A Assembléia do RS tem outro abacaxi para descascar: a nova reportagem de Veja

A reportagem de Veja que vai reproduzida a seguir na íntegra, traz de volta um fantasma que volta e meia ronda o PT do RS, que são as suas relações promíscuas com o caixa 2 e com dinheiro sujo amealhado no setor público e nas empresas privadas.

. O caso atinge em cheio dois dos maiores catões do PT no RS, justamente os deputados Raul Pont e Elvino Bohn Gass, que por pouco não crucificaram a governadora Yeda Crusius em função da Operação Rodin, e que ainda esta semana exigiam explicações cabais, quem sabe até uma CPI, para apurar as relações do presidente da Assembléia, Alceu Moreira, com a Operação Solidária.

. Na reportagem, o deputado Raul Pont "estranha" a hora da denúncia, em plena campanha eleitoral. Foi a mesma reação que repeliu quando de declaração igual feita esta semana pelo senador Pedro Simon, quando analisou a Operação Solidária.

. A Assembléia Legislativa tem agora a obrigação de investigar as denúncias do ex-empregado do deputado Bonh Gass, que o acusa de reter dinheiro de parte do seu salário de servidor da Assembléia. Por situações iguais, o deputado Valdir Fraga acabou expelido da Assembléia e a deputada Florinda dos Santos sofreu censura pública da Assembléia. O ex-servidor do PT também acusou os membros do seu Partido pela venda de selos adquiridos com dinheiro público, mas o caso não foi investigado no âmbito do recente caso denunciado na Assembléia do RS.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Marcelo Zaffari será cremado neste domingo em Porto Alegre

Há algum tempo internado, morreu na tarde deste sábado em São Paulo o presidente do Grupo Zaffari, Marcelo Zaffari, aos 68 anos.

. A cremação está marcada para as 17h deste domingo, no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.

. Marcelo era um dos 12 filhos do fundador do grupo, Francisco José Zaffari, e de Santina de Carli Zaffari, Marcello havia assumido o comando da companhia 12 anos atrás, a partir de quando comandou vigorosa expansão do grupo, inclusive para São Paulo.

. Os supermercados Zaffari são de longe a maior rede de capital gaúcho e é disparado o preferido do público mais exigente do RS. O mais provável sucessor de Marcelo é seu irmão, Claudio.

Ibope constata melhoria de Fogaça: 36%. Rosário, PT, despenca para terceiro (16%).

Fogaça continua liderando as eleições em Porto Alegre, segundo pesquisa realizada pelo Ibope e publicada neste domingo pelo jornal Zero Hora. O prefeito melhorou tres pontos, passando de 33% para 36%. A cada pesquisa, Fogaça vem melhorando de posição. No seu comitê, o clima é de "humildade", porque muitos militantes e dirigentes já começam a trabalhar para liquidar a eleição no primeiro turno.

. Em segundo lugar, com 23%, surge Manuela D'Ávila, que se consolida nesta posição, já que Maria do Rosário, do PT, está agora em terceiro lugar, sete pontos atrás.

Veja as posições:

Fogaça, PMDB, 36%.
Manuela, PC do B, 23%.
Rosário, PT, 16%.
Luciana Genro, 6%.
Onyx, DEM, 5%.

SEGUNDO TURNO

Fogaça, 46%
Manuela, 38%

Fogaça, 51%
Rosário, 35%.

Comunidade acadêmica protesta contra venda da UniRitter para Anhanguera

Na manhã deste sábado, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) reuniu professores, funcionários e alunos do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, para discutir a possível venda da Instituição para o grupo Anhanguera Educacional S/A. O encontro foi marcado por manifestações de inconformidade e indignação.

. A reunião deliberou pela realização de dois dias de mobilização e protestos no decorrer da próxima semana. Na terça (16) e na quarta-feira (17), haverá atos públicos nas unidades de Canoas e Porto Alegre respectivamente, quando professores, funcionários e estudantes utilizarão o lema “Educação não é mercadoria” e vestirão as cores da Instituição (vermelho,preto e branco). Também serão encaminhadas notas para Imprensa por meio das entidades representativas dos professores, dos funcionários e dos estudantes; além de um abaixo assinado que visa buscar apoio junto a entidades, lideranças e autoridades. Também houve consenso entre os participantes sobre a necessidade de sensibilizar a sociedade a respeito das conseqüências da venda do UniRitter, podendo resultar na queda de qualidade do ensino ofertado caso o negócio se concretize.

RANKING - O UniRitter obteve, na última semana, excelente classificação no ranking do MEC em seu segmento no Índice Geral de Cursos (IGC), obtendo a primeira colocação na categoria Centro Universitário no estado, a terceira classificação no país entre instituições privadas e sétima na classificação geral. Esses dados contrastam com as fracas pontuações obtidas pela Anhanguera Educacional no mesmo ranking.

LEGALIDADE - Nos próximos dias o Sinpro/RS terá audiência com o Ministério Público Federal para pedir o acompanhamento do caso e averiguação da legalidade da venda do UniRitter para uma instituição com fins lucrativos, já que boa parte do patrimônio foi construído com base em isenções tributárias.

A caixinha dos radicais do PT do RS

Paulo Salazar, um dignitário petista gaúcho pouco conhecido da opinião pública, conta na edição desta semana da revista Veja como é que trabalhou ao estilo Delúbio Soares para fazer caixa 2 para o PT do Rio Grande do Sul. A reportagem de Moacyr Lopes Júnior descreve com detalhes de que modo a ala trotskista do Partido radicalizou nos métodos de arrecadação ilegal de campanha, usando revenda de selos, uso de dinheiro público e até notas frias para fazer dinheiro.

. Está tudo no processo número 10801965571, da 16ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre. O que vai descrito na reportagem é o que está nos autos. Paulo Salazar cobra em juízo, do PT, R$ 445 mil.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Schirmer dispara e derrota amplamente Paulo Pimenta, do PT

Em Santa Maria, o candidato do PMDB, Cesar Schirmer, disparou na frente de Paulo Pimenta, do PP, segundo pesquisa deste sábado do instituto Fato, publicado por Zero Hora. Eis os resultados da estimulada:

Schirmer, PMDB, 45,8%.
Paulo Pimenta, 31,6%.

Schirmer vem liderando as intenções de votos desde a primeira pesquisa em 9 de julho. Ele aumentou sua vantagem de 37.1% para 45,8%, enquanto Pimenta estagnou no mesmo período (30,9%/31,6%).

Sartori vira a eleição em Caxias do Sul e já derrota Pepe Vargas

Pesquisa eleitoral em Caxias do Sul, conforme dados do instituto Fato, publicado neste sábado pelo jornal Zero Hora (estimulada):

José Ivo Sartori, PMDB, 44,8%.
Pepe Vargas, 40,9%.

. A eleição emCaxoias do Sul será decidida no primeiro turno. O resultado deste sábado representa uma virada nas eleições, porque é a primeira vez que Sartori ultrapassa Pepe Vargas. No dia 21 de agosto, Pepe estava com 46,9% e Sartori com 40,9%.

. O eleietorado também acha que Sartori (44,4%) vai ganhar a eleição de Pepe (35,6%).
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/