Morreu Pedro Américo Leal

Morreu hoje o coronel Pedro Américo Leal, ex-chefe de Polícia e ex-deputado estadual do RS. Ele era pai da vereadora do PP, Mônica Leal.

Ele sofria de Mal de Alzheimer e estava internado havia 16 dias no Hospital Moinhos de Vento, tendo sido vítima de uma parada cardíaca.


Carioca de nascimento, Leal mudou-se para Porto Alegre em 1944. Foi eleito deputado estadual pela Arena (Aliança Renovadora Nacional) nas eleições de 1974 e 1978. Após, elegeu-se vereador da Capital em três oportunidades (1992, 1996 e 2000) pelo PDS (depois PPR e PPB), atual PP (Partido Progressista). Como vereador, criou e levantou a Subestação do Corpo de Bombeiros junto à Prefeitura e colocou a 1ª Cia do 9º Batalhão da Polícia Militar na Praça XV de Novembro, no Largo da Epatur. Simultaneamente, legislou sobre o Monumento ao Policial, o qual inaugurou.

Conheça o relatório de Kevin Krieger que aprova o Uber em Porto Alegre

O vereador Kevin Krieger, PP, apresentou esta tarde seu relatório sobre a proposta do prefeito José Fortunati que regulamenta os serviços do Uber em Porto Alegre.

43 emendas foram protocoladas.

O relatório, que é favorável à proposta, só não foi votado porque o vereador Claudio Janta, SDD, que é contra o projeto, pediu vistas, mas tudo irá à votação na quinta-feira.

CLIQUE AQUI para ler todo o relatório.

STF e PGR têm muito o que explicar sobre o escândalo Dias Toffoli x OAS.

Publicidade - Vá esta noite ao Bier Markt com seus amigos, Porto Alegre

Segurança própria de rua. Calor forte para frio intenso. Estacionamento fácil. Também gastronomia.

Reserve confraternização com seus amores, colegas, funcionários e amigos. Vá conhecer, hoje, segunda-feira.  Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. 

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS
  

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Henrique Meirelles diz que exportar não importa muito

O editor conversou nesta segunda-feira com exportadores gaúchos que se mostraram muito preocupados com as declarações concedidas pelo ministro Henrique Meirelles nas amarelinhas de Veja, porque ele tratou com pouco caso as preocupações dos exportadores brasileiros.

Eis o que ele disse sobre o câmbio:

- O câmbio é flutuante. Tentativas de diversos países de controlar o câmbio foram malsucedidas. O Brasil precisa trabalhar para ser mais competitivo e não depender necessariamente de uma moeda desvalorizsada para vencer no mercado internacional.

O ministro disse também que não está preocupado com a queda abrupta da cotação do dólar.

Leia o que falou Meirelles:

- Não há dúvida de que o dólar alto beneficia o setor exportrador. Porém a experiência mostra que o dólar mais baixo beneficia os investimentos no setor produtivo, ao favorecer a importação de máquinas, equipamentos e tecnologia. O comércio exterior, infelizmente, representa um porcentual relativamente pequeno na economia brasileira. O seu efeito na retomada é limitado. O que puxa a recuepração é a demanda interna.

No frigir dos ovos, o que o ministro diz é que exportar não importa muito.

MPF pede aumento de penas para condenados na Zelotes

O Ministério Público Federal (MPF) recorreu ao Tribunal Regional Federal, em Brasília, para que a pena de parte dos condenados em uma ação da Operação Zelotes seja aumentada. No recurso de 169 páginas, que foi enviado na última sexta-feira e tornado público hoje, o MPF pede que parte dos réus absolvidos na ação seja condenada.

Em maio, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, em Brasília, anunciou a condenação de nove envolvidos no esquema de compra de medidas provisórias. Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal, no recurso apresentado na sexta-feira, os procuradores pedem para que o juiz faça a revisão de alguns pontos da sentença.

Segundo a procuradoria, as penas deveriam ser maiores.

Oi seleciona estagiários de ensino técnico e superior

A empresa de telefonia Oi está selecionando 150 estudantes de Ensino Superior e Ensino Técnico para o Programa Geração Estágio. Para o Geração Estágio Superior, as vagas são para estudantes de áreas como Engenharia, Estatística, Economia, Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Direito. No Geração Estágio Técnico, há oportunidades para alunos de Técnico em Telecomunicações, Eletrotécnica, Elétrica e Eletrônica.

