Juiz federal Appio, Lava Jato, investe impropriamente contra Deltan Dallagnol

O novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, que esta semana foi desautorizado pelo TRF4 no caso de Antonio Palocci (leia nota mais abaixo), cometeu, hoje, outra impropriedade ao convocar o deputado federal cassado Deltan Dallagnol  para prestar depoimento sobre declarações do advogado Rodrigo Tacla Duran, réu por lavagem de dinheiro.

O juiz Appio diz que Dallagnol não tem mais prerrogativa por ter sido cassado pelo TSE.

Nada mais falso.

Dallagnol tem 5 dias úteis para se defender no âmbito da Câmara, que é só quem pode cassar seu mandato.

O ex-procurador será ouvido na condição de testemunha por ter sido citado na acusação de suspeição do advogado foragido, ex-valete da Odebrecht, Tacla Duran, contra o procurador da República Walter José Mathias Júnior. Appio quer saber se Deltan e Júnior são amigos.

Ops !!

Deltan Dallagnol, agora, ao vivo, em "Oeste sem Filtro", com Augusto Nunes, Ana Paul Henkel e Sílvio Navarro

Afinal, quem pensou ou quem deu um golpe de Estado no dia 8 de janeiro ?

Anti-dica - Sai amanhã o Tour Comunista pelo campus central da UFRGS

Será amanhã o tour que um grupo de acadêmicos gaúchos guiará para apresentar as dependências do campus central da UFRGS. Os convidados são calouros, colegas estudantes, professores e quem mais se interessar.

Trata-se de um Tour Comunista.

O convite está aí ao lado e replica algumas imagens de muitos dos piores açougueiros comunistas da humanidade, como Lênin e Trotsky, mas não só.

A promoção destina-se a fazer a cabeça dos convidados, tudo para que ao fim e ao cabo, encorpem a legião de desavisados e renegados sociais, no caso com o compromisso de transformar o Brasil numa Nação comunista, tal como as que foram sepultadas como fracassados lixos históricos, no caso a URSS, Ucrânia, Romênia, ou de Nações que ainda não foram parar na lata do lixo histórico, como são os casos de Cuba, Venezuela, China e Coreia do Norte.

É isto.

Adriane Rodrigues filia-se ao PL do RS. Ela é ex-deputada por Pelotas e filha do ex-prefeito Governaço.

A ex-deputada gaúcha Adriane Garcia Rodrigues filiou-se hoje ao PL.

Ela foi deputada pelo PDT e na ocasião fez 22 mil votos.

Adriane é filha do ex-prefeito e atual vereador de Pelotas, Anselmo Rodrigues, conhecido como "Governaço".

O próprio presidente estadual do PL abonou a ficha e ele espera que Anselmo também venha buscar filiação no Partido.

Dica do editor - Neste sábado, on line, especialistas falarão tudo sobre o glaucoma

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), juntamente com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), prepara mais uma edição histórica do seu já tradicional evento em prol da conscientização acerca do glaucoma, a maior causa de cegueira evitável no mundo. A atividade ocorrerá neste sábado, 20 de maio, das 9h às 17h, por meio do canal do Youtube da entidade, e contará com a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença.

 Alguns tópicos abordados:

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Comunista Orlando Silva falará sobre seu Projeto da Censura em Porto Alegtre, 18h30min, na Assembleia.

O comunista e a psolica estão de namoro firme. A foto é na Redenção, fim de semana passada.

O deputado comunista Orlando Silva, relator do Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como projeto das Fake News ou Projeto da Censura, esta em Porto Alegre. Ele quer debater a coisa na aaudiência aberta ao público no plenarinho da Assembleia Legislativa,18h30min. 

A audiência foi organizada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).

O comunista vai aproveitar a estada no RS para namorar. Segundo a jornalista Rosane Oliveira, RBS, em nota de hoje, Silva e Melchionna começaram a namorar.

A agenda do comunista começou  pela manhã, com um debate na Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da PUCRS, às 10h. As 13h, ele participou do lançamento da frente parlamentar contra as Fake News na Câmara de Vereadores, às 13h.

