Lula e STF decidem mudar lei de abuso de autoridade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, fizeram ontem (14) um acordo para alterar a legislação sobre abuso de autoridade. O encontro entre os dois ocorreu no Palácio do Planalto. Participaram também os ministro da Justiça, Tarso Genro, e da Defesa, Nelson Jobim, que foi ministro e presidente do STF.

. O presidente do STF defendeu um compromisso de todos pela garantia dos direitos, paralelamente ao combate à impunidade. Na reunião, Lula considerou como um dos exemplos recentes de abuso de autoridade a operação da PF na residência do empresário Eike Batista, sexta-feira passada.

. Gilmar Mendes vem puxando essa discussão sobre a necessidade de regulamentar e controlar os abusos de autoridade entre a polícia, juízes e procuradores. Uma das propostas que ele encampa deve acelerar os processos na Justiça contra agentes públicos, como policiais federais, suspeitos de abuso. A idéia é tirar do Ministério Público o poder exclusivo de acionar a Justiça e denunciar os autores de abuso, como previsto na legislação atual de abuso de autoridade.

TV mostra polícia do Rio tratando vítima como bandido

O telejornal SBT Rio mostrou imagens exclusivas, feitas na noite desta segunda-feira no momento em que os policiais militares interceptaram o carro em que estava o administrador Luiz Carlos Soares da Costa, 36 anos. A vítima foi morta em uma troca de tiros entre policiais e o bandido que o seqüestrou, em Bonsucesso.

. As cenas, flagradas na Avenda Brasil por volta 21h pelo repórter cinematográfico José Lucas, mostram os PMs com as armas apontadas, cercando o veículo. Em outra imagem, aparece uma pistola caída no chão, que seria do bandido. Em seguida, um policial retira Luiz Carlos do lado do carona do carro, sem o menor cuidado. Ele é puxado pelos pés e o corpo dele bate no chão. O PM ainda empurra o braço de Luiz Carlos com o pé. Um policial pega a arma que estava no chão e bota sobre o capô do carro do administrador.

. No flagrante ainda é possível assistir ao socorro: mais uma vez Luiz Carlos, e também o bandido, são levados sem qualquer precaução para o carro do Batalhão Prisional, que seguiu para o Hospital Geral de Bonsucesso.

. O relações públicas da PM, coronel Rogério Leitão disse, em entrevista à Globo News, que vai apurar o que ocorreu e os PMs poderão ser responsabilizados pela conduta. Em outra declaração ao RJTV, Rogério Leitão comentou que os policiais, que trocaram tiros com o bandido, agiram em legítima de defesa e que o procedimento que adotaram foi correto. os policiais não foram presos.

. Luiz Carlos era funcionário da Infoglobo e trabalhava em Duque de Caxias. Ele voltava para a casa, no Cachambi, por volta das 21h, quando rendido por por Jeferson dos Santos Leal, 18 anos, na saída da Linha Amarela para a Avenida Leopoldo Bulhões, em Bonsucesso.


CLIQUE aqui para ver o vídeo completo no site G1.

Delegado que prendeu Dantas pede afastamento

Sob a alegação de que irá realizar um curso em Brasília, o delegado da Polícia Federal (PF), Protógenes Queiroz, coordenador da Operação Satiagraha, pediu hoje (15) afastamento do inquérito.

. Segundo a PF, Protógenes irá fazer um curso superior de polícia destinado aos delegados que têm pelo menos dez anos de serviço. A fase presencial do curso deve começar na próxima segunda-feira (21) e terá a duração de 30 dias.

. O delegado, de acordo com a PF, não deverá, no entanto, retornar ao comando das investigações, mesmo após o término do curso.

. Segundo informações do Jornal Nacional, da TV Globo, os outros dois delegados envolvidos na operação, Karina Souza e Carlos Eduardo Pelegrini, também vão deixar a investigação a partir da próxima segunda-feira (21).

. Segundo o JN, as explicações para a saída dos delegados seriam divergentes. Os delegados teriam dito para um juiz e para um procurador da República que foram afastados pela direção da Polícia Federal.

