Busatto detona Feijó e Claudio Brito na TV Com

Se você é gaúcho e pega a TV Com, feche a noite ouvindo Cesar Busatto, chefe da Casa Civil de Yeda, o vice Paulo Feijó e o jornalista Claudio Britto.

. Busatto detonou Feijó e Britto. Ele denunciou que a fita apresentada por Feijó e pelos deputados do PT foi editada, manipulada, com 22 minutos extraídos de uma hora de gravação.

Secretariado aplaude Busatto. Yeda reunirá todo mundo neste sábado.

A governadora Yeda Crusius convocou todo o secretariado para uma reunião neste sábado (7) pela manhã, às 9h. Hoje, os secretários foram chamados por volta das 16h e só começaram a deixar o Palácio, pela entrada ao lado da Catedral, depois das 20h.

. Tudo que estava planejado como a saída de Martini, Busatto e Cavalcante será revisto e reavaliado amanhã. Qualquer informação em contrário (como uma suposta saída de secretários na segunda-feira é precipitada ou manifestação escancarada de desejo pessoal). Nada, absolutamente nada está decidido. Qualquer atitude de Yeda será conversada com o secretariado na manhã deste sábado.

. O secretário Cézar Busatto está recebendo todo o apoio do secretariado, assim como Delson Martini e Marcelo Cavalcante.

. Quando voltou da coletiva à sala na ala residencial do Palácio Piratini, onde estavam todos os secretários, Busatto foi amplamente aplaudido.

. O governo sentiu-se vingado com as pesadíssimas, insultos mesmo, de Busatto, ante o ataque que recebeu pelas costas de Feijó. O assunto que predominou a conversa dos secretários foi justamente a traição sem precedentes cometida pelo vice-governador. A atitude foi nominada de adjetivos impublicáveis. A palavra "chinelão" é a única que se pode revelar. Foi daí pra baixo.

. O pronunciamento de Yeda pode ocorrer no final da manhã deste sábado ou, o mais provável, somente no domingo.

Onyx: "Feijó deveria ter dado voz de prisão a Busatto"

O presidente estadual do DEM, o deputado federal Onyx Lorenzoni, argumenta que o vice-governador Paulo Afonso Feijó deveria ter dado ordem de prisão ao chefe da Casa Civil, Cézar Busatto.

. Ao defender Feijó das acusações de Busatto, afirmou Onyx:

"Ele fez uma proposta escusa a Feijó, que poderia tem agido como manda a lei e dado ordem de prisão ao chefe da Casa Civil. Ele é que é desonrado e não tem moral para falar do vice-governador, que tem a coluna reta. Busatto sim é que tem a coluna móvel. É balela a desculpa de Busatto de que falava do número de Cargos de Confiança (CCs) quando se referiu ao financiamento de partidos como o PP e o PMDB. O chefe da Casa Civil precisa respeitar a inteligência dos gaúchos. Não há outra interpretação ao que foi dito".

Paulo Fona avisa: "Paulo Feijó é o Juruna dos Pampas"

O porta-voz Paulo Fona (foto) pegou bem: a partir de agora, nenhum integrante do governo estadual se sentirá à vontade em conversar com o vice-governador Paulo Afonso Feijó - o "Juruna dos pampas". "Vai saber se ele não gravará a conversa", diz Fona. O jornalista comenta que nenhum integrante do governo se sentirá mais à vontade na presença de Feijó.

. O cacique Juruna (a saber, Mário Juruna foi o primeiro e único índio a se eleger deputado federal), para quem não lembra, eleito deputado federal, andava com um gravador pelo Congresso Nacional gravando a conversa que tinha com seus pares. Explicava dizendo que não dava pra acreditar no que branco falava. E por isso gravava tudo para ter como prova.
. Uma grande diferença entre Feijó e Juruna é que o índio andava com um gravador à mostra e avisava seus interlocutores antes de apertar o play. Feijó, ao contrário, esconde equipamentos mínimos sabe-se lá onde.


Saiba quem foi Juruna
(fonte: Jornal da USP, matéria de MARIA EUGÊNIA DE MENEZES)

Mário Dzururá, ou Juruna como era conhecido, foi o primeiro e único índio brasileiro a se tornar deputado federal. Eleito pelo PDT do Rio de Janeiro em 1982, cria política de Leonel Brizola e do antropólogo Darcy Ribeiro, que na época militava nas fileiras do partido, Juruna foi o maior representante indígena nas esferas do poder federal. Vítima de diabete crônica, o ex-cacique xavante morreu no dia 17, depois de passar 15 dias internado no hospital Santa Lúcia em Brasília. A doença já o debilitava há muito. Preso a uma cadeira de rodas, Juruna andava esquecido pelos políticos e pelos índios, mas sua atuação foi um marco histórico. "A presença de um índio no Congresso foi importante para defender os interesses indígenas e para barrar projetos que os prejudicassem", explica a antropóloga Fany Ricardo, coordenadora do ISA (Instituto Socioambiental).