CPMI começará a funcionar na quinta-feira que vem

 A CPMI do 8 de Janeiro será instalada e começará a funcionar na quinta-feira da semana que vem.

29 dos 34 titulares já foram indicados.

Do RS, apenas dois nomes estão na lista, ambos como suplentes: Luiz Carlos Heinz e Any Ortiz.

A lista inclui nomes de peso da oposição, como Sérgio Moro, Girão, Magno Malta e Marcos do Val.

CLIQUE AQUI para conhecer todos os nomes.

Gabriela, esposa do coronel Cid, cumpre ordem de A. de Moraes e é interrogada na Polícia Federal

 A esposa do Coronel Mauro Cid, Gabriela Santiago Cid, foi intimada para prestar depoimento na Polícia Federal e já está lá. É em Brasília.

A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, tudo no âmbito das investigações que apuram suposta emissão de carteiras de vacinação contra a Covid-19, que teria beneficiado sua família e a família de Bolsonaro, pouco antes da viagem do presidente aos Estados Unidos.

Não há ordem de prisão contra Gabriela.

Ontem, o militar foi até a PF, mas não quis falar nada.

Recomendado - Ocupação imediata: apartamento mobiliado no Trend. 2 quartos, Petrópolis, Porto Alegre. R$ 860 mil. Na Bridge. Agora.

Do outro lado da avenida, ergue-se o mais moderno shopping center do RS.

Contatos imediatos por WhatsApp:

51.9964-000-90./

Apartamento com 77,07 m2, 2 dormitórios, 2 vagas de garagem, totalmente mobiliado.

Para ocupação imediata.No moderno complexo Trend, Petrópolis, Porto Alegre, junto à Perimetral, 

Avenida Nova Carlos Gomes.

CLIQUE AQUI para todas as informações sobre o imóvel e o condomínio, mapa de localização, cálculo de financiamento e contatos. 

Osmar Terra propõe e Câmara ouvirá dia 23 o ministro da Justiça de El Salvador. Ele acabou com o crime no País.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promove audiência pública no dia 23 de maio (5ª feira), a partir das 10 horas, para ouvir, por videoconferência, o ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, Gustavo Villatoro. Ele vai explanar sobre Plano de Segurança de Controle Territorial adotado pelo país centro-americano. O pedido para a realização do debate foi feito pelo deputado Osmar Terra (foto ao lado):

 - Há dois anos, El Salvador era o país com maior número de assassinatos do mundo, e agora já completou 300 dias sem homicídios. Se a tendência atual continuar, El Salvador poderá se tornar um dos países mais seguros do mundo.

 O deputado avisou em mensagem ao editor:

 - Bandido tem que ser tratado como bandido. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

TRF4 desautoriza nova ação do juiz federal Eduardo Appio contra a Lava Jato

O desembargador federal Loraci Flores de Lima, relator da Operação Lava Jato no Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4), Porto Alegre, cancelou nesta quinta-feira a audiência em que o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antônio Palocci falaria ao juiz federal Eduardo Appio, marcada para as 17h desta sexta-feira, para rever os termos da sua delação premiada. A delação de Palocci relata propinas de R$ 333 milhões ao PT. Em um total de 23 depoimentos, o ex-ministro fala em “organização criminosa” no partido, com rotina de arrecadações em troca de benefícios relativas a um período de pelo menos 12 anos. 

Loraci, que é natural de Santa Maria, acolheu argumento do MPF: como o acordo de delação de Palocci foi homologado no âmbito do TRF4, o juiz de primeiro grau Eduardo Appio extrapolou sua competência, e não tem competência para designar uma audiência que trate do assunto. 

A informação é do jornalista Flávio Pereira, do jornal O Sul.

O desembargador e o juiz são gaúchos (Loraci é de Santa Maria e Appio é de Vacaria, mas Appio trabalha na Justiça Federal no Paraná).