. A versão da Polícia Federal é diferente. Protógenes Queiroz teria obtido na Justiça o direito de participar de um curso de aperfeiçoamento profissional. E a saída dos delegados nada teria a ver com os desdobramentos da investigação.

Por que se calam o PT e as esquerdas do RS

No Rio Grande do Sul não há repercussão alguma sobre a Operação Satiagraha, que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas e de várias pessoas com ele envolvidas nas operações criminosas levadas a efeito no Banco Opportunity.

. Somente a imprensa local repercute o caso.

. O PT e a esquerda em geral ensaiaram alguns protestos contra o presidente do STF, Gilmar Mendes, mas tão logo perceberam que lideranças e membros do governo Lula ou ligados a ele e ao Partido começaram a surgir como envolvidos nas ações da organização criminosa, preferiram submergir completamente.

. Até mesmo o editor desta página, que costumava receber dezenas de irados e-mails de catões petistas ressuscitados com a CPI do Detran, resolveram sumir.

. Este é mais um escândalo do governo Lula e do PT.

. O governo Lula e o PT resolveram, hoje, calar os delegados que estavam desvendando os serviços de líderes como Zé Dirceu, Luiz Eduardo Greenghald, Ricardo Teixeira (compadre de Lula) e Gilberto Carvalho. Na prática,repetem procedimento que já adotaram no passado. LEIA a seguir o que fez o governo em incidente anterior:

PF transfere agentes que prenderam Duda Mendonça; da Folha de S.Paulo

Os dois agentes da Polícia Federal que prenderam em flagrante o publicitário Duda Mendonça em uma briga de galos no dia 21 de outubro foram transferidos para o interior do Estado do Rio. Luiz Amado e Marcelo Guimarães souberam na quarta-feira que passarão a trabalhar nas sedes da PF em Campos (a 280 km do Rio) e Macaé (a 180 km). Não há prazo para eles voltarem. A transferência, decidida, segundo a assessoria da corporação, pela Superintendência da PF, surpreendeu os agentes. Ao saber da notícia, Amado sofreu uma crise de hipertensão, rolou uma escadaria e fraturou um braço. Em duas semanas, Amado e Guimarães prestariam depoimentos na 26ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça sobre a participação na briga de galos do marqueteiro do presidente Lula e da prefeita Marta Suplicy (PT), derrotada em São Paulo. Os depoimentos deverão ser adiados.

Caiu o delegado federal que prendeu Daniel Dantas

O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, acaba de se afastar do caso Satiagraha, que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas.

. O delegado caiu. Com Protógenes Queiroz, caíram outros dois delegtados.

. A Polícia Federal alega que Protógenes Queiroz fará um curso de especialização em Brasília. A desculpa é esfarrapada. O delegado caiu porque prendeu do modo como prendeu o banqueiro e os demais implicados, além de ter mobilizado a Abin sem consentimento dos seus chefes e ter trombado com líderes importantes do PT, do governo, do Judiciário e da mídia.

. Os três delegados, no entanto, informaram ao juiz e ao procurador do caso que foram afastados por ordem do governo Lula.

PSDB poderá começar 2009 com oito deputados no RS

As eleições municipais deste ano podem reservar uma boa surpresa para o PSDB e o governo Yeda. Se o deputado estadual Luciano Azevedo, do PPS, vencer em Passo Fundo, abrirá uma vaga ao primeiro suplente Jorge Gobbi, do PSDB. Os partidos concorreram coligados no último pleito para a Assembléia Legislativa. Mais: se Manuela D'Ávila, do PCdoB, ganhar em Porto Alegre, o vice Berfran Rosado, do PPS, abrirá uma vaga ao segundo suplente, Mauro Sparta.

. A terceira vaga viria do deputado estadual Paulo Azeredo, do PDT, que é candidato a prefeito de Montenegro. Com a sua vitória, o PDT perderia uma cadeira, porque o primeiro suplente é Coffy Rodrigues, que saiu do PDT para o PSDB no ano passado.