Como deputado federal, Juruna foi uma espécie de embaixador das nações indígenas e sua atuação no Congresso serviu para sensibilizar setores sociais para os problemas que os indígenas enfrentavam. O cacique xavante chegou a Brasília no final dos anos 70 e logo ganhou notoriedade por andar, para baixo e para cima, com um gravador debaixo do braço registrando as promessas dos políticos.

Mesmo depois de eleito deputado, Juruna continuou sendo considerado por muitos apenas como uma figura folclórica, com hábitos e idéias extravagantes. Contudo, aos poucos, foi se impondo como analista da situação indígena no Brasil e como ator político. Logo no seu primeiro ano de mandato, conseguiu criar a Comissão do Índio, da qual foi o primeiro presidente. Com a função de assegurar os direitos indígenas, a comissão passou a funcionar como um órgão permanente da Câmara dos Deputados.

O segundo grande passo do ex-cacique foi a aprovação do projeto que alterava a composição da diretoria da Funai. Ele queria que a Funai fosse administrada por pessoas apontadas pelas comunidades indígenas — índios ou indigenistas reconhecidos. Reconhecido por sua atuação, ele nunca deixou de ser polêmico. Recusou-se a usar terno e gravata, como exige o protocolo da Câmara, quase perdeu o mandato por dizer que "todo ministro é ladrão" e teve sua imagem bastante desgastada quando confessou ter recebido dinheiro do empresário Calim Eid, para votar em Paulo Maluf no colégio eleitoral. Pressionado por seus colegas de partido, ele acabou denunciando o suborno, devolvendo o dinheiro e votando em Tancredo Neves. O gravador é arco e flecha Líder dos xavantes, Juruna saiu da sua tribo, na reserva de São Marcos no Mato Grosso, e foi para Brasília tentar ser ouvido pelo presidente. Depois de enganado muitas vezes, Juruna decidiu usar o gravador que tinha comprado em Cuiabá para registrar as "mentiras" que lhe diziam e as promessas falsas que lhe eram feitas.

Secretários de Yeda querem que Yeda resista ao golpismo do PT e do Dem

Existe um movimento muito bem orquestrada para inviabilizar (sangrar) ou até derrubar o governo Yeda, segundo a conclusão a que chegaram secretários estaduais reunidos no Palácio Piratini até agora há pouco.

. PT, DEM e até uma ala do PMDB ligada ao ex-governador Germano Rigotto, representada pelo deputado Alexandre Postal, mas que pode ser ampliada, estão engajados para sangrar (tornar um pato manco) ou derrubar a governadora. O grupo conta com o apoio susentado de parte influente da imprensa tradicional, insatisfeita com os investimentos menores do governo estadual em publicidade e alimentada pelo farto envio de recursos do governo federal.

. Os dois eventos da semana são uma prova cabal deste cenário.

. A revelação de conversas de envolvidos na fraude do Detran, com a clara intenção de atingir o secretário-geral Delson Martini, e a divulgação do "grampo" pessoal do vice-governador com seu subordinado Cézar Busatto, chefe da Casa Civil, deixaram rastros visíveis sobre a articulação, já que foram ações premeditadas e ensaiadas meticulosamente pela oposição.

. A mídia interessada em instalar uma crise no Palácio se presta a divulgar, lance por lance, sem parar para refletir em nenhum momento.

. Até mesmo dentro do Piratini assombram os movimentos de alguns repórteres que não pergutam, mas tomam satisfações.

. Mais uma prova da combinação existente, é que, hoje, quando nem havia terminado ainda a divulgação da conversa entre Feijó e Busatto, um grupo de estudantes já estava na Assembléia Legislativa para protestar e, bingo!, pedir a saída de Yeda. É lógico que tudo foi planejado, até com hora marcada e caras-pintadas. As bandeiras que as duas dezenas de manifestantes portaram demonstraram que o epicentro da "manifestação espontânea" dos "caras pintadas" era o próprio PT, o que ficou mais claro pela ausência completa de cuecas nos eventos da Assembléia e diante do Piratini.

. Outro elemento grave: o CD com o "grampo" pessoal de Feijó pra cima de Busatto também foi entregue para a deputada Stela Farias, do PT. No início da tarde, o vice ainda antecipou o conteúdo da gravação a dois jornalistas da RBS.