Crônica de sexta, Vitor Bertini - Barbeiro de hospício

José Luis frequentava o bar Túlia desde sempre e nossa mesa não sabia seu nome. Chegava no início da noite, vinha sozinho, trazia um livro e um lápis, pedia um prato com carne e bebia da sua própria garrafa de vinho – uma deferência para poucos. Depois de comer, amassava o guardanapo, pedia para retirar a louça, voltava a ler e rabiscar no livro, olhava o relógio, esvaziava o que havia sobrado no cálice, acenava para o caixa e ia embora. Sem conversas. Sem variações.

Nossa mesa, numerosa e diversa – o centro do mundo no Túlia –, sabia tudo, bebia muito e discutia qualquer coisa...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Novo Defensor Público Federal é Igor Roque

Lula da Silva (PT), indicou o defensor público federal Igor Roque para o cargo de defensor público-geral federal, chefe da DPU (Defensoria Pública da União), no biênio 2023-2024. 

Ele terá que se submeter a sabatina no Senado, a quem caberá aprovar ou rejeitar o nome.

Júlio Ribeiro, agora, ao vivo, comanda "Boa tarde, Brasil". É na Guaíba. O melhor programa político da rádio do RS.

Recomendado - Esta noite tem Bier Markt, Porto Alegre. Reserve, também, para happy hour em qualquer dia da semana.

Você pode reservar para happy hour da empresa, dos colegas de escritório, mas também para festas de aniversário e de casamento.

Whats 993882401 / 993887265.
Você pode mandar sua mensagem de reserva a qualquer hora do dia.

Hoje o Bier Markt não abre para o público. Só amanhã.

1o lugar no gênero, Veja Porto Alegre.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497/ Moinhos de Vento.

Dica do leitor Lauro Cesar Radtke - "A Mãe", com Jennifer Lopez, na Netflix

O novo thriller de ação estrelado por Jennifer Lopez, 'A Mãe', atraiu impressionantes 83,71 milhões de horas visualizadas durante seu lançamento na Netflix. O filme estreou na última sexta-feira (12/5) e a recepção do público deu à produção a melhor abertura de fim de semana de um filme da Netflix em 2023.

Folha conta que Benedito Gonçalves, TSE, foi alvo da Lava Jato.

A Folha de S. Paulo de hoje publica extensa reportagem para contar o que está por trás da fúria do relator da ação contra Dallagnol no TSE, Benedito Gonçalves. Ele foi alvo da Lava Jato, portanto esteve na mira de Dallagnol, tudo por sua proximidade com Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, envolvida em corrupção.

Pinheiro contou que esteve com Gonçalves e que em 2014, a OAS contratou o cartório onde um filho do magistrado trabalhava no Rio de Janeiro, para serviços de autenticação e reconhecimento de firma, com pagamentos mensais da OAS de R$ 5 mil a R$ 7 mil.

Antes da homologação da delação de Pinheiro, em 2019, houve a abertura de um procedimento de investigação contra Gonçalves. A então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento, por extinção da punibilidade e prescrição, informou o jornal Folha de São Paulo, na quinta-feira 18.

Produção industrial cresceu em 11 dos 15 Estados pesquisados pelo IBGE. Maior crescimento foi do RS.

No total, crescimento foi de 1,1%.

A produção industrial cresceu em 11 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de fevereiro para março. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada nesta sexta-feira (19), as maiores altas foram registradas nos estados do Mato Grosso (9,3%), Amazonas (8,7%) e Pernambuco (8,1%). 

Foi o Rio Grande do Sul, com peso maior da indústria do que os outros três estados que tiveram maiores altas, que mais contribuiu para a expansão nacional de 1,1%. 

O estado apresentou crescimento de 5,6%.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

PIB do Banco Central indica crescimento de 2,41% no primeiro trimestre (sobre o trimestre anterior)

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento no primeiro trimestre deste ano, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 2,41% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2022), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período). Em comparação ao trimestre de janeiro a março de 2022, alta foi de 3,87% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). 

Em março de 2023, o IBC-Br teve queda de 0,15%, atingindo 147,09 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 5,46% (também sem ajuste para o período). 