. Há outro deputado estadual, do PSDB, candidato nestas eleições municipais: Pedro Pereira é vice em Canguçu. Se for eleito, abrirá vaga para outro suplente tucano.

. Logo acima, à esquerda, se você clicar em cima do quadro, poderá conhecer a lista dos suplentes do PSDB e do PPS.

Nós bancamos esta aposta: RS ficará com o terminal de gás liquefeito

Anotem aí: o Rio Grande do Sul ganhará a disputa com Santa Catarina e será escolhido para sediar um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL).

. O terminal sairá em Rio Grande. Tramandaí, no RS, e São Francisco, em Santa Catarina, estão fora do jogo.

. Serão investidos US$ 1,5 bilhão.

. LEIA mais logo abaixo.

. A decisão levará em conta os aspectos logísticos. Neste campo o Estado é considerada estratégico para os planos da Petrobras no segmento energético.

. Com o terminal no RS, o Brasil pretende concluir o gasoduto entre Uruguaiana (Usina de Uruguaiana, da AES) e Porto Alegre,empacado porque falou o suprimento de gás argentino. Há 25 quilômetros construídos de cada lado e faltam 550 Km. Com ele, todos os recantos do RS poderão receber gás natural

. A Termelétrica de Uruguaiana, hoje inativa porque não recebe gás da Argentina, será reativada com o GNL, abrindo a possibilidade do Brasil exportar gás para a Argentina e o Uruguai. O carregamento semestral de GNL que virá ao Estado será muito superior a nossa demanda, por isso a necessidade de acoplar outros mercados. A grande quantidade de gás é mais um ponto a favor do RS, que tem maior atividade industrial e, portanto, mais consumo que Santa Catarina. O Rio Grande do Sul ainda pode mandar gás para o estado vizinho, que não consegue fazer o mesmo, devido ao esgotamento da capacidade do atual gasoduto que sai da Bolívia.

. O local da construção será anunciado oficialmente em novembro. O começo das operações será em 2012.


A equipe desta página conversou com a direção da Sulgás, com o deputado José Otávio Germano e foi até a Fiergs, além de ouvir outras autoridades e empresários privados da área. Ninguém fichou o RS, mas o feeling e o conhecimento da economia e da política conduziram até a aposta.

Justiça Federal bloqueia bens de todos os envolvidos no Caso Detran

A juíza federal Simone Barbisan Fortes, de Santa Maria, determinou nesta terça-feira o bloqueio dos bens de todos os denunciados pela Operação Rodin, da Polícia Federal.

Brigadianos atacam vereadores do PT em Porto Alegre

A Associação dos Servidores da Brigada Militar divulgou nota contra a bancada do PT na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Os vereadores atacaram os integrantes da BM no site do partido.

. A Abamf qualificou como "de cunho político, desrespeitoso, feroz, deselegante e pejorativo" o tratamento dispensado pelos parlamentares com relação a ação na Vila Santa Rosa, no domingo, para apreender produtos falsificados.

. A entidade contesta o emprego de truculência, palavra de ocasião dos petistas, durante as abordagens. Também acusa o partido de jogar o povo contra o trabalho da Brigada.

. A entidade avisou que vai interpelar os nove vereadores que assinaram o texto.

. A nota do PT pode ser conferida neste link: http://www.ptpoa.org.br/txt.php?id_txt=1118

Aeroclubes elegem nova diretoria no RS

Luciano Gasperin é o novo presidente da Federação de Aeroclubes do RS.

. Votaram os 31 aeroclubes gaúchos.

BarraShopping Sul, agora, só no Natal

Só um pouco antes do Natal o BarraShopping Sul abrirá as portas na zona Sul de Porto Alegre.

. Os cartazes que anunciavam a obra para outubro evaporaram do local.

Estourou bolha imobiliária de Gramado

O município de 30 mil habitantes estocou 3 mil imóveis para vender e não encontra compradores

. Os preços já despencaram 20%.

. A superdemanda turística e de lazer dos últimos cinco anos. está também produzindo colapso na infraestrutura material de Gramado. Os inéditos engarrafamentos e a falta de água nos finais de semana, são outros dois sinais de fadiga da cidade.

