Henrique Meirelles diz que exportar não importa muito

O editor conversou nesta segunda-feira com exportadores gaúchos que se mostraram muito preocupados com as declarações concedidas pelo ministro Henrique Meirelles nas amarelinhas de Veja, porque ele tratou com pouco caso as preocupações dos exportadores brasileiros.

Eis o que ele disse sobre o câmbio:

- O câmbio é flutuante. Tentativas de diversos países de controlar o câmbio foram malsucedidas. O Brasil precisa trabalhar para ser mais competitivo e não depender necessariamente de uma moeda desvalorizsada para vencer no mercado internacional.

O ministro disse também que não está preocupado com a queda abrupta da cotação do dólar.

Leia o que falou Meirelles:

- Não há dúvida de que o dólar alto beneficia o setor exportrador. Porém a experiência mostra que o dólar mais baixo beneficia os investimentos no setor produtivo, ao favorecer a importação de máquinas, equipamentos e tecnologia. O comércio exterior, infelizmente, representa um porcentual relativamente pequeno na economia brasileira. O seu efeito na retomada é limitado. O que puxa a recuepração é a demanda interna.

No frigir dos ovos, o que o ministro diz é que exportar não importa muito.

20 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde,
O cambio não pode ser a única ferramenta para os produtos brasileiros serem competitivos no exterior.
Luiz

Anônimo disse...

E está certo

Anônimo disse...

Não, o que ele diz é que é mais importante uma moeda forte, que chega de reserva de mercado, que nosso produto deve ser mais competitivo pela qualidade e inovação e não pela desvalorização de nossa moeda. Dólar alto prejudica a população mais pobre

Anônimo disse...

MENOS INTERVENÇÃO DO GOVERNO, MAIS LIBERDADE!

O Sr. Meirelles está em sintonia com as idéias mais "liberais", onde se apregoa que deve haver menos intervenção do estado na economia. A "mão invisível" do mercado tratará de levar todos os fatores ao equilíbrio.

O setor agroexportador está festejando. Foi por isso que tiraram Dilma e o PT do poder. Era muita interferência governamental.

Agora trata-se de abrir mais nossa economia (muito fechada) para a competição internacional, acabando com os nefastos monopólios (petróleo, companhias aéreas, correios, saúde, etc).

O Deus mercado vai colocar tudo no seu devido lugar!

Anônimo disse...

Parabéns ao Meirelles por falar o óbvio. Que trate de deixar o Brasil mais aberto ao mundo, e não fechado como é hoje.

Anônimo disse...

Governantes precisam ter a coragem de fazer escolhas.
Está claro que neste momento a escolha feita é de recuperar a demanda interna, por ser mais eficiente para a economia como um todo.
Certamente que exportar é importante.
Agora exigir que o governo controle o câmbio não é aceitável, pois como o ministro disse, os governos que tentaram, foram mal sucedidos.
Se os governos que tentaram foram mal sucedidos, por quê exigir isto do governo brasileiro?

Anônimo disse...

Nisso ele está certo!

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau com o Ministro. Essa conversa de desvalorizar câmbio para favorecer meia dúzia de exportadores e empobrecer o resto do país é conversa fiada! Me cite um país decente com moeda fraca. Me cite um país subdesenvolvido com moeda forte. Temos que aumentar a nossa competitividade é na redução de custos, menos burocracia, mais logística, mais tecnologia, etc. , o que qualquer país decente faz e não descontando na moeda, deixando todo mundo pobre. Vai um brasileiro no Uruguai, um país pobre, e nos sentimos mais pobres ainda, ao comprar um simples almoço.

Anônimo disse...

Claro. Na época do lula ele afundou o dólar, levando - o a R$ 1,50. Só que agora é outra época, não vai conseguir.

Anônimo disse...