No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 3,31%.

Anatel pode decidir a extinção da Oi. Saiba por que razão.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) instaurou um processo que pretende avaliar se a Oi consegue seguir na ativa. 

De acordo com informações publicadas pela Coluna do Estadão, do jornal O Estado de São Paulo, essa movimentação pode culminar na cassação da concessão da empresa telefônica.

Bolsa cai, mas ainda mantém os 109 mil pontos. O dólar sobe.

 A Bolsa opera em queda.

O dólar sobe.

120h35min

Bolsa, -0,21%, 109.876 pontos
Dólar comercial, +0,44%, R$ 4,9999 para a venda

Dica do editor - Fenasul e Expoleite são as atrações deste final de semana na Epointer, Esteio, RS

Fenasul e Expoleite estão em andamento no Parque de Exposição Assis, em Esteio, RS. As feiras apresentam programação aberta ao público e entrada gratuita até o domingo, dia 21, devendo atrair cerca de 20 mil pessoas. Oseventosmarcam o estado atual  superior do rebanho leiteiro gaúcho.  "Não podemos deixar de destacar que nessa edição ultrapassamos os 100 exemplares das duas raças (Holandês e Jersey) mais conceituadas", disse, ontem, o secretário da Agricultura, Giovani Feltes.

Príncipe Luiz Philipe sobe o tom e cobra Lira: "Você vai entregar a cabeça dos deputados, um a um ?"

 - Este material é da Folha Política.

Nova lei aumentou para 771 o número de empresas que não precisam mais de alvarás em Porto Alegre

O projeto de lei complementar de autoria do Executivo, que proporciona a melhora do ambiente de negócios do município, foi aprovado nesta quarta-feira, 17, na Câmara Municipal.

O projeto amplia o número de atividades econômicas enquadradas como de baixo risco de 290 para 771. O aumento é de 166%, se reflete na prática, pois autoriza a abertura de empresas por auto-licenciamento, dispensando o empreendedor da burocracia para aprovação e emissão do alvará na prefeitura.

Deputado José Medeiros apresenta projeto que anistia Dallagnol

O deputado José Medeiros (PL-MT) apresentou, ontem, projeto de lei que anistia o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que teve o processo de cassação de seu mandato determinado por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

A proposta (PL 2.672 de 2023) estabelece o perdão para candidatos nas eleições de 2022 que tenham sido condenados ou processados “pela prática de pedir exoneração de seu cargo público antes da instalação de processo administrativo disciplinar”. 

O texto se enquadra no caso de Dallagnol.


Relator da Lava Jato no TRF4, Porto Alegre, considera-se impedido para julgar ações contra Palocci

Loraci Flores de Lima, relator da Lava Jato e desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Porto Alegre, declarou-se impedido de julgar as ações contra o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, condenado por crimes que envolvem a construtora Odebrecht.O motivo do impedimento é a relação de seu irmão, o delegado a Polícia Federal Luciano Flores, com as investigações da operação. No vídeo a seguir, veja como Palocci denunciou o governo Lula como corrupto e recebeu propinas da Odebrecht, mas não só da Odebrecht:

Dica do editor - Vacinação contra gripe continua em todo o País. Em Porto Alegre, atendimento será para todas as faixas de idade.

A vacinação contra a gripe continua em todo o País. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia o público apto a receber a dose para todas as pessoas a partir de seis meses de idade nesta sexta-feira, 19. 

CLIQUE AQUI para saber os endereços para aplicação gratuita da vacina em Porto Alegre.

RS terá outro dia de sol,céu azul e temperatura amena

RS, 9h - Porto Alegre,13o/ Gramado e Anta Gorda,132o/ Xangri-Lá e Uruguaiana,17o.

Esta sexta-feira amanheceu fria, mas com temperaturas mínimas mais altas que no resto da semana, como prevê o MetSul. 

O sol predomina mais uma vez, com amplos períodos de céu claro. A tarde será de temperatura agradável e até um pouco quente para a segunda quinzena de maio.