Candidatos de todo o país podem se inscrever para participar da seleção para o Geração Estágio através do site da Oi, pelo link www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi, até dia 23/09.

Delação da OAS foi suspensa pela PGR

O site Antagonista confirma a reportagem de O Globo sobre a decisão da PGR de suspender as negociações do acordo de colaboração premiada da OAS.

"As conversas estão encerradas", disse uma fonte da PGR ao Antagonista.

Essa medida absolutamente drástica sugere que Léo Pinheiro revelou muito mais do que o STF pode suportar.

Televisão e internet têm influência em mais de 70% dos eleitores

As eleições municipais começam, de fato, nesta sexta com os primeiros programas em horário eleitoral gratuito de rádio e TV, mas a aposta dos candidatos para conquistar o eleitor deve trocar o rádio pela interrnet.

De acordo com levantamento da Ipsos, TV e internet estão quase empatados (quadro abaixo) como os meios com maior capacidade de influenciar o eleitorado.

Entre os entrevistados, 77% reconheceram o poder da TV e 76%, o da internet. Na sequência, aparece o jornal (66%) e o rádio (61%). Revista vem como a última opção, com 48%.

A pesquisa revela que influência da televisão e da internet é alta entre todas as classes sociais e níveis de escolaridade, mas a prevalência da TV a diminui proporcionalemente à idade do eleitor, chegando a ser ultrapassada pela internet entre os eleitores de 18 a 24 anos.

Artigo, Darcy F.C. dos Santos - Gastos em demasia, a grande causa

Referindo-se ao excesso de gastos praticados pelos governos, Margareth Thatcher, disse certa vez que “se o Estado gastar demais, ele só pode fazê-lo tomando da poupança ou cobrando mais tributos. E não adianta pensar que alguém irá pagar. Esse “alguém” é você. Não existe isso que chamam de dinheiro público. Existe apenas o dinheiro de quem paga impostos”

O governo do Estado, como uma das medidas para enfrentar a crise financeira, aumentou, a partir de 2016, várias alíquotas do ICMS, tornando mais dispendiosos a já cara conta de energia elétrica, os combustíveis, a telefonia, entre outros itens.
 
Como o Estado vem de uma crise histórica e a economia do País atravessa grande recessão, a crença popular e até de certos escalões governamentais é de que esses fatos são os únicos responsáveis pela situação calamitosa das finanças estaduais, que leva o governo a atrasar salários e desatender outros compromissos.

CLIQUE AQUI para ler mais.

PUBLICIDADE
EXPOAGAS 2016
De 23 a 25 de agosto, na Fiergs, Porto Alegre. Supermercados, bares, lojas e demais segmentos do varejo. Participem da feira de negócios e convenção com palestras de Max Gehringer, Augusto Cury, Marcio Atalla, os jornalistas do Manhattan Connection e outras atrações. Inscrição em WWW.AGAS.COM.BR. Patrocínio Master Nestlé. Expoagas 2016, uma realização Agas- Associação Gaúcha de supermercados. Participe!

Vice-Prefeito de Caxias do Sul duela com Frei Boff no Facebook

O ex-frei Leonardo Boff, que é gaúcho, mas vive no Rio há muitos anos, resolveu patrulhar o Facebook do vice-prefeito de Caxias do Sul, RS, o jornalista Toninho Feldmann, tudo para defender os ladrões do PT, mas acabou levando nos dedos.

O que escreveu o frei petista, usando a linguagem surrada de que existem ladrões e por isto é preciso defender seus próprios ladrões:

- Esqueceu de dizer que muita gente de seu Partido também foi citada. Vai chegar a sua vez, se houver imparcialidade e justiça.

Frei Leonardo Boff usa a tática leninista para justificar os seus ladrões porque os ladrões dos outros existem, mas além disto, coloca em dúvida as instituições republicanas.

Antonio Feldmann não perdoa o frei:

-Minha defesa à Justiça não é seletiva, como o senhor faz. Defendo cadeia para todos que roubarem, de qualquer Partido.