RS e Ceará lideram vendas de calçados no primeiro semestre

Quem mais exportas calçados no Brasil ? Se você respondeu Rio Grande do Sul, deu só meia resposta correta, porque o RS é quem mais exporta em valor, mas quem mais exporta em quantidade é o Ceará.

. De janeiro a junho os exportadores gaúchos venderam US$ 577,5 milhões. Foram 29 milhões de pares. No ano passado, foram 37,8 milhões de pares, com faturamento de US$ 599 milhões.

. A boa notícia é que os gaúchos agregam mais valor ao que vendem.

. Só o Ceará não está sendo afetado pela crise generalizada do setor. No período,vendeu US$ 163,2 milhões, contra US$ 145,9 milhões. Em volume, passou de 27,8 milhões para 31,7 milhões de pares.

. As exportações brasileiras foram a US$ 951,1 milhões, mais 1,5% em dólar, mas R$ 1,6 bilhão, ou menos 16% em reais.

Petrobrás avisa na Fiergs: terminal de gás liquefeito será anunciado neste segundo semestre

A Diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Maria das Graças Foster, falando sobre o terminal de gás liquefeito previsto para o Sul, avisou nesta terça-feira de manhã na Fiergs, usando o seu reconhecido senso de bom humor e gentileza:

1) em agosto sairá o leilão que definirá quantidades e valores.
2) em novembro será escolhido o local para o investimento de US$ 1,5 bilhão.

. Santa Catarina está melhor equipada para o desembarque e distribuição do gás, mas o RS é logisticamente a melhor alternativa.


. A Sulgás informou a esta página que o RS apresentou duas opções, no caso Tramandaí e Rio Grande.

. A vinda da diretora da Petrobrás foi articulada pelo deputado José Otávio Germano, do PP, com quem o editor conversou sobre o assunto.

Zé Dirceu ataca Tarso: “O ministro só faz pirotecnia verbal”.

A prova mais provada de que toda esta barafunda em torno do Caso Daniel Dantas tem como pano de fundo uma briga interna dentro do PT e do governo Lula, é com certeza o artigo postado hoje pelo ex-ministro José Dirceu no seu blog.

. “O que predomina no noticiário é o conflito.... (entrando secundariamente) o Ministro da Justiça e suas pirotécnicas verbais”, escreve Zé Dirceu, num artigo intitulado “Mídia aproveita caso policial para atingir governo”. O ex-ministro aproveita para chamar o delegado da Polícia Federal de “irresponsável”. E brada: Caímos no mais puro Estado policial.

. Em poucas linhas, o ex-ministro e ex-presidente do PT, líder inconteste da corrente atual que dirige o Partido, coloca três questões muito relevantes:

1) Ao atacar o ministro Tarso Genro, Zé Dirceu revela que o caso tem pela frente um delegado “irresponsável” que o ataca e ao seu grupo, mas por trás coloca-se o seu adversário político interno, que alimenta e dá cobertura a tudo.


2) O problema todo é a mídia, que “revela” as entranhas do governo Lula e do PT mais uma vez, desvendando papéis centrais de gente como o próprio chefe de Gabinete de Lula e as mulheres dos líderes petistas, alojadas no Palácio do Planalto.

3) Por último, ao denunciar o Estado policial, Zé Dirceu ataca o seu próprio governo e o seu Partido, que instalaram o Estado policial atual, porque o Estado policial não é herança maldita de FHC.


CLIQUE AQUI para ler o artigo completo.

PR passa RS e é segundo exportador do agronegócio

Mesmo sem exportar praticamente nada de carne bovina e uma quantidade ainda reduzida de carne suína, ainda devido a crise dos focos de aftosa de 2006, o Paraná desbancou o Rio Grande do Sul e foi o segundo maior exportador do agronegócio brasileiro no primeiro semestre. Segundo o técnico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, a tendência do estado é melhorar ainda mais este resultado porque é no segundo semestre que o Paraná incrementa de fato suas exportações de álcool, no qual é o segundo maior produtor brasileiro, e de açúcar, produtos não comercializados no exterior pelos gaúchos.