No Litoral Sul e trechos da Lagoa dos Patos pode haver nevoeiro até de tarde.

O preço da gasolina caiu para subir muito no dia 1o de junho. Isto o governo Lula da Silva não explicou.

"É apenas o começo", disse Lula, sem dizer que os preços subiriam depois por força de maior ICMS.

Após a queda do preço da gasolina, anunciada na terça-feira pela Petrobras, a entrada em vigor da alíquota única e fixa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá trazer aumento, inclusive no RS. A partir de 1º de junho, a cobrança será de R$1,22 por litro em todo o território nacional. Atualmente, as alíquotas são proporcionais ao valor e são definidas por cada estado, variando geralmente entre 17% e 18%. A mudança trará impactos para o consumidor final, já que o valor do tributo é embutido no preço de revenda.

A redução do preço da gasolina, assim como do diesel e do gás de cozinha foi uma farsa.

CLIQUE AQUI para examinar reportagem da Agência Brasil, que está bem correta sobre o assunto.

Desemprego aumentou para 8,8% no primeiro trimestre do governo Lula da Silva. É o que diz o IBGE.

A  taxa de desocupação do país no primeiro trimestre de 2023 foi de 8,8%, aumentando 0,9% ante o quarto trimestre de 2022 (7,9%) e caindo 2,4% frente ao mesmo trimestre de 2022 (11,1%). Em relação ao trimestre anterior, a taxa de desocupação aumentou em 16 das 27 Unidades da Federação, mantendo-se estável nas outras 11. 

As maiores taxas de desocupação foram da Bahia (14,4%), Pernambuco (14,1%) e Amapá (12,2%), e as menores, de Rondônia (3,2%), Santa Catarina (3,8%) e Mato Grosso (4,5%). 

A taxa de desocupação por sexo foi de 7,2% para os homens e 10,8% para as mulheres .

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Número de trabalhadores com mais de 50 anos dobrou sobre 2006, diz Senai

Em 15 anos, o número de trabalhadores acima de 50 anos dobrou no país, segundo dados levantados pelo Senai e publicados hoje.

Em 2006, eram 4,4 milhões de pessoas e, em 2021, passaram para 9,3 milhões – aumento de 110,6%

Conforme o levantamento, no período analisado, o estoque de emprego geral cresceu 38,6%, o que mostra o ritmo de crescimento da presença de trabalhadores com 50 anos ou mais foi quase três vezes maior em comparação ao emprego geral.

Os trabalhadores na faixa etária dos 50 ocupavam 12,6% das vagas em 2006. 

O percentual subiu para 19,1% em 2021. A participação desse grupo no estoque de emprego formal cresceu 51,6% nessa década e meia, revela a pesquisa.

STF formou maioria para condenar Collor a 33 anos de cadeia por corrupção

O STF e a mídia tradicional não contam que Dilma mandou nomear por indicação de Collor, mas ela está fora do caso.

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quinta-feira pela condenação do ex-senador e ex-presidente Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato.

Collor de Melo terá que cumprir 33 anos e 10 meses de prisão por corrupção. 

Para o relator do caso, Edson Fachin, Collor, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora no governo Dilma Roussef, PT..

CLIQUE AQUI para saber mais.

Projeto que reforma IPE Saúde já está na Assembleia do RS

O governo do Estado protocolou na Assembleia Legislativa, no fim da tarde desta quinta-feira, o projeto para a reestruturação do IPE Saúde. O PLC 259/2023 tramitará em regime de urgência e começa a trancar a pauta de votações do parlamento em 30 dias.

Todos pagarão mais pelos serviços. Dependentes também passarão a pagar.

No ano passado, o déficit do plano de saúde estatal estadual chegou a R$ 440 milhões. Além disso, a dívida com fornecedores referente a contas que excedem o prazo contratual de 60 dias totaliza R$ 250 milhões. O IPE Saúde atende 1 milhão de pessoas no Estado.

CLIQUE AQUI para examinar o projeto na íntegra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/