E fulanizou:

- Lula e Dilma ficarão marcados na história como representantes de uma política ultrapassada e vencida. O senhor abandou a Igreja para se tornar um militante da pseudo-esquerda criminosa. 

É isto. Lula e Dilma são militante de uma organização criminosa chamada PT.

Maiojama vende num só fim de semana a metade das unidades comerciais do seu complexo W

Apesar do flagrante recuo das vendas de imóveis em todo o País, inclusive em Porto Alegre, a Maiojama conseguiu emplacar vendas equivalentes a 50% de todas as unidades comerciais do seu novo lançamento, o complexo W, zona Sul da Capital do RS.

O complexo W, quatro edifícios, é muito semelhante ao Trend Nova Carlos Gomes, cujos prazos de entrega ainda não foram honrados pela construtora, embora estejam em fase conclusiva. Ele conta com unidades residencias, comerciais e lojas, igual ao Trend Nova Carlos Gomes.

O W fica na esquina da Wenceslau Escobar com Armando Barbedo.

CLIQUE AQUI para examinar video com tudo sobre o W.

Jorge Gerdau conta por que razão escapou da CPI do Carf

A Polícia Federal está desconfiada que por trás da falta de vontade de senadores e deputados em levar adiante a CPI do Carf, estão interesses parlamentares comprometedores.

A revista Veja desta semana, que passou a informação, divulgou o bilhete ao lado, manuscrito pelo industrial gaúcho Jorge Gerdau, como indício de que a má vontade parlamentar tem razões muito claras. O bilhetwe  foi apreendido na casa de um dos conselheiros do Grupo gerdau e faz referência a um encontro do empresário com o senador José Pimentel, PT do Ceará. Começa com um estranho alerta aos dstinatários: "Lixo após trer lido". Nas sequência, o empresário gaúcho explica que escreveu o bilhete "para evitar o uso de computador"}. Ele relata um jantar com o então ministro Joaquim Lwevy, no qual o ministro da Fazenda teria dado "indicativos" de que atuaria para "diminuir a pressão e a opinião pública".

Depois, Jorge Gerdau trata sobre sua convocação para dpor na CPI:

- Penso que a não inclusão deve-se à nossa relação pessoal com o líder do PT no Senado, senador Pimentel, o qual apoiamos na gestão do IMPC ou do MBC e apoiamos na campanha".

O senador levou R$ 200mil do dr. Jorge para fazer sua campanha.

- O industrial Jorge Gerdau é o cérebro que toca entidades como o MBC, Movimento Brasil Competitivo, um filhote maior do PGQP, que criou no RS. Ele colaborou intimamente com os governos Lula e Dilma. No governo Lula, foi membro do Conselho de Administração da Petrobrás. 

Escala confirma que não é mais da ABC

A agência gaúcha de publicidade Escala usou anúncio de página inteira nos jornais de hoje para confirmar que o grupo ABC está fora do seu negócio.

E aproveitou para agradecer o que aprendeu com Nizan Guanaes.

A Escala anunciou que é de novo "uma agência independente".

A saída do grupo ABC ganhou corpo depois que a Escala perdeu as contas do Banrisul e do governo do RS, abiscoitadas durante o mandato de Tarso Genro, para o qual a agência trablhou durante a campanha eleitoral.

Temer será empossado em sessão solene do Congresso Nacional

Logo depois da cassação do mandato de Dilma Roussef, o presidente Michel Temer será empossado em ato solene realizado no Congresso Nacional.

Escorraçada, cassada por crimes de improbidade e sem direitos políticos, Dilma terá que ver tudo pela TV.

- Seis ex-ministros de Dilma votarão pela cassação da petista: Garibaldi Alves, Eduardo Braga, marta Suplicy, Edison Lobão, Fernando Bezerra e Eduardo Lopes.

Saiba que benefícios Dilma levará junto, mesmo cassada. É tudo pago pelos contribuintes.

Saiba quais os benefícios que a ex-presidente Dilma Roussef continuará recebendo dos cofres públicos, ainda que seja condenada por crimes de improbidade administrativa e tenha seu mandato e direitos políticos cassados:

- Prazo de 30 dias para desocupar o Palácio da Alvorada.
- Mudança de objetos pessoais para Porto Alegre.
- Avião da FAB para viajar de vez para Porto Alegre.
- Uso eterno de oito servidores públicos federais, sendo quatro para atividades de segurança, dois assessores e dois motoristas.