. A informação, divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última sexta-feira, mostra que as vendas externas do Paraná totalizaram US$ 5,2 bilhões, 48% a mais que no primeiro semestre do ano passado, enquanto os embarques do agronegócio paranaense totalizaram US$ 3,5 bilhões. As vendas de soja em grão foram as que mais cresceram, com aumento de 114,9%, alcançando US$ 1,1 bilhão. São Paulo se manteve na primeira colocação, mas sua participação nas exportações brasileiras do agronegócio caiu de 26% para 20,9%.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa do jornal Gazeta Mercantil.

Toyota confirma nova fábrica em São Paulo

A montadora japonesa Toyota vai investir até US$ 700 milhões em uma nova fábrica de automóveis no país a ser instalada em Sorocaba, interior de São Paulo.

. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15), pelo presidente da montadora no Mercosul, Shozo Haseb, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

. O valor do investimento foi estimado pelo ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, que acompanhou a audiência, em US$ 600 milhões a US$ 700 milhões.

. A fábrica produzirá um modelo de tamanho pequeno para os mercados doméstico e externo. A empresa tem cerca 3.200 funcionários no país.

PSDB troca de coordenador na Assembléia do RS

O coordenador da bancada do PSDB na Assembléia Legislativa, Arnaldo Kney, deixou a função para concorrer novamente à prefeitura de Ivoti, onde bateu ponto entre 2001 e 2004.

. Quem assumiu o posto foi o ex-assessor do deputado Adilson Troca, André Palácio.

Senadores recuam e desistem de criar cargos sem concurso

A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta terça-feira (15) recuar da decisão de criar 97 cargos sem concurso público na Casa, com salários de quase R$ 10 mil.

. Os integrantes da Mesa haviam decidido, no último dia 9, criar os cargos sem o aval do plenário do Senado. Entretanto, a criação das vagas só poderia ser feita por projeto de resolução, que deve ser submetido à votação em plenário.

. Diante do desgaste, os senadores resolveram voltar atrás e arquivar o pedido para criação de novos cargos no Senado. A Mesa Diretora é composta, além do presidente, Garibaldi Alves (PMDB-RN), pelos senadores Tião Viana (PT-AC), Alvaro Dias (PSDB-PR), Efraim Moraes (DEM-PB), Gerson Camata (PMDB-ES), César Borges (DEM-BA) e Magno Malta (PR-ES).

TST faz nova proposta e avisa que vai acabar na quinta com a greve nos Correios

A nota a seguir é da direção dos Correios e acaba de chegar. Ela dá conta de novas negociações no Tribunal Superior do Trabalho. Houve outra proposta dos juízes trabalhistas. Caso nada vá adiante, o TST julgará o dissídio nesta quinta e na quinta mesmo decretará o fim da greve.

LEIA :

TST faz nova proposta para pôr fim à greve nos Correios

O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Rider Nogueira de Brito, apresentou na manhã desta terça-feira (15) uma nova proposta de acordo para encerrar a greve nos Correios, que já dura 15 dias. A proposta anterior feita pelo Ministro foi recusada pela Fentect. A nova proposta estabelece uma gratificação mensal de 30% sobre o salário-base para os carteiros que realizam serviços de entrega e coleta de correspondência. A gratificação, porém, será proporcional ao número de horas de trabalho externo. Outro item da proposta prevê que os carteiros sejam “definitivamente excluídos” do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) 2008. A proposta prevê que 50% do salário dos dias de paralisação serão pagos aos empregados até o final de julho — os outros 50% serão considerados suspensão do contrato de trabalho, conforme dispõe o artigo 7º da Lei 7.783, de 28 de junho de 1989. A proposta veda a rescisão do contrato de trabalho dos grevistas por 60 dias a partir de 18/7/2008. As partes têm até as 12h de quinta-feira (17) para dizer se aceitam ou não a proposta. Caso não haja acordo, o dissídio irá a julgamento. O relator sorteado foi o Ministro Maurício Godinho Delgado.

