gaúcha InBetta dobra centro de distribuição da Pincéis Atlas em São Paulo.

O grupo gaúcho Bettanin, que atualmente atende pelo nome InBetta, abrirá dia 19,11h, o seu novíssimo Centro de Distribuição de Pincéis Atlas em São Pasulo. Será em Itapevi.

. O novo centro terá 6.300 m2 de área construída, o dobro do espaço atual. Serão 5 mil posições, com 9 docas.

Sem Joaquim Barbosa, STF começa a libertar os bandidos condenados do Mensalão. José Genoíno já está na rua.

Ex-presidente nacional do PT, condenado por sua atuação como bandido da quadrilha do Mensalão, o ex-deputado José Genoíno foi liberado da prisão por ordem do ministro Rioberto  Barroso, STF.

. A liberdade do petista que ajudou a implementar o mais sórdido esquema de corrupção de eleitores e pasrlamentares da história brasileira, abre caminho para que seus outros companheiros também sejam soltos.

. José Genoino foi para osemiaberto para o aberto, que em Brasília é automaticamente convertido para o domiciliar.

. Após sair da Papuda, ele assinou o termo que estabelece as condições do regime aberto.

Balança comercial abriu agosto com déficit de US$ 336 milhões.

A Agência Brasil informou esta manhã que a balança comercial brasileira iniciou agosto com déficit (exportações menores que importações) de US$ 336 milhões. O valor refere-se às duas primeiras semanas do mês, que somaram seis dias úteis. O resultado negativo decorre de US$ 5,455 bilhões em exportações e de US$ 5,791 bilhões em importações. No ano, há déficit acumulado de US$ 1,255 bilhão. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

. Do lado das exportações, a média diária, que corresponde ao volume negociado por dia útil, ficou em US$ 909,2 milhões, 6,6% inferior à registrada em agosto de 2013. Já nas importações, a média ficou em US$ 965,2 milhões, 5,1% superior à do mesmo mês do ano passado.

. Contribuiu para a diminuição da receita com exportações a queda nas vendas de produtos manufaturados (21%) e semi-manufaturados (8,8%). No primeiro grupo, recuou o valor obtido com o comércio de automóveis, aviões, veículos de carga, açúcar refinado, motores para veículos, motores e geradores, máquinas para terraplanagem e tratores. Nos semi-manufaturados, diminuiu o valor arrecadado com ouro, açúcar bruto e celulose.

. A alta na média diária de venda de produtos básicos, que subiu 2,9%, evitou um recuo maior das exportações. Subiram, ante agosto do ano passado, as vendas de petróleo bruto, minério de cobre, farelo de soja, café em grão e carnes bovina, suína e de frango.


. Nas importações, cresceram principalmente os gastos com combustíveis e lubrificantes, cereais e produtos de moagem, siderúrgicos, químicos orgânicos e inorgânicos e farmacêuticos. 

Entrevista, Gustavo Schiffino, presidente CDL - Queremos manter os empregos, apesar do mau desempenho das vendas

ENTREVISTA: Gustavo Schiffino, presidente da CDL Porto Alegre.

As vendas do primeiro semestre foram complicadas em Porto Alegre. Qual a projeção para o segundo semestre ?

Mesmo com o fechamento do mês de julho, 8% abaixo do mesmo período do ano passado, a expectativa é de que até dezembro o comércio alcance crescimento 1% a 2% acima da inflação e, assim, mantenha o patamar de 2013.

O que provocou a queda das vendas ?

Tivemos um semestre muito diferente com termômetros acima de 40° em fevereiro, Carnaval em março, feriadão de quatro dias na Páscoa e a Copa em junho e julho, o que refletiu diretamente nas vendas.

Este desempenho baixo oferece risco para quem está empregado ?

O foco dos lojistas é manter os funcionários da linha de frente, mesmo depois de um início de ano atípico. Apostamos em uma recuperação e na manutenção dos postos de trabalho. 

Ministério e Secretaria da Agricultura não se entendem sobre leite contaminado

Ministério da Agricultura de um lado, tendo do outro lado a secretaria da Agriculturas e o MPE, não conseguem se entender sobre novas fraudes no leite vendido no RS.

. Ministério Público e MPF acusaram publicamente as fábricas da Santa Clara e da Piá.

. A secretaria veio em defesa das duas empresas.

- Nesta segunda-feira, a secretaria estadual da Saúde informou que mandou recolher um dos lotes de Toddynho. A Pepsico, dona da marca, avisou que já recolheu todo o lote vendido no RS.

AGCO investe mais R$ 18 milhões em fábrica da GSI em Passo Fundo

A AGCO confirmou hoje que investirá R$ 18 milhões numa nova fábrica de equipamentos para armazenagem e produção de proteínas animal da sua controlada GSI.

. Será em Passo Fundo.

Sartori falará amanhã na Federasul

 O candidato do PMDB ao governo do RS, José Ivo Sartori, falará amanhã ao meio dia na Federasul.

Olívio ataca Lasier: "Tu és um puxa-saco dos empresários"

Olívio, elegante como sempre na foto ao lado, tentou pedalar em cima de Lasier Martins. 



Alto nível no debate de ontem na Agert, entidade que representa as emissoras de rádio e TV do RS, puxado pelo civilizadíssimo candidato ao Senado pelo PT, Olívio Dutra. Ao dirigir a palavra para seu adversário, o jornalista Lasier Martins, disse Olívio:

- Tu és um puxa saco desses empresários.

. O candidato do PDT tinha criticado o ex-governador por encampar os ônibus em Porto Alegre e também por ter hostilizado as concessionárias de rodovias, o que acabou gerando processos enormes de indenização, todos perdidos pela prefeitura e pelo governo estadual.