A maior parte dos atuais funcionários de Dilma no Alvorada continuarão recebendo salários integrais por meio ano.

Neste final de semana, Dilma trouxe alguns objetos pessoais - livros e roupas - para Porto Alegre.

Entrevista, Darcisio Perondi, PMDB do RS - Projeto do acordo da dívida irá a voto nesta terça-feira

ENTREVISTA
Darcísio Perondi, deputado RS, vice-líder do governo Temer

Quando vai a voto o projeto de lei complementar que trata da dívida dos Estados ?
Estamos na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, junto com o presidente Michel Temer, justamente para tratar disso e do ajuste fiscal.

E a votação ?
Queremos garantir quorum para votasar amanhã.

Está tudo acertado ?
Nossa preocupação maior é com uma emenda supressiva apresentada pela oposição, que quer trocar uma palavra do texto, no caso a palavra "pessoal" po "funcionário público". Não concordamos. "Funcionário público" é muito restritivo.

E o ajuste fiscal ?
A PEC 241, da qual sou relator, precisa ser concluída na Comissão Especial de 29 deputados. Temos que votar tudo antes do final de outubro ou início de novembro. Não dá para esperar mais. Se não passar, será o dia do juízo final fiscal. Nesta quarta, o ministro Henrique Meirelles falará sobre isto.
Não queremos perder mais nem um dia útil para contar prazo para a votação.

Padilha: "Deveremos ter entre 60 e 63 votos a favor do impeachment"

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou em entrevista à Rádio Estadão a expectativa do governo interino de Michel Temer (PMDB) com a votação final do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT) no Senado. "Deveremos ter entre 60 e 63 votos a favor do impeachment", disse o ministro, emendando: "Sendo conservador, deveremos ter 61 votos."

Apesar da previsão, Padilha disse que o governo respeita a independência dos poderes e que o impeachment é questão do Senado. Mas, pela sua previsão, Michel Temer deverá contar com ampla maioria para continuar no comando do País.

Número de saques de PIS-Pasep sobe a 885 mil

O número de saques do programa PIS-Pasep chegou a quase 885 mil operações entre novembro de 2015 e julho deste ano, informou nesta segunda-feira, 22, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O dado representa aumento de 65% em relação ao período entre novembro de 2014 e julho de 2015 (um incremento de 349 mil saques).

A STN atribui o resultado à realização de uma campanha de divulgação, efetuada durante o período de apuração das retiradas. Os beneficiários sacaram os valores de cotas disponíveis em suas contas individuais em agências do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal.

O maior aumento foi verificado nas retiradas feitas por beneficiários com 70 anos ou mais, que passaram de 5,4 mil para mais de 258 mil. Para esse público, foram enviadas quase 920 mil malas diretas informando a existência de saldo disponível para saque nas contas individuais dos programas.

Bovespa opera em queda de mais de 1%; dólar sobe e chega a R$ 3,22

A Bovespa operava em queda de mais de 1% e o dólar comercial subia na manhã desta segunda-feira. Por volta das 11h10, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, caía 1,38%, a 58.281,09 pontos.

Já a moeda norte-americana avançava 0,31%, a R$ 3,217 na venda, após comentários do vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer, de que o banco central norte-americano está perto de bater suas metas de pleno emprego e de 2% de inflação.

O Banco Central realizou nesta manhã mais um leilão de swap cambial reverso, equivalente a compra futura de dólares, com oferta de até 10 mil contratos.

Artigo, Pedro Lagomarcino - A que ponto chegou a Ufrgs ?

Sempre existe os que os amam e nunca os deixam (escolha das fotos e legenda é do editor).

Já não é novidade que as instalações da UFRGS são utilizadas para promover reuniões de movimentos políticos de um lado só do pensar (ou melhor do não pensar): a esquerda antidemocrática e antirrepublicana.