. Os aliados temem que no caso de Yeda ceder à pressão, ela acabará refém dos seus opositores e dos quinta-colunas internos, porque os ataques desferidos contra seus auxiliares, especialmente Busatto, têm por alvo a governadora.

. As duras respostas de Busatto não elidiram o conteúdo da conversa que teve com Feijó e que foi divulgada, mas lavaram a alma de membros do governo que há muito tempo defendiam que o vice-governador não fosse mais tratado como adversário político,mas como inimigo.

. Esta noite, aliás, Yeda mandou dizer que não tomará decisões até segunda-feira, mas que concorda com os adjetivos desferidos por Busatto contra Feijó e acha que ele é mesmo mau caráter. O Piratini considera que Feijó, ao gravar traiçoeiramente uma conversa privada, fez seu próprio haraquiri político, já que ninguém mais acertará qualquer situação com ele daqui por diante, temendo ser gravado. Não foi por outra razão que o cacique Juruna morreu politicamente depois que resolveu gravar tudo que ouvia. Em favor de Juruna está o fato de que ele não gravava ninguém traiçoeiramente, sem que o interlocutor soubesse o que ele estava fazendo.

. Yeda ceder à pressão de quem quer ver o circo pegar fogo, deixando-se governar pelos exageros e arapucas de seus opositores, acabará refém de que a quer longe do Piratini.

Gorgen, presidente do PP avisa: "Quero que Yeda demita Busatto e Delson Martini"

O presidente estadual do PP, Jerônimo Goergen (foto), que está em Bento Gonçalves no congresso do Partido, repudiou de lá mesmo, esta noite, as palavras do chefe da Casa Civil, Cézar Busatto: - Eu não falo mais com o chefe da Casa Civil. E mais: eu quero que a governadora se manifeste. Quero saber se ela endossa as palavras de Cézar Busatto.

. Goergen disse a esta página que irá propor a discussão sobre a permanência do PP no governo do Estado, cuja relação institucional tem sido bastante difícil, segundo ele. O deputado fala que não há mais nenhuma condição de Busatto permanecer no governo, assim como o secretário-geral do Governo, Delson Martini.

. O presidente do PP conta que, ontem, em conversa com Busatto, testemunhada pelo deputado Pedro Westphalen, o chefe da Casa Civil negou as declarações expostas pela CPI do Detran em conversa com o vice-governador Paulo Afonso Feijó. "Acho que a governadora precisa agir mais rápido em relação ao Busatto e ao Delson. Quem não deve, não deve temer", declara.

PP e PMDB interpelam Busatto e ameaçam sair do governo

PP e PMDB, citados nominalmente pelo chee da Casa Civil, Cesar Busatto, como dois Partidos que se servem das vantagens de órgãos públicos para financiar suas campanhas eleitorais e seus interesses, reagiram indignados diante das acusações e avisaram que tomarão duas providências:

- Vão exigir explicações de Busatto e do vice-governador Paulo Feijó, na Justiça, para quem digam quem do Partido tomou dinheiro, quando e de que forma.

- Vão reavaliar a posição dos Partidos no governo Yeda Crusius.

. O PMDB é o mais indignado com Busatto e com Feijó. Eis sua nota oficial:

Nota Oficial do PMDB/RS

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul repudia e refuta as acusações feitas pelo senhor Cézar Busatto, veiculadas nesta tarde, e vai, através de sua assessoria jurídica, promover imediatamente a interpelação judicial dele e do autor da gravação, senhor Paulo Feijó, para que digam por quem, quando e quanto foi recebido em nome do PMDB, e quem do Banrisul pagou. Para assim, subsidiar a propositura das competentes ações civis e criminais que serão propostas contra eles e que possam reparar os danos causados ao Partido.

Porto Alegre, 6 de junho de 2008.

Pedro Simon Presidente do PMDB/RS
Eliseu Padilha Secretário-geral do PMDB/RS

Busatto sobre Feijó: "Ele é um mau caráter, um vagabundo, um homem sem honra"

Há poucos minutos o chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Cesar Busatto, reagiu à divulgação de gravações que foram feitas traiçoeiramente pelo vice-governador Paulo Afonso Feijó, ao longo de uma reunião destinada a reatar as relações entre o Piratini e o Palacinho:

. O vice-governador é um mau caráter, um vagabundo, um homem sem honra.

