Este é o verdadeiro Sarney, o aliado e amigo de infância do PT, de Lula e de Dilma

DICA DO LEITOR

Nenhum discurso define tão bem o que seja Sarney. Não é feito por adversário. É fruto do Deputado que chamou de maconheiros os participantes do Rock in Rio. Que indagou se Sarney deveria andar de jegue ao invés de helicóptero, em uma clara ofensa aos muares brasileiros.

. O nível dos sarneysistas é este. Odorico Paraguassú não faz frente. A ficção mais uma vez perde para a realidade. E todos podemos entender o que venha a ser o Maranhão de Sarney e quem o apoia.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Banco PanAmericano manipulava os dados dos clientes

O Banco PanAmericano, além de inflar os balanços financeiros, também "maquiava" a avaliação de risco dos clientes pelo menos desde 2006, segundo depoimento à Polícia Federal de Adalberto Saviolli, ex-diretor de crédito da instituição financeira. O objetivo era tornar a clientela, aos olhos do Banco Central, com perfil melhor de pagamento, reduzindo assim as despesas com o recolhimento de dinheiro para cobrir eventuais calotes.

. Os bancos são obrigados a fazer uma avaliação de risco de cada emprestador, de acordo com histórico de calote, atrasos nos pagamento, renda etc. Os ratings vão de A (melhor pagador possível) a H (inadimplente). De acordo com essa classificação, o banco separa recursos (mais para os piores pagadores e menos para os melhores) para cobrir eventuais calotes.

. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, no depoimento, Saviolli afirma que a "maquiagem" da classificação dos clientes já acontecia quando ele assumiu o cargo, em 2006. Disse que ocorria tanto no banco quanto na empresa de cartão. Quando ficou sabendo do problema, Saviolli comunicou o caso aos administradores, no entanto, a correção não foi autorizada por seus superiores porque iria piorar o resultado financeiro do banco.

Lula vai para casa e começará tratamento na segunda

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse no final da tarde deste sábado que o ex-presidente Lula estava naquele momento com uma máscara de oxigênio após passar por exames médicos entre a manhã e a tarde. Após visita ao antigo titular do Palácio do Planalto no hospital Sírio-Libanês, Mantega disse que encontrou o amigo "bem" e que ele deve superar a dificuldade porque é "um lutador". Lula foi para casa as 20h e voltará segunda para tratamento. A doença de Lula foi detectada em estágio inicial e pode ser curada por quimioterapia. Os médicos prometeram cura total em três meses.

. "É um problema que tem cura e foi pego no início. Esta é uma vantagem. Ele é um lutador e já superou problemas menores (sic) do que este", disse o Ministro. Ainda de acordo com o primeiro político a visitar o ex-presidente, Lula se recupera bem da biópsia e perguntou como estava a família do economista. Mantega contou que o ex-presidente já estava rouco na sua festa de aniversário na última quinta-feira, mas declarou que ninguém reparou porque ele sempre teve tom de voz mais grave.

- O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool.

Greve de servidores do Judiciário atinge mais da metade do Brasil

A greve dos servidores da Justiça da União, que incluem funcionários da Justiça Federal e do Trabalho, já atinge 15 estados e deve crescer nos próximos dias. Na segunda-feira, os servidores de Minas Gerais prometem cruzar os braços, unindo-se aos de São Paulo, do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, da Bahia, de Mato Grosso, do Amazonas, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, do Piauí, de Alagoas, do Ceará, de Rondônia e do Acre.

. Ainda não há números consolidados de servidores parados ou dos efeitos para o andamento de processos. O movimento grevista começou em junho, mas a adesão da maioria dos estados ocorreu em outubro. Os servidores pedem a aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS), detalhado no Projeto de Lei (PL) 6613/2009, que prevê aumento de 56% e impacto anual de R$ 7,4 bilhões. O Supremo Tribunal Federal (STF) alega que o aumento real é de apenas 31%, pois o índice de 56% não atinge toda a folha de pagamento. O último reajuste, de até 50%, foi concedido em 2006, pago em seis parcelas semestrais.

Beto Albuquerque elege Presidente da Juventude Socialista e faz maioria para reeleger Caleb no PSB do RS

Apesar dos desafios que fizeram os Deputados Heitor Schuch e Miki Breier, quando um por seu lado, o Deputado e Secretário Estadual Beto Albuquerque encaminhava-se neste sábado, 19h10,  para manter a hegemonia no PSB do RS. Ele já elegeu o presidente da Juventude Socialista, João Pedro Grill.