O grande problema disso tudo é que tal prática demonstra ao mundo que o ensino realizado nos bancos acadêmicos de uma das mais tradicionais Universidade situadas no Rio Grande do Sul, destacamos, mas não do Rio Grande do Sul, por se tratar de uma Universidade Federal, segue sendo utilizado para fazer lobotomia política, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, que nele entretêm a liberdade de pensamento político e quiçá também a de ensino.

Diga-se de passagem, reuniões que iniciam por desrespeitar e violar o Estado Democrático de Direito, a liberdade de pensamento político e também os Princípios Constitucionais da Administração Pública contidos no art. 37, da CRFB/88, em especial, os da legalidade, da impessoalidade e da moralidade.

E quando se viola o art. 37, da CRFB/88, alto lá, abre-se um grande campo para afirmar a existência de improbidade administrativa, conforme consta no arts. 9º, 10, 11 e 21, I, da Lei nº. 8.429/92.

E improbidade administrativa, bem sabem os doutos que é crime.

Por que fazer da sala de aula e do espaço da universidade um oásis de proselitismo político?

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo.

Outro réu da Lava Jato foi parar no hospital.

Depois de Alberto Youssef e José Carlos Bumlai, o doente da vez é o ex-executivo da Queiroz Galvão, Ildefonso Colares Filho. Ele foi autorizado pelo juiz Sérgio Moro a baixar ao hospital para fazer exames.

O ex-executivo trata-se de tumores pulmonares.

Busato reúne 3 mil lideranças de 12 Partidos para lançar campanha em Canoas, RS

O deputado Luiz Carlos Busato (PTB) e Gisele Uequed (REDE) oficializaram a candidatura à prefeitura de Canoas em evento com 3 mil pessoas neste domingo, 21 de agosto, no Canoas Tênis Clube. 11 Partidos apóiam Busato

Principal via de oposição ao PT, o deputado disse que vai reestruturar a máquina pública, reduzindo pelo menos 30% dos cargos comissionados, priorizando na nomeação o perfil técnico.

O plano de governo ainda inclui entre as prioridades a realização de uma licitação do transporte público e a criação de uma UPA Pediátrica. "Aceitei ser candidato a prefeito porque entendo que Canoas precisa ter uma gestão comprometida com as necessidades reais do cidadão, uma gestão que resolva o problema da falta de vagas nas creches e de segurança”, afirmou Busato. “A grande questão é avaliar quem tem mais capacidade técnica para governar a cidade hoje, porque passar anos ocupando cargos públicos não comprova competência”, reforçou Gisele. Ela ainda destacou que será uma vice atuante: “sei que ao lado do Busato terei espaço para debater e construir uma Canoas mais sustentável e humana”. 

Participaram do evento os deputados federais João Derly (REDE) e Cajar Nardes (PR), o deputado estadual Juvir Costella (PMDB) e os presidentes dos partidos da coligação (PTB, REDE, PEN, PMDB, PMN, PR, PRP, PRTB, PSC, PSDC, PTdoB e Solidariedade).

Queda do indicador de produção em julho foi insuficiente para reverter o avanço dos meses anteriores

A Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) referente a julho mostrou piora do indicador de produção no período, que atingiu 46,6 pontos, o equivalente a uma queda de 9,0% na margem, de acordo com os dados dessazonalizados pelo Departamento de Pesquisas Econômicas do Bradesco, conforme publicação feita esta manha.

 Apesardisto, a queda foi insuficiente para reverter os avanços de 0,8%, 1,7% e 9,2% observados em abril, maio e junho, respectivamente. 

A redução da produção contribuiu para a elevação dos estoques no período em 2,1% ante junho, também descontados os efeitos sazonais. Em contrapartida, a Utilização da Capacidade Instalada passou de 64,7% para 65,0% entre junho e o mês passado, na série livre de influências sazonais, marcando sua segunda alta consecutiva. As expectativas para agosto, por outro lado, sugerem continuidade do desempenho positivo do setor industrial verificado nos últimos meses, com destaque para a expansão de 3,7% do índice de demanda. Assim, a melhora da confiança dos empresários da indústria e os indicadores coincidentes já divulgados sustentam a expectativa de nova alta da produção industrial em julho, a despeito desse resultado da sondagem.