Saiba quem escreveu a Carta Compromisso do governo do RS

A Carta Compromisso anunciada nesta segunda-feira pelo governo gaúcho foi escrita a quatro mãos por Percival Pugina e Cléber Benvegnu.

. Aliás, quem lê este blog, conheceu antes os termos da Carta Compromisso.

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra do documento.

Piratini pronta para anunciar agências que atenderão suas contas publicitárias

A qualquer momento o governo estadual anunciará o resultado da licitação das suas contas de publicidade.

. Estão em jogo verbas anuais de R$ 70 milhões.

Sebrae do RS promove "discretíssima" disputa da sua conta de R$ 2 milhões

Segue curso "discretíssimo" a disputa pela conta publicitária do Sebrae do RS, calculada em R$ 2 milhões por ano. O mercado não gostou do que está acontecendo. O constrangimento é generalizado. A contratação de uma auditoria para acompanhar a licitação não eliminou as desconfianças em relação ao edital.

. O edital de licitação foi disponbilizado no site do Sebrae do RS e só agora, quando sobraram na disputa as agências Matriz e Martins + Andrade (a Parla ficou de fora no primeiro round) é que o mercado tomou conhecimento do que está acontecendo.

. Na rodada anterior, anulada, no ano passado, 12 agências participaram da disputa.

Saiba o que está mudando na área de comunicação do governo Yeda

Ao antecipar seu retorno para Brasília, o jornalista Paulo Fona, ex-porta voz de Yeda, abriu caminho para que o governo gaúcho refunde a sua área de comunicação. Aliás, a coisa por ali é tão séria que a questão parou na Carta Compromisso, o que chega a ser surpreendente.

. A função de porta-voz será extinta, pelo menos do modo como existia.

. Nesta terça-feira, encorparam as notícias de que a jornalista Isara Marques também teria pedido para sair, já que teria sido convidada para ajudar a campanha à reeleição do prefeito José Fogaça. Isara desmente tudo. Ela avisou ao editor que não foi convidada por Fogaça e nem foi despedida por Yeda.

. A saída de Fona e de Isara, permitiria que Yeda buscasse dar unidade à sua área de comunicação, indicando um assessor mais forte e poderoso, no caso a jornalista Sandra Terra, que também poderia ser indicada domo líder do grupo, submetendo imprensa e propaganda ao seu controle operacional.

Zachia avisou que sairá na semana que vem da Sedai

O secretário da Sedai (Desenvolvimento e Assuntos Internacionais), Luiz Fernando Zachia, comunicou que vai sair na semana que vem do cargo. Zachia é o coordenador da campanha à reeleição de Fogaça.

. O nome mais cotado para a Sedai é o do deputado Márcio Biolchi, do PMDB.

Paulo Fona pede para sair e viajou de volta para Brasília

Desde ontem a tarde a governadora Yeda Crusius está sem porta-voz, porque o jornalista Paulo Fona limpou as gavetas e viajou esta manhã de volta para Brasília. A função sempre foi exercida pelo secretário de Comunicação em governos anteriores.

. Há algumas semanas esta página vinha anunciando a próxima saída de Paulo Fona, mas ele sempre negou tudo. O jornalista, que teve um desempenho acima do normal no caso da CPI do Detran, incomodou-se com a nomeação de Fernando Guedes para a chefia da representação do governo gaúcho em Brasília, cargo que queria para si. Ele não admite isto, mas foi o que o levou a deixar o governo, do qual iria mesmos se afastar, já que há tres meses mandou a família de volta.

. O cargo de porta voz dificilmente será recriado, porque é desnecessário e só embola o meio campo de Yeda.

Bovespa opera em baixa de 1,81%; dólar é vendido a R$ 1,592

A Bovespa opera em baixa nesta terça-feira (15), após ter encerrado a sessão anterior com desempenho positivo.

. Às 10h10, o Ibovespa, principal índice de referência das ações brasileiras, recuava 1,81%, a 59.621,84 pontos.

. Já o dólar comercial também seguia no mesmo desempenho e registrava queda de 0,19% e era cotado a R$ 1,592 para venda.