. O chefe da Casa Civil concedeu uma entrevista consistente,rebateu todas as denúncias e garantiu que por trás da movimentação do Dem e do PT está uma manobra destinada a levar Feijó ao Piratini:

- Ele é um golpista.

A Anatel decidiu que você não deve mais pagar pelo pontro extra da sua TV por assinatura

O conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu suspender, por 60 dias, a cobrança do ponto extra de TV paga na casa do assinante. As operadoras de TV por assinatura entendiam que podiam continuar a cobrança, já que afirmam que o valor - de em média R$ 20 mensais por ponto adicional - corresponde à sua manutenção, e não ao conteúdo distribuído.

. De acordo com comunicado divulgado pela Anatel nesta sexta-feira, o conselho da agência decidiu, por meio de circuito deliberativo, suspender por 60 dias a eficácia dos artigos 30, 31 e 32 da Resolução 488, que estabelece o Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura.

Senadora tucana, no Piratini, diz que Feijó quer tomar o lugar de Yeda

A senadora Marisa Serrano, do PSDB, disse hoje, após almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, ao lado do também senador e presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, que o vice-governador só tem um objetivo: derrubar Yeda e assumir o governo.

. Marisa Serrano fez a afirmação dentro do Piratini, na companhia da governadora, o que quer dizer que é o que o governo também pensa.

Israel diz que vai bombardear Irã e petróleo vai a US$ 138,54

As notícias de que é iminente um ataque de Israel ao Irã (há poucos anos, Israel bombarcdeou instalações nucleares iranianas), produziram a mior alta do petróleojá registrada num só dia.

. O barril foi cotado nesta sexta-feira a US$ 138,54, um salto de US$ 10,75 em relação ao valor da quinta-feira (5). Durante o pregão, chegou a atingir o teto de US$ 139,12. O recorde anterior era de US$ 135,09, de 22 de maio. Até a quarta-feira, o petróleo vinha recuando das máximas atingidas nas semanas anteriores.

A guerra
. O vice-primeiro-ministro e ministro dos Transportes de Israel, Shaul Mofaz, disse hoje que um ataque ao Irã parece "inevitável", já que as sanções aplicadas ao país não teriam sido suficientes para evitar o processo de enriquecimento de urânio por Teerã.. "Se o Irã continuar seu programa para desenvolver armas nucleares, nós vamos atacá-lo. As sanções são ineficazes", afirmou Mofaz, que é ex-chefe do exército israelense e também já foi ministro da Defesa. "Atacar o Irã, para interromper seus planos nucleares, será inevitável", acrescentou

Busatto vai defender-se da gravação traiçoeira que o incrimina

O chefe da Casa Civil, Cezar Busatto (foto), já decidiu que vai falar logo depois da coletiva que darão na Assembléia os deputados Fabiano Pereira e Stela Farias, do PT. Os deputados mostrarão um CD gravado traiçoeiramente pelo vice-governador Paulo Feijó, que reproduz diálogo que travou com Cezar Busatto, quando este o visitou para convencê-lo a reaproximar-se do governo. O diálogo revela manobras que os Partidos costumam usar para fazer caixa no setor público gaúcho e nele Busatto recomenda a Feijó acostumar-se.

. Não há o que justificar na análise feita por Busatto com Feijó, mas a gravação feita traiçoeiramente pelo vice-governador é inédita na história política gaúcha, representa uma quebra de confiança jamais ocorrida no Estado, é criminosa, além de ética e moralmente condenável. O RS aproxima-se de um nível rasteiro e vulgar de fazer política, como jamais ocorreu antes.

. Aliado, agora, explicitamente ao PT, o Dem trabalha pelo impedimento da governadora Yeda Crusius e entronização de Feijó no Piratini.

. O clima entre o governo de um lado, PT e Dem do outro lado, é de guerra de extermínio.

PSDB avisa que apóia Marchezan Jr. em Porto Alegre

A direção executiva estadual do PSDB garantiu a esta página que apóia Nelson Marchezan Jr à prefeitura de Porto Alegre. Acredita que a candidatura própria, neste momento, será muito importante para que se faça a defesa do governo estadual durante a campanha.

. Os tucanos esperam, contudo, que Marchezan assuma que é, efetivamente, candidato, e passe a se comportar como tal. Que saia do gabinete e vá para as vilas, elabore um plano de governo e comece a aparecer em eventos públicos ao lado de seus potenciais concorrentes.

. Disse um alto dirigente do diretório estadual que não torce por uma coligação, que pefere a candidatura solo,porque todos os Partidos vão bater forte em Fogaça, o que poderia comprometer a estabilidade da relação do PSDB com o aliado PMDB no plano estadual.