Editorial, Estadão - Por Lula, PT difama o Brasil

Partido não se peja de tentar vender no exterior a falácia de que Lula é vítima. Ao lado, Lula sendo conduzido coercitivamente para depor na PF, a mesma que esteve sob seu comando durante 13 anos, mas que agora é golpista.

A “mais violenta campanha de difamação contra um homem público em toda a história do País”, da qual Lula da Silva se diz vítima, é denunciada por uma “cartilha” impressa em quatro línguas – português, inglês, francês e espanhol – que o PT vai distribuir a personalidades e órgãos de comunicação no exterior. Para compensar o fato de, segundo alegam, Lula estar sendo difamado no Brasil, os petistas decidiram ampliar a campanha de difamação do Brasil no exterior, apresentando seu líder máximo como vítima de toda sorte de violência por parte das autoridades policiais e judiciais que, no cumprimento de suas responsabilidades constitucionais, estão há mais de dois anos expondo as entranhas do maior esquema de corrupção da história do País, armado por Lula e seus asseclas. O chefão petista, que já apelou ao comitê de Direitos Humanos da ONU contra o juiz Sergio Moro, demonstra estar cada vez mais atemorizado com a possibilidade de fazer companhia aos ex-dirigentes do PT – até agora, dois ex-presidentes e três ex-tesoureiros do partido.

No mesmo dia em que o PT anunciou o lançamento da publicação A caçada judicial ao ex-presidente Lula – que reproduz material divulgado pelo site do Instituto Lula, no dia 20 de julho –, o empresário José Carlos Bumlai, réu condenado da Lava Jato, colocou mais um cravo na coroa de espinhos do amigo do peito ao declarar, em depoimento à Polícia Federal em São Paulo, que recebeu da ex-primeira-dama Marisa Letícia da Silva, em fins de 2010 – último ano do segundo mandato presidencial de Lula –, insistente pedido para que ajudasse a acelerar as obras então em andamento no famoso sítio de Atibaia, que os Da Silva negam de pés juntos ser de sua propriedade, mas que passaram a frequentar regularmente a partir de 2011.

É difícil saber o que é mais cínica, se a campanha que o PT tem promovido no exterior para difamar as instituições brasileiras depois que se viu desmoralizado no próprio País ou se a tentativa de Lula de garantir que não existe no Brasil ninguém mais honesto do que ele próprio. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, Ricardo Noblat, O Globo - O último ato de Dilma

A partir da próxima semana, fora a jabuticaba, haverá outra coisa para chamarmos de nossa: a presidente da República afastada por um golpe que comparece ao último ato do seu julgamento para se defender diante de golpistas. Se for absolvida, dirá que derrotou o golpe. Se for condenada, dirá que foi vítima dele. Em seguida, embarcará para uma temporada de férias no exterior porque ninguém é de ferro.

A única invenção brasileira reconhecida em fóruns internacionais é a duplicata mercantil. Data da época em que Dom João VI transferiu para o Rio de Janeiro a sede do império português.

Nem o avião é reconhecido como uma invenção do brasileiro Santos Dumont que morava em Paris e que, ali, fez sua geringonça decolar pela primeira vez no início do século passado.

Na verdade, não há registro confiável de que a jabuticaba tenha primeiro brotado aqui antes de se espalhar por outros países de clima tropical.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

E tudo saiu bem na Rio 2016, imperfeitamente maravilhosa

A foto ao lado é da AFP PHOTO / Jim WATSON, disponibilizada no Google.


CLIQUE AQUI para ler, também, análise de Veja:"E, claro, tudo acabou em samba".

Nesta análise, a jornalista Carla Jiménez diz que o sucesso da Olimpíada surpreendeu o mundo e os próprios brasileiros.

Leia tudo:

A finlandesa Leslie Shannan, que veio ao Brasil acompanhar a Rio 2016, resumiu sua passagem pela Olimpíada brasileira com uma frase que caberia na boca de muita gente. “Fomos muito injustos com vocês. Tudo foi perfeito”, afirmou ao repórter Felipe Betim. Muita gente pode vestir a carapuça da turista entusiasmada Shannan, mas ela não estava sozinha quando tinha dúvidas e medo do que o evento tinha a oferecer. Havia inúmeros motivos para acreditar que o Brasil passaria uma vergonha mundial com os Jogos Olímpicos, listados exaustivamente pela imprensa nacional e internacional, incluindo o EL PAÍS. E de véspera, torturamos o mundo mostrando tudo que podia dar muito errado.