Veja aqui a íntegra do relatório da Operação Santiagraha

O site “Congresso em Foco” divulgou nesta terça-feira (15) a íntegra do relatório da Polícia Federal que deu origem à Operação Satiagraha, na qual foram presos, na última terça-feira (8), o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Suspeitos de participarem de uma organização criminosa envolvida em vários ilícitos financeiros e fiscais, os três estão soltos, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.

. O relatório não é assinado pelo delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, mas pela delegada da PF Karina Murakami Souza. Com 210 páginas, o documento ostenta a convicção dos responsáveis pelo inquérito de que Daniel Dantas chefia uma quadrilha que fraudou documentos, espiona adversários, compra aliados, pratica tráfico de influência e tem vasta capacidade de penetração nos altos poderes da República, no mercado de capitais e na imprensa.

. O relatório atribui a Dantas e seus sócios, em um total de 151 empresas, delitos financeiros e fiscais e ainda os crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de influência, evasão de divisas e corrupção.


CLIQUE aqui para ver o relatório completo.

RS e SC disputam terminal de GNL da Petrobras

Ficou mais acirrada ainda a disputa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul para sediar o terceiro terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Petrobras, orçado em US$ 300 milhões. Ontem, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) recebeu a diretora de Gás e Energia da estatal federal, Maria das Graças Foster, que fez uma exposição dos critérios a serem atendidos para a instalação do empreendimento. A mesma palestra será feita hoje em Porto Alegre, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), onde a executiva participa de evento similar.

. Foster adiantou, porém, que São Francisco do Sul apresenta boas condições técnicas e econômicas, mas a elaboração do projeto depende de outras definições. Segundo ela, a implantação do terceiro terminal dependerá do resultado do leilão de energia nova que contratará a demanda do mercado em 2013 (denominado A-5). "Já assinamos alguns compromissos com geradores para esse leilão. Dependendo do resultado, precisaremos correr atrás de mais gás para atender os contratos". A diretora da Petrobras afirma que a necessidade de 3 milhões de metros cúbicos por dia de gás já justifica o investimento.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa do jornal Gazeta Mercantil.

Presidente do STF quer nova lei contra abuso de autoridade

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), está convencido de que é preciso colocar um ponto final no abuso de autoridade que, na avaliação dele, tem caracterizado boa parte das operações deflagradas pela Polícia Federal. Mendes anotou que, em muitos casos, as operações ruidosas da PF em parceria com o Ministério Público Federal sequer rendem denúncia contra os investigados. As declarações foram feitas em vista ao Grupo Estado nesta segunda-feira, 14.

. Para evitar isso, o presidente da mais alta corte do País pretende atacar em duas frentes. Ele quer que o Judiciário, o Executivo e, obviamente, o Legislativo se articulem para rever a legislação de 1965 que trata da questão do abuso de autoridade; e tem em mente que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleça parâmetros para que os juízes de primeira instância possam autorizar os grampos. Na visão do ministro, a lei que coíbe o abuso de autoridade está ultrapassada.

Banqueiro Dantas pagou advogados ligados ao PT sem contrato

Mais um envolvimento de lideranças do PT com o banqueiro Daniel Dantas, foi revelado esta manhã pelo jornal Folha de São Paulo, conforme material que vai a seguir.

. Documentos inéditos da auditoria interna aberta pela própria Brasil Telecom sobre suas contas de 2005, quando o Opportunity ainda mandava na companhia, revelam que o compadre de Lula, Roberto Teixeira, o mesmo do caso Varig (R$ 5,2 milhões de honorários), recebeu R$ 1,2 milhão, indo outros R$ 3 milhões para o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, amigo de fé e irmão camarada do ex-ministro José Dirceu, que naquela época era Chefe da Casa Civil. Aliás, Kakay recebeu, no total, R$ 8,3 milhões de Daniel Dantas.

. A Polícia Federal acha que os dois casos e mais o de Luiz Eduardo Grenhalgh, ex-deputado e um dos dirigentes mais importrantes do PT, não passam de lobby político para favorecer o banqueiro nas suas atividades ilícitas.


CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/