Feijó grava traiçoeiramente conversa com Busatto e entrega fitas para o PT, RBS e Polícia Federal

Antes mesmo da coletiva que os deputados petistas Fabiano Pereira e Stela Farias convocaram para as 16h30m, começaram a vazar as notícias sobre o que será dito ali. Pereira e Farias vão apresentar uma gravação do diálogo estabelecido entre o vice-governador Paulo Afonso Feijó (foto) e o chefe da Casa Civil, Cesar Busatto, há poucos dias, no qual Busatto tenta convencer o vice de que é melhor para ele se acertar com o governo. A gravação foi entregue há pouco pelo vice Paulo Feijó para os repórteres Claudio Brito e Rosane Oliveira, da RBS.

. Paulo Feijó gravou a conversa sem que César Busatto se desse conta, com o objetivo de entregar a fita para a Polícia Federal, para a imprensa e para o PT. Na conversa, o chefe da Casa Civil admite que cada Partido se financia com algum órgão da admininistração pública e que Feijó precisa aceitar o fato.

. A movimentação do vice-governador é um ataque devastador contra o governo, uma ação traiçoeira e uma declaração de guerra, revelando também o acordo entre o Dem e o PT na Assembléia. As implicações das denúncias atingem em cheio o governo, bem no momento em que Yeda Crusius tenta apagar o incêndio provocado pelas denúncias contra seu secretário Geral, Delson Martini.

PT faz guerra de nervos e ameaça com pesadas denúncias as 16h30m

O presidente da CPI do Detran, deputado Fabiano Pereira (PT), divulgará um fato novo em entrevista coletiva à imprensa às 16h30 desta sexta-feira (6), no Plenarinho da Assembléia Legislativa. O petista adianta que é um conjunto de gravações envolvendo pessoas extremanente importantes que gerarão um forte impacto na sociedade gaúcha.

. Pereira diz que a novidade foi trazida pela deputada Stela Farias, também do PT, que recebeu o material. A gravação não teria a ver com a Operação Rodin, da Polícia Federal. Informações preliminares dão conta de que o material teria partido do vice-governador Paulo Afonso Feijó.


. Conforme apurou a equipe desta página, as conversas atingem uma alta figura do governo do Estado.

. Hoje de manhã, na reunião do núcleo de decisão de Yeda, causou estranheza a ausência do chefe da Casa Civil, Cézar Busatto.

BarraShopping Sul escolhe Marco Jardim para CEO

O executivo Marco Aurélio Jardim foi definido como o superintendente do BarraShopping Sul. Ele atuava no shopping Diamond Mall, de Belo Horizonte. Já a gerência de marketing será ocupada pela publicitária gaúcha Patrícia Gonçalves.

. A equipe desta página saiu a campo nesta sexta-feira e confirmou que a escassez de mão-de-obra especializada na área de construção civil de Porto Alegre, devido ao grande número de empreendimentos em execução na região metropolitana, aliada ao excesso de chuvas, foram mesmo as responsáveis pelo segundo adiamento do prazo de conclusão do BarraShoppingSul. Inicialmente, a inauguraçãoseria em agosto, passou para setembro e agora, a nova data é 30 de outubro.

. O BarraShopping tem 246 espaços locados

Comércio varejista de Porto Alegre vendeu 8% mais em maio

As vendas do comércio em Porto Alegre, no mês de maio, cresceram 8% sobre o mesmo mês do ano passado. A informação, exclusiva, apenas para os leitores desta página, é do presidente da CDL, Vilson Noer.

. Mesmo sem ter consolidado o faturamento de maio, o que deve acontecer apenas na próxima terça-feira, ele adiantou a esta página que o acumulado das vemdas nos primeiros cinco meses apresentará variação positiva de 5%. Segundo Noer, o banco de dados do SPC apontou um avanço de 11,3% no número de consultas no período.

Disputa em Santo Ângelo tem virada dramática

Com a reeleição praticamente encaminhada, o prefeito Eduardo Loureiro, do PDT, sofreu uma baixa importante esta semana. O PTB saiu do governo e se aliou ao frentão da oposição, composto por outros cinco partidos: PP, DEM, PSDB, PMDB e PV. PT e PPS tamnbém vacilam.

. Pela primeira vez, depois do bipartidarismo entre Arena e MDB, haverá apenas dois candidatos em Santo Ângelo.

. Será uma espécie de plebiscito.

. Entre os prováveis candidatos da aliança oposicionista estão o ex-prefeito José Lima Gonçalves (PMDB); os ex-vereadores Alberto Wachter (PP), Arlindo Diel (DEM), Paulo Azeredo (PMDB) e Carlos Lunardi (PSDB); e o atual vereador Eduardo Silva (PTB).


