Simon avisa que corrupção é generalizada

É aqui que começa a corrupção sistêmica: pelo lado da burocracia do Estado, no recrutamento, pelo lado Parlamento em suas diversas instâncias, na candidatura.

. Creio que deveria ser muito mais rígido: sendo processado por dívidas, já no estágio falimentar, não poderia nem ser recrutado, nem fazer concurso público, nem candidatar-se a nada. Ignoro se pode ser recrutado para a burocracia. Primeiro regularize completamente sua situação, depois entre para a função pública, que expurgaria completamente pessoas querendo ser negociantes de oportunidades diversas.

. O Brasil precisaria também de um Auditor Geral não demissível e não respondente a nenhum poder, vinculado organicamente ao Poder Judiciário, como no Canadá (lá é ao Parlamento, aqui não daria certo), com autoridade para abrir investigações e ouvindo a Cidadania o tempo inteiro. Isto talvez pudesse ser criado por medida administrativa, resta saber se há vontade política.

Simon: "A questão é a corrupção generalizada"
Senador quer impedir registro de candidatos com processo

A lei eleitoral precisa mudar para que possa impedir o registro de candidatos que respondem a processos criminais e não tenha uma vida pregressa idônea. Essa é a opinião do senador Pedro Simon (PMDB-RS) (foto) autor de projeto de lei que está tramitando no Senado, alterando a Lei das Inelegibilidades.

- "Meu projeto atende ao princípio definido no artigo 14 da Constituição, que estabelece a necessidade de proteger a probidade administrativa, amoralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do candidato", afirma o senador, para quem "o Brasil é o país da impunidade e da corrupção generalizada, onde só é condenado quem não pode pagar um bom advogado".

* O assunto foi tema de entrevista gravada hoje para programa "Espaço Aberto", da Globo News, com o senador Pedro Simon e o advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Torquato Jardim. Apresentado por Alexandre Garcia, o programa vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30min; será reapresentado no sábado, às 15h30min, e, no domingo, às 06h05min.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/