. Com pouco mais de 50% dos votos, Beto Albuquerque terá votos suficientes para reeleger Caleb de Oliveira na presidência do partido. A executiva será escolhida domingo. Seus adversários internos tiveram bom desempenho e Beto terá que compor com eles.

Um Bolívar (original) pronto para a luta contra Chávez na Venezuela

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez de Simon Bolívar, o aristocrata do século 19 que libertou grande parte da América do Sul da Espanha, a figura central de uma ideologia de Estado "bolivariano", invocando o seu espírito, exumando seu sarcófago e chegando até a iniciar a construção de um novo mausoléu que se assemelha a um navio para seu herói.

. Mas um dos mais fortes adversários que tentará vencer Chávez na eleição presidencial do ano que vem é um ativista com sangue de Bolívar em suas veias: Leopoldo López, um economista formado em Harvard e descendente da irmã do Libertador, Juana.

. A campanha de López tornou-se possível por uma decisão tomada em setembro pelo Tribunal Interamericano de Direitos Humanos, que disse que o governo da Venezuela deve abandonar uma desqualificação que impede Lopez de concorrer a cargos públicos. López havia argumentado que a desqualificação representava uma discriminação política. Ela foi imposta por autoridades pró-Chávez por causa de ações judiciais movidas contra ele quando atuava como membro de um grupo sem fins lucrativos. (Foto- EFE)

CLIQUE aqui para ler mais sobre o assunto no site da Veja. A materia original e do NYTimes.

PSB gaúcho realiza congresso neste fim de semana em Porto Alegre

O Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul (PSB/RS) realiza seu Congresso Estadual neste final de demana (29 e 30 de outubro), no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

. O Congresso será destinado ao debate de temas como organização partidária e eleições 2012. As eleições para o novo Diretório e nova Comissão Executiva deverão ocorrer na tarde de domingo. Os delegados aptos a votarem no Congresso devem se credenciar até às 16h de sábado. Concorrerão ao Diretório Estadual as chapas inscritas perante a Comissão Organizadora do Congresso até as 18h do dia 27 de outubro.

Revista mostra como governador comuno-petista do DF montou falcatruas do PCdoB no Ministério dos Esportes

Na semana passada, ISTOÉ obteve com exclusividade o inteiro teor de um explosivo depoimento gravado em vídeo por Geraldo Nascimento de Andrade, testemunha-chave das denúncias sobre o esquema de desvio de verbas com ONGS do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Como motorista, arrecadador e até como laranja para empresas fantasmas, Andrade serviu por mais de quatro anos a essa rede de corrupção. Ele é um homem simples, de 25 anos, que na maior parte do tempo esteve preocupado em garantir uma subsistência modesta.

. Numa gravação de quase duas horas, Andrade conta tudo o que testemunhou e executou para o grupo. Seu relato, nunca revelado na íntegra, impressiona pela riqueza de detalhes e foi repetido por ele à Polícia Civil e ao Ministério Público. As declarações de Andrade foram checadas pelas autoridades, cruzadas com documentos e ofícios internos do Ministério, aos quais ISTOÉ também teve acesso exclusivo. O material embasou duas denúncias já acolhidas pela Justiça Federal e que correm sob segredo de Justiça. Com esse conjunto é possível traçar pela primeira vez um organograma de quando foi instalado, como atuavam, como era feita a distribuição da propina e o papel de cada operador no complexo esquema de dreno de recursos públicos montado no Esporte.

A gravação deixa evidente que a teia de falcatruas que irrigou o caixa do PCdoB foi iniciada e bem azeitada pelo ex-ministro do Esporte e antecessor de Orlando Silva, Agnelo Queiroz, hoje governador do Distrito Federal. O depoimento de Andrade ajuda a demonstrar, com minúcias, como Agnelo organizou esse propinoduto para sugar dinheiro no Ministério do Esporte – operação que se manteve sob administração do PCdoB com Orlando Silva.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa na revista IstoÉ.

Lula é diagnosticado com câncer na laringe

O ex-presidente da República Lula, que completou 66 anos na última quinta-feira, realizou exames neste sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado com câncer localizado na laringe, informou um boletim médico do hospital. Ele será submetido a quimioterapia para tratar o câncer.