Yeda vem aí com mudanças profundas no governo

Yeda Crusius, longe de ser uma espécie de De Gaulle para se recolher ao silêncio de Colomby les deux Iglesis para tomar as grandes decisões, é no entanto uma governante que prefere a reclusão e o silêncio quando quer promover mudanças.

. O recolhimento da governadora Yeda Crusius nas últimas horas tem uma razão objetiva. Inteligente, a governadora aproveitará a oportunidade para promover uma série de mudanças que estavam em compasso de espera no governo. As mudanças não se limitarão à substituição de Delson Martini.

. O deputado federal Cláudio Diaz, do PSDB, que nas últimas horas tem sido ouvido com intensidade pelo Piratini e que tem sido um interlocutor presente do Palácio Piratini com a base aliada desde a reaproximação com DEM, avisa que "medidas fortes serão tomadas".

Saiba que já existem 60 milhões de internautas no Brasil

Neste final de semana de junho, pode-se informar sem medo de errar que 60 milhões de brasileiros já navegam pela Internet, 22,4 milhões dos quais fazem isto dentro de casa. 82% dos acessos são feitos em banda larga.

. É um avanço formidável a cada ano que passa.

. Em apenas um ano, abril a abril, a expansão de internautas foi de 41%.

. Os dados acima foram alinhados nesta sexta-feira pela jornalista gaúcha Aline Sardile, que toca a área de mídia digital da Abril. Ela falou no seminário sobre os 200 anos de imprensa no Brasil, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa na Assembléia. O editor desta página foi um dos seus debatedores.

. A Abril, 7.4440 empregados, R$ 2,7 bilhões de faturamento no ano passado, administradora de 70 sites diferentes um do outro, é um dos grandes portais de conteúdo de Web no Brasil, junto com Uol, Terra, G1 e Ig. A Abril toca a área com dois empreendimentos diferentes, um para computadores propriamente ditos e outro para celulares (o Brasil possui 120 milhões de celulares), mas ainda não programou atividade para a área de jogos eletrônicos do tipo Play Station 3, que também interage com a Internet (o editor disputa eventos on line, ouvindo e falando com parceiros de várias partes do mundo). A redação digital da Abril é de 50 profissionais.

. Existe um invulgar número de outras atividades de disponibilização de conteúdos na Internet e não apenas grandes portais como os da Abril e Uol. São os casos de sites,blogs e newsletters, todos eles em ampla expansão.

Martini sairá a qualquer momento; Diaz e Andrade são cotados para a vaga.

A qualquer momento o governo estadual vai anunciar que se demitiu Delson Martini, o secretário Geral de Yeda. Martini não sobreviveu à divulgação do áudio de diálogos entre protagonistas do escândalo do Detran que citaram seu nome.

. O governo decidiu ontem que Martini deveria sair. A idéia é aliviar a pressão sobre Yeda.

. Este é o segundo secretário estadual derrubado pela CPI do Detran.

. Na manhã de hoje, a governadora reuniu-se com o seu secretário Geral, com o secretário Daniel Andrade e com o deputado federal Claudio Diaz, para desenhar os termos da cartas que Martini apresentará e definir seu substituto. Os candidatos mais fortes à vaga são Andrade e Diaz. Diaz dificilmente escapará da missão.

Simon avisa que corrupção é generalizada

É aqui que começa a corrupção sistêmica: pelo lado da burocracia do Estado, no recrutamento, pelo lado Parlamento em suas diversas instâncias, na candidatura.

. Creio que deveria ser muito mais rígido: sendo processado por dívidas, já no estágio falimentar, não poderia nem ser recrutado, nem fazer concurso público, nem candidatar-se a nada. Ignoro se pode ser recrutado para a burocracia. Primeiro regularize completamente sua situação, depois entre para a função pública, que expurgaria completamente pessoas querendo ser negociantes de oportunidades diversas.

. O Brasil precisaria também de um Auditor Geral não demissível e não respondente a nenhum poder, vinculado organicamente ao Poder Judiciário, como no Canadá (lá é ao Parlamento, aqui não daria certo), com autoridade para abrir investigações e ouvindo a Cidadania o tempo inteiro. Isto talvez pudesse ser criado por medida administrativa, resta saber se há vontade política.

Simon: "A questão é a corrupção generalizada"
Senador quer impedir registro de candidatos com processo

A lei eleitoral precisa mudar para que possa impedir o registro de candidatos que respondem a processos criminais e não tenha uma vida pregressa idônea. Essa é a opinião do senador Pedro Simon (PMDB-RS) (foto) autor de projeto de lei que está tramitando no Senado, alterando a Lei das Inelegibilidades.