Era zika vírus, era a Baía da Guanabara imunda, consertos inacabados na Vila Olímpica, uma empresa de fundo de quintal contratada para vigilância nos aeroportos, um pedido de socorro financeiro de emergência para evitar o estado de calamidade a um mês e meio da estreia. Até o Estado Islâmico deu o ar da sua graça para aumentar a síndrome de fracasso que a Olimpíada do Rio precisou enfrentar.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
CLIQUE AQUI para ler, também, análise do UOL:"Brasileiro troca medo inicial do vexame, por orgulho nacional".

Vote, aqui, para diminuir número de deputados e senadores

O site do Senado Federal abriu consultas públicas sobre a PEC, Proposta de Emenda Constitucional, que prevê a diminuição de parlamentares, que ficaria assim:

Câmara dos Deputados -  513 para 385
Senado - 81 para 54

O editor votou a favor.

CLIQUE AQUI para votar.

Câmara aprovará, hoje, parecer do projeto que regula serviços do Uber em Porto Alegre

Será hoje a votação do parecer do vereador Kevin Krieger, PP, que seráfavorável ao projeto do prefeito José Fortunati que regulamenta os serviços do Uber em Porto Alegre.

O vereador disse ao editor que recebeu e falará sobre as 43 emendas apresentadas.

Caso o parecer seja aprovado, o projeto será votado em meados do mês que vem.

CLIQUE AQUI para conhecer o projeto.

Esta semana a inflação do IPCA -15 de agosto poderá apresentar desaceleração

O IPCA-15 de agosto, a ser conhecido na quarta-feira, será o destaque da agenda doméstica de divulgação de indicadores desta semana. 

O mercado espera alta de 0,45%, desacelerando em relação ao índice cheio de julho (0,54%), por conta das altas mais moderadas dos preços de alimentação, ainda que esse movimento seja, por enquanto, modesto. 

Esta manhã, a newsletter diária da equipe de economistas do Bradesco analisa da seguinte forma o cenário:

Também merece destaque a divulgação da nota do setor externo referente ao mês passado, na terça-feira. Projetamos déficit em conta corrente de US$ 4,7 bilhões. O resultado mais negativo se dará, em grande medida, pela sazonalidade do período. No último dia útil da semana, será divulgado o resultado primário do governo central de julho, para o qual estimamos déficit de R$ 22 bilhões. Além disso, ao longo da semana, a FGV divulgará as sondagens de agosto. Acreditamos que os indicadores continuarão mostrando melhora da confiança, reforçando os sinais de estabilização da atividade, principalmente da indústria.

Mercado prevê inflação menor e fim da recessão para 2017

As expectativas para a alta do IPCA de 2017 seguiram em queda, mantendo a tendência de ajustes baixistas observada nas últimas semanas, segundo as estimativas de mercado, coletadas até o dia 18 de agosto e divulgadas há pouco pelo Relatório Focus do Banco Central. 

A mediana das expectativas do IPCA para 2016 seguiu em 7,31%, ao passo que para 2017, foram revisadas de 5,14% para 5,12%.  

A mediana das estimativas da taxa Selic, por sua vez, seguiu em 13,75% e 11,00% para o final deste e do próximo ano, respectivamente. 

A expectativa para o PIB de 2016 seguiu apontando para uma retração de 3,20%, enquanto que o crescimento esperado para o próximo ano foi revisado para cima, passando de 1,10% para 1,20%. 

Por fim, a estimativa para a taxa de câmbio foi mantida em R$/US$ 3,30 para o final de 2016 e foi revisada de R$/US$ 3,50 para R$/US$ 3,45 para o final de 2017.

Só 18 senadores confirmam voto contra o impeachment de Dilma Roussef

Placar do impeachment, segundo edição desta segunda-feira do Estadão

A favor - 43
Não abrem o voto -16
Indecisos - 4
Contra - 18

Seis ex-ministros de Dilma Roussef votarão pela cassação da ex-presidente.