. Paulo Hoff, Diretor do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, disse a imprensa que o Presidente, "como qualquer pessoa que teve diagnóstico de câncer, está apreensivo, mas está bem". Ele informou ainda que Lula foi ao hospital fazer exames porque estava muito rouco, com dores na garganta e decidiu investigar o motivo. "É um tumor localizado. Ele não se espalhou pelo pescoço nem pelos vasos linfáticos. Lula fará quimioterapia e radioterapia", completou. O tratamento começará na segunda-feira.

. O mesmo Hospital Sírio-Libanês tratou antes o ex-vice-presidente José Alencar, que morreu em março, e a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, que após tratamento foi considerada curada de um câncer no sistema linfático.

Estatuto do PCdoB prevê uso de cargos

O aparelhamento do Ministério do Esporte, com o qual o novo Ministro Aldo Rebelo promete acabar, é amparado pelo estatuto do seu partido, o PCdoB. No artigo 59, o documento deixa claro que qualquer de seus filiados que esteja no exercício de cargos públicos deve estar “a serviço do projeto político partidário” definido pelo Comitê Central.

. Aldo, que na véspera dissera que não tem obrigação de manter pessoas do PCdoB na pasta , reafirmou nesta sexta-feira sua disposição: disse que é Ministro do Estado, acima do partido.

Aloysio volta a criticar PSDB no Twitter e Guerra reage

A crise no tucanato teve novo capítulo virtual ontem. Um dia depois de gravar participação no programa estadual do PSDB, o Senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) voltou a usar o Twitter para criticar a desorganização e a falta de agenda política de seu partido.

. Aloysio torpedeou a expectativa dos tucanos de voltar a governar o País, ao afirmar no microblog que, se não reagir, a oposição não terá nenhuma chance na próxima disputa presidencial. O Senador registrou também que, eleita em maio, a Executiva Nacional da legenda não se reuniu nenhuma vez até agora e ninguém sabe qual é a posição do PSDB sobre o Código Florestal, que deve ser aprovado este ano, ou ainda sobre as “lambanças” nos preparativos da Copa do Mundo e a reforma política.

. O presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), minimizou os ataques. Mas divulgou uma nota rebatendo as críticas de Aloysio ponto a ponto. O texto diz que a restruturação está caminhando com ações de mobilização, que já estão sendo preparadas as candidaturas para as eleições municipais e que há uma atuação forte da oposição no Congresso, inclusive em relação aos temas polêmicos.

Área do pré-sal no Espirito santo produz mais água que óleo

O campo de Golfinho, explorado pela Petrobras no pré-sal da bacia do Espírito Santo, desapontou as estimativas iniciais e se tornou um fracasso, passando a produzir mais água que petróleo. A produção diária prevista era de 300 mil barris, mas hoje o campo produz 9% disso, ou 26 mil barris por dia. Golfinho é um caso único de puro “azar”, segundo especialistas.

. A principal causa dessa queda da produção é a presença de um aquífero que invadiu a reserva. “Houve uma fatalidade. Normalmente há água com a reserva de petróleo, que promove a pressão para que o óleo seja expelido. A água costuma invadir a reserva no fim da vida produtiva de um campo, mas em Golfinho isso aconteceu cedo demais. A Petrobras deu azar”, disse um especialista que pediu para não ser identificado.

Ministério do Esporte anula acordos com ONGs ligadas ao PC do B

O Ministério do Esporte cancelou ontem sete convênios do programa Segundo Tempo, alvo de acusações de irregularidades que acabaram levando à queda do Ministro Orlando Silva. Os contratos suspensos somam R$ 9,4 milhões e alguns deles envolvem instituições ligadas ao PC do B citadas em escândalos nos últimos dias.

. A assessoria de imprensa do Ministério informou que, por ter sido procurada às 17h20, não teria tempo para explicar o porquê dos cancelamentos dos convênios. Entre as entidades que tiveram a prestação de serviços cancelada está a Associação Ação Solidária e Inclusão Social, de Brasília. A organização recebeu R$ 372 mil para atender 1.182 crianças.

Câncer ataca Lula, que começou quiomioterapia no Sirio-Libanês

A Globonews informou há pouco que o ex-presidente Lula está com câncer na laringe. A doença foi diagnosticada pelos médicos do Hospital Sirio-Libanês, o mesmo onde Dilma fez tratamento, também contra o câncer.

. O ex-presidente já está fazendo quimioterapia.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/