- "Meu projeto atende ao princípio definido no artigo 14 da Constituição, que estabelece a necessidade de proteger a probidade administrativa, amoralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do candidato", afirma o senador, para quem "o Brasil é o país da impunidade e da corrupção generalizada, onde só é condenado quem não pode pagar um bom advogado".

* O assunto foi tema de entrevista gravada hoje para programa "Espaço Aberto", da Globo News, com o senador Pedro Simon e o advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Torquato Jardim. Apresentado por Alexandre Garcia, o programa vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30min; será reapresentado no sábado, às 15h30min, e, no domingo, às 06h05min.

TSE muda regras sobre coligações nas eleições 2008

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na noite de ontem (5), mudança no critério das coligações partidárias para as eleições municipais deste ano. De acordo com as novas regras, as coligações para vereadores têm que respeitar as mesmas alianças feitas na disputa para prefeito.

. As alterações foram propostas pelo ministro Marcelo Ribeiro. Pela redação anterior, era permitido formar coligações sem restrição.

. Segundo informações do TSE, o julgamento para analisar as mudanças de regras quanto às coligações teve sessão interrompida no dia 27 de maio, quando o ministro Eros Grau pediu um tempo para analisar a Instrução (Inst 120).

. Na noite desta quinta-feira, Eros Grau votou a favor da mudança, seguindo o relator, Ari Pargendler, corregedor-geral do TSE

Barrionuevo conta como parou no index do lobista Lair Ferst

A carta que vai publicada nos jornais de hoje, de autoria do lobista Lair Ferst, repercutiu enormemente nesta sexta-feira, porque confirma todo o esquema de corrupção no Detran e porque também cita vários nomes de personalidades gaúchas que não foram investigadas e nem denunciadas na Operação Rodin, embora todos tenham sido citados ao longo do inquérito, pelo menos nos interrogatórios dos presos.

. Um dos nomes citados por Ferst foi o do jornalista José Barrionuevo, que se afastou do jornalismo há dois anos e implementou uma consultoria de formação e recuperação de imagem pública para o mercado corporativo e políticos. Lair diz na carta que Barrionuevo foi sócio da Pensant. Isto não é verdade e o próprio jornalista, numa carta datada de ontem, confirma que a Pensant foi seu cliente, dentro da atividade que exerce, atribuindo a citação a uma retaliação de Ferst, a quem denunciou como personalidade mefistofélica durante a campanha eleitoral para o governo estadual.

Eis a carta do jornalista:

Sobre a referência a meu nome na “carta” de Lair Ferst, encaminho o texto que remeti ontem a Zero Hora – procurado que fui pelo jornal -, publicado parcialmente em meio a uma lista de nomes indiciados pela Polícia Federal e pelo MP por ação criminosa extremamente grave:

1. A Pensant foi um dos muitos clientes atendidos pelo meu escritório, que trabalha com comunicação, marketing e gestão de crise. Nenhum dos trabalhos executados – e pagos – têm vinculação com o Detran ou com qualquer outra estatal.

2. Não trabalhei na campanha de Alceu Collares.

3. No final da campanha do segundo turno de Yeda Crusius (em outubro de 2006), quando atuei como consultor, chamei atenção para os problemas do senhor Lair Ferst. Um coordenador, braço direito da candidata (Aod Cunha), me pediu informações sobre o empresário, em decorrência de nota publicada sobre ele na Página 10 de ZH naqueles dias. Mandei a ficha policial, que dispensa comentários. Soube que, a partir do meu alerta, foi solicitado que Lair não freqüentasse mais o comitê. Pela reação, desconfio que atrapalhei seus planos.

4. Ficaria muito preocupado se o senhor Lair tivesse me elogiado nesta destrambelhada “carta”.

José Barrionuevo.

PSDB nacional desembarca no RS para dar força ao governo e ao PSDB do RS

Chega hoje a Porto Alegre o presidente do PSDB, Sérgio Guerra. Guerra vem ao Sul para acompanhar pessoalmente duas questões que interessam muito aos tucanos:

- A eleição municipal de Porto Alegre, na qual o PSDB surge sem rumo e é o único dos grandes Partidos sem definição até agora.

- A CPI do Detran, que assumiu novos rumos depois da divulgação de áudios com conversas grampeadas de membros do governo anterior e do atual governo entre si e com empresários e outros políticos, nas quais ficam expostas as atividades de corrupção no Detran.