. Lasier avisou que não responderia no mesmo tom, tratando Olívio por “senhor” e voltando a acusá-lo como ente jurássico.

Yeda lançará sua autobiografia amanhã a noite em Caxias do Sul

A ex-governadora Yeda Crusius lançará sua autobiografia amanhã a noite em Caxias do Sul. Ela autografará o livro as 19h na Livraria Saraiva, shopping Iguatemi.

. Nas últimas três semanas de agosto, Yeda visitou 28 cidades do RS.

. Ela aproveita o roteiro de sessões de autógrafos para também anunciar sua candidatura a deputada Federal pelo PSDB. 

Macrométrica diz que Aécio vencerá Dilma no segundo turno

Se os resultados dos estudos da consultoria Macrométrica estiverem certos, tudo baseado em recente pesquisa do Ibope, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve vencer no segundo turno, com uma vantagem de 2 a 3,6 pontos percentuais sobre a presidente Dilma Rousseff (PT).

. A projeção usou o esquema de análise de Nate Silver, o editor-chefe do site "FiveThirtyEight", que ficou famoso acertar o resultado de todos os 50 Estados na eleição presidencial americana de 2012, quando Barack Obama se reelegeu, ao vencer Mitt Romney.

. Estudo feito pela consultoria do ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, leva em conta o percentual de eleitores não comprometidos. Na enquete sobre o 1º turno, 39% dos ouvidos não escolhem nem Dilma nem Aécio - preferem Eduardo Campos (PSB) ou o voto nulo, por exemplo. Na simulação para o 2ºturno, essa fatia cai para 22%.

CLIQUE AQUI para ler mais. A reportagem é do jornal Valor de hoje. 

93,5% dos leitores acham que governo Tarso precisa cumprir ordens judiciais de desocupação de propriedades invadidas

Eis o resultado da mais recente enquete disponibilizada nesta página pelo editor, computados 585 votos: 

O governo Tarso tem razão quando se nega a cumprir ordem judicial para desalojar invasores de propriedades ?

Sim, porque pode ser um problema social e é preciso tempo - 4,27% (25 votos)
Não, já que ordem judicial tem força de lei - 93,50% (547 votos)
Em termos - 1,71% (10 votos)
Outra resposta -0,51% (3 votos)

Total: 585 votos

A nova enquete desta página, disponibilizada logo ao lado, acima, à direita, é a seguinte:

Você confia nas pesquisas de intenções de votos ?
Sim, certamente.
Não, com certeza.
Confio desconfiando.
Outra resposta.

Russos da RZD querem controle da Ferrovia da Soja

A recém-anunciada parceria com a brasileira Progen é apenas uma ferrovia vicinal. A chegada da RZD ao país passa por trilhos de bitola muito mais larga. Segundo o Relatório Reservado, o grupo russo está em negociações avançadas com o BNDES e o InfraBrasil – que reúne Previ, Petros e Funcef, entre outros fundos de previdência privada. O trio articula a formação de um consórcio para disputar a concessão da linha entre Lucas do Rio Verde (MT) e Uruaçu (GO). Para muitos, trata-se da licitação mais importante em curso no setor. Com investimento previsto de R$ 2,5 bilhões, este será um dos principais trechos da futura Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) – projeto orçado em R$ 6,5 bilhões.

. Este emaranhado de mais de 4,4 mil quilômetros de trilhos, que cortará 52 municípios do Centro- Oeste, será fundamental para reduzir o tempo e os custos de escoamento da produção agrícola na região. Um dos maiores operadores mundiais do setor, a RZD administra mais de 90 mil quilômetros de ferrovias

Aécio entrou no jogo escapista de William Boner e Patrícia

Nesta segunda-feira, dia 11, o candidato Aécio Neves, do PSDB, foi ao estúdio do ‘Jornal Nacional’ para falar sobre suas propostas para o país.

. Foi o que ele menos fez.

.. Aécio foi entrevistado pelos jornalistas William Bonner e Patricia Poeta por 15 minutos, sendo o último minuto e meio para considerações finais do candidato.

. Logo na primeira pergunta, William Bonner falou  1min05s.

. Os dois jornalistas consumiram 1/3 do tempo da entrevista para discutir questões paroquias, como a do aeroporto do município de Claudio e do governo de Minas, enquanto evitavam a todo custo qualquer referência aos escândalos da Petrobrás, aos espiões cibernéticos petistas que caluniam jornalistas e aos bandidos presos do Mensalão.

. Nem uma só palavra sobre o apoio do governo do PT aos terroristas do Hamas ou a respeito do banditismo político bolivarianista e a colaboração carnal com Cuba (Mais Médicos). 

. Até o Pibinho e a inflação escaparam pela tangente, embora tenham sido mencionados superficialmente por Aécio, mas sem demonstrar que o governo levou a economia para o precipício. 

. O JN blindou o governo, o PT e Dilma o quanto pode.

. E conseguiu.

. A entrevista foi insípida, inodora e escapista.

. Aécio não soube aproveitar o tempo nobre. 

. Mais grave de tudo é que ao contrário de políticos tarimbados como Brizola e Jânio, Aécio é daqueles entrevistados que entram no jogo do entrevistador e não diz o que quer dizer, mas apenas o que querem que diga. O candidato tucano entrou no jogo sujo de Bonner e Patrícia, arredondando todas as falas para não dizer nada.


. Hoje, dia 12, é a vez de Eduardo Campos, do PSB, participar da entrevista na bancada. Na quarta, dia 13, a presidente Dilma Rousseff, do PT, recebe os jornalistas no Palácio do Planalto, e na quinta, dia 14, Pastor Everaldo, do PSC, encerra o primeiro ciclo de entrevistas.