É o Merdeles... dar empregos em outros países, viver de produtos importados, e desvalorizar quem trabalha no país, é uma herança que já vem desde FHC(comunista fabiano), depois Lula, Dilma(comunistas Leninistas) só pioraram ...é o comunismo na prática. Não temos expressão nenhuma no mundo, as Olim- piadas provaram isso, o Brasil é um zero, e motivo de chacota mundo afora. Eles têm razão, o país não participa internacionalmente, e prefere só a pobreza de um mercado interno frágil, isolado, boçal, pequeno, pobre, precário, ultrapassado e cheio de Brasugandas. Criticar a exportação é só para comunistas idiotas, na verdade é porque não podem aplicar as altíssimas taxas de impostos sobre os produtos exportados, e assim não podem contar com tais recursos para embolsá-los com a famosa corrupção e a roubalheira do estado inchado e corrupto, a que estão acostumados. Porém, a exportação é o que emprega, porque gera produção de fato resultando riquezas e competências, o resto é, ao modo da economia Cubana, um retrocesso, atraso, e carga tributária absurda, daí só o estado ganha e domina tudo, e daí os bancos fazem a festa financiando tal estado corrupto(O merdeles adora essa perspectiva). Ainda essa história de dólar baixo, só ajuda os ditos países oportunistas(Russia, China, Índia, ou comunistas que compram enxoval em Nova York etc), os empregados de lá agradecem!!!
Daí concluímos: primeiro - agora o Agronegócio virou bandido (já vi muitos querendo taxar as exportações do agronegócio - verdadeiros idiotas, imbecis - viverão só de vendas do carnaval, e das compras do estado, ou terão de se tornar servidor público do estado). Segundo - um país com 11 milhões de desempregados (talvez bem mais que isso), mais 10 milhões na informalidade, e 50 milhões recebendo bolsa família, são as bases perfeitas para uma economia pior que a Cubana.

Então acho que não preciso dizer mais nada...
Vilmar Alberto

Anônimo disse...

Erado Meinrelles.

Exportar agora é trazer os valiosos dólares e fortalecer a economia interna. Depois das finanças organizadas se pensa em competitividade e tecnologia.

Anônimo disse...

Idiota esse Meirelles. Como ser competitivo com a nossa carga tributária?

ATENTO disse...

CORAGEM,COMPETENCIA, MOSTRAM CAMINHO CERTO

Falou com competencia e coragem,algum argumento contra?

Até os Grandes Gatunos petistas sabiam que a demanda interna gera massa salarial,emprego,MORADIA...só que não pode ser em cima de uma fraude e roubalheira como o PT instaurou no país.

E como falou Meireles, FAZER MAIS COM MENOS E MAIS BARATO,novas tecnologias, máquinas e equipamentos.

O CAMINHO É ESTE MESMO a ponderação das exportações na nossa economia é pequena se comparada com a da demanda interna.

POLIBIO,ELE NÃO DISSE QUE AS EXPORTAÇÕES NÃO INTERESSAM, APENAS QUE SÃO MENOS IMPORTANTES ,MENOS IMPORTANTES,MENOS IMPORTANTES.

O CARA SABE NAVEGAR,JÁ MOSTROU ISSO, E O QUE ELE DISSE TEM PROPRIEDADE E MOSTRA CORAGEM, POIS COM CERTEZA VÃO ATACÁ-LO POR ISSO , OS DEMAGOGOS DE SEMPRE, É CLARO.

Anônimo disse...

O ministro disse apenas que o valor exportado é pouco significativo em relação ao tamanho da economia brasileira. E considera infeliz essa situação.

Anônimo disse...

Segundo essa visão reduzir o custo-Brasil teria mair impacto no custo e competitividade do setor exportador. E é verdade. Só que o Ministro vai na contramão aumentando os salários do funcionalismo ou seja, aumentando o custo-Brasil.

Anônimo disse...

Manda ele trocar umas ideias com os economistas da China e do Japão. Países que cresceram com suas moedas desvalorizadas em relação ao dólar. Ele segue o exemplo do ministro Cavalo da Argentina que por soberba decretou o peso a um dólar. Quebrou a Argentina que nunca mais se recuperou.
Este governo não vai dar em nada.
Estão trabalhando para os banqueiros e para os ricos, que tem aplicações financeiras usufruindo as exorbitantes taxas de juros brasileiras.

Anônimo disse...

esta é a formula Meireles que todos já conhecemos e tbm sabemos como termina.
vamos rumo ao precipício.
no curto prazo menos inflação, menos juros, menos relação divida/pib e a festa dos importados e dos turistas em Miami, e todos estão felizes, assim como o sapo que vai do quentinho a fervura sem sentir.

Anônimo disse...

Políbio,

PQP, na contra-mão dos países sérios.

Este Meirelles não nega ter sido um "colaborador" dos bandidos corruptos do PT.

Tâmufu!!!

JulioK

Ps.: desculpe o palavreado, mas com 12 milhões de desempregados .....

Anônimo disse...

Não dá para acreditar que já tenha começado a choradeira dos exportadores. Será sempre assim? No momento em que a a moeda brasileira deixa de ser lixo petista os exportadores comecem a chorar?

Anônimo disse...

Esse banqueiro é o maior fisiologista do Brasil, sempre está a favor do poder e nada fora do poder interessa. Já apoiou todos os regimes e sempre a procura de cargos. E ainda tem gente que se mata por partido quando na prática TODOS só querem CARGOS e ALTO SALÁRIOS seja em qualquer época e em qualquer regime.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/