. O PSDB nacional acompanha o caso do Detran desde o início, porque acha que a CPI pode atingir seus interesses políticos e eleitorais.

PMDB, PTB e PDT fecharão acordo pró-Fogaça no domingo

Embora a idéia inicial do PMDB, PTB e PDT fosse a de afivelar a aliança entre os tres Partidos até esta sexta-feira, permitindo assim o lançamento formal da candidatura à reeleição do prefeito José Fogaça, isto não acontecerá. Os três Partidos terão nova reunião neste domingo a noite, quando o acordo poderá ser fechado. Se isto ocorrer, no domingo mesmo o prefeito assumirá sua candidatura.

Dilma afastou Infraero do caso Varig

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tentou calar os opositores da venda da VarigLog para o fundo americano Matlin Patterson e seus três sócios brasileiros. De acordo com reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, Dilma criticou o então presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, que tinha manifestado preocupação com a legalidade do negócio, já que a lei brasileira limita a 20% a participação estrangeira nas companhias aéreas. Dilma não comentou o caso.

Conforme a reportagem, Pereira recebeu um telefonema de Dilma na manhã de 25 de junho de 2006, dois dias depois da aprovação da venda pela Anac. No dia anterior, ele havia comentado publicamente o negócio, dizendo que a transação era "um risco para a aviação civil". "Você não tem que se meter nisso", disse Dilma, segundo fontes do governo ouvidas pelo Estado. "Você exorbitou na função. A Infraero não deve se envolver nas questões da Anac." O tom da ministra da Casa Civil na conversa foi exaltado.

No início da semana, Dilma foi acusada pela ex-diretora da Anac Denise Abreu de pressionar a agência a facilitar o negócio. O fundo americano e seus sócios brasileiros -- que hoje enfrentam uma briga judicial por causa da transação -- foram representados pelo advogado Roberto Teixeira, amigo de Lula. José Carlos Pereira confirmou que foi procurado por Dilma na ocasião, mas não quis dar detalhes da conversa. Naquele tempo, contudo, ele já falava em "forte pressão" sobre a Anac para permitir esse negócio.

Crimes - O envolvimento da ministra e de sua secretária-executiva, Erenice Guerra, também acusada de pressionar a Anac no caso, levou a Justiça de São Paulo a enviar cópias do processo que trata da disputa societária da VarigLog à Procuradoria-Geral da República. Isso porque a Justiça paulista acredita que há possível ação criminosa no caso. "Os indícios apontam para a prática de crime envolvendo a ministra Dilma e a secretária-executiva Erenice ", afirmou o juiz José Paulo Magano, da 17ª Vara Cível.
[
Como o caso envolve uma ministra, o assunto tem de ficar a cargo do Ministério Público Federal. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ainda terá de analisar as denúncias e decidir se houve ou não possível prática criminosa. Favorecimento a um grupo privado e pressão sobre o órgão regulador seriam os crimes que o procurador avaliaria. Se encontrar os indícios, Souza pode encaminhar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para uma possível abertura de inquérito contra a ministra.

Braskem vai investir R$ 1 bi no RS até 2011

A petroquímica Braskem anunciou ontem que vai investir R$ 1 bilhão no Rio Grande do Sul até 2011. Desse total, entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões serão aplicados em uma unidade de produção de polietileno verde (produzido a partir do etanol), que terá capacidade de produção de 200 mil toneladas da resina por ano.

. O presidente da empresa, José Carlos Grubisich, disse que, pelo menos por enquanto, a empresa não prevê nenhum outro projeto de produção de resina verde. Mas ele sinalizou, no entanto, que a demanda potencial de 600 mil toneladas pelo polietileno verde, estimada pela Braskem em consulta a seus clientes, já permite à empresa "pensar no que virá após esse primeiro projeto". Grubisich lembrou que a unidade de polietileno verde tinha sido inicialmente prevista para 100 mil toneladas anuais, mas a reação positiva do mercado elevou o projeto a 200 mil toneladas.

. Estão incluídas, no orçamento anunciado ontem, a geração de energia a partir de carvão no Pólo Petroquímico de Triunfo (RS), com capacidade instalada de 50 Megawatts. "No negócio da petroquímica, a energia é fundamental, e decidimos caminhar para uma expansão da capacidade de geração da Copesul", disse. A previsão de investimentos também considera projetos de separação de monômeros para clientes do pólo e estudo para um novo forno na parada programada da Copesul em 2011, o que permitiria aumentar a produção de eteno e propeno.

. As informações acima são do jornal O Estado de S. Paulo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/