Saiba de que modo ministros do STF podem ser julgados

Ministros do STF podem ser julgados pela própria Corte, desde que haja denúncia feita pelo Procurador Geral da República, mas ela precisa ser aceita por uma das turmas designada para o caso.

Ou pode tomar impeachment, porém junto ao senado e desde que o presidente da Casa aceite levar o caso adiante. Este tipo de pedido pode ser feito por qualquer um do povo.

Nunca houve julgamento de ministro no STF ou no Senado.

O único pedido de impeachment feito contra ministro do STF atingiu justamente Dias Toffoli, mas Renan Calheiros arquivou-o.

OAS delatou mesmo o ministro do STF, Dias Toffoli

Dias Toffoli negou tudo numa curta nota. 


A revista Veja dedica seis páginas da sua edição desta semana para revelar que a casa do ministro do STF, Dias Toffoli, que virou mansão pelas mágicas mãos do dono da OAS, Leo Pinheiro, o mesmo do triplex e do sítio de Lula, é apresentada pela força-tarefa da Lava Jato como obra resultante das relações existentes entre o empreiteiro e o ministro. Um dos relatórios do MPF apresenta mensagens que tratam de visitas à casa de Dias Toffoli, presentes de aniversário ao ministro, festa em homenagem ao ministro e alguns negócios.

O MPF revela que os dois estreitaram laços há quatro anos, mas desde o governo Lula os interesses da OAS já eram defendidos junto ao ministro, que na época era chefão da AGU. Em agosto de 2013, mensagem em poder da Lava Jato revela que a OAS tratou com Dias Toffoli "sobre o assunto dos aviões", ou seja, do Aeroporto de Guarulhos, negócio de interesse de Leo Pinheiro.

Os fatos narrados por Veja não são "altamente" comprometedores, mas a revista lembra que "um anexo de uma colaboração premiada, que é o caso, só é feito quando há um fato criminoso". Leo Pinheiro promete aprofundar o caso quando fizer a delação premiada completa, já que por enquanto só existem pré-delações.

No caso específico da casa que virou mansão, totalmente reformada em 2011, a propriedade ganhou novos quartos, adega, espaço gourmet, instalações de gás, energia solar e paisagismo, passando de 370 para 451 m2. O supervisor da obra, Mário Augusuto Fernandes, disse que não cobrou nada. Ele disse que uma arquiteta o indicou como engenheiro. A arquiteta é mulher do advogado Carlos Ribeiro, que admitiu o negócio.

Delação do dono da OAS foi suspensa pelo chefe do MPF

Se o jornal O Globo desta segunda-feira estiver certo, foi suspensa a delação premiada de Léo Pinheiro e outros executivos da OAS, tudo porque a Procuradoria Geral da República teria ficado irritada com a reportagem da Veja que divulgou o termo da delação que cita Dias Toffoli. 

Para Rodrigo Janot, o vazamento da delação teria representado quebra do acordo de confidencialidade e seria uma forma de forçar a PGR à assinatura da delação definitiva.


O jornal não diz, mas sites e blogs desta manhã, como O Antagonista, informam que a PGR sofreu pressões do STF para punir Leo Pinheiro. 

- Se o acordo for mesmo suspenso, Lula e Dilma serão os grandes beneficiados.

Tanure está de olho na Oi

Esta semana, o empresário carioca Nelson Tanure mandará emissário a Lisboa para fazer uma proposta aos bancos portugueses que possuem naco expressivo de ações da Oi.

A informação é da coluna Radar, Veja.

Nelson Tanure, que na verdade é baiano, gosta de comprar empresas com problemas. Ele fez isto com os jornais Gazeta Mercantil e JB, como também com a Intelig.

Segunda-feira será fria e terá céu azul e sol claro no RS

Porto Alegre, 7h43min, 7 graus

O dia amanheceu friorento, com céu azul e sol claro em Porto Alegre. O cenário é parecido em todo o Estado.

A temperatura, hoje, poderá chegar ao máximo de 18 graus.

Expointer abriu esta manhã para receber primeiros animais

A Expointer, Esteio, RS, maior feira do agro no Brasil, abriu esta manhã para receber os animais que serão apresentados e oferecidos ao público a partir do dia 27.

A mostra irá até o dia 4 de setembro.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/